segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 06/08/2012

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, OPraem, Arcebispo de Pouso Alegre - MG
  • Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Bispo de Jequié - BA

Ordenação Presbiteral

  • Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo de Bragança Paulista - SP

Ordenação Episcopal

  • Dom Mário Marquez, OFMCap, Bispo de Joaçaba - SC
  • Cardeal Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia - BA
NOTÍCIAS

Escolhido tema para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2013

"O que Deus exige de nós?". Este será o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), edição 2013. Inspirado em Mq 6:6-8, o material foi preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), por sua vez, já se encarregou de produzir todo o material que será utilizado por igrejas e movimentos ecumênicos no Brasil.

SOUC 2012

Na celebração deste ano, foram adquiridos pelos grupos ecumênicos do Brasil e Igrejas cristãs, cerca de 13 mil livretos da Semana de Oração. Para 2013, o objetivo é que mais pessoas possam celebrar esta data.

Novo site

A nova diretoria do CONIC lançou, no último domingo, dia 5 de agosto, o novo site do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Totalmente reformulado, com design arrojado e bem interativo, o espaço será dedicado à divulgação de notícias da entidade e de atividades ecumênicas realizadas Brasil afora. Vale lembrar que o lançamento do novo site se dá no ano em que o Conselho comemora 30 anos de existência.

Ao navegar pelo site, o internauta poderá replicar tudo aquilo que leu em suas redes sociais, pois foi criado um mecanismo que permite compartilhar o conteúdo ali disponível instantaneamente. Também poderá deixar comentários nas suas notícias favoritas. Além disso, o site conta com páginas inteiramente dedicadas à Semana de Oração, às igrejas-membro, aos membros fraternos e muito mais.

O CONIC também ganhou uma nova conta no Facebook (facebook.com/conic.brasil) e outra no Twitter (twitter.com/CONIC_Brasil), o que permitirá maior interação com o público.


Abertas inscrições para o Seminário Nacional Juventude e Missão

A partir desta segunda-feira, 6 de agosto, estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional Juventude e Missão, que será promovido em Brasília (DF) pelas Comissões Episcopais para Juventude e para Dimensão Missionária da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM). O evento será de 28 a 30 de setembro. O tema do Seminário será "A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo", e terá como objetivo impulsionar na missão permanente da Igreja as lideranças jovens das dioceses envolvidas em atividades missionárias e nas diversas expressões do Setor Juventude. O evento pretende, a partir do encontro pessoal com Jesus, estimular os jovens a serem profetas e agentes de transformação na sociedade, inspirados nos valores evangélicos.As inscrições podem ser feitas no site Jovens Conectados até o dia 5 de setembro. A taxa de participação custa R$ 150,00 e dá direito à alimentação e a materiais do evento. Como ocorreu nos dois seminários anteriores, será oferecida hospedagem em casa de família de Brasília, com custo zero, o que deverá ser informado no ato da inscrição.Os organizadores lembram que as vagas são limitadas (300) e por isso os inscritos passarão por uma seleção que será feita pela coordenação do Seminário. Após esta análise, os selecionados receberão a confirmação por e-mail. A programação será divulgada oportunamente.

Arquidiocese de Montes Claros em Missão Permanente

Dentro da programação do Ano Missionário, a Arquidiocese de Montes Claros (MG) realizou nos dias 3 a 5 de agosto, o 1º Encontro Missionário Arquidiocesano de Formação Missionária. Estiveram presentes mais de 80 participantes, inspirados no lema "Nossa Missão é evangelizar: Ide e anunciai!". A proposta do encontro foi aprofundar a formação missionária, a partir do tema "Trabalho Missionário em vista da mudança de época". A assessoria do encontro foi do padre Sidnei Marco Dornelas, da Comissão Episcopal para a Missão Continental, que a partir do tema da "mudança de época", dos desafios que a realidade atual coloca para a nova evangelização, lembrou a proposta da Conferência de Aparecida, concretizada no projeto da "Missão Continental". Na perspectiva desse Ano Missionário, os agentes de pastoral presentes, lideranças de várias comunidades, pastorais e movimentos, puderam discernir juntos as grandes prioridades missionárias atualmente na Arquidiocese: a participação ativa de todos na Semana Missionária e na evangelização dos jovens, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude; a organização de equipes missionárias paroquianas e capacitação para a missão de leigos e leigas; a preparação e organização da pastoral da visitação, como forma concreta de colocar paróquias, pastorais e movimentos em estado permanente de missão. Nesse sentido, no último dia, houve um momento de reflexão prática de como criar "paróquias missionárias", levando a uma conversão das estruturas pastorais, principalmente através das pastorais da acolhida, da escuta e da visitação. O ano missionário na Arquidiocese deve se encerrar no mês de outubro com a realização da Semana Missionária em todas as paróquias. Uma missa, presidida por Dom José Alberto Moura, arcebispo de Montes Claros, marcou o final do evento. Ele exortou a todos a perseverar na missão, e concedeu a todos a benção de envio.

Dom João Braz vai se encontrar com líderes de outras religiões em Maringá

Pelo nono ano consecutivo líderes de oito diferentes religiões vão se reunir em Maringá (PR) para, juntos, rezarem pela paz. O evento denominado como Noite de Oração pela Paz será realizado na segunda-feira, 13 de agosto, a partir das 20h no auditório Dona Guilhermina, centro de Maringá.

Em 2012, a Noite de Oração pela Paz terá a presença especial do cardeal dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano. O ex-arcebispo de Maringá vai fazer uma palestra específica para o encontro com os líderes das religiões participantes do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Maringá (GDI). O GDI é formado por representantes das seguintes denominações: Bahá'i; Budismo; Candomblé; Catolicismo; Espiritismo; Evangélicos; Islamismo e Umbanda.

O Coral Infantojuvenil Arquidiocesano de Maringá vai fazer uma apresentação durante o encontro, que será aberto à comunidade.


Arquidiocese de Curitiba fará entrevista coletiva para tratar da Semana Nacional da Família 2012

No dia 10 de agosto, às 9 h, acontece na Mitra da Arquidiocese de Curitiba (PR) - Cúria Metropolitana, uma coletiva de imprensa para tratar da Semana Nacional da Família, que será celebrada em todo o Brasil de 12 a 18 de agosto. O arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, estará presente, juntamente com a coordenação da Comissão Família e Vida da Arquidiocese, Janete Schiontek, e o assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, padre Jonacir Alessi.

O objetivo é apresentar o tema da Semana Nacional da Família deste ano: "Família: o trabalho e a festa" e as ações pastorais da Comissão Família e Vida para este ano, junto às comunidades, paróquias e movimentos eclesiais da Arquidiocese.

Coletiva de imprensa

Data: 10 de agosto (sexta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Mitra da Arquidiocese de Curitiba - Cúria Metropolitana

Endereço: Av. Jaime Reis, 369 - São Francisco

Assessoria de Comunicação - (41) 2105-6343 / 8700-4752 (Letícia Pessôa)


Mês das vocações é celebrado em Criciúma

A Diocese de Criciúma (SC), em comunhão com toda a Igreja no mundo, celebra em agosto o mês dedicado às vocações. No primeiro domingo do mês, dia 05, a Igreja convidou a rezar e refletir durante toda a semana sobre a "vocação para os ministérios ordenados", que são os bispos, padres, diáconos e seminaristas.

Já no segundo domingo do mês, 12, também dedicado aos pais, os católicos celebram a "vocação para a vida em família", em consonância com a Semana Nacional da Família, promovida até o dia 18, em todo o Brasil, pela CNBB.

No terceiro domingo, 19, a Igreja celebra a "vocação para a vida consagrada", voltando as orações para religiosos e religiosas, leigos e leigas consagrados.

O quarto domingo, que cai no dia 26 de agosto, é dedicado à "vocação dos fiéis leigos e leigas", que são todos os cristãos batizados não ordenados.

Tema do mês vocacional

O tema proposto pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB neste ano é "Chamados à vida plena em Cristo" e o lema, "Eis que faço novas todas as coisas" (Ap 21,5). "O apelo é de que todos somos chamados a viver esta plenitude em Cristo, seja em nossa família, trabalho, movimento ou pastoral, em nossa comunidade religiosa ou na vida sacerdotal", destaca o coordenador diocesano da Pastoral Vocacional, José Luiz Machado.

Caminhada diocesana encerrará mês vocacional

A tradicional Caminhada Vocacional que atrai mais de 2 mil fiéis em toda a diocese, será realizada no dia 26 de agosto, com a presença de todas as paróquias. A saída será da rótula de acesso ao bairro Rio Maina, em Criciúma, às 08h30, rumo ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.

Após a Caminhada e a Missa, haverá almoço seguido por um evangeliza-show e amostra vocacional das casas religiosas e seminários presentes na Diocese. "Vamos fazer de uma maneira muito especial, com muita fé e esperança nos corações, rumo ao Santuário, onde a Mãe de Deus vai derramar bençãos e graças para que nossa diocese possa continuar este trabalho bonito que está fazendo", enfatiza o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach.


Arquidiocese de Curitiba fará entrevista coletiva para tratar da Semana Nacional da Família 2012

No dia 10 de agosto, às 9 h, acontece na Mitra da Arquidiocese de Curitiba - Cúria Metropolitana, uma coletiva de imprensa para tratar da Semana Nacional da Família, que será celebrada em todo o Brasil de 12 a 18 de agosto. O arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, estará presente, juntamente com a coordenação da Comissão Família e Vida da Arquidiocese, Janete Schiontek, e o assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, padre Jonacir Alessi.

O objetivo é apresentar o tema da Semana Nacional da Família deste ano: "Família: o trabalho e a festa" e as ações pastorais da Comissão Família e Vida para este ano, junto às comunidades, paróquias e movimentos eclesiais da Arquidiocese.

Coletiva de imprensa

Data: 10 de agosto (sexta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Mitra da Arquidiocese de Curitiba - Cúria Metropolitana

Endereço: Av. Jaime Reis, 369 - São Francisco

Assessoria de Comunicação - (41) 2105-6343 / 8700-4752 (Letícia Pessôa)


Pastorais e Movimentos Sociais promovem seminário sobre a 5ª Semana Social Brasileira

O assentamento Serra Verde, em Bonfim (BA) sediou o seminário da 5ª Semana Social Brasileira, promovido pelas Pastorais e Movimentos Sociais. Os participantes fizeram memória das semanas sociais anteriores e falaram de como se deu a entrada da diocese na temática social, a partir da 3ª SSB (1999).

Segundo os organizadores do evento, o Grito dos Excluídos contribuiu para a realização das semanas sociais na diocese de Bonfim. Esta foi a forma encontrada para articular as mais de mil Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) existentes na diocese naquela época. Elaboraram cartilhas que foram multiplicadas por todas as paróquias e os debates se deram desde as comunidades até os municípios, culminando com uma grande conferência a nível diocesano, com oficinas de debates temáticos e a promoção de uma feira de economia solidaria.

A convivência com o semiárido e as consequências da seca prolongada são os grandes desafios enfrentados, sobretudo pela população do campo. A construção das cisternas para captação da água de chuva teve início na região na década de 1990 e, com a criação da ASA (articulação do semiárido), reivindicou-se do governo a responsabilidade política sobre esta questão, cujo protagonismo é da sociedade civil organizada.

Segundo padre Nelito Dornelas, assessor da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, os participantes do seminário afirmaram a importância e a pertinência da temática da 5ª SSB "Estado pra que e pra quem", considerando que a presença do Estado na região é profundamente marcada pela ambiguidade, cujos recursos destinados às políticas compensatórias são infinitamente menores do que os recursos destinados para os grandes projetos, cujos beneficiados são os grupos oligárquicos dominantes.


Bispo visita atingidos por tornado no Rio Grande do Sul

No último dia 29 de julho, um tornado atingiu a cidade de Santa Cruz do Sul (RS), destruindo cerca de 40% da área urbana do município. Foi decretada situação de emergência na localidade em que 10 casas foram destruídas e 200 danificadas parcialmente. O bispo de Cruz Alta, dom Frederico Heimler, visitou o município na última quinta-feira, 2 de julho, juntamente a coordenadora diocesana das Pastorais Sociais, Cínara Dorneles. A intenção da visita era levar solidariedade às pessoas que perderam seus imóveis e estão sofrendo com os danos causados, sejam eles físicos ou materiais. De acordo com a Defesa Civil do Estado o objetivo agora é a coleta de fundos para a reconstrução das casas. Até o momento já foram recebidas doações suficientes em roupas, materiais de higiene e limpeza, alimentos, colchões, cobertores.A Diocese de Cruz Alta, através da Cáritas Diocesana, está engajada nesta campanha solidária. As doações podem ser depositadas na conta SOS Santa Bárbara do Sul – BanriSul – Agência 0341, conta 040.108.420-0, do Fundo da Defesa Civil.

Bioética Pastoral é tema de estudo na Arquidiocese de Campo Grande

Padres, seminaristas, agentes pastorais, profissionais da Saúde e juristas da Arquidiocese de Campo Grande (MS) estudam o tema da bioética pastoral, com a assessoria do padre Alberto Bochatey (foto), da Pontifícia Academia para a Vida de Roma. O curso acontece entre os dias 03 a 09 de agosto, no Centro Arquidiocesano de Formação de Pastoral. A valorização da vida é o tema central do curso e de suma importância para todas as pastorais de nossa Igreja. Aprofundar os princípios da bioética, a partir da dignidade da pessoa humana é o principal objetivo do encontro, fazer com que as pessoas aprendam sobre o que o magistério da Igreja nos diz sobre a defesa da vida é importante para todos os seus membros, pois é um assunto inserido em nosso cotidiano, seja na hora de ir ao médico ou falar com os filhos sobre as notícias divulgadas nos jornais. A bioética estuda a conduta humana no campo das ciências biológicas e a atenção à saúde, e envolve vários dilemas éticos, principalmente sobre o início e fim da vida. Estão sendo debatidos temas como: bioética personalista; moral e ciência; aborto; métodos anticonceptivos; engenharia genética; transplante de órgãos; reprodução humana assistida; células-tronco; meio ambiente; eutanásia; anencefalia, entre outros.Um dos pontos mais debatidos foi a sexualidade, desde a iniciação precoce na infância e adolescência até ao matrimonio, e o que a Igreja defende. "A vocação ao matrimôno implica a abertura para a vida, não a obrigação de ter filhos... Implica a doação e a abertura para ser pai e mãe. A Igreja nunca disse que o casal precisa procriar cada vez que tem uma relação sexual. Imaginem um casal com 50 anos de casados... Em primeiro lugar, uma relação sexual entre o casal é uma expressão de amor." - Pe. Alberto BochateyCom informações de Karla Penna  - Arquidiocese de Campo Grande

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: