sábado, 28 de maio de 2011

EN: [hagiografia] 14 de Maio - São Matias, Apóstolo e Mártir (+ séc. I)

14 de maio - São Matias, Apóstolo e Mártir (+ séc. I)

Era discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo e foi designado para substituir, no Colégio Apostólico, o infame Judas Iscariotes. Segundo a tradição, levou o Evangelho à Etiópia, onde sofreu o martírio.

Leia a história completa sobre a vida de vários santos:
http://www.lepanto.com.br/Hagiog.html

EN: Noticiário da Rádio Vaticano 27/05/2011

27/05/2011
Papa e Santa Sé

JMJ-MADRI: MENSAGENS DO PAPA ATRAVÉS DO CELULAR
◊   Madri, 27 mai (RV) - Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude Madri 2011 (JMJ), expressaram sua "esperança de poder fazer chegar um SMS do Papa Beto XVI a todos os jovens participantes na JMJ todos os dias entre 16 e 21 de agosto". Destacaram que para receber a mensagem, os jovens deverão preencher um formulário que está no site do evento.
Os organizadores afirmaram que na atualidade mais de 250 mil jovens seguem a organização da JMJ através das redes sociais, por isso exortaram os responsáveis de grupos que chegarão à capital espanhola, a enviar "duas mensagens a todos os jovens que estejam inscritos em seus grupos".
"Faltam só 82 dias para a JMJ 2011 Madri! Temos muita vontade de receber todos aqui em Madri!", afirmaram. (SP)
O formulário de inscrição para receber os SMS do Papa está em: http://www.madrid11.com

caritas

Esta mensagem foi enviada por jorge (jdfotoarte@gmail.com)
------------------------------------------

==================================================
ZENIT, O mundo visto de Roma
Agência de Notícias
==================================================

Cáritas não é "uma ONG a mais", afirma Bento XVI

"É um organismo eclesial que compartilha a missão da Igreja"

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 27 de maio de 2011 (ZENIT.org) – A Cáritas não é uma ONG nem suas missões fazem mera filantropia, mas dão testemunho do amor de Deus aos homens através da Igreja.


Esta foi a mensagem do Papa Bento XVI ao receber em audiência os membros da Cáritas Internacional, que concluíram sua assembleia geral em Roma, com a eleição de um novo secretário-geral.


Trata-se de uma reunião importante para este organismo internacional, na qual se debateu sobre seu caráter eclesial e sua missão caritativa no mundo.


A Cáritas Internacional, sublinhou o Papa, “é diferente de outras agências sociais, porque é um organismo eclesial, que compartilha a missão da Igreja”.


“Isso é o que os pontífices sempre quiseram e é o que a vossa assembleia geral deve afirmar com força”, acrescentou, recordando que esta também foi a vontade de Pio XII ao instituí-la há 60 anos.


“Após os horrores e devastações da 2ª Guerra Mundial, o Venerável Pio XII quis mostrar sua solidariedade e a preocupação de toda a Igreja diante de tantas situações de conflito e emergência no mundo”, recordou o Papa.


Responsabilidade do bispo


O Papa recordou aos presentes que, “ao contrário de tantas instituições e associações eclesiais dedicadas à caridade, as Cáritas têm um traço distintivo”, que é sua identidade eclesial.


“Apesar da variedade de formas canônicas assumidas pelas Cáritas nacionais, todas são uma ajuda privilegiada para os bispos em seu exercício da caridade.”


Isso, sublinhou, “comporta uma especial responsabilidade eclesial: a de deixar-se guiar pelos pastores da Igreja”.


Além disso, “desde o momento em que a Cáritas Internacional tem um perfil universal e está dotada de personalidade jurídica canônica pública, a Santa Sé tem o dever de acompanhar sua atividade”.


Também deve “velar por que tanto sua ação humana e de caridade como o conteúdo dos documentos que difunde estejam em plena sintonia com a Sé Apostólica e com o Magistério da Igreja e para que se administre com competência e de modo transparente”.


“Esta identidade distintiva é a força da Cáritas Internacional e é o que torna sua atividade particularmente eficaz.”


Por isso, exortou os responsáveis da Cáritas a uma “estreita colaboração com os pastores da Igreja, responsáveis últimos por dar testemunho da caridade”.


Missão da Cáritas


O Papa quis recordar aos presentes que esta identidade eclesial, este “estar no coração da Igreja, ser capaz, de certa forma, de falar e agir em seu nome, a favor do bem comum, comporta particulares responsabilidades dentro da vida cristã, tanto pessoal como comunitária”.


O testemunho da caridade para a Igreja da nossa época é central, explicou o Papa, pois, através dele, “a Igreja chega a milhões de homens e mulheres, tornando possível que reconheçam e percebam o amor de Deus, que está sempre perto de toda pessoa necessitada”.


Além disso, a Cáritas deve ser porta-voz “de uma sã visão antropológica, alimentada pela doutrina católica e comprometida na defesa da dignidade de cada vida humana”, afirmou.


“Sem um fundamento transcendente, sem uma referência a Deus criador, sem a consideração do nosso destino eterno, corremos o risco de cair em mãos de ideologias prejudiciais.”


Outro aspecto da missão da Cáritas, acrescentou, é “favorecer a comunhão entre a Igreja universal e as Igrejas particulares, bem como a comunhão entre todos os fiéis no exercício da caridade”.


A Cáritas também está chamada a “oferecer sua própria contribuição para levar a mensagem da Igreja à vida política e social no âmbito internacional”.


“Na esfera política – e em todas aquelas áreas que se referem diretamente à vida dos pobres -, os fiéis, especialmente os leigos, gozam de uma ampla liberdade de ação.”


“Ninguém pode, em matérias abertas à discussão livre, pretender falar 'oficialmente' em nome de todos os leigos ou de todos os católicos”, explicou o Papa, mas também é verdade que cada católico “está chamado a agir com consciência purificada e com coração generoso para promover de maneira decidida aqueles valores que definiram sempre como não-negociáveis”.


A Cáritas Internacional “está chamada, portanto, a trabalhar para converter os corações a uma maior abertura aos outros”, para que “cada um, no pleno respeito de sua própria liberdade e na plena assunção de suas responsabilidades, possa agir sempre e em todos os lugares a favor do bem comum”, concluiu.

===========================================
ZP11052708
27-05-2011
===================================================
Esta notícia é da Agência ZENIT.

Se você está interessado em receber as notícias de ZENIT pode fazer uma assinatura GRÁTIS através de:
http://www.zenit.org/portuguese/subscribe.html

ZENIT é uma Agência internacional de notícias.
Visite nossa página:
http://www.zenit.org

Os serviços de ZENIT são gratuitos para uso pessonal.
Aa reprodução dos serviços de ZENIT requer permissão expressa do editor que pode ser pedida através de:
http://www.zenit.org/portuguese/reproducao.html

(c) Innovative Media Inc.
===================================================

Você pode enviar esta noticia a um amigo no seguinte link:
http://www.zenit.org/article-28074?l=portuguese

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O SANTO DO DIA

27 de Maio - Santo Agostinho de Cantuária,
Bispo e Confessor (+ 604)

Monge beneditino em Roma, enviado pelo Papa São Gregório Magno à Inglaterra, onde converteu o rei Etelberto de Kent e evangelizou a população da ilha. Foi o primeiro arcebispo de Cantuária.
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO

Rio de Janeiro, 26 mai (RV) - Estão abertas as inscrições para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação que se realizará, de 17 a 22 de julho próximo, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
O participante, já inscrito no evento, deve acessar o site www.muticom.com e efetuar o cadastro nas vagas disponíveis. As atividades estão catalogadas por dia para facilitar a escolha dos participantes. A matrícula é gratuita.
O Mutirão Brasileiro de Comunicação oferece oficinas técnicas e pastorais, que são aulas práticas e dinâmicas. O objetivo das oficinas é estimular o aprendizado das técnicas de comunicação e de atuação pastoral, como as de texto jornalístico e de comunicação e liturgia na mídia.
Haverá também oficinas-visita a instituições relacionadas à comunicação, como por exemplo, ao Projac da TV Globo e ao projeto "Nós do morro", no Vidigal, e grupos de trabalho para discussão teórica da comunicação na Igreja e na sociedade. Dentre os temas destacam-se "Cinema e Religião" e "O sagrado e a comunicação".
A lista de todas as atividades do evento está disponível no site do Muticom. (MJ/CNBB)

PERU: PARTILHAR A FÉ E BENS MATERIAIS COM AS CRIANÇAS DO MUNDO

Lima, 26 mai (RV) - A Igreja Católica no Peru celebrará no próximo domingo, dia 29, o Dia da Infância Missionária, festa das crianças cristãs que vivem com alegria o dom da fé e rezam para que a luz de Deus chegue a todas as crianças do mundo.
O responsável pelas Pontifícias Obras Missionárias na Arquidiocese de Cuzco, Pe. Antonio Arias Cruz, prepara esse evento ensinando as crianças a terem uma consciência missionária universal e solidária, encorajando-as a partilhar a fé, o amor, a esperança e os bens materiais com as crianças que não têm casa e vivem abandonadas no Peru e no mundo inteiro.
O sacerdote, através do boletim da Conferência Episcopal Peruana, explica que a soma arrecadada no Dia da Infância Missionária será enviada à Santa Sé para ajudar o trabalho missionário do Papa Bento XVI em favor das crianças pobres do mundo. (MJ)

A VOZ DO PAPA


Santa Sé - Papa: católicos devem participar da vida pública
Reza o rosário com os bispos italianos pelos 150 anos da unidade da Itália
ROMA, quinta-feira, 26 de maio de 2011 (ZENIT.org) - O Papa rezou na tarde desta quinta-feira o Rosário com os bispos italianos, na Basílica de Santa Maria Maior, no contexto das celebrações dos 150 anos de unidade da Itália.
Bento XVI fez um apelo a que os prelados alentem os católicos a participar da vida pública.
"A fé, de fato, não é alienação: são outras as experiências que contaminam a dignidade do homem e a qualidade da convivência social", disse.
"Em cada época histórica, o encontro com a palavra sempre nova do Evangelho foi manancial de civilização, construiu pontes entre os povos e enriqueceu o tecido de nossas cidades, expressando-se na cultura, nas artes e, não em último lugar, nas mil formas da caridade."
O Papa pediu aos bispos que estimulem os fiéis leigos a "vencer todo espírito de fechamento, distração e indiferença, e a participar em primeira pessoa na vida pública", para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana.
Bento XVI insistiu na importância das "iniciativas de formação inspiradas na doutrina social da Igreja, para que quem esteja chamado a responsabilidades políticas e administrativas não seja vítima da tentação de explorar sua posição por interesses pessoais ou por sede de poder".
É muito importante também – sublinhou – "apoiar a vasta rede de agregações e associações que promovem obras de caráter cultural, social e caritativo".
Ao falar sobre a Itália, o Papa destacou que o país deve se orgulhar da presença e da ação da Igreja. Esta não persegue privilégios nem pretende substituir as responsabilidades das instituições políticas; respeitosa da legítima laicidade do Estado, está atenta em apoiar os direito fundamentais do homem".
"A Igreja – forte por uma reflexão colegial e pela experiência direta sobre o terreno – continua oferecendo sua contribuição para a construção do bem comum, recordando a cada um seu dever de promover e tutelar a vida humana em todas as suas fases e de sustentar com os fatos a família; esta continua sendo, de fato, a primeira realidade onde podem crescer pessoas livres e responsáveis, formadas nesses valores profundos que abrem à fraternidade e que permitem enfrentar também as adversidades da vida."

CNBB

Brasília, 26 de maio de 2011 – Nº 2560
REFLEXÃO  QUINTA-FEIRA - Jo 15, 9-11

Os mandamentos que Deus nos deu na verdade constituem-se na grande manifestação do seu amor, pois os mandamentos de Deus nos possibilitam a descoberta dos valores que podem fazer o homem verdadeiramente feliz. O cumprimento dos mandamentos tem dois significados: o primeiro é a correspondência ao amor de Deus que nos amou primeiro, e o segundo é trilhar os caminhos para a verdadeira felicidade, pois o amor faz com que permaneçamos unidos a Deus, que é a única fonte da verdadeira alegria, a alegria plena, que é a alegria da perfeita comunhão com aquele que nos ama com amor eterno.

JMJ Madrid 2011

Sítio oficial em português www.mmadrid11.org/pt
O Caminho prepara-se para a JMJ 50.000 neocatecumenais estão na Alemanha para convidar muitos jovens para a Jornada.

Encontro Caminho Neocatecumenal na JMJ de ColóniaMadrid, 16 de Maio de 2011.- Não estão interessados na sua conhecida cerveja de alta fermentação chamada Altbier, nem na sua luxuosa rua comercial Königsalle. Os mais de 50.000 jovens de toda Europa pertencentes ao Caminho Neocatecumenal que estarão no próximo dia 29 de Maio na cidade de Düsseldorf na Alemanha, têm outro objectivo: evangelizar e convidar a estarem em Madrid na JMJ.

Faltam poucas semanas para que a grande festa da juventude tenha lugar e os jovens desta realidade eclesial querem dar um último empurrão. Como o farão!? Desde os seus respectivos lugares de residência, peregrinarão por toda a Alemanha fazendo missão até ao estádio Sprit Arena de Düsseldorf. Cada grupo evangelizará numa cidade concreta e convidará pelas ruas e praças a estarem em Agosto em Madrid. Utilizarão cartazes e estarão acompanhados de seminaristas que traduzirão em Alemão tudo o que falarem.

"Levaremos, como é costume no Caminho, as guitarras para cantar e rezar. Daremos o nosso testemunho a todos", explica Ana, uma jovem de Valência de 17 anos que estará no encontro. "Certamente que ajudaremos as pessoas a repensar muitas coisas, espero falar do quanto sou feliz na Igreja e como me ajudaram sempre as Jornadas da Juventude" afirma Guillaume de Paris.

O Santo do dia


Nascido em Florença, foi o Apóstolo de Roma, ali tendo fundado a Congregação
dos Padres do Oratório, com o objetivo de fazer apostolado entre os
católicos leigos da Cidade Eterna. Era conhecido pelo bom humor e pela forma
original e vivaz, muito adequada ao público italiano, com que pregava e
ensinava. Amigo de vários Papas, nunca quis aceitar a dignidade

Para adquirir esse ou outros livros e colaborar com a
Frente Universitária Lepanto, visite a nossa página:
http://www.lepanto.com.br/patroc.html

Leia a história completa sobre a vida de vários santos:
http://www.lepanto.com.br/Hagiog.html

O rosto de Jesus Cristo nas catedrais medievais.
Assista ao vídeo sobre a catedral de Notre Dame:
http://conservador.blog.br/2011/05/o-rosto-de-jesus-cristo-nas-catedrais.html

Fwd: Boletim Diário da CNBB

Brasília, 25 de maio de2011 – Nº 2559 
       
REFLEXÃO      
QUARTA-FEIRA - Jo 15, 1-8

O verdadeiro evangelizador tem plena consciência de que ele não atua por suas próprias forças. Também sabe que a missão à qual participa não é uma missão sua ou mesmo humana. Jesus é o grande missionário do Pai e todos nós participamos da tríplice missão de Jesus pela graça do Batismo. Por isso, só podemos produzir frutos para o Reino de Deus, frutos que permanecem para a vida eterna, se estamos unidos a Jesus para participar da sua obra. Se nos separamos de Jesus, deixamos de realizar a obra do Reino para realizar a nossa própria obra, e o resultado disso é o fracasso de todos os nossos esforços.   
      
COMEMORAÇÕES  
Ordenação Episcopal    
·       Dom Frei Alano Maria Pena, OP, Arcebispo de Niterói – RJ, 1975 
·       Cardeal Cláudio Hummes, OFM, Arcebispo Emérito de São Paulo – SP, 1975 
·       Dom Mário Rino Sivieri, Bispo de Propriá – SE, 1997    
·       Dom Frei Orlando Octacílio Dotti, OFMCap, Bispo Emérito de Vacaria – RS, 1969  
Nascimento     
·       Dom Edvaldo Gonçalves Amaral, SDB, Arcebispo Emérito de Maceió – AL, 1927      
·       Dom Heriberto Hermes, OSB, Bispo Prelado Emérito de Cristalândia – TO, 1933    
·       Dom Nei Paulo Moretto, Bispo de Caxias do Sul – RS, 1936 (75 anos)     
·       Dom Washington Cruz, CP, Arcebispo de Goiânia – GO, 1946       
      
NOTÍCIAS      
·       Arquidiocese de Salvador qualifica agentes de comunicação      
·       Diocese de Limeira discute renovação das paróquias em encontro com laicato     
·       Diocese de Limeira publica subsídio catequético        
·       Seminário da ANEC discute “Impactos, riscos e oportunidades diante da nova legislação da filantropia”  
·       Cáritas de Colatina lança campanha SOS Barra do Riacho 
·       Curso de Liderança Juvenil reúne 400 jovens na diocese de Montenegro   
·       Escolhido o administrador diocesano de Guanhães        
       
Notícias: www.cnbb.org.br       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia      

ZENIT - O mundo visto de Roma

Serviço diario - 25 de maio de 2011


Santa Sé

Mundo

Em foco

Entrevistas

Audiência de quarta-feira

ANÙNCIOS


Santa Sé


Apresentado o Encontro Mundial das Famílias 2012
Evento será realizado em Milão
ROMA, quarta-feira, 25 de maio de 2011 (ZENIT.org) - Começou a contagem regressiva para o evento que transformará Milão na capital mundial da família entre 29 de maio e 3 de junho de 2012.
Ali acontecerá o Encontro Mundial das Famílias, um acontecimento desejado por João Paulo II em 1994, e que nesta edição tem como tema: “A família: o trabalho e a festa”.
A um ano do acontecimento, a Sala de Imprensa vaticana acolheu nessa terça-feira uma conferência de apresentação do documento publicado pela Libreria Editrice Vaticana que recolhe o tema do encontro e oferece as trilhas de reflexão para sua preparação.
O documento foi publicado em italiano, inglês, espanhol, francês, alemão, português e polonês. Reúne dez catequeses bíblicas, modeladas sobre a forma da lectio divina, acompanhadas por textos do magistério. O material encerra com perguntas para os casais e para os grupos familiares e as comunidades.
Tudo isso junto a obras artísticas que ilustram os principais conteúdos: da Sagrada Família de Rembrandt ao Grupo Familiar de Henry Moore, ou as Bodas de Caná de Paolo Veronese.
Os textos das catequeses, realizados pela diocese de Milão e pelo Conselho Pontifício para a Família, articulam-se em três grupos: família, trabalho e festa. 
Durante a coletiva de imprensa, o cardeal Dionigi Tettamanzi, arcebispo de Milão, afirmou que este subsídio articula “o caminho de tantas dioceses no mundo e quer ser um instrumento útil não só para as iniciativas da pastoral familiar e do trabalho”... Cont.

Fwd: Noticiário da Rádio Vaticano 25/05/2011



Cidade do Vaticano, 25 mai (RV) - Hoje, quarta-feira, é dia de Audiência Geral e Bento XVI acolheu milhares de fiéis e peregrinos na Praça São Pedro, no Vaticano.
Continuando seu ciclo de catequeses sobre a oração cristã, o Papa meditou sobre a experiência de Deus feita por Jacó, relatada no Livro do Gênesis.
A Bíblia descreve Jacó como um homem astuto que consegue as coisas com o engano. Sozinho na noite, Jacó foi atacado inesperadamente por uma pessoa misteriosa, se defende valentemente e a pessoa misteriosa pergunta o seu nome.
"Essa história nos apresenta uma luta que não tem um vencedor claro, deixando o adversário no seu mistério. A criatura misteriosa dá um novo nome a Jacó. Ele passa a se chamar Israel, que significa Deus é forte, Deus triunfa. Essa nova identidade mostra a vitória de Deus que abençoa Jacó gratuitamente" – frisou Bento XVI.
"Deus se revela mostrando que é Deus, que vence Jacó fazendo-o tomar consciência de sua realidade, de seu ser mais íntimo, expressado em seu nome, mas, na derrota, Jacó também vence, pois consegue de Deus a sua bênção. Ele não a obtém com o engano, mas nessa batalha espiritual" – disse ainda Bento XVI.
O Papa sublinhou que "a bênção leva a uma mudança de nome, a uma mudança de realidade que não é aquela que engana, mas aquela que manifesta que Deus é vencedor".
"Essa luta é modelo de busca perseverante da face de Deus e da vitória que se encontra na conversão e no perdão. A oração requer confiança e intimidade, é uma luta que nós vencemos quando reconhecemos nossa fragilidade e nos abandonamos à misericórdia de Deus" - concluiu o Papa que fez o resumo, em português, de sua catequese e concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Queridos irmãos e irmãs,
Hoje gostaria de refletir sobre um texto do Livro de Gênesis: a luta noturna do Patriarca Jacó com Deus. Jacó havia usurpado a primogenitura do seu irmão Esaú e obtivera, por meio de engano, a bênção de seu pai Isaac indo depois refugiar-se junto do seu tio Labão. Ao voltar para a sua pátria improvisamente é atacado, de noite, por um estranho. Ao cabo de uma fatigosa luta “corpo-a-corpo” com este personagem misterioso, que aos poucos vai revelando a sua natureza divina, Jacó, cujo nome derivava do verbo hebraico que significa “enganar, suplantar”, recebe um novo nome que lhe vem de Deus: passa a se chamar Israel, que significa “Deus é forte, Deus vence”. A Tradição espiritual da Igreja interpretou esse episódio como um símbolo da oração como combate da fé e da vitória da perseverança. Realmente, a oração exige confiança e intimidade, quase um corpo-a-corpo simbólico, não com um Deus adversário, mas com o Senhor que abençoa e que permanece misterioso. De fato, toda nossa vida é como esta longa noite de luta e de oração: para receber com humildade a bênção que nos transforma e que nos permite reconhecer a face de Deus.

Queridos peregrinos vindos de Portugal e do Brasil, nomeadamente da paróquia de Itú, agradeço a vossa presença e quanto a mesma significa de confissão de fé e amor a Deus. Procurai sempre na oração o auxílio do Senhor para combater a boa batalha da fé. De coração, a todos abençôo. Ide com Deus! (MJ)

terça-feira, 24 de maio de 2011

O Santo do dia

25 de Maio - São Gregório VII, Papa e Confessor (+ Salerno, 1085)

É sem dúvida um dos maiores Papas de toda a História da Igreja. Nascido numa família pobre, foi monge beneditino e fez um estágio no famoso Mosteiro de Cluny, do qual era Abade Santo Hugo. Foi colaborador do Papa São Leão IX e mais tarde ascendeu ao trono pontifício, no qual desenvolveu um grande plano de reformas, para revigorar o fervor e a disciplina da Igreja e para defendê-la contra as ingerências do poder civil. Enfrentou com grande coragem e firmeza o imperador alemão Henrique IV e sofreu perseguições, não sendo poupado pela calúnia. Morreu fora de Roma, pronunciando a célebre frase: "Amei a justiça e odiei a iniqüidade; por isso morro no exílio".

Para adquirir esse ou outros livros e colaborar com a
Frente Universitária Lepanto, visite a nossa página:
http://www.lepanto.com.br/patroc.html

Leia a história completa sobre a vida de vários santos:
http://www.lepanto.com.br/Hagiog.html

Fwd: Boletim Diário da CNBB

Brasília, 24 de maio de 2011 – Nº 2558 
       
REFLEXÃO
TERÇA-FEIRA - Jo 14, 27-31
No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra um dos aspectos mais importantes do amor que é o desejo do bem maior para o outro. O mundo nos apresenta uma falsa idéia de amor que é o amor possessivo: quando amamos uma pessoa, queremos que ela esteja constantemente ao nosso lado porque assim somos felizes. Na verdade estamos pensando na nossa felicidade e não na da pessoa amada. Jesus diz: "Se me amasseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu". Assim, de fato, somos nós, uma vez que nos entristecemos quando a felicidade maior do outro não é como gostaríamos que fosse. Na verdade, confundimos paixão e sentimentalismo com amor verdadeiro.  
      
COMEMORAÇÕES  
Ordenação Episcopal    
·       Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, OCarm, Arcebispo de Maceió – AL, 1998
·       Dom Edson Tasquetto Damian, Bispo de São Gabriel da Cachoeira – AM, 2009       
·       Dom Hildebrando Mendes Costa, Bispo Emérito de Estância – SE, 1981     
·       Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, Bispo de Crateús – CE, 1998     
Ordenação Presbiteral  
·       Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, OCarm, Arcebispo de Maceió – AL, 1980
·       Dom Romualdo Matias Kujawski, Bispo de Porto Nacional – TO, 1973       
      
NOTÍCIAS    
·      Sub-região de Botucatu discute Missão e Juventude      
·      Pastoral dos Nômades saúde o Dia Nacional dos Ciganos  
·      Romaria de Santa Rita reúne mais de 55 mil em Carazinho        
·      Diocese de Lorena promove encontro de formação para Pascom     
·      Eleita a nova diretoria da Comissão de Presbíteros do NE5      
·      Cardeal Maradiaga é reeleito presidente da Caritas Internationalis     
·      Diocese de Campina Grande realiza Campanha do Agasalho 2011    
·      Regional NE 4 prepara 12ª Romaria da Terra e da Água   
·      24 de maio: Jornada Mundial de Oração pela Igreja na China     
       
Notícias: www.cnbb.org.br    Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia      

Fwd: Noticiário da Rádio Vaticano 24/05/2011

         Cidade do Vaticano, 24 mai (RV) - Hoje, 24 de maio, memória litúrgica de MariaAuxiliadora, todos os fiéis católicos foram convidados pelo Papa a unir-se noDia de Oração pela Igreja na China. O apelo foi lançado quarta-feira passadapor Bento XVI durante sua audiência geral. Maria Auxiliadora é venerada comgrande devoção pelos fiéis chineses no Santuário mariano de Sheshan, cerca de 50 km de Xangai.         “Cristo ressuscitado dos mortos, vencedor damorte e do pecado está vivo e presente na vida da Igreja e nos eventos domundo” - disse o Papa na quarta-feira: O Amor de Deus “se expandeincessantemente até os confins da terra e, ao mesmo tempo, encontra rejeição eobstáculos em todas as partes do mundo”."Como então, também hoje, da Cruzà Ressurreição”. Por isso, no dia de Nossa Senhora Auxiliadora, “

O mundo visto de Roma

ZENIT - Serviço diario - 24 de maio de 2011

Santa Sé

Mundo

Entrevistas


Santa Sé

Fé e cultura estão intrinsecamente unidas, diz Papa
Recebe comunidade da Universidade Católica do Sagrado Coração
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 24 de maio de 2011 (ZENIT.org) – Ao receber em udiência, nesse sábado, os diretores, docentes e estudantes da Universidade Católica do Sagrado Coração, por ocasião do seu 90º aniversário de fundação, Bento XVI os exortou a não privar a esfera cultural da contribuição da fé, porque “fé e cultura estão intrinsecamente unidas”.
O Pontífice reconheceu que a nossa época é caracterizada por “grandes e rápidas transformações, que se refletem também na vida universitária”.
“A cultura humanista parece afetada por uma progressiva deterioração, enquanto se acentuam as disciplinas chamadas ‘produtivas’, de cunho tecnológico e econômico”, observou.
“A cultura contemporânea, então, tende a confinar a religião fora dos espaços da racionalidade: na medida em que as ciências empíricas monopolizam os territórios da razão, não parece haver espaço para a razão do crer e, por isso, a dimensão religiosa é relegada à esfera do opinável e do privado.”

segunda-feira, 23 de maio de 2011

23 de Maio - São João Batista de Rossi (+ Roma, 1764)



Sacerdote nascido perto de Gênova, passou quase toda a vida em Roma, onde praticou eminentes atos de caridade a serviço dos pobres e dos prisioneiros, e onde foi grande apóstolo do confessionário. É considerado "o São Vicente de
Paulo de Roma".
Leia a história completa sobre a vida de vários santos:
http://www.lepanto.com.br/Hagiog.html

Fwd: Noticiário da Rádio Vaticano 22/05/2011 -

RedaÇão +390669883895 e-mail: brasil@vatiradio.vaPapa e Santa Sé
  • PAPA CONVERSA COM OS ASTRONAUTAS NO ESPAÇO
  • ANGELUS: BENTO XVI RECORDA IRMÃ DULCE, "A MÃE DOS DESAMPARADOS"
  • Igreja no Brasil

  • REFLEXÃO PARA O V DOMINGO PASCAL
  • ANGELUS: BENTO XVI RECORDA IRMÃ DULCE, "A MÃE DOS DESAMPARADOS"

    ◊   Cidade do Vaticano, 22 mai (RV) – O Papa Bento XVI convidou hoje os fiéis católicos a seguir Jesus todos os dias durante a oração do Regina Coeli na Praça São Pedro, na qual também recordou a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes que se realiza neste domingo em Salvador, na Bahia.

    "Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também associar-me à alegria dos Pastores e fiéis congregados em São Salvador da Bahia para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rastro de caridade ao serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a ver nela «a mãe dos desamparados». Idêntica celebração teve lugar ontem, em Lisboa, ficando inscrita no álbum dos Beatos a Irmã Maria Clara do Menino Jesus; ela fundou as Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que ensinou «a alumiar e aquecer» a multidão de pobres e esquecidos da sociedade, vendo e acolhendo neles o próprio Deus. Enquanto confio à intercessão das novas Beatas os seus familiares e devotos, as suas filhas e irmãs espirituais e as comunidades eclesiais de Lisboa e São Salvador da Bahia, de coração concedo-lhes a Bênção Apostólica".

    Momentos antes o Papa recordou que a "fé em Jesus significa segui-lo todos os dias, nas ações simples que compõem o nosso dia...

    Fwd: Boletim Diário da CNBB, 19 de maio de 2011


    COMEMORAÇÕES   
    Nascimento     
    ·       Dom Frei Antônio Roberto Cavuto, OFMCap, Bispo de Itapipoca – CE, 1944 
    ·       Dom Juventino Kestering, Bispo de Rondonópolis – MT, 1946      
    Ordenação Episcopal    
    ·       Dom Frei Francisco Javier Hernandez Arnedo, OAR, Bispo de Tianguá – CE, 1991   
    ·       Dom José Jovêncio Balestieri, SDB, Bispo Emérito de Rio do Sul – SC, 1991      
                 
    NOTÍCIAS       
           
    ·       Papa escolhe o tema da Jornada Mundial da Paz de 2012  
    ·       Ação contra a exploração sexual de crianças e adolescentes mobiliza Regional Norte 2   
    ·       Eleita a nova presidência do Conselho Episcopal Latino-americano       
    ·       Celebrada Missa dos Parlamentares na sede da CNBB      
    ·       Londrina é sede de encontro de Canonistas e de Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil        
    ·       "Iniciação Cristã" é tema de Seminário das CEBs da Província Eclesiástica de Maringá   
    ·       Jornada da Juventude da diocese de Guarabira reúne 2 mil jovens        
    ·       Semana Teológica discute os 50 anos do Concílio Vaticano II    
    ·       Aberta a 3ª fase de diálogos da Comissão Internacional Anglicano-Católica      
    ·       Reunião do CELAM: Bispos falam das necessidades e desafios da Igreja na América Latina 
    ·       Notícias: www.cnbb.org.br   Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia      
      

    Fwd: [ZP110522] O mundo visto de Roma

    Fwd: [hagiografia] 22 de Maio - Santa Rita de Cássia, Viúva

    22 de Maio.   Santa Rita de Cássia, Viúva (+ Itália, 1457)

    Suportou durante 18 anos um marido brutal que lhe era infiel e a maltratava, até que conseguiu convertê-lo. Quando este foi assassinado e seus dois filhos juraram vingar-se dos matadores, pediu a Deus que tirasse a vida dos filhos antes que eles cometessem o feio pecado da vingança, e foi atendida. Ingressou depois de viúva num convento agostiniano e ali recebeuna fronte, como privilégio, um dos espinhos da coroa de Nosso Senhor. Sua vida é repleta de milagres e episódios maravilhosos. É a padroeira das mulheres que sofrem com os maridos, e é também chamada "advogada das causas perdidas" e "Santa dos impossíveis". 

    Leia a história completa sobre a vida de vários santos:
    http://www.lepanto.com.br/Hagiog.html

    domingo, 22 de maio de 2011

    Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

    Fwd: EN: [ZP110519] O mundo visto de Roma

    CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 19 de maio de 2011
    (ZENIT.org)
    O Papa Bento XVI quis destacar a importância para os fiéis de ter uma
    direção espiritual, ao receber hoje, em audiência, a comunidade da
    Faculdade Pontifícia teológica Teresianum de Roma, no 75º aniversário
    de sua fundação.
    Desde sempre, indicou, a Igreja recomenda a prática da direção
    espiritual, "não só aos que desejem seguir Cristo de perto, mas a todo
    cristão que quer viver com responsabilidade o próprio Batismo, isto é,
    a vida nova em Cristo".
    "Todos, de fato, e de modo particular os que acolheram o chamado
    divino para segui-lo mais de perto, precisam estar acompanhados de uma
    guia segura na doutrina e especialista nas coisas de Deus", que "pode
    ajudar a defender-se de subjetivismos fáceis, colocando à disposição
    seus conhecimentos e experiências no seguimento de Jesus".
    "Trata-se de instaurar a mesma relação pessoal que o Senhor tinha com
    seus discípulos, o laço especial com que Ele os conduziu, no seu
    seguimento, para abraçar a vontade do Pai, para abraçar a cruz",
    comentou o Pontífice.
    "Também vós, queridos amigos, na medida em que sejais chamados a este
    dever insubstituível, fazei um tesouro de tudo o que aprendestes
    durante estes anos de estudo, para acompanhar todos os que a
    Providência vos confiar, ajudando-os no discernimento dos espíritos e
    na capacidade de seguir os impulsos do Espírito Santo, com o objetivo
    de conduzi-los à plenitude da graça até alcançar a medida da plenitude
    de Cristo", disse aos seus convidados.
    "Teresianum"
    O Papa recordou a ereção, em 16 de julho de 1935, memória litúrgica da
    Beata Virgem Maria do Monte Carmelo, da Faculdade Teológica do então
    Colégio Internacional da Ordem dos Carmelitas Descalços.
    "Desde o começo, esta se orientou ao aprofundamento da teologia
    espiritual no quadro da questão antropológica", que, no transcurso dos
    anos, constituiu depois o Instituto de Espiritualidade, que, junto à
    Faculdade Teológica, compõe o grupo acadêmico que está sob o nome de
    Teresianum.
    "Fazer parte de tal comunidade acadêmica constitui uma peculiar
    experiência eclesial, fortalecida pela riqueza de uma grande família
    como a Ordem dos carmelitas Descalços", afirmou.
    Neste sentido, aludiu ao "amplo movimento de renovação originado na
    Igreja pelo testemunho de santos como Santa Teresa de Jesus e São João
    da Cruz", que "suscitou este ressurgir dos ideais e fervores da vida
    contemplativa que no século XVI inflamou, por assim dizer, a Europa e
    o mundo inteiro".
    Seguindo os passos desse carisma, coloca-se também o trabalho de
    aprofundamento teológico e antropológico "e o trabalho de penetrar no
    mistério de Cristo, com a inteligência do coração que está junto a um
    conhecer e a um amar" por parte dos estudantes, observou.
    "Isso exige que Jesus esteja no centro de tudo, dos vossos afetos e
    pensamentos, do vosso tempo de oração, de estudo e de ação, de todo o
    vosso viver. Ele é a Palavra, o 'livro vivente', como foi para Santa
    Teresa de Ávila."
    "O amor do redentor – concluiu – merece toda a atenção do coração e da
    mente, e pode ativar em vós o admirável círculo em que o amor e o
    conhecimento se alimentam reciprocamente."