Brasília, 26 de agosto de 2011 – Nº 2619
REFLEXÃO
SEXTA-FEIRA - Mt 25, 1-13
A Igreja, que somos todos nós, é a esposa de Cristo, e realiza sua maior felicidade no relacionamento com ele, relacionamento que exige de todos nós fidelidade, amor e sensatez, ou seja, uma fé vigilante, que faz com que vivamos constantemente na presença de Jesus, Luz que ilumina nossa vida e não permite que vivamos nas trevas do erro. Como vivemos na presença de Jesus e somos iluminados por ele, nossa fé é cada vez mais ativa e torna-se luz para as pessoas, de modo que todos possam descobrir-se amados por Deus, busquem constantemente um relacionamento com ele, e assim estejam sempre prontos para o momento em que esse relacionamento atingirá sua plenitude, quando seremos todos um só em Cristo.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
· Dom Alessandro Ruffinoni, CS, Caxias do Sul - RS, 1943
· Regional Norte 1 realiza seminário para estudar mudanças climáticas
· Regionais da CNBB debatem os desafios das CEBs no mundo contemporâneo
· Nordestão dos Presbíteros: De Teresina para Natal
· Seguem abertas as inscrições para o Curso de Formação e Atualização Litúrgico-musical
· Arquidiocese de Fortaleza promove a 2ª Jornada Vocacional
· Juiz de Fora terá a primeira paróquia dedicada ao Beato João Paulo II do Brasil
· Caminhada marca o encerramento do Mês Vocacional em Criciúma
· Fé e emoção na abertura das Santas Missões em Itabuna
· Dom Bruno Gamberini segue internado e seu quadro clínico é estável
ACESSE TAMBÉM:
· Notícias: www.cnbb.org.br
· Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia
ACOMPANHE
Regional Norte 1 realiza seminário para estudar mudanças climáticas
Começou hoje, em Manaus, o Seminário “Mudanças climáticas e justiça social”, promovido pelo Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima). Participam do estudo 70 pessoas vindas das dioceses e prelazias do Regional.
O objetivo do Seminário é levar as pessoas a terem uma visão crítica desta problemática global, priorizando o estudo e a busca de alternativas em relação às mudanças climáticas nos biomas, especialmente, na região norte do país.
O encontro prossegue até domingo, 28, e adota uma metodologia participativa com levantamento da realidade local, aprofundamento da compreensão critica do aquecimento global, busca de práticas e ações alternativas, além de momentos de mística e espiritualidade.
Regionais da CNBB debatem os desafios das CEBs no mundo contemporâneo
A Casa de Retiros Assunção, em Brasília, é sede do 2º Seminário de Assessores de Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs). Com o tema “As CEBs frente aos desafios do mundo contemporâneo”, o evento, que começou no dia 25 e segue até o dia 28, faz parte de uma série de quatro seminários, que ocorrerão em outros estados, englobando todos os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O evento é promovido pelo Setor CEBs da CNBB em parceria com a Iser Assessoria (entidade não governamental que trabalha com religião, democracia e cidadania). Ao todo são 30 pessoas, vindas dos seis Regionais do Norte (1 e 2), Noroeste, Oeste (1 e 2) e Centro-Oeste.
Segundo o assessor do Setor CEBs da CNBB, Sérgio Coutinho, o objetivo desses encontros é de ajudar na formação dos novos e antigos assessores de CEBs nesse momento em que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) colocam como uma de suas cinco urgências a “Igreja, comunidade de comunidades”.
“Achamos que esses seminários trazem um maior espírito coletivo, num contexto individualista de nossa sociedade. As CEBs são, por natureza, um novo ardor, um novo conceito nessa nossa sociedade tão capitalista”, afirmou Sérgio Coutinho.
De acordo com Solange Rodrigues, da Iser Assessoria, o curso serve de direcionamento para os novos assessores de CEBs em suas dioceses. “Os assessores devem contribuir com suas comunidades, com articulação, formação e espiritualidade, e os seminários serem como base ou direcionamento para esses assessores”, definiu.
O 1º Seminário aconteceu no Rio de Janeiro, em abril deste ano, com os Regionais Sul (1 a 4). O 3º Seminário deve acontecer em outubro, englobando os Regionais do Nordeste (1 a 5) e o 4º, em novembro, com os Regionais Leste (1 e 2) da CNBB.
Nordestão dos Presbíteros: De Teresina para Natal
O 11º Nordestão de Presbíteros, “Identidade Presbiteral no Nordeste”, promovido pelo Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) desde segunda-feira, 22, terminou ontem, 25, com visita ao Santuário de Santa Cruz dos Milagres e a locais que caracterizam a cidade de Teresina. Natal (RN) foi anunciado como sede da 12ª edição do evento, marcado para 2013.
O Nordestão de Teresina teve como assessores o bispo da prelazia de São Felix (MT) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner e o arcebispo emérito de Teresina, dom Celso Pinto da Silva, que durante a eucaristia presidida no Santuário de Santa Cruz dos Milagres falou da característica dos padres da região Nordeste e afirmou que “não precisamos de padres nordestinos, mas de nordestinos padres", disse.
Para dom Leonardo, o encontro é um momento de conversar sobre os desafios, evangelizações, acolhimento, partilha, integração humana, afetividade, amor ao próximo e igualdade. "É importante que todos nós estejamos juntos num só propósito que é ajudar os fiéis, cuidar do próximo e trazer a mensagem mais importante de todas, que é falar de Jesus, e esse encontro trata de tirar dúvidas, ensinar e buscar sempre mais espiritualidade,” disse dom Leonardo.
O padre Francisco Borges do bairro Renascença I, em Teresina, acredita que é de extrema importância esse tipo de confraternização entre representantes de paróquias e dioceses e foi muito especial que, nesse ano, tenha sido em Teresina. O encontro acontece a cada dois anos e o estado é escolhido por votação.
Ainda sobre o encontro, dom Leonardo acrescentou a importância de integração e interação entre os padres. “O fato de muitos padres serem jovens e ter pouco tempo de sacerdócio também os ajuda a desenvolver um maior crescimento espiritual e tirar suas dúvidas com padres mais experientes”.
Seguem abertas as inscrições para o Curso de Formação e Atualização Litúrgico-musical
Continuam abertas as inscrições para mais uma etapa do Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (CELMU), que acontece em Agudos (SP), entre os dias 04 a 14 de janeiro de 2012. O curso completo é composto por três etapas, 11 dias em cada etapa, sempre no mês de janeiro é promovido por nove entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O CELMU está completando 20 anos de atividades ininterruptas. Durante este tempo, inúmeros agentes de música litúrgica do Brasil buscaram formação e aprofundamento e tornaram-se referência para a liturgia em suas comunidades. O curso visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico. Podem participar do curso: compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados nas comunidades e ações litúgico-musicais, e que garantam o efeito multiplicador. As disciplinas oferecidas no decorrer do curso são: canto coral, canto gregoriano, ecumenismo, educação musical (musicalização), harmonia e contraponto, história da música na liturgia cristã, iniciação musical (metodologia para o ensino), liturgia e pastoral da música litúrgica, percepção musical, prática instrumental, prosódia, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal e teoria musical.
“A prática comprova que grande parte da participação da assembleia nas ações litúrgicas é assegurada pela música. A música litúrgica facilita a compreensão e acolhida da palavra de Deus, atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério. Contudo, deve ser “boa música” e que seja bem executada, tanto aquelas partes próprias de toda a assembléia litúrgica, quanto às partes que podem ser assumidas por solistas, ou grupo de cantores. Assim, naquelas Igrejas onde, por um motivo ou outro houve um enfraquecimento ou descuido na formação musical, certamente, são percebidas muitas lacunas e dificuldades durante as celebrações litúrgicas. Todos sentem a urgência desta formação litúrgico-musical, não só dos ministros da música (cantores, instrumentistas, compositores) como também de todo o povo celebrante”, destacou o assessor da CNBB para Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.
O Curso é Ecumênico e oferecido a pessoas que se dispõe a serem, de alguma forma, multiplicadores, animadores da formação litúrgico-musical nas bases.
“O CELMU tem por objetivo promover uma melhor integração da música na liturgia, mediante uma preparação adequada dos seus agentes, para que sua função ministerial seja verdadeira expressão do Mistério Pascal”, completou o padre José Carlos Sala.
Outras informações e inscrições pelo telefone (11) 3885-5025 em horário comercial, ou pelo site www.celmu.com.br.
Arquidiocese de Fortaleza promove a 2ª Jornada Vocacional
A arquidiocese de Fortaleza (CE) encerra o Mês Vocacional, neste sábado, 27, com a realização da 2ª Jornada Vocacional. O evento acontece na quadra do Colégio Piamarta, no Montese, começando às 14h, com uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Antônio. Contará ainda com a presença do bispo auxiliar, dom José Luis, testemunhos vocacionais além de várias apresentações artísticas.
Para a Jornada foram convidados jovens e grupos de todas as paróquias, áreas pastorais e movimentos da arquidiocese.
Juiz de Fora terá a primeira paróquia dedicada ao Beato João Paulo II do Brasil
A arquidiocese de Juiz de Fora (MG) terá a primeira paróquia do Brasil, autorizada pela Santa Sé, com o nome de Beato João Paulo II. O anúncio foi feito na quarta-feira, 24, pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, durante o curso de atualização do clero da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. A festa oficial de criação da Paróquia (com matriz na Rua Jeci Firmino Pinheiro, 30, bairro Nova Era) acontece no dia 22 de outubro.
Nesta semana, dom Gil, recebeu a confirmação de Roma de que esta é a primeira paróquia autorizada do Brasil a ter o nome do Beato João Paulo II. De acordo com o arcebispo, outras dioceses do Brasil fizeram o pedido de criação de paróquia com o nome do papa. No dia 1º de julho deste ano, o Vaticano enviou um decreto autorizando a arquidiocese a criar uma paróquia dedicada a João Paulo II.
O sacerdote nomeado para a comunidade é o padre João Francisco Batista da Silva. que já iniciou o serviço pastoral na nova comunidade no dia 18 de maio. “Antes de fazer o pedido ao Vaticano, dom Gil conversou com povo para saber a opinião deles. É uma alegria muito grande e uma honra termos a primeira paróquia do Brasil que vai prestar essa homenagem”, disse o padre João Francisco.
Caminhada marca o encerramento do Mês Vocacional em Criciúma
No próximo domingo, dia 28, considerado pela Igreja o Dia de Oração pelas Vocações Leigas, a diocese de Criciúma (SC) celebra o encerramento do Mês Vocacional com a 29ª edição da Caminhada Vocacional.
Com a expectativa de reunir mais de dois mil fiéis, sob o tema “Anunciar a Palavra que gera vida”, a Caminhada Vocacional 2011 continua a ser sinal de esperança e oração pelas vocações sacerdotal, familiar, consagrada e laical.
A caminhada parte do acesso ao Rio Maina, em direção ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza (SC).
Promovida pela Pastoral Vocacional, a missa será presidida pelo bispo de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach e concelebrada por parte do clero da diocese.
Durante o trajeto, a animação fica por conta dos padres Antônio Júnior, Antoninho Rossi e Eloir Borges. Os seminaristas diocesanos animarão a missa e as coordenações de pastorais a liturgia.
“Neste ano, contaremos com um grupo de crianças da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Lauro Muller, que encenarão um teatro sobre a vocação, no início da missa”, informa o casal coordenador da pastoral, José Luiz e Rosiléia Machado.
Segundo o coordenador do evento, José Luiz Machado, a Caminhada Vocacional tem por objetivo fortalecer este sentimento e despertar nos fieis a cultura de rezar pelas vocações. “Propagar essa oração por todos os lugares a fim de que se cumpra o pedido do próprio Jesus: ‘Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para a sua Vinha’ (Lc 10,2)”.
Fé e emoção na abertura das Santas Missões em Itabuna
“Nesses dias não fecheis o vosso coração, mas abri-lo de par em par para acolher a salvação que vem de Deus”. Foi assim, parafraseando o Salmo 94, que o bispo de Itabuna (BA), dom Ceslau Stanula, conclamou os fiéis a viverem intensamente os momentos fortes das Santas Missões Populares, que acontecem na cidade até o próximo dia 4 de setembro.
O pedido foi feita durante a homilia na Missa do Envio, realizada na última quarta-feira, 24, quando milhares de fiéis se concentraram no estacionamento da Câmara Municipal e em várias localidades da Avenida Mário Padre e parte da Praça Rio Cachoeira para festejar a abertura das Santas Missões, acolhendo os 90 missionários redentoristas, entre padres e leigos, vindos de diversas regiões do Brasil.
“Eles vieram não para condenar ninguém, mas para acolher a todos e anunciar à boa-notícia do Evangelho de Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a vida, que está vivo no meio de nós”, disse dom Ceslau.
Dom Ceslau lembrou que esse é um tempo favorável para que todos se voltem para Deus e Nele encontrem as respostas para os questionamentos e as inquietações humanas. “Aproveitemos para refletirmos como pessoa: Quem sou eu? Para onde vou? O que estou fazendo de minha vida profissional, familiar e comunitária?”, sugeriu o bispo. Ele lembrou que o homem foi criado por Deus e só em Deus ele encontra a verdadeira felicidade.
A Missa do Envio Missionário foi iniciada, pontualmente, às 19 horas. Porém, desde as 18h já era grande um número de pessoas que chegavam de caravanas e em procissões vindas dos quatro cantos da cidade, representando as 14 paróquias que integram o vicariato centro da diocese. A celebração contou com a participação de vários padres e religiosas do clero local e ganhou um colorido especial com a participação dos jovens, estudantes do Colégio Divina Providência e de núcleos da juventude de bairros, que deram um colorido especial, com coreografias e encenações, enfatizando a escuta da Palavra de Deus, a solidariedade, a fraternidade, a partilha, o perdão e a acolhida.
“A celebração foi uma festa muito linda para Jesus e tenho a certeza de que todos que aqui estavam saíram tocados pelo Espírito Santo”, disse a aposentada Maria Alice de Jesus, que participou da celebração ao lado do esposo.
Dom Bruno Gamberini segue internado e seu quadro clínico é estável
O arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini, permanece internado na Unidade Coronária (UCO) do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Dom Bruno teve uma crise convulsiva e, por isso, permanecerá sedado por mais 48h e passará por avaliação de um médico especialista em fígado.
O quadro clínico é estável, porém de altíssima gravidade. Por orientação médica, as visitas estão suspensas.
Dom Gamberini foi internado pela primeira vez no dia 22 de junho. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da arquidiocese, dom Bruno “manifestou indisposição”, na manhã do dia 20 daquele mês. O arcebispo apresentava, na época, um quadro de encefalopatia, ou seja, uma complicação da diabetes que provoca o mau funcionamento do fígado mantendo toxinas no organismo.
ENDEREÇO
Assessoria de Imprensa da CNBB
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303