sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 05/10/2012

REFLEXÃO

Existem pessoas que vivem profundamente uma religião, mas na verdade essas pessoas não possuem fé. Fazem da religião um ritualismo e um cumprimento de preceitos e conhecem todos os seus dogmas e suas normativas morais, porém não possuem fé, porque não se sentem interpelados por Deus para a mudança de vida tanto em nível pessoal como comunitário. São pessoas que como diz o profeta Isaías, louvam a Deus com os lábios, mas seus corações estão longe dele, porque na verdade, não compreenderam que Deus é amor. O coração que se aproxima de Deus é o coração que é capaz de amar, não com romantismo, mas com compromisso de solidariedade, de busca de libertação, de luta contra a exclusão. Este sim, é o verdadeiro amor, e esta é a verdadeira conversão.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom João Maria Messi, OSM, Bispo Emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda - RJ

Ordenação Presbiteral

  • Dom Joaquim Rufino do Rêgo, Bispo Emérito de Parnaíba - PI

Ordenação Episcopal

  • Dom Aldo Mongiano, IMC, Bispo Emérito de Roraima - RR
NOTÍCIAS

Divulgada mensagem sobre o Dia Nacional de Valorização da Família

O secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, João Carlos Petrini, divulgaram hoje, 05 de outubro, uma mensagem sobre o Dia Nacional da Valorização da Família.

No texto, é sugerido que a data, celebrada no dia 21 de outubro, possa proporcionar uma reflexão em favor da evangelização e da valorização da família brasileira.

Leia a mensagem:

Estimado irmão no Episcopado,

Paz!

No CONSEP celebrado no final de setembro do corrente ano abordamos a publicação do Diário Oficial da União de 17 de maio de 2012 a Lei nº 12.647, que institui o Dia Nacional de Valorização da Família. A data será comemorada, anualmente, no dia 21 de outubro, em todo o território nacional.

A reflexão nos levou a sugerir que os Irmãos Bispos, nas Dioceses onde servem, possam aproveitar este dia em favor da evangelização da família brasileira, promovendo atividades e eventos que sinalizem nossa adesão católica. Este dia pode tornar-se um precioso recurso para promover a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos. (cf. Carta às Família,10) no exercício da família cidadã.

Como o tempo urge, faltando apenas 18 dias, sugerimos aos estimados irmãos que valorizem este dia através de instrumentos publicitários de propaganda com as insígnias católicas da Diocese e/ou Pastoral Familiar e/ou da CNBB (placa de out door, ou faixas, cartazes, ou algo semelhante). E ainda, vale a pena divulgarmos este dia na perspectiva católica através dos meios de comunicação.

Enviamos, em anexo, um lay-out (modelo publicitário) preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) para uma proposta entre tantas que cada Diocese poderá construir.

Esperamos que essa iniciativa suscite em todo o Brasil a valorização da família.

Em Cristo,

Dom João Carlos Petrini                          Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo de Camaçari-BA                             Bispo Auxiliar de Brasília-DF Presidente da CEPVF-CNBB                       Secretário Geral da CNBB

Arte Sacra na Faculdade dom Luciano

Nesta sexta-feira, 5 de outubro, dom Luciano Mendes de Almeida, falecido em 2006, completaria 82 anos de idade. A Faculdade que leva o seu nome, na Arquidiocese de Mariana (MG), oferece curso de pós-graduação em História da Arte Sacra. O último curso ministrado contou com a participação de alunos de 8 estados.

 

 

 

"Aprimorar os conhecimentos relativos à arquitetura religiosa cristã e seu patrimônio móvel e integrado". Este é o objetivo do novo curso de pós-graduação lançado pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (MG) Dom Luciano Mendes sobre História da Arte Sacra. O curso terá a coordenação geral da doutora em Arqueologia e História da Arte pela Universidade Católica de Louvaina, na Bélgica, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira.

O curso objetiva, ainda, oferecer capacitação profissional aos que atuam nas áreas de ensino e pesquisa, órgãos do patrimônio e gestão dos monumentos e seu acervo.  As inscrições vão até 15 de novembro.

A arquidiocese de Mariana possui um rico acervo de arte sacra. Cidades históricas como Ouro Preto e Congonhas, além de Mariana, pertencem à arquidiocese. O curso, com 360 horas/aula, prevê visitas às igrejas destas cidades e também de São João del Rei e Tiradentes.

Mais informações: http://famariana.edu.br/


O Brasil no Sínodo dos Bispos

Começa neste domingo, 7 de outubro, a 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Os participantes do Brasil são: cardeal dom Odilo Scherer, dom Geraldo Lyrio, dom Sergio da Rocha, dom Leonardo Steiner eleitos pela assembleia da CNBB e dom Benedito Beni dos Santos, nomeado pelo Papa. Dedicado ao tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã", o Sínodo vai reunir centenas de bispos, majoritariamente designados pelas conferências episcopais, a que se juntam peritos e outros convidados, incluindo representantes de outras Igrejas cristãs. Segundo informações da agencia Ecclesia, o Sínodo tem como presidentes delegados os cardeais John Tong Hon (bispo de Hong Kong, China), Francisco Robles Ortega (arcebispo de Guadalajara, México) e Laurent Monsengwo Pasinya (arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo). O cardeal Donald William Wuerl, arcebispo de Washington (Estados Unidos da América), vai assumir a função de relator geral e D. Pierre-Marie Carré, arcebispo de Montpellier (França), será o secretário especial. O Papa Bento XVI nomeou 12 cardeais, 20 bispos e quatro padres para participarem no Sínodo e aprovou a escolha de 45 peritos ('adiutores secretarii specialis'), entre os quais 7 religiosas e 3 leigas, e 49 ouvintes ('auditores'), incluindo 19 mulheres. Entre os participantes estarão, por exemplo, Kiko Arguello, iniciador do Caminho Neocatecumenal; a irmã Mary Prema Pierick, superiora geral das Missionárias da Caridade, fundadas por Madre Teresa de Calcutá; Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares, e o padre Julián Carrón, do Movimento Comunhão e Libertação. O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa, pode ser definido em termos gerais como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo. O Sínodo vai ser inaugurado pelo Papa na Praça de São Pedro numa missa com início marcado para as 9h30 (hora local) de domingo, prolongando-se até ao próximo dia 28.

Semana Nacional da Vida: "Cuidar da vida é cuidar do desenvolvimento da criança, no ventre da mãe".

Em entrevista, o gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança (PR) e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Clóvis Boufler, trata da Semana Nacional da Vida. Como representante da Igreja Católica, e dos cristãos de modo geral, Clóvis afirma que os Conselhos de Saúde possuem uma base de trabalho que tem por alicerce: o valor da vida, a defesa dos mais pobres, e a atuação por princípios éticos.

"O esforço feito no ambiente dos Conselhos de Saúde, é para garantir que o foco das ações seja realmente a vida", afirmou o gestor. Clóvis lembra que durante a última Conferência Nacional de Saúde, foi reafirmado o valor da vida, e, na ocasião, os conselheiros criaram uma proposta em defesa da vida:

"A vida é sagrada e deve ser protegida desde o seu início, na concepção. A vida do outro é o limite de nossa liberdade. Se a mulher tem direitos e deveres, eles não podem interferir ou impedir o direito à vida de outro ser humano. Somos a favor da vida em abundância.", descreve um trecho do documento.

Clóvis esclarece que o acesso à educação e informação de qualidade, pode ser decisivo na qualidade da saúde de um indivíduo, logo, na qualidade de vida. "São necessárias medidas educativas e preventivas, pois não adianta ficarmos apenas na discussão teórica", enfatiza.

Para exemplificar, o gestor afirma que os 1000 dias – que incluiu a gestação e os dois primeiros anos de vida da criança – podem influenciar no estado de saúde da pessoa, na vida adulta. "Hoje está provado que pressão alta, diabetes, osteoporose, e doenças cardíacas, são doenças que podem ter relação com o período de gestação. Cuidar da vida é também ter uma gestação com uma alimentação, nutritiva, com acompanhamento de pré-natal", elucida. "Cuidar da vida é cuidar do desenvolvimento da criança, no ventre da mãe, e depois quando nasce, principalmente, da amamentação", completa.

A moção feita durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, descreve que Diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos, – doenças crônicas com significativa prevalência na população adulta em todo o mundo – podem ser prevenidas. De acordo com recentes estudos científicos, nos primeiros mil dias – 280 dias na fase da gestação mais 720 dias dos dois primeiros anos de vida da criança.  Avanços importantes como esses na área da prevenção são, no entanto, recebidos com impressionante lentidão pelos serviços de saúde.

"Na Semana Nacional da Vida é preciso cuidar do desenvolvimento do ser humano, além de defender os princípios que previnem a morte precoce", disse Clóvis. A prática de abortos, como cita a moção, como solução para a gravidez indesejada, é um retrocesso da saúde pública, pois ao invés de investir na qualidade de vida da população, reproduz uma cultura de incentivo à morte, à violência. Admitir esta prática é uma derrota do poder público em relação ao que é realmente importante: a oferta educação de qualidade, nas famílias, nas escolas, na sociedade.


Curso de Formação Litúrgico-Musical tem inscrições abertas

Continuam abertas as inscrições para mais uma etapa do Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (CELMU), que acontece em Agudos (SP), entre os dias 07 a 17 de janeiro de 2013. O curso completo é de três etapas, onze dias em cada etapa, sempre no mês de janeiro. É promovido por nove entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O CELMU tem mais de 20 anos de atividades ininterruptas. Durante este tempo, inúmeros agentes de música litúrgica do Brasil buscaram formação e aprofundamento e tornaram-se referência para a música litúrgica em suas comunidades. O curso visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico.

O curso é oferecido para: compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados no ministério litúgico-musical, e que garantam o efeito multiplicador no processo de formação. As disciplinas oferecidas no decorrer do curso são: canto coral, canto gregoriano, ecumenismo, educação musical, harmonia e contraponto, história da música na liturgia cristã, iniciação musical (metodologia para o ensino), liturgia e pastoral da música litúrgica, percepção musical, prática instrumental, prosódia, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal e teoria musical.

A prática comprova que grande parte da participação da assembleia nas ações litúrgicas é assegurada pela música. "A música litúrgica facilita a compreensão e acolhida da palavra de Deus, atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério", explica o assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala. Contudo, deve ser "boa música" e que seja bem executada, tanto aquelas partes próprias de toda a assembléia litúrgica, quanto as partes que podem ser assumidas por solistas, ou grupo de cantores.

Assim, naquelas Igrejas onde, por um motivo ou outro houve um enfraquecimento ou descuido na formação musical, certamente, são percebidas muitas lacunas e dificuldades durante as celebrações litúrgicas. Todos sentem a urgência desta formação litúrgico-musical, não só dos ministros da música (cantores, instrumentistas, compositores) como também de todo o povo celebrante.

Informações e inscrições, pelo site www.celmu.com.br. Ou pelo telefone (11) 3885-5025, em horário comercial. E-mail: secretaria@celmu.com.br


Palestras, celebrações, animação e emoção marcam passagem dos símbolos da JMJ por Santarém (PA)

A programação de encerramento da passagem da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, por Santarém, começou bem cedo nesta quinta, 04, dia de São Francisco. Eram 07h30 quando os símbolos seguiram no carro do Exército acompanhados de dezenas de outros veículos, da Catedral de Santarém para a Penitenciária Agrícola de Cucurunã e para a Fasepa (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará).  O clima era de muita emoção e depoimentos. Num dado momento, um jovem pediu que a Cruz ficasse na Fasepa, pois reconheceu que o Cristo sempre esteve ao seu lado. Depois retornaram ao parque da Cidade. No final da manhã, os participantes do "Bote Fé" apresentaram sugestões de uma carta, na qual colocam o que o jovem espera da Igreja, e esta do jovem. A carta será elaborada depois pela coordenação do evento.A temperatura marcava 33ºC, a hora: meio dia, quando a juventude  seguiu em caminhada até à igreja de São Francisco de Assis, local da celebração de encerramento. No percurso, muita animação, "gritos de guerra", cantos e orações. A chegada à igreja foi marcada por festa, fogos, emoção e lágrimas. A recepção contou com a presença da Banda Musical da Polícia Militar que tocou três hinos. Durante a missa, o sentimento era de que o "Bote Fé" estimulou a espiritualidade de quem participou, pois se percebeu que Cristo continua chamando a todos, sobretudo a juventude, para anunciar e construir o Reino do Pai. Muitos ainda tiveram a oportunidade de escrever seus nomes nas fitas que ornamentam o ícone de Nossa Senhora e agradecer por graças alcançadas.No final da celebração, o assessor do Setor Juventude da Diocese de Santarém, Padre Ademar Ribeiro, fez os agradecimentos. Em seguida, o administrador diocesano, padre Luis Pinto entregou os símbolos da JMJ e os documentos à comitiva da prelazia de Itaituba. Também entregou uma réplica dos símbolos aos representantes da paróquia N. Sra. da Conceição do município de Almeirim. Esses símbolos irão percorrer todas as regiões pastorais até junho de 2013, e irá começar por aquele município. A ideia é contemplar quem não teve a oportunidade de participar do Bote Fé.Passava das 14h20 quando os símbolos foram conduzidos até uma embarcação com destino à Itaituba. Lá, será a vez da juventude daquela prelazia viver a experiência do encontro com Jesus e com Nossa Senhora. Depois de Itaituba, será a vez da prelazia do Xingu receber os símbolos.

18ª Assembleia Eclesial do Regional Centro-Oeste

As igrejas do Regional Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) estão unidas em oração, se preparando para a 18ª Assembleia Eclesial (Assembleia do Povo de Deus) que será realizada durante os dias 16, 17 e 18 de novembro de 2012, na diocese de Uruaçu (GO).

Nesta Assembleia estarão reunidos os bispos, os coordenadores diocesanos de Pastoral e as lideranças leigas (de Pastoral, dos Movimentos e Organismos) das Comunidades Diocesanas que compõem o Regional.

Durante o evento será celebrado os "50 anos de ação evangelizadora no coração do Brasil", fazendo memória a caminhada do Regional, bem como discutindo e propondo ações de evangelização para o futuro.

Visando o êxito da Assembleia, os fieis de todas as paróquias das comunidades diocesanas do Regional Centro-Oeste podem rezar a oração da Assembleia.


Arquidiocese de Campinas lança revista para tablets e dispositivos digitais

A revista Lumen, da Arquidiocese de Campinas, é agora a primeira publicação católica exclusivamente digital, disponível nas plataformas web online, aplicativo para tablets, smartphones e download para computadores. A Arquidiocese de Campinas já contava com a centenária "A Tribuna", que nasceu como "Jornal O Mensageiro", em 1909. As publicações passaram por transformações ao longo dos anos e, agora, em 2012, dá origem a dois novos veículos: o boletim "A Tribuna", que tem como grande inovação encerrar o sistema de recebimento via assinatura, sendo entregue diretamente às paróquias, em grande tiragem, gratuitamente e, ainda, também disponível para download no portal da Arquidiocese de Campinas; e a revista Lumen, em sua edição inaugural, concebida como um veículo exclusivamente digital, para o povo de Deus da Arquidiocese de Campinas e também todo o Brasil.A maneira como estes dois veículos irrompem em 2012 tem como claros objetivos ser gestos concretos do que nos propôs a Campanha da Fraternidade do ano passado, que teve como tema "Fraternidade e a Vida no Planeta". Com foco em sustentabilidade, o impresso é publicado em maior tiragem, mas com número menor de páginas e menor periodicidade, enquanto para o meio digital fica reservada a revista Lumen, com maior número de páginas."Hoje, as pessoas estão conectadas, sobretudo os jovens, através da Internet. Por meio das mídias digitais está se fazendo um bem imenso, algo que não vemos com os nossos olhos, mas que sabemos que é um trabalho efetivo, real e que produz muitos frutos", afirmou o cardeal Dom Raymundo Damasceno, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Aparecida, em mensagem sobre a importância dos novos meios de comunicação social por ocasião do lançamento da revista Lumen.O surgimento de uma revista digital, produto ainda pouco desenvolvido pela Igreja no Brasil, além de estar atento à tendência dos usos tecnológicos com destaque aos smartphones e tablets (segundo a IDC Brasil, a previsão é de que até o fim de 2012 o número de tablets chegue à marca de 2,6 milhões de aparelhos e de que até 2013 sejam 5,4 milhões no país), também se dá em atenção ao Documento de Aparecida, quando aponta a preocupação de que, na evangelização, na catequese e, em geral, na pastoral, persistam ainda linguagens pouco significativas para a cultura atual e, em particular, para os jovens, diante do fato de que as mudanças culturais dificultam a transmissão da Fé por parte da família e da sociedadeÉ do Santo Padre Bento XVI que vem a inspiração para a Revista Lumen. Assim nos diz, em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, "Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital", em 2011: "Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano". Esta é nossa missão.Mais informações: http://www.arquidiocesecampinas.com/lumen/

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 04/10/2012

REFLEXÃO

Jesus escolheu outros setenta e dois discípulos, que não eram os Apóstolos e os enviou à sua frente aos lugares onde ele deveria ir, nos mostrando, assim, que a obra evangelizadora da Igreja não é uma atividade exclusiva dos que pertencem à sua hierarquia, mas é compromisso de todos os que lhe pertencem, que são Igreja, porque todos são, pela graça do batismo, operários da messe do Senhor. E os leigos e leigas, de um modo especial, estão sujeitos às ameaças do mundo por isso são enviados como cordeiros no meio de lobos, uma vez que irão testemunhar, no meio do mundo, os valores que não são do mundo, despertando para si o ódio do mundo, que rejeita o Reino de Deus que é anunciado.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Luiz Flávio Cappio, OFM, Bispo de Barra - BA

Ordenação Episcopal

  • Dom Martinho Lammers, OFM, Bispo Prelado Emérito de Óbidos - PA
NOTÍCIAS

Videoconferência apresenta panorama da Jornada Mundial da Juventude

As cidades de Roma e do Rio de Janeiro estiveram unidas através de uma videoconferência, realizada nesta terça-feira, 2 de outubro, entre o Pontifício Conselho para Leigos (PCL) e o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

"Tivemos uma visão panorâmica de todo esse gigantesco evento. Parabéns pelo que vocês já fizeram. Não esqueçam e que a Jornada não é somente uma obra humana, é o Espírito Santo quem a conduz. Essa é a nossa esperança e confiança. Coragem, amigos, nós estamos com vocês", motivou o presidente do PCL, cardeal Stanislaw Rilko.

De Roma, participaram o padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem do Vaticano, além de outros membros da comissão do Pontifício Conselho para Leigos. Na sede da arquidiocese estavam presentes o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do COL, dom Orani João Tempesta, os bispos auxiliares do Rio, os vigários episcopais e diretores do COL.

"Nós estamos trabalhando para servir bem à Igreja. Continuaremos confiando na providência e na graça de Deus, para que os jovens sejam discípulos de Cristo pelo mundo afora", afirmou dom Orani.

Segundo o coordenador geral da JMJ Rio 2013, monsenhor Joel Portella Amado, a reunião faz parte de um processo de encontros contínuos necessários para a revisão de vários aspectos importantes para a realização da Jornada.

"Detalhamos o passo a passo dos Atos Centrais da Jornada: missa de abertura, boas vindas ao Papa, Via-Sacra, vigília e missa de envio. Confirmamos que estamos no caminho certo. Depois, tratamos de assuntos práticos, como a distribuição da alimentação, hospedagem para peregrinos, acolhimento dos bispos, vistos, ingresso no Brasil, credenciamento e tudo o que ainda precisa ser resolvido até o final do ano. Está na hora de executar o que já foi pensado e planejado, porque só temos nove meses até a Jornada", enfatizou.

Em novembro, acontecerá a reunião com delegados internacionais da JMJ, com a presença do PCL e do COL. No encontro, os participantes poderão ver e avaliar todos os preparativos.


Mais de 140 projetos já contam com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade

Realizada no dia 27 de setembro, a terceira reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) aprovou mais 57 experiências de todo Brasil. Ao todo, 142 projetos sociais já contam com os recursos do Fundo, sendo 37 aprovados na primeira reunião e 48 na segunda.

Resultado do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o FNS 2012 apoia projetos sociais em todo país, cujos trabalhos estejam relacionados com o tema da CF deste ano "Fraternidade e Saúde Pública".

A próxima reunião do Conselho Gestor do FNS ocorre no dia 29 de novembro e a Cáritas Brasileira receberá projetos interessados em acessar o fundo até o dia 14 do mesmo mês.

Em 2011, o FNS apoiou 320 projetos nas áreas de formação e capacitação (115 projetos), mobilização para a conquista e efetivação dos direitos (76 projetos) e superação de vulnerabilidade econômica e geração de renda (129 projetos).

Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade

Dom Leonardo Ulrich Steiner (Secretário Geral da CNBB);Dom Guilherme Werlang (Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz);Francisco Julho (Ecônomo da CNBB);Maria Cristina dos Anjos (Diretora-Executiva da Cáritas Brasileira);Padre Ari Antônio dos Reis (Assessor da Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz);Padre Luiz Carlos Dias (Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade e de Evangelização);Padre Nelito Nonato Dornelas (Representante da Comissão do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome);Padre Nélson Rosseli Filho (Representante dos Regionais da CNBB)


Bento XVI pede proteção e bênçãos para as aberturas do Sínodo e do Ano da Fé

O papa Bento XVI deixou o Vaticano na manhã de hoje, 4 de outubro, transferindo-se para a cidade de Loreto, região italiana das Marcas, em peregrinação ao Santuário da Santa Casa. Após uma viagem de helicóptero, o Santo Padre visitou o Santuário e celebrou uma missa. O retorno ao Vaticano está previsto para o fim da tarde. A visita de Bento XVI é a oitava de um Pontífice nos últimos 50 anos.

Na sua homilia na celebração da missa diante do Santuário e na presente de mais de 10 mil pessoas, o papa Bento XVI iniciou recordando que no dia 4 de outubro de 1962, o Beato João XXIII foi em peregrinação ao Santuário de Loreto para confiar à Virgem Maria o Concílio Ecumênico Vaticano II, que seria inaugurado uma semana depois.

À distância de 50 anos, também Bento XVI quis ir em peregrinação a Loreto para "confiar à Mãe de Deus duas importantes iniciativas eclesiais: o Ano da Fé, que terá início daqui a uma semana, no dia 11 de outubro, no quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada para o mês de outubro, com o tema "A Nova Evangelização para a transmissão da Fé Cristã".

Depois de saudar as autoridades civis e eclesiásticas presentes o Santo Padre recordou a Carta Apostólica de convocação, do Ano da Fé, um tempo de graça espiritual que o Senhor nos oferece, a fim de comemorar o dom precioso da fé. E justamente em Loreto, disse o Papa, temos a oportunidade de nos colocarmos na escola de Maria, que foi proclamada "Bem-aventurada" porque "acreditou".

Bento XVI citou o Santuário: "Este Santuário, construído ao redor de sua casa terrena, guarda a memória do momento no qual o Anjo do Senhor veio a Maria com o grande anúncio da Encarnação, e ela lhe deu sua resposta. Esta humilde habitação é um testemunho concreto e tangível do maior acontecimento da nossa história: a Encarnação; o Verbo se fez carne, e Maria, a serva do Senhor, é o canal privilegiado através do qual Deus habitou entre nós. Maria ofereceu a sua carne, colocou-se inteiramente à disposição da vontade de Deus, tornando-se "lugar" de sua presença, "lugar" no qual habita o Filho de Deus".

O Beato João XXIII há 50 anos, em Loreto, convidava a contemplar este mistério, a "refletir sobre esta união do céu com a terra, que é a finalidade da Encarnação e da Redenção", e continuava afirmando que o próprio Concílio tinha como objetivo estender sempre mais o alcance benéfico da Encarnação e Redenção de Cristo em todas as formas da vida social.

O Santo Padre encerrou a sua homilia lembrando que sua peregrinação se dá, providencialmente, no dia em que se celebra a memória de São Francisco de Assis, verdadeiro "Evangelho Vivo" e com uma prece a Maria.

"Quero confiar à Santíssima Mãe de Deus todas as dificuldades que vive o nosso mundo na busca de serenidade e de paz; os problemas de tantas famílias que olham para o futuro com preocupação, os desejos dos jovens que se abrem à vida, os sofrimentos dos que esperam gestos e escolhas de solidariedade e de amor. Quero confiar à Mãe de Deus também este especial tempo de graça para a Igreja, que se abre diante de nós. Vós, Mãe do 'sim', que escutastes Jesus, falai-nos d'Ele, contai-nos sobre vossa estrada para segui-Lo no caminho da fé, ajudai-nos a anunciá-lo para que cada homem possa acolhê-lo e se tornar morada de Deus. Amém!".


Comissão Brasileira Justiça e Paz divulga nota sobre os 20 anos do massacre do Carandiru

A Comissão Brasileira de Justiça e Paz, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou hoje (04), uma nota sobre 20 anos do massacre do Carandiru. Leia a mensagem:

Nota da Comissão Brasileira justiça e Paz sobre os 20 anos do Massacre do Carandirú

Há vinte anos, no dia 2 de outubro, o Brasil assistiu, estarrecido, ao massacre que vitimou 111 presos na Casa de detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru. O massacre foi perpetrado por tropa integrante da Polícia Militar de São Paulo que em operação inaceitável a pretexto de conter motim de detentos, em que não haviam sido feitos reféns, invadiu o Pavilhão 9 do presídio e assassinou, sem chance de defesa, presidiários desarmados, como ficou demonstrado no inquérito instaurado pela Portaria n. 00488 de 07/10/91do Ministro da Justiça, na qualidade de Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

Mais perplexidade e indignação ocorrem, hoje, ao se constatar que, passadas duas décadas, a ação penal proposta pelo Ministério Público de São Paulo, para apuração da responsabilidade criminal pela chacina, ainda não foi julgada, ocasionando a permanência de uma inaceitável impunidade que, como se sabe, é estímulo à violência.

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB vem cobrar do Poder Judiciário e do Ministério Público, a quem o processo está submetido, a adoção das providências urgentes para que seja julgada a ação penal, fazendo-se Justiça.

Brasília – DF, 04 de outubro de 2012

Pedro Gontijo

Secretário Executivo daComissão Brasileira Justiça e PazOrganismo da CNBB


Cáritas Internacional e OMS discutem esforço para controle de doenças não transmissíveis

Nos dias 01 e 02 de outubro, em Roma, a Cáritas Internacional e a Organização Mundial de Saúde (OMS) promoveram um encontro para discussão de um esforço colaborativo visando intensificar ações conjuntas para melhorar a equidade em saúde na prevenção e controle de doenças não transmissíveis. A convite da Cáritas Nacional, esteve presente o Dr. André Luiz de Oliveira, ex-coordenador nacional da Pastoral da Saúde e atual membro da equipe de apoio para a Pastoral da Saúde do Conselho do Episcopado Latino Americano (CELAM) e representante da CNBB no Conselho Nacional de Saúde. Estavam presentes bispos, padres, religiosos, profissionais da saúde e representantes locais da Cáritas de vários países, como Itália, Estados Unidos, França, Jordânia, Siri Lanka, Etiópia, Congo, Ucrânia, Geórgia, Filipinas, Índia, Nova Guiné, Suíça, Ruanda, Vietnã, Líbano e África do Sul. Segundo a OMS, das 57 milhões de mortes ocorridas no mundo em 2008, 63% (ou seja, 36 milhões) foram devido a doenças não transmissíveis (DNT), compreendendo principalmente doenças cardiovasculares, câncer, doenças pulmonares crônicas e diabetes. Nos países de baixa e média renda, esse grupo de doenças foi responsável por cerca de 80% das mortes naquele ano. Doenças não transmissíveis são a principal causa de perda de produtividade e representam uma ameaça significativa para o desenvolvimento humano, redução da pobreza, a estabilidade econômica global e segurança.De acordo com o Dr. André, a maioria das pessoas que sucumbem prematuramente para doenças não transmissíveis estão vivendo em países com sistemas de saúde precários. "Como os custos de procura de cuidados para doenças não transmissíveis são muito altos, as pessoas nos países em desenvolvimento, muitas vezes evitam ou adiam o tratamento médico para as DNT, resultando em complicações indesejadas e com resultados piores". A meta principal da OMS é unir esforços em todo o mundo para que se alcance no mínimo 25% de redução de mortalidade precoce por DNT até 2025. "É claro que os desafios são enormes. Mas este encontro marca um início de caminhada que visa o bem comum e demonstra a clara preocupação da OMS e da Cáritas Internacional em buscar soluções viáveis e criativas de articulação, sensibilização e mudança de comportamento quanto à medidas de prevenção a DNT e a hábitos saudáveis de vida das pessoas, proporcionando não só uma vida mais longa a todos, mas uma vida digna e com qualidade".

Regional Nordeste I realiza seminário sobre a 5ª SSB e apresenta diagnóstico sobre os impactos dos megaprojetos

Entre os dias 9 e 11 de outubro a cidade de Fortaleza (CE) vai reunir representantes das pastorais sociais, CEBs, organismos, movimentos sociais e populares para o seminário da 5ª Semana Social Brasileira (SSB). O tema em debate será "Estado para que e para quem? Participação da sociedade na democratização do estado brasileiro". Trata-se de uma realização do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e organizado pelas pastorais sociais. Além das experiências que serão apresentadas pelas comunidades durante a atividade, os participantes contarão com a assessoria do Prof. Jeovah Meireles, da Prof.ª. Raquel Rigotto – onde farão uma apresentação do Mapeamento dos Impactos dos Grandes Projetos no Estado do Ceará; dos professores Pe. Junior Aquino e Pe. Manfredo Oliveira – com uma Leitura Ética, Teológica do Estado. Já o assessor nacional da 5ª SSB, padre Nelito Dornelas fará um balanço das SSB. Dom José Haring, bispo presidente da CNBB Regional Nordeste I também participará do seminário.Para facilitar o entendimento dos temas levantados pelo processo da 5ª SSB, serão realizadas sete oficinas temáticas serão trabalhadas trazendo experiências de resistência, são elas: Sistema de Justiça e Tribunal Popular – RENAP/CBJP); Campanha Permanente contra os agrotóxicos pela vida – Via Campesina/TRAMAS; Campanha contra o extermínio de jovens (Pjs, REAJA e Cáritas); Resistência a grandes obras – Movimento de Luta pelo Direito a Moradia e FDCA; Turismo comunitário – Rede Tucum; Economia Solidária – Rede Cearense de Socioeconômica Solidária; Mineração – Articulação Antinuclear; Campanha pela Regularização das Comunidades Tradicionais Pesqueiras – Movimento Pescadores e CPP/CE.

Diocese de Jales prepara vigília para celebrar o Concílio Vaticano II e o Ano da Fé

A diocese de Jales (SP) colocou à disposição das paróquias e comunidades um roteiro de Vigília de Oração e Reflexão, para o próximo dia 11 de outubro, data dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, e início do Ano da Fé.

A Vigília traz uma síntese do discurso do papa João XXIII, feito na abertura do Concílio Vaticano II, no dia 11 de outubro de 1962. A Vigília leva em conta tanto o jubileu do Concílio como o início do Ano da Fé, datas associadas ao mesmo dia.

O texto da Vigília pode ser encontrado na página da diocese de Jales ou clicando aqui.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 03/10/2012

REFLEXÃO

Seguir Jesus significa muito mais do que ser um repetidor doutrinário, significa ser capaz de assumir o seu Projeto como algo próprio, ser capaz de olhar para o futuro e visualizar o Reino de Deus, fundamentar a própria existência nesse Reino, fazer da esperança da sua realização o motor propulsor da própria vida e entregar-se de corpo e alma, com tudo o que se é e que se tem na luta em prol da plena realização desse Projeto, renunciando a todas as conquistas humanas obtidas e a todas as formas de segurança que este mundo pode oferecer. É ser totalmente livre de todos os apegos deste mundo para amar a Deus de forma total e exclusiva e fazer desse amor a grande motivação da construção do Reino e a causa da própria felicidade.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Manuel Edmilson da Cruz, Bispo Emérito de Limoeiro do Norte - CE
  • Dom Irineu Sílvio Wilges, OFM, Bispo Emérito de Cachoeira do Sul - RS

Ordenação Episcopal

  • Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo de Santa Maria - RS
NOTÍCIAS

Papa transfere dom Francisco Carlos Bach para a diocese de São José dos Pinhais

O papa Bento XVI transferiu na manhã de hoje, 3 de outubro, para a diocese vacante de São José dos Pinhais (PR), o bispo de Toledo (PR), dom Francisco Carlos Bach.

Dom Francisco Bach será o segundo bispo de São José dos Pinhais, sucedendo a dom Ladislau Biernaski, falecido em fevereiro deste ano.

Dom Francisco nasceu em Ponta Grossa (PR), em 4 de maio de 1954. Foi ordenado presbítero em 1977 e bispo em 2005. Estudou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e Teologia no Studium Theologicum, também na capital paranaense. O bispo tem mestrado em Direito Canônico, pela Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália.

Como bispo, dom Francisco foi membro da Presidência do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), representante episcopal para a Pastoral da Saúde do Regional.

Seu lema episcopal é "In manus tuas" - Nas Suas Mãos (LC 24,47).


Saudação ao novo bispo de São José dos Pinhais

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Santo Padre, o papa Bento XVI, nomeou para a diocese vacante de São José dos Pinhais (PR), dom Francisco Carlos Bach, que até o momento servia à Igreja como bispo de Toledo (PR).

Dom Francisco sucede, agora, a dom Ladislau Biernaski, falecido em fevereiro deste ano. É enviado a um povo que, com carinho, aguarda sua chegada. Dom Francisco leva consigo para esse novo pastoreio o tempo forte que esteve à frente do rebanho na diocese de Toledo, onde esteve por 6 anos. Atualmente, faz parte da presidência do regional Sul 2 da CNBB no qual também é o representante da Pastoral da Saúde.

Seu inspirador lema episcopal foi retirado do momento solene e redentor do calvário contado por São Lucas quando Jesus realiza sua entrega total e confiante nas mãos do Pai (Lc 23,46): "In manus tuas" (em tuas mãos). Um compromisso! Uma atitude de constante renovação. Uma extraordinária expressão de obediência e de fidelidade. Desejamos que sua nova missão receba os reflexos desse propósito santo e seu ministério seja frutuoso.

Saudamos, com alegria, a dom Francisco e ao povo de Deus que vive na diocese de São José de Pinhais ao mesmo tempo em que agradecemos a esse nosso Irmão pelo trabalho pastoral feito em favor da Igreja Particular de Toledo, à qual dirigimos nosso abraço fraterno.

Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo auxiliar de BrasíliaSecretário geral da CNBB


Aparecida se prepara para festa da Padroeira do Brasil

O Santuário Nacional de Aparecida divulgou oficialmente terça-feira, 2, a programação da Festa da Padroeira 2012. Em coletiva de imprensa, o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis e o reitor do Santuário, padre Darci Nicioli, informaram que no fim de semana da festa, cerca de 300 mil pessoas são esperadas na Basílica.

"Com a mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria" é o tema escolhido pela Igreja Católica para a celebração da festa deste ano. "O tema fala da proximidade de Deus conosco e por meio dele, queremos aproximar as pessoas, evangelizar as pessoas. Nosso Deus é um Deus próximo e que se fez ainda mais presente por meio de Jesus", disse dom Damasceno.

No dia 12 de outubro são esperados 150 mil fieis e além do feriado da Padroeira a Igreja, a data marcará também o início do Ano da Fé: "No mundo inteiro, a celebração de abertura é no dia 11, mas para nós, no Brasil, o início será no feriado da Padroeira. Por meio desse evento, a Igreja busca fortalecer o espírito missionário, evangelizador. Vamos buscar aqueles que precisam renovar sua fé", ressaltou o cardeal.

A programação da festa começa nesta quarta-feira e terá vários eventos, como cicletaço, carreata, charretaço e procissões. Os destaques são os shows de Renato Teixeira e Sérgio Reis, no dia 12 de outubro. A festa se encerra no dia 14 de outubro.

Além das atrações da festa, o Santuário Nacional divulgou também a construção de um teleférico na cidade de Aparecida, que ligará o pátio da Basílica com o Morro do Cruzeiro.

De acordo com o padre Darci Nicioli, reitor do Santuário, o objetivo é incrementar a visitação do público à Aparecida. "Isso será mais um atrativo para a cidade e para as famílias que nos visitam. Nós queremos criar uma grande estrutura para que essas pessoas se sintam à vontade na casa da mãe".


Dom Petrini divulga mensagem pela Semana Nacional da Vida

Com o tema "Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos", a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, entre os dias 1º e 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. Neste período, os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dioceses de todo país, desenvolvem atividades em torno do tema, focando sempre na defesa e promoção da vida.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e a Família da CNBB, e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, divulgou uma mensagem sobre a Semana Nacional da Vida, onde expressa o valor imensurável da vida humana. "[...] a vida humana é o dom mais precioso que temos entre as mãos, mais precioso do que todas as pérolas do mundo, do que todos os metais preciosos do planeta, do que todas as galáxias. Um dom de inestimável valor, feito de amor e ternura infinita, porque a vida humana é relação com o Mistério Infinito, Eterno e Criador que a quer e a ama."

Leia a íntegra da mensagem de dom Petrini:

Semana Nacional da Vida – Outubro 2012

A semana da vida, proclamada pela CNBB, é uma oportunidade preciosa para recuperar a postura justa diante da vida humana. Diante do rosto suave de uma mulher grávida, ou diante  do sorriso satisfeito de uma criança que mama no colo da mãe, ou diante de um homem idoso e enrugado, com os sinais nas mãos e no rosto de anos de trabalho e de sofrimentos, a postura plenamente humana é uma admiração cheia de maravilha e de surpresa.

É um grande mistério a vida humana! Mistério de beleza, de inquietação que busca respostas, de lutas e de esperanças. Que dramas se desenrolaram nos anos, frutos da liberdade, da faculdade de escolher e decidir, ora orientada para o bem, próprio e de outros, numa positividade capaz de construir, gerar, acolher, amar, doar-se até o sacrifício; ora orientada para ferir e destruir.

Como é grande o Mistério que está na origem da vida humana! O mesmo que está na origem das estrelas e das flores, dos sorrisos e dos ventos. Mistério de compaixão e de misericórdia, Mistério redentor, que acolhe e perdoa, que cura e salva a quem O reconhece e acolhe.

Por isso, a vida humana é o dom mais precioso que temos entre as mãos, mais precioso do que todas as pérolas do mundo, do que todos os metais preciosos do planeta, do que todas as galáxias . Um dom de inestimável valor, feito de amor e ternura infinita, porque a vida humana é relação com o Mistério Infinito, Eterno e Criador que a quer e a ama. Trata-se de um dom inegociável tanto no mercado quanto nos Parlamentos.

Diante desse dom, cabe abertura da inteligência para acolher e do coração para cuidar, da inteligência para fazer crescer e do coração para amar. Cabe deixar-se comover e provocar, mover a própria humanidade inteira em direção a esse dom, sendo chamado a dar um passo adiante na profundidade do Ser.

Cabe responder, podemos dizer como Maria: Sim, faça-se em mim segundo a tua vontade. Como Simão Pedro: Sim Senhor, tu sabes que eu te amo! Como Madre Teresa e Irmã Dulce dos pobres: sim Senhor, eis que venho para fazer a tua vontade: amar e servir a vida humana, acolher e cuidar da vida humana ferida, oferecendo a própria para que o abraço do Mistério alcance os que não são abraçados, os não-amados. Sim Senhor, podes contar comigo.

Que Semana esta em que reconhecemos a vida humana no seu esplendor e a acolhemos em sua verdade! "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância":  é a explosão da beleza e da alegria, da felicidade e da paz, do significado. Tu Senhor estás aqui, contigo abraço essa vida humana para a qual estendeste teu abraço redentor.

+João Carlos Petrini   Bispo de Camaçari Presidente da CEPVF da CNBB


Alagoinhas (BA) realiza 1º Seminário Diocesano de Liturgia

Nos dias 28 e 29 de setembro, a diocese de Alagoinhas (BA) realizou o 1º Seminário Diocesano de Liturgia. Na ocasião, o tema trabalhado foi 'A Celebração Eucarística a partir da Sacrosanctum Concilium'. O seminário contou com a assessoria da Comissão Episcopal Pastoral Liturgia, representada pelo padre Hernaldo de Farias. No evento estiveram presentes mais de 70 participantes das mais diversas paróquias da diocese de Alagoinhas.

No dia 28, o bispo de Alagoinhas, dom Paulo Romeu, presidiu a eucaristia, onde abordou a importância deste primeiro Seminário para a vida litúrgica da diocese. Na homilia, recordava do alto índice de assassinatos de jovens na diocese, e que as celebrações devem ser mais voltadas aos Jovens.

"Nossas comunidades podem ser tão bem preparadas e celebradas, que se tornem referências para os jovens, divulgando valores cristãos como o perdão, o amor, a vida que vence a morte", disse o bispo.

Para o padre Hernaldo de Farias, o seminário foi "uma oportunidade para conhecer a vida litúrgica da diocese e contribuir neste caminho tanto de comemorações dos cinquenta anos da Constituição Sacrosanctum Concilium, quanto de contribuição na formação litúrgica dos agentes de pastoral litúrgica e do clero que esteve durante o evento".


Concluí-se a 33ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul

A Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba (PR), recebeu cerca de 140 pessoas, de 28 a 30 de setembro, para a 33ª Assembleia do Povo de Deus.

Estiveram presentes os bispos e arcebispos das 18 dioceses do Paraná, mais a Eparquia Ucraniana - que compõe o Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), coordenadores da Ação Evangelizadora nas dioceses e coordenadores regionais das pastorais, movimentos e organismos. Também participaram três representantes por diocese envolvidos nas coordenações diocesanas ligadas à Renovação Paroquial. O tema da Assembleia deste ano foi: "Renovação paroquial para a transmissão da fé".

Na manhã da sexta-feira, 28, no mesmo local da Assembleia, aconteceu a reunião dos bispos do Regional. Na ocasião foram tratados assuntos pastorais e administrativos gerais dos trabalhos do regional.

No período da tarde aconteceu o acolhimento aos participantes da Assembleia e em seguida foi dado início aos trabalhos. Os bispos dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa, dom Geremias Steinmetz, bispo de Paranavaí, dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas/Francisco Beltrão e dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina desenvolveram temas ligados à Renovação Paroquial: "Igreja em estado permanente de missão, Igreja casa de iniciação à vida cristã, Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, Igreja comunidade de comunidades".

No período da noite foi celebrada a Eucarística por dom Antônio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava e, finalizando os trabalhos da sexta-feira, houve a reunião com os coordenadores da Ação Evangelizadora nas dioceses, e das pastorais, movimentos e organismos em âmbito do Regional Sul 2, quando foram discutidas ações para o Ano da Fé e o Calendário 2013 do Regional.

No sábado pela manhã, dom João Alves, bispo de Paranaguá, falou sobre "Igreja a serviço da vida plena para todos". Na sequencia os participantes da Assembleia reuniram-se em 11 grupos para responderem e refletirem a seguinte questão "A paróquia, nas cinco urgências, está propiciando a transmissão da fé?", cujas conclusões foram apresentadas ao grande grupo. O horário da tarde foi destinado à partilha. As pastorais, movimentos e organismos fizeram uma breve exposição das atividades desenvolvidas, momento este que foi concluído na manhã do domingo. Ao final dos trabalhos aconteceu, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, a celebração pelos 40 anos de sacerdócio do arcebispo de Curitiba, dom Moacir José Vitti. Após a Santa Missa aconteceu um jantar em homenagem à dom Moacir.

No dia 30, domingo, último dia da Assembleia, iniciou com a Celebração Eucarística presidida pelo presidente do Regional, dom João Bosco, bispo de União da Vitória. O seguimento dos trabalhos se deu com a conclusão da partilha das atividades das pastorais, movimentos e organismos e, fechando os trabalhos da Assembleia, aconteceu o relato, por parte dos Coordenadores da Ação Evangelizadora, das experiências das dioceses em âmbito da renovação paroquial, avaliação e comunicações gerais. A Assembleia do próximo ano será realizada na cidade de Maringá, no último final de semana do mês de setembro.


Começa em Aparecida (SP) a Novena e Festa da Rainha e Padroeira do Brasil

Tem início hoje a novena em preparação à Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A festa este ano tem como tema "Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, Nossa Alegria", e reúne em oração, católicos de todo o país e fora dele. A novena acontece de 3 a 11, em dois horários: às 15h (transmitida pela Rede Católica de Rádio, REDE APARECIDA, portal A12.com e Rádio Lago Sul FM Brasília), e às 19h (transmitida pela REDE APARECIDA, Canção Nova e Rede Católica de Rádio). Sobre o tema, o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli explica que, a partir deste ano de 2012, inicia-se a preparação para o grande jubileu de encontro da imagem milagrosa de Aparecida, acontecido nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717. Será comemorado em 2017, 300 anos de história da devoção à Nossa Senhora Aparecida. "Adotamos os Mistérios do Rosário como itinerário de reflexão para o quinquênio – cinco anos – que iremos juntos percorrer até a grande festa jubilar. Neste ano, rezaremos os Mistérios da Alegria: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, e seu nome será Emanuel – Deus conosco! (Mt 1,23). Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria!", mencionou. Bispos no Brasil presidem a novena da Noite – Em cada dia da novena solene da noite, um bispo participará, conduzindo as reflexões dos temas diários. Hoje, o Santuário contará com Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Amparo (SP). Amanhã (4), estará presente o Bispo de Curitiba (PR), Dom Moacyr José Vitti), e na sexta-feira (5) Dom Edson Tasquetto Damian, Bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM). No dia 6 de outubro, estará presente Dom Murilo Ramos Krieger, Arcebispo de Salvador (BA), Primaz do Brasil, dia 7, Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís (MA) e dia 8 Dom Gílio Felício, Bispo de Bagé (RS). Dia 9 de outubro participará Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista (BA) e dia 10, Dom Antonio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife (PE). No dia 11, último dia da novena, participará Dom Milton Kenan Júnior, Bispo Auxiliar de S. Paulo (SP). A missa solene das 10h no dia 12 de outubro será presidida por Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Dom Raymundo Damasceno Assis estará em Roma, a pedido do Santo Padre, o Papa Bento XVI. A programação de procissões e shows está disponível na internet, no endereço www.a12.com/padroeira. Programação do dia 12 de outubro - Dia da Padroeira 5h – Alvorada Festiva5h30 – Missa8h – Missa das Crianças – Transmissão pela TV Aparecida e TV Cultura10h – Missa Solene – Transmissão pela TV Aparecida, Rede Vida, Canção Nova, TV Século 21, Rádio Aparecida, RCR e A12.com12h – Homenagem a Nossa Senhora13h – Missa e Hora Mariana15h – Consagração Solene – Transmissão pela TV Aparecida, TV Século 21, Rádio Aparecida, RCR e A12.com16h – Procissão Solene: Saída da Tribuna Papa Bento XVI – Transmissão pela TV Aparecida, Rádio Aparecida, RCR e A12.comShow em louvor a Nossa Senhora Aparecida – Transmissão pela TV Aparecida e A12.comEncerramento com Show pirotécnico

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 02/10/2012

REFLEXÃO

Este trecho do Evangelho que nos é proposto pela Igreja na comemoração da memória dos santos Anjos da Guarda é um paralelo ao trecho que meditamos ontem, porém nos apresenta um acréscimo muito importante, que não podemos desconsiderar: a assistência que Deus concede a todos os que são pequenos e a necessidade que existe de valorizarmos aqueles que são os desvalidos do mundo, pois os seus anjos no céu vêem sem cessar a face de Deus. Devemos receber em nome de Jesus todas as crianças, assim como todos os demais desvalidos e excluídos da sociedade para recebermos o próprio Cristo, presente neles.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Carlos Alberto dos Santos, Bispo de Teixeira de Freitas - Caravelas - BA

Ordenação Episcopal

  • Dom Luciano José Cabral Duarte, Arcebispo Emérito de Aracaju - SE
NOTÍCIAS

Reunião do Grupo de Assessores da CNBB debate sobre o Sínodo dos Bispos

Começou no dia 2 de outubro, mais uma reunião do Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Estão presentes todos os assessores das 12 Comissões Episcopais Pastorais mais os assessores das Comissões Especiais. A reunião é coordenada pelo secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, e debatem nesta manhã sobre a 13ª Assembleia Geral para o Sínodo dos Bispos 2012, que começa no próximo dia 7 e segue até o dia 28 de outubro, no Vaticano.

O  Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização tem como tema "A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé", e pretende discutir a distinção teórica entre a evangelização como atividade regular da Igreja; o primeiro anúncio 'ad gentes', aos que não conhecem ainda Jesus Cristo e a nova evangelização, que se dirige, sobretudo, aos que se afastaram da Igreja, às pessoas batizadas mais não suficientemente evangelizadas.

A reunião do Grupo de Assessores ainda deve ainda debater sobre a Comunicação, as Atividades das Comissões Pastorais e o Relatório de atividades.


Assembleia do Comire do Regional Noroeste reflete sobre missão no mundo secularizado e pluricultural

O Regional Noroeste da CNBB (Acre, sul do Amazonas e Rondônia) realizou nos dias 28 a 30 de setembro, a 10ª Assembleia do Conselho Missionário Regional (Comire) que teve como tema "O trabalho missionário na Amazônia em vista da mudança de época" e contou com a presença de seis das sete dioceses do Regional e um grupo de 40 pessoas.

O encontro formativo teve o objetivo de analisar a realidade da Amazônia, à luz do 3º Congresso Missionário Nacional que aconteceu no último mês de julho, em Palmas (TO). Os participantes refletiram sobre como viver a Missão em uma mudança de época num mundo pluricultural e secularizado.

Durante a Assembleia, as dioceses presentes apresentaram suas realidades: ação missionária, surgimento dos Conselhos Missionários, crescimento da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e os desafios econômicos, humanos, as distâncias geográficas das dioceses, bem como a falta de missionários.

O assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Missão Continental, padre Sidnei Dornelas, orientou a formação. Ele ajudou a compreender a proposta do Documento de Aparecida (DAp) na missão continental e permanente e refletiu sobre os rumos da Igreja no quadriênio 2011-2015.

"É importante destacar que a Igreja é indispensavelmente missionária. Não se trata, portanto, de conceber a atitude missionária ao lado de outros serviços ou atividades, mas de dar a tudo que se faz um sentido missionário, que todos os batizados efetivamente se reconhecem como missionários. Assim a Igreja no Brasil reforça seu compromisso com a Missão Continental", disse o padre Sidnei.

Na partilha das reflexões, trabalhos em grupos e plenária veio à tona as diferentes realidades desta região amazônica, bem como os desafios e compromissos assumidos no Encontro de Santarém, destacando o fenômeno da urbanização, as migrações, a formação e o inchaço das grandes cidades, a partir da construção das hidrelétricas, o tráfico, a violência, a prostituição, as drogas. Um ponto de destaque foi refletir sobre como esses problemas afetam as culturas tradicionais; indígenas, quilombolas, ribeirinhas, rurais e as realidades urbanas.

No sábado aconteceu a "Noite de Testemunhos" de missionários brasileiros além-fronteiras, irmã Oneide Ferri, Serva do Espírito Santo, partilhou sua experiência de sete anos no Timor Leste. Logo após os participantes continuaram assistindo em vídeo os depoimentos do padre Wellington Alves, no Sudão; da missionária leiga Teone Santos, para o Norte de Moçambique, e da missionária leiga Lúcia de Fátima Cardoso, em Brasília.  Foi recordado que o Brasil sempre recebeu missionários de outros continentes e que é preciso ser uma igreja ad gentes, em espírito de missão e partilha.

O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, esteve presente no domingo pela manhã e falou sobre o Mês Missionário de outubro, cujo tema é "Brasil missionário, partilha tua fé" que este ano está em sintonia com o Congresso Missionário Americano 4 e o Congresso Latino-Americano 9 (CAM4/ COMLA9). O sacerdote expôs todo o material do mês missionário e respondeu às dúvidas do grupo. Anunciou o Ano da IAM em 2013-2014, em comemoração aos 170 anos da Obra no mundo. Foram dadas ainda sugestões de como trabalhar com o material. Por fim disse que as POM estão à disposição do serviço da animação missionária na Igreja do Brasil.

Ao final do encontro foram dados alguns encaminhamentos, tais como: fortalecimento dos Conselhos; visita do Conselho Missionário Regional às dioceses com formação e animação missionária; uma maior articulação de todo o trabalho da Ação Missionária deste Regional; organizar para 2014 o 1? Congresso Missionário Regional.


Diocese de Brejo debate temática da 5ª Semana Social Brasileira

Entre os dias 28 e 30 de novembro, a diocese de Brejo (MA) promoveu um encontro para debater a temática da 5ª Semana Social Brasileira (SSB), que dessa vez discute o Estado brasileiro. A assessoria do evento foi realizada pelo padre Ari Antônio dos Reis, assessor da CNBB para as Pastorais Sociais, e do padre João Maria Van Damme, sociólogo e professor no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).Durante os meses de agosto e setembro as paróquias da diocese realizaram encontros para refletir sobre duas perguntas-chave da 5º SSB: Qual o Estado que temos? E qual Estado que queremos? O debate contemplou a atuação do Estado em nível local. O resultado da discussão foi trazido para o encontro diocesano, onde os participantes também aprofundaram o estudo do texto base e elaboraram propostas de ação.Dentre os aspectos sobre qual o Estado que temos destacam-se: a precariedade da saúde e da educação, a falta de perspectivas de trabalho e renda para as pessoas mais pobres, o desrespeito aos direitos básicos, a falta de transparência na gestão dos recursos públicos, o desrespeito ao meio ambiente, a corrupção nas instituições públicas, infraestrutura precária nos municípios, déficit habitacional, alta concentração de renda e de terras nas mãos de poucos e a desigualdade social.Entre as principais reivindicações apontadas pelos participantes, estão a promoção de educação e saúde de qualidade, políticas públicas para o trabalho e renda, respeito ao meio ambiente e à vida como um todo, transparência na gestão dos recursos públicos, melhorias nas áreas de infraestrutura e saneamento, investimento em habitação, promoção da reforma agrária e combate à desigualdade social.Ao final do encontro, reunidos por regiões pastorais os participantes discutiram sobre iniciativas já efetivadas e o que poderia ainda ser feito, bem como sobre as propostas que seriam levadas para o encontro em âmbito regional.  O encontro diocesano é uma preparação para o encontro estadual, que acontecerá em maio do próximo ano na cidade de Santa Inês (MA), de onde sairão propostas para 5ª SSB nacional, marcada para os dias 2 e 5 de setembro de 2013, em Brasília (DF).

Regional Nordeste 3 reflete sobre a Campanha da Evangelização 2012 e da Fraternidade 2013

O Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu um seminário, entre os dias 28 e 30 de setembro, para a articulação da Campanha da Evangelização 2012 e a CF-2013. Realizado em Salvador, o evento contou com a presença de 55 delegados diocesanos representando 19 dioceses do Regional. Também participaram do evento representantes dos colégios Sacramentinas, Antônio Vieira, Marista e Bom Pastor, instituições de ensino católico de Salvador.

A abertura do seminário foi conduzida por representantes do Setor Juventude da arquidiocese de Salvador (BA). Na sequência, o diácono Luciano Santana, da arquidiocese de Vitória (ES) abriu as discussões sobre a importância da formação de equipes permanentes para o trabalho com as campanhas nacionais nas dioceses e paróquias. Para o diácono, as equipes devem ajudar as comunidades a vivenciarem a proposta de cada campanha, a partir da experiência mística e do conteúdo proposto. Ainda no primeiro dia (28), o padre Vicente do Nascimento, da diocese de Bom Jesus da Lapa, introduziu os participantes na reflexão do tema da Campanha da Evangelização 2012, que traz como lema: "Nós vimos e testemunhamos que Ele é o filho de Deus"(Jo 1,34). Uma mesa redonda sobre os desafios da evangelização da juventude, que contou com a presença do bispo auxiliar de Salvador, dom Gilson Andrade da Silva e de jovens representantes do Setor Juventude de Barreiras, Feira de Santana e Salvador, encerrou a programação do dia.

O segundo dia do seminário, 29, foi dedicado ao estudo do tema da Campanha da Fraternidade - 2013, através da metodologia do Ver-Julgar-Agir-Celebrar. As reflexões foram conduzidas pelo assessor para as Campanhas da CNBB, padre Luis Carlos Dias. No último dia (30), os participantes firmaram compromissos práticos para darem prosseguimento aos preparativos das Campanhas em nível Regional e diocesano, especialmente para o trabalho com a juventude, tendo em vista a CF – 2013 e a Jornada Mundial da Juventude.


Regional Nordeste 3 reflete sobre a Campanha da Fraternidade 2013

O Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) promoveu um seminário, entre os dias 28 e 30 de setembro, para a articulação da Campanha da Evangelização 2012 e a Campanha da Fraternidade de 2013. Realizado em Salvador, o evento contou com a presença de 55 delegados diocesanos representando 19 dioceses do Regional. Também participaram do evento representantes dos colégios Sacramentinas, Antônio Vieira, Marista e Bom Pastor, instituições de ensino católico de Salvador.

A abertura do seminário foi conduzida por representantes do Setor Juventude da arquidiocese de Salvador. Na sequência, o diácono Luciano Santana, da arquidiocese de Vitória abriu as discussões sobre a importância da formação de equipes permanentes para o trabalho com as campanhas nacionais nas dioceses e paróquias. Para o diácono, as equipes devem ajudar as comunidades a vivenciarem a proposta de cada campanha, a partir da experiência mística e do conteúdo proposto. Ainda no primeiro dia, o padre Vicente do Nascimento, da diocese de Bom Jesus da Lapa, introduziu os participantes na reflexão do tema da Campanha da Evangelização 2012, que traz como lema: "Nós vimos e testemunhamos que Ele é o filho de Deus" (Jo 1,34).

Uma mesa redonda sobre os desafios da evangelização da juventude, que contou com a presença do bispo auxiliar de Salvador, dom Gilson Andrade da Silva, e de jovens representantes do Setor Juventude de Barreiras, Feira de Santana e Salvador, encerrou a programação do dia.

O segundo dia do seminário foi dedicado ao estudo do tema da Campanha da Fraternidade de 2013, através da metodologia do Ver-Julgar-Agir-Celebrar. As reflexões foram conduzidas pelo secretário executivo da Campanha da Fraternidade, da CNBB, padre Luis Carlos Dias. No dia 30, os participantes firmaram compromissos práticos para darem prosseguimento aos preparativos das Campanhas em nível Regional e diocesano, especialmente para o trabalho com a juventude, tendo em vista a CF 2013 e a Jornada Mundial da Juventude.


Diocese de Campina Grande acolhe seu sétimo bispo

A diocese de Campina Grande (PB) acolheu, no último sábado, 29 de setembro, seu sétimo bispo diocesano, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. A grande solenidade de acolhida e a concelebração da posse foi acompanhada por milhares de fiéis. Arcebispos, bispos e padres de várias dioceses do Nordeste estiveram em Campina Grande participando deste importante momento para a Igreja local. Familiares de dom Manoel, vindos da Bahia, também marcaram presença.

O bispo foi recepcionado na entrada da cidade com grande queima de fogos e inúmeras faixas de boas vindas das várias paróquias, pastorais, movimentos e Novas Comunidades. Em grande carreata, dom Manoel foi conduzido até a Praça da Bandeira, no centro da cidade, onde foi acolhido pelas autoridades civis e militares. Houve o hasteamento das Bandeiras e execução dos hinos Nacional e da Cidade. O bispo ainda recebeu, como forma de acolhimento, a chave da cidade.

Após o momento com as autoridades, dom Manoel, acompanhado dos bispos, do Clero e dos fiéis, seguiu em procissão até a Catedral de Nossa da Conceição para a solene de posse. O arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, deu início à celebração e entregou o báculo nas mãos do novo bispo de Campina Grande.

O padre Márcio Henrique, que atuou durante o período de vacância como administrador diocesano, fez os agradecimentos a todos que o ajudaram na missão de estar à frente da Igreja Particular de Campina Grande.

No domingo, dia 1º, dom Manoel presidiu a primeira missa na Catedral após sua posse e, na segunda, dia 2, passou a apresentar o programa "Bom Dia Irmãos", que vai ao ar de segunda a sábado pela manhã na Rádio Caturité AM 1050.

Dom Manoel é natural de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. É Mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado padre, no dia 5 de julho de 1980, na arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó (RN), no dia 8 de outubro daquele ano, e permaneceu até a data desta nova nomeação.

Atualmente, no Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), dom Manoel atua como vice-presidente e bispo referencial para a Comunicação. Ele também é membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social. Seu lema episcopal é "Ide aos meus irmãos" (Jo 20,17).


Regional Sul 2 promove ações durante a Semana Nacional da Vida

Desde ontem, 1º de outubro, regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dioceses de todo o país, estão realizando inúmeras discussões e ações em defesa e promoção da vida. Até o dia 7 de outubro está acontecendo a Semana Nacional da Vida que está trabalhando o tema "Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos".

Os membros da Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida, em Londrina (PR), o casal Wilton e Cristian Ribeiro, conta como o Regional Sul 2 (Paraná) se organizou para a Semana Nacional da Vida. "Nós montamos uma programação como sugestão para as dioceses do regional, com celebrações, momentos de reflexão, 'Hora Santa', palestras, e textos que poderiam ser utilizados. Passamos essas sugestões às dioceses e ao final da semana vamos sondar o que feito realizado", explicou Wilton Ribeiro.

Wilton também lembra que, em preparação para a Semana Nacional da Vida, o Regional Sul 2 realizou, nos dias 1º e 2 de setembro, o Congresso Regional da Pastoral Familiar. Na oportunidade, foi lançada a programação para a Semana Nacional da Vida e um abaixo-assinado em defesa da vida e da morte natural, cuja coleta de assinaturas foi iniciada em setembro e será encerrada ao final da Semana Nacional da Vida.

A programação do regional foi baseada no subsídio 'Hora da Vida', publicado pela Comissão Episcopal Pastoral para a vida e a Família da CNBB. O subsídio contém sugestões de roteiros de atividades e encontros temáticos, que podem ser adaptados de acordo com a realidade de cada região.

Para Wilton Ribeiro, o subsídio é uma importante ferramenta de reflexão e aprofundamento. "Os encontros propostos pelo subsídio 'Hora da Vida' são muito interessantes para passarmos para os grupos de reflexão. E passadas aos grupos de jovens, para que também trabalhem as reflexões", disse. "As orações e bênçãos que estão no subsídio, também ajudam bastante para enriquecer os momentos celebrativos da semana", completou.

"O subsídio é um material muito substancioso", garantiu Wilton. "Um ponto que achei excelente foram as orientações para a formação da Comissão de Respeito, Promoção e Defesa da Vida, porque nos dá um respaldo já  que estamos trabalhando a um bom tempo com isso, e o material vem ajustar bastante", destacou.

Sobre a importância da Semana Nacional da Vida, Wilton afirma nos tempos atuais a violência está banalizada. "No momento em que vivemos de tantas ameaças, como acompanhamos pela TV, até pessoas que não são ligadas à Igreja, afirmam que está havendo uma extrapolação em relação às ameaças à vida", disse.

"A Semana Nacional da Vida vem como um recado muito forte para a sociedade para valorizar a vida e mostrar como ela é importante. E mostra ao mesmo tempo, a importância de denunciar", explicou Wilton ainda lembrando que o foco da ação devem ser os pequenos grupos. "A semana é esse holofote para que as comunidades de base comecem a interiorizar esses momentos de reflexão, e para que os cristãos católicos tomem um posicionamento em relação à defesa e promoção da vida."


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303