Boletim Diário da CNBB - 02/10/2012
REFLEXÃO
Este trecho do Evangelho que nos é proposto pela Igreja na comemoração da memória dos santos Anjos da Guarda é um paralelo ao trecho que meditamos ontem, porém nos apresenta um acréscimo muito importante, que não podemos desconsiderar: a assistência que Deus concede a todos os que são pequenos e a necessidade que existe de valorizarmos aqueles que são os desvalidos do mundo, pois os seus anjos no céu vêem sem cessar a face de Deus. Devemos receber em nome de Jesus todas as crianças, assim como todos os demais desvalidos e excluídos da sociedade para recebermos o próprio Cristo, presente neles.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Carlos Alberto dos Santos, Bispo de Teixeira de Freitas - Caravelas - BA
Ordenação Episcopal
- Dom Luciano José Cabral Duarte, Arcebispo Emérito de Aracaju - SE
- Reunião do Grupo de Assessores da CNBB debate sobre o Sínodo dos Bispos
- Assembleia do Comire do Regional Noroeste reflete sobre missão no mundo secularizado e pluricultural
- Diocese de Brejo debate temática da 5ª Semana Social Brasileira
- Regional Nordeste 3 reflete sobre a Campanha da Evangelização 2012 e da Fraternidade 2013
- Regional Nordeste 3 reflete sobre a Campanha da Fraternidade 2013
- Diocese de Campina Grande acolhe seu sétimo bispo
- Regional Sul 2 promove ações durante a Semana Nacional da Vida
Reunião do Grupo de Assessores da CNBB debate sobre o Sínodo dos Bispos
Começou no dia 2 de outubro, mais uma reunião do Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Estão presentes todos os assessores das 12 Comissões Episcopais Pastorais mais os assessores das Comissões Especiais. A reunião é coordenada pelo secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, e debatem nesta manhã sobre a 13ª Assembleia Geral para o Sínodo dos Bispos 2012, que começa no próximo dia 7 e segue até o dia 28 de outubro, no Vaticano.
O Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização tem como tema "A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé", e pretende discutir a distinção teórica entre a evangelização como atividade regular da Igreja; o primeiro anúncio 'ad gentes', aos que não conhecem ainda Jesus Cristo e a nova evangelização, que se dirige, sobretudo, aos que se afastaram da Igreja, às pessoas batizadas mais não suficientemente evangelizadas.
A reunião do Grupo de Assessores ainda deve ainda debater sobre a Comunicação, as Atividades das Comissões Pastorais e o Relatório de atividades.
Assembleia do Comire do Regional Noroeste reflete sobre missão no mundo secularizado e pluricultural
O Regional Noroeste da CNBB (Acre, sul do Amazonas e Rondônia) realizou nos dias 28 a 30 de setembro, a 10ª Assembleia do Conselho Missionário Regional (Comire) que teve como tema "O trabalho missionário na Amazônia em vista da mudança de época" e contou com a presença de seis das sete dioceses do Regional e um grupo de 40 pessoas.
O encontro formativo teve o objetivo de analisar a realidade da Amazônia, à luz do 3º Congresso Missionário Nacional que aconteceu no último mês de julho, em Palmas (TO). Os participantes refletiram sobre como viver a Missão em uma mudança de época num mundo pluricultural e secularizado.
Durante a Assembleia, as dioceses presentes apresentaram suas realidades: ação missionária, surgimento dos Conselhos Missionários, crescimento da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e os desafios econômicos, humanos, as distâncias geográficas das dioceses, bem como a falta de missionários.
O assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Missão Continental, padre Sidnei Dornelas, orientou a formação. Ele ajudou a compreender a proposta do Documento de Aparecida (DAp) na missão continental e permanente e refletiu sobre os rumos da Igreja no quadriênio 2011-2015.
"É importante destacar que a Igreja é indispensavelmente missionária. Não se trata, portanto, de conceber a atitude missionária ao lado de outros serviços ou atividades, mas de dar a tudo que se faz um sentido missionário, que todos os batizados efetivamente se reconhecem como missionários. Assim a Igreja no Brasil reforça seu compromisso com a Missão Continental", disse o padre Sidnei.
Na partilha das reflexões, trabalhos em grupos e plenária veio à tona as diferentes realidades desta região amazônica, bem como os desafios e compromissos assumidos no Encontro de Santarém, destacando o fenômeno da urbanização, as migrações, a formação e o inchaço das grandes cidades, a partir da construção das hidrelétricas, o tráfico, a violência, a prostituição, as drogas. Um ponto de destaque foi refletir sobre como esses problemas afetam as culturas tradicionais; indígenas, quilombolas, ribeirinhas, rurais e as realidades urbanas.
No sábado aconteceu a "Noite de Testemunhos" de missionários brasileiros além-fronteiras, irmã Oneide Ferri, Serva do Espírito Santo, partilhou sua experiência de sete anos no Timor Leste. Logo após os participantes continuaram assistindo em vídeo os depoimentos do padre Wellington Alves, no Sudão; da missionária leiga Teone Santos, para o Norte de Moçambique, e da missionária leiga Lúcia de Fátima Cardoso, em Brasília. Foi recordado que o Brasil sempre recebeu missionários de outros continentes e que é preciso ser uma igreja ad gentes, em espírito de missão e partilha.
O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, esteve presente no domingo pela manhã e falou sobre o Mês Missionário de outubro, cujo tema é "Brasil missionário, partilha tua fé" que este ano está em sintonia com o Congresso Missionário Americano 4 e o Congresso Latino-Americano 9 (CAM4/ COMLA9). O sacerdote expôs todo o material do mês missionário e respondeu às dúvidas do grupo. Anunciou o Ano da IAM em 2013-2014, em comemoração aos 170 anos da Obra no mundo. Foram dadas ainda sugestões de como trabalhar com o material. Por fim disse que as POM estão à disposição do serviço da animação missionária na Igreja do Brasil.
Ao final do encontro foram dados alguns encaminhamentos, tais como: fortalecimento dos Conselhos; visita do Conselho Missionário Regional às dioceses com formação e animação missionária; uma maior articulação de todo o trabalho da Ação Missionária deste Regional; organizar para 2014 o 1? Congresso Missionário Regional.
Diocese de Brejo debate temática da 5ª Semana Social Brasileira
Regional Nordeste 3 reflete sobre a Campanha da Evangelização 2012 e da Fraternidade 2013
O Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu um seminário, entre os dias 28 e 30 de setembro, para a articulação da Campanha da Evangelização 2012 e a CF-2013. Realizado em Salvador, o evento contou com a presença de 55 delegados diocesanos representando 19 dioceses do Regional. Também participaram do evento representantes dos colégios Sacramentinas, Antônio Vieira, Marista e Bom Pastor, instituições de ensino católico de Salvador.
A abertura do seminário foi conduzida por representantes do Setor Juventude da arquidiocese de Salvador (BA). Na sequência, o diácono Luciano Santana, da arquidiocese de Vitória (ES) abriu as discussões sobre a importância da formação de equipes permanentes para o trabalho com as campanhas nacionais nas dioceses e paróquias. Para o diácono, as equipes devem ajudar as comunidades a vivenciarem a proposta de cada campanha, a partir da experiência mística e do conteúdo proposto. Ainda no primeiro dia (28), o padre Vicente do Nascimento, da diocese de Bom Jesus da Lapa, introduziu os participantes na reflexão do tema da Campanha da Evangelização 2012, que traz como lema: "Nós vimos e testemunhamos que Ele é o filho de Deus"(Jo 1,34). Uma mesa redonda sobre os desafios da evangelização da juventude, que contou com a presença do bispo auxiliar de Salvador, dom Gilson Andrade da Silva e de jovens representantes do Setor Juventude de Barreiras, Feira de Santana e Salvador, encerrou a programação do dia.
O segundo dia do seminário, 29, foi dedicado ao estudo do tema da Campanha da Fraternidade - 2013, através da metodologia do Ver-Julgar-Agir-Celebrar. As reflexões foram conduzidas pelo assessor para as Campanhas da CNBB, padre Luis Carlos Dias. No último dia (30), os participantes firmaram compromissos práticos para darem prosseguimento aos preparativos das Campanhas em nível Regional e diocesano, especialmente para o trabalho com a juventude, tendo em vista a CF 2013 e a Jornada Mundial da Juventude.
Regional Nordeste 3 reflete sobre a Campanha da Fraternidade 2013
O Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) promoveu um seminário, entre os dias 28 e 30 de setembro, para a articulação da Campanha da Evangelização 2012 e a Campanha da Fraternidade de 2013. Realizado em Salvador, o evento contou com a presença de 55 delegados diocesanos representando 19 dioceses do Regional. Também participaram do evento representantes dos colégios Sacramentinas, Antônio Vieira, Marista e Bom Pastor, instituições de ensino católico de Salvador.
A abertura do seminário foi conduzida por representantes do Setor Juventude da arquidiocese de Salvador. Na sequência, o diácono Luciano Santana, da arquidiocese de Vitória abriu as discussões sobre a importância da formação de equipes permanentes para o trabalho com as campanhas nacionais nas dioceses e paróquias. Para o diácono, as equipes devem ajudar as comunidades a vivenciarem a proposta de cada campanha, a partir da experiência mística e do conteúdo proposto. Ainda no primeiro dia, o padre Vicente do Nascimento, da diocese de Bom Jesus da Lapa, introduziu os participantes na reflexão do tema da Campanha da Evangelização 2012, que traz como lema: "Nós vimos e testemunhamos que Ele é o filho de Deus" (Jo 1,34).
Uma mesa redonda sobre os desafios da evangelização da juventude, que contou com a presença do bispo auxiliar de Salvador, dom Gilson Andrade da Silva, e de jovens representantes do Setor Juventude de Barreiras, Feira de Santana e Salvador, encerrou a programação do dia.
O segundo dia do seminário foi dedicado ao estudo do tema da Campanha da Fraternidade de 2013, através da metodologia do Ver-Julgar-Agir-Celebrar. As reflexões foram conduzidas pelo secretário executivo da Campanha da Fraternidade, da CNBB, padre Luis Carlos Dias. No dia 30, os participantes firmaram compromissos práticos para darem prosseguimento aos preparativos das Campanhas em nível Regional e diocesano, especialmente para o trabalho com a juventude, tendo em vista a CF 2013 e a Jornada Mundial da Juventude.
Diocese de Campina Grande acolhe seu sétimo bispo
A diocese de Campina Grande (PB) acolheu, no último sábado, 29 de setembro, seu sétimo bispo diocesano, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. A grande solenidade de acolhida e a concelebração da posse foi acompanhada por milhares de fiéis. Arcebispos, bispos e padres de várias dioceses do Nordeste estiveram em Campina Grande participando deste importante momento para a Igreja local. Familiares de dom Manoel, vindos da Bahia, também marcaram presença.
O bispo foi recepcionado na entrada da cidade com grande queima de fogos e inúmeras faixas de boas vindas das várias paróquias, pastorais, movimentos e Novas Comunidades. Em grande carreata, dom Manoel foi conduzido até a Praça da Bandeira, no centro da cidade, onde foi acolhido pelas autoridades civis e militares. Houve o hasteamento das Bandeiras e execução dos hinos Nacional e da Cidade. O bispo ainda recebeu, como forma de acolhimento, a chave da cidade.
Após o momento com as autoridades, dom Manoel, acompanhado dos bispos, do Clero e dos fiéis, seguiu em procissão até a Catedral de Nossa da Conceição para a solene de posse. O arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, deu início à celebração e entregou o báculo nas mãos do novo bispo de Campina Grande.
O padre Márcio Henrique, que atuou durante o período de vacância como administrador diocesano, fez os agradecimentos a todos que o ajudaram na missão de estar à frente da Igreja Particular de Campina Grande.
No domingo, dia 1º, dom Manoel presidiu a primeira missa na Catedral após sua posse e, na segunda, dia 2, passou a apresentar o programa "Bom Dia Irmãos", que vai ao ar de segunda a sábado pela manhã na Rádio Caturité AM 1050.
Dom Manoel é natural de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. É Mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado padre, no dia 5 de julho de 1980, na arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó (RN), no dia 8 de outubro daquele ano, e permaneceu até a data desta nova nomeação.
Atualmente, no Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), dom Manoel atua como vice-presidente e bispo referencial para a Comunicação. Ele também é membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social. Seu lema episcopal é "Ide aos meus irmãos" (Jo 20,17).
Regional Sul 2 promove ações durante a Semana Nacional da Vida
Desde ontem, 1º de outubro, regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dioceses de todo o país, estão realizando inúmeras discussões e ações em defesa e promoção da vida. Até o dia 7 de outubro está acontecendo a Semana Nacional da Vida que está trabalhando o tema "Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos".
Os membros da Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida, em Londrina (PR), o casal Wilton e Cristian Ribeiro, conta como o Regional Sul 2 (Paraná) se organizou para a Semana Nacional da Vida. "Nós montamos uma programação como sugestão para as dioceses do regional, com celebrações, momentos de reflexão, 'Hora Santa', palestras, e textos que poderiam ser utilizados. Passamos essas sugestões às dioceses e ao final da semana vamos sondar o que feito realizado", explicou Wilton Ribeiro.
Wilton também lembra que, em preparação para a Semana Nacional da Vida, o Regional Sul 2 realizou, nos dias 1º e 2 de setembro, o Congresso Regional da Pastoral Familiar. Na oportunidade, foi lançada a programação para a Semana Nacional da Vida e um abaixo-assinado em defesa da vida e da morte natural, cuja coleta de assinaturas foi iniciada em setembro e será encerrada ao final da Semana Nacional da Vida.
A programação do regional foi baseada no subsídio 'Hora da Vida', publicado pela Comissão Episcopal Pastoral para a vida e a Família da CNBB. O subsídio contém sugestões de roteiros de atividades e encontros temáticos, que podem ser adaptados de acordo com a realidade de cada região.
Para Wilton Ribeiro, o subsídio é uma importante ferramenta de reflexão e aprofundamento. "Os encontros propostos pelo subsídio 'Hora da Vida' são muito interessantes para passarmos para os grupos de reflexão. E passadas aos grupos de jovens, para que também trabalhem as reflexões", disse. "As orações e bênçãos que estão no subsídio, também ajudam bastante para enriquecer os momentos celebrativos da semana", completou.
"O subsídio é um material muito substancioso", garantiu Wilton. "Um ponto que achei excelente foram as orientações para a formação da Comissão de Respeito, Promoção e Defesa da Vida, porque nos dá um respaldo já que estamos trabalhando a um bom tempo com isso, e o material vem ajustar bastante", destacou.
Sobre a importância da Semana Nacional da Vida, Wilton afirma nos tempos atuais a violência está banalizada. "No momento em que vivemos de tantas ameaças, como acompanhamos pela TV, até pessoas que não são ligadas à Igreja, afirmam que está havendo uma extrapolação em relação às ameaças à vida", disse.
"A Semana Nacional da Vida vem como um recado muito forte para a sociedade para valorizar a vida e mostrar como ela é importante. E mostra ao mesmo tempo, a importância de denunciar", explicou Wilton ainda lembrando que o foco da ação devem ser os pequenos grupos. "A semana é esse holofote para que as comunidades de base comecem a interiorizar esses momentos de reflexão, e para que os cristãos católicos tomem um posicionamento em relação à defesa e promoção da vida."
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário