sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 24/08/2012

REFLEXÃO

Quando André revela que encontrou o Messias a Natanael ou Bartolomeu, palavra que quer dizer "filho do agricultor", a atitude de Natanael foi de dúvida: "De Nazaré, pode sair coisa boa?" No entanto, ele vence a sua desconfiança, atende ao convite que foi feito por André e vai encontrar-se com Jesus. A experiência do encontro pessoal com Jesus faz com que Natanael venha a reconhecer a sua divindade e torne-se seu discípulo pelo resto de sua vida, mostrando-nos com isso que, apesar de todos os nossos problemas, se procurarmos ter retidão de coração e vencer as nossas fraquezas, também faremos a experiência do encontro pessoal com Jesus e também nos tornaremos seus verdadeiros discípulos.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Benedito Francisco de Albuquerque, Bispo Emérito de Itapipoca - CE

Ordenação Episcopal

  • Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju - SE
  • Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo de Picos - PI
NOTÍCIAS

Dom Eduardo Koaik, bispo emérito de Piracicaba, está internado em estado crítico

Desde a madrugada do último sábado, 18 de agosto, o bispo emérito da Diocese de Piracicaba (SP), dom Eduardo Koaik, está internado no Hospital Unimed de Piracicaba. Seu estado de saúde é considerado crítico com neoplasia no couro cabeludo e metaplasia de pulmão e hepática.

Acometido por um câncer desde 2007, dom Eduardo é um exemplo de luta pela vida. Passou por quatro intervenções cirúrgicas, centenas de sessões de quimioterapia e de radioterapia. No hospital, dom Eduardo está acompanhado de seus irmãos Elias Koaik e Yvonne Koaik, além de amigos e do padre Kleber Danelon que o acompanha no tratamento médico desde janeiro de 2009.

Dom Fernando Mason, bispo da Diocese de Piracicaba, afirma que dom Eduardo é um valente lutador que não se entregou ao câncer. Uma luta que já dura cinco anos. O bispo emérito, que completou 86 anos na última terça-feira, dia 21 de agosto, foi o terceiro bispo de Piracicaba. Ele tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1980 como Bispo Coadjutor com direito à sucessão e Administrador Apostólico "Sede Plena". Com a renúncia de Dom Aníger em 11 de janeiro de 1984, tornou-se o terceiro Bispo Diocesano de Piracicaba.

Tendo como lema episcopal "Construir na Caridade", dom Eduardo foi bispo-auxiliar do Rio de Janeiro por seis anos. Transferido para Piracicaba, administrou a diocese por mais de 22 anos, tendo realizado um profícuo trabalho pastoral e social. Construiu os seminários teológico, filosófico e propedêutico, ordenou 34 padres diocesanos e 33 diáconos permanentes. Criou 17 novas paróquias, cinco quase-paróquias e dois santuários marianos.

Entre os muitos trabalhos como bispo, dom Eduardo Koaik presidiu o Regional Sul -1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo, no período de 1991 a 1995, sucedendo o cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo de São Paulo. Foi também por duas vezes membro da CEP (Comissão Episcopal de Pastoral, órgão coordenador da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), respondendo, na primeira vez, pelo setor de Comunicação Social e, na segunda, pelo setor dos Leigos, das Comunidades Eclesiais de Base e da Pastoral Universitária.

Presidiu a Caritas, órgão da CNBB responsável pela ação social. Fez parte da comissão de bispos indicados pela CNBB para acompanhar a Renovação Carismática Católica (RCC) e foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Também foi membro do DECOS ( Departamento de Comunicações do Celam – Conselho Episcopal Latino-americano).

No dia 15 de maio de 2002, a Santa Sé aceitou sua renúncia (por ter completado 75 anos), tornando-se bispo emérito, mas continuou governando a diocese como Administrador Apostólico até a posse de seu sucessor, dom Moacyr José Vitti, em 5 de julho do mesmo ano. Terminado seu ministério à frente da diocese, continua residindo em Piracicaba, prestando sua valiosa colaboração. Como bispo emérito, ordenou mais três sacerdotes diocesanos. Continuou a residir no bairro São Dimas e na atuação como vigário na Paróquia Santa Cruz e São Dimas.

Dom Eduardo Koaik  - Resumo

• 21 de agosto de 1926 - nasceu em Manaus, filho de Miled José Koaik e Helena Elias Koaik. • 8 de abril de 1950 - ordenado sacerdote, em Roma • 22 de outubro de 1973 – nomeado bispo de Noba e bispo-auxiliar do Rio de Janeiro pelo Papa Paulo VI • 6 de janeiro de 1974 - ordenado bispo pelo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo do Rio de Janeiro • 7 de dezembro de 1979 - transferido para Piracicaba pelo Papa João Paulo II • 28 de fevereiro de 1980 – tomou posse como Bispo Coadjutor de Dom Aníger e Administrador Apostólico "Sede Plena" • 11 de janeiro de 1984 - com a renúncia de Dom Aníger, tornou-se o 3º bispo diocesano de Piracicaba • 15 de maio de 2002 – tornou-se bispo emérito de Piracicaba, continuando no governo da diocese como Administrador Apostólico • 5 de julho de 2002 – encerrou seu ministério episcopal à frente da diocese.


Pastoral do Turismo e Eductour na França

A Pastoral do Turismo do Brasil participou entre os dias 12 a 21 de agosto, na França, de um "Eductour Religioso" promovido pelo ministério do Turismo francês – programa Turismo França – Brasil, em parceria com vários santuários e centros de peregrinações franceses. O objetivo do evento foi vivenciar uma nova experiência de peregrinação em lugares conhecidos e apresentar outros destinos que são, porém com apelo espiritual e boa estrutura de acolhimento. Participaram vários operadores e agentes e turismo de Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, com foco centrado em viagens religiosas.

O convite especial feito pelo governo francês à Pastoral do Turismo teve como objetivo avaliar essas novas possibilidades e desenvolver um efeito multiplicador entre agentes e operadores brasileiros, dando a chancela aos mesmos. A pastoral conheceu o programa de voluntariado internacional que acontece em Lourdes e Salete. Jovens e outros voluntários de todo o mundo são convidados a passar uma temporada nesses santuários e colaborarem no atendimento aos peregrinos.

Os espaços sagrados visitados foram os seguintes: Santuário Notre-Dame de Lourdes e  Castelo de Lourdes,  Carcassonne, Cité Médiévale, Santuário de Notre Dame du Laus, em Saint-Etienne, Santuário de  Notre-Dame de La Salette, Abadia  de Fontenay, na Borgonha, Basílica de Notre Dame de Vézelay, Capela da Medalha Milagrosa e Basílica do Sagrado Coração, em Paris.

Como resultado desse eductour religioso nasceu a proposta da criação de um roteiro de peregrinação chancelado pela Pastoral do Turismo, a ser realizado em agosto de 2013,  organizado em conjunto pelas operadoras participantes, tendo o apoio da Tour France. A referida proposta centrada na temática da peregrinação e com a dimensão cultural será oferecida às demais agências de viagens, que serão convidadas a divulgar o roteiro. Paralelamente outra ação será desenvolvida com o Setor Juventude a fim de estimular o voluntariado e a peregrinação solidária.


Reunião na CNBB trata de projetos de liturgia

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia esteve reunida nos dias 23 e 24 de agosto para definir, analisar, e avaliar os projetos de liturgia da Igreja no Brasil. O objetivo da reunião é fazer uma avaliação de todas as atividades realizadas este ano no setor litúrgico por parte da CNBB.

A comissão é formada por dom Armando Bucciol, presidente; pelos membros dom Edimar Perón, bispo auxiliar de São Paulo, e dom Fernando Panico, bispo da Diocese de Crato (CE). Os bispos são auxiliados pelos três assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): o responsável pela Pastoral Litúrgica é o padre Hernaldo Pinto Farias, no Setor de Música Litúrgica, padre José Carlos Sala, e no Espaço Litúrgico, João Martins.

Na reunião cada um dos assessores da comissão informou como tem sido o andamento dos trabalhos nas suas respectivas áreas. "Tivemos uma panorâmica da realidade litúrgica no Brasil, assim como nós a percebemos, no debate e na troca de ideias, detectar algumas áreas, atividades, âmbitos, nos quais precisamos trabalhar mais ou de uma maneira diferenciada", explicou o presidente da comissão, dom Armando.

Na reunião, os três bispos responsáveis pelo setor são informados das atividades, dos passos dados e dos programas que, ateriormente, tinham sido planejados e foram executadas. "Partilhamos das dificuldades enfrentadas, propostas, e avaliação de tudo que ocorreu neste último período", disse o presidente.

"É sempre muito positivo o intercâmbio e ver em conjunto o que compete à comissão litúrgica", finalizou dom Armando.


Simpósio promovido pelo CNLB do Regional Sul 1 será transmitido via internet

Neste ano de 2012, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) comemora seu jubileu de prata. Para marcar esta celebração o Conselho promove, nos dias 25 e 26 de agosto, um simpósio sobre o Concílio Vaticano II e o Laicato. O evento será realizado no Centro Universitário da UNIFAI, na capital paulista, e pretende analisar as contribuições do Concílio para a caminhada da Igreja, a teologia construída a partir dele, e como a América Latina recebeu o pensamento conciliar, a partir da conferência episcopal de Medellin (1968). Para as pessoas que não conseguiram se inscrever, o evento será transmitido através da TV CNLB, em alta definição via internet. Será possível também a interação por meio de um canal privativo de mensagens em tempo real, e as perguntas serão repassadas aos assessores nos momentos adequados.A seguir, a programação do evento:Sábado, 25 de agosto8h – Acolhida9h – Oração Inicial10h - 1ª Mesa - Tema: "O significado eclesial do Vaticano II"Assessores: Profª Lucia Pedrosa e Pe. Antonio José de AlmeidaMediador: Edson Silva12h30 – Almoço13h45 - 2ª Mesa - Tema: "Diálogo com o Mundo"Assessores: Profº Carlos Francisco Signorelli e Profº João Décio PassosMediador: Wanda Conti16h30 - 3ª Mesa - Tema: "América Latina e a Teologia da Libertação"Assessores: Fernando Altemeyer e Pe. Benedito FerraroMediador: Antonio Geraldo Aguiar18h30 – Jantar19h30 – Noite CulturalDomingo, 26 de agosto8h – Acolhida9h – Oração Inicial9h20 - 4ª Mesa - Tema: "Vocação e Co-responsabilidade"Assessores: Profº Francisco Catão e Profº Eva RezendeMediador: Marcia D. M. Signorelli12h – Almoço15h – Celebração Eucarística de Encerramento, na Catedral da Sé

Seminário reúne pastorais e movimentos sociais na preparação para a 5ª Semana Social Brasileira

"Estado para quê e para quem?" A resposta a esta pergunta é a busca dos envolvidos na 5ª Semana Social Brasileira (SSB), promovida pela CNBB e movimentos sociais. O evento celebrativo será em maio de 2013, mas o debate da SSB já está acontecendo em muitas dioceses e paróquias de todo o país. A coordenação é feita pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB. Entre os dias 21 e 23 de agosto, a coordenação das pastorais sociais, organismos e movimentos realizaram um seminário sobre a temática da 5ª SSB, em Brasília (DF). Além de um estudo mais aprofundado do tema, foram realizados encaminhamentos quanto à continuidade das atividades nacionais. "Foi muito importante para perceber quais os ganhos até aqui, avaliar e encaminhar os próximos passos, como também começar a coletar as sistematizações que devem chegar dos regionais, das dioceses, das pastorais sociais e  dos movimentos sociais do Brasil", disse dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão. O mesmo evento também serviu para fortalecer a articulação entre as pastorais sociais e organismos da CNBB, em vista da visibilidade das ações realizadas. Houve a apresentação de uma análise de conjuntura, com a assessoria de Rosilene Wansetto, da Rede Jubileu Sul Brasil; dos professores José Antonio Moroni e padre José André da Costa, do Instituto de Filosofia Berthier. "Este momento de reflexão é importante porque historicamente as pastorais sociais e movimentos sociais no Brasil fazem uma caminhada unida pautando lutas e desafios comuns para uma melhoria das condições de vida do povo, por isso é importante retomar esse processo", afirma o assessor da Comissão, padre Ari dos Reis. Além de dom Guilherme, participaram do Seminário dom José Moreira Neto (Três Lagoas – MT); dom José Luis Salles (Pesqueira – PE); dom Enemésio Lazzaris (Balsas – MA); dom Pedro Stringhini (Franca – SP); e dom Sebastião Lima Duarte (Viana – MA). Durante o evento, os participantes analisaram os dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que mostram o Brasil como o quarto país mais desigual da América Latina. Na pesquisa, o Brasil perde apenas para Guatemala, Honduras e Colômbia, e revela também que um quarto dos pobres do continente vivem em terras brasileiras. Na avaliação, dom Guilherme provocou uma questão aos presentes: "Este é o Estado que queremos?".

Arquidiocese de Mariana (MG) lembra os seis anos da morte de dom Luciano Mendes de Almeida

A arquidiocese de Mariana prepara uma série de homenagens que vão marcar o sexto aniversário de falecimento do arcebispo de Mariana, dom Luciano Mendes de Almeida, na próxima segunda-feira, dia 27. Entre elas, a tradicional Comenda dom Luciano, instituída em 2008 por dom Geraldo Lyrio Rocha, atual arcebispo metropolitano. Esta importante condecoração tem como objetivo homenagear personalidades e organizações que, por suas ações afirmativas, cumprem significativo papel no campo da Responsabilidade Social e da educação.

Anualmente realiza-se uma sessão solene, no dia 27 de agosto, data do falecimento de dom Luciano (2006), e comemorativa do aniversário da Faculdade Arquidiocesana (FAM), que a partir de 2007 passa a ter o nome de seu fundador.

Todos os anos o Conselho Permanente da Comenda reúne-se, tendo a responsabilidade de definir os nomes dos que serão agraciados com a "Comenda dom Luciano Mendes de Almeida, do Mérito Educacional e da Responsabilidade Social". Neste ano de 2012 serão agraciados o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo; dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira (MG); assim como o bispo emérito de Divinópolis (MG), dom José Belvino do Nascimento; monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues, diretor do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana; padre Júlio Lancelloti e as irmãs da Beneficência Popular.

As homenagens terão início com a tradicional concelebração eucarística, na Catedral da Sé, no Centro Histórico de Mariana, às 18h30, seguida da sessão solene de entrega da Comenda, no centro Cultural Arquidiocesana Dom Frei Manoel da Cruz (Palácio dos Bispos).

Dom Luciano foi arcebispo de Mariana durante 18 anos (1988 a 2006), falecendo no dia 27 de agosto de 2006. Atuou como secretário e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos consecutivos em cada uma das funções. Estimado por todo o episcopado brasileiro, dom Luciano ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos.

Biografia

Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida (1988 – 2006) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de outubro de 1930, filho de Cândido Mendes de Almeida e de Emília Mello Vieira Mendes de Almeida. Na juventude, entrou para a Companhia de Jesus, ordem religiosa de Santo Inácio – (Jesuíta). Fez seus estudos de filosofia em Nova Friburgo, de 1951 a 1953 e, em Roma, fez seus estudos de teologia, de 1955 a 1958 e doutorou-se em Filosofia (1965). Foi ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em 2 de maio de 1976. Entre outras funções que assumiu no serviço à Igreja de Deus, destacam-se: o trabalho na CNBB, como secretário geral, de 1979 a1987; e depois seu presidente em dois mandatos sucessivos (1988 a 1995); membro da Pontifícia comissão de Justiça e Paz (1992 a 2006); 1º vice-Presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) de 1995 a 1998.

Durante seu episcopado, Mariana comemorou o primeiro centenário como Arquidiocese, coincidindo com seus 30 anos de ordenação episcopal e 18 anos à frente desta Igreja particular. Seu pastoreio fez da Arquidiocese de Mariana, uma Igreja mais integrada à caminhada com a Igreja no Brasil, uma Igreja viva e atuante, solidária e comprometida, à luz da fé, no anúncio do evangelho, no fervor missionário e na erradicação da fome e da miséria. Estão entre algumas de suas muitas iniciativas pastorais: reestruturação dos serviços de atendimento pastoral e social na Arquidiocese; recuperação do acervo histórico, artístico e cultural; maior investimento nos Meios de Comunicação Social (como a criação do Departamento Arquidiocesano de Comunicação – DACOM), na formação e participação dos leigos e multiplicação dos serviços e casas de atendimento aos idosos, crianças, jovens, homem do campo, dependentes químicos, pessoas carentes e com deficiência.

Na organização Pastoral destaca-se, entre outros, a criação das cinco Regiões Pastorais e dos vicariatos, organização dos centros de pastoral: Arquidiocesano e Regionais; realização anual de assembleias pastorais e encontros dos presbíteros e diáconos; organização e nova configuração dos conselhos; organização das pastorais; planos de evangelização. Empenho para com a formação dos padres: reestruturação das casas de formação, investimento na qualificação dos padres formadores, construção de novas dependências, como a casa do Ensino Médio e Propedêutico, criação da FAM (Faculdade Arquidiocesana de Mariana). Ordenou quatro bispos e 186 padres (sendo 94 da Arquidiocese) e 15 diáconos permanentes.

Sua saúde foi abalada diante de uma enfermidade, que dia a dia, mais se agravava. Em 27 de agosto de 2006, faleceu dom Luciano. Mais que nos anais da história, seus feitos de amor estarão inscritos e se perpetuarão nos corações do povo que muito o amou e dele jamais se esquecerá.


Plano de Pastoral define ação evangelizadora da arquidiocese de Florianópolis

Mais de 300 pessoas, entre bispos, padres, diáconos, religiosas(os) e lideranças leigas, da arquidiocese de Florianópolis (SC) – que envolve 30 municípios da Grande Florianópolis –, estão reunidos em Santo Amaro da Imperatriz (SC) para participar da 27ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. A Assembleia teve início na manhã de hoje (24/08), prossegue por toda a tarde até às 19h, e continua na manhã de sábado (25/08), até às 13h. Durante a Assembleia, será realizado o estudo e aprovação do Plano Arquidiocesano de Pastoral.

Realizada no salão paroquial da Igreja Matriz da Paróquia de Santo Amaro, a Assembleia se propõe a refletir sobre a realidade eclesial e social arquidiocesana à luz do Concilio Vaticano II; concluir o processo de planejamento, aprovar o Plano de Pastoral da Arquidiocese e elaborar Projetos para a Ação Evangelizadora.

O documento é resultado de três anos de intenso trabalho com a participação de todas as comunidades da Arquidiocese, além de pesquisas e estudos da ação evangelizadora da Igreja. O texto foi elaborado com a contribuição de todas as comunidades e vai definir ação evangelizadora da Igreja para os próximos anos na arquidiocese.

O Plano Arquidiocesano de Pastoral trata das cinco urgências da Igreja na Evangelização: Igreja em estado permanente de missão; Igreja - casa de iniciação à vida cristã; Igreja - lugar de animação bíblica da vida e da Pastoral; Igreja - comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos. Cada urgência foi dividida em três múnus: Palavra (Bíblia); Liturgia (Celebração); e Caridade (ação social da Igreja nas comunidades). E cada um deles foi refletido em três instâncias: Arquidiocese; comarcas e paróquias.

O texto aprovado pelos participantes da Assembleia será o grande instrumento de trabalho que orientará e promoverá unidade na ação evangelizadora da Arquidiocese de Florianópolis pelos próximos anos.

Durante a abertura dos trabalhos, Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, falou da importância da Assembleia e do desafio que os participantes tem nesse momento. "Iremos aprovar o resultado de três anos de estudos. Ainda teremos a missão de fazer com que o que aqui for decidido seja aplicado plenamente em nossas comunidades", disse.


Caminhada encerrará o 'Ano Vocacional' da Arquidiocese de Porto Alegre

Para o próximo domingo, dia 26 de agosto, a Arquidiocese de Porto Alegre convoca os católicos para a tradicional "Caminhada Vocacional", em Gravataí. Em 2012, o evento terá uma motivação especial – o encerramento do Ano Vocacional Arquidiocesano, iniciado em agosto de 2011. Neste tempo, todas as paróquias intensificaram o estudo e a oração pelo surgimento de novos vocacionados a padre, Irmã ou irmão religioso, casais ou leigos nas comunidades.

A Caminhada Vocacional já é tradição por reunir os católicos em torno do tema 'Vocação'. Este tema é trabalhado pela Igreja no Brasil mais fortemente durante o mês de agosto. Para o domingo, a programação acontecerá durante a tarde: Às 14h, uma procissão sairá da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos e seguirá até o Seminário São José, no centro da cidade. Em seguida, às 15h30min, o Arcebispo Metropolitano Dom Dadeus Grings, presidirá uma missa solene, acompanhado de padres de toda Arquidiocese. Após a missa, o Ano Vocacional será encerrado com um show religioso do Pe. Ezequiel Dal Pozzo. Em caso de chuva, não haverá a procissão, e todos são convidados a se encontrarem direto no Seminário São José.

Para o promotor Vocacional da Arquidiocese, Padre Luís Antônio Larratéa, mais conhecido como padre Tom, o Ano Vocacional Arquidiocesano teve como meta a conscientização da missão de cada batizado: "Todos os batizados são chamados a serem 'discípulos missionários' na construção do Reino de Deus. O Ano Vocacional foi um momento de celebrar a caminhada do Serviço de Animação Vocacional em nossa Arquidiocese".

O presbítero destaca que durante um ano, todas as 156 paróquias, presentes nos 29 municípios de abrangência da Arquidiocese, refletiram o tema "Discípulos-missionários a serviço das vocações" e o lema "Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações", frase retirada do evangelho de Mateus, que convocou aos católicos, especialmente os jovens, a se engajarem na Igreja.

Padre Tom enfatiza que  Ano Vocacional deixou marcas positivas em todas as comunidades: "Este ano foi celebrado com a presença de um símbolo muito forte: a barca vocacional. Oito barcas peregrinaram nas paróquias, institutos e congregações, escolas representando a Igreja e as vocações. Foi muito positivo o retorno das comunidades, onde houve um reavivamento do tema vocacional através de muitas orações, visitas, bênçãos, missas, novenas e tantas outras iniciativas bonitas e enriquecedoras. Ficam inúmeros frutos que serão colhidos ao longo de anos" finalizou.

Saiba Mais:

Caminhada Vocacional – Encerramento do Ano Vocacional Arquidiocesano.Local: Gravataí – Igreja Nossa Senhora dos Anjos e Seminário São José (Av. Adolfo Inácio Barcellos, 1490, centro, Gravataí).Observação: Em caso de chuva, não haverá a procissão, e todos são convidados a se encontrarem direto no Seminário São José.


Livro traz análise da ação pastoral na Diocese de Santarém (PA)

Após dois anos de pesquisas, será lançado neste sábado, 25 de agosto, o livro "Relevância da dimensão sociotransformadora na ação pastoral da Diocese de Santarém", de autoria do padre Ademar Santos Ribeiro. Em quatro capítulos, a obra apresenta uma abordagem densa sobre a ação social que a igreja diocesana desenvolve através dos trabalhos pastorais. "A ação pastoral da diocese, à luz de documentos da Igreja, provoca uma transformação social. É uma preocupação constante de nosso trabalho pastoral", explica o autor. Padre Ademar fez o estudo a partir do Documento de Santarém, que foi o resultado do encontro dos bispos das dioceses e prelazias da Amazônia, realizado em 1972. Pesquisou documentos de assembleias diocesanas, as definições pastorais ao longo das últimas décadas, observando a realidade contextualizada e as decisões tomadas dando rumo às ações pastorais. O estudo foi desenvolvido para o curso que o autor participou em Curitiba (PR), onde obteve o título de mestre em teologia sistemático-pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O autor é conhecido da diocese, pois já foi coordenador de pastoral, trabalhou em comunidades urbanas e do interior e hoje é o pároco da igreja de São Francisco, no bairro do Caranazal, em Santarém. Recentemente, completou 19 anos de sacerdócio.

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 23/08/2012

REFLEXÃO

O Evangelho de hoje nos mostra a parábola na qual Jesus compara o Reino de Deus com um tesouro e com uma pérola. A comparação com o tesouro nos mostra o valor que o Reino de Deus deve ter nas nossas vidas, um valor que não pode ser superado por nenhum outro valor deste mundo. A pérola nos mostra a preciosidade inigualável que é o Reino de Deus para todas as pessoas. E tanto o valor como a preciosidade do Reino de Deus significam que todas as outras coisas perdem sua importância diante dele e só têm sentido enquanto contribuem para que o homem possa chegar até Deus.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Episcopal

  • Dom Augusto Alves da Rocha, Bispo Emérito de Floriano - PI
NOTÍCIAS

Missa com participação de parlamentares na CNBB

Na manhã desta quinta-feira, 23, foi realizada na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a Missa com os Parlamentares. A celebração é tradicionalmente realizada na terceira quinta-feira de cada mês às 8h.

A celebração da missa é uma iniciativa da Assessoria Política da CNBB e da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) que, especialmente este mês, convida deputados, senadores, seus assessores e familiares para "refletir e rezar pelas vocações, conforme nos propõe a Igreja no Brasil neste mês de agosto, especialmente a vocação dos cristãos leigos e leigas".

Após a missa, deputados, senadores, assessores parlamentares e familiares, são convidados para uma pequena confraternização.


Missionários Ad Gentes visitam CNBB

Hoje, 23 de agosto, a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu a visita dos Missionários Ad Gentes. O grupo de 37 pessoas é formado por religiosos, religiosas, leigos e leigas, de todo Brasil, que se encontram em Brasília para fazer o curso Ad Gentes. Esse curso tem o objetivo de oferecer uma formação específica para missionárias e missionários que serão enviados para atuarem em outros países.

Como parte do curso de formação, os missionários vieram à CNBB para conhecerem a sede da organização. O grupo foi recepcionado pela assessora da Comissão Episcopal para Amazônia, irmã Maria Irene dos Santos. Cada um dos participantes pode se apresentar, e em seguida, ouviram uma breve explicação do funcionário, Alex Barreto, sobre o funcionamento da CNNB, seus regionais, e alguns organismos vinculados. Posteriormente, puderam andar pela sede para conhecer a estrutura.

Argentina, Timor leste, Camarões, África do Sul, Peru, China, México, Moçambique, essas são apenas algumas das localidades para onde os Missionários Ad Gentes serão enviados. A irmã Maria Ines silva, por exemplo, é natural do Paraná (PR), está atualmente atuando em Mato Grosso, e será enviada para Moçambique. "Vamos com um projeto de trabalhar com agricultura, nutrição, e na dimensão da Evangelização", explicou a religiosa.

A irmã Adelaide Hermógenes Nunes, natural de Juazeiro do Norte, irá para o Timor-Leste, no continente asiático, para ela, ser uma Missionária Ad Gentes é uma graça de Deus. "É tudo novo, vou me inculturar numa nova cultura, tenho muita esperança de ter grandes aprendizados", disse.

"É um trabalho da Igreja do Brasil oferecendo missionários para outras regiões do mundo", esclareceu Irmã Irene. "A igreja do brasil também é necessitada, mas está oferecendo pessoas para atuar em outras realidades que também precisam. Essa formação é uma preparação para estar em outra realidade, então é muito importante que eles passam por esse período de formação, para depois irem para outras terras", completou.

Enquanto andavam pelas dependências da CNBB, o grupo se deparou com os bispos membros da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel), que estavam reunidos e, de forma fraterna interromperam a reunião para acolher os missionários. "Que deus os abençoe e os acompanhe", proferiu o arcebispo de Porto Alegre (RS), e membro da comissão, dom Dadeus Grings ao grupo.

O Curso Ad Gentes

É um curso de extensão promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, DF, organismo vinculado à CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Episcopal para Amazônia e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo, RS, instituição mantida pelos Missionários da Sagrada Família da Província Brasil Meridional.

O curso é indicado também para missionários e missionárias que queiram se aprimorar nas temáticas relacionadas à missão, para amadurecer uma eventual decisão de elaborar caminhos e projetos junto à própria congregação, como para missionários e missionárias que já atuam fora do Brasil e, voltando de férias, desejam ter um tempo de reflexão e de atualização.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 22/08/2012

REFLEXÃO

Jesus se insere na história da humanidade e, ao fazê-lo, também passa a ter uma história. Ele é verdadeiramente homem e assume em tudo a condição humana, menos o pecado Ao comemorarmos a Imaculada Conceição da Virgem Maria, estamos comemorando um fato da história do próprio Cristo, pois a Imaculada Conceição de Maria está condicionada ao nascimento de Cristo, uma vez que Deus estava preparando o ventre digno de receber seu próprio Filho. Com isso, podemos perceber a ação do Deus que é Senhor da história e que, agindo na própria história da humanidade, conta com a colaboração de todos para a realização do seu plano.

NOTÍCIAS

Falece o arcebispo emérito de Marabá (PA) dom José Foralosso

Em coma há mais de dois meses, hoje, 22 de agosto, falece o arcebispo emérito de Marabá (PA) dom José Foralosso.

No dia 05 de junho, dom Foralosso, que tinha 74 anos, celebrava no púlpito do altar, quando caiu e bateu com a cabeça, sendo levado às pressas ao Hospital Regional Geraldo Veloso, em Marabá (PA). No hospital foi constatado o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Após todos esses dias em coma, o arcebispo veio a falecer hoje.

Dom José Foralosso pertencia à congregação dos Salesianos, e foi ordenado bispo no ano de 1992, em campo Grande (MS). Também atuou como bispo de Guiratinga (MT), no período de 1991 a 2000. Ateriormente, o arcebispo exerceu a função de pároco por vinte anos.


JMJ 2013: começam as inscrições

Depois de lançar o Manual de Inscrições do Peregrino, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 dá mais um passo para garantir a participação dos jovens e organizar dos grupos. As inscrições serão abertas no próximo dia 28 de agosto. Segundo a diretora do Setor de Inscrições da JMJ Rio2013, Irmã Maria Shaiane Machado, será um dia significativo para a JMJ.

"No momento da inscrição o grupo de peregrino poderá optar pelo tipo de pacote. Assim poderemos acolher o peregrino em suas necessidades". "A inscrição no portal oficial da JMJ Rio2013 representa uma pré-reserva. A confirmação da inscrição é o pagamento", disse. "O peregrino já pode optar pelo seu pacote e a JMJ está se organizando para acolhê-lo".

Desde o último dia 31 de julho, está disponível online o Manual de Inscrições de Peregrinos. Nele estão todas as orientações necessárias para preparar da melhor forma o grupo. As inscrições serão feitas em grupo por meio de um responsável (chamado de "responsável pelo grupo"). Além desse, haverá um "segundo responsável". Para grupos mistos, preferencialmente um responsável masculino e um feminino. Os valores têm variações, tanto da modalidade dos pacotes (que poderão ou não incluir alojamento e alimentação), quanto por classificação dos países. Para ajudar que peregrinos de países economicamente mais pobres possam participar das JMJs, eles são classificados nas classes A, B e C.

A classificação dos países e os tipos de pacotes definem os valores. Serão 21 tipos de pacotes com valores que variam de R$ 100,70 a R$ 577,60. Esses valores são válidos até 31 de janeiro de 2013, incluindo um desconto de 5%. Após esse período, as variações são de R$ 106,00 a R$ 608,00.

Os grupos deverão ter até 50 peregrinos, incluindo os responsáveis. Grupos maiores deverão ser divididos em subgrupos de até 50 pessoas, que poderão estar vinculados entre si por um grupo principal. A vinculação entre os grupos não garante que todos ficarão juntos. O alojamento oferecido pelo COL será por região linguística. Também outros fatores podem ser decisórios, como por exemplo, a distância dos pagamentos entre os grupos.

As inscrições serão realizadas exclusivamente online, através do portal oficial da Jornada - www.rio2013.com. "Incentivamos a todos que façam sua inscrição em grupo, que podem ser formados nas paróquias, comunidades, movimentos católicos, escolas, universidades", diz irmã Shaiane.

Os candidatos ao voluntariado que não forem selecionados deverão fazer a inscrição como peregrinos.

 

TODAS AS INFORMAÇÕES NO SITE OFICIAL DA JORNADA

www.rio2013.com


Nota de condolências pelo falecimento de dom José Foralosso

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pelo falecimento de dom José Foralosso, bispo emérito de Marabá (PA). O falecimento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22 de agosto, em um hospital em Marabá. O bispo estava internando, em estado de coma, desde 5 de junho, quando teve um AVC enquanto celebrava a eucaristia.

A biografia de dom José tem a marca do entusiasmo e dedicação ao serviço pastoral. Italiano, fez a sua preparação para o ministério presbiteral em Roma, onde professou como religioso Salesiano. Em sua congregação, colaborou por alguns anos na formação e na pastoral paroquial.

Transferido para o Brasil, atuou, por mais de vinte anos, em diversas paróquias, e fez o curso superior de pedagogia. Em 1991, foi nomeado pelo papa João Paulo II como bispo da diocese de Guiratinga (MT), onde esteve até 2000, quando foi transferido para Marabá (PA).

Seu lema episcopal "Ut vitam habeant" (Para que tenham vida) resume a dedicação com que serviu à Igreja em frentes desafiadoras da ação evangelizadora. Estamos unidos aos familiares de dom José, a dom Jesus Maria, Administrador Apostólico, aos religiosos salesianos e ao povo de Marabá. Agradeçamos a Deus, na experiência de confiança e de fé nas promessas do Ressuscitado.

Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo auxiliar de BrasíliaSecretário geral da CNBB


Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família agradece a Semana Nacional da Família

Após a realização da Semana Nacional da Família, que aconteceu entre os dias 12 a 18 de agosto, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), elaborou um texto agradecendo a "fecunda Semana Nacional da Família" e solicitou uma avaliação do sobre o subsídio 'Hora da família'.

Leia a mensagem e colabore participando da avaliação ao final do texto:

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família bendiz a Deus por mais uma Semana Nacional da Família. Uma semana abençoada e fecunda para as famílias brasileiras. Comunidades Paroquiais de várias regiões do Brasil celebraram a Semana Nacional da Família, através de encontros, conferências, carreatas, procissões, cursos, homenagens, celebrações litúrgicas e, de tantas e diferentes atividades que promoveram a família como "patrimônio da humanidade", o dom precioso da família, como um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos…escola de fé, transmissora de valores humanos e cívicos, lar em que a vida humana nasce e é acolhida generosa e responsavelmente (Bento XVI).  E ainda, a Semana Nacional da Família possibilitou a visibilizarão de inúmeros grupos, movimentos, serviços, pastorais que na singeleza evangélica, trabalham em prol da família.

Deus seja louvado por tantas pessoas que, aproveitando esse espaço especial para Evangelizar com e a família, aceitaram o convite desafiante do Senhor em anunciar a beleza da família como dom para toda humanidade.

A Pastoral Familiar com toda a intensidade, vigorosidade e fecundidade, que lhe são próprias,  pode contribuir, em especial nessa semana,   para que a família brasileira seja, de fato, lugar de realização humana, de santificação na experiência de paternidade, maternidade e filiação e da educação contínua e permanente da fé (DGAE 2011-2015 ).

Parabéns a todas as pessoas que nessa semana dedicaram tempo, dedicação e recursos próprios para que a Família pudesse ser cada vez mais família.

Com sentimento de gratidão a Deus e a todos que participaram e se empenharam para a realização frutuosa da Semana Nacional da Família, 2012, convidamos a colaborarem para a elaboração da " Hora da Família" 2013 respondendo algumas perguntas abaixo organizadas, enviando-nos as resposta o mais breve possível. Pois, já iniciamos a elaboração da "Hora da Família" do ano que vem, cujo tema será: Pais e Filhos, em vista da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Participe e envie suas respostas para: família@cnbb.org.br

1) O que você (e/ou grupo) mais gostou?

2) O que você (e/ou grupo) menos gostou?

3) O que poderia melhorar?

Tema (  )Orações (  )                                    Assuntos (  )                                    Conteúdo Capa (  )Cantos (  )Formato das celebrações (  )               Preço (  )Outro: (  )  Qual?Dê sua sugestão:

4) Como e onde você (e/ou grupo) utiliza (ou) a "Hora da Família"?

5) Em que mais a "Hora da Família" ajuda (ou) você (e/ou seu grupo)?


Em mensagem, comissão Bíblico-Catequética parabeniza catequistas do Brasil

Em celebração ao Dia dos Catequistas no Brasil, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jacinto Bergmann, divulgou uma mensagem parabenizando e abençoando a todos os catequistas.

Na mensagem, o presidente se refere aos catequistas como discípulos, e agradece o trabalho de evangelização prestado. "[...] só podemos louvar a Deus pelo indispensável serviço prestado ao nosso povo de Deus, como catequistas, na educação da fé iniciando à vida cristã [...]", mencionou dom Jacinto no texto.

Leia a mensagem na íntegra:

Mensagem aos/às catequistas do Brasil

Neste ano de 2012, o que dizer, de coração, celebrando o Dia do/a Catequista dentro do Mês Vocacional, a todos/as os/as catequistas do nosso querido Brasil? Ano de 2012: ano que teve como Tema Central da 50ª Assembléia Geral da CNBB e resultou no Documento 97: "Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja"?; ano que vivenciará o início do "Ano da Fé", proclamado pelo Papa Bento XVI, marcando o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica?; ano que terá a XIII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema "A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã"? Só estes três eventos, ligados diretamente ao nosso ministério bíblico-catequético, já fazem esse ano de 2012 especial!

Tendo tudo isso presente, só podemos louvar a Deus pelo indispensável serviço prestado ao nosso povo de Deus, como catequistas, na educação da fé iniciando à vida cristã. E, louvando a Deus, quero, em nome da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética" da CNBB, parabenizar a todos/as catequistas: o nosso Deus Trindade lhes cumule de toda a benção, sim, no sentido mais bíblico de bênção: "garantia da Sua presença". Nós precisamos, continuamente, no árduo ministério bíblico-catequético, desta "presença garantida do Senhor"!

E por falar em Bíblia, que contem a Palavra de Deus, reforça e anima o nosso ministério as palavras do Papa Bento XVI, escritas na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini: "A atividade catequética implica sempre abeirar-se das Escrituras na fé e na Tradição da Igreja, de modo que aquelas palavras sejam sentidas vivas, como Cristo está vivo hoje onde duas ou três pessoas se reúnem em seu nome (cf. Mt 18,20). A catequese deve comunicar com vitalidade a história da salvação e os conteúdos da fé da Igreja, para que cada fiel reconheça que a sua vida pessoal pertence também àquela história" (VD, n. 74).

Um abraço fraterno e caloroso,

Dom Jacinto Bergmann,Arcebispo de Pelotas e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB.


Programação do 2º EBRUC prevê variedade e inovação das atividades

O comitê organizador do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) está finalizando a programação oficial do evento. Em breve serão disponibilizados temas e conteúdo programático das várias oficinas que marcarão o encontro. A programação também incluirá espaços de areópagos, rodas de conversa, palestras e apresentações culturais como o show com A Banda Mais Bonita da Cidade, além de momentos de oração, celebrações eucarísticas, diálogos abertos com bispos e outras surpresas.

Universitários, agentes de pastoral e interessados pela reflexão e ação evangelizadora no meio acadêmico são esperados no encontro que será realizado de 12 a 14 de outubro de 2012 no Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba. "Incluímos não somente os que ainda estão na universidade, mas também os que já concluíram a graduação, pois todos são parte de uma mesma teia, frutos de uma mesma planta: o mundo da juventude universitária", ressalta a assessora nacional do Setor Universidades, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado.

O 2º EBRUC terá início na sexta-feira, 12 de outubro, às 8 horas, com momento especial de acolhida entre os participantes: o Chega Mais. Esse momento de grande entrosamento, organizado pelo irmão Adriano Brollo, marcou o a primeira edição do encontro em Betim (MG), em 2010, e será repetido em Curitiba (PR) este ano.  Contudo, os organizadores dessa segunda edição também apostam em muitos elementos novos que, segundo eles, surpreenderão os participantes.

O encontro tem seu término previsto para as 13 horas de domingo, 14 de outubro, logo após o almoço. O último dia do evento terá a tarde livre para possibilitar que os participantes conheçam a capital paranaense, famosa por seus belos pontos turísticos. E para evitar que os participantes conheçam a cidade carregando malas, o Colégio Marista Santa Maria, que sediará o evento, permanecerá aberto até às 19 horas para que os participantes retirem suas malas somente depois do passeio.

"Serão disponibilizados mapas e indicações de turismo em Curitiba, mas não formaremos guias para sair com os participantes, apenas disponibilizaremos informações suficientes para orientar a todos sobre como conhecer os melhores lugares. E todos poderão aproveitar que no domingo a passagem de transporte coletivo custa apenas R$ 1,00", garante um dos membros do comitê organizador, Alexssandro Domingues de Lima.

Os participantes do EBRUC receberão certificados de 20 horas complementares emitidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)  e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR). Os certificados serão assinados pelo bispo referencial do Setor Universidades da CNBB, dom Tarcísio Scaramussa, e pelo reitor da PUCPR, irmão Clemente Ivo Juliatto.

As inscrições para o 2º EBRUC estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de setembro no site www.ebruc.setoruniversidades.org.br. O investimento de R$ 75,00 inclui hospedagem e alimentação.

Feira Universitária

No 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) será montada uma Feira Universitária. A Feira abrirá espaço para exposição de projetos de evangelização no meio universitário desenvolvidos por pastorais, movimentos e outros grupos presentes no encontro. Cada universidade, pastoral, movimento ou paróquia poderá apresentar seu material, como cartazes e folders, para fazer a divulgação das suas atividades e provocar a troca de experiências entre os participantes. A Feira permanecerá a disposição dos participantes durante todo o período do encontro.

Os participantes do 2º EBRUC, que será realizado de 12 a 14 de outubro de 2012 em Curitiba, no Paraná, também são convidados a apresentar camisetas de seus grupos e movimentos universitários para a montagem de um painel que será enviado para o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC).  Os organizadores alertam que as camisetas não serão devolvidas, elas farão parte do acervo histórico do EBRUC.

O CMUC acontece na PUC Minas, entre os dias 18 e 21 de julho de 2013, no campus Coração Eucarístico. O evento, que deve reunir um público de quatro mil pessoas de várias partes do mundo, acontece dentro do contexto da Semana Missionária BH.  A Semana Missionária e o CMUC antecedem a 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada na semana seguinte, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI.


3º Missal Romano está em fase de revisão

A Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel), da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está reunida desde o dia 21 de agosto, e irá até o dia 23, para dar continuidade ao trabalho de revisão do 3º Missal Romano Tempo Comum. Nesta fase, a comissão está analisando a tradução para o português já que os textos originais, de Roma (Itália), são escritos em latim.

O trabalho de tradução é amplo e complexo, os textos além de traduzidos, são ajustados de forma com que tenham mais sintonia com as características e a linguagem de cada povo. "Cada Conferência Episcopal deve proporcionar à liturgia, mais sintonia com a cultura e a linguagem. Dessa maneira esperamos levar ao povo católico cristão, a possibilidade de orar e rezar, compreendendo, o melhor possível, o sentido das palavras que são pronunciadas", explicou o presidente da Cetel, e bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Armando Bucciol.

"Estamos analisando os prefácios, como o texto é em latim analisamos até se há musicalidade, ao traduzir para o português", disse o arcebispo de Porto Alegre (RS), e membro da comissão, dom Dadeus Grings. O arcebispo disse ainda que o trabalho é feito de forma muito minuciosa devido à complexidade da revisão. "Analisamos cada trecho do texto até chegarmos à unanimidade, então não é um trabalho rápido. É um trabalho muito rico e de muito empenho para chegarmos a um texto mais bonito e significativo".

Os textos, primeiramente, são traduzidos, a Cetel revisa a tradução. Em seguida, o texto revisado, é mandado para os bispos em todo o Brasil, para que façam emendas. "Em fevereiro ou março de 2013, faremos nossa próxima reunião, a Cetel analisará se acolhe ou não, as emendas dos bispos", explica padre Hernaldo.

Após a aprovação das emendas pela Cetel, o texto é levado para aprovação na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Caso, o texto seja aprovado, em votação dos bispos, é enviado a Roma, para que seja reconhecido pela Santa Sé. Para cumprir a atividade, são realizadas três reuniões anuais para a discussão e aprofundamento dos textos litúrgicos.

"O texto só será utilizado depois de totalmente aprovado e totalmente reconhecido por Roma", disse o assessor. A partir da aprovação de Roma, o 3º Missal Romano passa a ter o uso obrigatório. "Atualmente é utilizada a segunda edição típica, que perderá o vigor quando for publicada a terceira edição", esclareceu padre Hernaldo.


Formação para a JM em Ipameri: estudo da Missão à luz da Palavra de Deus

Ipameri (GO) acolheu no fim de semana, dias 17 a 19, o Encontro de Lideranças da Juventude Missionária (ELJUMI - Nível 2) que teve como tema "A Missão à luz da Palavra de Deus", assessorado pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto. O evento reuniu 15 jovens das dioceses de Ipameri e Jataí.

Este encontro (Nível 2) é focado no aprofundamento da dimensão missionária na Bíblia.  O assessor apresentou A missão no Antigo Testamento, nos quatro Evangelhos, nos Atos dos Apóstolos e na Teologia Paulina. Segundo padre Marcelo, apresentar a missão na Bíblia é fundamental para que os jovens missionários conheçam raiz da missão. "Estudar a Missão na Bíblia fundamenta a dimensão missionária e os jovens precisam conhecer a sua origem. Através desse estudo mostramos que temos uma base e assim fortalecemos a Juventude Missionária", comentou.

No Antigo Testamento, o assessor mostrou que a missão é apresentada sem a elaboração do conceito como o conhecemos hoje. "Os livros do Antigo Testamento falam do envio a partir do verbo Shalah, que vai aparecer 847 vezes, mas não deixa claro o conceito de missão", disse. Já no Novo Testamento, o conceito aparece de maneira mais elaborada. "No Novo Testamento se trabalha a missão nos quatro Evangelhos, mesmo sem unicidade, cada Evangelho trabalha o termo que começa a ser elaborado do modo como o concebemos hoje", explicou padre Marcelo.

Ainda segundo o assessor, durante a formação foi dado destaque à missão nos Atos dos Apóstolos, que trata do itinerário da missão e da expansão do Cristianismo a partir do trabalho dos primeiros apóstolos em anunciar o Evangelho. E, por último à missão na Teologia Paulina que se volta à dimensão da missão universal com base nos atos do apóstolo Paulo, chamado de apóstolo dos gentios por ser aquele que evangelizou os pagãos e os povos dispersos.

Os encontros de formação para líderes da Juventude Missionária fazem parte de um processo continuado, divididos em cinco níveis. O primeiro estuda a missão na bíblia; o segundo a missão à luz da Palavra de Deus; o terceiro aborda os documentos da Igreja; o quarto e quinto, por sua vez, tratam da "Missão e a Doutrina Social da Igreja" e o "Protagonismo Juvenil na Missão Ad Gentes". "Desta forma acreditamos que aqueles que estão à frente da JM pelo Brasil tendo um pouco mais destes conhecimentos poderão dar mais qualidade para seus grupos fazerem o repasse nas bases", afirmou Gualberto.


Curso de Ecumenismo no Regional Sul II

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto de 2012 no Instituto Salete, Jardim Social, Curitiba, estiveram reunidos alguns representantes das Comissões sobre Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso de algumas Dioceses do Paraná (Regional Sul 2 da CNBB) com o intuito de iniciar uma articulação deste trabalho nas Províncias Eclesiásticas e respectivas Dioceses do estado.

O encontro contou com a presença do bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional Sul 2 (PR), dom Moacyr José Vitti, com o assessor Nacional da CNBB, padre Elias Wolff e com o Assessor do Regional Sul 2, padre Audinei Carreira da Silva. As Dioceses representadas, de um total de 16, foram 8: Curitiba, Apucarana, Londrina, Maringá, Palmas-Francisco Beltrão, Jacarezinho, Umuarama e Paranavaí.

Padre Elias Wolff orientou o Curso, tratando das questões teológicas e pastorais do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. Destacou que para se avançar no ecumenismo é necessário rever a eclesiologia que possuímos. O ecumenismo é constitutivo do modo de ser Igreja, e somente uma Igreja no horizonte do Concílio Vaticano II é que se configura aberta para o ecumenismo. Os cristãos católicos que possuem resistências ao ecumenismo não seguem o Vaticano II.

No dia 17, após a recepção e acomodação dos presentes, houve na sala de conferência uma oração inicial, a auto-apresentação dos presentes e a elaboração do Cronograma de atividades. Na sequência, o conferencista, padre doutor Elias, iniciou sua fala, na qual abordou diversos temas relacionados ao Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. No dia seguinte, após o café e a oração da manhã, a fala de padre Elias prosseguiu até às 11h, quando dom Moacyr presidiu  a Santa Missa pela União dos Cristãos.

No período da tarde, padre Elias prosseguiu sua conferência até às 18h30, quando houve o jantar, um momento de confraternização e a projeção de um filme sobre a questão ecumênica no Concílio Vaticano II. No dia 19, às 7h da manhã, padre Audinei presidiu a missa convidando todos a celebrar com ele o seu 390 aniversário de Sacerdócio. Após o café, o representante de cada Diocese presente apresentou de forma sucinta o trabalho que está sendo feito na sua região sobre o tema. Em seguida, padre Elias comentou um pouco tais apresentações, sintetizando-as em três focos: formação, ação social conjunta e aspecto celebrativo.

Finalmente, após uma breve avaliação do encontro, foram feitos alguns encaminhamentos: 1) Reunir uma vez por ano os representantes das Dioceses que estiveram presentes e, se possível, das Dioceses ausentes; 2) Constituir uma Comissão Regional a partir das quatro Províncias Eclesiásticas do PR; 3) Despertar e articular, a partir de cada Província Eclesiástica, o trabalho ecumênico, iniciando pela escolha de uma pessoa referencial em cada Diocese, em sintonia com o assessor Regional, padre Audinei, com o objetivo de se formar, posteriormente, onde ainda não existe, uma Comissão sobre o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso em cada Diocese. Após o encontro, a Comissão Regional, formada pelos representantes das quatro Províncias Eclesiásticas reuniram-se, a fim de elaborar um Plano Estratégico para o próximo ano.

"O encontro foi muito positivo para a convivência e aproximação daqueles que se identificam com esta causa. Foi também um excelente momento de partilha das experiências de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso vividas em cada realidade particular. Além disso, serviu como uma força motivadora para avançar ainda mais nesta questão, uma vez que esta temática ainda é periférica nos ambientes internos e externos da Igreja", afirmou padre Elias.


Estado de saúde de dom Helio Gonçalves Heleno

Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano de Caratinga (MG), enviou carta ao povo, nesta terça-feira, 21 de agosto, para dar notícias sobre o estado de saúde de dom Helio Gonçalves Heleno, bispo emérito. Ele se encontra internado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga. Seu quadro geral é estável.

Leia a Carta:

 

Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano de Caratinga, reafirma aos órgãos de imprensa regionais e à comunidade em geral que seu antecessor, dom Hélio Gonçalves Heleno, de 77 anos, segue internado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga.

Dom Hélio Gonçalves Heleno deu entrada no Hospital às 23h30 de quinta-feira, 16 de agosto, para o tratamento de uma pneumonia. No dia seguinte, foi encaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde se encontra até o momento.

Em nota anterior, datada de 20 de agosto, informou-se a gravidade do quadro e a necessidade de utilização de aparelhos para a realização das atividades pulmonares, entre outras complicações.

O laudo médico desta terça-feira, 21 de agosto, descreve a evolução do quadro como estável do ponto de vista hemodinâmico. Descreve também o diagnóstico: Pneumonia grave, bilateral (estando acometidos os dois pulmões), evoluindo, com insuficiência respiratória. Além disso, o bispo emérito encontra-se entubado e sob ventilação mecânica.

Confiantes na ação de Deus, pedimos orações a todos.

 

Caratinga, 21 de agosto de 2012

 

Dom Emanuel Messias de Oliveira

Bispo diocesano

 


"Uma vergonha", diz Dom Erwin sobre decisão do STF de soltar acusado da morte de irmã Dorothy

O ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu o pedido de habeas corpus, determinando a expedição de alvará de soltura para Regivaldo Pereira Galvão, condenado pelo Tribunal do Júri de Belém (PA) a 30 anos de reclusão pelo homicídio que vitimou a missionária Dorothy Stang. "Recebo essa informação com espanto", declarou o bispo da prelazia do Xingu (PA), dom Erwin Krautler. "Não posso admitir que seja esta a Justiça de nosso país. Que Deus tenha pena de todos nós", afirma o bispo, que avalia que a decisão do STF desconsidera o que foi determinado pelo Tribunal de Júri do Pará. "Esta notícia envergonha a todos".Com a decisão do STF, o juiz de Altamira (PA) Raimundo Moisés Flexa, expediu o alvará de soltura. Regivaldo foi solto na tarde desta quarta-feira. Está marcado, para o próximo dia 3, o depoimento do policial federal Fernando Luiz Raiol, que recentemente protocolou documento em cartório, revelando fatos sobre o assassinato da missionária que poderão ensejar a reabertura do caso.

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 21/08/2012

REFLEXÃO

A nossa vida é condicionada por muitos fatores que marcam a natureza humana decaída por causa do pecado. Esses fatores, em geral, nos afastam de Deus e nos impedem de viver plenamente a proposta do Evangelho. A maior dificuldade para superarmos esses fatores se encontra no fato de que nós somos seres naturais, portanto submissos às leis da natureza decaída de modo que para nós isso é impossível. Mas Jesus nos diz no Evangelho de hoje: 'Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível'. Somente confiando plenamente na graça divina e procurando corresponder a ela é que poderemos viver o Evangelho apesar das nossas fraquezas e dos desafios que a vida nos impõe.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom João Mamede Filho, OFMConv, Bispo de Umuarama - PR
  • Dom Eduardo Koaik, Bispo Emérito de Piracicaba - SP

Ordenação Episcopal

  • Dom José Valdeci Santos Mendes, Bispo de Brejo - MA
NOTÍCIAS

Infância e Adolescência Missionária prepara celebração dos seus 170 anos

Em 2013, A Infância e Adolescência Missionária (IAM), uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebra 170 anos de fundação.  Presente em todo o mundo, a Obra nasceu em 1843 e deve seu nome à vontade de confiá-la à proteção do Menino Jesus. "Com a convicção de que as crianças podem ser uma força espiritual e social para uma real transformação do mundo, a IAM pretende suscitar um movimento de crianças cristãs dedicadas a ajudar outras crianças".

Com base nesses princípios, presentes no Estatuto das Pontifícias Obras Missionárias, o Ano da IAM será comemorado entre maio de 2013 e maio de 2014 para dar continuidade ao crescimento da Obra no Brasil. A celebração será aberta com a Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária. Trata-se de um evento permanente que deve fazer parte da agenda anual da Obra a partir de 2013.

"A Jornada Nacional da IAM será um evento anual que acontecerá sempre no terceiro domingo de maio, com o objetivo de consagrar as crianças de todo o Brasil aos cinco continentes. No próximo ano as consagraremos ao continente americano e, na Assembleia Nacional da IAM (dezembro), nós escolhemos o tema e o lema e o continente que será consagrado no ano seguinte", explicou o secretário nacional da Obra, padre André Luiz de Negreiros.

Durante a celebração do Ano da IAM, as crianças e adolescentes, a exemplo da Campanha Missionária, receberão em seus grupos, hoje em torno de 30 mil, espalhados em todo o Brasil, os materiais e subsídios de apoio como cartaz, logomarca, tema e lema, roteiros de celebração e, como compromisso, juntamente com os assessores, o lenço e escudo (símbolos da Obra) e os novos materiais que estão em fase de reformulação.

Segundo padre André, a Jornada Nacional da IAM possibilitará também a organização do envio dos cofrinhos missionários que hoje acontece ao longo de todo o ano. "Maio seria dedicado ao envio dos cofrinhos missionários com data fixa para a arrecadação, como é feito hoje com a Campanha Missionária. Assim a prestação de contas seria acompanhada com mais proximidade", disse o secretário.

Atividades no Ano da IAM

A proposta das Pontifícias Obras Missionárias é que os regionais façam, durante a celebração do Ano da IAM, minicongressos diocesanos ou com o agrupamento de dioceses vizinhas. A temática deve estar em sintonia com o Congresso Americano da IAM que acontecerá em 2014, em Aparecida (SP), evento para assessores da IAM, que será o desfecho das celebrações dos 170 anos da Obra. "Sugerimos que os minicongressos sejam celebrados nas dioceses numa manhã ou tarde, ou no dia inteiro; as POM enviarão o material para que os estaduais acompanhem os congressos. Cada regional tem liberdade para fazer ao seu modo, mas em sintonia com todo o Brasil".

No estado de São Paulo a equipe executiva da IAM começa a se organizar para preparar as celebrações. No próximo mês de setembro haverá uma reunião para definir a programação, mas a coordenadora estadual, Nádia Maria Fusinato, antecipa que as dioceses irão comemorar cada uma a seu modo. "Com missas, caminhadas, eventos de animação, gincanas, visitas, terços missionários".

O Paraná, por sua vez, já deu início às celebrações, conforme nos relatou a coordenadora estadual, Elaine Machado. "Em nosso regional já estão acontecendo muitas atividades como minicongressos, congressos provinciais, Encontros de Formação da IAM, encontros diocesanos, preparação de materiais, terços missionários, conscientização das famílias e visitas nas escolas".

O secretário vê nos eventos uma fórmula eficaz para dar visibilidade à Infância e Adolescência Missionária. É o que ele chama de "reforço para a catequese", e explica por que. "A IAM deve ser reconhecida pela Igreja como o agir da catequese. Se na catequese a criança começa a conhecer e a amar a Igreja, na IAM ela faz a missão e a coloca em prática. Ela começa a entender e aprende o que é a missão permanente, o compromisso que ensinamos através da Infância e Adolescência Missionária".


Estudos missionários em Alagoinhas

Nos dias 17 e 18 de agosto de 2012, missionários,  envolvidos  com grupos Missionários, Conselhos Paróquias Missionários (COMIPA) Conselho Missionários Diocesano  (COMIDI),   lideranças das comunidades, Coordenadores de Pastorais e diversas religiosas de  18 Paróquias, da Diocese de Alagoinha – Bahia se encontraram no Centro Diocesano de formação,  com o objetivo de capacitar e qualificar para a ação missionária na comunidade, Paróquia e Diocese.

O encontro contou com  a assessoria  da  Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclersial  Ir. Dirce Gomes da Silva, Icp. Que de forma interativa, através da palavra de Deus, DAp, DGAE e Livro Paróquias Missionárias favoreceu aos participante um aprofundamento do tema, provocando-os   ao compromisso co-resposnsavel de tornar a Paróquia onde residem  redes de comunidades, incentivo as CEBs, formação e grupos missionários,   maior participação aos diversos conselhos tanto Diocesano, paroquial e comunitários.

Além disso, a assessora abriu também espaço pra apresentar o material  e motivar a campanha missionária  de 2012, Brasil partilha tua fé, realizado pela Pontifícias Obras missionárias .

O Bispo Diocesano Dom Paulo, também se fez presente presidindo  em dois momentos a Eucaristia e ouvindo as propostas dos participantes para a Diocese de Alagoinha a partir do tema estudado. Também foi gratificante os momentos de estudo em grupo, plenárias  e convivência fraterna.


Roraima prepara Bote Fé na Juventude

Depois de percorrer vários estados do país, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegam a Diocese de Roraima no dia 1º e 2 de setembro. O evento "Bote Fé na Juventude" deve reunir mais de 10 mil fiéis na capital, Boa Vista. A programação começa com uma carreata que percorrerá diversos bairros da capital. A concentração será na Catedral Cristo Redentor no início da tarde. A ideia é parar em pontos estratégicos, como o Hospital Geral de Roraima, o Centro Sócio Educativo e praças esportivas. Ainda no sábado, a partir das 8 da noite, os participantes serão convidados a fazerem vigília de oração na igreja São João Batista, no Caranã, até 4h da manhã de domingo. No segundo dia, os símbolos partem rumo a Catedral Cristo Redentor para uma missa dedicada aos doentes e idosos. Os símbolos da JMJ permanecem no recinto para visitação e oração até as o início da tarde. A partir das 3 da tarde, a multidão se reúne na igreja São Bento, para a Via-Sacra que seguirá rumo ao palco Velia Coutinho. Durante o trajeto, os jovens levarão a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria até o local da missa. A celebração será presidida pelo bispo de Roraima, dom Roque Palosqui. No final da missa, uma réplica da cruz peregrina será abençoada e entregue aos fiéis de Caracaraí, primeira paróquia a levar a réplica e iniciar a peregrinação pelo Estado. A cópia da Cruz passará por todas as paróquias da Diocese de Roraima. Em seguida, a cantora católica Adriana Arydes apresentará as suas músicas ao público. Para dom Roque, será um momento de congregar, fortalecer a fé e de festejar com a juventude católica, sob a iluminação bíblica: "Ide e fazei discípulos meus todos os povos" (Mt 28,19). Segundo ele, a cruz, quer "entusiasmar a juventude pelo seguimento de Jesus". Acompanhando a Cruz está o Ícone de Maria, que segundo o bispo recorda que a Mãe sempre esteve ao lado de seu Filho. "Portanto, abraçar a cruz junto com Jesus significa para o discípulo, estar voltado para o Pai e para os irmãos. Sempre acompanhado pela Mãe", explicou Palosqui.

"Precisamos voar juntos, na direção da primavera que a juventude está vivendo", diz dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas (TO), em carta dirigida aos jovens

Dirigida, inicialmente, aos jovens da arquidioces de Palmas (TO), mas também a toda a juventude pela força do tema e da proximidade da realização da Jornada Mundial da Juventude, uma carta foi escrita pelo arcebispo dom Pedro Brito Guimarães.O documento foi enviado à assessoria de imprensa da CNBB no último domingo, dia 19 de agosto.

Leia a Carta na íntegra.

 

 

CARTA AO JOVEM DA ARQUIDIOCESE DE PALMAS

 

Amado, amada de Deus, jovem da Arquidiocese de Palmas,

 

Tenho Sede!

 

Querido jovem, sou ainda do tempo em que a carta era o meio mais popular de comunicação entre as pessoas. Hoje, com o advento da internet, ela deixa de ter esta função, que passa a ser exercida pelas redes sociais. Palavras como "internauta", "facebook", "conectar", "navegar", "twittar", "teclar", "download", "interatividade" etc, fazem parte do vocabulário do jovem de hoje. Penso exatamente como pensa o poeta: "os jovens são como os pássaros: voam sempre em direção da primavera" (Giorgio La Pira). Precisamos voar juntos, na direção da primavera que a juventude está vivendo. Temos muitas coisas boas e bonitas para conversar, para dizer e para ouvir: notícias, sonhos, projetos e eventos, programados em função da evangelização da juventude. Por isto convido você para arrastar as cadeiras, sentar em círculo, formar uma roda de conversa e bater um papo legal.

Quero dizer inicialmente que sou igual a um pai que cuida mais do filho pequeno até que ele cresça; que cuida mais do filho doente até que ele fique bom; e que cuida mais do filho ausente até que ele volte. E como um pai, caro filho, cara filha, me alegro com suas lutas, seus sonhos e as suas vitórias; ao mesmo tempo, me entristeço e sofro com os seus problemas, seus desafios e, sobretudo, com a falta de políticas públicas para a juventude. "Não temos em nossas mãos a solução de todos os problemas do mundo, mas diante dos problemas do mundo temos nossas mãos" (Friedrich von Schiller).

Estamos em compasso de contagem regressiva para um dos maiores eventos juvenis, em escala mundial, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. O "ide e fazei discípulos em todas as nações" (Mt 28,19), lema da referida JMJ Rio2013, se constitui um verdadeiro programa de vida, um mandato e um convite de Jesus para você. O santo padre, o papa Bento XVI, disse que "a JMJ é uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz". É missão nossa conduzi-lo a este encontro com Jesus vivo, irmão e amigo, mestre e pastor misericordioso, luz e pão, caminho, verdade, vida e esperança do jovem cristão. Que Jesus missionário, de braços abertos, habite neste seu coração verde, amarelo, azul e branco.

O convívio com o Senhor desperta e demonstra o que o jovem deve ter de melhor: a fé. O "ide e fazei discípulos entre todas as nações", é um anúncio para a vida toda e para toda a vida. É urgente a missão do jovem que se encontrou com Jesus comunicar aos outros mais afastados a luz e a beleza da fé e a alegria de ser discípulo missionário de Jesus Cristo. Abra o seu coração a Deus. Deixe Cristo o surpreender com seu amor. Não tenha medo de Jesus. Ele não tira nada de ninguém, ao contrário, dá tudo, inclusive sua vida em nosso resgate. Quem deixa Jesus entrar na sua vida não perde nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande.

Faz parte da nossa missão estimulá-lo ao estudo, à participação, à preparação e à missão para a JMJ Rio2013, aqui na arquidiocese de Palmas. Posso imaginar que você dirá o que um dia disse o jovem Jeremias: "ah, Senhor Deus! Não sei falar, porque ainda sou um menino!" (Jr 1,7). Ele o quer assim mesmo, do jeito que você é e da forma como você está vivendo. Deus não quer simplesmente o perfeito. Ele quer o imperfeito para aperfeiçoá-lo com seu amor. É nesta hora que começa a missão da Igreja, Mãe e Mestra.

Querido jovem, exorto-o a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que ela lhe seja como uma bússola que indica o caminho a seguir. Ele quer você como quis São João Diego: com a bíblia nas mãos, Jesus no coração e os pés na missão. Deixe que Deus o ilumine com a sua luz a sua mente e toque com a sua graça o seu coração.

Preocupam-nos a fragilidade da educação religiosa, na catequese familiar e paroquial, a perda progressiva dos valores cristãos, a fragilidade dos grupos e das pastorais das juventudes. Vivemos num mundo onde há muitos desperdícios de talentos e perdas de vidas humanas. A cultura de morte, a violência, o assassínio de tantos jovens, sobretudo dos negros e dos pobres, a avidez do mercado, através da massiva publicidade, leva os jovens ao mundo ilusório e maravilhoso do consumismo, do prazer das drogas, do sexo e, portanto, a falta do sentido da vida.

No inicio desta contagem regressiva para o maior evento de jovens católicos do mundo, temos muitas coisas para conversar sobre a preparação dos jovens para proporcionar e assegurar uma participação ativa, consciente e frutuosa neste evento. Temos que investir muito nesta preparação espiritual e missionária de todas as expressões da juventude existentes no arco da arquidiocese de Palmas. Nossa missão é ajudar a você, amado, amada de Deus, a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para você.

Permita-nos apontar três caminhos que se fazem necessários seguir nesta preparação para a JMJ Rio2013:

1) Fortalecer o SETOR DA JUVENTUDE: funcionar como um guarda-chuva; contar com a participação de todas as expressões da juventude existentes na arquidiocese, para o seu pleno funcionamento: coordenar os trabalhos; dividir os serviços; adquirir instrumentos de trabalho; informatizar o Setor; escolher de um local e definir o horário de atendimento; escolher voluntários; coordenar o envio dos jovens à JMJ Rio2013, a CF-2013 e a Semana Missionária. Pedimos aos grupos de jovens aguardem o calendário do Setor da Juventude para 2013 para depois elaborarem os seus calendários. Para quaisquer outras informações, favor dirigir-se ao coordenador, Padre Camilo (63 81142106) e com o assessor de Comunicação, Heraldo (63 84456086).

2) Participar de três eventos, inicialmente chamados de "PREPARAI OS CAMINHOS DO Rio2013";

1.      7 a 8 de setembro: - ADORAI JOVEM;

2.      28 de outubro: - DNJ - PALMAS 2012;

3.      8 a 9 de dezembro: - Encontro de preparação dos delegados à JMJ - Rio2103.

3) Convidar também para a II CARAVANA MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESANA, a realizar-se em Lagoa do Tocantins e Santa Teresa, nos dias 16 a 23 de dezembro deste ano em curso.

Invoquemos juntos a proteção dos santos e das santas patronos e intercessores da JMJ Rio 2013. A Igreja necessita de santos. Todos nós somos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. A Igreja necessita também de autênticos testemunhos para a nova evangelização: jovem, cuja vida seja transformada pelo encontro com Jesus; jovem capaz de comunicar esta experiência aos outros. Quem descobriu Cristo deve levar os outros para Ele. Um grande presente como este e uma grande alegria como esta não podem ser guardadas para si mesmo. É necessário transmiti-lo aos outros.

E, para concluir, façamos nossas as palavras do papa dos jovens, o beato João Paulo II: "precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

Caro jovem, fé firme, esperança jubilosa e amor ardente são os nossos desejos para este tempo de preparação dos caminhos, rumo à JMJ Rio2013.

 

Um abraço cordial deste pai, irmão e amigo, com minha bênção.

 

"Eu amo você em Jesus Cristo" (1Cor 16,24).

 

Dom Pedro Brito Guimarães,

Arcebispo de Palmas.

 


Monsenhor Sérgio de Deus Borges é ordenado Bispo

O monsenhor Sérgio de Deus Borges foi ordenado Bispo na tarde do dia 18 de agosto, em rito celebrado no Ginásio do Colégio Nossa Senhora do Rosário, em Cornélio Procópio (PR). Natural de Alfredo Wagner (SC), o monsenhor, passa a ser bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. A nomeação, realizada pelo papa Bento XVI, aconteceu no dia 27 de junho de 2012.

Com o Ginásio lotado, o Bispo de Cornélio Procópio, Dom Getúlio Teixeira Guimarães foi o ordenante principal. Acompanharam o rito de ordenação, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo e o Bispo auxiliar de São Paulo, Dom Edmar Peron. Dezenas de outros Bispos estavam presentes na cerimônia, juntamente com dezenas de Padres, Religiosos, Seminaristas e uma multidão de fiéis de várias localidades.

Dom Sérgio de Deus será apresentado à Arquidiocese de São Paulo no dia 02 de setembro às 11 horas na Catedral da Sé. No mesmo dia tomará posse na Região Episcopal Santana.


2º Seminário Igreja e Bens Culturais

Refletir sobre a as técnicas de conservação e salvaguarda do patrimônio cultural da Igreja e sua importância na evangelização, é um dos objetivos do 2º Seminário Igreja e Bens Culturais – Evangelização e Preservação, que será realizado nos dias 22 a 25 de outubro, na Casa de Retiros São José (Av.Itaú, 475, Dom Bosco), em Belo Horizonte (MG).

Organizado pela Comissão Regional Bens Culturais da Igreja da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e o Ministério Público Estadual (MPE), o evento pretende motivar arquidioceses, dioceses e paróquias quanto aos cuidados e regulamento para a preservação dos Bens Culturais, Arte Sacra e Obras.

O 2º Seminário Igreja e Bens Culturais pretende reunir bispos, padres, religiosos, arquitetos, arquivistas, bibliotecários, restauradores, pesquisadores e estudantes em um espaço para debates, palestras, exposições de temas como legislação civil, técnicas de conservação de bens moveis e integrados, elaboração de projetos para captação de recursos e medidas de segurança, inventariação e catalogação.

Informações e inscrições no site do Regional Leste 2. Acesse www.cnbbleste2.org.br.

Comissão Regional Bens Culturais da Igreja

A Comissão Regional Bens Culturais da Igreja da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) é uma instância anexa à Comissão de Educação e Cultura. A Comissão foi criada em 2009, tendo como responsável o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira.

Dom Gil constituiu uma comissão responsável por ações efetivas para a preservação dos bens culturais da Igreja dentro do Regional Leste 2. Além disso, foi o arcebispo que convocou para a realização do 1º Seminário Igreja e Bens Culturais – Evangelização e Preservação, em outubro de 2010.


Arquidiocese de Salvador se organiza para a Jornada Mundial da Juventude

A Arquidiocese de Salvador continua se mobilizando em função dos preparativos da Semana Missionária , evento que ocorrerá de 17 a 23 de julho de 2013, e a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. No último sábado, dia 18 de agosto, a Comissão Organizadora se reuniu com cerca de 120 jovens de todas as paróquias, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, para incentivar a mobilização dos jovens e traçar novas estratégias de estímulo à participação.

"Demos a conhecer o subsídio que a CNBB elaborou para a preparação da Jornada Mundial da Juventude. São dois modelos: um para o jovem e outro para o adulto. Demos um exemplar a cada forania para que elas refletissem", afirma o coordenador da Semana Missionária na Arquidiocese de Salvador, o Bispo Auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva.

Os participantes discutiram, entre outros assuntos, as inscrições da JMJ, a hospedagem, a preparação da chegada dos jovens que participarão da Semana Missionária e a mobilização para os Momentos de Jovens Adoradores promovidos pela Jornada. Para Dom Gilson, os participantes estão estimulados com os trabalhos desenvolvidos. "Existe um entusiasmo crescente no meio da juventude. Nessa reunião, houve depoimentos individuais que nos mostraram a mobilização das paróquias e a sua organização para levar as pessoas para a JMJ", pondera.

Outro tema abordado foi a articulação para a presença da Jornada Mundial da Juventude na Feira de Comunicação Solidária, evento promovido pelo Jornal São Salvador através da Pastoral Arquidiocesana de Comunicação. De acordo com Dom Gilson, essa é uma boa oportunidade para incentivar mais jovens a participarem da JMJ.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303