terça-feira, 30 de agosto de 2011

I Festa da Primavera da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Jesuitas

Vamos celebrar juntos este momento de alegria e dar a nossa contribuição ao projeto de construção da Capela São Sebastião e Nossa Senhora das Graças.

O mundo visto de Roma

ZENIT O mundo visto de Roma - Serviço diário - 28 de agosto de 2011

Santa Sé


Papa indica o segredo para se realizar
Palavras ao rezar o Angelus com os peregrinos

ROMA, domingo, 28 de agosto de 2011 (ZENIT.org) – Bento XVI indicou neste domingo, ao rezar o Angelus com os peregrinos em Castel Gandolfo, o "segredo" para se realizar na vida: "perder a si mesmo" no seguimento de Cristo crucificado, para "encontrar a si mesmo na doação pessoal".

Comentando o evangelho dominical, o Papa destacou que "quando a realização da própria vida está voltada exclusivamente para o êxito social, o bem-estar físico e econômico, já não se pensa segundo a vontade de Deus, mas segundo os homens".

"Pensar segundo o mundo é deixar Deus à parte, não aceitar seu desígnio de amor, é quase impedi-lo de cumprir sua sábia vontade", disse.

Citando o primeiro volume de seu livro "Jesus de Nazaré", o Papa explicou que O Senhor ensina que "o caminho dos discípulos é segui-Lo, o Crucificado. Mas nos três Evangelhos, este segui-lo no sinal da cruz... como o caminho do "perder-se", que é necessário para o homem e sem o qual é impossível encontrar a si mesmo".

O Papa atualizou este ensinamento para os batizados de hoje: "Como aos discípulos, também a nós Jesus dirige o convite: 'Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me'".

O cristão segue o Senhor "quando aceita com amor a própria cruz – embora aos olhos do mundo isso aparece como um fracasso e uma 'perda da vida' –, sabendo que não a leva sozinho, mas com Jesus, partilhando seu mesmo caminho de doação".

Mundo


Benin decide abolir a pena de morte
Três meses antes da visita do Papa a este país

PORTO NOVO, domingo, 28 de agosto de 2011 (ZENIT.org) – Mais um país se soma à lista de nações que aboliram a pena de morte: Benin.

No dia 19 de agosto, Benin – para onde o Papa viajará de 18 a 20 de novembro para celebrar o 150° aniversário da evangelização do país e entregar a exortação apostólica fruto do Sínodo da África (2009) – aboliu a pena de morte, convertendo-se no 106° país do mundo e o 17° na África a fazê-lo.

Quem divulgou essa notícia com satisfação foi a Comunidade de Sant'Egídio, que no curso dos anos passados acompanhou o amadurecimento desta decisão na opinião pública de Benin, mediante uma campanha de sensibilização e coleta de assinaturas contra a pena de morte.

Angelus


Bento XVI: Jesus nos convida a tomar a cruz
Hoje durante a oração do Angelus

ROMA, domingo, 28 de agosto de 2011 (ZENIT.org) – Apresentamos as palavras que Bento XVI dirigiu neste domingo, no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, aos fiéis se reuniram para rezar o Angelus.

Queridos irmãos e irmãs

No Evangelho de hoje, Jesus diz a seus discípulos que terá de "ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar (Mt 16,21). Tudo parece se transtornar no coração dos discípulos! Como é possível que "o Cristo, o Filho do Deus vivo", possa sofrer até a morte? O apóstolo Pedro se rebela, não aceita este caminho, toma a palavra e diz ao mestre: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!". Fica evidente a divergência entre o desígnio do amor do Pai, que chega até a doação do Filho Unigênito na cruz para salvar a humanidade, e as expectativas, desejos e projetos dos discípulos.

Esse contraste se repete também hoje: quando a realização da própria vida está voltada exclusivamente para o êxito social, o bem-estar físico e econômico, já não se pensa segundo a vontade de Deus, mas segundo os homens (v.23). Pensar segundo o mundo é deixar Deus à parte, não aceitar seu desígnio de amor, é quase impedi-lo de cumprir sua sábia vontade. Por isso Jesus diz a Pedro uma palavra particularmente dura: "Afasta-te, Satanás. És para mim um escândalo" (ibid). O Senhor ensina que "o caminho dos discípulos é segui-Lo, o Crucificado.Mas nos três Evangelhos, este segui-lo no sinal da cruz... como o caminho do "perder-se", que é necessário para o homem e sem o qual é impossível encontrar a si mesmo" (Jesus de Nazaré).

Como aos discípulos, também a nós Jesus dirige o convite: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (Mt 16, 24). O cristão segue o Senhor quando aceita com amor a própria cruz, embora aos olhos do mundo isso aparece como um fracasso e uma "perda da vida" (cf. ibid), sabendo que não a leva sozinho, mas com Jesus, partilhando seu mesmo caminho de doação.Escreve o Servo de Deus Paulo VI: "Misteriosamente, o próprio Cristo, para erradicar do coração do homem o pecado da presunção e manifestar ao Pai uma obediência íntegra e filial, aceita... morrer na cruz" (Ex. Ap. Gaudete in Domino (9 mayo 1975), AAS 67, [1975], 300-301).

Aceitando voluntariamente a morte, Jesus leva a cruz de todos os homens e se converte em fonte de salvação para toda a humanidade. São Cirilo de Jerusalém diz: "A cruz vitoriosa iluminou quem estava cego pela ignorância, libertou quem era prisioneiro do pecado, trouxe a redenção para toda a humanidade" (Catechesis Illuminandorum XIII, 1: Christo et crucifixo et sepulto: PG 33, 772 B).

Confiamos nossa oração à Virgem Maria e a Santo Agostinho, de quem hoje se celebra a memória litúrgica, para que cada um de nós saiba seguir o Senhor no caminho da cruz e se deixe transformar pela graça divina, renovando o modo de pensar para poder "distinguir qual a vontade de Deus: o que é bom, o agradável, o perfeito" (Rm 12, 2).


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Boletim Diário da CNBB, 29 de agosto de 2011

     Brasília, 29 de agosto de 2011 – Nº 2620       

       REFLEXÃO       
SEGUNDA-FEIRA - Mc 6, 17-29
Todos nós temos dificuldades para viver a radicalidade exigida pelo Evangelho e diversas vezes nos acovardamos diante das ameaças. Uma das maiores ameaças que sofremos hoje, quando procuramos viver o Evangelho, encontra-se no fato de que a sociedade ridiculariza todos aqueles que não fundamentam a sua vida nos valores do mundo. Mas isso também acontecia nos tempos de Jesus, como podemos perceber na narrativa da morte de João Batista e no julgamento do próprio Jesus. Mas nós não podemos ceder aos mecanismos que são usados pelo mundo moderno contra o Evangelho; devemos expor com coerência as verdades da nossa fé.     
    
A Pastoral da Juventude da diocese de Miracema do Tocantins (TO) realizou na cidade de Pequizeiro (TO), nos dia 26 a 28, o encontro de preparação para o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Participaram do encontro 80 jovens das cidades de Bom Jesus, Brasilândia, Goianorte, Guaraí, Itacajá, Miracema, Pedro Afonso, Pequizeiro e Tupirama.
Os trabalhos começaram com a chegada da irmã Maria Andréia, coordenadora da PJ na diocese, que desenvolveu o tema do DNJ 2011, “Juventude e Protagonismo Feminino”.
Os jovens participaram de missa com a comunidade de Pequizeiro em seguida decidiram o roteiro do DNJ que em 2011 acontecerá na cidade de Brasilândia (TO), nos dias 29 e 30 de outubro, os jovens também optaram por realizar no DNJ a tradicional “Caminhada da Paz” com paradas e apresentações dos grupos de jovens da cidade de Pequizeiro e Goianorte (TO) os demais grupos da diocese iram preparar apresentações para a noite cultural. 
       
Nota de pesar pelo falecimento de Dom Bruno Gamberini
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB manifesta seu pesar pela morte do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, ocorrida na tarde deste domingo, 28 de agosto, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Neste momento de dor e sofrimento, somos todos, familiares, diocesanos e amigos de Dom Bruno, confortados pela palavra do Cristo que nos garante: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 14,25).
Firmados nesta esperança, confiamos que o Pai, “Senhor dos vivos e dos mortos”, dará a este seu filho a alegria de participar, agora, de sua glória como prêmio por todo bem que realizou no exercício fiel de sua vocação presbiteral e episcopal.
Não obstante a tristeza e a saudade que marcarão a ausência de Dom Bruno entre nós, iluminados pela fé e pela esperança, somos levados a agradecer a Deus por ter premiado a Igreja com este pastor tão querido. Seja-lhe permitido, neste momento, contemplar Deus, luz para os justos, e dizer-lhe o lema que a todos ensinou como bispo: “Bendito o nome do Senhor!”
Brasília, 29 de agosto de 2011
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia
Secretário Geral da CNBB       
       
Regional Oeste 2 comemora 25 anos de criação com estudos sobre as DGAE
A cidade de Cuiabá (MT) foi palco da Assembleia Anual de Pastoral, nos dias 26 a 28, comemorando ali os 25 anos da criação do Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso). Estiveram presentes todos os bispos do Regional, os coordenadores diocesanos de pastoral, padres, religiosos e leigos das dez Circunscrições Eclesiásticas do Regional, além de representantes de Congregações Religiosas, Pastorais, Movimentos e Organismos.
O tema da Assembleia foi sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2011-2015. Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo de São Félix do Araguaia e secretário geral da CNBB foi o assessor assembleia. Coube a ele conduzir os estudos através de exposições sobre as Diretrizes.
“A finalidade é que todos conheçamos, assimilemos e acolhamos as Novas Diretrizes, suas conclusões e direcionamentos, bem como nos motivemos e decidamos a aplicá-las nas dioceses, transformando-as em Planos e Projetos Pastorais a serviço da Evangelização”, afirmou o administrador diocesano de Diamantino (MT), padre Reinaldo Braga Júnior.
Como conclusão da Assembleia, os participantes definiram cinco prioridades pastorais e quatro compromissos comuns a serem assumidos nas dez Igrejas do Regional. As prioridades foram: Missionariedade; Palavra de Deus; Iniciação à Vida Cristã; rede de Comunidades e Vida Plena para todos. Os compromissos assumidos foram: Juventude; Família; Povos Indígenas e Ecologia.
 
Assessoria de Imprensa da CNBB
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303