sexta-feira, 27 de julho de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 27/07/2012

REFLEXÃO

Todos nós falamos muito em felicidade e todas as pessoas desejam ser felizes. Em nome da felicidade as pessoas fazem as maiores proezas e correm os maiores riscos. A felicidade está sempre naquilo que nós mais valorizamos na nossa vida. É justamente aqui que nós encontramos o elemento de análise principal para encontrarmos a causa de tanto sofrimento e tanta dor que estão presentes no mundo de hoje. Deus é o valor absoluto e somente a partir dele pode haver felicidade verdadeira. Qualquer felicidade que encontre o seu fundamento fora de Deus, coloca o seu fundamento em um falso valor, de modo que é na verdade uma falsa felicidade, que só pode trazer dor e sofrimento.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Presbiteral

  • Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Bispo de Imperatriz - MA
  • Dom Irineu Gassen, OFM, Bispo de Vacaria - RS

Ordenação Episcopal

  • Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispo de Alagoinhas - BA
  • Dom Walter Ivan de Azevedo, SDB, Bispo Emérito de São Gabriel da Cachoeira - AM
  • Dom Irineu Gassen, OFM, Bispo de Vacaria - RS
NOTÍCIAS

Brasília acolherá o encontro vocacional dos jovens do Caminho Neocatecumenal em preparação à JMJ

A Arquidiocese de Brasília acolherá, no domingo dia 29 de julho, um encontro vocacional dos jovens do Caminho Neocatecumenal no Brasil, que será presidido pelo Arcebispo, Dom Sergio da Rocha. Até agora são 15 mil os inscritos que vão participar do evento que começa às duas e meia da tarde, no anfiteatro do Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul.

Jovens de dezessete estados do país vão ser acolhidos a partir da sexta-feira, 27 de julho, em diversas paróquias da Arquidiocese de Brasília. No sábado, durante todo o dia, os jovens evangelizarão pelas ruas e praças das principais cidades do Distrito Federal, e à noite vão celebrar a eucaristia nas paróquias onde forem acolhidos.

No domingo de manhã, os peregrinos rezarão as laudes com a comunidade paroquial e, em seguida, irão ao Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul, onde acontecerá o encontro vocacional. Além de Dom Sergio, também confirmaram presença Dom Valério Breda, bispo da diocese de Penedo (AL) e Mons. Piergiorgio Bertoldi, conselheiro do Núncio Apostólico no Brasil.

O encontro vocacional na capital federal sob a responsabilidade do Caminho Neocatecumenal no Brasil se insere nos eventos de preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

No Brasil, o Caminho Neocatecumenal está presente em 72 dioceses com 1.500 comunidades espalhadas em quase todos os estados contando com aproximadamente 50 mil fieis. A vida cristã em pequenas comunidades, própria da iniciação cristã neocatecumenal, tem produzido numerosos frutos para o bem de toda a Igreja, dentre eles os seminários Redemptoris Mater (três no Brasil), além de numerosas vocações à vida contemplativa e a formação de muitas famílias abertas à vida que auxiliam à edificação da Igreja e ao florescimento de novas vocações.

SERVIÇO Data: Domingo 29 de julho – Hora: 14:30h. Local: Área do anfiteatro do Parque Ecológico Dom Bosco, Lago Sul, Brasília. Mais informações: Pe. Marcos Sabater (61 9313 0470      ).


Bispos da América Latina e do Caribe se preparam para próximo Sínodo

Tem início esta sexta-feira, 27 de julho, na sede da Conferência Episcopal da Colômbia, em Bogotá, o encontro preparatório dos Bispos e Delegados das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe que participarão da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

O Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), Dom Carlos Aguiar Retes, explicou que esta reunião será uma oportunidade prévia para conhecer-se, intercambiar ideias e adentrar-se na metodologia do próximo Sínodo.

O Sínodo se realizará em Roma de 7 a 28 de outubro. O tema proposto pelo Santo Padre Bento XVI é "A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã".

"Nós nos atualizaremos com as reflexões mais importantes que o Celam tem feito sobre a Nova Evangelização, com a finalidade de ajudar a visão dos bispos que participarão deste Sínodo", indicou Dom Aguiar Retes. Além disso, haverá um intercâmbio de experiências sobre o que cada bispo sabe, conhece ou realizou em seu trabalho pastoral.

O Celam estudou previamente um relatório apresentado por cada uma das Conferências Episcopais da América Latina e a partir deles dará uma iluminação aos padres sinodais como conhecimento da realidade que se vive.

Por sua vez, o Secretario do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Octavio Ruiz Arenas, que estará presente nesta reunião, declarou que "ter uma análise prévia da realidade da América Latina permitirá que a presença na sala sinodal seja uma presença onde se leve em consideração a realidade latino-americana e a grande experiência de mais de 30 anos neste campo".

Também participará do encontro, que se realiza até terça-feira, 30 de julho, o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic.


Vatileaks: Papa recebe relatório dos Cardeais

Bento XVI recebeu na quinta-feira, 26 de julho, o parecer da Comissão Cardinalícia que investigou a fuga de documentos reservados do Papa. O Santo Padre foi informado sobre as conclusões da Comissão e sobre o andamento do procedimento penal. A investigação criminal tem como único suspeito, até o momento, o ex-mordomo de Bento XVI, acusado de "furto agravado" de documentos pertencentes ao Papa, que atualmente se encontra em liberdade condicional, com prisão domiciliar.Paolo Gabriele foi detido em 23 de maio, na sequência do caso de fugas de informação no Vaticano, conhecido por Vatileaks, que deram origem à divulgação pública de dados reservados. À margem da investigação judicial, o Papa nomeou uma Comissão composta pelos Cardeais Julián Herranz, Joseph Tomko e Salvatore De Giorgi, que instaurou um "inquérito administrativo".

Maracanãzinho recebe evento "Preparai o Caminho", da JMJ Rio2013

A cidade do Rio de Janeiro está em festa. Mobilizada para acolher os mais de 50 mil jovens que devem passar pelo Maracanãzinho neste final de semana (entre os dias 27 e 29 de julho), num evento que vai reunir grandes nomes da música católica e popular, além de apresentações culturais, pregações missionárias e celebrações. "Preparai o Caminho" é uma prévia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai acontecer no Rio em julho de 2013. Com este evento, o Comitê Organizador Local (COL) marca a contagem regressiva de um ano para a realização da JMJ. A programação terá a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello e será a ocasião para o lançamento da campanha de doações para a JMJ Rio2013. Entre os nomes que deverão se apresentar, está o padre Antônio Maria, que deve animar os jovens com músicas já conhecidas de seu repertório. "O 'Preparai o Caminho' é um convite evangelizador para esta juventude", contou o padre, que fará uma pregação no evento. "Minha participação será em louvor. Vou rezar das 9h até às 10h e levar amor ao coração de toda a sociedade".O evento será transmitido na íntegra pela internet, por meio do portal oficial da JMJ Rio2013. A TV Canção Nova fará a transmissão ao vivo de todo o evento, que também terá a cobertura da Rede Vida, Século XXI e TV Aparecida.No primeiro dia de evento, dia 27, sexta-feira, o evento será das 19h às 22h30; no sábado, das 8h às 21h30; e, no domingo, das 8h às 16h30.

Regional Sul 1 realiza 17ª Assembleia de Catequese

O Centro Pastoral Santa Fé, em São Paulo, acolheu nos dias 17 a 19 de julho, os participantes que se aprofundaram no tema "Formação nas Escolas Diocesanas de Catequese". A ocasião, contou com vários assessores, dentre estes, padre Eugenio Pessato (Campinas), padre Fabio Ernesto (Taubaté), padre Paulo Gil (Santana), padre Geraldo Raimundo Pereira (Lapa) e dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira e Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, e nos dias 20 a 22 de julho aconteceu a 27ª Assembleia da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 com o tema: "Caminho para o discipulado missionário", tendo como lema: "Fala Senhor na nossa voz".

Os participantes foram recepcionados às 18h com um jantar, e às 20h se dirigiram ao auditório onde foram acolhidos pelo padre Pelegrino de Rosa Neto (diocese de Guarulhos). Em seguida, os sub-regionais apresentaram um breve resumo sobre os trabalhos desenvolvidos no Estado em relação às catequeses: junto à pessoa com deficiência; com estilo catecumenal e familiar.

No sábado pela manhã, padre Paulo Cesar Gil, coordenador do regional nos levou a vivenciar o tema: "A mística para a caminhada catequética no Regional Sul 1" com base no livro dos Atos dos Apóstolos  8, 26-40. No período da tarde, padre Marcelo Delcin, da arquidiocese de São Paulo, conversou conosco à propósito do Ano da Fé, que terá início no próximo mês de outubro, convocado pelo Papa Bento XVI. Em seguida, reunidos por sub-regional, elaboramos algumas propostas de ações concretas para serem realizadas nos mesmos, e sugestões para o regional durante o Ano da Fé. Os participantes tiveram a oportunidade também de participar de uma animada confraternização repleta de doces e apresentações musicais.

O domingo iniciou-se com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo de Limeira e referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética no Regional Sul 1, dom Vilson Dias de Oliveira, em seguida a catequista-blogueira, Imaculada Cintra, da diocese de Franca, apresentou informações sobre o projeto "Rede de Blogs" (desenvolvido pela CNBB), lançando aos presentes o desafio de que todas as dioceses de nosso regional, possuam um blog ligado ao blog do Regional, que por sua vez, está ligado ao da Comissão de Animação Bíblico-Catequética Nacional (CNBB).

Os presentes receberam também mais informações sobre o que será o Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica, e o Ano da Fé que será realizado em Curitiba (PR), de 07 a 09 de setembro, e o Simpósio de Animação Bíblica da Pastoral – Regional Sul I que acontecerá nos dias 28, 29 e 30, do mesmo mês, no Centro Pastoral Santa Fé (SP). O encerramento da 27ª Assembleia da Comissão de Animação Bíblico-Catequética, se deu por meio de uma celebração de envio conduzida pela equipe da Diocese de Limeira, que presenteou a todos com uma cruz dourada.

 


Paróquias da Arquidiocese de Salvador se organizam para participar da JMJ 2013

Ainda falta um ano, mas os jovens soteropolitanos já estão mobilizados para marcar presença na Jornada Mundial da Juventude, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. Além das ações promovidas pela Comissão Arquidiocesana para os Assuntos da JMJ, como a distribuição dos cofrinhos para estimular a economia de dinheiro, bem como o apadrinhamento dos jovens, por parte dos adultos, uma verdadeira maratona de ideias tomam conta das paróquias da Arquidiocese de Salvador para garantir a participação do maior número possível de meninos e meninas no maior evento da juventude católica.

Um exemplo é a Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Rua da Esperança, 290 – STIEP) que realiza, no próximo sábado, dia 28 de julho, a Festa da Amizade, com o intuito de divulgar e estimular os jovens a participarem da JMJ. O evento acontece no salão paroquial, a partir das 20h. Já a Forania 8 promove uma tarde de louvor no dia 29, a partir das 14h, na Paróquia São Paulo Missionário (Estrada do Coqueiro Grande, 1210, Fazenda Grande II, Cajazeiras). Na ocasião, além de apresentações, os jovens participam de uma caminhada (Igreja – Rótula da Feirinha – Igreja), às 16h30. A missa de encerramento acontece às 17h30. A Paróquia São Francisco de Assis (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, s/n, Boca do Rio), também lança a proposta da JMJ no dia 29, durante uma Missa festiva, às 8h.

Na Arquidiocese, a JMJ 2013 foi lançada durante a Jornada de Espiritualidade Jovem, realizada no dia 15 de julho, na Universidade Católica de Salvador. Motivados pela carta do Papa Bento XVI, por ocasião do Dia Mundial da Juventude, os participantes refletiram o tema "Alegrai-vos sempre no Senhor" (FL 4, 4).  Na ocasião, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, falou aos jovens sobre a participação da Arquidiocese na Semana Missionária e na Jornada Mundial da Juventude, além de explicar a importância deste evento para a Igreja Católica. Mais informações pelo telefone (71) 4009-6689.


Jequié sedia o 5º Congresso Regional NE3 da Pastoral Familiar

Com o tema: "A Família: o trabalho e a festa" e o lema "Bendita a família que valoriza a vida", teve início o 5º Congresso Regional Ne3 da Pastoral Familiar na diocese de Jequié (BA).

Entre os dias 20 a 22 de julho, mais de mil participantes oriundos de diversas cidades e dioceses da Bahia e Sergipe, se fizeram presentes lotando o Centro de Evangelização e Unidade (CEU). Ao longo de todo o congresso, foram realizadas conferências, apresentações artísticas, e momentos orantes que enriqueceram o desenvolvimento dos trabalhos.

A mesa de abertura foi composta pelo administrador apostólico e bispo emérito da diocese de Jequié (BA), dom Cristiano Jacob Krapf; por dom Petrini; padre Vítor Menezes, diretor espiritual diocesano e pároco da Catedral de Jequié; Vilson e Tereza, casal Regional NE3; Zé e Vane, casal diocesano; Valmir e Laura, casal coordenador do congresso; Evandro Lopes, representante do prefeito municipal de Jequié.

Na noite de sexta feira (20/07), dom João Carlos Petrini, bispo diocesano de Camaçari (BA) e presidente da comissão episcopal Vida e Família da CNBB, proferiu a primeira conferência sobre "A família: geradora de uma sociedade justa e fraterna".

No sábado (21/07) foram realizadas três conferências com temáticas diversas. "A família e a superação das dificuldades", ministrada por Gerson e Celina (psicólogos e escritores da editora Paulus). "O trabalho na família", ministrada pelo monsenhor Luiz Rodrigues (Pároco da Paróquia Senhor dos Passos e Diretor da Pastoral Familiar em Feira de Santana-BA). "A família e a Festa", ministrada pelo padre Adilton Pinto Lopes (Pároco e Reitor da Basílica da Conceição da Praia em Salvador-BA). Ainda foram realizados vários painéis temáticos no período da tarde, como: "O impacto das drogas nas Famílias"(Flávio de Jesus Morais – coordenador da Fazenda da Esperança do km 100 – Brejões-Ba). "Família Missionária" (Laércio Oliveira – Diocese de Lorena- SP). "Masculino, feminino e Gênero" (Pe. Flávio Ferreira de Souza – Pároco da Paróquia de Brejões-Ba).

O bispo de Itabuna (BA) e referencial da Pastoral familiar do NE3 também, dom Ceslau, esteve presente dirigindo aos congressistas uma belíssima mensagem de incentivo à família.

Um grande show católico com Laércio Oliveira e outros músicos da cidade de Jequié realizado no espaço cultural Dom Cristiano, abrilhantou ainda mais a noite do sábado. A Última conferência do congresso foi ministrada no domingo (22/07) pelo padre Antônio Tourinho Neto, Pároco da Paróquia de Santo Antônio – Km 100, com o seguinte tema: "Pastoral familiar: instrumento para ajudar a família a viver o trabalho e a festa".

Foram três dias de muita alegria, formação, e engajamento das várias dioceses que formam o Regional Nordeste 3. Ao término da Santa Missa, realizada no domingo e presidida por dom Cristiano, fora anunciado pelo casal regional (Vilson e Tereza) que a próxima diocese a sediar o 6º Congresso da Pastoral Familiar será a Diocese de Bonfim (BA).


3ª Experiência Missionária da Sub-Região Botucatu em Guaraçaí

Entre os dias 22 a 29 de julho, a diocese de Araçatuba (SP) estará sediando a 3ª Experiência Missionária da Província Eclesiástica de Botucatu. A cidade anfitriã é a cidade de Guaraçaí, conhecida como capital do abacaxi no Estado de São Paulo e localizada a aproximadamente 100 km de Araçatuba. A paróquia deste município paulista, com aproximadamente 9 mil habitantes, é dedicada a Nossa Senhora Aparecida.

Participam destas Santas Missões Populares, 75 missionários, entre seminaristas, leigos e padres, das dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Ourinhos e Presidente Prudente.No domingo (22), os missionários foram recebidos na cidade de Mirandópolis, município vizinho de Guaraçaí, para formação antes do início das Santas Missões.

Ao final da tarde, viajaram para Guaraçaí, onde foram acolhidos na entrada principal da cidade pela comunidade local. De lá, percorreram em procissão louvando e orando diante da imagem de Santa Teresinha, padroeira das Missões, até a Igreja matriz.

No Barracão paroquial, deu-se início a Santa Missa de envio dos missionários tendo como presidente da celebração o padre Ewerton Aparecida da Silva, assessor do Regional Sul 1 do Comire e como concelebrantes o padre Edson Barbosa, assessor da diocese de Araçatuba do Comidi e padre Fernando Stanincheschi, coordenador diocesano de pastoral e pároco local.

De segunda-feira (23) a sábado (28), dividida em 5 setores, a estrutura das atividades será oração da manhã, visitas às casas o dia todo e celebrações a noite. Em ambas as celebrações, matutina e noturna, a comunidade participa juntamente com os missionários.

Nas celebrações da noite, foram realizadas e estão agendadas celebrações eucarísticas, adorações ao Santíssimo Sacramento, Missa dos Enfermos, Caminhada da penitência e celebração de reconciliação (com confissões individuais o dia todo) e Noite Cultural no penúltimo dia.

No domingo será realizada Santa Missa de encerramento. Presidindo a celebração eucarística, o bispo da diocese de Araçatuba dom Sergio Krzywy.


Experiência Missionária na Província Eclesiástica de Botucatu (SP)

Termina neste domingo, 29 de julho, a 3ª Experiência Missionária da Província Eclesiástica de Botucatu, que se realiza na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guaraçaí (SP), diocese de Araçatuba. Participam das Santas Missões Populares 75 missionários, entre seminaristas, leigos e padres, das dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Ourinhos e Presidente Prudente. No último domingo, 22, os missionários foram recebidos na cidade de Mirandópolis para formação antes do início dos trabalhos. Em seguida, foram para Guaraçaí, onde foram acolhidos na entrada principal da cidade pela comunidade local. De lá, realizaram procissão com a imagem de Santa Teresinha, padroeira das Missões, até a Igreja matriz, onde participaram da missa de envio.Entre segunda-feira e sábado, dividida em 5 setores, a estrutura das atividades dos missionários incluía oração da manhã, visitas às casas o dia todo e celebrações a noite. Neste domingo, 29, haverá a missa de encerramento, presidida pelo bispo de Araçatuba, dom Sergio Krzywy. Com informações da Diocese de Araçatuba/SP

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 25/07/2012

REFLEXÃO

Estamos vivendo em uma época que é marcada pela diferença vista não pelo critério da complementariedade, mas pelo critério da oposição e da hierarquia. Esta fato faz com que vivamos em uma sociedade marcada pelo conflito e pela disputa constante de supremacia sobre os demais, de modo que o outro é sempre um concorrente, não é nunca irmão ou irmã, companheiro de caminhada na construção do Reino de Deus. O Evangelho de hoje nos mostra que esses valores que fundamentam a vida das pessoas não vêm de Deus e nem conduzem para Deus. Somente a fraternidade, a justiça e o amor vão possibilitar um mundo marcado pela convivência pacífica entre os seres humanos.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Presbiteral

  • Dom Waldyr Calheiros Novaes, Bispo Emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda - RJ
  • Dom Washington Cruz, CP, Arcebispo de Goiânia - GO

Ordenação Episcopal

  • Dom Paulo Francisco Machado, Bispo de Uberlândia - MG
NOTÍCIAS

Comissão para Doutrina da Fé iniciará preparação do Subsídio Doutrinal

A Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fará uma reunião ordinária neste dia 30 de julho. O encontro será na residência do arcebispo de Brasília, e presidente da Comissão, dom Sérgio da Rocha de dom Sérgio da Rocha. O tema central da reunião será a elaboração do Subsídio Doutrinal cujo título previsto é "As razões da fé na ação evangelizadora".

Além da presença de dom Sérgio da Rocha, na ocasião, outros bispos também estarão presentes: o arcebispo de Salvador (BA), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; o bispo de Amparo (SP), dom Pedro Cipolini; o bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Paulo Cezar Costa. O assessor da comissão padre Antonio Luiz Catelan Ferreira, da Diocese de Umuarama (PR).

O objetivo da elaboração do Subsídio Doutrinal é contribuir para que os evangelizadores estejam em condições de apresentar a proposta de vida cristã e a doutrina eclesial de modo a responder adequadamente às principais dificuldades para crer e às objeções levantadas à fé no contexto atual. A preparação desse subsídio já estava prevista como contribuição específica da comissão, em vista do aprofundamento de um dos temas que mais se destacam nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2011-2015: o tema da fé.

No número 1 das Diretrizes se encontra a indicação de que se pretende nesse período favorecer uma volta "às fontes de fé". Ao concluir o capítulo II, que trata das "marcas de nosso tempo", afirma-se que "tempos de transformações tão radicais [...] são tempos propícios para volta às fontes e busca dos aspectos centrais da fé" (n. 24).

Novamente, ao introduzir as cinco urgências da Ação Evangelizadora, há a afirmação que elas "dizem respeito à busca e ao encontro de caminhos para a transmissão e sedimentação da fé, nesse período histórico de transformações profundas" (n. 28). Dessa maneira, a temática da fé une a análise da realidade atual às urgências pastorais e orienta a ação eclesial.

Por este motivo, a Comissão para a Doutrina da Fé propôs a elaboração de um subsídio em que se tratasse diretamente dessa questão. A celebração do Ano da Fé, convocado pelo papa Bento XVI, e a realização de uma Assembleia do Sínodo dos Bispos tendo por tema "A Nova Evangelização para a transmissão da fé", iluminaram e reforçaram a proposta da comissão, que escolheu dedicar seus esforços até o próximo ano à elaboração desse subsídio.

A previsão é de que ele possa ser publicado na Assembleia Geral da CNBB do próximo ano (2013).


Jovens participam de formação sobre a Jornada Mundial da Juventude

Com a proposta de formar multiplicadores em toda a Diocese, o Setor Juventude organizou uma formação sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no último final de semana, 21 e 22 de julho. A atividade envolveu 73 pessoas, entre participantes e organização do encontro, realizado no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio.

De acordo com o assessor da Juventude na Diocese, Pe. Blásio Henz, a proposta é que os que estiveram na formação repassem os conhecimentos e as informações adquiridas a seus grupos e paróquias, fomentando a participação da Diocese na Jornada Mundial da Juventude.

O evento contou com a presença de integrantes do Grupo Betânia, de Porto Alegre, que trabalha com a evangelização da juventude, e com a coordenação do setor no Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante a formação, foi repassado o projeto da Diocese para participação na JMJ e os eventos de preparação, como o Bote Fé, em 10 de novembro, em Santa Maria, e a acolhida da Cruz Peregrina do Ícone de Nossa Senhora na Diocese, dias 24 e 25 de novembro.

Prepação da diocese

Padre Blásio explica que a Diocese possui um comunicador, um articulador e um assessor que estão trabalhando na preparação da Jornada. Mas a ideia é que cada uma das cinco áreas pastorais também escolham agentes para fomentar a proposta da JMJ.

A Diocese de Montenegro deve receber mil peregrinos para a pré-jornada. Para a JMJ, que ocorrerá ano que vem no Rio de Janeiro, ainda não há previsão de quantas pessoas da Diocese irão. Mas o Setor Juventude está planejando como serão as inscrições e o deslocamento dos participantes, a fim de que todos formem um grande grupo.

As inscrições para a Jornada estavam previstas para abrir no início deste mês, o que não aconteceu. Ainda não há uma nova estimativa. Quem quiser saber mais sobre a JMJ pode entrar em contato com Vitória, que está todas as quartas-feiras, das 13h30 às 17 horas, na paróquia de Brochier (51 3697-1163). Ou ainda pode acessar os sites Jovens Conectados (www.jovensconectados.org.br) e E ai, Tchê (www.eaitche.com.br).


Brasileiro eleito Superior-Geral dos Banabitas

No último dia 23 de julho, foi eleito em Nápoles, na Itália, durante o 136º Capitulo Geral da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (padres Barnabitas) o novo superior geral da congregação. Foi eleito o padre Francisco Chagas Maria Santos da Silva, natural da cidade de  Irituia (PA). Aos 51 anos, o padre Francisco já é sacerdotes desde 1990. Entre outras atividades, já atuou como reitor da Basílica-Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA). Desde 2006 atuava como Procurador Geral da Congregação em Roma junto à Santa Sé. É a primeira vez que um brasileiro é eleito superior geral dos barnabitas. A congregação está presente no Brasil desde 1903, nos estados do Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e no Distrito Federal. Fundada no século XVI por Santo Antônio Maria Zaccaria, a congregação tem como carisma a renovação do fervor cristão.

Ceris e Promocat alertam sobre golpe aplicado em diversas paróquias de todo país

O Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS), órgão vinculado à CNBB e responsável pelo Anuário Católico do Brasil, divulgou nota conjunta com a empresa Promocat Marketing Integrado sobre a cobrança indevida de serviços junto a paróquias de todo o país. A empresa, que é a única autorizada a realizar o Censo Anual da Igreja Católica do Brasil, esclarece que não está executando cobrança em cartório de nenhuma paróquia ou outra entidade da Igreja no Brasil. "Assim como ocorreu em outra ocasião, empresas não autorizadas que se passam por cartório de títulos e protestos, estão ligando para as paróquias, dioceses e casas religiosas que constam no Anuário Católico dizendo que as mesmas estão em débito com o CERIS por terem adquirido o Anuário, e que tais débitos se não pagos imediatamente, serão protestados. Esta ação criminosa trata-se de golpe aplicado por empresas e pessoas más intencionadas com o único objetivo de ludibriar as pessoas relacionadas no Anuário". A seguir, a íntegra da nota publicada pelas entidades. NOTA DO CERIS E DA PROMOCAT SOBRE COBRANÇA INDEVIDA DO ANUÁRIO CATÓLICO O CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais, órgão oficial da Igreja responsável pelo Anuário Católico do Brasil e a Promocat Marketing Integrado, única empresa autorizada pelo CERIS e pela CNBB para a realização do Censo Anual da Igreja Católica do Brasil e para a publicação do Anuário, vem esclarecer que não estão executando cobrança em cartório de nenhuma paróquia ou outra entidade da Igreja no Brasil.Assim como ocorreu em outra ocasião, empresas não autorizadas que se passam por cartório de títulos e protestos, estão ligando para as paróquias, dioceses e casas religiosas que constam no Anuário Católico dizendo que as mesmas estão em débito com o CERIS por terem adquirido o Anuário, e que tais débitos se não pagos imediatamente, serão protestados. Esta ação criminosa trata-se de golpe aplicado por empresas e pessoas más intencionadas com o único objetivo de ludibriar as pessoas relacionadas no Anuário. O CERIS e a Promocat esclarecem ainda que não cobram, em hipótese alguma, pela publicação dos dados oficiais da Igreja publicados no Anuário. Tal publicação é gratuita e tem como base o Censo Oficial da Igreja no Brasil. Somente a venda do livro impresso - "Anuário Católico" - é cobrado de quem o adquire. Nesse sentido, reafirmamos que selamos o compromisso de seriedade e o zelo para com o Censo da Igreja, além de confirmar que não existem protestos de nenhuma razão relacionados ao Anuário Católico do Brasil e não há empresas autorizadas a falar em nome do CERIS ou da Promocat. Aproveitamos para pedir que divulguem essa nota para evitar que pessoas de bem, caiam no golpe que estão tentando aplicar. Desse modo, quando alguém ligar em sua paróquia, comunidade ou diocese, imediatamente desligue o telefone, e entre em contato conosco. Na unidade da Igreja,CERIS / Promocatwww.ceris.org.brwww.promocat.com.brcadastro@promocat.com.br(11) 2099 6688

Pastoral da Mobilidade Humana participa de Seminário da Pastoral dos Migrantes

A Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) juntamente com a Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza, apoiou a realização do seminário "Mobilidade Humana: Acolhida, Desafios e Garantia de Direitos – Política de atendimento humanizado a imigrantes", sob a coordenação da irmã Eleia Scariot e equipe. O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de julho de 2012, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, em Fortaleza (CE), onde estiveram presentes mais de 50 pessoas.

Colaboraram com exposições e participaram dos debates: o Setor Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB; representantes de órgãos do Estado do Ceará: Defensoria Pública da União, Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Escritório de Direitos Humanos Frei Tito; membros da Pastoral do Migrante e de outros setores pastorais e sociais da Arquidiocese; núcleo de estudantes internacionais; e, por fim, estudantes guineenses que, além de trazerem os temas atuais ao debate, contribuíram com uma bela apresentação cultural.

O seminário teve inicio com um momento de mística com a simbologia "sal e luz". Como referido, os participantes foram agraciados com um momento de interculturalidade: uma dança da Guiné-Bissau, apresentada pelos jovens estudantes do referido país.

Nos grupos de trabalho foram refletidas e trazidas à plenária as seguintes questões: Quais os maiores desafios enfrentados? Que respostas podemos elaborar para esses desafios? O que já está sendo feito e o que deve ser fortalecido? O que vamos priorizar? A partir destas foram traçadas algumas linhas norteadoras para a continuidade da ação em prol dos migrantes e refugiados no Estado do Ceará.

O tema central do seminário - Política de atendimento humanizado a imigrantes e refugiados - foi desenvolvido pela Ir. Rosita Milesi, membro do Setor Mobilidade Humana da CNBB e diretora do IMDH, um dos apoiadores do evento, que diante do cenário migratório de Fortaleza, que em sua fala e considerando as indicações dos participantes, fez algumas propostas, dentre elas:

- Fortalecer a união entre os estudantes internacionais e a Pastoral do Migrante, a fim de somar forças na solução das questões que angustiam os estudantes internacionais, sobretudo os de Guiné Bissau;

- Estimular os estudantes a participarem da reunião que em breve ocorrerá para esclarecer todos os pontos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi firmado com as Faculdades que transgrediram seus compromissos com os estudantes;

- Organizar um Grupo de Trabalho para estudar a questão dos estágios acadêmicos para os estudantes internacionais, uma vez que eles estão com grande dificuldade de manter-se e os estágios são a única forma de conseguirem obter alguma remuneração, sem prejudicar os estudos, nem transgredir a legislação, além de evitar a exploração do eventual trabalho informal;

- Fortalecer a vivência da fé e oferecer oportunidades de celebrar, de maneira inculturada, as práticas religiosas dos refugiados e imigrantes;

- Dar especial atenção à situação em que vivem os estudantes internacionais cujo número supera os 2 mil no Estado do Ceará;

- Proporcionar os devidos encaminhamentos, junto com outras entidades locais, referentes à necessária solução a ser dada pelas autoridades brasileiras aos estudantes, particularmente os guineenses, que foram prejudicados em seus planos de estudo, devido ao tratamento inadequado dispensado por Faculdades locais. Vários problemas estão pendentes e as entidades promotoras do evento se comprometeram, em reunião realizada no dia 20, no âmbito do Seminário, a trabalhar a busca de soluções.

Atendimento humanizado, afirma Ir. Rosita, supõe a compreensão de que os imigrantes e os refugiados são seres humanos cuja dignidade e direitos decorrem desta condição e não do lugar onde nasceram ou de qual fronteira atravessaram. São humanos, como todos os humanos.


Equipe prepara Seminário Nacional Missão e Juventude

Representantes de pastorais, organismos e movimentos juvenis se reuniu nesta terça-feira, 24 de julho, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF), com o objetivo de organizar o terceiro e último seminário para a juventude, em preparação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013. Depois de um encontro sobre comunicação e outro sobre bioética, agora o tema será a missionariedade. As Comissões Episcopais para a Juventude e Animação Missionária da CNBB, em parceria com as POM, preparam o Seminário "Missão e Juventude", que pretende ser um momento de preparação para a Semana Missionária que antecede a JMJ. A previsão é de que participem do seminário cerca de 300 jovens de todo o país, nos dias 28 a 30 de setembro em Brasília. "A ideia é já começar o processo da Pré-Jornada e inspirar a Semana Missionária que acontece antes da propriamente JMJ, com o objetivo de dar luz ao evento e criar mais expectativas", afirmou o jovem Marciel Cover, da Pastoral da Juventude Rural (PJR).Para Bruno Dantas, do movimento Segue-me de Natal (RN) a reunião teve o objetivo de "criar expectativas positivas para o Seminário Missão e Juventude que pretende ressaltar a missão do jovem como anunciador da Boa Nova e agente de transformação social". Já o Irmão João Petroski, de Nova Londrina (PR), afirmou que o seminário Missão e Juventude vem ao encontro de uma série de necessidades da juventude: "Familiares, sociais, que temos que enfrentar juntamente com uma formação espiritual sólida que nos leve a nos abrir às pessoas e a Deus e não nos fechar às nossas realidades", sublinhou.Para o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio, a reunião definiu toda a metodologia do Seminário. "Foi revista toda a parte metodológica, o conteúdo e os palestrantes. O tema missão foi escolhido porque achamos que temos o dever de despertar nos jovens o sentido missionário que foi configurado com o batismo, onde fomos chamados a serem discípulos-missionários. Nós queremos que os jovens sejam protagonistas de sua própria missão e que eles a façam com a ajuda da Igreja".

Elaboradores de Folhetos Litúrgicos se reúnem em Campos do Jordão

Desde o dia 24 até o dia 26 de julho está acontecendo, em Campos do Jordão (SP), o Encontro Anual dos Responsáveis por Folhetos Litúrgicos no Brasil Promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A proposta do encontro é proporcionar aos participantes a partilha de ideias, que contribuam com o aperfeiçoamento no serviço que os folhetos prestam à Igreja no Brasil.

O encontro, que acontece na Vila Dom Bosco, hotel e casa de encontros, conta com a presença dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, padre José Carlos Sala e padre Hernaldo Pinto Farias. Além dos assessores, o evento reuniu representantes de folhetos litúrgicos de todo Brasil. Ao todo, estão presentes 15 pessoas, representantes de dez folhetos Litúrgicos.

Este ano, além da tradicional partilha da caminhada de cada um, haverá o estudo sobre a Oração Eucarística, sua teologia e critérios de escolha para as celebrações. Já no campo da música ritual, haverá o estudo sobre a importância do canto das partes fixas do Ordinário da Missa, trabalhando mais especificamente, o ato penitencial.

Segundo padre Hernaldo, o encontro é uma oportunidade para se avançar no serviço que os folhetos prestam à liturgia no Brasil, procurando aperfeiçoar este serviço e, enquanto CNBB e os responsáveis pelos folhetos, "trabalhar na mesma meta e seguir os mesmos passos, falando a mesma linguagem, aprofundando e buscando caminhos comuns", disse.


CBJP reúne representantes de Comissões de Justiça e Paz de todo país

Começou nesta quarta-feira, 25 de julho, e termina na próxima sexta-feira em Brasília (DF) o 13º Encontro da Rede Brasileira de Comissões de Justiça e Paz. A promoção é da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à CNBB, e reúne os representantes destas comissões e entidades afins de todo o país. "A ideia é que cada um retorne para o trabalho em suas comunidades, movimentos, dioceses e congregações, com ânimo renovado e mais articulados, já que aqui temos também a perspectiva de fortalecer a nossa integração em rede, trocando experiências", explica o secretário-executivo da CBJP, Pedro Gontijo.Na abertura do encontro, foi realizado um momento de resgate da mística sobre a tradição e o papel do leigo na Igreja, inspirado especialmente pela herança do Concílio Vaticano II, como explica Pedro. "Percebemos que a Igreja tem que ser fermento na massa, sal da terra, e a gente tem que olhar o mundo com um olhar mais positivo, na perspectiva da missão, da Igreja como Povo de Deus, que participa. Resgatar o Concílio é trazer toda esta vibração para a Igreja no mundo inteiro".Os participantes acompanham na tarde e noite desta quarta-feira uma análise da conjuntura social e eclesial, e realizam discussões em grupo. Na quinta-feira, será a vez de ouvir o comunicado das comissões sobre o trabalho realizado, a fim de montar um painel sobre as ações das Comissões pelo país."Nossas Comissões tem um histórico de luta contra a corrupção eleitoral, e vamos avaliar a nossa articulação neste momento", afirma Pedro, recordando a conquista da Lei da Ficha Limpa. "Este é o primeiro ano de uma efetiva aplicação desta lei, portanto um momento importante de avaliar tudo isso também na perspectiva das nossas comunidades". Na quinta-feira, haverá a discussão do tema da 5ª Semana Social Brasileira, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB. "A principal missão das nossas Comissões é promover a participação: nós, como Igreja, como leigos, devemos participar dos processos de acompanhamento, de gestão do Estado, do Legislativo e do Judiciário", recorda o secretário da CBJP.

Bispos do Tocantins divulgam nota sobre eleições municipais

Os cinco bispos das dioceses do estado do Tocantins publicaram, no último dia 15 de julho, uma nota com orientações sobre as eleições municipais deste ano. No documento, os bispos partem da constatação de que existe "uma profunda indignação do povo diante da falta de ética na política, especialmente, da corrupção que agrava a miséria de tantas pessoas". Entretanto, tomando o voto como "um dos mais importantes atos de cidadania para as transformações sociais nos municípios e no país", os bispos orientam os eleitores ao voto consciente. Já aos candidatos, afirmam que mais importante que as promessas feitas na campanha, está o compromisso com as causas e os anseios do povo. A seguir, publicamos a íntegra da nota, que traz critérios para eleitores e candidatos, a partir da realidade do estado do Tocantins. ELEIÇÕES 2012 - NOTA DOS BISPOS DO TOCANTINS "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!" (Mt 22,21) Nós, Bispos da Igreja Católica, no Estado do Tocantins, dirigimo-nos às comunidades eclesiais, aos eleitores, aos candidatos a prefeitos e a vereadores, e a todas as pessoas de boa vontade, com o que segue:Estamos nos aproximando das eleições municipais, marcadas para o dia sete de outubro deste ano. Um tempo particularmente propício para a participação consciente e responsável de todos na vida política, seja como eleitor, seja como candidato, fazendo valer o slogan: "voto não tem preço, tem consequência!". A Igreja tem como missão, recebida de Jesus Cristo, iluminar a consciência das pessoas com a luz do Evangelho e dos valores do Reino de Deus, motivando-as ao exercício da plena cidadania. Neste sentido, o papa Bento XVI disse que "a política é mais do que uma simples técnica para a definição dos ordenamentos públicos: a sua origem e o seu objetivo estão precisamente na justiça, e esta é de natureza ética". E ainda mais: "a Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política para realizar a sociedade mais justa possível. Mas também não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça" (Cf. Deus Caritas Est, 28).A política, enquanto serviço para a construção, a garantia e o aprimoramento da cidadania, deve ser praticada como busca sincera do bem-comum, de modo a promover os direitos dos cidadãos, a começar do âmbito municipal, e não segundo os interesses particulares de candidatos, de indivíduos ou de grupos.Constatamos uma profunda indignação do povo diante da falta de ética na política, especialmente, da corrupção que agrava a miséria de tantas pessoas. Em meio ao desinteresse de muitos pela política se faz necessário retomar e fortalecer o compromisso social dos cristãos, enquanto cidadãos, procurando conhecer os candidatos para votar bem nas eleições e depois, acompanhar e fiscalizar o desempenho dos eleitos, prefeitos e vereadores. O exercício do voto é um dos mais importantes atos de cidadania para as transformações sociais nos municípios e no país. O eleitor consciente, sujeito ativo de mudanças na construção de uma nova sociedade, vota com as mãos, o coração e a cabeça. E isso só é possível quando ele se sentir corresponsável pelo bem comum e se comprometer a dar a sua contribuição para concretizá-lo. No momento do voto, o eleitor não de põe seus direitos nas mãos do candidato, mas o nomeia como seu representante, não somente porque o escolhe para defender os valores, nos quais acredita, mas porque antes da eleição procura conhecer o seu programa de governo e depois o acompanha, tanto para dar o seu apoio como para cobrar o cumprimento das promessas de campanha. O bom candidato, independentemente do seu poder econômico, não é aquele que promete mais; é, ao contrário, aquele que é comprometido com as causas e os anseios do povo, sobretudo dos mais pobres; é aquele que não governa para os seus próprios interesses; é aquele que não vive trocando de partido, conforme sua conveniência, geralmente para o partido que está no poder."As eleições municipais, como as deste ano, tem características próprias em relação às demais por colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia, lazer. Isso torna ainda mais importante a missão de votar bem, ficando claro para o eleitor que seu voto, embora seja gesto pessoal e intransferível, tem conseqüências para a vida do povo e para o futuro do País. As eleições são, portanto, momento propício para que se invista, coletivamente, na construção da cidadania, solidificando a cultura da participação e os valores que definem o perfil ideal dos candidatos. Estes devem ter seu histórico de coerência de vida e discurso político referendados pela honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum. Os valores éticos devem ser o farol a orientar os eleitos, em contínuo diálogo entre o poder local e suas comunidades" (cf. Mensagem da CNBB sobre as eleições municipais de 2012).No caso concreto do Estado do Tocantins, destacamos como critérios para a votação, os seguintes: o comportamento ético dos candidatos; a defesa da vida, da família, da educação e da saúde, de todos, principalmente dos pobres e das comunidades tradicionais: indígenas e quilombolas. As qualidades imprescindíveis de um bom candidato são a honestidade, a competência, a transparência e a vontade de servir ao bem comum, comprovadas por seu histórico de vida.Independentemente do perfil do candidato, a Igreja do Tocantins não emprestará sua voz, nem servirá de palanque eleitoral para nenhum candidato, pensando em ser beneficiada posteriormente e atendida nas suas solicitações. Seu compromisso primeiro é a favor da ética na política, a defesa da Lei da Ficha Limpa, contra a corrupção eleitoral, a compra de votos e o poder econômico de candidatos e partidos e a compra de votos.Afirmamos, igualmente, com base nos vários Documentos, que a missão da Igreja é evangelizadora e de natureza eminentemente pastoral. Por isso "ela não concorda com a militância político-partidária de membros do clero ou de religiosos" (CNBB, Doc. 22,5; Puebla 524), por duas razões principais: primeiro, porque "o vasto e complexo mundo da política, da realidade social e da economia é campo próprio dos leigos" (Evangelii Nuntiandi 70); segundo, porque "a missão do presbítero tem algo de específico, na sua configuração do Cristo Pastor, que não se coaduna com a partidarização política" (CNBB, Doc. 75, 41). Mais explicito ainda é o Código de  Direito Canônico: "os clérigos sãoproibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil" (CIC, c. 285 § 3° e c. 287 § 2°).Portanto, com base nestes textos pastorais e legislativos, membros do clero do Tocantins que se candidatarem a cargos eletivos, deixarão os seus ofícios eclesiásticos e estarão sujeitos, durante a campanha eleitoral e o exercício deeventual mandato, a restrições e a suspensão do uso de ordem. Aos outros padres recomendamos que não subam em palanques, nem façam campanhas e nem propagandas partidárias para candidatos a cargos eletivos.Apesar da Sagrada Ordenação nunca se tornar nula, quando algum padre é suspenso do uso de ordem, deve deixar de usar o título de "padre" ou "frei", seja durante a campanha eleitoral ou no exercício de cargo eletivo.Os leigos, membros de conselhos pastorais animadores de comunidade, ministros extraordinários, coordenadores de pastoral e de outras instâncias pastorais, ao se candidatarem a um mandato político, recomendamos o afastamento de suas funções durante o período eleitoral.Por fim, incentivamos o empenho de todos na aplicação da Lei 9.840, de combate à corrupção eleitoral, bem como da Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de quem já foi condenado, em primeira instância, por um colegiado, ou que tenha renunciado a seu mandato para escapar de punições.Deus abençoe e ilumine a todos, eleitores e candidatos, nas eleições municipais deste ano, para o bem do povo tocantinense e de todo o Brasil!Palmas - TO, 15 de julho de 2012. Dom Pedro Brito GuimarãesArcebispo de PalmasDom Rodolfo Luís WeberBispo Prelado de CristalândiaDom Giovane Pereira de MeloBispo de TocantinópolisDom Romualdo Matias KujawskiBispo de Porto NacionalDom Phillip Eduard Roger DickmansBispo de Miracema do Tocantins

Bispos do Tocantins divulgam nota sobre eleições municipais

Os cinco bispos das dioceses do estado do Tocantins publicaram, no último dia 15 de julho, uma nota com orientações sobre as eleições municipais deste ano. No documento, os bispos partem da constatação de que existe "uma profunda indignação do povo diante da falta de ética na política, especialmente, da corrupção que agrava a miséria de tantas pessoas".

Entretanto, tomando o voto como "um dos mais importantes atos de cidadania para as transformações sociais nos municípios e no país", os bispos orientam os eleitores ao voto consciente. Já aos candidatos, afirmam que mais importante que as promessas feitas na campanha, está o compromisso com as causas e os anseios do povo.A seguir, publicamos a íntegra da nota, que traz critérios para eleitores e candidatos, a partir da realidade do estado do Tocantins.

ELEIÇÕES 2012 - NOTA DOS BISPOS DO TOCANTINS"Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!" (Mt 22,21)

Nós, Bispos da Igreja Católica, no Estado do Tocantins, dirigimo-nos às comunidades eclesiais, aos eleitores, aos candidatos a prefeitos e a vereadores, e a todas as pessoas de boa vontade, com o que segue:

Estamos nos aproximando das eleições municipais, marcadas para o dia sete de outubro deste ano. Um tempo particularmente propício para a participação consciente e responsável de todos na vida política, seja como eleitor, seja como candidato, fazendo valer o slogan: "voto não tem preço, tem consequência!".

A Igreja tem como missão, recebida de Jesus Cristo, iluminar a consciência das pessoas com a luz do Evangelho e dos valores do Reino de Deus, motivando-as ao exercício da plena cidadania. Neste sentido, o papa Bento XVI disse que "a política é mais do que uma simples técnica para a definição dos ordenamentos públicos: a sua origem e o seu objetivo estão precisamente na justiça, e esta é de natureza ética". E ainda mais: "a Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política para realizar a sociedade mais justa possível. Mas também não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça" (Cf. Deus Caritas Est, 28).

A política, enquanto serviço para a construção, a garantia e o aprimoramento da cidadania, deve ser praticada como busca sincera do bem-comum, de modo a promover os direitos dos cidadãos, a começar do âmbito municipal, e não segundo os interesses particulares de candidatos, de indivíduos ou de grupos.

Constatamos uma profunda indignação do povo diante da falta de ética na política, especialmente, da corrupção que agrava a miséria de tantas pessoas. Em meio ao desinteresse de muitos pela política se faz necessário retomar e fortalecer o compromisso social dos cristãos, enquanto cidadãos, procurando conhecer os candidatos para votar bem nas eleições e depois, acompanhar e fiscalizar o desempenho dos eleitos, prefeitos e vereadores.

O exercício do voto é um dos mais importantes atos de cidadania para as transformações sociais nos municípios e no país. O eleitor consciente, sujeito ativo de mudanças na construção de uma nova sociedade, vota com as mãos, o coração e a cabeça. E isso só é possível quando ele se sentir corresponsável pelo bem comum e se comprometer a dar a sua contribuição para concretizá-lo. No momento do voto, o eleitor não de põe seus direitos nas mãos do candidato, mas o nomeia como seu representante, não somente porque o escolhe para defender os valores, nos quais acredita, mas porque antes da eleição procura conhecer o seu programa de governo e depois o acompanha, tanto para dar o seu apoio como para cobrar o cumprimento das promessas de campanha.

O bom candidato, independentemente do seu poder econômico, não é aquele que promete mais; é, ao contrário, aquele que é comprometido com as causas e os anseios do povo, sobretudo dos mais pobres; é aquele que não governa para os seus próprios interesses; é aquele que não vive trocando de partido, conforme sua conveniência, geralmente para o partido que está no poder.

"As eleições municipais, como as deste ano, tem características próprias em relação às demais por colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia, lazer. Isso torna ainda mais importante a missão de votar bem, ficando claro para o eleitor que seu voto, embora seja gesto pessoal e intransferível, tem conseqüências para a vida do povo e para o futuro do País.

As eleições são, portanto, momento propício para que se invista, coletivamente, na construção da cidadania, solidificando a cultura da participação e os valores que definem o perfil ideal dos candidatos. Estes devem ter seu histórico de coerência de vida e discurso político referendados pela honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum. Os valores éticos devem ser o farol a orientar os eleitos, em contínuo diálogo entre o poder local e suas comunidades" (cf. Mensagem da CNBB sobre as eleições municipais de 2012).

No caso concreto do Estado do Tocantins, destacamos como critérios para a votação, os seguintes: o comportamento ético dos candidatos; a defesa da vida, da família, da educação e da saúde, de todos, principalmente dos pobres e das comunidades tradicionais: indígenas e quilombolas. As qualidades imprescindíveis de um bom candidato são a honestidade, a competência, a transparência e a vontade de servir ao bem comum, comprovadas por seu histórico de vida.

Independentemente do perfil do candidato, a Igreja do Tocantins não emprestará sua voz, nem servirá de palanque eleitoral para nenhum candidato, pensando em ser beneficiada posteriormente e atendida nas suas solicitações. Seu compromisso primeiro é a favor da ética na política, a defesa da Lei da Ficha Limpa, contra a corrupção eleitoral, a compra de votos e o poder econômico de candidatos e partidos e a compra de votos.

Afirmamos, igualmente, com base nos vários Documentos, que a missão da Igreja é evangelizadora e de natureza eminentemente pastoral. Por isso "ela não concorda com a militância político-partidária de membros do clero ou de religiosos" (CNBB, Doc. 22,5; Puebla 524), por duas razões principais: primeiro, porque "o vasto e complexo mundo da política, da realidade social e da economia é campo próprio dos leigos" (Evangelii Nuntiandi 70); segundo, porque "a missão do presbítero tem algo de específico, na sua configuração do Cristo Pastor, que não se coaduna com a partidarização política" (CNBB, Doc. 75, 41). Mais explicito ainda é o Código de  Direito Canônico: "os clérigos sãoproibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil" (CIC, c. 285 § 3° e c. 287 § 2°).

Portanto, com base nestes textos pastorais e legislativos, membros do clero do Tocantins que se candidatarem a cargos eletivos, deixarão os seus ofícios eclesiásticos e estarão sujeitos, durante a campanha eleitoral e o exercício de eventual mandato, a restrições e a suspensão do uso de ordem. Aos outros padres recomendamos que não subam em palanques, nem façam campanhas e nem propagandas partidárias para candidatos a cargos eletivos.

Apesar da Sagrada Ordenação nunca se tornar nula, quando algum padre é suspenso do uso de ordem, deve deixar de usar o título de "padre" ou "frei", seja durante a campanha eleitoral ou no exercício de cargo eletivo.

Os leigos, membros de conselhos pastorais animadores de comunidade, ministros extraordinários, coordenadores de pastoral e de outras instâncias pastorais, ao se candidatarem a um mandato político, recomendamos o afastamento de suas funções durante o período eleitoral.

Por fim, incentivamos o empenho de todos na aplicação da Lei 9.840, de combate à corrupção eleitoral, bem como da Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de quem já foi condenado, em primeira instância, por um colegiado, ou que tenha renunciado a seu mandato para escapar de punições.

Deus abençoe e ilumine a todos, eleitores e candidatos, nas eleições municipais deste ano, para o bem do povo tocantinense e de todo o Brasil!

Palmas - TO, 15 de julho de 2012.

Dom Pedro Brito GuimarãesArcebispo de Palmas

Dom Rodolfo Luís WeberBispo Prelado de Cristalândia

Dom Giovane Pereira de MeloBispo de Tocantinópolis

Dom Romualdo Matias KujawskiBispo de Porto Nacional

Dom Phillip Eduard Roger DickmansBispo de Miracema do Tocantins


Regional Sul 1 promove Assembleia da Catequese em Santa Fé (SP)

Entre os dias 20 a 22 de julho aconteceu a XXVI Assembleia da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 com o tema: "Caminho para o discipulado missionário", tendo como lema: "Fala Senhor na nossa voz". Durante o evento, o padre Paulo Cesar Gil, coordenador do Regional, apresentou uma reflexão sobre a mística para a caminhada catequética no Regional Sul 1, com base no livro dos Atos dos Apóstolos . O padre Marcelo Delcin, da Arquidiocese de São Paulo, conversou com os participantes sobre o Ano da Fé, que terá início no próximo mês de outubro, convocado pelo Papa Bento XVI. Em seguida, reunidos por sub-regional, os participantes elaboraram algumas propostas de ações concretas para serem realizadas nos mesmos e sugestões para o regional durante o Ano da Fé. No domingo, 22 de julho, uma celebração eucarística presidida por dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira e referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética no Regional, marcou o início dos trabalhos. Em seguida a catequista-blogueira Imaculada Cintra, da diocese de Franca, apresentou informações sobre o projeto "Rede de Blogs" - desenvolvido pela CNBB, lançando aos presentes o desafio de que todas as dioceses de nosso regional possuam um blog ligado ao blog do Regional, que por sua vez está ligado ao da Comissão de Animação Bíblico-Catequética Nacional (CNBB).  Os presentes receberam também maiores informações sobre o Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé que será realizado em Curitiba (PR) de 7 a 9 de setembro próximo, e também sobre o Simpósio de Animação Bíblica da Pastoral – Regional Sul I que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 do mesmo mês em São Paulo. O encerramento da XXVI Assembleia da Comissão de Animação Bíblico-Catequética se deu através de uma Celebração de Envio conduzida pela equipe da Diocese de Limeira, que presenteou a todos com uma cruz dourada.

Emoção marca encerramento do Ano Jubilar da Arquidiocese de Feira de Santana

Com a presença de grande multidão reunida desde as 15 horas deste domingo no largo junto à Estação de Transbordo, a Arquidiocese de Feira de Santana encerrou de forma solene a programação do seu Ano Jubilar.

A celebração eucarística contou com a presença de 11 bispos e mais de 60 sacerdotes. Um dos pontos altos da cerimônia e marcado de forte emoção foi a leitura da Bênção do Papa Bento XVI concedida ao povo fiel da Arquidiocese de Feira de Santana.

Sua Santidade convocou a todos a serem "sal da terra e luz do mundo" e a ser testemunhas vivas do Evangelho e protagonistas na construção de um mundo de paz, justiça e amor.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

terça-feira, 24 de julho de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 24/07/2012

REFLEXÃO

Jesus não quer que nós sejamos seus servos, pois o amor que ele tem por nós não permite isso. O apóstolo São João nos diz no seu Evangelho que Jesus não chama os seus seguidores de servos, mas de amigos, porque lhes revelou tudo o que o Pai lhe deu a conhecer. Mas no Evangelho de hoje, Jesus vai mais além, ele nos mostra que quer que todos os que ele ama e o amam sejam membros da sua família, participem da sua vida divina. Para demonstrar o amor que temos por Jesus, não basta apenas afirmar o amor que se sente por ele, é preciso ir além, é preciso conhecer e realizar a vontade do Pai. Somente quem faz a vontade do Pai ama verdadeiramente a Jesus, torna-se membro da sua família e participa da sua vida.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Episcopal

  • Dom Izidoro Kosinski, CM, Bispo Emérito de Três Lagoas - MS
NOTÍCIAS

Papa envia mensagem aos participantes do encontro internacional das ENS em Brasília

Papa Bento XVI enviou mensagem aos casais que representam as Equipes de Nossa Senhora reunidos em Brasília (DF). Na preparação do evento, que durou 3 anos, tomaram parte cerca 728 voluntários brasileiros. Os inscritos são 7.600 dos quais 452 sacerdotes provenientes de todo o mundo, inclusive 18 bispos.

 

Eis o texto integral da mensagem enviada pelo Cardeal Bertone em nome do Santo Padre:

Eminência Reverendíssima,

O Sumo Pontífice, informado da realização em Brasília do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora, me incumbiu de vir por este meio fazer chegar a sua paterna saudação aos participantes e a todos casais do Movimento nascido duma clarividente intuição pastoral do Servo de Deus Henri Caffarel, sacerdote, e cuja missão não viu diminuir, com o passar do tempo, sua atualidade e urgência, antes de certa forma aumentou à luz dos problemas e dificuldades que o matrimônio e a família experimentam hoje rodeados por uma atmosfera de crescente secularização.

Neste contexto, os casais das Equipes de Nossa Senhora proclamam, não tanto com palavras como sobretudo com a vida, as verdades fundamentais sobre o amor humano e sobre o seu significado mais profundo: «Um homem e uma mulher que se amam, um sorriso de criança, a paz de um lar: eis uma pregação sem palavras, mas extraordinariamente persuasiva, na qual cada homem pode já pressentir, como que por transparência, o reflexo de outro amor e o seu apelo infinito» (Paulo VI, Aos casais das equipes de Nossa Senhora, 4 de maio de 1970).

Claro, este ideal pode parecer demasiado alto. Por isso mesmo, o Movimento incentiva os seus membros a beberem constantemente nas fontes da graça do sacramento do matrimônio e da participação na Eucaristia dominical; para além do recurso à graça dos sacramentos, lhes propõe, com grande sabedoria, um «método» rico de compromissos e sugestões simples e concretas para viverem no dia a dia a espiritualidade encarnada de esposos cristãos. Entre eles, sublinha-se o «dever de sentar-se», isto é, o compromisso de manter periodicamente um tempo de diálogo pessoal entre os cônjuges, durante o qual fazer presente um ao outro, com toda a sinceridade e num clima de escuta mútua, os problemas e os assuntos relevantes para a vida de casal. No nosso mundo tão marcado pelo individualismo, o ativismo, a pressa e a distração, o diálogo sincero e constante entre os esposos é essencial para evitar que surjam, cresçam e endureçam incompreensões que, infelizmente, muitas vezes acabam em rupturas insanáveis que já ninguém ajuda a consertar. Por isso, cultivem este valioso hábito de sentar-se um ao lado do outro para falarem e se ouvirem, para compreenderem um ao outro sempre de novo no meio das surpresas e dificuldades do longo caminho.

Dentro de três meses estaremos comemorando o cinqüentenário da abertura do Concilio Vaticano II, que, em muitos dos seus documentos, ofereceu à Igreja do nosso tempo uma visão renovada do valor do amor humano, da vida conjugal e da família; nessa ocasião começaremos o Ano da Fé, para reencontrar toda a vivacidade e a alegria do anúncio da fé no nosso mundo e no nosso tempo. Sua Santidade Bento XVI convida os casais cristãos a serem «o rosto sorridente e doce da Igreja», os melhores e mais convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé, dom de Deus oferecido com largueza e generosidade a todos, para que possam encontrar cada dia o sentido da sua vida. E, como sinal de gratidão eclesial, de estímulo para os novos desafios em aberto e como penhor de graças e luzes do Alto para os trabalhos do XI Encontro Mundial das Equipes de Nossa Senhora, o Santo Padre concede aos participantes e respectivas famílias a implorada Bênção Apostólica.

Aproveito o ensejo para testemunhar a Vossa Eminência Reverendíssima os meus sentimentos de fraterna estima em Cristo Senhor.

Vaticano, 5 de julho de 2012

Tarcisio Card. Bertone

Secretário de Estado de Sua Santidade

 


Diocese de Santarém prepara mais uma edição do projeto "Experiência Missionária"

Durante 40 dias a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Belterra (PA) vai receber os participantes da VI Experiência Missionária, projeto da Diocese de Santarém (PA) que acolhe seminaristas, religiosos e presbíteros de todo o país que desejam conhecer o trabalho da Igreja na Amazônia. "Quem participa tem a oportunidade de vivenciar na prática o que aprende na teoria, e amadurece sua consciência missionária", explica padre Alaelson Sousa de Lima, coordenador do projeto. A experiência é fruto de uma preocupação com a formação missionária dos futuros presbíteros e está marcada para o período de 15 de dezembro de 2012 a 23 de janeiro de 2013. Durante este tempo, antes do trabalho com as comunidades urbanas e rurais, há um período de formação e retiro para os missionários."Para participar os seminaristas precisam ser enviados pelo bispo ou pelo reitor do seminário, que assumirá as passagens até o aeroporto de Santarém. A partir daí, as despesas e transportes são assumidos pela Diocese de Santarém", explica Alaelson. Também podem participar padres, religiosos e religiosas, e também são bem vindas contribuições financeiras para o projeto. Mas para o padre Alaelson, "a maior ajuda mesmo é a vinda de missionários". Quem desejar conhecer as experiências anteriores do projeto, basta acessar o blog clicando aqui. Ou para obter informações de como participar, entrar em contato a seguir:Seminário São Pio X – Diocese de Santarém (PA)piox@seminariosaopiox.com.br(93) 3524-3468 // 9183-5306

Evento marcará contagem regressiva para a JMJ Rio 2013

"Preparai o caminho" é o nome do evento comemorativo que vai marcar a contagem regressiva para o grande encontro dos jovens com o papa Bento XVI, no Rio de Janeiro, em julho de 2013. O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 (JMJ) promove nos dias 27 a 29 de julho de 2012, no Complexo do Maracanã, um grande momento de evangelização. "Trata-se de um momento de preparação, oração e reflexões. Dadas as proporções do evento, será para nós uma experiência de ensaio, que vai nos dar a noção de como devemos nos preparar" afirma o Diretor Executivo do Setor Voluntariado do COL, Padre Ramon Nascimento da Silva.A abertura será com missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello. Estão previstas outras celebrações, shows, palestras e o lançamento da campanha de doações para a JMJ Rio2013. Haverá inclusive um festival, com a participação de grandes nomes da música católica e popular brasileira, e apresentações culturais. Entre as atrações, o Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, fará o lançamento de seu primeiro CD intitulado "Peço a Deus", trazendo canções em ritmo de samba e a participação especial do cantor Diogo Nogueira. "O samba faz parte da cultura popular e cantar no 'Preparai o Caminho' é algo singular na busca da construção de um mundo melhor para a nossa juventude, para o nosso povo", declara Omar. Os organizadores aguardam cerca de 50 mil pessoas nos três dias do evento. A entrada será gratuita, mas o público deverá seguir alguns procedimentos para obter os ingressos, no site do evento, ou mesmo pelo telefone (21) 3559-9110. A seguir, a programação do evento (sujeita a alterações)Dia 27 de julho18h - Abertura dos portões19h - Missa, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'AnielloShow Jovens em Canção, com a apresentação dos Hinos das Jornadas Mundiais da JuventudeDia 28 de julho7h30 - Abertura dos portões8h - Missa presidida pelo Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo DamascenoPresenças de Dom Eduardo Pinheiro, Padre Darci Nicioli, Padre Roger Luiz, Moysés Azevedo, Padre Jorjão, Padre Robson de Oliveira e Padre Antônio MariaApresentações: Ministério Amor e Adoração (Dunga e Eliana Ribeiro), Frutos de Medjugorje e cantores do Rio de Janeiro e Regional Leste 1, Comunidade Bom PastorDia 29 de julho7h30 - Abertura dos portões8h - Início do eventoMissa presidida pelo Arcebispo do Rio e presidente do COL, Dom Orani João TempestaPresença de Padre Reginaldo ManzottiShow de lançamento do CD do Padre Omar Raposo, com participação especial de Diogo Nogueira, e apresentações da Banda e Cantores Ministério Amor e Adoração e da Banda DOM

Curso prepara missionários além-fronteiras

Uma oportunidade de aprimoramento nas temáticas relacionadas à missão: esta é a proposta do Curso Ad Gentes, promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) em parceria com a Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, Conferência dos Religiosos do Brasil e o Instituto Superior de Filosofia Berthier. A proposta do curso é colaborar na formação de novos missionários e na reciclagem dos que já atuam além-fronteiras. "Vamos para o outro lado do mar" (Mc 4,35) é a inspiração bíblica do curso, que será realizado na sede do CCM em Brasília, de 12 agosto a 6 de setembro de 2012.Realizado em regime de internato, o curso vai focar a preparação do agente para o desafio missionário. O ponto de partida da reflexão será a dimensão humano-afetiva da missão, com a mediação da psicologia, passando pela dimensão bíblica, chegando à dimensão histórica. A carga horária do curso é de 140 horas-aula.Para saber como participar do curso, acesse o site do CCM.

Museu da Liturgia é inaugurado em Tiradentes (MG) exibindo acervo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Foi inaugurado no mês de abril na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, o primeiro Museu da Liturgia da América Latina. Desejo antigo do historiador Olinto Rodrigues, do Padre Ademir Longatti e de toda a comunidade tiradentina, que ansiava por um local adequado e seguro para o armazenamento e exposição do rico acervo pertencente à Paróquia de Santo Antônio, a construção do espaço se tornou possível por meio do apoio direto e não incentivado de R$ 8,8 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Banco investirá, ainda, R$ 1,7 milhão para a manutenção da instituição em seus quinze primeiros meses de funcionamento, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Concebido, coordenado e implantado pelo Santa Rosa Bureau Cultural, o projeto contemplou a recuperação de mais de 430 peças dos séculos XVIII a XX, entre pinturas, prataria, ex-votos, esculturas, imagens, objetos em metal e madeira, paramentos, missais e outros artigos religiosos de diversas tipologias. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o conjunto permaneceu guardado em sacristias durante longo período, estando em acentuado estado de deterioração.

Para abrigar o Museu da Liturgia, seu histórico prédio também foi restaurado. A edificação, construída para uso residencial no começo do século XVIII, foi doada para a Paróquia de Santo Antônio em 1893, se tornando Casa Paroquial. Para a instalação do museu, todos os elementos característicos da construção (que sofreu três acréscimos durante o século XX, totalizando 553 m2) foram mantidos ou recuperados, incluindo suas cores originais. Um novo anexo, com 185 m2, foi levantado ao fundo para abrigar a reserva técnica e o espaço educativo.

O projeto museográfico criou um espaço de linguagem e ambiência contemporâneas, com belas e sensíveis instalações audiovisuais que dialogam com os objetos expostos. "O anseio do museu é proporcionar um outro tipo de experiência frente a um acervo estático. É criar uma atmosfera para que o visitante seja transportado para um outro universo e viva um momento de imersão cultural e transcendência, independente de sua crença ou religião", afirma Eleonora Santa Rosa, diretora do Santa Rosa Bureau Cultural e ex- Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais (2005-2008), responsável pela concepção da iniciativa.

Diretora geral do projeto de implantação, Eleonora convidou para equipe técnica de conceituação do museu o designer Ronaldo Barbosa (responsável pelo projeto museográfico, visual e concepção arquitetônica), o filósofo Carlos Antonio Leite Brandão (responsável pelo conteúdo e textos de base), o Padre Lauro Palú e o Padre Marco Antonio Morais Lima (assessores litúrgicos) e reuniu uma equipe multidisciplinar que gerou 380 empregos diretos e indiretos. Desde sua abertura, a direção do museu está a cargo de Maria Cristina Seabra de Miranda, arquiteta e especialista em preservação do patrimônio histórico.

Percurso Museográfico: Uma visita ao museu da liturgia

O pátio externo, uma área de cerca de 260 m2 aberta ao público, é um espaço de acolhimento e reflexão, uma ruptura com o mundo cotidiano. O muro de pedra teve sua extensão original recuperada e ganhou um painel com símbolos que são reconhecidos durante a visita ao museu. Sete totens, inspirados em antigos confessionários, reproduzem salmos, provérbios, trechos do Genesis, Eclesiastes e a trilha sonora do museu composta com exclusividade por Marco Antonio Guimarães, fundador e diretor do grupo de música instrumental Uakti, reconhecido internacionalmente.

O piso de cimento liso tem intervenções em mármore e granito, compondo tapetes em pedra que lembram estruturas encontradas no Vaticano e estão posicionadas aos pés dos bancos, instalados sob as copas das árvores. Uma mesa com treze assentos dispostos de um único lado faz referência à Santa Ceia, mas é usada como suporte para a linha do tempo, que traz informações sobre a cidade e o museu. Ao fundo, uma espiral de pedras sobre o chão cimentado, inspirada no labirinto da Catedral de Chartres, convida o visitante a uma pequena caminhada de meditação e busca interior.

O hall de entrada estabelece uma relação entre a liturgia, a cultura e a comunidade civil, prestando uma homenagem à população tiradentina. O mosaico no chão representa os tradicionais tapetes de serragem confeccionados para festejos culturais e religiosos da cidade e a "tela trilho" – conjunto de monitores dispostos verticalmente na parede – exibe imagens de celebrações filmadas durante o ano passado em igrejas e nas ruas de Tiradentes e região.

De pé direito alto, o hall é o único espaço que liga a parte térrea (o antigo porão da Casa Paroquial), onde estão as salas 'Liturgia da Palavra' e 'Eucaristia e Páscoa', ao piso superior do museu, com as salas 'Sacramentos e Sacramentais', 'Devoção Popular' e 'Gestos Litúrgicos'.

A sala 'Liturgia da Palavra' é dedicada aos ensinamentos e aos que difundiram a palavra divina. Reúne elementos diretamente ligados à leitura e ao conhecimento, como os missais (livro de orações e textos utilizados nas missas durante o período de um ano) e suas estantes de apoio, e artigos que compõe o ambiente adequado para a transmissão da palavra, como os paramentos (vestes oficiais do clero nas funções do culto divino). Destaque para a 'Estola de veludo com galões e franjas' (séc. XIX), produzida com fios de ouro, e o 'Missal romano' (1721, Bélgica), uma das peças mais antigas do acervo e a que demandou maior esforço de recuperação.

Seguindo o percurso, o visitante chega à sala 'Eucaristia e Páscoa' (o principal sacramento e o mais importante ciclo litúrgico), que exibe as paredes de pedra originais da casa e teve o cimento liso do piso também empregado nas bases e suporte das peças, dando amplitude ao espaço e foco nos objetos expostos. Duas grandes bancadas envidraçadas ocupam a maior parte da sala. Uma reúne 30 castiçais e dois pares de candelabros em prata e a outra, 18 castiçais de estanho e 18 castiçais mais três tocheiros em madeira, todos dos séculos XVIII e XIX.

Entre cálices, turíbulos (ou incensórios), galheteiros e navetas (para guardar incenso), há uma trabalhada 'Urna do Santíssimo ou dos pré-santificados' (séc. XVIII), em madeira recortada e entalhada, que tem fechadura à chave para o armazenamento das hóstias da missa de Sexta-feira da Paixão, e um raríssimo conjunto de três 'Palmas de altar' (séc. XVIII e XIX), de papel, madeira e malacacheta, que são as únicas restantes em Minas Gerais.

No pavimento superior, a sala 'Sacramentos e Sacramentais' abre espaço para o dia-a-dia da fé. Apresenta peças usadas nos ritos dos sete sacramentos, como uma concha de batismo, um confessionário e os frascos dos Santos Óleos, e nas práticas cotidianas de comunhão com o divino, como a pia de água benta, crucifixos e imagens de Cristo, como a escultura 'Senhor da Coluna' (séc. XVIII), de João Ferreira Sampaio, que representa a flagelação de Cristo, despido de suas vestes e atado à coluna do palácio.

A sala 'Devoção Popular' representa as muitas celebrações religiosas de Tiradentes. Todos os itens expostos no Museu da Liturgia podem ser solicitados para o uso da comunidade nestes festejos, como as lanternas e cruzes processionais ou as imagens de santos cultuados na cidade, como Santana Maestra, padroeira dos mineradores, carpinteiros, marceneiros e dos lares.

Entre as imagens, há diferentes exemplares de roca, produzidas em estruturas de madeira e vestidas com trajes de tecidos, que transmitem realismo e são usadas em procissões. Destaque para a escultura de 'São Jorge' com escudo de centurião (séc. XVIII), de Antônio da Costa Santeiro, que, esculpida em escala humana e com articulações nas pernas, saía na procissão de Corpus Christi montada em cavalos.

Este espaço apresenta ainda três pinturas do artista tiradentino Manoel Victor de Jesus, como 'Nossa Senhora do Desterro' (1788), uma extensa vitrine com 43 resplendores e seis diademas, que adornam as cabeças de santos e santas, respectivamente, e um conjunto de nove pinturas de ex-votos, acompanhadas por uma bancada com 26 mãos de imagens de roca.

A última sala do museu foi destinada aos 'Gestos Litúrgicos'. O ambiente, especialmente iluminado e com a trilha sonora mais presente, é um convite para que o visitante, no final do percurso, se sente e assista ao vídeo, e se integre às belíssimas imagens exibidas em um mosaico com onze monitores, que retrata sinais simples, mas cheios de significados, como juntar as mãos, erguê-las aos céus, ajoelhar-se ou simplesmente inclinar a cabeça. "Queríamos proporcionar uma culminância no percurso museográfico possibilitando um sentimento de paz e tranquilidade ao término da visita e optamos por este impacto silencioso", explica Eleonora Santa Rosa.

Projeto educativo e multimídia ampliando o conhecimento

Com a proposta de explorar as relações entre o passado e o presente e entre o patrimônio material e imaterial a partir de peças do acervo, o projeto educativo do Museu da Liturgia foi especialmente concebido de maneira a atender aos diferentes interesses de grupos, sejam eles moradores de Tiradentes ou turistas, jovens ou adultos, religiosos ou não religiosos. Para as crianças, marionetes e jogos lúdicos possibilitam trabalhar e ampliar os conteúdos de forma divertida. Um livreto informativo e monitores treinados presentes nas salas expositivas auxiliam o visitante independente.

O Museu da Liturgia conta com dois terminais multimídia (um na sala 'Sacramentos e Sacramentais' e outra na sala do educativo) com tecnologia touchscreen e um grande volume de imagens, vídeos, textos explicativos, documentos históricos, mapeamento da edificação e fotos referentes ao acervo. Também disponível em versão resumida no site www.museudaliturgia.com.br, esse conteúdo permite a análise dos eixos temáticos abordados no museu e o aprofundamento no universo litúrgico.

Para entender mais sobre o projeto de restauro do acervo e a construção do Museu da Liturgia, acesse o link http://vimeo.com/44340154 e assista ao vídeo.


Itabuna-Bahia sedia o 6º Nordestão das CEB's

Esse fim de semana realizou-se o 6° Nordestão das Comunidades Eclesiais de Base (CEB's), em Itabuna-BA. O encontro iniciou no dia 19 de julho, na Vila Olímpica Fernando Gomes, cidade e Diocese de Itabuna (BA), e reuniu as CEB's da maioria dos Estados do Nordeste.

O tema do encontro foi 'Justiça e Profecia a serviço da vida no Nordeste', e com o lema: 'Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céu!'. Foi um momento de grande alegria e encontro de irmãos.

Após as palavras da coordenadora das CEB's do Regional Nordeste 3, Ana Maria Santos e do bispo diocesano de Itabuna (BA), dom Ceslau Stanula, foi iniciado o Nordestão.

Todas as delegações dos noves Estados da Unidade Federativa do Brasil (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) se encontravam presentes ao encontro, além dos nossos Assessores, membros das igrejas cristãs, seminaristas, comunidades tradicionais, bispos, padres, religiosas e cristãos leigos.

O encontro se encerrou no domingo, com perspectivas de uma revitalização das CEB's; uma atividade essencial para a Igreja do Brasil.


Nordeste 3 participa do 3° Encontro Nacional da PASCOM

O 3° Encontro Nacional das Pastorais da Comunicação aconteceu esse fim de semana em Aparecida (SP) no auditório do Santuário Nacional, com a participação de PASCOM's de todos os regionais do Brasil. O Regional Nordeste 3 (NE3) esteve presente por meio de seus inúmeros agentes que, durante o encontro, partilharam suas experiências e levaram as novas temáticas que estão sendo abordadas no âmbito da comunicação pastoral.

No primeiro dia (19) houve a plenária inicial com a comunicação, muito aclamada, do professor Carlos Di Franco; diretor Internacional de ciências sociais da Universidade de Navarra. Na sexta-feira (20) houve intervenções de vários estudiosos da área, entre eles o Padre Manoel de Oliveira Filho, da arquidiocese de Salvador, também bastante elogiada.

À tarde do dia 20 os grupos foram divididos em seminários temáticos, nos quais os participantes do evento puderam compreender suas demandas a partir das experiências de outros agentes da comunicação.

O encontro finalizou no dia 22, quando os agentes de PASCOM levaram as experiências adquiridas para suas regionais, dioceses e paróquias. Na ocasião, os representantes do NE3 puderam partilhar os novos desafios que enfrentam os agentes de comunicação e a Igreja.

Para o secretário da Pascom no Regional Nordeste 3, Carlos Quinto, o encontro possibilita a integração entre os agentes e os profissionais da comunicação. "Pastoral é isso: estarmos juntos. Aqui nós conhecemos várias pessoas, partilhamos experiências e compreendemos que todos os estados têm problemas e soluções assim como os nossos", disse.


Arquidiocese de Olinda e Recife e Pastoral da Saúde NE 2 apresentam o Projeto Comunidade Saudável e Sustentável

Uma cidade arborizada e com um sistema eficiente de mobilidade que prioriza o compartilhamento do espaço público entre automóveis, bicicletas e pedestres. Um sonho que aos pouco começa a se tornar realidade. Na manhã desta terça-feira, 24, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido apresentou às autoridades dos governos municipal e estadual, e também à imprensa, o "Projeto Comunidade Saudável e Sustentável". O plano piloto prevê a requalificação e reordenação da malha viária do bairro de Casa Amarela, Zona Norte da capital, mas que deve ser implantado em toda a cidade no futuro.

O "Projeto Comunidade Saudável e Sustentável" foi lançado por dom Fernando Saburido durante a Quaresma, aproveitando a temática da Campanha da Fraternidade 2012 "Fraternidade e Saúde Pública". O arcebispo que também é o referencial da Pastoral da Saúde no Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) propôs o modelo que será implementado até 2014. A ideia, que é uma recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), logo ganhou a parceria do arquiteto César Barros, que fez os estudos e todo o planejamento do "novo bairro".

De acordo com o projeto, a primeira ação será a implantação de ciclovias sombreadas, em 100% das principais vias do bairro de Casa Amarela. Algo em torno de 16 quilômetros de malha viária. A criação dos espaços para o tráfego de bicicletas será feita por meio da pintura do asfalto. A mudança redimensionará ruas e avenidas que hoje só priorizam automóveis e passariam a priorizar a circulação de ciclistas e pedestres. "O que queremos é promover o deslocamento simples e consequentemente a humanização do bairro, dando aos que circulam pelo local, conforto e segurança", afirmou César Barros. O projeto prevê também, a requalificação das margens do Canal do Vasco da Gama que corta o bairro, e do Sítio da Trindade. Ambos terão ciclovias.

Casa Amarela foi escolhido por ser um bairro onde é grande o uso da bicicleta não só como lazer, mas como meio de transporte para trabalhadores e estudantes. E também por estar próximo de grandes áreas verdes como a Praça de Casa Forte, o Sítio da Trindade, o Parque da Jaqueira e o futuro Parque da Tamarineira. "É um bairro de muitos contrastes, onde você encontra ruas arborizadas, mas sem um bom calçamento e com o sério problema que acomete as grandes cidades: o desordenamento urbano", justificou o arquiteto.

Para o presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão da Prefeitura do Recife, Milton Botler, não há projeto de planejamento urbano mais revolucionário e contemporâneo. "A proposta vai fundo e mostra como é urgente e possível compartilhar os modais. O foco está nas pessoas e não nos veículos. Parabéns á Igreja pela iniciativa", declarou.

O projeto também foi elogiado pelos secretários estaduais do Meio Ambiente e das Cidades. Ambos afirmaram que o Governo do Estado de Pernambuco está disposto a contribuir com a implementação da "Comunidade Saudável e Sustentável". "Não vejo a hora de pegar uma bicicleta e circular por Casa Amarela e no futuro por toda a cidade", disse o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, destacou a necessidade do trabalho de educação dos cidadãos. "Não é só  a mudança estrutural, vamos trabalhar também na formação dos pedestres, ciclistas e motoristas", ressaltou.

Dom Fernando Saburido comemorou a receptividade do projeto por parte dos poderes públicos. Para o arcebispo é preciso agora que o debate continue para ganhar força e tornar o projeto realidade. "Essa é a atual mentalidade da Pastoral da Saúde, queremos trabalhar na promoção de melhorias para toda a sociedade, não só apontar as críticas, mas sugerir as mudanças fazendo parcerias. Esse é nosso dever como cristãos", declarou.

Primeira mudança

O "Projeto Comunidade Saudável e Sustentável" incentivou a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) a realizar a primeira iniciativa concreta para melhoria da mobilidade no bairro de Casa Amarela. Já a partir do próximo sábado, 28, a CTTU vai implantar um binário na Estrada do Arraial com a Estrada do Encanamento. Além da transformação em binário, as avenidas irão ganhar ciclofaixas unilaterais e monodirecionais no mesmo sentido das vias e que irão se interligar, garantindo a integração da bicicleta para a população da área. Cada ciclofaixa terá 1,70m de largura e um total aproximado de 4,3km.

Arte-educadores e agentes de trânsito já trabalham no local para orientar os motoristas. "Teremos problemas na implantação dessas mudanças, por que isso mexe com a cultura das pessoas, mas precisamos mudar esse pensamento individualista. Estamos acostumados a deixar carros parados nas ruas. Vamos tirar os carros e abrir passagem para os ciclistas e os pedestres", garantiu a presidente da CTTU, Maria de Pompéia.

Esperança

O engenheiro Daniel Valença, 28 anos, há quase um ano trocou o carro pela bicicleta. Como ciclista acredita que com as parcerias entre a Igreja e os poderes públicos vão enfim trazer mudanças reais para o trânsito na cidade. "Acompanho desde o início o desenvolvimento do projeto, e é muito clara a viabilidade para a implantação. Os governos estão percebendo isso, assim como também, já perceberam que é uma demanda urgente da sociedade. Acredito que muito em breve teremos a primeira Comunidade Saudável e Sustentável", afirmou.

Próximos Passos

A Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio da Pastoral da Saúde continuará buscando parcerias. Além disso, estão previstos para os próximos meses a realização de debates e de passeios ciclísticos. Informações sobre os desdobramentos do projeto bem como subsídios para que outras comunidades possam "copiar" as experiências, adaptando às suas realidades em vista de uma vida mais saudável estarão disponíveis no site www.pastoraldasaudene2.org.br.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303