sexta-feira, 2 de março de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 02/03/2012

REFLEXÃO

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Domingos Gabriel Wisniewski, CM, Bispo Emérito de Apucarana - PR

Ordenação Episcopal

  • Dom Airton José dos Santos, Bispo de Mogi das Cruzes - SP
  • Dom Altamiro Rossato, CSSR, Arcebispo Emérito de Porto Alegre - RS
  • Dom Osório Bebber, OFMCap, Bispo Emérito de Joaçaba - SC
NOTÍCIAS

1° Encontro de Postulação em Mairiporã

Nos dias 23 a 25 de fevereiro, realizou-se no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, em Mairiporã, o 1° Encontro de Postulação, sob a responsabilidade do postulador Dr. Paolo Vilotta, com a colaboração do padre Paolo Lombardo e da irmã Célia Cadorin.

A ocasião contou com a presença do bispo de Campanha, MG, dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, que discorreu sobre o tema "A Santidade". Na ocasião, estiveram reunidas em torno de quarenta pessoas, dentre padres, religiosas e leigos, os quais puderam expôr as causas das quais participam, bem como esclarecer eventuais dúvidas sobre a postulação.

O objetivo do encontro foi a troca de experiências entre as várias causas, considerando-se os diferentes estágios em que elas se encontram: beato ou beata, venerável, servo ou serva de Deus. Atualmente, existem no Brasil em torno de cinquenta causas de beatificação, das quais 25 figura como postulador o Dr. Paolo Vilotta.

O postulador é responsável pelas seguintes causas: beata Dulce, da diocese de Salvador, BA; beata Albertina, da diocese de Tubarão, SC; beata Rita Amada de Jesus, da diocese de Santo Amaro, SP; venerável Maria Theodora, da diocese de Jundiaí, SP; servo de Deus padre Victor; serva de Deus irmã Teresa Margarida - Nossa Mãe; serva de Deus Nhá Chica, da diocese de Campanha, MG; serva de Deus irmã Benigna, da diocese de Belo Horizonte, BH; servo de Deus Guido; serva de Deus Odettinha; servos de Deus Zélia Pedreira Magalhaes e Jerônimo Magalhães, da arquidiocese do Rio de Janeiro, RJ; servo de Deus padre Albino, da diocese de Catanduva, SP; servo de Deus Nelsinho, da diocese de São Carlos, SP; servo de Deus padre Donizetti, da diocese de São João da Boa Vista, SP; servo de Deus Franz de Castro, da diocese de São José dos Campos, SP; servo de Deus padre Aloisio Boieng, da diocese de Joinvile, SC; Servo de Deus dom José Antonio do Couto, da diocese de Taubaté, SP;  servo de Deus cônego Lafayete da Costa Coelho, da diocese de Guanhães, MG; serva de Deus irmã Maria do Carmo, da diocese de Taubaté, SP; serva de Deus irmã Maria de Lourdes, da diocese de Aparecida, SP; beatos mártires da diocese de Frederico Westhpallen, RS; serva de Deus Isabel Cristina Murad de Campos, da Diocese de Mariana, MG; servo de Deus monsenhor Horta, da diocese de Mariana, MG; servo de Deus soldado José Barbosa, da arquidiocese de São Paulo,SP.

Cada autor da causa apresentou um pouco da vida do seu santo, os trabalhos realizados, os que estão por realizar, as dificuldades encontradas, e a manifestação de fé dos devotos. O evento revestiu-se da maior importância para a Igreja no Brasil. A exposição de cada causa, além de realçar a vida, as virtudes e o martírio de seus filhos, também veio fortalecer o chamado  à santidade, bem como demonstrar o crescimento das causas de beatificação.


Cáritas colabora com ação às vítimas de enchente no Acre

É a pior cheia no estado desde 1997. Segundo o coordenador da Cáritas Diocesana de Rio Branco, diácono Francisco Alves da Silva, a situação que já é complexa pode piorar com a previsão de mais chuvas e a ameaça às barragens que estão no limite de sua capacidade.

A cidade mais atingida é Brasiléia, onde 95% da área urbana chegou a ficar submersa, e o número de desabrigados chegou a 6 mil pessoas. O Ministério da Integração Nacional anunciou a liberação de R$ 5 milhões para ajudar na reconstrução das cidades atingidas. Desse total, R$ 1 milhão deve ficar para socorrer a capital, Rio Branco. Em todo o estado do Acre, acredita-se que 100 mil pessoas foram atingidas.

Na próxima segunda-feira, 05/03, uma equipe da Secretaria Nacional de Defesa Civil deve visitar o Acre para avaliar a estrutura das casas atingidas e estudar como será feita a reconstrução daquelas com problemas estruturais. Aldeias indígenas também foram atingidas. Até a última quinta-feira, o nível do Rio Acre estava 1,2 metro acima do normal.

Para colaborar nas ações de apoio às vítimas da enchente, foi criada uma conta para receber doações em dinheiro. Os recursos serão administrados pelo Fórum Tático Operacional da superintendência do Banco do Brasil, em parceria com a Defesa Civil.

CONTA CORRENTE – 100.000-4AGÊNCIA – 0071-XBanco do Brasil

A Cáritas da Diocesana de Rio Branco, em conjunto com a equipe social da diocese, colaboram na arrecadação de donativos e no levantamento das necessidades de aquisição imediata, que inclui alimentos e materiais de higiene pessoal.


CCM dá início a curso para missionários recém-chegados do exterior

Teve início no último dia 26 de fevereiro, e segue até 25 de maio, a edição 107 do Centro de Formação Intercultural (Cenfi 107) organizado pelo Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). O curso é dirigido a missionários recém-chegados do exterior, enviados por congregações, dioceses, entidades ou organizações que acompanharam sua primeira formação.

Desta vez, o Cenfi conta com a participação de 27 missionários, sendo que a maioria veio do continente asiático, 14; da África, seis; da América, quatro, e da Europa com três. Esses missionários aprenderem ao longo dos três meses de curso quatro propostas integradas. São elas: ensino sistemático da língua portuguesa; estágio nas casas de família; introdução à sociedade e a Igreja no Brasil; uma vida em comum que proporciona um valoroso intercâmbio entre os participantes, vindos de diferentes países, culturas e igrejas, e uma adaptação à vida no Brasil através de relações fraternas.

Durante o curso os missionários se inserem na cultura brasileira através das disciplinas destacadas acima. O secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, explica detalhadamente como isso acontece na prática. "O curso do Cenfi é um tempo muito especial: para aprender a língua portuguesa e para conhecer os costumes e as aspirações do povo brasileiro; tempo para nos despojar de nossa cultura sem arrancá-la; tempo para revisar nossos critérios pastorais para melhor nos colocar diante dos novos apelos; tempo de uma verdadeira encarnação, embora carregando os valores da nossa própria cultura como bagagem que nos acompanha sempre", comenta Raschietti.

Uma característica importante do Cenfi é a sua metodologia de ensino e trabalho com os alunos. Isso pode ser observado nas avaliações conforme explica o padre Estêvão. "A avaliação é realizada durante todo o curso, isto é, o aluno estará sendo sempre avaliado por meio de atividades sugeridas pelo professor. Estas atividades consistem em dinâmicas em grupo, avaliações individuais (exercícios) e projetos elaborados pelos alunos", sublinha.

A eficácia da formação é testada também nos estágios que os missionários fazem em casas de família. "O objetivo é proporcionar o amadurecimento humano, também para o amadurecimento do compromisso missionário. O acolhimento faz parte integrante da vida do nosso povo. Ouvir o povo, nos relacionar com simplicidade, discernir o tipo de relacionamento entre as pessoas, é uma experiência significativa na pedagogia da encarnação", completa o secretário.

Mais informações: www.ccm.org.br


Pontifício Conselho para os Leigos conclui hoje visita ao Rio

Termina nesta sexta-feira, dia 2, a visita da delegação do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) à Arquidiocese do Rio de Janeiro, em vista dos preparativos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada na cidade em 2013. A comitiva, liderada pelo cardeal Stanislaw Rylko, visitou os principais pontos da cidade que deve ser integrados à programação do evento.

O Comitê Organizador Local, presidido pelo arcebispo do Rio dom Orani João Tempesta, e o PCL estudam oito locais da cidade para os principais atos da JMJ, que devem ser definidos até o mês de julho deste ano. Entre estes locais está o Aterro do Flamengo, onde o papa João Paulo II presidiu a missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias, em 1997.

Na quinta-feira, 1ºde março, aniversário da cidade, o cardeal Rylko presidiu a missa no Santuário Cristo Redentor, no Corcovado. Concelebraram a eucaristia o arcebispo do Rio, os bispos auxiliares dom Paulo Cézar e dom Antônio Augusto Dias e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro.

Na homilia, o cardeal Rylko fez uma avaliação da visita, que começou no dia 27 de fevereiro: "Nestes dias tivemos a oportunidade de trabalhar com o Comitê Organizador da JMJ. Ficamos muito impressionados com o trabalho do COL, com a sua generosidade, com seu empenho e profissionalismo. Parabéns. Ficamos também tocados pela ótima colaboração existente entre o Comitê e a CNBB, assim como com as autoridades civis. Tudo isso nos faz ter ótimas expectativas quanto ao bom êxito da JMJ Rio2013.

Queremos manifestar a todos vocês em nome do Santo Padre a nossa profunda gratidão".

(Com informações do site www.rio2013.com)


Setor Universidades da CNBB participa de encontro com o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos

O Setor Universidades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve presente no encontro que houve da Comissão Organizadora Local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) com os representantes da JMJ do Pontifício Conselho para os Leigos. A assessora do Setor, irmã Maria Eugenia LLoris, se fez presente para falar do Congresso Mundial de Universidades Católicas, a ser realizado  durante a pré-JMJ, na cidade de Belo Horizonte (MG). O encontro começou a segunda feira, dia 27, e foi até a sexta feira, 2. O primeiro dia foi dedicado a falar sobre os Dias de Experiências nas Dioceses (DEDs), motivo pelo qual o Setor foi convidado.

Foram colocadas na reunião por parte dos organismos do governo estadual competente as necessidades e organização que comporta a JMJ: logística de transportes, informação, atendimento à saúde, vistos, segurança, eventos culturas, roteiros turísticos e hospedagem, entre outros. Após ter explicado o status da questão e a caminhada da Prefeitura e do Governo do Rio, o cardeal Stanislaw Rilko disse que a JMJ é importante não só pelo número de participantes, mas pela dimensão espiritual. "Cada JMJ revela ao mundo um novo rosto da Juventude Contemporânea. As mídias falam de juventude, mas apontam sempre os aspectos negativos. A JMJ, que são grandes encontros envolta do Sucessor de Pedro, colocam em evidencia que nasce uma nova geração de jovens. Jovens que buscam os grandes ideias, que têm a coragem e se colocar as questões fundamentais sobre o sentido da vida. São um grande sinal de esperança não só para a Igreja mas para a sociedade", destacou.

Na reunião ficou acertado também alguns pontos a serem debatidos, como a segurança e o transporte na JMJ.

O cardeal dirigiu palavras de agradecimento pelo esforço que a CNBB faz de comunhão na preparação da JMJ junto à diocese do Rio de Janeiro, e dos trabalhos de evangelização, percebendo que o Brasil esta mobilizado nesta caminhada rumo a 2013. "Entre as palavras que dirigiu é importante salientar a necessidade de escutar essa nova geração de jovens, criando espaços de dialogo e escuta para poder compreendê-los sem ideias pré-concebidas. Uma nova juventude que pede novos educadores e acompanhantes", disse a assessora do Setor Universidades, irmã Eugênia.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quinta-feira, 1 de março de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 01/03/2012

REFLEXÃO

A oração deve sempre estar vinculada com a prática da vontade do Pai. A nossa oração será ouvida e Deus nos concederá o bem que desejamos somente quando formos capazes de realizar o bem para com os nossos irmãos e irmãs. Sendo assim, Deus somente realizará por nós aquilo que nós queremos que ele nos faça quando formos capazes de realizarmos pelos nossos irmãos e irmãs aquilo que eles esperam de nós, pois estaremos com isso cumprindo a vontade de Deus e ele, como recompensa, cumprirá a nossa vontade.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Spiridon Mattar, Eparca Emérito de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas
  • Dom José Doth de Oliveira, Bispo Emérito de Iguatu - CE
  • Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB, Bispo de Bom Jesus da Lapa - BA
NOTÍCIAS

CNBB promove Seminário de Jovens Comunicadores

Com o objetivo de contribuir com a formação de jovens profissionais de Comunicação, a partir de valores cristãos, as Comissões Episcopais Pastorais da Juventude e da Comunicação, ambas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promovem, de 18 a 20 de maio, em Brasília (DF), o Seminário Nacional para Jovens Comunicadores.

O evento acontecerá no auditório do Colégio Maria Auxiliadora e as inscrições poderão ser feitas de 15 de março a 15 de abril, no site dos Jovens Conectados: www.jovensconectados.org.br. As vagas são limitadas.

Com o tema "Jovens católicos: comunicação que transforma vidas", o encontro contará com uma programação diversificada: atividades musicais, teatro, painéis, rodas de conversa, além de palestras com profissionais de Comunicação, bispos e padres.

Além do Seminário de Jovens Comunicadores, outros dois seminários estão marcados para este ano: o Seminário Nacional de Juventude e Bioética (de 13 a 15 de julho) e o de Juventude e Missão (de 28 a 29 de setembro). O primeiro tem a finalidade de aproximar jovens envolvidos em questões bioéticas, para refletir, à luz da fé e razão, sobre valores e princípios éticos. Já o segundo, tem o objetivo de impulsionar a juventude para a missão permanente de profetas e agentes de transformação social.


PCL visita Centro de Operações da Prefeitura e possíveis locais para a JMJ Rio2013

"Estamos muito bem impressionados com essa tecnologia de informação de alto nível. Isso nos faz esperar que em julho de 2013 a organização da cidade do Rio possa funcionar perfeitamente", afirmou o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, ao término da visita ao Centro de Operações da Prefeitura (COR) nesta quarta-feira, 29 de fevereiro.

O presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, acompanhou a visita da delegação do Pontifício Conselho ao COR, juntamente responsáveis pelos setores do Comitê Local e membros da comissão da CNBB.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, apresentou ao grupo as instalações do Centro de Operações e um breve planejamento da preparação do Rio de Janeiro. Osório explicou que todos os possíveis locais de encontros para a JMJ Rio2013 já estão mapeados.

Participaram também da reunião o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito e coordenador municipal para a JMJ Rio 2013, Luiz Antonio Guaraná e o coordenador da Comissão Especial do governo estadual para a Jornada, Luiz Carlos Pugialli.

"O COR tem três objetivos: operar a cidade no seu dia a dia, atender a cidade em momentos de crises e emergências e planejar e executar grandes eventos. A JMJ é um dos grandes eventos que o Rio vai receber, então, desde já, na fase de planejamento, o COR está congregando todas as informações, montando e executando esse planejamento e, em seguida, vai coordenar a entrega. Ele é um ponto central para o sucesso do evento, já que durante a realização da JMJ será o cérebro de funcionamento operacional da cidade", destacou o secretário Osório.

Para o Cardeal Rylko, as preocupações para a JMJ Rio2013 são as de todas as Jornadas, porque estas sempre representam um grande desafio, seja no campo logístico, seja no campo pastoral.

"Temos certeza que essa obra que já foi iniciada no Rio, não só em relação à JMJ, mas também para os outros grandes eventos será completada em nível satisfatório e depois será aprofundada para os outros encontros", disse.

Dom Orani ressaltou o presidente do PCL ficou "encantado com o Centro de Operações, que é um dos mais modernos do mundo e disse que nesses anos todos em que tem trabalhado com as Jornadas esse seria o melhor lugar para o planejamento".

A cidade maravilhosa

Logo após a visita ao COR a comitiva seguiu para a Catedral de São Sebastião. Cardeal Rylko conheceu as dependências da igreja e o museu que fica no subsolo da Catedral.

A Catedral de São Sebastião também está entre os que poderão acolher eventos com o Papa Bento XVI durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho.

Estão sendo avaliados aproximadamente oito locais para os atos centrais e especiais. Esse número foi reduzido de um universo inicial de cerca de 22 lugares. Os locais de encontro com o Papa deverão ser escolhidos até julho deste ano.

Depois da Catedral, os membros do PCL estiveram no Aterro do Flamengo, mas precisamente no Monumento aos Pracinhas, que já recebeu a visita do Papa João Paulo II, quando esteve no Rio.

"A cidade do Rio vai ser uma moldura muito bonita para a JMJ. Estamos visitando esses lugares que foram utilizados no passado para ver também se poderão ser utilizados no futuro", disse o Cardeal Rylko.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa JMJ Rio2013

Jornalista Rocélia Santos

Contatos: + 55 21 31772013

E-mail: assessoriadeimprensa@rio2013.com

www.rio2013.com


Mais informações do 5º Encontro com os Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB

A Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou ontem, 29 de fevereiro, a ficha de inscrição para o 5º Encontro com os Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos Vinculados à CNBB.

Promotora do evento, a Assessoria de Imprensa já começou a receber as primeiras inscrições. Para dirimir algumas dúvidas mais frequentes dos participantes, este setor da CNBB resolveu divulgar algumas questões:

Valores

Não há taxas de inscrições para o Encontro. A hospedagem, transporte e alimentação correrão por conta do participante ou de quem o envia (Diocese, Regional ou Organismo). O valor total de hospedagem na Casa de Retiros Assunção é de 170 reais, referentes a duas (2) diárias completas, sexta/sábado e sábado/domingo até meio dia. As diárias completas contam com café da manhã, lanches, todas as refeições e pernoite. O pagamento deve ser feito diretamente ao responsável da Casa de Retiros Assunção. Os profissionais da Assessoria de Imprensa da CNBB, ou qualquer pessoa ligada a Conferência dos Bispos não receberá qualquer valor referente às despesas dos participantes.

Vagas

As vagas são limitadas para 50 pessoas. Os quartos da Casa de Retiros Assunção são duplos, ou seja, acomodações para duas pessoas em cada quarto. Não há a necessidade levar roupa de cama, pois será fornecida pela Casa de Retiros.

Autorização

O ponto indispensável a ser obedecido é que no envio da inscrição, o participante deve enviar também a autorização assinada por um bispo, autorizando sua inscrição. Sem essa autorização, o candidato não será considerado inscrito.

Ficha de Inscrição

Na ficha de inscrição, na categoria "Veículo", o participante deve preencher o local em que trabalha: se é um jornal, revista, site, programa de TV, de rádio, relações públicas e assessoria de imprensa.

A ficha de inscrição segue no site da CNBB para download e deverá ser enviada, juntamente com a autorização do bispo, por fax ou e-mail aos cuidados de Janiery Alves – E-mail: imprensa5@cnbb.org.br - Fax (61) 2103-8303.

O encontro

O encontro acontecerá nos dias 23 a 25 de março de 2012, em Brasília e debaterá o tema: "Jornalismo em Rede: um desafio para a Igreja". O tema mostra a necessidade de desenvolver um sistema de correspondentes, espalhados pelo país, produzindo notícias para veiculação nacional, no site e boletins da CNBB.

Palestrantes

Um dos palestrantes será o jornalista da Globo News, Sidney Rezende, um dos fundadores da Central Brasileira de Notícias (CBN) e primeiro editor-executivo desta rádio. O segundo palestrante convidado é o jornalista, professor de Web Jornalismo e Consultor de Comunicação em tempo integral, Antônio Danin Júnior.

O encontro terá início às 18h do dia 23/03 e término às 12h do dia 25/03.


Comina e POM lançam material do 3º Congresso Missionário Nacional

Neste fim de semana, dias 2 a 4 de março, representantes das forças missionárias da Igreja Católica no Brasil estarão reunidas na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), para a 29ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina), organismo cuja finalidade é a animação, a formação, a organização e a cooperação missionária além-fronteiras das igrejas locais.

O principal objetivo do evento é a preparação do 3º Congresso Missionário Nacional (3º CMN) que reunirá nos dias 12 a 15 de julho, em Palmas (TO), cerca de 600 pessoas de todas as regiões do Brasil. O 3º CMN terá como tema "Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Vaticano II". Segundo o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, durante a Assembleia do Comina serão apresentados alguns materiais do 3º CMN, entre eles, o site, onde serão publicadas todas as informações e documentos oficiais do Congresso; o Instrumento de Trabalho, que é o Texto-Base do Congresso, além do cartaz e a logomarca.

Congressos Missionários do Brasil

A caminhada dos Congressos Missionários Nacionais chega à sua terceira etapa. São pensados e realizados em preparação aos Congressos Americano e Latino-Americano (CAM/Comla) que deverão ocorrer pela quarta e nova vez respectivamente, em 2013, em Maracaibo, Venezuela. "Os CMN propõem-se como forte momento de reflexão, animação e articulação em torno da natureza missionária da Igreja e de suas tarefas evangelizadoras prioritárias no mundo de hoje, com enfoque na missão ad gentes (além-fronteiras)", comenta o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estêvão Raschietti.

O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em Belo Horizonte (MG) em julho de 2003, em preparação ao CAM2/Comla7, na Guatemala, e discutiu o tema "Igreja no Brasil, tua vida é missão". O 2º CMN, por sua vez, foi realizado em Aparecida (SP), em maio de 2008, com o tema "Do Brasil dos batizados ao Brasil de discípulos-missionários sem fronteiras". Esta etapa seguiu as orientações da 5ª Conferência Episcopal da América Latina e Caribe, que aconteceu no ano anterior, de convocar as Igrejas do continente para assumir e operacionalizar a missão.

Assembleia do Comina

A Assembleia do Comina, que acontece a cada dois anos, é um momento de cultivar o conhecimento das diferentes realidades dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), dos organismos e das instituições vinculadas ao Comina. "Iremos nesses três dias de encontro aprofundar o tema da identidade do Comina e dos Comires, proporcionar o aprofundamento de conteúdos da missiologia, avaliar a caminhada do Comina e projetar seu futuro, enfim, ajudar na caminhada missionária da Igreja no Brasil", comentou o presidente do Comina, dom Sérgio Arthur Braschi.

Participam da Assembleia os bispos e assessores responsáveis da dimensão missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); o diretor e os secretários das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE); os coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires) e os representantes de institutos, associações e imprensa missionários.


Bote Fé prepara Fortaleza para a Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, e desde já as cidades brasileiras se preparam para o evento internacional. Na sua última edição, a JMJ como também é conhecida, reuniu mais de dois milhões de jovens de 185 países, em Madrid, na Espanha, no mês de agosto de 2011.

Como preparação para o encontro dos jovens com o papa, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora peregrinam por todo o país até a data da realização do encontro. No Ceará, os símbolos da JMJ chegaram dia 18 de fevereiro e em Fortaleza dia 1º de março.

Bote Fé Fortaleza

Coroando a peregrinação dos símbolos da JMJ nas paróquias, centros de ressocialização e outras expressões eclesiais, a arquidiocese de Fortaleza, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará o evento Bote Fé, dia 3 de março, às 15h, no aterro da Praia de Iracema.

O evento é gratuito e espera receber um público de 100 mil pessoas durante os shows com Zé Vicente, Comunidade Recado, Suely Façanha, Missionário Shalom, Ir. Kelly Patrícia e banda Dominus, direto de Belo Horizonte.

Haverá também a celebração de acolhida da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora e uma missa presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi Aparecido, e concelebrada pelos bispos auxiliares e dezenas de padres da arquidiocese de Fortaleza.

Todos os movimentos católicos que trabalham com a evangelização da juventude em Fortaleza estão engajados na preparação e realização do Bote Fé. Depois de Fortaleza os símbolos da JMJ seguem para a diocese de  Crateús (CE).


Manifesto das Organizações Sociais do Campo

As entidades: APIB, CÁRITAS, CIMI, CPT, CONTAG, FETRAF, MAB, MCP, MMC, MPA e MST, presentes no Seminário Nacional de Organizações Sociais do Campo, realizado em Brasília, nos dias 27 e 28 de Fevereiro de 2012, deliberaram pela construção e realização de um processo de luta unificada em defesa da Reforma Agrária, dos direitos territoriais e da produção de alimentos saudáveis.

Considerando:

1)    O aprofundamento do capitalismo dependente no meio rural, baseado na expansão do agronegócio, produz impactos negativos na vida dos povos do campo, das florestas e das águas, impedindo o cumprimento da função socioambiental da terra e a realização da reforma agrária, promovendo a exclusão e a violência, impactando negativamente também nas cidades, agravando a dependência externa e a degradação dos recursos naturais (primarização).

2)    O Brasil vive um processo de reprimarização da economia, baseada na produção e exportação de commodities agrícolas e não agrícolas (mineração), que é incapaz de financiar e promover um desenvolvimento sustentável e solidário e satisfazer as necessidades do povo brasileiro.

3)    O Agronegócio representa um pacto de poder das classes sociais hegemônicas, com forte apoio do Estado Brasileiro, pautado na financeirização e na acumulação de capital, na mercantilização dos bens da natureza, gerando concentração e estrangeirização da terra, contaminação dos alimentos por agrotóxicos, destruição ambiental, exclusão e violência no campo, e a criminalização dos movimentos, lideranças e lutas sociais.

4)    A crise atual é sistêmica e planetária e, em situações de crise, o capital busca saídas clássicas que afetam ainda mais os trabalhadores e trabalhadoras com o aumento da exploração da força de trabalho (inclusive com trabalho escravo), super exploração e concentração dos bens e recursos naturais (reprimarização), flexibilização de direitos e investimento em tecnologia excludente e predatória.

5)    Na atual situação de crise, o Brasil, como um país rico em terra, água, bens naturais e biodiversidade, atrai o capital especulativo e agroexportador, acirrando os impactos negativos sobre os territórios e populações indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e camponesas. Externamente, o Brasil pode se tornar alavanca do projeto neocolonizador, expandindo este modelo para outros países, especialmente na América Latina e África.

6)    O pensamento neodesenvolvimentista centrado na produção e no lucro, defendido pela direita e por setores de esquerda, exclui e trata como empecilho povos indígenas, quilombolas e camponeses. A opção do governo brasileiro por um projeto neodesenvolvimentista, centrado em grandes projetos e na exportação de commodities, agrava a situação de exclusão e de violência. Consequentemente não atende as pautas estruturais e não coloca a reforma agrária no centro da agenda política, gerando forte insatisfação das organizações sociais do campo, apesar de pequenos avanços em questões periféricas. Estas são as razões centrais que levaram as organizações sociais do campo a se unirem em um processo nacional de luta articulada. Mesmo reconhecendo a diversidade política, estas compreendem a importância da construção da unidade, feita sobre as bases da sabedoria, da maturidade e do respeito às diferenças, buscando conquistas concretas para os povos do campo, das florestas e das águas.

Neste sentido nós, organizações do campo, lutaremos por um desenvolvimento com sustentabilidade e focado na soberania alimentar e territorial, a partir de quatro eixos centrais:

a)    Reforma Agrária ampla e de qualidade, garantia dos direitos territoriais dos povos indígenas e quilombolas e comunidades tradicionais: terra como meio de vida e afirmação da identidade sociocultural dos povos, combate à estrangeirização das terras e estabelecimento do limite de propriedade da terra no Brasil.

b)    Desenvolvimento rural com distribuição de renda e riqueza e o fim das desigualdades;

c)    Produção e acesso a alimentos saudáveis e conservação ambiental, estabelecendo processos que assegurem a transição para agroecológica.

d)    Garantia e ampliação de direitos sociais e culturais que permitam a qualidade de vida, inclusive a sucessão rural e permanência da juventude no campo.

Este é um momento histórico, um espaço qualificado, com dirigentes das principais organizações do campo que esperam a adesão e o compromisso com este processo por outras entidades e movimentos sociais, setores do governo, parlamentares, personalidades e sociedade em geral, uma vez que a agenda que nos une é uma agenda de interesse de todos e todas. Brasília, 28 de Fevereiro de 2012.

APIB – Associação dos Povos Indígenas do Brasil

CÁRITAS Brasileira

CIMI – Conselho Indigenista Missionário

CPT – Comissão Pastoral da Terra

CONTAG – Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura

FETRAF – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar

MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens

MCP – Movimento Camponês Popular

MMC – Movimento de Mulheres Camponesas

MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores

MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - Via Campesina Brasil


Famílias serão cadastradas para acolher jovens na JMJ Rio 2013

A partir do próximo domingo (04/03), a Arquidiocese do Rio de Janeiro lança a campanha "Hospedagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013". Trata-se de uma etapa decisiva para a acolhida dos jovens que virão, de diferentes partes do mundo, para participar do encontro com o papa Bento XVI na capital carioca.

Em entrevista ao site oficial da JMJ Rio 2013 a responsável pelo setor de hospedagem do evento, Irmã Graça Maria, explicou que as hospedagens serão em casas de família e outros espaços públicos disponíveis, como escolas públicas e particulares, ginásios de esportes e centros comunitários. "Locais que sejam seguros e cobertos para que o peregrino possa ser alojado para pernoite", afirmou a religiosa.

A campanha de hospedagem pretende chamar a atenção das famílias da cidade do Rio de Janeiro sobre a importância do acolhimento. "Ao exercitar uma das obras de misericórdia: 'dar pousada ao peregrino', a família sentirá a alegria e a oportunidade de dar testemunho e vivenciar sua fé e o dinamismo dos jovens de outras cidades, países e até mesmo continentes", explica Irmã Graça.

O cadastro para as famílias que desejarem hospedar os peregrinos da JMJ será feito via internet, ou mesmo nas paróquias da cidade. A distribuição dos jovens deverá considerar a facilidade com o idioma. Sempre haverá um voluntário que fale o idioma do grupo em cada local. "O peregrino utilizará o alojamento e casas apenas para o pernoite e higiene pessoal, ficando o mesmo, durante todo o dia, em função das programações da Jornada", esclareceu a religiosa.

Mais informações estão disponíveis no site da JMJ: www.rio2013.com


Pronunciamento dos bispos do Piauí sobre as Eleições Municipais 2012

Os bispos e administradores diocesanos do Regional Nordeste 4 (Piauí) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Sítio Cafarnaum, em Teresina (PI), da Reunião do Conselho Episcopal Regional de Pastoral, o Conser.

Durante o Encontro foram tratados temas relevantes à Ação Pastoral da Igreja no Piauí, além de relatórios, reflexões, espiritualidade e agenda para 2012.

Como fruto desses dias, os bispos e administradores diocesanos fizeram um pronunciamento sobre as Eleições Municipais de 2012, através de uma Carta divulgada para toda a população do Piauí.

Na carta, os bispos reafirmam suas convicções no valor e importância da atividade política como serviço ao povo, aparados, sobretudo, no "testemunho de Jesus Cristo".

Leia a íntegra da carta clicando aqui.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 29/02/2012

REFLEXÃO

Para muitas pessoas, Deus deve manifestar-se constantemente para todos, pois somente assim o mundo poderá crer. Na verdade, essas pessoas querem uma demonstração evidente da existência de Deus e da sua presença no nosso dia a dia, porém o Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós, e Jonas foi um sinal para os ninivitas apenas por suas palavras, que os ninivitas ouviram e creram. Deste modo, Jesus é um sinal para nós por sua palavra e é nela que devemos crer e não ficar exigindo que ele fique realizando "milagres" para que fundamentemos a nossa fé.

NOTÍCIAS

Fique atento para o 5º Encontro com os Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB

A Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará nos dias 23 a 25 de março de 2012, em Brasília, o 5º Encontro com os Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB. "Gostaríamos muito de ter a participação do jornalista ou colaborador de sua diocese", afirmou o organizador do encontro e assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira, em convite enviado aos bispos de todo o país.

O encontro pretende contar com pessoas que trabalham em rádios, TVs e jornais ligados às paróquias, dioceses e congregações, mesmo que não sejam formados em Jornalismo, mas que atuem nesta área.

"Nosso objetivo é partilhar o trabalho das assessorias de imprensa feito nas dioceses, nos Regionais e Organismos da CNBB, além de fortalecer os laços entre os que trabalham nestas instâncias e nos veículos de comunicação da Igreja", completou padre Rafael.

O encontro deste ano debaterá a construção de uma rede de correspondentes, e terá como tema: "Jornalismo em Rede: um desafio para a Igreja". O tema mostra a necessidade de desenvolver um sistema de correspondentes, espalhados pelo país, produzindo notícias para veiculação nacional, no site e boletins da CNBB.

Um dos palestrantes será o jornalista da Globo News, Sidney Rezende, um dos fundadores da Central Brasileira de Notícias (CBN) e primeiro editor-executivo desta rádio. O segundo palestrante convidado é o jornalista, professor de Web Jornalismo e Consultor de Comunicação em tempo integral, Antônio Danin Júnior.

Além das palestras, mesas redondas, o encontro inclui uma parte cultural, que é o passeio turístico por Brasília (DF), mostrando todo o lado político da Capital Federal, como a Explanada dos Ministérios; o Palácio do Planalto; Itamaraty; Supremo Tribunal Federal, como também a Torre de TV.

Reiteramos a necessidade de observar alguns requisitos para a participação do encontro. A pessoa deve atuar diretamente na Diocese, no Regional ou Organismo Vinculado à CNBB, ou em rádio, TV e jornal de propriedade da Igreja ou de alguma Congregação Religiosa, indicando o serviço que presta: assessoria de imprensa, assessoria de comunicação; editor de jornal, produtor, etc;

As despesas de passagem e hospedagem correrão por conta do participante ou de quem o envia (Diocese, Regional ou Organismo). O valor da diária completa (com café da manhã, lanches, refeições e pernoite), fica em 85 reais, com do pagamento direto no local do encontro: Casa de Retiros Assunção, que fica na L2 Norte, Quadra 611, Brasília (DF), tel.: (61) 3274-5336 / 3272-3526).

A ficha de inscrição, que segue abaixo em download, deverá ser enviada por fax ou e-mail aos cuidados de Janiery Alves – E-mail: imprensa5@cnbb.org.br - Fax (61) 2103-8303.

O encontro terá início às 18h do dia 23/03 e término às 12h do dia 25/03, e as vagas são limitadas.

Faça o donwload aqui da ficha de incrição.


Papa nomeia novo bispo auxiliar para a arquidiocese do Rio de Janeiro

Hoje, dia 29, a Nunciatura Apostólica comunicou a nomeação do padre Luiz Henrique da Silva Brito como bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Atualmente, atua como pároco da Paróquia São Benedito, em Campos dos Goytacazes (RJ).

O monsenhor Luiz Henrique nasceu em 19 de maio de 1967, em São Gonçalo (RJ), e possui uma longa atuação na vida religiosa. No ano de 1990, exerceu a função de prefeito de Disciplina no Seminário Arquidiocesano de São José (RJ). Sua ordenação sacerdotal foi em 14 de dezembro de 1991, na catedral Santíssimo Salvador, em Campo de Goytacazes.

Em sua formação acadêmica, concluiu o bacharelado em Teologia e Direito Canônico, e é mestre em Teologia. Dentre as principais atividades exercidas em sua larga trajetória, o monsenhor já foi coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana (1996-1998); juiz auditor da Câmara Eclesiástica de Campos; chanceler do bispado de Campos, com nomeação e 19 de março de 2007; professor de Ética na Faculdade Eclesiástica de Filosofia em Campos desde 2006; e em 2011, foi nomeado Moderador da Cúria de Campos (RJ).

O monsenhor Luiz Henrique divulgou uma nota na qual pode ser lida clicando aqui.

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta também divulgou uma nota pela nomeação do monsenhor Luiz Henrique. Clique aqui e leia.


Nota de saudação ao novo bispo auxiliar do Rio de Janeiro

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a nomeação do novo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), o monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito, atualmente pároco da Paróquia São Benedito em Campos dos Goyatacazes (RJ), e agradece ao Papa Bento XVI pelo gesto de carinho para com o Brasil.

A chegada de um jovem irmão para o episcopado traz esperanças para a ação evangelizadora da Igreja e nos revigora na comunhão. Monsenhor Luiz Henrique percorreu um belo trajeto de formação na área do Direito Canônico e da Teologia Moral e, sobretudo, tem recebido a graça de servir na pastoral seja na promoção vocacional, seja no trabalho direto em várias paróquias. Esse caminho feito e a reconhecida dedicação com a qual ele assumiu esses desafios nos dão a certeza de que realizará um excelente serviço como colaborador de Dom Orani João Tempesta, na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Fazemos os melhores votos de um frutuoso ministério, nos unimos em oração para agradecer a diocese de Campos (RJ) que oferece esse seu filho para o crescimento do Reino de Deus em outra Igreja Particular e, por fim, cumprimentamos Monsenhor Luiz Henrique com o desejo de que ele se sinta feliz e entusiasmado com a nova missão que a Igreja lhe confia.

Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário geral da CNBB

Em nota, Comissão da CNBB lamenta morte de bispo anglicano e sua esposa em Pernambuco

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, dom Francisco Biasin, divulgou na manhã de hoje, 29, uma nota de pesar pelo assassinato do bispo anglicano Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e sua esposa, Miriam Cotias Cavalcanti, ocorrida na noite do último dia 26 de fevereiro.

Em nota, dom Francisco expressa sua solidariedade com parentes e amigos do casal morto em Pernambuco, dizendo: "Suplicamos a Deus para que os filhos das famílias brasileiras possam crescer orientados pelo que diz as Escrituras Sagradas "Honra teu pai e tua mãe" (Ex 20,12). E reiteramos o nosso compromisso para a promoção do diálogo que possibilita a construção de uma realidade de paz para as famílias brasileiras, para as nossas igrejas e para a sociedade como um todo".

Dom Robinson, era bispo diocesano da Igreja Episcopal Anglicana, grande defensor das causas sociais, e criador da Comissão de Direitos Humanos da Diocese do Recife que foi o embrião da atual Secretaria Diocesana de Defesa dos Direitos Humanos.

Entenda o caso

No domingo, 26, dom Edward Robinson foi barbaramente assassinado em sua casa, no bairro dos Bultrins, município de Olinda, Pernambuco, por seu filho adotivo, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. A esposa de dom Robinson, Miriam Nunes Machado, ainda foi levada com vida ao hospital, mas não resistiu. Eduardo teria golpeado o pai depois de uma discussão. A mãe tentou interferir e também teria sido agredida pelo rapaz, que, em seguida, tentou se suicidar.

Eduardo morava nos Estados Unidos desde os 17 anos de idade e tinha chegado há três dias. Ainda não se sabe o que motivou o crime.

Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Francisco Biasin, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso:

Nota de solidariedade da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso

A Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebeu com pesar a notícia da morte do bispo anglicano dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e sua esposa, a senhora Miriam Cotias Cavalcanti, ocorrida na noite do dia 26 de fevereiro de 2012.

A trágica forma e as circunstâncias nas quais morreram esses dois irmãos cristãos anglicanos nos levam, como Igrejas, a intensificarmos os esforços que visam a educação da juventude brasileira e sua integração na convivência familiar orientada pelos valores da fé cristã.

Expressamos nossa solidariedade para com os familiares de dom Robson e a Sra. Miriam, e para com os irmãos de tradição anglicana. Suplicamos a Deus para que os filhos das famílias brasileiras possam crescer orientados pelo que diz as Escrituras Sagradas: "Honra teu pai e tua mãe" (Ex 20,12). E reiteramos o nosso compromisso para a promoção do diálogo que possibilita a construção de uma realidade de paz para as famílias brasileiras, para as nossas igrejas e para a sociedade como um todo.

Dom Francisco BiasinBispo de Volta Redonda/Barra do Piraí-RJPresidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso


Regional Nordeste 3 articula o trabalho de Comunicação

Para planejar a Pastoral de Comunicação (Pascom) na Bahia e em Sergipe, 18 representantes de dioceses do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) estiveram reunidos por dois dias em Salvador (BA). No encontro, que foi encerrado ontem, 28, com um almoço, foram definidas as prioridades do trabalho e a nova equipe de coordenação foi escolhida. O arcebispo de Feira de Santana (BA) e bispo referência para a Comunicação no Regional, dom Itamar Vian, participou de todo o encontro e animou os presentes a articularem as ações entre as dioceses.

No primeiro dia da reuniã os participantes estudaram o documento 101 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), intitulado "A Comunicação na Vida e Missão da Igreja no Brasil".

Foram representadas no encontro as dioceses de Eunápolis, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Serrinha, Alagoinhas, Juazeiro, Bom Jesus da Lapa, Senhor do Bonfim, Irecê, Paulo Afonso, Salvador e Aracaju.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303