sexta-feira, 10 de maio de 2013

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 10/05/2013

REFLEXÃO

Nós hoje sentimos uma série de tristezas, que são causadas por causa dos acontecimentos do nosso tempo que se constituem em negação dos valores do Reino de Deus e que, além de trazer muito sofrimento para a humanidade, principalmente para os mais pobres e desvalidos, exigem de nós um testemunho corajoso de Jesus e do seu Evangelho, o que nem sempre é fácil porque na verdade somos fracos na fé. Mas devemos nos consolar e encontrar forças para esse testemunho a partir da promessa que nos é feita por Jesus no Evangelho de hoje, pois veremos Jesus e isso nos encherá de uma alegria que não nos pode ser tirada e nos levará ao pleno conhecimento da verdade.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Presbiteral

  • Dom Giuliano Frigeni, PIME, Bispo de Parintins - AM

Ordenação Episcopal

  • Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo do Ordinário para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário próprio
  • Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte - MG
  • Dom Silvério Jarbas P. de Albuquerque, OFM, Bispo Emérito de Feira de Santana - BA
NOTÍCIAS

Voluntariado é tema do mês da Vigília de Jovens Adoradores

Faltam quase dois meses para a Jornada Mundial da Juventude e o clima de preparação é intenso na arquidiocese do Rio de Janeiro. Por isso, o tema da Vigília dos Jovens Adoradores do mês de maio se volta ao serviço e ao voluntariado: "Se alguém tem o dom do serviço exerça-o como graça dada por Deus".

A Vigília inicia às 22h com a acolhida. Em seguida haverá um momento de estudos do YouCat, o catecismo jovem da Igreja, conduzido pela Comunidade Pequeno Rebanho. A Missa, marcada para começar às 23h, será presidida pelo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva.

Após a celebração, a vigília continua com condução do padre Antonello, da Comunidade Aliança de Misericórdia e Suely Façanha. A noite termina com a condução do cantor católico Nilton Júnior. O encerramento será às 5h30.

Os intercessores da JMJ Rio2013 que terão suas histórias apresentadas aos jovens são o beato José de Anchieta, lembrado na liturgia do dia 9 de junho, e Santa Teresa dos Andres. A reflexão será feita por grupos da Iniciação Cristã e da Juventude de Ação Mariana (JAM), respectivamente.

Para aqueles que não estiverem no Rio de Janeiro e quiserem acompanhar, o evento será transmitido ao vivo pela WebTV Redentor.


Encontro em Brasília debate desafios da integração de migrantes, refugiados, retornados e apátridas

Aconteceu entre os dias 07 e 09 de maio, no Centro Cultural de Brasília (DF), o 9º Encontro Nacional das Redes de Proteção. O evento foi realizado pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), juntamente com a Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB e a Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

O encontro deste ano teve como tema "Migrantes, Refugiados, Retornados e Apátridas: os Desafios da Integração". O objetivo foi contribuir, por meio da análise de conjuntura, aportes, debates e troca de práticas e experiências, na reflexão e formulação de propostas para superar os desafios do acesso aos benefícios sociais e da efetiva integração dos migrantes, refugiados, retornados e apátridas na sociedade brasileira.

O assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB, padre Sidnei Marco Dornelas, esteve presente do evento e destacou o significado do encontro. "O evento traz um balanço, uma visão, uma panorâmica de toda realidade migratória que acontece hoje no país. É um momento importante para confrontar as políticas públicas para os refugiados e o trabalho que é feito na base, na ponta do sistema do atendimento ao migrante refugiado, com todas as suas demandas e dificuldades", disse.

O encontro acontece todos os anos e participam representantes de entidades, centros de apoio e de atendimento ao refugiado de todas as partes do país.


Faculdade Arquidiocesana de Mariana lançará obra que reúne artigos de dom Luciano Mendes de Almeida

No dia 28 de maio, a arquidiocese de Mariana e Paulinas Editora farão o lançamento do livro Dizer o Testemunho. A obra reúne artigos escritos por dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e é resultado de um projeto de pesquisa realizado pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, criada há 10 anos por dom Luciano.

O lançamento ocorre em comemoração ao 10º aniversário da Faculdade Arquidiocesana de Mariana e ao 25º aniversário de posse de dom Luciano como arcebispo de Mariana.

O evento será realizado no Espaço Cultural Dom Oscar de Oliveira, na Faculdade Arquidiocesana de Mariana, a partir das 20h. Mais informações: (31) 3558-1439 e secretaria@famariana.edu.br.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 09/05/2013

REFLEXÃO

Um pouco de tempo e os discípulos não verão mais Jesus, porque o mistério da cruz está próximo, e com ele, a morte e a separação. E mais um pouco e me vereis de novo, ou seja, todos os que acreditam farão a experiência do Ressuscitado, viverão sempre na sua presença, de modo que a tristeza da separação dará aos que têm fé lugar a uma alegria que jamais poderá ser tirada. Porém, por causa dos que não acreditam e por causa também dos nossos pecados, deveremos passar por diversas tribulações, mas, por piores que sejam, elas não podem vencer quem crê verdadeiramente.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Episcopal

  • Dom Washington Cruz, CP, Arcebispo de Goiânia - GO
  • Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, Bispo de Óbidos - PA
NOTÍCIAS

"Não nos afastemos do Vosso amor, da nossa fé em Vós", rezou o cardeal Bechara Boutros

Na noite da quarta-feira, 08 de maio, o Patriarca de Antioquia dos Maronitas, cardeal Bechara Boutros Raï, presidiu a missa da Festa de São Charbel, na Catedral Metropolitana de Brasília (DF). A celebração contou com a presença do arcebispo, dom Sérgio da Rocha, dos bispos auxiliares, dom Leonardo Ulrich Steiner - secretário geral da CNBB, e dom Valdir Mamede. O cardeal realiza visita pastoral pela América Latina e está no Brasil desde o dia 28 de abril.

A missa contou com a participação de membros da comunidade maronita, sacerdotes e diáconos do rito oriental. No início da celebração, o cardeal Béchera foi acolhido pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, que manifestou gratidão pela visita do patriarca na Arquidiocese. A celebração seguiu o rito próprio, rezada em siríaco. "Nós vos pedimos, ó Cristo, nosso Senhor, pela intercessão de São Charbel, que reveleis a cada um de nós o caminho da santidade e nos deis um rosto iluminado e um coração puro. Assim, não nos afastemos do Vosso amor, da nossa fé em vós", rezou o cardeal Béchera, durante a missa.

Ainda, na capital federal, o Patriarca foi recebido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e visitou a Embaixada do Líbano. Também houve um encontro com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello. Após a celebração da eucaristia na Catedral, foi realizado um encontro fraterno com a comunidade maronita no Clube Monte Líbano. A passagem do cardeal Béchara Boutros pelo Brasil deve se estender até o dia 11 de maio, no Rio de Janeiro, de onde partirá para a Venezuela.


Comissão para a Vida e Família disponibiliza Guia de Oração para o 3º Simpósio e 5ª Peregrinação Nacional da Família

O Setor Família da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB elaborou um Guia de oração para o 3º Simpósio e 5ª Peregrinação Nacional da Família. Os eventos serão realizados respectivamente nos dias 25 e 26 de maio, na Canção Nova e no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Veja o material.


Novo bispo auxiliar de Curitiba será apresentado nesta quinta-feira (9) na Catedral Basílica da Cidade

Nesta quinta-feira, 9 de maio, às 19 horas, dom José Mário Angonese, novo bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, celebrará sua Missa na Catedral Basílica de Curitiba. A celebração será presidida por dom Moacyr Vitti, arcebispo, e co-celebrada pelos outros dois bispos auxiliares, dom João Carlos Seneme e dom Rafael Biernaski.

Dom José Mário assumirá o trabalho pastoral na Região Episcopal Norte da arquidiocese de Curitiba, que compreende 43 paróquias e quase milhão de habitantes. A arquidiocese compreende 3 regiões episcopais: Região Episcopal Sul (dom João Carlos), Região Episcopal Centro Oeste (dom Rafael Biernaski) e Região Episcopal Norte (dom José Mário).

A Ordenação Episcopal do novo bispo ocorreu no dia 28 de abril em Santa Maria (RS), no Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira. Centenas de católicos santa-marienses e paranaenses celebraram a ordenação do então padre que era pároco da Paróquia da Ressurreição e reitor do Seminário Maior São João Maria Vianey. A celebração foi solene, embalada por um coral de mais de 20 vozes e instrumentos como violino, baixo e flauta que emocionaram os fiéis presentes.


Diocese de Juazeiro sedia o Encontro de Animação Missionária

A coordenação do grupo de Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) da CNBB, promoveu entre os dias 03 e 05 de maio, na diocese de Juazeiro (BA), o Encontro de Animação Missionária para a formação de novos assessores para coordenar e acompanhar os grupos da IAM.

O Encontro ficou sob a responsabilidade da Pontifícia Obra Missionária (POM), com a assessoria do padre André Luiz Negreiros, atual secretário nacional da IAM.

A IAM está presente em 14 arqui/dioceses do Regional Nordeste 3 e estiveram presentes no evento a arquidiocese de Salvador e as dioceses de Juazeiro, Bonfim, Jequié e Barra.

A Infância e Adolescência Missionária está completando 170 anos no mundo e no dia 26 de maio de 2013 será realizado a Jornada Nacional da IAM em todo o Brasil.


Regional Nordeste 4 realiza encontro de Comunicação em Teresina (PI)

O Regional Nordeste 4 (Piauí) realizou nos dias 3, 4 e 5 de maio o Encontro Regional de Comunicação. As oito dioceses do estado do Piauí estiveram reunidas em Teresina, no Centro Pastoral Paulo VI, onde ocorreram palestras, oficinas e mesa redonda com reflexão e debate sobre a comunicação, a natureza de suas práticas e os desafios da cultura gerada pelas novas tecnologias.

O tema do encontro foi "A Igreja na cultura da comunicação: desafios para a nova evangelização". Os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clovis Andrade de Melo e irmã Élide Maria Fogolari, participaram dos três dias do evento apresentando os novos desafios da comunicação na Igreja e contribuindo com os comunicadores do Regional Nordeste 4 através de suas experiências.

A temática proposta pelo Regional, vem de encontro com as constantes mudanças culturais provocadas, sobretudo, pelas novas tecnologias que afetam os seguimentos sociais, principalmente a Igreja. Segundo o secretário executivo do Regional Nordeste 4, padre Luiz Eduardo: "nos dias atuais tem-se a necessidade de refletir sobre esse novo contexto social a fim de que a Igreja se posicione de maneira adequada para dar continuidade à sua  missão de comunicar Jesus Cristo a todos".

O evento contou com a participação de mais de 130 inscritos. No final, o bispo referencial da Comunicação do Regional Nordeste 4, dom Plínio José, apresentou o cartaz da Novena de Natal 2013, solicitando o empenho de todos em sua divulgação.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 08/05/2013

REFLEXÃO

O Espírito Santo nos é enviado não apenas como o Consolador. Ele é também o Espírito da Verdade, que nos ensinará toda a verdade. A promessa da presença do Espírito Santo no meio de nós é a garantia da fidelidade da Igreja na busca da compreensão das verdades reveladas nas Sagradas Escrituras. É o Espírito Santo quem abre o coração e a mente de todos os fiéis para que possam compreender melhor as coisas do alto e assim possibilita a todos a melhor vivência da vontade do Pai. É pela ação do Espírito Santo que podemos reconhecer Jesus e glorificar o seu santo Nome.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Walter Ivan de Azevedo, SDB, Bispo Emérito de São Gabriel da Cachoeira - AM

Ordenação Episcopal

  • Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo de Tocantinópolis - TO
  • Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp, Bispo Auxiliar de Belém do Pará - PA
NOTÍCIAS

Papa Francisco nomeia dois novos bispos brasileiros

Na manhã desta quarta-feira, 08 de maio, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Papa Francisco fez a nomeação de dois novos bispos brasileiros. O Monsenhor Luiz Antonio Cipolini (na foto, à esquerda) para a Diocese de Marília (SP), e o Monsenhor José Aparecido Gonçalves de Almeida para auxiliar na Arquidiocese de Brasília (DF).

Até agora, Mons. Luiz Antonio trabalhava como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista (SP). Ao longo de 26 anos de sacerdócio, atuou como vigário em Mogi Guaçu e Vargem Grande do Sul, além de colaborar na formação de novos presbíteros. Sua nomeação ocorre após o pedido de renúncia de dom Osvaldo Giuntini, por motivo de idade.

O Mons. José Aparecido atualmente residia no Vaticano, onde trabalhava no Pontifício Conselho para os Textos Legislativos. Foi ordenado presbítero em 1986, na diocese de Santo Amaro (SP), onde atuou como vigário em diversas paróquias. Foi nomeado como bispo titular de "Enera" e auxiliar para a Arquidiocese de Brasília a pedido de dom Sérgio da Rocha.


Papa Francisco diz às religiosas: "O verdadeiro poder é o serviço"

Delegações de religiosas de todo o mundo foram recebidas pelo Papa Francisco na manhã desta quarta-feira, 08 de maio, na Sala Paulo VI, no Vaticano. As 800 irmãs, delegadas de 1900 diferentes Congregações, se reuniram nos últimos dias na Assembleia Plenária da União Internacional das Superioras Gerais, em Roma. Com elas, estava também o Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, a quem Papa Francisco agradeceu logo no início de seu discurso. Dom João esteve domingo, 05, na Assembleia, participando de um debate e celebrando uma missa para as irmãs.

Centralidade de Cristo, autoridade como serviço de amor, e ouvir a Mãe-Igreja. Estas foram as três principais indicações sugeridas pelo Papa às religiosas, ao se dirigir a elas. "O que seria da Igreja sem vocês? Faltaria o carinho, a maternidade, a ternura, a intuição das mães. Queridas irmãs, fiquem certas de que eu as acompanho de perto, rezo por vocês, mas por favor, rezem também por mim!", pediu Francisco.

O Papa também lembrou que "adorar e servir são dois comportamentos que não se separam, mas caminham sempre juntos; e disse que obediência é ouvir a vontade de Deus e aceitar que a obediência passe através das mediações humanas". E completou: "Lembrem-se que a relação autoridade/obediência se insere no contexto maior do mistério da Igreja e constitui uma atuação especial de sua função mediadora".

Outra questão recomendada para a reflexão das religiosas foi a pobreza, que – disse – não è a pobreza teórica: "A pobreza teórica não nos interessa, a pobreza se aprende tocando a carne de Cristo pobre"; e insistiu na necessidade de que as religiosas sejam espiritualmente fecundas e neste sentido, 'sejam mães' e não 'solteironas'.

Avançando, Papa Francisco passou ao segundo elemento no exercício da autoridade: o serviço, que teve seu ápice luminoso na cruz. "Para o homem – especificou – quase sempre a autoridade è sinônimo de posse, mas a autoridade como serviço è sinônimo de amor, significa entrar na lógica de Jesus que se inclinou para lavar os pés aos pobres. Quem quiser ser grande será servidor e antes ainda, escravo".

Após criticar comportamentos carreiristas de homens e mulheres da Igreja, que usam o povo como trampolim para suas ambições pessoais, pediu às religiosas que exerçam autoridade compreendendo, amando, ajudando, abraçando todos, especialmente quem se sente excluído, nas periferias existenciais do mundo humano.

"È impossível – acrescentou – que uma consagrada e um consagrado não sintam com a Igreja, e a eclesialidade é uma das dimensões constitutivas de sua vocação, é um carisma fundamental para a Igreja. O 'sentir com a Igreja' – explicou – se expressa na fidelidade ao magistério, em comunhão com os pastores e com o bispo de Roma, sinal de unidade visível".

"O anúncio – reafirmou o Pontífice, citando Paulo VI – não é jamais um ato isolado ou de grupo. A evangelização se realiza graças a uma inspiração pessoal, em união com a Igreja e em nome dela".


CNBB saúda novo bispo de Marília (SP) e o novo auxiliar de Brasília (DF)

Dom Leonardo Steiner, em nome da CNBB, enviou saudação especial aos novos bispos para o Brasil nomeados nesta quarta-feira, 8 de maio, pelo Papa Francisco: Monsenhor Luiz Antonio Cipolini como bispo de Marília (SP) e Monsenhor José Aparecido Gonçalves de Almeida como auxiliar de Brasília (DF) nesta quarta-feira, 8 de maio.

Leia as duas saudações:

Saudação ao novo bispo auxiliar de Brasília

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu, na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, o comunicado da Nunciatura Apostólica que o Papa Francisco nomeou, como novo bispo auxiliar de Brasília (DF), Monsenhor José Aparecido Gonçalves de Almeida. Essa notícia nos trouxe muita alegria e cumprimentamos o novo bispo, juntamente com o povo da arquidiocese da capital federal e seu arcebispo, dom Sergio da Rocha.

Membro do clero da diocese de Santo Amaro (SP), ele trabalhou entre 1987 e 1990, como vigário paroquial, administrador paroquial e pároco em sua diocese. Doutor em Direito Canônico pelo Pontifício Ateneu Santa Cruz de Roma, Monsenhor José Aparecido tem servido à Igreja nos últimos anos como subsecretário do Pontifício Conselho para Textos Legislativos e consultor da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano.

Lembramos que a alegria de sua chegada ao ambiente da Conferência se traduz na nossa disponibilidade de rezarmos pela sua nova missão apoiada numa espiritualidade também nova. A espiritualidade do bispo, lembrando as Diretrizes Pastorais para os bispos, tem a sua fonte em Cristo e a sua expressão mais íntima na oração do Bispo, que é definida como o pilar no qual se apoiar no caminho de cada dia para crescer na intimidade com Deus. O Bispo quanto mais for homem de Deus, tanto mais será pai e pastor do seu rebanho.

Desejamos que seu trabalho seja cheio de frutos e eu, particularmente, o acolho como irmão de caminhada, uma vez que também sirvo à mesma Igreja Particular, e desejo que nossa convivência seja abençoada.

 

 Leonardo Ulrich SteinerBispo auxiliar de BrasíliaSecretário geral

 

 

Saudação ao novo bispo de Marília

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acolhe, com alegria, a nomeação de Monsenhor Luiz Antônio Cipolini, atualmente pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista (SP), como novo bispo de Marília (SP). O comunicado desta nomeação feita pelo Papa Francisco nos chegou na manhã desta quarta-feira, 8 de maio.

Monsenhor Luiz Antônio é paulista de Caconde e foi ordenado padre em 1986. Desde aquela época atuou como vigário, pároco e reitor do Seminário. Desse modo, fez um caminho substancioso na pastoral direta com o povo e com a formação do clero. Essa longa experiência nesses campos são alicerces fortes para realizar sua missão como bispo. Em sua sólida formação consta o título de Mestre em Teologia Moral no Instituto Superior de Teologia Moral, em Roma, a Accademia Alfonsiana, ligada à Pontifícia Universidade Lateranense.

Saudamos esse nosso Irmão, recordando o que ouvimos durante o retiro realizado na última assembleia geral dos bispos em Aparecida, de 10 a 19 de abril passados: "um bispo encontra a sua identidade e o seu lugar no seio da comunidade dos discípulos do Senhor, onde recebeu o dom da vida divina e a primeira instrução na fé. Sobretudo quando da sua cátedra episcopal exerce na presença da assembleia dos fiéis a sua função de mestre na Igreja, cada Bispo deve poder repetir como santo Agostinho: 'Se se considerar o lugar que ocupamos, somos vossos mestres; mas, pensando no único Mestre, somos condiscípulos vossos na mesma escola'. Na Igreja, escola do Deus vivo, Bispos e fiéis são todos condiscípulos e todos têm necessidade de ser instruídos pelo Espírito."

Pedindo, em oração, que sua missão seja abençoada, saudamos o povo da diocese de Marília e elevamos nossa ação de graças pelo trabalho realizado com dedicação por dom Osvaldo Giuntini que viverá, a partir de agora, o tempo profícuo da emeritude.

 

 

 Leonardo Ulrich SteinerBispo auxiliar de BrasíliaSecretário geral

 

 

 


Cardeal Bechara Boutros preside eucaristia na Catedral de Brasília

O Patriarca Maronita cardeal Bechara Boutros Raí, que realiza uma visita pastoral pela América Latina, está no Brasil desde o dia 28 de abril. Na noite desta quarta-feira, 08 de maio, ele presidirá a missa da Festa de São Charbel na Catedral Metropolitana de Brasília (DF), às 19 horas.

Na capital federal desde terça-feira, o Patriarca foi recebido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e visitou a Embaixada do Líbano. Também houve um encontro com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello. Após a celebração da eucaristia na Catedral, será realizado um encontro fraterno com a comunidade maronita no Clube Monte Líbano.

A passagem do cardeal Bechara pelo Brasil deve se estender até o dia 11 de maio, no Rio de Janeiro, de onde partirá para a Venezuela.


Juventudes reafirmam luta contra a violência em Seminário Nacional

"Não à redução da maioridade penal e sim a favor da vida das juventudes". Esse foi o grito dos mais de 150 participantes do Seminário Nacional da Campanha contra a Violência e Extermínio de Jovens ao encerrarem a atividade realizada no Colégio Marista de Taguatinga (DF) de 03 a 05 de maio.

"A Campanha já se estabeleceu, mas ela precisa ter uma continuidade. Agora temos um olhar de onde a gente está e para onde a gente vai", afirmou a jovem Elisangela Hahn da arquidiocese de Curitiba (PR) ao avaliar a importância do evento. Para se estabelecer os caminhos para a campanha foram abordados seis temas centrais: juventude e extermínio; tráfico humano; violência e uso de drogas; a não redução da maioridade penal; juventude e violência e juventude, educação e trabalho.

Alessandra Miranda, assessora nacional de Direitos Humanos da Cáritas Brasileira, destacou os índices de extermínio de jovens no Brasil. "Os adolescentes e jovens têm o direito da ousadia de pensar em horizontes. Da importância de pensar na violência em todas as suas dimensões e que o extermínio de jovens aponta um índice de cenário de guerra no Brasil. Não podemos normatizar o genocídio da juventude empobrecida e negra nesse país. São pessoas, com histórias, famílias, sonhos. Precisamos com inteligência assumir que temos uma política de extermínio dos empobrecidos e agir para a superação dessa realidade."

Não só a análise e o debate sobre os rumos da Campanha estiveram em pauta. A avaliação das ações já realizadas e das conquistas também esteve presente. O jovem Felipe Freitas, que coordena o projeto "Juventude Viva" do Governo Federal, afirmou que a Campanha contra a Violência e Extermínio de Jovens foi a principal ação para pautar o tema na sociedade e motivar a criação dessa e de outras políticas públicas.

A participação de representantes do poder público foi acompanhada de diálogos e conversas a respeito do posicionamento da Pastoral da Juventude contra a redução da maioridade penal. "Dizemos não por acreditar que a redução trata o efeito e não a causa. Além disso, o sistema prisional não reinsere ninguém na sociedade", esclarece o jovem Gil Kairós do estado do Piauí. O posicionamento é partilhado pela Igreja do Brasil em nota já emitida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB.

A Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens teve início no ano de 2008 em uma ação articulada das Pastorais da Juventude do Brasil. O Seminário foi realizado pelo projeto "A Juventude Quer Viver" em parceria com toda a PJ e parceiros.


Lideranças da PJ visitam CNBB e mostram ações contra a violência e o extermínio da juventude brasileira

Na manhã da terça-feira, 07/05, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, recebeu na sede da instituição em Brasília (DF) a coordenação da Pastoral da Juventude (PJ), representada pelos jovens Thiesco Crisóstomo, secretário nacional, e Joaquim Alberto Silva, da Comissão Nacional de Assessores da PJ.

O encontro teve como pauta apresentar o diálogo que a PJ tem construído no que diz respeito à violência e extermínio da juventude brasileira, inclusive o debate em torno da redução da maioridade penal. Thiesco partilhou a realização do Seminário da Campanha Nacional contra a violência e extermínio de jovens, realizado de 3 a 5 de maio, e enfatizou o clamor da juventude presente na atividade para que, como cristãos,  "possamos lutar pela vida da juventude e que a redução da maioridade penal não é a solução para a questão violência que assola no país e, sim, uma maneira de criminalizar a juventude", afirmou o jovem.

"Com a realização da Campanha Nacional contra a violência e extermínio de jovens a Pastoral da Juventude reafirma a sua luta pela vida, com destaque para que adolescentes e jovens sejam reconhecidos como sujeitos de direitos e tenham vida em abundância", afirmou Joaquim Alberto.

Dom Leonardo, destacou a necessidade de que as dioceses possam dialogar localmente sobre a pauta da redução da maioridade penal, fortalecendo o posicionamento da Igreja do Brasil de que a proposta esta proposta não soluciona o problema, mas violenta e penaliza ainda mais adolescentes e jovens, sobretudo os mais pobres, negros e moradores de periferias. A CNBB já tem esta posição sobre o assunto, publicada em nota no ano de 2009.

Ao final do encontro, foi entregue a dom Leonardo o subsídio de estudo da PJ, materiais da Campanha Nacional contra a violência e extermínio de jovens e da celebração dos 40 anos da PJ no Brasil.


Democratização do Estado Brasileiro é tema de Seminário em Natal (RN)

A Arquidiocese de Natal, em comunhão com as Dioceses de Mossoró e Caicó, realizam nos dias 10 e 11 de maio, o Seminário Estadual sobre a 5ª Semana Social Brasileira (SSB). Com o tema:  "Participação no processo de democratização do Estado Brasileiro" e o lema: "Bem viver – caminho para uma nova sociedade e um novo Estado", o evento debate o modelo de Estado vigente: "Estado para quê e para quem?".

O Seminário terá com uma mística de abertura com o cantor e compositor Zé Vicente, seguida de uma mesa redonda com os bispos do Rio Grande do Norte. Na parte da tarde, serão realizadas duas mesas de debate com os professores Cesar Sanson, Iris Maria e Telma Gurgel.

À noite, o Frei Betto - dominicano que recebeu o "Prêmio Internacional José Marti 2013", conferido pela Unesco - versará sobre "O Papel Civilizatório dos Movimentos Sociais e a Luta pela Democratização". No sábado, serão realizadas oficinas temáticas para a construção de pistas propositivas  ao "Estado que queremos" a partir da Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social.


Inaugurado Tribunal Eclesiástico do Regional Norte 3

Nesta terça-feira, 07 de maio, foi inaugurado o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Palmas, uma estrutura do recém-criado Regional Norte 3, na sede do próprio organismo. Estavam presentes os cinco bispos das dioceses que compõem do Regional (Palmas, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis; e a prelazia de Cristalândia), além do bispo prelado emérito dom Heriberto Hermes.

Em seu discurso de abertura, o moderador do Tribunal, dom Philip Dickmans, mencionou o desafio de atuar em uma estrutura como esta. "Certamente é uma grande responsabilidade, no entanto, não devemos temer os desafios pastorais que se apresentam a nós", afirmou o bispo.

Padre Carlos Rodrigo Euzébio Bertozo, vigário judicial e presidente do Tribunal, lembrou em seu discurso a relação entre a caridade e a verdade, lema do órgão. "Não esqueçamos de que a verdade sem a caridade não constrói, mas destrói. Por isso o nosso lema: caritas in veritate", disse o presidente.

A cerimônia foi encerrada com a bênção das dependências do Tribunal, ministrada por Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo metropolitano de Palmas. O Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Palmas têm a missão de aplicar e distribuir a justiça eclesiástica em vista da "salus animarum" (salvação das almas). É formado por uma equipe de 14 peritos das mais diversas áreas, como Direito, Administração e Psicologia.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

terça-feira, 7 de maio de 2013

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 07/05/2013

REFLEXÃO

Os corações sempre se enchem de tristeza diante de uma separação. Os discípulos ficam tristes porque irão separar-se de Jesus. Mas Jesus os consola. Em primeiro lugar, sabemos que não temos mais a presença histórica de Jesus ao nosso lado, mas temos na verdade a presença perfeita de Jesus em nós, que é a presença do Ressuscitado, a qual se dá principalmente na Eucaristia, na Palavra, nos nossos encontros e nos pobres e necessitados, que são por nós acolhidos. Além disso, temos outro grande consolo que é a presença do Espírito Santo que nos foi enviado e veio até nós.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Aldo Gerna, MCCJ, Bispo Emérito de São Mateus - ES

Ordenação Presbiteral

  • Dom Jacinto Inácio Flach, Bispo de Criciúma - SC

Ordenação Episcopal

  • Cardeal Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo Emérito de Belo Horizonte - MG
  • Dom Eduardo Zielski, Bispo de Campo Maior - PI
  • Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, OAR, Bispo Prelado de Cametá - PA
NOTÍCIAS

Programa da viagem do Papa ao Rio de Janeiro

Foi divulgada ao meio-dia de hoje, 7 de maio, no Vaticano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. A Cerimônia de boas-vindas se realizará internamente no Palácio Guanabara. O Santo Padre se detérá por alguns minutos na Sala Presidencial do aeroporto, enquanto a Comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal.

Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas; presentes os mais altos cargos do Estado, o Corpo Diplomático e algumas centenas de convidados institucionais. Além da execução dos hinos e honras militares, os discursos da Presidente Dilma e do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana).

A Senhora Presidente acompanha o Santo Padre à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados.- breve encontro com o Governador do Estado do Rio de Janeiro e apresentação da família.- breve encontro com o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e apresentação da família.

O Papa deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde será a sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro.

A terça-feira, dia 23, será estritamente privada até a manhã de quarta-feira, 24 de julho.

Na quarta-feira, 24, às 8h15 o Papa deixará o Rio de Janeiro e de helicóptero irá até Aparecida onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará a Santa Missa.

O Santo Padre será acolhido pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo Reitor do Santuário Padre Domingos Sávio da Silva. Papa Francisco almoçará no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio de Janeiro.

No final da tarde no Rio de Janeiro o Santo Padre visitará o Hospital São Francisco de Assis. O Hospital, dirigido pela Associação homônima, dedica-se seja à recuperação dos dependentes da droga e do álcool, seja na assistência médica-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso do Papa.

No início da noite Papa Francisco retornará ao Sumaré onde irá jantar de forma privada e onde pernoitará.

Na quinta-feira, dia 25, o Santo Padre celebrará no início da manhã a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré.

Às 9 horas Papa Francisco deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do Prefeito Paes, as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos.

Por volta das 10 horas deixará o Palácio da Cidade e se dirigirá à Comunidade da Varginha – Manguinhos, para uma visita. A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela "pacificada" em virtude do programa de recuperação realizado pelas Autoridades brasileiras. O Santo Padre será acolhido pelo Pároco, pelo Vice-Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade. Logo em seguida se dirigirá para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial. Na Paróquia, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade. O Santo Padre se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso (cerca 100 m) visitará a casa de uma família da Comunidade. Ali o Papa fará um discurso.

Papa Francisco retornará depois ao Sumaré para o almoço em privado. Na parte da tarde às 17 horas o Santo Padre deixará movamente o Sumaré em direção da Praia de Copacabana onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ. O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa fará um discurso e abençoará os jovens. Retornará depois ao Sumaré onde pernoitará.

Na sexta-feira de manhã, dia 26, Santa Missa em privado na Residência do Sumaré. Em seguida irá se deslocar em automóvel até à Quinta da Boa Vista onde às 10 horas irá confessar 5 jovens provenientes dos cinco continentes. Após as confissões Papa Francisco se transferirá para o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, o qual acolhe o Santo Padre na entrada principal.

O Santo Padre irá encontrar em forma reservada cinco jovens detentos. Presentes também alguns assistentes acompanhantes dos jovens detentos. Em seguida o Santo Padre e o Arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a Capela onde encontrará as Irmãs que trabalham na residência.

Às 12 horas o Santo Padre do balcão do Palácio rezará a oração do Angelus. Em seguida encontrará os 20 membros do Comitê Organizador e os 10 grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Não estão previstos discursos.

No Salão redondo no primeiro andar do Arcebispado, o Santo Padre almoçará com S.E. Dom Tempesta e com 12 jovens de várias nacionalidades: um jovem e uma moça de cada um dos continentes mais um jovem e uma moça de nacionalidade brasileira. O almoço terá a duração de cerca 1 hora. Após o almoço o Papa retornará ao Sumaré.

No final da tarde, às 17 hora retornará à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: o Santo Padre, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra, e ao término pronunciará a sua alocução e concluirá a oração. Depois retornará ao Sumaré onde pernoitará.

No sábado de manhã, dia 27, Papa Francisco irá à Catedral da cidade onde celebrará a Santa Missa, às 9 horas, com os bispos da JMJ, com sacerdotes, religiosos e seminaristas. Já no Teatro Municipal, às 11h30, o Santo Padre encontrará a classe dirigente do Brasil; presentes políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. O Papa fará um discurso. Na conclusão o Pontífice retornará ao Sumaré onde irá almoçar com os Cardeais do Brasil, a Presidência da CNBB, os Bispos da Região e a Comitiva papal.

No início da noite, por volta das 18h15 o Papa deixa o Sumaré em direção do Campus Fidei de Guaratiba onde será realizada a Vigília de Oração com os jovens. O encontro com os jovens terá lugar em uma área campestre denominada Campus Fidei, preparada para a ocasião pelas Autoridades locais, e que pode conter mais de dois milhões de pessoas. O encontro será na forma de uma Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Santo Padre; respostas e discurso do Santo Padre; orações e cantos; troca de presentes e benção. Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte.

No domingo, dia 28, Papa Francisco às 8h20 deixará novamente o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Santo Padre sobrevoará a célebre estátua do Cristo Redentor que do alto do Corcovado abraça a cidade do Rio. Um cinegrafista do CTV estará abordo do helicóptero e transmitirá as imagens ao vivo através do host broadcaster. Às 10 horas terá início a Missa de Envio da JMJ Rio2013. Prevista a presença da Presidente da República. A Celebração terminará com o discurso de S.E.Card.Rylko; Angelus do Santo Padre; e anúncio da sede e do ano onde se realizará a sucessiva JMJ. Papa retornará ao Sumaré onde irá almoçar com a Comitiva papal.

Ainda no Sumaré às 16 horas o Papa encontrará o Comitê de Coordenação do CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano. O Comitê de coordenação do Celam é composto por cerca 45 bispos, que iniciarão as Sessões de trabalho na segunda-feira, dia 29 de julho. Depois de se despedir do pessoal da residência do Sumaré Papa Francisco se dirigirá ao Rio Centro onde encontrará cerca de 15 mil voluntários da JMJ. O Papa fará a eles um discurso.

Às 18h30 a cerimônia de despedida no aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim. O Santo Padre será acolhido no Pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela Presidente da República, Dilma Rousseff. Discurso da Senhora Presidente e do Santo Padre. O Santo Padre se despedirá da Presidente da República nas escadas do avião. A partida para Roma está prevista para às 19 horas, e a chegada a Roma, 11h30 da manhã, hora italiana. Conclusão da 1ª Viagem Apostólica Internacional de Papa Francisco.


Abertas as inscrições para o VI Encontro Nacional de Jornalistas da CNBB

A partir desta segunda-feira, 06 de maio, a Assessoria de Imprensa da CNBB recebe as inscrições para o VI Encontro Nacional de Jornalistas, que será realizado em Brasília (DF) entre os dias 7 e 9 de junho. Neste ano de 2013, os participantes do evento deverão colaborar com a elaboração de um manual de redação e estilo. A assessora do Encontro será a jornalista Dad Squarisi, editora de Opinião do jornal Correio Braziliense.

O Manual elaborado deverá ser adotado nas assessorias de imprensa e nos veículos de comunicação institucional da Igreja no Brasil. O desejo é que o subsídio possa auxiliar os redatores a adotar certo padrão na forma e na linguagem utilizada nos textos jornalísticos.

A carta convite e a ficha de inscrição foram enviadas para todos os bispos diocesanos e auxiliares, com as orientações sobre como deve ser feita a inscrição. Cada bispo deverá enviar formalmente uma carta indicando o profissional que irá representar a sua diocese. As inscrições seguem até o dia 04 de junho.


CNBB realiza Assembleia de Pastoral Familiar em Brasília

Nos dias 26, 27 e 28 de abril aconteceu em Brasília (DF) a Assembleia da Pastoral Familiar. O evento contou com a presença dos bispos referenciais da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA) e Presidente da CEPVF; dom Philip Dickmans, bispo de Miracema (TO); dom Tarcisio Nascentes dos Santos, bispo de Duque de Caxias (RJ); dom José Luís Azcona Hermoso, bispo do Marajó (PA); dom Marcos Piatek, bispo de Coari (AM); dom Angelo Pignoli, bispo de Quixadá (CE) e dom José González Alonso, bispo de Cazajeiras (PB), e pelos coordenadores dos 17 Regionais da CNBB. A Assembleia teve início com a celebração de missa presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha na Paróquia Santíssimo Sacramento, em Brasília.

No primeiro dia do encontro o assessor do Setor Vida, padre Rafael Fornasier expos aos participantes o tema central da 51ª Assembleia dos Bispos "Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia". A exposição permitiu o favorecimento para que os agentes fossem incentivados a uma ação evangelizadora focada nas pequenas comunidades de família.

O assessor do Setor Família, padre Wladimir Porreca tratou do assunto sobre famílias em situações difíceis, abordando o tema "A família em segunda união", que é objeto de trabalho da Comissão no ano de 2013.

No sábado os representantes dos regionais aprovaram o tema 2014 que será "A espiritualidade na família e o desafio de implantar as comissões de vida". E no domingo a Assembleia teve orientação particular e especial do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D'Aniello, durante a celebração eucarística.

Na conclusão da Assembleia ficou programado os trabalhos para 2014 e 2015 dos quais se destaca o Pré-matrimônio e a organização de uma Feira da Família durante a Peregrinação Nacional de Aparecida.

Veja os calendários de 2014 e 2015:

Calendário 201414 a 16 de março - Encontro Nacional:  Pré-matrimônio 1 - São Paulo28 a 30  de março- 38ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar – Brasília15 de Maio - Dia Internacional da Família - Paróquias e Dioceses24 de Maio - 4º Simpósio Nacional da Família – 25 de Maio - 6ª Peregrinação Nac. da Família( (Feira) - Aparecida – SP06 a 08 de junho - Encontro de Espiritualidade da Família - São Paulo12 de Junho - Abertura da Copa do Mundo – Brasil13 de Julho - Encerramento da Copa do Mundo – Brasil25 a 27 de julho - Encontro Nacional: Pré-matrimonial 2 - São Paulo01 a 03 de agosto - Encontro Nacional de Estudos -  á definir10 a 16 de Agosto - Semana Nacional da Família - Paróquias e Dioceses25 de setembro - Encontro Nacional dos Assessores - São Luís- MA26 a 28 de Setembro - 14º Congresso Nacional da Pastoral Familiar - São Luís- MA01 a 07 de Outubro - Semana Nacional da Vida - Paróquias e Dioceses03 a 05 de outubro - Encontro Prep. para o Encontro Mundial - São Paulo08 de Outubro - Dia Nacional do Nascituro - Paróquias e Dioceses17 a 19 de outubro - Encontro Nacional: Pré-matrimonial 3 - á definir21 de outubro - Dia da valorização da família - Paróquias e Dioceses07 a 09 de Novembro - Encontro de Espiritualidade da Família - São Paulo11 a 13 de Novembro - Encontro Nacional de Estudos Bispos e Padres - São Paulo08 de dezembro - Dia Nacional da Família - Paróquias /Dioceses28 de Dezembro - Festa da Sagrada Família - Paróquias/ Dioceses

Calendário 201520 a 22 de fevereiro - Encontro Nacional:  Pós-matrimônio 1 - São Paulo13 a 15 de março - Encontro Prep. para o Encontro Mundial - São Paulo27 a 29 de março - 39ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar – Brasília15 de Maio - Dia Internacional da Família - Paróquias e Dioceses23 de Maio - 5º Simpósio Nacional da Família24 de Maio - 7ª Peregrinação Nac. da Família (Feira) - Aparecida – SP12 a 14 de junho - Encontro Nacional:  Pós-matrimônio 2 - São Paulo03 a 05 de julho - Encontro Nacional:  Pós-matrimônio 3 - São Paulo01 a 02 de agosto - Encontro Nacional de Estudos - São Paulo09 a 15 de Agosto - Semana Nacional da Família - Paróquias e Dioceses01 a 07 de Outubro - Semana Nacional da Vida - Paróquias e Dioceses08 de Outubro - Dia Nacional do Nascituro - Paróquias e Dioceses21 de outubro - Dia da valorização da família - Paróquias e Dioceses06 a 08 de Novembro - Encontro Nacional da Pastoral Familiar - São Paulo10 a 12 de Novembro - Encontro Nacional de Estudos Bispos e Padres - São Paulo08 de dezembro - Dia Nacional da Família - Paróquias /Dioceses27 de Dezembro - Festa da Sagrada Família - Paróquias/ Dioceses


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 06/05/2013

REFLEXÃO

Estamos na penúltima semana do tempo da Páscoa e a Igreja vem, através da liturgia da palavra da sexta semana do tempo pascal, nos preparar para as festas que se aproximam, ou seja, a festa da Ascensão de Jesus, que iremos celebrar no próximo domingo, e a festa de Pentecostes, que iremos celebrar no domingo seguinte. Por isso, vemos no Evangelho de hoje Jesus prometendo o Espírito Santo a seus discípulos e, ao mesmo tempo, falando a eles como será a vida sem a sua presença, ou seja, o testemunho que deverão dar do Evangelho e a conseqüente perseguição que virá com este testemunho.Mas as suas palavras são antes de tudo um estímulo para que os apóstolos sejam fiéis nos momentos difíceis.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Luiz Mancilha Vilela, SSCC, Arcebispo de Vitória do Espírito Santo - ES
  • Dom Protogenes José Luft, SdC, Bispo de Barra do Garças - MT

Ordenação Episcopal

  • Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, Bispo Auxiliar de Campo Grande - MS
NOTÍCIAS

Grupo de Assessores reflete sobre o Tema Central da última assembleia geral

Teve início, na manhã desta segunda-feira, 6 de maio, a reunião dos assessores da CNBB. O tema discutido hoje se refere aos encaminhamentos do trabalho de levar adiante a reflexão sobre o tema central da 51ª. Assembleia: "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia".

O encontro dos assessores é realizado mensalmente e serve como ocasião para o aprofundamento conjunto dos grandes compromissos da Igreja no Brasil. Esta semana, uma pauta extensa de assuntos será tratada até a tarde da terça-feira, 7 de maio. Padre Rafael Fornasier, secretário da Comissão Episcopal responsável pelo tema central da última assembleia geral dos bispos, retomou os encaminhamentos dados e abriu um espaço para a partilha dos outros assessores a respeito das últimas iniciativas de estudo e debate sobre o texto de trabalho.

Os bispos, em Aparecida, definiram que o texto sobre as paróquias voltaria aos regionais, as dioceses e as paróquias para ser novamente lido e aperfeiçoado. Os assessores da CNBB já começaram a colaborar com essa base na retomada do tema. Pe Décio Walker, da Comissão Episcopal Pastoral para a dimensão Bíblico Catequética, Ir. Maria Eugenia, da Comissão para Cultura e Educação, padre Sidnei Ferreira da Missão Continental, padre Nelito Dornelas e padre Ari dos Reis da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, padre Waldimir Porreca da Comissão para Vida e Família, Fr. Faustino Paludo da Comissão para a Liturgia, Monsenhor Antonio Luiz Catelan da Comissão para Doutrina da Fé, Irmã Élide Fogolari da Comissão para a Comunicação, padre Carlos Sávio da Comissão para a Juventude, padre Geraldo Martins da assessoria de Política e padre Deusmar Jesus da Silva da Comissão para os Ministérios ordenados tomaram a palavra durante o debate que ainda contou com a participação do subsecretário de Pastoral, padre Francisco de Assis Wloch e as considerações de dom Leonardo Steiner, secretário geral da Conferência.

Entre as contribuições dadas pelos assessores na conversa desta manhã estão as seguintes constatações: o tema central está despertando interesse de todas as dioceses do Brasil; vários regionais já estão promovendo estudos; é preciso dar unidade ao método de estudo sobre o tema para que sejam evitadas a defesa de ideias pessoais sem fundamento no objetivo comum e a perda de tempo; o grupo dos assessores poderia avançar no conhecimento aprofundado sobre texto para oferecer uma ajuda mais consistente de modo a colaborar como subsídio para os estudos nas comunidades.

Dom Leonardo destacou que o tema é vital: "É a vida concreta da Igreja, do ser cristão". E ainda observou que "não será um documento que vai mudar a Igreja, mas vai abrir caminhos e horizontes. Vamos ter um texto enriquecido que, expresse a vida     das comunidades e favoreça a caminhada das Igrejas Particulares que têm saudáveis autonomias". Padre Rafael Fornasier lembrou que todo movimento de análise e discussão do texto de trabalho sobre as paróquias deve desembocar no envio das contribuições para a CNBB até o dia 15 de outubro para que a Comissão possa acolher essas contribuições no texto que será novamente enviado para os bispos que poderão fazer propostas de emendas antes da votação na próxima assembleia geral em 2014.


Guarda suíça ganha 35 novos soldados

Trinta e cinco novos guardas suíços estão se preparando nesta segunda, 6 de maio, para "jurar servir fiel, leal e honradamente o Sumo Pontífice" em cerimônia solene no Pátio de São Damaso, no Vaticano. O juramento será feito diante da nova bandeira com o brasão do Papa Francisco, que estará representado pelo Substituto da Secretaria de Estado, Dom Angelo Becciu.

Este antigo rito de juramento comemora o chamado "Saque de Roma", quando em 6 de maio de 1527, 147 soldados suíços morreram para defender o Papa. No evento desta tarde, estará também o Presidente da Confederação Helvética, Ueli Maurer, que de manhã é recebido por Francisco.

O corpo da guarda suíça está entusiasmado. Alguns dias atrás, seus integrantes participaram da missa celebrada pelo Pontífice na Casa Santa Marta e o Papa garantiu: "a Igreja lhes quer bem; e eu também!".

O serviço dos guardas mudou um pouco com a decisão do Papa Francisco de morar na Casa Santa Marta, pois além do Palácio Apostólico (onde o Papa recebe em audiência), os soldados devem presidiar também a moradia do Pontífice. Além disso, mudou também o estilo do Pontífice, "que vai junto das pessoas".

O serviço dos guardas mais famosos do mundo, no entanto, é o mesmo: "ser bons soldados, discretos e reservados", frisa o comandante Anrig. Os novos militares são todos suíços, como manda a tradição. 28 são de língua-mãe alemã, seis franceses e um do cantão Ticino, onde se fala italiano.


Papa Francisco sobre Nhá Chica: "Uno-me à alegria da Igreja no Brasil por esta luminosa discípula do Senhor"

Na conclusão da Santa Missa celebrada nesta manhã de domingo, 05 de maio, na Praça São Pedro, diante de milhares de fiéis membros de irmandades provenientes de todas as partes do mundo, Papa Francisco rezou a oração mariana do Regina Caeli. Na mensagem em língua portuguesa, o Santo Padre recordou a beatificação de Nhá Chica.

"Ontem no Brasil, foi proclamada Beata Francisca de Paula de Jesus, conhecida como 'Nhá Chica'. A sua vida simples foi toda dedicada a Deus e à caridade, tanto que era chamada a "mãe dos pobres". Uno-me à alegria da Igreja no Brasil por esta luminosa discípula do Senhor".

Na sua alocução que precedeu a oração do Regina Caeli, Francisco destacou que naquele momento de profunda comunhão em Cristo, se podia sentir viva no meio de todos eles a presença espiritual de Nossa Senhora. Uma presença materna, familiar, especialmente para quem faz parte das Irmandades.

"O amor por Nossa Senhora é uma das características da piedade popular, que pede para ser valorizada e bem orientada. Por isso, convido a meditar o último capítulo da Constituição do Concílio Vaticano II sobre a Igreja, a Lumen gentium, que fala precisamente de Maria no mistério de Cristo e da Igreja. Ali se diz que Maria 'avançou na peregrinação da fé'. Caros amigos, no Ano da Fé, deixo a vocês este Ícone de Maria peregrina, que segue o Filho Jesus e precede todos nós no caminho da fé".

No domingo em que as Igrejas do Oriente que seguem o Calendário Juliano celebram a Festa da Páscoa, o Papa Francisco enviou a esses irmãos a sua saudação:

"Desejo enviar a esses irmãos e irmãs uma saudação especial, unindo-me de todo coração a eles ao proclamar o alegre anúncio: Cristo ressuscitou! Recolhidos em oração ao redor de Maria, invoquemos de Deus o dom do Espírito Santo, o Paráclito, para que console e conforte todos os cristãos, especialmente aqueles que celebram a Páscoa entre provas e sofrimentos, e os guie no caminho da reconciliação e da paz".

Papa Francisco saudou ainda todas as irmandades presentes na Praça São Pedro, provenientes de todos os países, e uma saudação especial fez à Associação "Meter", no Dia das Crianças vítimas da violência.

"Este Dia me oferece a ocasião para dirigir o meu pensamento a todos aqueles que sofreram e sofrem por causa dos abusos. Gostaria de assegurar a eles que estão presentes na minha oração, mas gostaria de dizer ainda com força que todos devemos nos empenhar com clareza e coragem para que cada pessoa, especialmente as crianças, que se encontram entre as categorias mais vulneráveis, seja sempre defendida e tutelada. Uma saudação de encorajamento aos enfermos de hipertensão pulmonar e a seus familiares".


Assessores reafirmam compromisso em colaborar com textos da Questão Agrária e Diretório da Comunicação

No encontro ordinário dos assessores da CNBB para aprofundamento dos compromissos provenientes do serviço que prestam à Conferência foram apresentados os encaminhamentos de trabalho com os dois textos estudados pelos bispos na 51ª assembleia geral: Questão Agrária e Diretório da Comunicação.

Padre Ari dos Reis, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, fez um rápido relato sobre o percurso do material do texto sobre a Questão Agrária até chegar ao plenário da assembleia geral. Ele disse que já em 2010 o tema tinha sido apresentado aos bispos, mas naquele período não foi possível concluir a discussão. Uma questão que é sempre polêmica, mas que havia necessidade de ser reapresentada, segundo o assessor, por motivos muito sérios: a violência no campo não diminuiu; é preocupante o avanço do agronegócio e o apoio do governo para esse tipo de iniciativa econômica e a problemática ambiental.

O último documento da Conferência sobre o tema é da década de 1980 e, desse modo, são quase 30 anos que a CNBB não se manifesta de forma mais extensa sobre a questão. Estudiosos foram convidados para colaborar com os bispos. O texto reelaborado,  resultado do trabalho de dois anos atrás,     foi enviado ao episcopado em dezembro do ano passado. Na assembleia, o texto foi apresentado e recebeu atenção e dedicação dos bispos que repassaram o texto integralmente e apresentaram suas observações. Agora, a comissão delegada pela assembleia terá um tempo até julho deste ano para acolher as contribuições e se espera reapresentá-lo na assembleia de 2014.

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, disse "que é urgente termos um novo texto. Isso ficou evidente nas participações que os bispos fizeram no plenário da assembleia".  Por parte dos assessores ficou combinado que vão procurar acompanhar o processo e oferecer ajuda no sentido de melhorar a compreensão do texto por parte das comunidades dando contribuições para a melhoria da linguagem.

Irmã Élide Fogolari e padre Clóvis Andrade, da Comissão Episcopal para a Comunicação, também fizeram considerações sobre o processo de trabalho com o texto do Diretório da Comunicação. Este material deve ser agora retomado pela comissão que, depois de melhorar também a linguagem da apresentação do texto será apreciado pelo Conselho Permanente que recebeu da assembleia a delegação para aprová-lo.


Política: Destaques da Semana

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) discute repasse obrigatório de gorjetas a empregados e madeira ilegal poderá ser usada na construção de casas populares, estes são alguns dos assuntos abordados no boletim eletrônico semanal da CNBB, referente aos dias 29 de abril e 5 da maio.

Com iniciativa da Assessoria Política do Secretariado Geral da CNBB, que está sob a responsabilidade do padre Geraldo Martins Dias, o boletim é composto com o resumo das principais notícias políticas da semana e responde a uma solicitação do Conselho Permanente, em outubro de 2011, que permite aos bispos, assessores e demais interessados acompanharem de forma mais próxima os acontecimentos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em nosso país.

O boletim é enviado aos bispos todas as sextas-feiras por e-mail e disponibilizado no site da CNBB, dentro do menu Publicações/ Conjuntura Política, para os demais interessados. Confira na íntegra.


Nota do CNLB sobre a beatificação de Nhá Chica

Em nome dos cristãos leigos e leigas organizados no Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB, manifestamos nosso louvor a Deus e o agradecimento pela Beatificação da cristã leiga Francisca de Paula de Jesus, conhecida por NHÁ CHICA.

Nhá Chica, uma cristã leiga que viveu praticamente  todo o século XIX, acolheu e viveu a radicalidade evangélica, testemunhando no seu dia a dia, com simplicidade, desapego e partilha, principalmente com os empobrecidos, sem deixar de acolher a todas as pessoas que a procuravam, teve suas virtudes reconhecidas e, pelos méritos de Cristo, é colocada como  mais um modelo de vida cristã para todos nós.

O Concílio Ecumênico Vaticano II, cujo cinquentenário de realização estamos celebrando, ensina e exorta, com vigor evangélico, a "Vocação Universal à Santidade". Todos e todas, seja qual for a vocação e missão, na Igreja e no mundo, somos vocacionados à santidade.

Continua válido e dramaticamente urgente, o questionamento : "Em tudo o que fazes, se não buscas a santidade, o que buscas ?" 

Em tempos de Francisco, busquemos, com renovado ardor, a santidade! Que a Beata Nhá Chica, também Francisca, interceda junto a Deus para que sejamos, igualmente, "Francisco" e "Francisca" na Igreja, na família, na sociedade, no mundo do trabalho, na política, em todos os campos de vida e missão.

Beata Nhá Chica, rogai por nós! 

                                             Baependi, 4 de maio de 2013.

                                       Laudelino Augusto dos Santos Azevedo                                           Presidente do CNLB    


Diocese de Araçatuba promove Encontro de Pastorais Sociais

 

 A Diocese de Araçatuba (SP) realizou o Encontro de Pastorais Sociais, no dia 28 de abril, no Centro Diocesano de Pastoral. O evento reuniu as pastorais da criança, da pessoa idosa, carcerária, da saúde e da sobriedade, com a participação de aproximadamente 100 agentes. O bispo diocesano, dom Sergio Krzywy esteve no encontro, juntamente com o assessor diocesano da pastoral carcerária, padre Valdir Silvestre.  Dom Sergio sublinhou a importância de rezar pelas pastorais e que a ação pastoral deve estar alicerçada em uma profunda vida de oração. "Uma árvore bem incorpada fornecerá sombra e bons frutos", disse o bispo.

Na oportunidade, os assessores e coordenadores divulgaram as atividades de suas respectivas pastorais e os resultados obtidos. O encontro foi concluído com a celebração da eucaristia presidida por dom Sergio e concelebrada pelos padres Valdir e Silvio Cardoso dos Santos, assessor diocesano da pastoral da saúde.


Regional Noroeste da CNBB promove seminário sobre a 5ª SSB

Entre os dias 3 a 5 de maio, em Porto Velho (RO), foi realizado mais um Seminário sobre a 5ª Semana Social Brasileira. Participaram do evento representantes das pastorais sociais dos estados do Acre, Rondônia e sul do Amazonas. Cada diocese relatou sobre as atividades realizadas em nível local e seus respectivos resultados.

Distribuídos em cinco oficinas, os participantes debateram sobre o Estado brasileiro sob o olhar amazônico. O seminário contou com a presença do bispo referencial das pastorais sociais no Regional Noroeste, dom Jesus Moraza Ruiz de Azúa e várias assessorias, entre elas a do Pe. Nelito Dornelas, da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz.

Os participantes aprovaram um conjunto de propostas que orientarão o trabalho social na região e servirão como contribuição ao debate nacional.  Estas propostas foram denominadas de Grito Amazônico, partindo da necessidade do envolvimento da população local nas discussões dos projetos de desenvolvimento da região, exigindo compensações sociais efetivas e fiscalização da sociedade local, bem como a garantia ao direito de recusa por parte do afetados pelos projetos.

Segundo padre Nelito, os participantes reconheceram a necessidade de fortalecer o trabalho em rede. "Apontaram também a necessidade de se criarem fóruns estaduais das pastorais sociais, entidades, organismos e movimentos sociais, como garantia de efetivação do trabalho social na região", afirmou.


Projeto Prevenir é apresentado ao Secretário Nacional de Políticas sobre drogas

Na última quinta-feira, 02 de maio, no Ministério da Justiça em Brasília, o presidente da Associação Brasileira Sobriedade e Paz (ABRASP), Rogerio Melo apresentou o Projeto Prevenir ao secretário nacional de políticas sobre drogas, Vitore Maximiano.

O projeto financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB é desenvolvido pela Pastoral da Sobriedade do Regional Nordeste 1 (Ceará) e com parceria com o CEPOD e a SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Ceará). Em um ano de atividade o projeto já alcançou cerca de 80 mil alunos através e palestras, seminários que abordam assuntos relacionados a prevenção e conscientização ao uso abusivo do álcool e outras drogas. O projeto já foi lançado em 35 municípios do Estado do Ceará e já esteve presente em cerca de 215 escolas.

O presidente da ABRASP disse ainda que a Pastoral da Sobriedade no Estado do Ceará possui 40 grupos de autoajuda que fazem atendimento gratuito semanalmente em todo o Estado, a dependentes químicos e seus familiares.

De acordo com Rogerio Melo, "a ABRASP será mais uma força para prevenir ,acolher, tratar e ressocializar o dependente químico, como também, reinserir a família no tratamento como parte fundamental na recuperação do dependente químico".

O presidente da ABRASP revela que Vitore Maximiano ficou entusiasmado com o projeto e seus resultados e diz ser uma boa ideia expandir esta experiência para todo o Brasil.

O Projeto Prevenir se encontra com possibilidade de ser implantado no segundo semestre de 2013 no Estado de Sergipe e na cidade de satélite Santa Maria, no Distrito Federal.


Mais de 8 mil participam do Bote Fé na Juventude em MG

Mais de 8 mil pessoas, dentre jovens, crianças, adultos e idosos participaram do "Bote Fé na Juventude" da Província Eclesiástica de Juiz de Fora (que abrange as Igrejas Particulares mineiras de Juiz de Fora, São João del-Rei e Leopoldina), no domingo. 5 de maio.

O evento, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), começou com concentração na Praça da Estação, no centro de Juiz de Fora. Logo após, a multidão seguiu em caminhada até a Catedral Metropolitana, onde teve missa presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, e pelos bispos de São João Del Rei, dom Célio de Oliveira Goulart e de Leopoldina, dom José Eudes Campos Nascimento.

Durante a concentração, jovens participaram de evangelizashow e apresentações culturais. Os participantes vestiam abada do Bote Fé e a alegria tomava conta dos presentes. A caminhada rumo a Catedral Metropolitana foi acompanhada por Trio Elétrico, música católica e também pelas três réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (cruz e ícone de Nossa Senhora) das (arqui)dioceses. O percurso foi marcado por três paradas com bênçãos para os jovens de São João Del-Rei, Leopoldina e Juiz de Fora proferidas, respectivamente, pelos seus bispos.

Na missa, a igreja ficou pequena e os participantes lotaram os corredores laterais e também o altar. Logo no início da celebração, jovens carregaram as réplicas dos símbolos e depositaram no presbitério. A entrada da Bíblia surpreendeu os presentes: uma miniatura do Cristo Redentor trazia em seu coração o Livro Sagrado.

Durante a homilia, o arcebispo Dom Gil destacou que a Igreja acredita que a juventude pode construir a civilização do amor. "A Igreja confia nos jovens e por isso realiza a JMJ para reunir milhões deles, para dar Jesus Cristo a eles", destacou.


Feira de Santana sedia etapa regional da Semana Social Brasileira

Desconstruir o modelo de Estado vigente e garantir a participação popular no processo de construção de uma sociedade democrática foi o centro das discussões propostas pela 5ª Semana Social Brasileira, que teve sua edição regional realizada de 3 a 5 de maio, no Centro de Pastoral Arquidiocesano – Papagaio, em Feira de Santana (BA). O evento é mais uma etapa das Semanas Sociais que acontecem em todo o Brasil numa iniciativa das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de refletir sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros, suas contradições e possibilidades de superação.

Em Feira de Santana, nesta realização do Regional Nordeste 3, a Semana Social foi aberta no dia 03 de maio, às 14h, com o credenciamento. Nos dias 04 e 05, foram realizadas oficinas temáticas sobre a questão agrária e a violência no campo e na cidade; questão urbana e a cidade da exceção; tráfico de pessoas; segurança alimentar e hídrica; acesso aos direitos sociais e políticas públicas e controle popular do Judiciário.

O evento reuniu movimentos sociais, comunidades eclesiais, pastorais, bem como membros de outros segmentos religiosos e representantes da sociedade que estejam comprometidos com questões sociais e desejem se inserir nas discussões sobre os rumos da sociedade brasileira em vista da construção do bem comum.

A provocação sugerida pelo tema geral da 5ª Semana Social: "Estado para que e para quem?" se deve ao fato de que embora se reconheça avanços visíveis, o Estado brasileiro ainda padece de um distanciamento grande na resolução dos problemas estruturais da sociedade brasileira, particularmente aqueles referentes às áreas de saúde, educação, acesso a terra urbana e rural e à distribuição de renda. Percebe-se que o Estado continua conservador na sua forma de fazer política reproduzindo os vícios do autoritarismo e do clientelismo.


CNBB na TV: volta ao ar esta semana o programa "Igreja no Brasil"

A partir deste domingo, 05 de maio, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) volta a apresentar o seu programa de TV "Igreja no Brasil". O programa semanal é dirigido pelo assessor de imprensa da CNBB, o Pe. Rafael Vieira.

O programa será veiculado por todas as emissoras de TV de inspiração católica. A produção do programa, que até o final do ano passado era da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador, agora está sob a responsabilidade da Assessoria de Imprensa da CNBB.

Confira abaixo os dias e horários de exibição em cada emissora:

TV Horizonte – Domingo às 7h30

Rede Vida – Domingo às 13h15

TV Nazaré – Domingo às 13h30

TV Canção Nova – Domingo às 17h48

TV Evangelizar – Domingo às 19h, com reprise na segunda às 20h

Rede Século 21 – Sexta às 22h30

Rede Aparecida – Sábado às 12h


Redentoristas de todo país realizam Missões Populares em Passo Fundo (RS)

Depois de um ano e meio de organização e preparação, quando todas as paróquias foram visitadas e motivadas, sendo realizadas dezenas de Escolas Missionárias para a formação das lideranças leigas, a Arquidiocese de Passo Fundo (RS) recebe de 3 a 30 de maio a terceira fase das Santas Missões contando com a presença de cerca de 80 Missionários Redentoristas vindos de diversos estados brasileiros.

A missão atenderá 129 comunidades das 13 paróquias da sede da arquidiocese que receberão a missão, que tem um caráter especial: é uma Missão Interprovincial, que reúne missionários de todas as unidades redentoristas do Brasil, com a colaboração de outras congregações religiosas missionárias. De acordo com o coordenador da equipe dos Missionários Redentoristas em Araraquara (SP), padre Inácio Medeiros, trata-se de uma oportunidade interessante de troca de experiências.

"Uma vez que as Santas Missões irão atingir toda a Diocese, nós teremos o envolvimento de outras congregações religiosas. O trabalho está organizado assim: os redentoristas vão evangelizar as paróquias de Passo Fundo e as outras congregações evangelizarão as paróquias do interior. Cada congregação religiosa tem uma sistemática diferente de missão, ainda que todas estejam englobadas no que chamamos de Santas Missões Populares. Para nós enquanto missionários vai ser um momento de grande aprendizado", explica Inácio.

A Missão Interprovincial faz parte de um "processo de reorganização e revitalização da Congregação Redentorista, que vive um processo de renovação chamado de Refundação" destacou padre Inácio. Em 2011, a cidade de Itabuna (BA) já havia recebido a primeira iniciativa de missão com a participação de todas as Províncias e Vice-Províncias redentoristas. Agora, com a missão em Passo Fundo, a finalidade é continuar a proposta de animação do trabalho missionário na congregação, aprendendo dos erros e dos acertos acontecidos em Itabuna, diante dos desafios enormes da sociedade Pós-Moderna, em fase de contínua transformação.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303