quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 10/11/2011

REFLEXÃO

O Evangelho de hoje nos mostra que precisamos reconhecer a presença do Reino de Deus no meio dos homens para que possamos reconhecer a presença de Jesus em nosso meio. E vamos encontrar Jesus presente no meio de nós nos que sofrem, que são rejeitados, que são excluídos da sociedade. A sociedade não quer viver os valores do Reino de Deus e vive do egoísmo, do acúmulo de bens, da busca desenfreada de poder e de prazer, da escravidão dos vícios, etc. Os membros dessa sociedade vivem uma fé superficial, materialista, mesquinha e descompromissada, que faz com que queiram ver Jesus, mas não possam vê-lo, pois não o reconhecem nos pobres e necessitados.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Antônio Fernando Brochini, CSS, Bispo de Jaboticabal - SP

Ordenação Presbiteral

  • Dom José Francisco Rezende Dias, Bispo de Duque de Caxias - RJ
  • Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Bispo Auxiliar de Fortaleza - CE

Ordenação Episcopal

  • Dom Manoel dos Reis de Farias, Bispo de Petrolina - PE
NOTÍCIAS

Seminário debate o papel dos bispos referenciais da Comissão para o Laicato

Aproximadamente 34 pessoas participam em Brasília (DF), no Centro Cultural de Brasil (CCB), do 4º Seminário dos Bispos Referenciais da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dentre os participantes estão 17 bispos dos Setores: Leigos e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). A reunião começou ontem, 9, e segue até amanhã, 11.

As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), debatidas e aprovada na última Assembleia Geral da CNBB, em maio deste ano, em Aparecida (SP), foi um do temas abordados no Seminário. Além das DGAE, o outro ponto de destaque da reunião foi o planejamento para o próximo quadriênio.

"Pudemos estudar também o verdadeiro papel e quais são as atribuições dos bispos referenciais. O seminário tem sido importante porque estamos questionando o papel deste bispo na atuação com os leigos. Aproveitamos ainda para explicar um pouco o que vem a ser a Comissão para o Laicato, quais suas atribuições, já que temos muitos bispos novos dentro dessa Comissão", explicou o presidente da Comissão para o Laicato, dom Severino Clasen.

Segundo o assessor do Setor Leigos da CNBB, professor Geraldo Aguiar, o Seminário reúne os bispos do laicato e das CEBs dos 17 regionais da CNBB. "Queremos construir com isso um projeto em conjunto, entre os leigos e as CEBS, olhando os desafios e trabalhando em parceria", disse Geraldo.

Falando sobre a importância dos leigos na Igreja, o presidente da Comissão, dom Severino Clasen, os destacou como "fundamentais e imprescindíveis".

"O leigo é a vida e a animação da Igreja. É a razão dela existir. O leigo e também o missionário da Igreja, o testemunho de Cristo espalhado pelo mundo. Os leigos são fundamentais e imprescindíveis para todo o contexto da nossa Igreja", disse dom Severino.

Este é o 4º Seminário dos Bispos Referenciais do Laicato. O 1º aconteceu no ano de 2008.


Pastoral Afro-brasileira da CNBB prepara o Congresso das Entidades Negras Católicas

Com o tema "A Pastoral Afro-brasileira e os desafios do século XXI", a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz, da CNBB, e a Pastoral Afro-Brasileira, promovem o Congresso das Entidades Negras Católicas, de 9 a 12 de fevereiro de 2012, em Londrina (PR). O evento tem a parceria do Instituto Mariama (IMA) e o GRENI/CRB/Nacional.

Segundo o assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo de Araújo, o objetivo do encontro será "refletir a ação social e eclesial dos afro-brasileiros no período pós-Vaticano; favorecer o maior conhecimento dos desafios do século XXI à luz do Vaticano II; compreender a importância da espiritualidade litúrgica na missão do agente de pastoral afro-brasileiro; refletir a incidência das demandas dos afro-brasileiros nos programas de Estado; resgatar a memória de personalidades afro-brasileiros importantes na história e na Igreja do Brasil", destacou.

O Congresso das Entidades Negras Católicas, acontece a cada três anos e tem um tema de referência e estudo. "Num contexto de mudança de época, queremos aprofundar as linhas mestras da missão da pastoral afro-brasileira em comunhão com as comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II. Queremos assumir desafio de intensificar a ação comprometida com os negros e negras que permanecem a margem da sociedade em situação de vulnerabilidade social. Compreender a importância da espiritualidade litúrgica e a opção feita pelo Concílio Vaticano II por uma liturgia - caminho espiritual que alimenta a vida cristã - para que as nossas celebrações sejam, cada vez mais, ação inculturada da Igreja. O VII Congresso se constitui um momento de encontro das entidades que agregam os negros católicos na perspectiva da formação, troca de experiências entre as lideranças e celebração da caminhada", afirma a carta convite enviada aos Regionais da CNBB.

O Congresso é destinado aos bispos e os bispos da Pastoral Afro-brasileira; para 10 líderes da Pastoral Afro-brasileira de cada Regional da CNBB, indicados pelos agentes referenciais em cada Regional; professores de escolas de formação, membros das Pastorais da CNBB, membros das entidades parceiras e convidados pelas entidades promotoras.

A pastoral Afro-brasileira pede que cada participante estude o texto-base publicado. "É recomendável que seja feito no seu respectivo grupo este estudo para trazer uma contribuição mais ampliada", destacou o padre Jurandyr.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2012 e deverão ser feitas exclusivamente por meio da pessoa referencial em cada estado e/ou Regional.


Primeiro Encontro de Presbíteros da Amazônia

O Primeiro Encontro de Presbíteros da Amazônia fora sonhado por muitos e agora é uma realidade! Já estamos no terceiro dia de reflexão sobre o tema: "Identidade e Espiritualidade do Presbítero no processo de mudança de época" e o lema: "Escolhidos entre os homens e constituídos em favor da humanidade" (cf. Hb 5,1) sugeridos como pontos norteadores das conversas durante o evento e assessorados por Dom Luiz , arcebispo de Manaus e Pe. João Batista Libânio.

Contamos com a presença de 137 presbíteros oriundos das várias dioceses dos Regionais Norte I Norte II e Noroeste, que num clima de fraternidade e participação realizando este encontro. Além da participação significativa dos presbíteros da Amazônia, contamos também com a presença de vários bispos da região, dentre eles Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus, pregador da espiritualidade inicial do encontro, Esmeraldo Barreto, bispo de Santarém e referencial da CRP N2, Dom Roque Palosqui, presidente do Regional Norte I, Dom Mário Antonio, referencial do Norte I, Dom Giuliani, diocese de Parintins e Dom Eloy, prelazia de Borba.

Coordenam o encontro o Pe. José Maria Ribeiro e o Pe. Carlos Góes respectivamente responsáveis do Regional Norte I e Norte II. O encontro acontece no Centro de Formação Maromba da Arquidiocese de Manaus.  Participam também Pe. Danival Oliveira Lopes e Pe. Márcio Pinheiro de Almeida, secretários dos Regionais Norte I e II, respectivamente.


Encontro matrimonial reúne casais de todo o Brasil em Salvador

A capital baiana, Salvador, vai sediar nesse final de semana a 5ª Convenção Nacional do Encontro Matrimonial Mundial. Serão cerca de 450 casais e 25 sacerdotes vindos de todo o Brasil para refletir sobre a contribuição da família no mundo contemporâneo. A atividade, que acontece nos dias 12 e 13, no Centro de Convenções da Bahia, é também uma oportunidade para celebrar os 35 anos do Encontro Matrimonial Mundial no Brasil. Esta é a 1ª vez que o evento acontece na região nordeste.

Com o tema: "Ide e transformai o mundo com o vosso amor", o evento contará com palestras, partilhas, orações e momentos de descontração. O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger preside a missa de encerramento no dia 13. A convenção ocorre a cada cinco anos.

O Encontro

Ligado à Pastoral Familiar, o Encontro Matrimonial Mundial (EMM) é um movimento da Igreja Católica. A partir de uma experiência chamada Fim de Semana (FDS), objetiva fortalecer o relacionamento do casal e de sacerdotes e religiosos com sua comunidade, dando ênfase ao valor do diálogo e do compartilhar de sentimentos.

Criado na Espanha, na década de 50, pelo Padre Gabriel Garcia Calvo, espalhou-se pelo mundo e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países. O EMM surgiu no Brasil em 1976, com o nome de Encontro do Diálogo. Em 2003, retomou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial, como prova de unidade com a família em todo mundo.


Dom Fernando Saburido reinaugura nova sede da Rádio Olinda AM

A rádio Olinda AM, a radio da família está de cara e casa nova. O novo endereço é a charmosa rua Duarte Coelho, 240, no bairro de Santa Tereza, na cidade de Olinda, Região Metropolitana do Recife. Nesta quarta-feira, 9, funcionários, amigos, ouvintes, colaboradores da emissora, autoridades civis e religiosos prestigiaram a bênção inaugural do prédio e estúdio feita pelo arcebispo de Olinda e Recife e diretor presidente, dom Fernando Saburido.

O ato litúrgico aconteceu na Capela Nossa Senhora da Conceição que faz parte do conjunto arquitetônico da antiga Casa do Pobre e hoje integra o prédio onde funciona a rádio. O local funcionou como residência dos seminaristas durante o arcebispado de dom Helder Camara e, posteriormente, abrigou as irmãs vicentinas.

Dom Fernando destacou o papel social desenvolvido pelo veículo e os projetos para a comunicação da arquidiocese. "Já começamos uma campanha para a doação de cadeira de rodas que será ampliado. O papa tem insistido no uso de novas tecnologias para chegarmos mais perto das pessoas. Essa é a nossa intenção e o nosso desejo." E acrescentou: "Estamos estudando a possibilidade  de convênios com emissoras de TV católicas. A Rede Vida já demonstrou interesse de montar um estúdio no  prédio da rádio para a produção de programas locais e regionais a serem veiculados no canal. Outra parceria que pode surgir é com a TV Aparecida. A comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife está a serviço da evangelização."

O prefeito da cidade do Recife, João da Costa, também participou do evento. "Quero parabenizar à equipe e a Igreja pelo esforço em reerguer esta tradicional emissora. Muito sucesso! Desejamos que continuem fazendo parte da história do rádio pernambucano", disse o prefeito.

A assessora de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Élide Fogolari, que trabalhou na Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife com dom Helder destacou a alegria de poder participar da reinauguração. "Esse é o primeiro dia deste grande empreendimento. Tenho certeza que dom Helder está abençoando esse projeto. O mundo tem sede da Palavra de Deus. Espero que a Rádio Olinda possa ser a voz dos pobres, dos excluídos", ressaltou.

Em seguida, foi a vez do diretor executivo da rádio, Aderval Barros, falar em nome da equipe de funcionários. "Isso aqui é coisa de Deus. Tenham certeza disso! Há dois anos recebemos a missão de reestabelecer a Rádio Olinda. Tornando-a uma emissora voltada para a evangelização, informação e prestação de serviço. Nós não devemos nada em tecnologia a nenhuma rádio do Brasil", afirmou.

A expectativa é de que no dia 8 de dezembro de 2013 o prédio onde funcionará em definitvo a rádio esteja concluído. O imóvel será erguido numa área disponível no mesmo terreno.

Sintonize a Olinda 1030 AM no seu rádio ou escute e assista pela internet através do site www.radioolindaam.com.br.


Cardeal William Joseph Levada participa de Simpósio Nacional sobre o celibato

Estão abertas as inscrições para o Simpósio Nacional "O Dom do Celibato", que será promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Belo Horizonte (MG), de 21 a 23 de novembro. O evento contará com a presença do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, cardeal William Joseph Levada.

O objetivo do Simpósio é retomar, à luz da tradição e em diálogo com a sociedade contemporânea, a centralidade do tema celibato, no desejo de alcançar novas perspectivas quanto à compreensão de seu valor, bem como conscientizar sobre a necessidade da descoberta de novos horizontes, que possibilitem a formação progressiva para a vivência madura, plena e frutuosa do dom do celibato na vida e na missão da Igreja.

Podem participar bispos, padres, reitores de seminários, diretores de institutos de Filosofia e Teologia e formadores. O simpósio será realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Unidade Coração Eucarístico.

As inscrições pode ser feitas no site www.arquidiocesebh.org.br.


Comina discute 3º Congresso Missionário Nacional

A equipe do Conselho Missionário Nacional (Comina) se reuniu na tarde desta quarta-feira, 9, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília para refletir sobre a organização do 3º Congresso Missionário Nacional que acontecerá nos dias 12 a 15 de julho, em Palmas (TO).

Já foi elaborado o tema, lema, cartaz e distribuídas as responsabilidades do Congresso, porém, tudo deverá ainda ser aprovado nos dias 11 a 13, próximos, na Assembleia do Comina, que será realizada na sede das POM e contará com a participação dos coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires) de todos os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) mais a equipe executiva.

Logo após a Assembleia serão apresentados oficialmente o cartaz e todo o desempenho e as propostas do 3º Congresso Missionário Nacional.


Regional Centro-Oeste da CNBB se prepara para a peregrinação da Cruz e Ícone da JMJ

Na quarta-feira, 9 de novembro, na sede do Regional Centro Oeste da CNBB, Pe. Carlos Sávio e Pe. Toninho, da Comissão Episcopal para a Juventude, falaram aos bispos e aos coordenadores do Setor Juventude do Regional Centro Oeste, sobre a Peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, apresentando sugestões e esclarecendo dúvidas dos presentes acerca da visita da Cruz em nosso Regional em 2013.

Segundo informações do portal "jovens conectados" da Comissão Episcopal Pastoral da Juventude, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão peregrinando pelo Brasil. Serão meses num itinerário que percorrerá todo o país e também passará pelos vizinhos do Cone Sul.

Ao longo desse trajeto, os jovens terão a oportunidade de reavivar a fé e de sentir o gostinho do que será a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro. A Cruz da JMJ e o Ícone de Maria chegam ao Brasil no dia 18 de setembro e foram recebidos em São Paulo com uma grande festa, o 'Bote Fé'.  A partir daí iniciaram a peregrinação, que será concluída no Rio de Janeiro.

A ideia é que os dois símbolos passem por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome 'Bote Fé'.

 


Encontro Nacional de Responsáveis e Assessores da Juventude debate as DGAE e a JMJ 2013

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está promovendo o "2º Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos e de Assessores da Juventude". O evento acontece de 1º a 4 de dezembro, em Vargem Grande Paulista (SP).

"Estamos contando com a presença dos bispos referenciais regionais da juventude, dos sacerdotes, religiosos (as) ou leigos (as) que assumem o ministério de assessoria dos diversos movimentos eclesiais, Novas Comunidades, Pastorais da Juventude e Congregações Religiosas", convidou o presidente da Comissão, dom Eduardo Pinheiro.

Este 2º Encontro visa estudar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprofundar o Documento 85 da CNBB "Evangelização da juventude - Desafios e perspectivas pastorais", partilhar as realidades de evangelização das juventudes, explanar sobre os encaminhamentos da Jornada Mundial da Juventude 2013 e do projeto "Bote Fé".

Veja como se inscrever aqui.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 09/11/2011

REFLEXÃO

O templo deve nos levar à reflexão sobre a realidade da morada de Deus entre os homens e a importância dessa morada. É claro que reconhecemos a presença de Deus nos nossos templos e sempre nos encontramos com ele, seja na visita ao Santíssimo Sacramento ou na participação nas diversas celebrações litúrgicas. Mas também devemos nos lembrar que o verdadeiro templo de Deus é aquele formado de pedras vivas e que tem como alicerce o próprio Jesus. Portanto, de nada adiante para nós uma religião que valoriza a presença de Deus nos templos materiais construídos por mãos humanas, construção essa muitas vezes marcadas pelo pecado e pela iniqüidade, e não valorizarmos os verdadeiros templos, ou seja, os nossos irmãos e irmãs.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel - PR

Ordenação Episcopal

  • Dom Sebastião Roque Rabello Mendes, Bispo Auxiliar Emérito de Belo Horizonte - MG
  • Dom João Nilton dos Santos Souza, Bispo de Amargosa - BA
NOTÍCIAS

Segundo OAB, julgamento do STF não pode frustrar expectativa do Brasil sobre Ficha Limpa

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou que a sociedade brasileira espera que o Supremo Tribunal Federal não frustre as expectativas do Brasil, no julgamento de hoje, 9, da ação da OAB que requer a declaração de constitucionalidade da lei da Ficha Limpa. A afirmação foi feita após ele ter se reunido em audiência com o ministro Luiz Fux, relator  da Ação de Declaração de Constitucionalidade (ADC nº 30) proposta pela entidade dos advogados.

"A expectativa da sociedade brasileira neste momento é muito grande, e viemos expressar ao ministro o sentimento de que é necessário mudar os costumes políticos neste País, pois não podemos mais conviver com esse nível de corrupção, com essa farsa hoje existente em que se usa o cargo público para interesses privados", disse Ophir, que fará sustentação em defesa da ADC no julgamento de hoje. Pelo Conselho Federal da OAB participou da audiência também o secretário geral da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

"Portanto, é necessário que um diploma como esse da Ficha Limpa, que requer uma nova lógica e um novo paradigma para a sociedade brasileira, seja aprovado. Iremos manifestar isso da Tribuna do STF amanhã  e esperamos que, sinceramente, o Supremo não frustre as expectativas do Brasil", salientou o presidente nacional da OAB à saída da reunião. Ophir Cavalcante compareceu à audiência com o ministro Luiz Fux acompanhado dos representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Marcelo Lavenère Machado e Carlos Moura; do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, e do Movimento Brasil contra a Corrupção, Rodrigo Montezuma.

O ministro Fux informou aos representantes das entidades que a ADC da Ficha Limpa será o primeiro item da pauta de julgamento do STF amanhã. Ele disse que sua expectativa é de que haverá quórum e que a ação será julgada na ocasião, "pelo que alguns ministros já exteriorizaram". Mas disse não poder prever ou antecipar o resultado do julgamento, afirmando todavia que "ele vai mostrar que o STF está atento às preocupações de todos os segmentos da sociedade". Ophir e os demais representantes de entidades ressaltaram ao ministro-relator a importância de um resultado que garanta a segurança jurídica para as próximas eleições e que não frustrem cerca de dois milhões de eleitores que assinaram o projeto de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010).


Pastorais da Juventude prepararam Atividades Permanentes dos próximos anos

Entre os dias 4 a 6 de novembro, mais de trinta jovens e assessores/as das Pastorais da Juventude e da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude estiveram reunidos/as por ocasião do Seminário Nacional de Preparação das Atividades Permanentes das PJs.

O Seminário foi um tempo de avaliação e discernimento da missão das Pastorais da Juventude, por meio das Atividades Permanentes. Foi também uma oportunidade de reflexão sobre a conjuntura atual, que implica em desafios e oportunidades para a atuação das PJs nos próximos anos.

No desejo de fidelidade ao seguimento de Jesus Cristo, a reflexão dos/as jovens e assessores/as foi iluminada pela Palavra de Deus, já em clima de celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, e orientada pelas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015. Para pensar o caminho das Atividades Permanentes, também foram iluminadores a Campanha da Fraternidade 2012, o caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude em 2013, o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil e o documento do CELAM "Civilização do Amor – Projeto e Missão".

No Seminário, marcado por momentos de oração, de estudo, de debate e construção coletiva, definiu-se o eixo central das Atividades Permanentes das PJs para os próximos três anos, os temas, lemas, iluminações bíblicas e eixos centrais de cada uma das APs. O eixo rezado e assumido para as Atividades Permanentes dos próximos anos (2012, 2013 e 2014) é: A defesa da vida na construção da Civilização do Amor. Este eixo está inspirado na missão das Pastorais da Juventude no Brasil e no continente e dialoga com o desafio da Igreja no Brasil e na América Latina nos próximos anos no que diz respeito à evangelização da juventude.  A defesa da vida é o aspecto  central da ação evangelizadora das PJs e ao se realizar, aproxima de nós a Civilização do Amor, antecipando os sinais  do Reino, que só pode acontecer se a vida for prioridade e abundante. No caminho refletido e assumido para as Atividades Permanentes, definiu-se a temática, o lema e a iluminação bíblica da Semana da Cidadania e da Semana do Estudante, uma vez que o Dia Nacional da Juventude foi assumido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e já teve seu tema definido.

Confira abaixo, os temas, os lemas e as iluminações bíblicas das Atividades Permanentes das PJs para o ano de 2012:

Semana da Cidadania

a 21 de abril de 2012

Tema: Juventude e saúde alimentar

Lema: É preciso ter certeza do que se põe na mesa

Referencial Bíblico: Ap 22, 2 e Jo 6, 27

Semana do Estudante

06 a 12 de agosto de 2012

Tema: Semana do Estudante - 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor

Lema: No caminho da história, a opção por uma educação libertadora

Referencial Bíblico: Lucas 24, 13-35

Dia Nacional da Juventude

Tema: Juventude e Vida

Lema: Que vida vale a pena ser vivida?

Referencial Bíblico: Jo 10, 10

As Atividades Permanentes das PJs são realizadas em parceria com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude que contribuem com a elaboração dos subsídios e com a sua realização em várias partes do país. Participando do Seminário, por meio do Centro de Juventude Anchietanum, do Instituto Paulista de Juventude, do Instituto de Pastoral da Juventude – Leste 2 e dos Centros Maristas de Juventude, a Rede Brasileira reafirmou seu compromisso com o serviço às Pastorais da Juventude, por meio da parceria na construção das Atividades Permanentes e da assessoria.

Além de definir tema e lema das Atividades, as Pastorais da Juventude e a Rede definiram as responsabilidades referentes aos materiais do ano que vem e identificaram os principais desafios para a sua realização. Dentre os desafios identificados está a questão do financiamento, para garantir a impressão e distribuição dos materiais.

Diante dos muitos desafios internos e externos para a realização da missão das Pastorais da Juventude e das oportunidades que motivam a teimosia do seguimento, elas reafirmaram sua fidelidade e ousadia no seguimento de Jesus Cristo e na colaboração com a realização de seu Projeto, no cuidado com a vida dos/as jovens e dos/as pobres.


Presidência da CNBB visita o papa Bento XVI

"É a primeira vez que a Presidência da CNBB vem a Roma para visitar os dicastérios romanos, buscando um contato mais profundo e mais próximo com a Santa Sé. Queremos, sobretudo, manifestar nossa comunhão ao Santo Padre, o sucessor de Pedro, o pastor de toda a Igreja, aquele que preside a Igreja na unidade da fé, no serviço da caridade", disse o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno, em visita ao Santo Padre de 7 a 12 de novembro.

Ainda segundo o cardeal arcebispo de Aparecida (SP), esta visita é muito importante para o episcopado brasileiro porque "queremos receber uma confirmação por parte do papa Bento XVI para o nosso serviço na Conferência, para o serviço que nós realizamos também em nossas Igrejas particulares e queremos também informar os vários organismos da Santa Sé sobre tudo o que realizamos no Brasil, os programas e os projetos, sobretudo em nível nacional. Esta visita quer ser um sinal de comunhão com o Santo Padre e com todos aqueles que colaboram com o papa no governo da Igreja", destacou.

Sobre a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro, dom Damasceno afirmou que a JMJ já começo. "Jornada já começou. Teve início quando recebemos a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora no mês de setembro em São Paulo. Nesse dia reunimos na capital paulista mais de 100 mil jovens, sem dúvida um sinal que no Rio de Janeiro esperamos um número muito grande, talvez superior ao dos jovens que foram a Madri, esperamos talvez a chegada de três milhões ou mais de jovens. Então, a Jornada começou e começou bem, porque os Símbolos estão peregrinando em todas as dioceses do Brasil com uma preparação já programada. Deste modo, esperamos que a Jornada produza realmente muitos frutos para a Igreja e, sobretudo, para a juventude brasileira", disse o cardeal.

Em visita ao papa, além do presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno, o vice-presidente e arcebispo de São Luiz (MA), dom José Belisário da Silva e o bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Ulrich Steiner, participam do encontro.


Novena pela Paz homenageia meios de comunicação

Tem início na quinta-feira, 10, em Juazeiro (BA) a Novena pela Paz. As nove noites de oração em preparação à 5ª Caminhada pela Paz trazem reflexões sobre como as famílias podem combater as drogas. A primeira celebração é na paróquia Santa Teresinha, no bairro Piranga, com início às 19h30. Os meios de comunicação são os convidados de honra desta noite.

Para tratar sobre o enfrentamento das drogas na família, as Missas contam com a presença da Polícia Militar. "Militares especializados no tema estarão conosco a cada noite, ajudando pais e mães a descobrir caminhos de diálogo com os filhos sobre drogas e violência. Haverá palestras sobre o assunto", informou padre José Filipe, coordenador da novena e da Caminhada pela Paz.

A novena segue até o dia 18 de novembro, sempre no mesmo horário. "Passaremos pelos principais bairros de Juazeiro e também pelo distrito de Carnaíba do Sertão. É a primeira vez que a novena vai ao interior da cidade... Nossa convocação é para que todo juazeirense possa se comprometer no combate às drogas e participe da 5ª Caminhada pela Paz, no dia 19", disse José Filipe.

A 5ª Caminhada pela Paz, com o tema "Paz sim, drogas e violência não!", tem a presença do padre cantor Robson de Oliveira, do Santuário Pai Eterno. O evento começa às 17h da Orla Nova, com missa transmitida para todo o Brasil pela Rede Vida de televisão. Logo após, o público sai em caminhada, finalizando com show da banda católica de humor Doidin de Deus – DDD.


Romaria celebra novena de Nossa Senhora da Saúde

No sábado, 12, tem início a Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da diocese de Colatina (ES). Os agentes da Pastoral da Educação promovem uma grande romaria ao Santuário Diocesano, em Ibiraçu, abrindo, assim, a programação oficial.

O grupo sai do centro da cidade às 18h e segue até o Santuário, onde celebra a primeira missa da novena, às 19h. O padre Paulo Bosi Dal'Bó, de Itaguaçu, preside a celebração.

Esta é a segunda romaria organizada pela Pastoral da Educação. A coordenação diocesana convida educadores e alunos para participar deste importante momento de oração aos pés de Maria, Senhora da Saúde.


Lançados os materiais de orientação da 5ª Semana Social Brasileira

As Pastorais Sociais e organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vêm realizando desde o início dos anos 90, as Semanas Sociais Brasileiras (SSB). Estes eventos contam com a participação valorosa dos mais diversos agentes das Igrejas e da sociedade organizada de nosso país.

A 5ª Semana Social Brasileira, já lançada, propõe como tema de reflexão: "A Participação da Sociedade no Processo de Democratização do Estado Brasileiro". Tem como objetivo mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos, as pastorais, os organismos e as forças sociais a refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e participar do processo de sua democratização, promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável.

Já estão à disposição, nas Edições CNBB, os materiais de orientação da 5ª Semana Social Brasileira, que correspondem a uma primeira etapa do processo que se estenderá até 2013. As pastorais e organismos bem como os movimentos sociais são convidados a divulgar o projeto da Semana Social e procurar colocá-lo no calendário de atividades do próximo ano. Está a disposição o texto de reflexão e o texto com a proposta de instrumental metodológico para a 5ª Semana Social Brasileira.

À medida do processo outros materiais estarão à disposição na perspectiva de contribuir com as reflexões. Isto não impede que as pastorais, movimentos sociais e outros grupos aliados possam, a partir da proposta do tema de reflexão e contando com a boa vontade e criatividade de tantos irmãos e irmãs, produzir materiais e dispô-los para o restante do Brasil. A contribuição é bem vinda.  Até o final no mês o site estará à disposição.

Outras informações necessárias poderão ser obtidas pelo email ssb@cnbb.org.br. Os materiais podem ser obtidos pelos e-mails vendas2@edicoescnbb.org.br; vendas3@edicoescnbb.org.br.


Programa Mundial de Alimentos destaca Brasil como exemplo no combate a fome

"O Brasil assumiu seriamente a luta contra a fome e a desnutrição e se encontra hoje entre os países que está combatendo com rapidez este fenômeno", foi o que disse a diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Josette Sheeran, durante sua visita a Salvador, na Bahia.

Sheeran elogiou o Brasil definindo-o campeão mundial de luta contra a fome. "O país conta com uma experiência válida que pode ser partilhada com os Governos da África, Ásia e América Latina", frisou a diretora na cerimônia de inauguração, ontem, 8, em Brasília, de uma filial do Centro de Excelência contra a Fome, organismo que colabora com o PMA em Moçambique, Timor-Leste e Haiti.

Programas como "Fome Zero" reduziram a desnutrição em 25% e tirou da pobreza, nos últimos oito anos, 30 milhões de brasileiros. "Fome Zero" prevê a distribuição de recursos e alimentos para as famílias mais pobres, desde que seus filhos frequentam escolas e centros de saúde.

Em Salvador, está em andamento até o próximo dia 10, a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que debate o tema "Alimentação adequada e saudável: direito de todos".

O encontro reúne representantes de todos os estados brasileiros e convidados internacionais a fim de criar compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável e promover a soberania alimentar.


Papa Bento XVI eleva a prelazia de Óbidos à categoria de diocese

A Igreja Católica no Brasil tem uma nova diocese. O papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 9, a elevação da prelazia de Óbidos (PA) à categoria de diocese e a nomeação do seu primeiro bispo, dom frei  Bernardo Johannes Bahlmann, OFM. A festa da elevação acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro do próximo ano, com a presença do núncio apostólico do Brasil,dom Lorenzo Baldisseri, na sede da nova diocese.  Nesta ocasião, o núncio também vai inaugurar o Centro de Juventude São Francisco, onde funciona o Projeto Cultura pela Paz e a Fazenda da Esperança.

Com o badalar dos sinos da catedral de Sant'Ana e muitos fogos, o povo recebeu a notícia durante a Missa solene na manhã desta terça-feira, 8, em Óbidos. "O povo é muito religioso e ficou muito feliz com o anúncio do papa. Estou muito feliz à frente do meu rebanho e mais ainda por fazer parte desta história", disse dom Bernardo, que foi nomeado bispo para Óbidos em 2009.

Segundo dom Bernardo, há trinta anos já se queria elevar a prelazia à categoria de diocese, pois ela já contava com as estruturas para isso.  "Atualmente existem 13 prelazias no Brasil", explica o bispo franciscano, lembrando que quando foi criada a prelazia, ela foi confiada à Ordem dos Frades Menores, através da Província Franciscana de Santo Antônio, com sede no Recife (PE).  "Os franciscanos já estavam aqui em várias paróquias na região de Óbidos e a criação da prelazia foi entregue à Ordem Franciscana".

A prelazia de Óbidos nasceu do desmembramento da prelazia de Santarém, a pedido de dom João Floriano Loewenau, em 10 de abril de 1957. Desde então, assim como dom Bernardo, os três bispos anteriores a ele eram da Ordem Franciscana. Há que se destacar o grande trabalho missionário de dom Martinho Lammers, que ficou 33 anos à frente da prelazia. "Investiu muito na formação dos leigos e nas diversas Pastorais, sobretudo na Pastoral Catequética, Social e do Dízimo", acrescenta dom Bernardo.

A Prelazia está localizada na Região Oeste do Pará, fazendo limite territorial com a Guiana Inglesa, Suriname, Roraima (RR) e Amazonas. Limita-se com as áreas diocesanas de Santarém, Roraima (RR), Parintins (AM) e Itacoatiara (AM).Dom Bernardo lembra que o território da prelazia tem uma extensão de 182 mil km², quase o tamanho do estado do Paraná. Sua população é de 250 mil habitantes, dos quais 80 % confessam a religião católica. Há sete municípios/paróquias - Óbidos, Alenquer, Curuá, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti – que atendem em torno de 600 comunidades. Neste vasto território, 22 padres - seis diocesanos incardinados, quatro padres Fidei-Donum de Juiz de Fora e da Alemanha, três franciscanos e nove missionários do Verbo Divino - e 18 religiosas franciscanas de três Congregações, além de  8 seminaristas -, garantem esta grande obra evangelizadora, conforme o  lema da nova diocese: "Uma Diocese Missionária no coração da Amazônia".

Além dos bispos, a presença missionária franciscana é forte nesta região, graças à Ordem dos Frades Menores, e às congregações como a do Verbo Divino, das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, das Franciscanas de Maristela; das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral e das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, que irão iniciar uma nova missão no dia 20 de novembro.

Segundo dom Bernardo, os desafios aumentam à medida que a população cresce. "A prelazia busca responder aos problemas atuais com coragem e dinamismo dando uma resposta concreta a cada problemática, como a criação do Projeto Cultura pela paz para tirar os jovens que vivem em situação de risco e a vinda da Fazenda da Esperança para ajudar na recuperação de dependentes químicos", observa o bispo franciscano.

Desde sua fundação, a prelazia teve uma vasta atividade pastoral, e atualmente trabalha novos projetos e formas de evangelização nas seguintes pastorais: vocacional, familiar, social, comunicação, criança e juventude. Mas o grande desafio, segundo o bispo, é promover o crescimento vocacional na prelazia, para que aumente o número dos padres nativos.

Ouça a entrevista na íntegra com o bispo.

{mp3}EntrevistaNPrelazia{/mp3}


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 08/11/2011

REFLEXÃO

Somos todos servos inúteis. Deus não precisa de nós, uma vez que ele pode, por si só, realizar todas as coisas. Mas Deus quis contar conosco, com a nossa colaboração, e isso não em vista da pessoa dele, mas sim em vista do nosso próprio bem, uma vez que, quando colaboramos com a obra da salvação da humanidade, estamos de fato participando de uma obra que não é humana, mas divina, o que se torna para nós causa de santificação e caminho de perfeição. O amor de Deus por nós é tão grande que faz da nossa inutilidade fonte de santificação e de vida nova, não só para nós mesmos, mas também para toda a Igreja, para todas as pessoas.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Cardeal Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ
NOTÍCIAS

4º Congresso Nacional da Cáritas Brasileira começa amanhã

Com o tema "Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial: Sementes de um Projeto Popular", a Cáritas Brasileira realiza de 9 a 12 de novembro seu 4º Congresso e 18ª Assembleia Nacional. Cerca de 350 agentes de todo Brasil estarão reunidos em Passo Fundo (RS) para avaliar as ações realizadas no Plano Quadrienal (2008-2011), definir as prioridades de ação para o próximo quadriênio (2012-2015) e aprofundar debates sobre a temática do evento. Além disso, ocorrerá a eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade.

O evento será aberto ao público em três momentos: na abertura oficial, que ocorre amanhã, dia 9, às 15h, na abertura da Mostra Plural, Cultura, Arte e Diversidade, a partir das 20:30h, que ocorre nesta quarta-feira, dia 9, e na próxima sexta-feira, dia 11, a partir das 20h. Neste espaço os visitantes terão a oportunidade de conhecer e adquirir produtos da Economia Popular Solidária das diversas regiões do país, como comidas, bebidas e artesanato.

Para conferir a programação completa clique aqui.

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Fundada no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas Brasileira faz parte da Rede Cáritas Internationalis, presente em 165 países e territórios. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal, ela também é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Atualmente a Cáritas Brasileira conta com 176 entidades-membro espalhadas por todo país e atua em 12 regionais: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe).


Texto Base da CF 2012 é lançado em São Paulo

Na noite de quinta-feira, 3, no auditório da sede do Regional Sul 1 da CNBB(São Paulo), o arcebispo de São Paulo e presidente do Regional, dom Odilo Pedro Scherer, recepcionou os participantes ao evento de lançamento do texto base da Campanha da Fraternidade 2012, que terá como tema "Fraternidade e Saúde Pública".

O lançamento também contou com a presença do vice-presidente do Regional, dom Moacir Silva; do secretário-geral, dom Tarcísio Scaramussa; do bispo referencial da CF no Regional, dom Fernando Legal; do coordenador da CF no Regional, padre Cícero Soares da Silva Neto e do secretário executivo da Campanha da Fraternidade no estado de São Paulo, Antônio Evangelista.

Dom Odilo destacou a importância da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de ter escolhido a "Saúde Pública" como tema para a Campanha da Fraternidade do próximo ano. Salientou que é preciso que toda sociedade se mobilize, em colaboração com o Estado, para possibilitar um atendimento digno e saúde para todos, especialmente àqueles que não têm acesso à assistência de Saúde Pública com suas necessidades e dignidade.

Antônio Evangelista, assessor da Campanha no estado, fez um breve relato do encontro de Preparação da CF 2012 de São Paulo, realizado entre os dias 21 a 23 de outubro, para Estudo da CF, em vista dos objetivos gerais da Campanha sobre saúde pública.

O padre Anísio Baldessin apresentou o texto-base, com sua descrição da realidade da saúde no Brasil, sua fundamentação bíblica e espiritual, suas indicações para a ação transformadora no mundo da saúde. Destacou que ele sintetiza e discute a dura realidade da Saúde Pública: "Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas", destacou.

Ao longo do texto, o subsídio da CNBB chama a atenção para três conceitos importantes: I. O cuidado com o doente; II. A prática de hábitos de vida saudável; III. Exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS.

Ao final da reflexão sobre o texto base, o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Sebastião Venâncio falou da Pastoral da Saúde, do trabalho desenvolvido, dos cerca de 80 mil agentes voluntários no Brasil e da participação dos Conselhos de Saúde.

A Campanha do próximo ano tem como tema "Fraternidade e saúde pública", e como lema "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Eclo, 38, 8). O objetivo geral é "Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população".

Fotos: Luciney Martins


CNBB, MCCE, OAB e outras entidades se reunirão com Ministro Fux pela constitucionalidade da Ficha Limpa

Hoje, 8 de novembro, às 18h30, um grupo de representantes de importantes entidades da sociedade civil tem agendada com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, uma audiência para  reforçar a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa (LC135/2010).

 

Há apenas um dia da votação da constitucionalidade da Lei (quarta, 9/11) pelo Supremo, o encontro servirá para ratificar o que a sociedade clamou desde o inicio das coletas de assinaturas para o projeto de iniciativa popular "Ficha Limpa", em 2008, além de corroborar com o que recentemente tem sido tema de manifestações pelo país: o fim da corrupção. O projeto, que recebeu mais de 2 milhões de assinaturas de eleitores de todos os estados brasileiros, virou lei em 2010 após passar pelo Congresso Nacional e ser sancionado pelo presidente Lula. Também nesta terça (8), manifestantes iniciarão uma vigília a favor da Lei em frente ao STF a partir das 18h. Abaixo, segue o manifesto do MCCE pela constitucionalidade da Ficha Limpa. EM DEFESA DA DEMOCRACIA: FICHA LIMPA JÁ! Os últimos três anos, a cidadania brasileira se mobilizou para alcançar uma conquista histórica: a aprovação da Lei da Ficha Limpa.Todos somos testemunhas de que foi muito difícil reunir as assinaturas necessárias e, especialmente, conseguir a aprovação unânime do projeto na Câmara e no Senado, com sua posterior sanção presidencial sem vetos.

Mas mesmo a edição dessa Lei Complementar à Constituição não foi suficiente para que o Supremo Tribunal Federal recusasse aplicação imediata à referida lei, retardando a sua aplicação para as eleições de 2012.

Agora estamos diante de um novo desafio. Forças poderosas sustentam no Supremo Tribunal Federal a tese – rechaçada pelos mais importantes constitucionalistas brasileiros – de que a Lei da Ficha Limpa é inconstitucional.

Paulo Bonavides, Celso Antônio Bandeira de Mello, Dalmo Dallari e Fábio Konder Comparato estão entre os juristas brasileiros que afirmam a plena validade dessa lei oriunda da manifestação direta do povo soberano, que se manifestou pela via da iniciativa popular de projeto de lei.

Da mesma forma, todas as organizações representativas de advogados, magistrados, defensores e membros do Ministério Público corroboram esse entendimento.

A Lei da Ficha Limpa não afronta qualquer princípio constitucional. Pelo contrário, materializa o princípio da proteção, explicitamente afirmado pelo § 9º do art. 14 da Lei Maior.

O princípio da presunção de inocência nada tem a ver com a matéria tratada pela lei de iniciativa popular, já que se volta à aplicação da lei penal. E segundo o entendimento pacífico da jurisprudência do STF, "Inelegibilidade não constitui pena" (MS 22.087, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 28-3-1996).

Por outro lado, a Lei da Ficha Limpa, ao levar em consideração fatos passados para permitir a verificação de uma inelegibilidade, não possui efeito retroativo. O que ela faz é assegurar o cumprimento do próprio texto constitucional, que autoriza a verificação da "vida pregressa" dos candidatos (art. 14, § 9º, da CF).

A Lei da Ficha Limpa não sofre de qualquer falha a ser reparada pelo STF. Não é sem razão que a Procuradoria Geral da República acaba de afirmar a integral compatibilidade da lei de iniciativa popular com a Constituição do nosso país.

A sociedade brasileira não pode e não será privada dessa conquista.

Por essa razão, convocamos a todos os cidadãos e cidadãs que já se levantaram para afirmar ao Congresso o seu interesse na aprovação dessa lei, que voltem a fazê-lo, desta vez para dizer ao Supremo Tribunal Federal que a Lei da Ficha Limpa veio para ficar.

Ficha Limpa já!!!

COMITÊ NACIONAL DO MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL


Congresso Nacional da Caritas Brasileira

Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial – Sementes de um Projeto Popular, são estes o tema e o lema, respectivamente, do IV Congresso e XVIII Assembleia da Cáritas Brasileira que começa na  quarta-feira, dia 9, com término dia 12 na cidade de Passo Fundo (RS).

 

O tema do IV congresso e 18ª Assembleia foi inspirado na parábola do semeador."O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os passarinhos foram e comeram tudo. Outra parte caiu sobre as pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos brotaram junto, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um." (Lucas 8,5-8).

Acalorados por essa passagem bíblica, os agentes da Cáritas vem refletindo, durante todo o processo de preparação do IV Congresso, que começou no primeiro semestre do ano vigente, sobre como os semeadores e as semeadoras estão desenvolvendo as práticas estabelecidas pela missão Cáritas, o que os anima a semear, quais sementes germinaram, qual a situação delas (sementes), que sementes precisam ser germinadas e em que solo foi lançado.

Toda essa metodologia culminará em uma maior reflexão, que será desenvolvida durante o IV Congresso Nacional, estabelecido pelo objetivo geral que é fortalecer a concepção e a prática do Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial na concepção de um novo projeto de sociedade à luz da missão da Cáritas.

Os objetivos específicos têm como pauta avaliar as ações realizadas no Plano Quadrienal (2008-2011); definir as prioridades para o próximo quadriênio (2012-2015); celebrar a caminhada da Cáritas Brasileira no Regional do RS nos seus 50 anos de história e eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Cáritas Brasileira.

 

Programação:

09 de Novembro - Manhã 08:00 - Acolhida- Credenciamento- Organização dos espaços da Mostra Plural, Cultura, Arte e Diversidade da Cáritas- Reunião com coordenadores das comunidades e equipe de sistematização09 de Novembro - Tarde Motivação: Celebrar a caminhada, semear, cultivar e colher... sementes, frutos, flores, esperança15:00 - Mística de abertura, apresentação das delegações, abertura oficial, apresentação das novas entidades membros e dos novos regionais e partilha de alimentos.17:00 - Painel "Sinais dos tempos", reflexão em torno dos desafios e perspectivas acerca dos modelos de desenvolvimento e da relação entre Sociedade Civil e Estado e sobre os desafios e perspectivas da Igreja na construção de uma sociedade plural, solidária e democrática.- Jorge Moreno- Vini Rabassa- Dom Demétrio Valentini18:30 - Debate09 de Novembro - Noite 19:30 - Jantar 20:30 - Abertura da Mostra Plural, Cultura, Arte e Diversidade da Cáritas Brasileira 21:30 - Equipe de sistematização 10 de Novembro - Manhã Motivação: Perceber os solos trilhados - sementeiras do velho e do novo, permeados por lutas, desafios, resistências08:30 - Mística09:00 - Apresentação da programação, das equipes de trabalho e orientação sobre a avaliação do quadriênio09:20 - Trabalho nas comunidades sobre a avaliação do quadriênio (3 comunidades por prioridade)11:00 - Lanche11:30 - Plenária das comunidades para partilha e síntese da avaliação do quadriênio por prioridades13:00 - Almoço e Mostra 10 de Novembro - Tarde Motivação: Conhecer sementes lançadas nos territórios14:30 - Animação14:45 - Orientação sobre as visitas às experiências locais - na assembleia das comunidades15:00 - Saída das comunidades para as visitas às experiências locais (Passo Fundo e região), incluindo momento celebrativo e jantar. 10 de Novembro - Noite 22:00 - Equipe de sistematização 11 de Novembro - Manhã Motivação: Aprofundar as temáticas e conhecer sementes lançadas nos territórios07:45 - Celebração Eucarística08:30 - Apresentação da síntese das avaliações pela equipe de sistematização08:50 - Reação da Assembleia à síntese das avaliações09:30 - Orientação sobre o DSS-T e prioridades09:40 - Trabalho nas comunidades sobre as temáticas articuladas ao DSS-T (cada comunidade receberá uma a duas experiências selecionadas nos interregionais)11:00 - Lanche11:30 - continuação do trabalho nas comunidades, incluindo montagem de painel sobre a temática12:30 - Almoço e Mostra, com visitação aos painéis das comunidades sobre as temáticas e as experiências 11 de Novembro - TardeMotivação: Identificar e priorizar sementes que possam gerar mais vida14:30 - Trabalho nos interregionais para construção de prioridades para o próximo quadriênio16:15 - Lanche16:45 - Animação17:00 - Plenária para socialização das discussões sobre as prioridades18:00 - Reação inicial dos participantes à definição das prioridades / mobilização das comunidades na praça 11 de Novembro - Noite19:00 - Jantar20:00 - Mostra Plural, Cultura, Arte e Diversidade da Cáritas Brasileira 22:00 - Equipe de sistematização 12 de Novembro - Manhã Motivação: Preparar-se para a semeadura... definir as sementes, identificar os solos, enviar os semeadores e semeadoras à missão08:00 - Mística08:30 - Assembleia Estatutária10:30 - Lanche11:00 - Animação11:15 - Assembleia Estatutária12:30 - Almoço e Mostra 12 de Novembro - Tarde 14:00 - Assembleia Estatutária15:30 - Lanche16:00 - Assembleia Estatutária17:15 - Celebração Eucarística – mística de envio18:30  - Encerramento


Dom Leonardo fala na Rádio Vaticano sobre Código Florestal

Agricultores sem-terra, índios, cientistas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e organizações não-governamentais que integram o Comitê em Defesa das Florestas, participaram na última semana, da audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado. No encontro, foram apresentados os itens do novo texto do Código Florestal que deveriam ser modificados. Um deles se refere às APPs, áreas de preservação permanente, como encostas, morros e margem de rios. O novo texto do Código autoriza a continuidade das atividades agrícolas, ecoturismo e turismo rural nas áreas desmatadas até 22 de julho de 2008. O comitê não concorda com esta data e defende que a lei deve retroceder a julho de 2001."Em 2008 já existia a legislação que temos hoje de proteção à beira de rio e nascentes. Nada foi modificado naquele ano; portanto estamos demandando que, se de fato a lei só quer reconhecer áreas que foram implantadas legalmente à sua época, que pelo menos volte para 2001, ano de conversão da medida provisória que foi a última modificação da lei" – segundo Raul Valle, coordenador do Instituto Socioambiental.O relatório do novo Código Florestal está agora em tramitação da Comissão de Meio Ambiente do Senado. O relator nessa comissão, o senador Jorge Viana, quer ampliar a abrangência do projeto. Ele não trataria apenas do meio rural, mas também da cobertura vegetal e do uso do solo nas regiões urbanas, principalmente nas áreas de risco.Segundo o senador Jorge Viana, o novo Código só deve ir para votação no plenário do Senado no fim de novembro.Presente no debate, o Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Leonardo Steiner, afirmou que a agenda econômica não deve estar acima da agenda ambiental no novo Código Florestal.Dom Leonardo defendeu que o novo código estabeleça regras em defesa da agricultura familiar. Também alertou para a necessidade de manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APPs), para evitar novas enchentes e deslizamentos de terras. "A natureza tem reclamado muito desse modo de exploração. Não é por nada que temos tido no Brasil tantas enchentes, inundações e encostas descendo" - disse o bispo, ao defender que o novo código tenha uma preocupação ética, que garanta o futuro do país. Na opinião de Dom Leonardo Steiner, o novo código precisa garantir a conservação e o uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros e tratar de forma diferenciada agricultores familiares e populações tradicionais. Em entrevista exclusiva à RV, o bispo declarou: "A CNBB tem acompanhado toda esta discussão. Ainda 2ª feira, antes de viajar, estive no Senado Federal, participando de um debate sobre o Código Florestal. A CNBB tem participado com mais de 150 entidades deste debate que engloba muito a Amazônia, mas também nós sentimos, na CNBB, uma preocupação cada vez maior de uma partilha, de um acompanhamento. Eu diria: não temos muitas novidades, mas temos crescido num espírito de partilha, de preocupação, num espírito de missionariedade. Desde a Campanha da Fraternidade que abordou o tema da Amazônia creio que a Igreja do Brasil tem dado bons passos, e na próxima Assembleia, no ano que vem, voltaremos à discussão justamente também sobre a comunhão e a partilha, e certamente as nossas Igrejas particulares da Amazônia serão novamente olhadas com muito carinho".

Faculdade São Bento do RJ abre inscrições abertas para o Programa de Convalidação de Estudos Teológicos

A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (FSB/RJ) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo específico para portadores de Diploma de Cursos Livres de Teologia.

As inscrições seguem abertas até o dia 19 de dezembro, das 9h às 20h, na secretaria da Faculdade, para portadores de Diplomas obtidos em Curso Livre de Teologia, expedido por Seminário Maior, Faculdade Teológica, Instituto de Teologia ou instituição equivalente.

A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro fica na Rua Dom Gerardo, 42, 6º andar - Centro - Rio de Janeiro. Informações no site http://www.faculdadesaobento.org.br pelos telefones:  (21) 2206-8281 e (21) 2206-8310 ou pelo e-mail: info@faculdadesaobento.org.br


Comissão Episcopal para Educação e Cultura se reúne em BH

Membros da Comissão Episcopal para Educação e Cultura da CNBB se reuniram no Palácio Cristo Rei, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira. O encontro reuniu, pela primeira vez, bispos e assessores da pastoral da educação e dos setores de cultura, ensino religioso e universidade.

De acordo com dom Joaquim Giovani Mol, presidente da Comissão e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte,  o encontro teve como objetivo a aprovação e conclusão de projetos para cada uma das áreas que compõe a Comissão Episcopal. Dom Tarcísio Scaramussa, responsável pelos setores universidade e ensino religioso e bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, ressaltou que o plano de ação estabelecido é para os próximos quatro anos e baseia-se nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.


CF e Diretrizes Gerais são temas de estudos da 49ª Assembleia do Regional Nordeste 3

O Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) está reunido em Salvador (BA) desde ontem, 7, para a 49ª Assembleia Regional de Pastoral. Na abertura, em função da Campanha da Fraternidade 2012, o tema em pauta foi o sistema de saúde nos estados que compõem o Regional. O evento reúne no Centro de Treinamento de Líderes, no bairro de Itapuã, cerca de 100 representantes das dioceses de Bahia e Sergipe, até o próximo dia 10.

Entre os temas a serem debatidos está o do 5ª Semana Social e a Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude pelo Regional. A ocasião também será um momento para avaliar o ano de 2010 e planejar as ações para os próximos anos.

A Assembleia Regional Pastoral acontece anualmente e reúne as principais lideranças da igreja do Regional e formar os agentes de pastoral. Nesta edição, a formação está sendo sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, assessorada pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da CNBB, padre Elias Wolf.


Dom Azcona homenageado pelo Movimento Humanos Direitos

Na quinta-feira, 10 de novembro, no Rio de janeiro, o Movimento Humanos Direitos faz homenagem a Dom José Luís Azcona Hermoso, bispo de Marajó, no Pará. Ele receberá o prêmio João Canuto 2011. Na ocasião também serão lançados dois livros do Pe. Ricardo Rezende sobre a luta no combate ao trabalho escravo no país.

 

Confira os dados do evento e os homenageados:

Data: 10/11/2011.

Local: UFRJ/Praia Vermelha - Rio de Janeiro - Auditório Leme Lopes - IPUB/UFRJ

Entrada pelos fundos: Av. Venceslau Brás, 71

17:00 - Lançamento dos livros:

1. Trabalho escravo contemporâneio: um debate transdisciplinar. Organizadores: Ricardo Rezende Figueira, Adonia Antunes Prado e Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior. Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2011. (ttp://www.libre.org.br/titulo_view.asp?ID=11904) ;

2. Olhares sobre a escravidão contemporânea. Novas contribuições críticas". Ricardo Rezende Figueira e Adonia Antunes Prado, organizadores. Editora UFMT, 2011.

18:00 - Início da solenidade da entrega do Prêmio João Canuto.

Serão oito contemplados com o PRÊMIO JOÃO CANUTO 2011:

Aline Sasahara, cineasta paulista formada pela ECA, produtora e diretora de de diversos documentário, inclusive de "Salve, Santo Antonio", que se tornou uma ferramenta importante à disposição das famílias atingidas pela explosão de uma fábrica clandestina de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus (BA). O documentário auxiliou para que o Governo Brasileiro reconhecesse sua culpa e se dispusesse a negociar amigavelmente com o Movimento 11 de dezembro, formado pelos familiares dos moradores atingidos pela tragédia;

Associação Mineira do Ministério Público (AMMP-MG), entidade de classe dos promotores e procuradores de Justiça do Estado de Minas Gerais. Nestes poucos mais de cinquenta anos de existência, a Associação Mineira do Ministério Público destacou-se pela iniciativa e vanguarda e tornou-se modelo a todas entidades de classe congêneres do país, seja pelas gestões implantadas, pela estrutura humana e física disponível ou pelos benefícios oferecidos aos associados;

Cacá Diegues (RJ), cineasta, responsável pelo filme 5X Favela – Agora Por Nós Mesmos, ao lado de Celso Athayde e Renata Magalhães. Ajudou a fundar a CUFA. É um pensador da liberdade humana.

Débora Noal e Médicos Sem Fronteiras (SE),uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos que leva ajuda médica e humanitária a situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo na área da saúde. Está presente no Brasil desde 1991. Dedica-se à vigilância epidemiológica e ao diagnóstico da doença de Chagas, assim como ao acesso universal ao tratamento de AIDS e formação de pessoal nas áreas de especialidade da organização;

Dom José Luís Azcona (PA) tem denunciado a violação dos direitos humanos contra mulheres, adolescentes e crianças no arquipélago da ilha do Marajó, no norte do Pará, e o tráfico humano. Como bispo acompanhante da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2, Dom Azcona fez denúncias sobre a situação alarmante de exploração sexual na região e cobra do poder público providências. Pela sua atuação, é ameaçado de morte.

José Carlos Medeiros Nunes (RJ), o padre Quinha, nasceu em Petrópolis, sacerdote diocesano, é incentivador do Grupo Assistencial SOS Vida e da Pastoral da Aids na diocese de Petrópolis e fundador da Associação Oficina de Jesus. Atua em favor dos menos favorecidos - doentes, encarcerados e dependentes químicos. Fundou a Associação para cuidar dos dependentes de álcool e drogas e a Associação e fundou uma entidade de reciclagem, que gera renda para sustentar o acolhimento dos recuperados. Dá-lhes trabalho, visando a sua reinserção na sociedade.

Marcos Palmeira (RJ), ator, sua ligação com o campo vem desde a infância e, hoje, além de um exemplar fazendeiro de alimentos orgânicos - sua propriedade é referência no Brasil, em agricultura orgânica e sustentável -, o ator é produtor de documentários indígenas.

Mary Lúcia Xavier Cohen(PA), advogada, integra a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, a Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo e Comissão Justiça e Paz e da CNBB Norte 2. Tem se destacado na defesa intransigente dos direitos humanos da população mais desfavorecida no estado paraense.


CNBB participa de encontro internacional de reflexão sobre água

Nairobi, capital do Quênia, país que fica na África Oriental, limitado a norte pelo Sudão do Sul e a leste pela Etiópia, acolheu nos dias 25 a 27 de outubro, o Fórum Global de reflexão sobre a água no planeta.

Promovido pela Rede Ecumênica da Água (Reda), o encontro contou com a participação de 25 pessoas vindas da Ásia, África, Europa e das Américas Latina e do Norte.

Representou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o encontro, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, padre Elias Wolff.

Os participantes do encontro dedicaram-se ao estudo da visão, missão e objetivos da Reda, e definiram o programa de ação da organização para os anos 2011 – 2013.

No dia 28, aconteceu também a reunião do Grupo Internacional de Referência (GIR), organismo da Reda formado por representantes de organizações participantes da Rede Ecumênica da Água. Esse grupo tem como missão prestar assessoramento, apoio e orientação ao pessoal do programa da Reda no Conselho Mundial de Igrejas em questões de planejamento, implementação de projetos e avaliação das atividades, desenvolvimento de estratégia e formulação de políticas.

De acordo com padre Elias, a CNBB é convidada para ser membro da Reda quanto do GIR. "Isso possibilitará uma significativa parceria e enriquecimento entre a Reda e a CNBB, na partilha das experiências que visam afirmar a água como dom de Deus, bem público e direito humano", afirmou o assessor.

Rede Ecumênica da Água É um organismo do Conselho Mundial de Igrejas, constituído por organismos e movimentos cristãos, com a finalidade de favorecer a reflexão sobre as questões relativas à água, como o acesso, o saneamento, a mercantilização. Seu objetivo principal é a afirmação da água como bem público e direito humano. Busca sensibilizar as Igrejas e a sociedade sobre a urgência de assumir compromissos que favoreçam a todas as pessoas o acesso à água potável. Para isso, propõe incentivar pessoas a influenciarem nas decisões governamentais que favoreçam a conservação, a gestão  responsável e a distribuição equitativa da água para todos. Essas questões  são refletidas à luz da fé cristã, que compreende a água como um Dom de Deus.


Seminário da Comissão para o Laicato reúne representantes dos 17 Regionais da CNBB

Nos próximos dias 9 a 11 acontece no Centro Cultural de Brasília (CCB) o Seminário da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato com os Bispos Referenciais dos dois setores que compõem a Comissão: Laicato (Setor CEBs e Leigos). O principal assunto do encontro serão os informes do Seminário da Comissão com todos os bispos referenciais dos dois setores dos Regionais e representantes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e Ampliada das CEBs.

O evento reúne os bispos referenciais dos Leigos e CEBs dos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos que compõem a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, os assessores desta mesma Comissão e cinco representantes da Comissão Ampliada das CEBs, e sete representantes do CNLB incluindo CNLB, Movimentos, Associações e Novas Comunidades.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303