sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 03/08/2012

REFLEXÃO

Nosso olhar está sempre voltado para as realidades aparentes e, normalmente, estas realidades se sobrepõem diante do que é invisível aos nossos olhos. È o caso do Evangelho de hoje, que nos mostra que as pessoas estavam com os olhos fixos nas aparências de Jesus, na sua origem, na sua família e na sua profissão, não sendo capazes de enxergar além e ver nele aquilo que as suas obras tornavam manifesto que é a sua divindade. O resultado disso tudo é que as pessoas do tempo de Jesus não foram capazes de reconhece-lo na sua totalidade, como verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Tudo isso aconteceu por causa da dureza de seus corações.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom José Moreira de Melo, Bispo de Itapeva - SP
  • Dom Walter Michael Ebejer, OP, Bispo Emérito de União da Vitória - PR

Ordenação Presbiteral

  • Dom Silvestre Luiz Scandian, SVD, Arcebispo Emérito de Vitória do Espírito Santo - ES

Ordenação Episcopal

  • Dom Adalberto Paulo da Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar Emérito de Fortaleza - CE
  • Dom Tito Buss, Bispo Emérito de Rio do Sul - SC
  • Dom José Gislon, OFMCap, Bispo de Erexim - RS
NOTÍCIAS

Ordenação do novo bispo para diocese de Erexim (RS)

Hoje, 3 de agosto, na paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba (PR), haverá a ordenação episcopal do frei José Gislon, da Ordem dos Capuchinhos, como novo bispo da diocese de Erexim (RS). A ordenação está marcada para as 18h. O frei foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI no dia 6 de junho deste ano.

Atualmente, Frei Gislon trabalha em Roma e sucederá o atual bispo de Erexim, dom Girônimo Zanandréa. O novo bispo já trabalhou pastoralmente na paróquia das Mercês de 1999 a 2005 e, em Roma, exercia o cargo de conselheiro geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Frei José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957 no município de Dona Emma, em Rio do Sul (SC). Frequentou o serviço militar de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília. Em 1978, ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos, em Irati (PR).

O novo bispo de Erechim possui uma larga trajetória acadêmica. Cursou Filosofia em Ponta Grossa (PR) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina (PR). Foi ordenado sacerdote em 28 de maio 1988 em Uraí (PR). De 1992 a 1996, fez mestrado em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma. Foi professor de História da Igreja no Studium Teológico de Curitiba e também no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (PR), de 1997 a 2000.

Em 2005, foi eleito Provincial, ou seja, o responsável pela Província São Lourenço de Brindes - Paraná, Santa Catarina e Paraguai - e em 2006 foi eleito conselheiro geral da Ordem dos Capuchinhos, permanecendo até hoje.


Vídeo de dom Petrini abre oficialmente a Semana Nacional da Família

Entre os dias 12 e 18 de agosto será realizada a Semana Nacional da Família do ano de 2012. É um evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as paróquias do Brasil. Para a ocasião foi elaborado um subsídio que apresenta reflexão sobre o tema: "A Família: o trabalho e a festa".

O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. "Vamos trabalhar o mesmo tema que foi aprofundado durante o 7º Encontro Mundial das Famílias, com o papa, em Milão", disse o presidente da Comissão Episcopal Família e Vida da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini.

Para o presidente, "o tema ajudará cada família a viver melhor a relação com o trabalho, sem ser absorvido e estraçalhado, pelas necessidades e exigências do mundo do trabalho", explica o presidente.

A primeira Semana Nacional da Família foi realizada em 1992, e de todos os anos traz um tema que defende os valores familiares e cristãos. "É um evento extraordinário que mobiliza a Pastoral Familiar, e outros movimentos e grupos de família de todo Brasil", afirmou dom João Carlos Petrini.

O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares. "Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família", disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.

Para assistir ao vídeo onde dom João Carlos Petrini, abre oficialmente a Semana Nacional da Família do ano de 201, clique aqui.


PUC-SP oferece curso de pós-graduação em Liturgia

A PUC-SP vai dar início no próximo dia 11 de agosto à primeira turma do curso de pós-graduação em Liturgia, ciência e Cultura. O curso será realizado nas dependências da Unidade Ipiranga (antiga Assunção) e vai acontecer sempre em um final de semana por mês durante o período letivo.

A grande novidade do curso é tentar estabelecer um diálogo mais próximo entre as ciências humanas e a ciência litúrgica. Por isso vai trazer contribuições de outros pesquisadores das áreas que interessam ao fenômeno celebrativo e à ciência litúrgica tais como Antropologia, Psicologia, História e Arte.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 08 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo site do curso: http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/7184


PUC-SP oferece curso de pós-graduação em Liturgia

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) vai dar início no próximo dia 11 de agosto, à primeira turma do curso de pós-graduação em Liturgia, Ciência e Cultura. O curso será realizado nas dependências da Unidade Ipiranga (antiga Assunção) e vai acontecer sempre em um final de semana por mês durante o período letivo.

A grande novidade do curso é tentar estabelecer um diálogo mais próximo entre as ciências humanas e a ciência litúrgica. Por isso vai trazer contribuições de outros pesquisadores das áreas que interessam ao fenômeno celebrativo e à ciência litúrgica tais como Antropologia, Psicologia, História e Arte.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 08 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo site do curso: http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/7184


Diocese de Teixeira de Freitas celebra 50 Anos de Caminhada Pastoral

No dia 22 de julho de 2012, a diocese de Teixeira de Freitas, em Caravelas (BA) viveu um momento único e inesquecível de sua história, a grande celebração dos 50 Anos de Caminhada Pastoral dessa diocese. Com uma grande demonstração de amor para com a diocese, uma multidão de fiéis compareceu ao Clube Jacarandá para a celebração, que contou ainda com a presença de todos os sacerdotes da diocese, e de outras, que fizeram comunhão com religiosos (as), consagrados (as) e autoridades locais.

A Santa Missa foi presidida por dom Carlos Alberto dos Santos, e co-celebrada pelo bispo emérito, dom Antônio Eliseu Zuqueto, e pelo bispo auxiliar da diocese de São Salvador, dom Gilson Andrade da Silva. A celebração de domingo foi o encerramento da Semana Jubilar, iniciada em 15 de julho, com a Santa Missa na Co-Catedral Santo Antônio na cidade de Caravelas (BA), presidida por dom Antônio Eliseu Zuqueto.

Na Semana Jubilar, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, solicitada por dom Carlos para o Santuário Nacional de Aparecida, e assim concedida, peregrinou por toda a nossa diocese, nos cinco setores, começando em Caravelas no setor IV no domingo. Na segunda-feira, 16 de julho, a Santa Missa aconteceu na cidade de Itamaraju, setor II, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Na terça-feira, 17 de julho, a Santa Missa foi na Paróquia São José Operário na cidade de Itabatan, setor V. Na quarta-feira a imagem de Nossa Senhora Aparecida visitou o setor III da nossa diocese, tendo a Celebração Eucarística acontecido na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Medeiros Neto. Na quinta-feira, a imagem foi acolhida com grande carinho pelos fiéis do setor I da nossa diocese, na cidade de Teixeira de Freitas (BA), na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, e depois saindo em procissão para a Catedral São Pedro, onde ocorreu a Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Itamar Vian de Feira de Santana.

Na noite de sexta-feira a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada em carreata para o Clube Jacarandá, junto com a imagem de Santo Antônio, primeiro padroeiro da diocese, e São Pedro, padroeiro da nossa diocese, local onde foi realizado o I Congresso Eucarístico Diocesano. Com a chegada das imagens sendo acompanhadas por uma grande quantidade de fiéis, teve início a Santa Missa que marcou também o início do Congresso Eucarístico.

No sábado durante o dia, tivemos um momento de formação com o padre Samuel, da diocese de Santo Amaro (SP), sobre Eucaristia. A programação da noite ficou a encargo do Setor Juventude Diocesano que promoveu uma belíssima Noite Cultural, que apresentou para todos os presentes as riquezas e os talentos da nossa diocese. Com músicas e apresentações teatrais, a Noite Cultural proporcionou um momento de alegria e cultura para a nossa diocese.

No domingo, a programação foi iniciada com uma grande procissão saindo da Paróquia São Pedro Catedral em direção ao Jacarandá, para acompanhar as imagens de Nossa Senhora Aparecida, São Pedro e Santo Antônio. Após chegada das mesmas, o bispo acompanhado dos nossos sacerdotes iniciou o dia, que teve em seguida uma formação sobre o lema episcopal de dom Carlos: "Por Maria à Eucaristia!".

A tarde iniciou com uma Celebração Eucarística, antes o Setor Juventude falou sobre a preparação da nossa diocese para a Jornada Mundial da Juventude. Em seguida, os coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos, bem como as congregações religiosas existentes na nossa diocese, foram apresentadas para todo o público presente.


Regional Nordeste 1 prepara-se para o Grito dos Excluídos e 5ª SSB

Durante os meses de agosto e setembro, diversas atividades estão previstas nas dioceses do Regional Nordeste 1 da CNBB, em vista da realização de dois importantes momentos: o Grito dos Excluídos e a 5ª Semana Social Brasileira. Neste sábado, 4 de agosto, em Fortaleza (CE), realiza-se a plenária de preparação para a 18ª edição do Grito dos Excluídos, marcado para o próximo dia  7 de setembro, com o tema "Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!". A temática, ligada à 5ª Semana Social Brasiliera (SSB), que coloca em foco a reflexão pelos direitos da população. Neste mês de agosto, na diocese de Iguatú (CE), as atividades do pré-grito irão do dia 1º a 24 de com a realização de rodas de conversas e seminários; no dia 06 haverá reunião ampliada das pastorais sociais na sede do Regional Nordeste I da CNBB; na diocese de Limoeiro do Norte (CE) as mobilizações ocorrerão entre os dias 1º a 6 com o pré-grito culminando com a caminhada dia 7 na localidade de Morada Nova, no grande Vale do Jaguaribe.Em setembro, na diocese de Fortaleza, as pastorais sociais farão também atividades do dia 1º ao dia 6 e a tradicional caminhada no dia 7. No Crato, região do Cariri, as atividades darão início no dia 17 com abertura oficial da 5ª SSB e o encerramento no dia 23 com a Romaria ao Caldeirão de Santa Cruz do Deserto do beato Zé Lourenço.As articulações das atividades da SSB e do Grito dos Excluídos estão sendo organizadas pela Comissão Episcopal Serviço da Caridade Justiça e Paz da CNBB, pastorais sociais, Comunidades Eclesiais de Bases (BEBs), movimentos sociais, e dioceses do Regional Nordeste 1.(Com informações de Jeane Freitas, comunicadora popular da Cáritas no Ceará)

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 02/08/2012

REFLEXÃO

A presença do Reino de Deus na nossa história não pode ser obscurecida pela presença do mal no mundo. As pessoas devem ser capazes de analisar toda a realidade a partir dos critérios do Reino para, à luz do Espírito Santo, ser capaz discernir o bem do mal e escolher o que contribui para que ela possa se aproximar cada vez mais de Deus. Mas esta distinção não dá ao cristão o direito de condenar os que erram, ao contrário, ele deve ser um instrumento nas mãos de Deus para que todos sejam capazes de fazer esta distinção e trilhar os caminhos do bem.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Episcopal

  • Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen - RS
  • Dom Mosé João Pontelo, CSSp, Bispo de Cruzeiro do Sul - AC
  • Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande - MS
NOTÍCIAS

Novo site dos jesuítas no Brasil

A Companhia de Jesus, a Ordem dos Jesuítas fundada pelo espanhol Inácio de Loyola há quase 500 anos, lançou na última terça-feira (31) um novo portal na internet e uma logomarca redesenhada para reforçar sua identidade e dar mais visibilidade aos projetos sociais, educacionais e culturais. "A Companhia de Jesus é conhecida como passado, não como presente, e por isso queremos divulgar nossas obras atuais e aquilo que planejamos fazer no futuro", anuncia o coordenador de comunicação da Companhia de Jesus, padre Geraldo Lacerdine, falando em nome das quatro regiões ou províncias da instituição no país.

Os jesuítas, que já chegaram a ter 37 mil membros no mundo, são atualmente cerca de 19 mil em mais de 130 países. Caíram para a metade após a crise de vocações que se seguiu ao Concílio Vaticano II (1962-1965), mas assim mesmo formam o contingente masculino mais numeroso das congregações e ordens religiosas da Igreja Católica. No Brasil, eles são cerca de 650 e trabalham em 112 obras.

A Rede Jesuíta de Educação tem 21 escolas entre colégios e universidades, com uma média de 150 mil alunos, além de mais de 70 projetos sociais e educacionais espalhados por todo o território nacional. São da Companhia de Jesus a Universidade Católica de Pernambuco e Universidade do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, além da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Bernardo do Campo e de duas escolas de nível superior em Belo Horizonte (MG).

Seus colégios estão localizados em 12 cidades, com destaque para o Santo Inácio, no Rio de Janeiro, o São Luís, em São Paulo, o Loyola, em Belo Horizonte, o Anchieta, em Porto Alegre, o Antônio Vieira, em Salvador e a Escola Técnica de Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG).

Outras informações acesse o novo site da Companhia de Jesus, no endereço eletrônico: www.jesuitasbrasil.com.


Cartaz e subsídio do Dia Nacional da Juventude 2012 são divulgados

O cartaz oficial e o subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foram lançados nesta quarta-feira, dia 1º de agosto. O tema do DNJ deste ano é "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?".

O cartaz deste ano foi escolhido pelos membros da Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil formada por jovens de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades que atuam com a juventude. O subsídio para a vivência do DNJ foi elaborado por esse grupo.

Segundo um dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Antônio Ramos do Prado, a construção do subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foi feita a partir do aprofundamento do estudo sobre a realidade juvenil e à luz da Campanha da Fraternidade de 2013, fundamentados no texto bíblico de João 10,10: "Eu vim para que todos tenham vida".

"Esse cartaz, feito por Francisco D'almeida, vencedor do concurso, manifestou com mais propriedade o tema e lema do DNJ porque focou os sinais da vida da juventude do Brasil", disse o padre Antônio Ainda segundo o padre, a ideia do jovem pintando os sinais de vida no Brasil manifesta o protagonismo juvenil dentro e fora da Igreja. "Parabéns ao autor que se colocou à disposição para fazer os ajustes necessários", afirmou.

Faça aqui o download dos materiais.


Comissão Regional de Presbíteros envia mensagem aos padres

O padre Anselmo Matias Limberger, assessor da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), enviou uma mensagem a todos os padres do Regional por ocasião do Dia do Padre, celebrado no próximo 4 de agosto. A mensagem é assinada pelo secretário da comissão, padre Luis Fernandes.

Segundo a mensagem, o Regional Sul1, através da Comissão Regional de Presbíteros tem a alegria de partilhar com o senhor e os demais Presbíteros da sua Diocese, a graça de celebrarmos mais um Dia do Padre.

Leia a mensagem abaixo:

Estimado Irmão Presbítero.

O Regional Sul1, através da Comissão Regional de Presbíteros tem a alegria de partilhar com o senhor e os demais Presbíteros da sua Diocese, a graça de celebrarmos mais um Dia do Padre.

Junto com suas comunidades, os incontáveis e incansáveis leigos e leigas que assumem a sua vocação batismal, queremos agradecer a Deus pelo dom da vida de todos os Presbíteros.

Quantos dons, quantas conquistas, quantos trabalhos executados com esforço e confiança de estarmos assim, proclamando a presença do Reino na vida do mundo.

Aproveitamos a ocasião para partilhar esse texto do Cardeal Hummes, quando Prefeito da Congregação para o Clero (15 de julho de 2008).

"Vós, caros irmãos Presbíteros, sois a grande riqueza, o dinamismo, a inspiração pastoral e missionária, lá na base, onde vivem em comunidade nossos batizados. Sem vossa determinante decisão de remar mar a dentro (Duc in altum) para a grande pesca, à qual o próprio Senhor vos convoca, pouco ou nada acontecerá em âmbito de missão urgente, seja 'ad gentes' seja nos territórios de antiga evangelização. Mas, a Igreja tem certeza de poder contar convosco, porque sabe e reconhece explicitamente que a imensa maioria de nossos sacerdotes, não obstante as fraquezas e limitações humanas, que todos temos, são sacerdotes dignos, que doam cada sia sua vida ao Reino de Deus, que amam Jesus Cristo e o povo que lhes foi confiado, sacerdotes que se santificam no exercício diuturno de seu ministério, que perseveram até o fim na messe do Senhor".

Animemo-nos sempre na direção de construirmos uma identidade presbiteral que fortaleça nossa presença e serviço na Igreja e no mundo.

Um abraço fraterno da Diretoria da CRP - SUL1 e esperamos nos encontrar em breve na nossa semana de Formação Permanente, de 17 a 20 de setembro de 2012.

Fiquem bem.

Padre A. Luis FernandesSecretário da CRP – Sul 1


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 01/08/2012

REFLEXÃO

O Evangelho de hoje nos mostra a parábola na qual Jesus compara o Reino de Deus com um tesouro e com uma pérola. A comparação com o tesouro nos mostra o valor que o Reino de Deus deve ter nas nossas vidas, um valor que não pode ser superado por nenhum outro valor deste mundo. A pérola nos mostra a preciosidade inigualável que é o Reino de Deus para todas as pessoas. E tanto o valor como a preciosidade do Reino de Deus significam que todas as outras coisas perdem sua importância diante dele e só têm sentido enquanto contribuem para que o homem possa chegar até Deus.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Episcopal

  • Dom Aldo Gerna, MCCJ, Bispo Emérito de São Mateus - ES
NOTÍCIAS

Papa nomeia novo bispo para diocese de Duque de Caxias

Na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, o papa Bento XVI nomeou, para a diocese vacante de Duque de Caxias (RJ), um novo bispo. O nome designado pelo Santo Padre foi o de dom Tarcísio Nascentes dos Santos, transferindo-o da sede episcopal de Divinópolis (MG), onde era bispo diocesano.

Dom Tarcísio Nascentes dos Santos nasceu no dia 27 de fevereiro de 1954, em Niterói (RJ). Sua ordenação episcopal foi no dia 18 de abriu de 2009. Filósofo e doutor em Teologia, o novo bispo, antes do episcopado, atuou como pároco de diversas paróquias, como a de São Domingos, em Niterói (RJ), a de Nossa Senhora de Nazaré (RJ), a de Nossa Senhora da Conceição, dentre outras.

Também exerceu atividades administrativas na Igreja. Foi Sócio da Sociedade Brasileira de Canonistas, e diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José (RJ). E na Faculdade de São Bento, do Mosteiro do Rio de Janeiro, ministrou os cursos de Teologia Fundamental e Teologia Sistemática.

Seu lema é: "Spe salvi" (Salvos na esperança).


Nota de saudação ao novo bispo de Duque de Caxias (RJ)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, nesta quarta-feira, 1º de agosto, uma Nota saudando a nomeação do novo bispo de Duque de Caxias (RJ), dom Tarcísio Nascentes dos Santos, atualmente bispo de Divinópolis (MG). Leia a Nota: Nota de saudação ao novo bispo de Duque de Caxias (RJ) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com a nomeação do novo bispo para a diocese vacante de Duque de Caxias (RJ), dom Tarcísio Nascentes dos Santos, transferido da diocese de Divinópolis (MG), onde atuava desde maio de 2009. Dom Tarcísio fez sua formação teológica e filosófica na Escola Teológica da Congregação Beneditina, e obteve o título de mestre em Teologia, com especialização em Teologia Sistemática no Centrum Academicum Romanum Sanctae Crucis, em Roma. Possui também o título de doutor em Teologia pelo Athenaeum Romanum Sanctae Crucis. Sua atuação pastoral sempre tem sido bastante profícua, desde o período em que integrou o clero da Arquidiocese de Niterói, onde foi pároco e vice-reitor do seminário diocesano. Desde 2003, é sócio da Sociedade Brasileira de Canonistas. Na diocese de Divinópolis, teve como marca a busca por cumprir seu lema episcopal "Spes Salvi" (Salvos na Esperança), que recorda o ensinamento de São Paulo na carta aos Romanos (8,24). Desejamos que dom Tarcísio continue a cumprir este bom desejo no novo desafio missionário confiado a ele pelo Santo Padre. Dom Leonardo Ulrich SteinerSecretário Geral da CNBB

Coordenadores da 5ª Semana Social Brasileira se reúnem na CNBB

Reuniu-se na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a equipe de coordenação da 5ª SSB. O objetivo do encontro foi preparar o terceiro seminário que será realizado entre os dias 21 a 23 de agosto, no Instituto São Boaventura. Na ocasião, será feira uma avaliação da Conferência Rio + 20 e Cúpula dos Povos e os desafios postos para os movimentos sociais e as igrejas.

Temas como: Estado, governo, poder, sociedade civil, poder local, consulta popular, plebiscito, democracia representativa e participativa serão discutidos com os participantes. De acordo com secretário executivo do Mutirão pela Superação da miséria e da fome da CNBB, padre Nelito Dornelas, a perspectiva principal do evento é colocar o Estado a serviço da sociedade civil e dos cidadãos e não acima destes. "Vamos trabalhar na superação desse Estado que está mais a serviço da 'Casa Grande' do que da 'Senzala', colocando-o em movimento, e em direção contrária", disse.

Como este ano haverá disputas eleitorais, o seminário aposta na construção de um Estado a serviço do bem comum em suas políticas internas e externas. "Queremos colaborar no fortalecimento da democracia e na constituição de instituições jurídicas sólidas, garantindo os direitos econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais para todos, começando pelos pobres e excluídos. Eles são a medida da ordem democrática de uma nação e o critério de fidelidade e comunhão com Deus", afirmou Nelito, citando cf Mt 25, 31-46.


Os Papas e os Jogos Olímpicos

O interesse mundial pelas Olimpíadas da Era Moderna não poderia ser ignorado pela Igreja. O primeiro testemunho disso encontra-se nas palavras dos Papas. De Atenas 1896 a Londres 2012, quando os Jogos se aproximavam, os Pontífices dedicaram amplas reflexões às Olimpíadas e também à visão cristã do esporte. Durante a audiência do Papa João XXIII aos atletas de 83 nações que vieram a Roma para as Olimpíadas de 1960, teria início a série de reflexões: "Ao longo das competições olímpicas vocês darão a todos um exemplo de competição saudável, sem inveja e espírito de discórdia, na luta que mostrará a constância e alegria serenas, modesta vitória, também, nos sucessos, as dificuldades tenazes e vocês se revelarão verdadeiros atletas e verão nos inúmeros espectadores a verdade do velho provérbio: "Mente sã, corpo são". (Audiência aos atletas olímpicos, 24 de agosto de 1960)Foi um conselho paterno, quase como de um sábio treinador aquele do "Papa Bom", mas pleno de uma admiração análoga àquela que mostrará Paulo VI, em julho de 1976, quando as Olimpíadas de Montreal haviam apenas começado."Que a esfera das virtudes naturais entre naquela dos exercícios físicos e confira a eles um valor humano superior, aquele moral, até atingir aquele social, internacional, fazendo das Olimpíadas uma celebração da amizade entre os povos, uma festa de paz" (Ângelus, 18 de julho de 1976).O jovem João Paulo II não perdera a oportunidade de oferecer uma leitura cristã do esporte. Mas a sua visão fora mais próxima aos nossos tempos, na qual a exaltação das virtudes esportivas e a denúncia daquilo que poderia colocá-las em risco são lados da mesma medalha. O ano é 1982 e diante do Papa estão os líderes do Comitê Olímpico Internacional."Como manifestação do agir do homem, o esporte deve ser uma escola autêntica e uma experiência contínua de lealdade, sinceridade, fair-play, sacrifício, coragem, tenacidade, solidariedade, desinteresse, respeito! Quando, nas competições esportivas, vencem a violência, a injustiça, a fraude, a sede de vitória, as pressões econômicas e políticas, as discriminações, então o esporte passa a ser um instrumento de força e dinheiro". (Discurso ao Comitê Olímpico Internacional, 27 de maio de 1982).O mais recente, claro, é aquele de Bento XVI durante o Ângelus de 22 de julho último."As Olimpíadas são o maior evento esportivo mundial ao qual participam atletas de muitíssimas nações e, como tal, reveste-se de um forte valor simbólico. Por isso a Igreja Católica olha para as Olimpíadas com particular simpatia e atenção. Rezemos para que, de acordo com a vontade de Deus, os Jogos de Londres sejam uma verdadeira experiência de fraternidade entre os povos da Terra".

Diocese de Santo Amaro apoia iniciativa do "Dia da Vida"

No último dia 26 de julho o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Arselino Tatto, apresentou duas propostas feitas pela Pastoral Familiar da Diocese de Santo Amaro. A proposta, redigida por dom Fernando Antonio Figueiredo, bispo de Santo Amaro, e pelo assessor diocesano padre Douglas de Freitas Ferreira, pede a instituição e inclusão no calendário municipal da cidade da "Semana da Família" e do "Dia da Vida". As propostas foram encaminhadas ao vereador "com base em diversas considerações culturais, jurídicas, sociológicas, interreligiosas, ecumênicas e sobretudo da magnitude e importância com a qual é celebrada a semana da família pela Igreja do Brasil nas diversas dioceses", afirma padre Douglas. São Paulo é cidade mais populosa da América Latina, com mais de 11 milhões de habitantes, sendo que 6,5 milhões se declaram católicas, de acordo com o último censo realizado. Na cidade há quatro dioceses: Campo Limpo, Santo Amaro, São Miguel e a Arquidiocese de São Paulo. O assessor ressalta que na capital paulista "existe também diversos grupos religiosos, filosóficos e empresas de vários seguimentos que, com a graça de Deus, poderão utilizar de maneira favorável a semana municipal da família e o dia municipal da vida para profunda reflexão".Com informações de Pe. Douglas de Freitas / Diocese de Santo Amaro

JMJ Rio 2013 lança Manual de Inscrições do Peregrino

Faltando menos de um ano para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro em julho de 2013, o Comitê Organizador Local (COL) divulga o "Manual de Inscrições de Peregrinos". Neste documento, estão as informações sobre como poderão ser feitas, em breve, as inscrições para o evento. De acordo com a diretora do Setor de Inscrições da JMJ Rio2013, Irmã Maria Shaiane Machado, o documento descreve o sistema de inscrição e ajudará o peregrino. As inscrições serão feitas em grupo por meio de um responsável (chamado de "responsável principal"). Além desse, haverá um "segundo responsável". Para grupos mistos, preferencialmente um responsável masculino e um feminino. Os valores têm variações, tanto da modalidade dos pacotes (que poderão ou não incluir hospedagem e alimentação), quanto por classificação dos países. Para ajudar que peregrinos de países economicamente mais pobres possam participar das JMJs, eles são classificados nas classes A, B e C.A classificação dos países e os tipos de pacotes definem os valores. Serão 21 tipos de pacotes com valores que variam de R$ 100,70 a R$ 577,60. Esses valores são válidos até 31 de janeiro de 2013, incluindo um desconto de 5%. Após esse período as variações são de R$ 106,00 a R$ 608,00. Para acessar o Manual, clique aqui. Os grupos deverão ter até 50 peregrinos, incluindo os responsáveis. Grupos maiores deverão ser divididos em subgrupos de até 50 pessoas, que poderão estar vinculados entre si por um grupo principal. A vinculação entre os grupos não garante que todos ficarão juntos. A hospedagem oferecida pelo COL será por região linguística. Também outros fatores podem ser decisórios, como por exemplo, a distância dos pagamentos entre os grupos."Hoje, a principal preocupação do peregrino é com o valor da inscrição", afirma. "Com todas as informações, ele vai conseguir organizar melhor seu grupo para se inscrever".As inscrições serão realizadas exclusivamente online, através do portal oficial da Jornada - www.rio2013.com. "Incentivamos a todos a fazerem inscrições em grupo, que podem ser formados nas paróquias, comunidades, movimentos católicos, escolas, universidades", diz irmã Shaiane.Os candidatos ao voluntariado que não forem selecionados deverão fazer a inscrição como peregrinos. Todos os cadastrados como voluntários terão essa informação até o mês de setembro.A formação de grupos de peregrinos reforça um dos principais frutos da JMJ, a União. "Esse é um dos valores da Jornada Mundial da Juventude", diz irmã Shaiane. "União faz parte da sua vida" é a primeira mensagem da JMJ para divulgar as inscrições, na campanha também lançada hoje. Venha para o Rio de Janeiro. Una-se a milhões de jovens do todo mundo rumo à JMJ Rio2013.

"Paróquia Missionária" é o tema do 3º Encontro Nacional da Missão Continental

A Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB e o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) promovem, de 19 a 23 de novembro de 2012, o 3º Encontro Nacional da Missão Continental. O tema desta edição será "Paróquia Missionária", e deve ser uma oportunidade para estimular os agentes de pastoral e presbíteros ao estado permanente de missão. "É uma oportunidade de formação sobre um tema que interessa toda a Igreja, e que está no coração da proposta da Missão Continental", afirma dom Adriano Ciocca, bispo de São Félix do Araguaia (MT) e presidente da Comissão. Ele explica que o Encontro visa aprofundar os caminhos para buscar uma verdadeira conversão pastoral das paróquias. "Os participantes serão convidados a se tornarem agentes multiplicadores desse trabalho formativo em suas próprias realidades", explica o bispo.De acordo com o Documento de Aparecida, "nenhuma comunidade deve isentar-se de entrar decididamente, com todas as forças, nos processos constantes de renovação missionária e de abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé". (DAp 365). Por isso, dom Adriano afirma que é neste espírito que todos são convocados a entrar numa nova dinâmica de conversão das estruturas da Igreja Local, por meio de ações práticas. "Reorganização pela dinamização dos serviços paroquiais; as estratégias para fazer com que a riqueza da experiência da missão popular possa colocá-la em estado permanente de missão; a abertura da paróquia para a experiência da Igreja além-fronteiras", exemplifica.As inscrições para o encontro podem ser feitas através do site do CCM. A taxa, incluindo formação e hospedagem, é de R$ 350,00. As vagas são limitadas. A seguir, a programação do evento:CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Segunda, 19 de novembro, às 19h00: acolhida e abertura. Terça, 20 de novembro: PARÓQUIA MISSIONÁRIA: UM NOVO OLHAR PARA A PARÓQUIA – Pe. José Carlos Pereira, CP, mestre em Ciências da Religião e doutor em Sociologia. Quarta, 21 de novembro: PARÓQUIA EM MISSÃO POPULAR: COMO COLOCÁ-LA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO – Pe. Luis Mosconi, Santas Missões Populares. Quinta, 22 de novembro: COOPERAÇÃO INTER-ECLESIAL ENTRE PARÓQUIAS (DE UMA MESMA DIOCESE, ENTRE DIFERENTES DIOCESES) – CCM e POM. Sexta, 23 de novembro, até 12h00: CONCLUSÃO, ENCAMINHAMENTOS, AVALIAÇÃO.

Site do 8º Muticom já está no ar

O site do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) já está disponível, com informações sobre o evento, que será sediado em Natal (RN) no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. A temática do evento será "Comunicação e participação cidadã: meios e processos", que será debatido numa programação intensa, com mesas redondas, grupos de trabalho e atividades culturais. O evento é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, em parceria com outras instituições. O endereço do site do evento é www.muticom.com.br e se tornou possível com o apoio da empresa paulista Minha Paróquia, parceira do Mutirão, que atua no mercado com a produção e atualização de páginas, na internet. A página disponibiliza informações como o histórico e os objetivos dos Mutirões Brasileiros de Comunicação; experiências de ações no campo da comunicação cidadã; peças publicitárias, que podem ser utilizadas pelos internautas, como o cartaz, em alta resolução, banners para serem publicados em sites, e spots para rádio; e notícias sobre as atividades que vêm sendo realizadas tendo em vista o Mutirão.  Os organizadores também disponibilizam um link direto, que coloca o interessado em contato com a coordenação do evento. "Incentivamos dioceses e instituições da sociedade civil que têm boas experiências na área da comunicação que transforma vidas a partilharem essas ações, através do site do Mutirão. Basta enviar um relato e uma foto da experiência nós", diz Cacilda Medeiros, da Equipe de Comunicação do  8o Muticom.Além das informações e fotos dos principais pontos turísticos da capital do Rio Grande do Norte, o internauta poderá acessar o regulamento do concurso que escolherá o Hino do8º Muticom, do qual podem participar compositores e intérpretes que residam no território do Regional Nordeste 2 da CNBB (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas). As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto.Também é possível acompanhar através da página os preparativos para o encontro, seguindo a conta no twitter: @8muticom ou seguindo a página no Facebook, buscando "8o Mutirão Brasileiro de Comunicação". As inscrições para participação no Muticom serão abertas no ano que vem.

Santuário da Padroeira de Minas é oficializado como Atrativo Turístico de Especial Relevância

O Santuário Nossa Senhora da Piedade agora é, oficialmente, atrativo turístico de especial relevância para o Estado de Minas Gerais. No dia 31 de julho de 2012, quando são celebrados os 52 anos de proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia assinou o decreto de reconhecimento. A solenidade de oficialização foi realizada no Santuário e contou com a presença de autoridades políticas, empresariais, fiéis, religiosos e representantes dos meios de comunicação católicos. O momento especial também foi marcado pela assinatura da ordem de serviço para a implantação da segunda fase do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), rota de peregrinação que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais ao Santuário Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, falou aos presentes que o Santuário é um grande dom de Minas Gerais. O arcebispo lembrou que a história desse espaço sagrado remonta o século 18, "uma história marcada pela fé". Dom Walmor sublinhou que deve ser compromisso de governos e de toda a sociedade a tarefa de fazer com que "todos os mineiros coloquem no coração esse lugar especial". Muito contente, o arcebispo agradeceu o governador Anastasia pelo reconhecimento. De modo muito especial, agradeceu também os representantes de TVs católicas que participaram da solenidade, pelo importante trabalho de evangelização.

O governador Antonio Anastasia disse que seu "coração estava em festa por Deus permiti-lo assinar o decreto que declara o Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância". O Governador, referindo se ao Santuário, disse que "dessa arquitetura magnífica de Deus sente-se a força da fé, a manifestação do divino". Antonio Anastasia lembrou que o Crer será um caminho que permitirá, a muitas pessoas, a redescoberta da religiosidade. Foi bastante aplaudido quando anunciou as obras de iluminação da entrada do Santuário, que serão desenvolvidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A solenidade foi concluída com um momento de oração na Ermida da Padroeira. Antes, o governador Anastasia entregou ao arcebispo dom Walmor a logomarca do Crer, para entusiasmo especial das representantes da Associação de Caminhantes da Estrada Real, que acompanhavam a solenidade.

Encontro de representantes das TVs católicas

Após o evento, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, participou de um momento de confraternização com representantes das TVs católicas que estavam presentes no Santuário Nossa Senhora da Piedade.  Eles acompanharam a programação especial, que fez parte das comemorações dos 52 anos de proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais. Estiveram presentes o arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto - membro do conselho da Rede Vida, o padre Evaldo César de Souza - representante da TV Aparecida, Anselmo José - produtor artístico da TV 3º Milênio, José Maria Albiero - diretor da TV Século 21 e Francieli Oliveira - coordenadora da TV Canção Nova. Padre Geovane Marques (diretor), Kátia Castro (coordenadora de jornalismo) e Leandro Maia (coordenador de produção) representaram a TV Horizonte, emissora da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Durante a confraternização, dom Walmor agradeceu as emissoras pelo importante trabalho. "Cada uma com sua característica, mas partilhando o mesmo objetivo de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo", destacou o arcebispo.


Regional Leste 1 saúda o novo bispo de Duque de Caxias

O Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), por meio de nota assinada por seu presidente, dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, parabenizou o novo bispo de Duque de Caxias, dom Tarcísio Nascentes dos Santos, escolhido na manhã de hoje, 1º de agosto, para assumir a diocese fluminense sendo seu terceiro bispo diocesano.

Leia abaixo a nota do Regional.

Duque de Caxias recebe o seu terceiro Bispo Diocesano

Ao iniciar o mês vocacional e no dia do Bispo e Doutor da Igreja Santo Afonso Maria de Ligório cumprimento à Diocese de Duque de Caxias, seu administrador, seu clero, seu povo.

Hoje o Santo Padre Bento XVI nomeou o terceiro bispo da Diocese de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro. D. Tarcísio é fluminense de Niterói, onde nasceu a 27 de Fevereiro de 1954. Foi ordenado padre no dia 8 de Dezembro de 1978 e Bispo no dia 18 de Abril de 2009.

Hoje ao anunciar, junto com o Pe. Renato Gentile, Administrador Diocesano de Duque de Caxias, o novo Bispo pudemos cumprimentá-lo por telefone e dizer da acolhida, tanto da sua Diocese de Duque de Caxias como de nossa Província Eclesiástica, assim como de todo o Regional Leste 1 a este nosso irmão que vem para servir a esta Igreja.

A chegada de um novo Bispo para uma Diocese sempre é um novo momento e uma alegria. Sabemos que sempre se renovam as esperanças e se dá continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos. A nossa região metropolitana do Rio de Janeiro sente-se feliz com essa nomeação e reza para que possamos juntos ter grandes iniciativas para o bem da nossa missão evangelizadora.

Além dos planos da Diocese de Duque de Caixas, D. Tarcísio chega também no momento em que na Igreja estamos iniciando o ano da fé e aqui em nossa região a Jornada Mundial da Juventude.

Rezamos pela nova missão e desejamos boas vindas ao nosso caro irmão em nome do Regional Leste 1 e de nossa Província Eclesiástica.

Que o Senhor lhe dê muitas luzes e muitas alegrias no pastoreio do seu rebanho.

Rio de Janeiro, 1 de agosto de 2012.

D. Orani João Tempesta, O. Cist. Presidente do Conselho Episcopal Regional Leste 1 Arcebispo do Rio de Janeiro


Exposição comemora os 100 anos da arquidiocese da Paraíba

A exposição "História do Centenário da Elevação da Diocese da Paraíba à Arquidiocese e Sede Metropolitana (1914 - 2014)" vai ser aberta nesta quarta-feira, dia 1º de agosto de 2012, às 17h, na ala superior do Centro Cultural São Francisco, Centro de João Pessoa (PB). Em cartaz até 2014, a exposição reúne peças, imagens, móveis, documentos e fotos em 4 partes: história do seminário, dioceses, bispos e arte sacra.

O diretor do Centro Cultural São Francisco, Monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos, explicou que "o evento reúne peças que fazem uma retrospectiva histórica da Igreja Católica na Paraíba. É o primeiro passo para se montar o primeiro museu de arte sacra da nossa arquidiocese". O professor de História da Arte e pesquisador, José Augusto de Moraes, é o responsável pela montagem da exposição. Ele destaca entre as peças um cálice de prata dourada usado nas celebrações pelo primeiro bispo e depois primeiro arcebispo da Paraíba, dom Adaucto Aurélio de Miranda Henriques (tomou posse como bispo da Paraíba em 1894. Tornou-se arcebispo no dia 14 de julho de 1914. E morreu no dia 15 de agosto de 1935).

A exposição faz parte da programação do centenário da arquidiocese da Paraíba. É organizada pela Comissão Histórica e Patrimonial do 1º Sínodo Diocesano, composta pelo monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos, José Augusto de Moraes (curador da exposição), Marília Figueiredo de Paiva, Ricardo Grisi Veloso, Rita de Cássia Silva Ramalho e Thiago Fragoso.

No dia 19 de novembro de 2011 foi aberto o 1º Sínodo Diocesano dando início às comemorações dos 100 anos de elevação ao título de arquidiocese da Paraíba e sede da Província Eclesiástica (1914-2014). Sínodo é um ato de governo episcopal e evento eclesial, constituído como uma assembleia consultiva, composta de sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, cristãos fiéis, leigos, leigas, enfim, de lideranças evangelizadoras e pastorais, com o objetivo de "avaliar e celebrar a caminhada dos 100 anos da Arquidiocese, planejando novas etapas do serviço evangelizador e pastoral por uma permanente conversão ao Evangelho e aos valores de seu Reino, contemplando o seu Mistério de Amor e Salvação, revelando-o nas atuais circunstâncias da sociedade", explica o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, que vai estar presente na abertura da exposição.


Diocese de Ji-Paraná é a primeira da Amazônia a receber os símbolos da JMJ

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegam ao estado de Rondônia (RO) amanhã, 2 de agosto, na cidade de Vilhena e segue depois para Colorado do Oeste; Cacoal, São Miguel do Guaporé, Ji-Paraná e Jaru. A cidade de Vilhena que pertence á diocese de Ji-Paraná será a primeira cidade da Amazônia e do Regional Noroeste da CNBB a receber os símbolos da Jornada.

Uma intensa programação que inclui missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows está sendo preparada para receber a Cruz da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora em cada município do estado, e desta forma, despertar a atenção da sociedade para a juventude.

"Diante da vida de tantos jovens que vão conhecendo a experiência do sofrimento, da solidão, do abandono, queremos ser a voz consoladora de Cristo para eles. Precisamos ser o Cirineu que ajuda a suportar o peso da cruz de cada dia", explica dom Bruno Pedron, bispo da diocese de Ji-Paraná.

A diocese, em consonância com as palavras do papa Bento XVI, busca a reflexão sobre a vivência da fé e do exercício da caridade, pontuando o legado social da JMJ que aponta as pragas que atingem a juventude deste momento histórico, sobretudo  o mundo das drogas. "Queremos ser a Igreja que se aproxima e se coloca disponível para ajudar a encontrar o sentido da vida através da prevenção, acolhimento e recuperação para a vida, eis a nossa missão", ressalta dom Bruno Pedron.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

terça-feira, 31 de julho de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 31/07/2012

REFLEXÃO

Jesus contou a parábola do trigo e do joio para toda a multidão, mas depois, os discípulos o procuram para uma maior compreensão da parábola. Assim, existem aquelas pessoas que apenas ouvem o que Jesus tem a dizer e se dão por satisfeitas, porém, existem aquelas pessoas que querem sabem mais, querem aprofundar a fé. Existem as pessoas que não valorizam plenamente a fé, então aprendem o mínimo e se dão por satisfeitas. Para quem quer verdadeiramente ser discípulo de Jesus, sempre há oportunidade para ir além no conhecimento das verdades da fé com a finalidade de agir melhor segundo os critérios do Evangelho.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom José Maria Pinheiro, Bispo Emérito de Bragança Paulista - SP
  • Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, Bispo de Salgueiro - PE

Ordenação Presbiteral

  • Dom José Carlos Melo, CM, Arcebispo Emérito de Maceió - AL
  • Dom Vitório Pavanello, SDB, Arcebispo Emérito de Campo Grande - MS

Ordenação Episcopal

  • Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo de Jales - SP
NOTÍCIAS

Papa Bento XVI abençoou os participantes do 12º Encontro de Pastoral Afroamericana

O papa Bento XVI abençoou os participantes do 12º Encontro de Pastoral Afroamericana (12º EPA), realizado na cidade de Guayaquil, Equador, de 16 a 20 de julho, animando os bispos e os participantes "que em suas reflexões aprofundem os valores culturais, a história e as tradições dos afroamericanos, a fim de que a Igreja saiba cada vez mais apresentar Jesus Cristo como resposta autêntica às perguntas mais profundas do ser humano, deixando ser conduzido pelo impulso do Espírito Santo, que veio fecundar todas as culturas, purificando-as e desenvolvendo os numerosos germens e sementes que o Verbo encarnado havia posto nelas, orientando-as assim, pelos caminhos do Evangelho" (Discurso Inaugural em Aparecida, 13-5-2007).

O tema do encontro foi "A Pastoral Afroamericana, Caribenha e o Documento de Aparecida: desafios e esperanças na Igreja e na Sociedade". Eram 250 participantes do Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, México, Argentina, Panamá, Bolívia, Haiti, República Dominicana, Paraguai, Chile, Nicarágua, Costa Rica, Honduras, Guatemala e Trinidad e Tobago.

Os objetivos, segundo o assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo, foram: revitalizar os processos de participação do povo afroamericano na Igreja e na sociedade; fomentar a unidade e o desenvolvimento humano, social e religioso dos povos da América Latina e do Caribe, continuar o processo de construção de comunidades cristãs negras com rosto próprio.

Antes do 12º EPA, no mesmo local, aconteceu o 3º Encontro de Bispos com Populações Afroamericanas. Neste encontro participaram dom Gílio Felício, bispo de Bagé (RS), o assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo e mais sete agentes de Pastoral Afro-brasileira.


Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil realiza sua segunda reunião de 2012

Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, o Conselho Nacional de Igrejas do Brasil (CONIC) realiza sua segunda reunião ordinária, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O presidente do CONIC e bispo da diocese de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco está à frente dos trabalhos. Na pauta, assuntos como a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, os 30 anos do CONIC, a Assembleia Geral do CONIC, dentre outros.

O CONIC é uma associação de Igrejas cristãs que visa fortalecer o ecumenismo e o diálogo, e promover a justiça e a paz. Cinco igrejas fazem parte dessa organização, são elas: Igreja Católica Romana; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Presbiteriana Unida; Igreja Sirian Ortodoxa Antioquina.

Na segunda reunião ordinária do CONIC, estiveram presentes todos os representantes das igrejas-membro da organização. Os diretores trataram de questões internas, como tesouraria, e a contratação de uma nova secretária executiva. Outro assunto discutido foi a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, organizada pelo CONIC e que teve a participação de todas as paróquias das cinco igrejas que fazem parte da organização. "Foi uma semana bem articulada e movimentada. Montamos um blog para divulgar as ações do evento e tivemos a participação envolvente em todo Brasil", disse dom Manoel.

A reunião também tratou da preparação dos 30 anos do CONIC. Na ocasião, além de uma celebração, será expedido um texto sobre 'Intolerância Religiosa' que será repassado para todos os regionais do Brasil. "Nossa comissão teológica está preparando um texto para estudo nos regionais. Lá eles darão sua contribuição na elaboração do texto oficial", explicou o presidente do CONIC.

Sobre o tema 'Intolerância Religiosa', dom Manoel lembrou que "no oriente os cristãos estão sendo mortos, e estão ocorrendo muitas mortes em torno da questão religiosa. E no Brasil, as vítimas mais evidentes dessa intolerância são os fiéis das religiões afro-brasileiras", exemplificou.

O CONIC é uma associação atuante em questões sociais. Teve participação em diversos movimentos como a aprovação da 'Lei da Ficha Limpa', o 'Brasil Nunca Mais', a 'Comissão da Verdade', dentre outros. Outro êxito da organização é o reconhecimento mútuo da validade do batismo em todas as igrejas-membro. "O estudo e a proposta foi feita pelo CONIC. Os presidentes, de cada igreja, assinaram e oficializaram o documento", recordou dom Manoel.


CNLB do Regional Sul 1 vai comemorar jubileu de prata com simpósio sobre Concílio

Neste ano de 2012, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) comemora seu jubileu de prata. Para marcar esta celebração o Conselho promove, nos dias 25 e 26 de agosto, um simpósio sobre o Concílio Vaticano II e o Laicato. O evento será realizado no Centro Universitário da UNIFAI, na capital paulista, pretende analisar as contribuições do Concílio para a caminhada da Igreja, a teologia construída a partir dele, e como a América Latina recebeu o pensamento conciliar, a partir da conferência episcopal de Medellin (1968).As inscrição para o Simpósio podem ser feitas no site do CNLB Regional Sul 1, até o dia 20 de agosto. A taxa de inscrição, por meio de depósito bancário, é de R$ 30,00 (trinta reais) por participante. A hospedagem e a alimentação é por conta de cada participante.A seguir, a programação do evento:Sábado, 25 de agosto8h – Acolhida9h – Oração Inicial10h - 1ª Mesa - Tema: "O significado eclesial do Vaticano II"Assessores: Profª Lucia Pedrosa e Pe. Antonio José de AlmeidaMediador: Edson Silva12h30 – Almoço13h45 - 2ª Mesa - Tema: "Diálogo com o Mundo"Assessores: Profº Carlos Francisco Signorelli e Profº João Décio PassosMediador: Wanda Conti16h30 - 3ª Mesa - Tema: "América Latina e a Teologia da Libertação"Assessores: Fernando Altemeyer e Pe. Benedito FerraroMediador: Antonio Geraldo Aguiar18h30 – Jantar19h30 – Noite CulturalDomingo, 26 de agosto8h – Acolhida9h – Oração Inicial9h20 - 4ª Mesa - Tema: "Vocação e Co-responsabilidade"Assessores: Profº Francisco Catão e Profº Eva RezendeMediador: Marcia D. M. Signorelli12h – Almoço15h – Celebração Eucarística de Encerramento, na Catedral da Sé

Encontro vocacional do Caminho Neocatecumenal reúne mais de 15 mil jovens em Brasília

A Arquidiocese de Brasília acolheu nesse domingo, 29 de julho, 17 mil pessoas durante o encontro vocacional dos jovens do Caminho Neocatecumenal no Brasil. O evento, que foi presidido pelo arcebispo Dom Sergio da Rocha no Parque Ecológico Dom Bosco (Lago Sul), contou com a presença maciça de jovens provenientes de dezenove estados do país. Enquanto vinham de caminho ao local do encontro, os grupos de jovens foram evangelizando pelas ruas e cidades. O encontro começou no início da tarde com a apresentação dos bispos participantes. No palco estavam dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Franca (SP), dom Valério Breda, de Penedo (AL) e Mons. Piergiorgio Bertoldi, conselheiro do Núncio Apostólico no Brasil.A equipe responsável do Caminho Neocatecumenal no Brasil recebeu uma carta enviada por dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e anfitrião da próxima Jornada Mundial da Juventude, na qual encorajava os jovens a preparar-se para este grande acontecimento, no ano que vem.Além da equipe, participaram do evento o padre Sávio Ribeiro, assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, e os seminaristas e presbíteros formadores dos seminários missionários diocesanos 'Redemptoris Mater' de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Assunción (Paraguai).A assembleia teve início com a celebração da palavra. Para encorajar os jovens à vida cristã, o padre José Folqué leu o testemunho da jovem espanhola Marta Obregón (1969-1992), em processo de beatificação pela santidade ao defender a sua virgindade perante as agressões recebidas. Depois do querigma baseado na Segunda Carta aos Coríntios (5, 14-6,2) e da exortação de Folqué, foi proclamado o trecho da ressurreição de Jesus segundo o Evangelho de Mateus (28, 1-10).O arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, dirigindo-se aos jovens, disse que "o anúncio da salvação brota da nossa participação na ressurreição de Cristo e na sua vitória sobre a morte". Pensando no chamado vocacional, ele sublinhou que "todo encontro pessoal com Cristo nos leva a viver a vida em Cristo através da comunidade, da Igreja, dizendo sim ao chamado que Jesus nos faz nas diversas vocações da vida em comunhão". Nesse sentido, "toda vocação na Igreja não se esgota na comunidade, ainda que se alimente dentro dela, mas a vocação está aberta à missão no mundo".Neste encontro vocacional de preparação à JMJ do Rio de Janeiro, trezentos jovens do Caminho Neocatecumenal no Brasil foram chamados por Cristo ao presbiterado e duzentas moças para a vida religiosa.

Pascom de Barretos (SP) promove Retiro para Jornalistas

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Barretos (SP) irá promover nos dias 20 e 21 de outubro, o Retiro para Jornalistas Católicos. O tema da reflexão será "Silêncio e Palavra: caminho de evangelização", que foi tratado pelo papa Bento XVI na mensagem para a reflexão do 26º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O retiro será pregado pelo padre Samuel de Carvalho (foto), da Congregação Oblatos de Cristo Sacerdote, da Cidade de Maria. As inscrições devem ser feitas pelo fone (17) 3322-3565, com Milton Figueiredo, até o dia 11 de outubro com a contribuição de R$ 15,00. São apenas 30 vagas para o retiro e podem participar jornalistas de toda a diocese.


Arquidiocese de Olinda e Recife entregará 'Prêmio Pastoral da Saúde 2012' para destaques em saúde e sustentabilidade

No próximo sábado, 4 de agosto, véspera do Dia Nacional da Saúde será entregue pelo Bispo Referencial da Pastoral da Saúde CNBB Nordeste 2 e arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, as comendas da terceira edição do Prêmio Pastoral da Saúde 2012. A cerimônia será prestigiada por autoridades e convidadas e se realizará às 16h30, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Olinda (PE). O Prêmio 'Pastoral da Saúde' visa valorizar as boas ações e iniciativas feitas por organizações da sociedade nas áreas de Saúde e Sustentabilidade. O edital com a metodologia de seleção de todos os indicados foi lançado no início da Campanha da Fraternidade 2012, desde fevereiro. Os finalistas, por categoria, foram indicados por agentes de pastoral e/ou membros da igreja dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Após indicação, passaram pela análise e triagem da assessoria técnico-científica regional e tiveram seus nomes validados no V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde realizado em junho de 2012, na cidade de Igarassu (PE).O resultado final dos vencedores ocorreu a partir da soma de pontos dos integrantes de uma banca julgadora com membros ligados às áreas da saúde, educação e sustentabilidade. Para avaliação dos trabalhos foram analisados diversos critérios como: conteúdo, coerência, qualidade, originalidade, aplicabilidade e relevância. Personagens importantes do Nordeste já ganharam a premiação em anos anteriores. Em 2010, por exemplo, o vice-governador de Pernambuco e então Secretário de Saúde do Estado, João Lyra Neto, recebeu a comenda da Pastoral da Saúde devido a sua atuação na época. Ano passado um dos premiados foi o fundador do Centro Nordestino de Medicina Popular, o médico Celerino Carriconde, pela criação da instituição e colaboração no desenvolvimento de metodologias medicinais.A solenidade de premiação também lembrará o Dia Nacional da Saúde, que é comemorado em 05 de agosto. A data marca os 140 anos do nascimento de Oswaldo Cruz, conhecido como o pai da saúde pública do Brasil.Segue abaixo lista com os nomes dos vencedores da premiação:Categoria Destaque Mídias:Destaque Mídia Sustentabilidade – Programa Semanal da TV Globo Nordeste – 'Nordeste Viver e Preservar';Destaque Mídia Saúde Pública - Série Cidadania no Esgoto – Jornal do Commercio;Destaques do Ano:Destaque do Ano em Saúde Pública - Caravana do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe);Destaque do Ano em Sustentabilidade - Escritório de Arquitetura Cesar Barros - Projeto de Ciclovias Sombreadas para Região Metropolitana de Recife.Categoria trabalhos científicos apresentados e avaliados exclusivamente no V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde:1º Lugar: Humanização através da arte da UFPE;2º Lugar: Ponto de Leitura Mais/HC: Divertindo, cuidando e informando. (UFPE);3º Lugar: Importância da realização do exame de HIV em pacientes com tuberculose e da implantação do teste rápido nas unidades do Distrito Sanitário III Recife PE.

Diocese de Campo Maior realiza curso em preparação para JMJ Rio2013

Em contagem regressiva para Jornada Mundial da Juventude em 2013, no Rio de Janeiro (RJ), a diocese de Campo Maior (PI) realizou, nos dia 23 a 28 de julho, o 3º Curso de Lideranças Juvenis com a participação de 100 jovens das paróquias da diocese.

No primeiro dia do Curso, foi trabalhado e apresentado como a diocese e o Regional Nordeste 4 (Piauí) estão se organizando para a JMJ. As conferencias foram realizadas pelo bispo referencial da juventude no Regional, dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Oeiras (PI), que apresentou aos jovens como está sendo a preparação para a jornada, bem como realizou trabalhos em grupos com os jovens, sobre o que eles esperam e desejam da JMJ 2013.

À tarde a equipe diocesana do Setor Juventude apresentou como a diocese de Campo Maior está organizando as caravanas para a ida ao Rio de Janeiro. Nos demais dias, o bispo diocesano, dom Eduardo Zielski, juntamente com a equipe do setor da juventude realizou conferencias, como "As tendências juvenis na pós-modernidade".

Durante todo o curso teve missas, Vigílias, Via-Sacra, e momentos de lazer. Dom Eduardo Zielski participou durante todo o curso e se mostrou muito feliz pela participação dos jovens de sua diocese e pelos trabalhos realizados em grupo que foram apresentados de maneira dinâmica e proveitosa.


Diocese de Rio Branco realiza seminário sobre a 5ª Semana Social Brasileira

Com o objetivo de garantir a articulação do trabalho social desenvolvido pela diocese de Rio Branco (AC), realizou-se em Rio Branco, Acre, o seminário da 5ª Semana Social Brasileira.  Os participantes do seminário partilharam sobre a importância das quatro semanas sociais anteriormente realizadas, no despertar da consciência das lideranças cristãs e dos povos das florestas, na defesa do bioma amazônico e no processo de construção de um novo estado democrático.

Lançando um olhar crítico sobre a realidade atual, os participantes puderam perceber que há muitas conquistas alcançadas, a partir de tantas boas sementes lançadas no terreno acreano. Por outro lado, no estado do Acre, fazem-se presentes todos os desafios e contradições da sociedade brasileira.

Considerando a complexidade da fronteira e as consequências das crises vividas pela humanidade, seja na dimensão dos valores, da civilização, da economia e no meio ambiente, influenciando as relações sociais atingem a maneira de viver a fé e a ação evangelizadora da Igreja na região. Diante desse quadro social, foram feitos questionamentos de como ser igreja na pluralidade cultural e no acolhimento dos estrangeiros, sobretudo, dos haitianos? Como formar as pessoas na base para a participação democrática e a florestania? Como cuidar da biodiversidade, denunciar a biopirataria e o pseudo manejo florestal? Como garantir o futuro da sociedade e da igreja, considerando que este passa pela juventude, cujo presente está comprometido?

Essas e outras questões levantadas pelos participantes acompanharão os debates nas bases sobre o estado que temos e o estado que queremos e serão apresentadas no seminário do regional noroeste, em novembro próximo, afirmou o padre Nelito Dornelas, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que assessorou o evento.


Caminhada da Juventude reúne mais de 2 mil jovens na Diocese de Castanhal (PA)

O tema "Sejas como Jesus" inspirou a 7ª Caminhada da Juventude, evento promovido pela Diocese de Castanhal no Cocal do Atalaia (PA). Entre os dias 25 e 29 de julho, a caminhada reuniu mais de 2 mil jovens, que liderados pelo bispo dom Carlos Verzeletti, fizeram uma profunda experiência de encontro com Deus, especialmente a partir da leitura orante da Palavra. Os jovens foram organizados no acampamento em foranias, com camisetas de diferentes cores. Na noite do dia 25, os participantes fizeram a pé um percurso de 30 quilômetros até o acampamento. Para dom Carlos, que lidera a coordenação do evento, o local escolhido para o evento favorece o recolhimento, e para que os jovens vivenciem momentos fortes de oração, reflexão, celebrações penitenciais e eucarísticas.A assessora da Comissão Bíblio-Catequética da CNBB, Maria Cecília Rover, foi convidada a participar do evento, apresentando o projeto Lectionautas – um reforço para algo que os jovens já fazem semanalmente em todas as comunidades da Diocese de Castanhal: a Leitura Orante da Palavra de Deus. "Fiquei impressionada com a 'Tenda da Presença': todos os dias do acampamento, 24 horas por dia, houve adoração ao Santíssimo Sacramento: oração silenciosa, com breves e suaves canções, que marcaram a presença dos jovens que se revezavam na tenda, divididos por grupos", relata Cecília.A seguir, confira as impressões de Cecília Rover sobre a Caminhada da Juventude:"Simplesmente fantástica e quase inexprimível foi a experiência vivida nos dias 25 a 29 de julho, na 7ª Caminhada da Juventude da Diocese de Castanhal. Fui convidada por dom Carlos Verzeletti para apresentar aos jovens o Projeto Lectionautas e com eles fazer o exercício da Leitura Orante. Não imaginava a profundidade e a qualidade do acontecimento.Mais de 2 mil jovens reuniram-se para iniciar a caminhada, às 9 da noite do dia 25, quarta feira. Após uma celebração em que se fez a memória das caminhadas anteriores, inicia-se a caminhada com cantos, orações e momentos de profundo silêncio rumo ao Cocal do Atalaia – lugar do acampamento. Antes, porém, de chegar ao local do acampamento, no trevo da cidade de Salinas, às 6h30 da manhã do dia 26, houve uma celebração Eucarística de onde seguiu-se com o Santíssimo Sacramento até a chamada 'Tenda da Presença', onde ficou exposto e foi adorado pelos jovens durante os  4 dias do encontro. Nenhum grupo precisava ser lembrado deste compromisso: cada qual sabia seu horário, conforme orientações em livreto próprio para esta caminhada.Orações, cantos, celebrações muito bem preparadas e vivenciadas foram os ingredientes experimentados por estes jovens e todos os que lá se encontravam colaborando para o bem desempenho deste significativo acontecimento na vida de cada um.Agora, imaginem uma Leitura Orante com 2 mil jovens, em que no 4º passo – a contemplação – se ouve apenas o barulho do vento. Impressionante! Alegria, comprometimento, participação, corresponsabilidade, seriedade foram outras características que marcaram esses dias que tinha como objetivo aproximar-se de Jesus para conhecê-lo e 'Ser como Ele'.Mas, além de tudo isso, houve a gravação de um filme: os jovens experienciaram o que refletiram e rezaram na manhã de sexta feira: o texto de Lc 5,1-11. De calça arregaçada, no meio do lago, dom Carlo Verzeletti, com vibração e voz firme e forte, dirigia o filme cujo texto também foi elaborado por ele. Diziam alguns que lá estavam e que o conhecem muito bem: 'não há jovem que acompanhe o ritmo de Dom Carlos'. Outros diziam: 'deve ser por que ele reza muito e ama a juventude mais do que ninguém!'  E outros o definiam como 'pastor e pescador (de gente)'! Eu constatei isso: era sempre o último a descansar e o primeiro a levantar-se... para rezar! Nenhum detalhe lhe passava despercebido: cuidava de tudo e de todos com um carinho próprio de quem é de Deus e do povo!" Fotos: Cecília Rover

Bispo emérito de Barretos celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

Na última sexta-feira, dia 27 de julho, centenas de fiéis, Dom Edmilson Caetano, padres do clero diocesano, seminaristas, religiosas e religiosos, o administrador diocesano de São José do Rio Preto, padre Jarbas Brandini Dutra, participaram da missa presidida por Dom Antonio Gaspar, na Catedral do Divino Espírito Santo, em ação de graças pelos seus 50 anos de vida sacerdotal. Durante a homilia o segundo bispo emérito da diocese lembrou momentos de seus anos de formação no seminário e início do ministério presbiteral em São Paulo. Revelou que tremeu dos pés à cabeça quando recebeu, em 1983, a correspondência da Nunciatura Apostólica dizendo que havia sido escolhido para o episcopado. "Chorei muito e deveria responder à Nunciatura com um telegrama dizendo: Aceito sua comunicação", disse.O emérito recordou que foi nomeado para ser o quarto bispo da Igreja Particular de Barretos aos 69 anos e que só teria seis anos como bispo deste bispado. Disse ainda que veio cheio de sonhos e projetos, mas que muita coisa ficou apenas na cabeça e no coração. A mensagem que deixou para os diocesanos foi a de que todos se esforcem para amar a diocese e a Igreja. Lembrou ainda que tudo começa pela diocese e que ela caminha sob a luz do Espírito Santo. "Foram sete anos muito abençoados. Tudo é graça de Deus", finalizou. Foi pastor da diocese de 2001 a 2008.Dom Edmilson Caetano, atual bispo diocesano, disse que nesses 40 anos de criação da Diocese de Barretos é um dom celebrar os 50 anos de Ordenação Presbiteral de Dom Gaspar, e engrandece ainda mais o Jubileu Diocesano.BiografiaO segundo bispo emérito de Barretos nasceu em São Paulo  no dia 11 de novembro de 1931. É filho de Júlio Eugênio Gaspar e Luzia Midéia Gaspar. Sua caminhada vocacional começou no Seminário Menor na cidade de São Roque (SP). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu na capela do seminário do Ipiranga, no dia 8 de Julho de 1962.Seu trabalho pastoral começou como vigário cooperador na Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro Bela Vista, na capital. De lá foi transferido para a Paróquia Santíssima Trindade, em Casa Verde Alta. Segundo o bispo, esta paróquia ficava na periferia da cidade e a maioria do povo era muito pobre. A missão seguinte foi na Paróquia Santa Joana D'Arc, no Jardim França, bairro de classe média. Nesse tempo, o então padre Antonio Gaspar exerceu outros ministérios como Coordenador Setorial de Pastoral e Coordenador Regional de Pastoral da Região Episcopal Santana.Em 15 de dezembro de 1982, recebeu a nomeação de Bispo Auxiliar de Dom Paulo Evaristo Arns para a Arquidiocese de São Paulo. A Ordenação Episcopal aconteceu na Catedral da Sé, no dia 6 de fevereiro de 1983. O Ministério Episcopal começou na Regional de Santo Amaro, hoje diocese. Nesse período exerceu o ministério da Coordenação Missionária Regional do Sul I da CNBB – COMIRE. Com a criação da Diocese de Santo Amaro, Dom Gaspar foi transferido para a Região Episcopal Sé. No mesmo período foi nomeado também Procurador Geral da Mitra Arquidiocesana de São Paulo.Em 20 de dezembro de 2000, o Papa João Paulo II nomeou Dom Gaspar como quarto bispo diocesano de Barretos. Sua missão nesta Igreja Particular começou no dia 3 de março de 2001.Quando completou 75 anos de idade, Dom Gaspar apresentou ao Papa Bento XVI a sua renúncia. O pedido foi aceito no dia 9 de janeiro de 2008. Dom Antonio Gaspar recebeu, então, o título de bispo emérito e voltou a morar em São Paulo, e lá reside desde o dia 21 de abril de 2008. Fotos: Milton Figueiredo

Marketing vocacional é tema da Assembleia Regional da PV/SAV

Nos dias 28 e 29 de julho aconteceu em Campo Grande (MS), a Assembleia da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) do Regional Oeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro contou com a presença de leigos, representantes de novas comunidades de vida e aliança, seminaristas, religiosos e religiosas, diáconos, padres e os três bispos da arquidiocese de Campo Grande: dom Dimas Lara Barbosa, dom Eduardo Pinheiro da Silva e dom Vitório Pavanello, totalizando mais de 50 pessoas, provenientes das 06 dioceses que compõem o Oeste 1.

Com o tema: Marketing Vocacional, o assessor padre Tom Viana, religioso paulino, mestre em Direção e Gestão Comercial de Marketing pela URJC / ESIC em Madri, abordou os seguintes temas: história e atuação do marketing no mercado, marketing pessoal, Marketing e a Igreja segundo o Documento de Aparecida e o Estudo 101 da CNBB: A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil, terminando a discussão com a realização de um laboratório vocacional, na qual, cada diocese realizou concretamente uma campanha publicitária, utilizando os recursos do marketing, sendo avaliado pelo assessor e os participantes.

Assim enfatizou o assessor: "Gosto da seguinte definição de marketing: capacidade de identificar, antecipar e satisfazer uma necessidade. Nesta perspectiva, diante de uma sociedade cada vez mais plural, fragmentada e multicultural, nós como agentes de pastorais e lideranças temos que nos questionar se estamos capacitados a pensar nesta nova cultura da comunicação, onde somos chamados a ser cada vez mais críticos, conscientes e exigentes no processo de evangelização. Assessorando esta assembleia, percebi uma participação ativa, animada e aberta para o novo, isto é fundamental para um trabalho mais qualificado da metodologia vocacional de despertar, discernir, cultivar e acompanhar a pessoa no seu processo de adesão ao chamado de Deus."

O coordenador regional da PV/SAV Oeste 1, padre Alex Messias da diocese de Naviraí (MS), disse que "agora segue o desafio para as equipes diocesanas de consolidar as campanhas publicitárias com toda ousadia e criatividade, utilizando os recursos que o marketing oferece para que o nosso trabalho seja mais atraente e eficaz, tendo muito claro a centralidade na pessoa de Jesus Cristo, pois 'sem mim, nada podeis fazer'", disse ao citar Jo 15,5.


Arquidiocese de Feira de Santana lança cartilha para as eleições

No dia 26 de julho de 2012, no encerramento dos festejos à Senhora Santana, padroeira da Arquidiocese de Feira de Santana-BA, o arcebispo metropolitano dom Itamar Vian lançou a cartilha política "MEU VOTO VALE UM MUNICÍPIO MELHOR". Atenta aos sofrimentos e esperanças do povo, a Arquidiocese considera seu dever oferecer critérios e orientações que possam ajudar os cidadãos a exercer seu compromisso eleitoral com consciência e responsabilidade.

Dom Itamar Vian ressalta nesse subsídio que mais de 135 milhões de eleitores brasileiros elegem em outubro diversos líderes em de 5,565 municípios. O que se espera, com esse instrumento que os movimentos sociais sejam os aliados dos cidadãos conscientes. Sejam viveiros permanentes de consciência política do cidadão (...).

"A cartilha pretende ser um intrumento de trabalho, para que nossas paróquias, comunidades, movimentos e pastorais reflitam sobre a presença e a atuação dos cidadão na política.


Estado reconhece Santuário da Padroeira em Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou nesta terça-feira, dia 31, às 9h, o decreto que declara o Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância. A solenidade de assinatura será no Santuário, que fica na Serra da Piedade, em Caeté (MG), a mais de 1,7 mil metros de altitude. Com uma paisagem privilegiada e emoldurada pela imensidão das montanhas e do verde, o Santuário atrai milhares de peregrinos desde o século 18. O dia 31 de julho marca os 52 anos de consagração do Estado de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade, aclamando-a, assim, como a Padroeira dos mineiros.

Conta a tradição que, entre 1765 e 1767, uma jovem, muda de nascimento, teria sido abençoada com a aparição de Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade. A menina recuperou a fala e o acontecimento atraiu muitas pessoas para a região.  Foi nessa época que o ermitão português Antônio da Silva Bracarena construiu uma capela no alto da Serra, dedicada a Nossa Senhora da Piedade. Rapidamente, o local tornou-se um centro de peregrinação.

Dois séculos depois, em 1958, o Papa João 23 proclama Nossa Senhora da Piedade como a Padroeira de Minas Gerais. Para marcar esse momento tão importante, o Santuário recebeu a imagem de Nossa Senhora da Piedade, do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.  No dia 31 de julho de 1960, foi realizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, a grande festa de consagração do Estado à sua Padroeira, consolidando ainda mais a tradição do Santuário.

A Arquidiocese de Belo Horizonte iniciou, em 2010, um processo de revitalização do Santuário da Padroeira de Minas que, recentemente, foi premiado como hors concours na eleição das Sete Maravilhas da Estrada Real.  O local é tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303