REFLEXÃO
Jesus contou a parábola do trigo e do joio para toda a multidão, mas depois, os discípulos o procuram para uma maior compreensão da parábola. Assim, existem aquelas pessoas que apenas ouvem o que Jesus tem a dizer e se dão por satisfeitas, porém, existem aquelas pessoas que querem sabem mais, querem aprofundar a fé. Existem as pessoas que não valorizam plenamente a fé, então aprendem o mínimo e se dão por satisfeitas. Para quem quer verdadeiramente ser discípulo de Jesus, sempre há oportunidade para ir além no conhecimento das verdades da fé com a finalidade de agir melhor segundo os critérios do Evangelho.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom José Maria Pinheiro, Bispo Emérito de Bragança Paulista - SP
- Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, Bispo de Salgueiro - PE
Ordenação Presbiteral
- Dom José Carlos Melo, CM, Arcebispo Emérito de Maceió - AL
- Dom Vitório Pavanello, SDB, Arcebispo Emérito de Campo Grande - MS
Ordenação Episcopal
- Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo de Jales - SP
NOTÍCIAS
Papa Bento XVI abençoou os participantes do 12º Encontro de Pastoral Afroamericana
O papa Bento XVI abençoou os participantes do 12º Encontro de Pastoral Afroamericana (12º EPA), realizado na cidade de Guayaquil, Equador, de 16 a 20 de julho, animando os bispos e os participantes "que em suas reflexões aprofundem os valores culturais, a história e as tradições dos afroamericanos, a fim de que a Igreja saiba cada vez mais apresentar Jesus Cristo como resposta autêntica às perguntas mais profundas do ser humano, deixando ser conduzido pelo impulso do Espírito Santo, que veio fecundar todas as culturas, purificando-as e desenvolvendo os numerosos germens e sementes que o Verbo encarnado havia posto nelas, orientando-as assim, pelos caminhos do Evangelho" (Discurso Inaugural em Aparecida, 13-5-2007).
O tema do encontro foi "A Pastoral Afroamericana, Caribenha e o Documento de Aparecida: desafios e esperanças na Igreja e na Sociedade". Eram 250 participantes do Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, México, Argentina, Panamá, Bolívia, Haiti, República Dominicana, Paraguai, Chile, Nicarágua, Costa Rica, Honduras, Guatemala e Trinidad e Tobago.
Os objetivos, segundo o assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo, foram: revitalizar os processos de participação do povo afroamericano na Igreja e na sociedade; fomentar a unidade e o desenvolvimento humano, social e religioso dos povos da América Latina e do Caribe, continuar o processo de construção de comunidades cristãs negras com rosto próprio.
Antes do 12º EPA, no mesmo local, aconteceu o 3º Encontro de Bispos com Populações Afroamericanas. Neste encontro participaram dom Gílio Felício, bispo de Bagé (RS), o assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo e mais sete agentes de Pastoral Afro-brasileira.
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil realiza sua segunda reunião de 2012
Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, o Conselho Nacional de Igrejas do Brasil (CONIC) realiza sua segunda reunião ordinária, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O presidente do CONIC e bispo da diocese de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco está à frente dos trabalhos. Na pauta, assuntos como a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, os 30 anos do CONIC, a Assembleia Geral do CONIC, dentre outros.
O CONIC é uma associação de Igrejas cristãs que visa fortalecer o ecumenismo e o diálogo, e promover a justiça e a paz. Cinco igrejas fazem parte dessa organização, são elas: Igreja Católica Romana; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Presbiteriana Unida; Igreja Sirian Ortodoxa Antioquina.
Na segunda reunião ordinária do CONIC, estiveram presentes todos os representantes das igrejas-membro da organização. Os diretores trataram de questões internas, como tesouraria, e a contratação de uma nova secretária executiva. Outro assunto discutido foi a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, organizada pelo CONIC e que teve a participação de todas as paróquias das cinco igrejas que fazem parte da organização. "Foi uma semana bem articulada e movimentada. Montamos um blog para divulgar as ações do evento e tivemos a participação envolvente em todo Brasil", disse dom Manoel.
A reunião também tratou da preparação dos 30 anos do CONIC. Na ocasião, além de uma celebração, será expedido um texto sobre 'Intolerância Religiosa' que será repassado para todos os regionais do Brasil. "Nossa comissão teológica está preparando um texto para estudo nos regionais. Lá eles darão sua contribuição na elaboração do texto oficial", explicou o presidente do CONIC.
Sobre o tema 'Intolerância Religiosa', dom Manoel lembrou que "no oriente os cristãos estão sendo mortos, e estão ocorrendo muitas mortes em torno da questão religiosa. E no Brasil, as vítimas mais evidentes dessa intolerância são os fiéis das religiões afro-brasileiras", exemplificou.
O CONIC é uma associação atuante em questões sociais. Teve participação em diversos movimentos como a aprovação da 'Lei da Ficha Limpa', o 'Brasil Nunca Mais', a 'Comissão da Verdade', dentre outros. Outro êxito da organização é o reconhecimento mútuo da validade do batismo em todas as igrejas-membro. "O estudo e a proposta foi feita pelo CONIC. Os presidentes, de cada igreja, assinaram e oficializaram o documento", recordou dom Manoel.
CNLB do Regional Sul 1 vai comemorar jubileu de prata com simpósio sobre Concílio
Neste ano de 2012, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) comemora seu jubileu de prata. Para marcar esta celebração o Conselho promove, nos dias 25 e 26 de agosto, um simpósio sobre o Concílio Vaticano II e o Laicato. O evento será realizado no Centro Universitário da UNIFAI, na capital paulista, pretende analisar as contribuições do Concílio para a caminhada da Igreja, a teologia construída a partir dele, e como a América Latina recebeu o pensamento conciliar, a partir da conferência episcopal de Medellin (1968).As inscrição para o Simpósio podem ser feitas no site do
CNLB Regional Sul 1, até o dia 20 de agosto. A taxa de inscrição, por meio de depósito bancário, é de R$ 30,00 (trinta reais) por participante. A hospedagem e a alimentação é por conta de cada participante.A seguir, a programação do evento:Sábado, 25 de agosto8h Acolhida9h Oração Inicial10h - 1ª Mesa - Tema: "O significado eclesial do Vaticano II"Assessores: Profª Lucia Pedrosa e Pe. Antonio José de AlmeidaMediador: Edson Silva12h30 Almoço13h45 - 2ª Mesa - Tema: "Diálogo com o Mundo"Assessores: Profº Carlos Francisco Signorelli e Profº João Décio PassosMediador: Wanda Conti16h30 - 3ª Mesa - Tema: "América Latina e a Teologia da Libertação"Assessores: Fernando Altemeyer e Pe. Benedito FerraroMediador: Antonio Geraldo Aguiar18h30 Jantar19h30 Noite CulturalDomingo, 26 de agosto8h Acolhida9h Oração Inicial9h20 - 4ª Mesa - Tema: "Vocação e Co-responsabilidade"Assessores: Profº Francisco Catão e Profº Eva RezendeMediador: Marcia D. M. Signorelli12h Almoço15h Celebração Eucarística de Encerramento, na Catedral da Sé
Encontro vocacional do Caminho Neocatecumenal reúne mais de 15 mil jovens em Brasília
A Arquidiocese de Brasília acolheu nesse domingo, 29 de julho, 17 mil pessoas durante o encontro vocacional dos jovens do Caminho Neocatecumenal no Brasil. O evento, que foi presidido pelo arcebispo Dom Sergio da Rocha no Parque Ecológico Dom Bosco (Lago Sul), contou com a presença maciça de jovens provenientes de dezenove estados do país. Enquanto vinham de caminho ao local do encontro, os grupos de jovens foram evangelizando pelas ruas e cidades. O encontro começou no início da tarde com a apresentação dos bispos participantes. No palco estavam dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Franca (SP), dom Valério Breda, de Penedo (AL) e Mons. Piergiorgio Bertoldi, conselheiro do Núncio Apostólico no Brasil.A equipe responsável do Caminho Neocatecumenal no Brasil recebeu uma carta enviada por dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e anfitrião da próxima Jornada Mundial da Juventude, na qual encorajava os jovens a preparar-se para este grande acontecimento, no ano que vem.Além da equipe, participaram do evento o padre Sávio Ribeiro, assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, e os seminaristas e presbíteros formadores dos seminários missionários diocesanos 'Redemptoris Mater' de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Assunción (Paraguai).A assembleia teve início com a celebração da palavra. Para encorajar os jovens à vida cristã, o padre José Folqué leu o testemunho da jovem espanhola Marta Obregón (1969-1992), em processo de beatificação pela santidade ao defender a sua virgindade perante as agressões recebidas. Depois do querigma baseado na Segunda Carta aos Coríntios (5, 14-6,2) e da exortação de Folqué, foi proclamado o trecho da ressurreição de Jesus segundo o Evangelho de Mateus (28, 1-10).O arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, dirigindo-se aos jovens, disse que "o anúncio da salvação brota da nossa participação na ressurreição de Cristo e na sua vitória sobre a morte". Pensando no chamado vocacional, ele sublinhou que "todo encontro pessoal com Cristo nos leva a viver a vida em Cristo através da comunidade, da Igreja, dizendo sim ao chamado que Jesus nos faz nas diversas vocações da vida em comunhão". Nesse sentido, "toda vocação na Igreja não se esgota na comunidade, ainda que se alimente dentro dela, mas a vocação está aberta à missão no mundo".Neste encontro vocacional de preparação à JMJ do Rio de Janeiro, trezentos jovens do Caminho Neocatecumenal no Brasil foram chamados por Cristo ao presbiterado e duzentas moças para a vida religiosa.
Pascom de Barretos (SP) promove Retiro para Jornalistas
A Pastoral da Comunicação da Diocese de Barretos (SP) irá promover nos dias 20 e 21 de outubro, o Retiro para Jornalistas Católicos. O tema da reflexão será "Silêncio e Palavra: caminho de evangelização", que foi tratado pelo papa Bento XVI na mensagem para a reflexão do 26º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
O retiro será pregado pelo padre Samuel de Carvalho (foto), da Congregação Oblatos de Cristo Sacerdote, da Cidade de Maria. As inscrições devem ser feitas pelo fone (17) 3322-3565, com Milton Figueiredo, até o dia 11 de outubro com a contribuição de R$ 15,00. São apenas 30 vagas para o retiro e podem participar jornalistas de toda a diocese.
Arquidiocese de Olinda e Recife entregará 'Prêmio Pastoral da Saúde 2012' para destaques em saúde e sustentabilidade
No próximo sábado, 4 de agosto, véspera do Dia Nacional da Saúde será entregue pelo Bispo Referencial da Pastoral da Saúde CNBB Nordeste 2 e arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, as comendas da terceira edição do Prêmio Pastoral da Saúde 2012. A cerimônia será prestigiada por autoridades e convidadas e se realizará às 16h30, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Olinda (PE). O Prêmio 'Pastoral da Saúde' visa valorizar as boas ações e iniciativas feitas por organizações da sociedade nas áreas de Saúde e Sustentabilidade. O edital com a metodologia de seleção de todos os indicados foi lançado no início da Campanha da Fraternidade 2012, desde fevereiro. Os finalistas, por categoria, foram indicados por agentes de pastoral e/ou membros da igreja dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Após indicação, passaram pela análise e triagem da assessoria técnico-científica regional e tiveram seus nomes validados no V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde realizado em junho de 2012, na cidade de Igarassu (PE).O resultado final dos vencedores ocorreu a partir da soma de pontos dos integrantes de uma banca julgadora com membros ligados às áreas da saúde, educação e sustentabilidade. Para avaliação dos trabalhos foram analisados diversos critérios como: conteúdo, coerência, qualidade, originalidade, aplicabilidade e relevância. Personagens importantes do Nordeste já ganharam a premiação em anos anteriores. Em 2010, por exemplo, o vice-governador de Pernambuco e então Secretário de Saúde do Estado, João Lyra Neto, recebeu a comenda da Pastoral da Saúde devido a sua atuação na época. Ano passado um dos premiados foi o fundador do Centro Nordestino de Medicina Popular, o médico Celerino Carriconde, pela criação da instituição e colaboração no desenvolvimento de metodologias medicinais.A solenidade de premiação também lembrará o Dia Nacional da Saúde, que é comemorado em 05 de agosto. A data marca os 140 anos do nascimento de Oswaldo Cruz, conhecido como o pai da saúde pública do Brasil.Segue abaixo lista com os nomes dos vencedores da premiação:Categoria Destaque Mídias:Destaque Mídia Sustentabilidade Programa Semanal da TV Globo Nordeste 'Nordeste Viver e Preservar';Destaque Mídia Saúde Pública - Série Cidadania no Esgoto Jornal do Commercio;Destaques do Ano:Destaque do Ano em Saúde Pública - Caravana do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe);Destaque do Ano em Sustentabilidade - Escritório de Arquitetura Cesar Barros - Projeto de Ciclovias Sombreadas para Região Metropolitana de Recife.Categoria trabalhos científicos apresentados e avaliados exclusivamente no V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde:1º Lugar: Humanização através da arte da UFPE;2º Lugar: Ponto de Leitura Mais/HC: Divertindo, cuidando e informando. (UFPE);3º Lugar: Importância da realização do exame de HIV em pacientes com tuberculose e da implantação do teste rápido nas unidades do Distrito Sanitário III Recife PE.
Diocese de Campo Maior realiza curso em preparação para JMJ Rio2013
Em contagem regressiva para Jornada Mundial da Juventude em 2013, no Rio de Janeiro (RJ), a diocese de Campo Maior (PI) realizou, nos dia 23 a 28 de julho, o 3º Curso de Lideranças Juvenis com a participação de 100 jovens das paróquias da diocese.
No primeiro dia do Curso, foi trabalhado e apresentado como a diocese e o Regional Nordeste 4 (Piauí) estão se organizando para a JMJ. As conferencias foram realizadas pelo bispo referencial da juventude no Regional, dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Oeiras (PI), que apresentou aos jovens como está sendo a preparação para a jornada, bem como realizou trabalhos em grupos com os jovens, sobre o que eles esperam e desejam da JMJ 2013.
À tarde a equipe diocesana do Setor Juventude apresentou como a diocese de Campo Maior está organizando as caravanas para a ida ao Rio de Janeiro. Nos demais dias, o bispo diocesano, dom Eduardo Zielski, juntamente com a equipe do setor da juventude realizou conferencias, como "As tendências juvenis na pós-modernidade".
Durante todo o curso teve missas, Vigílias, Via-Sacra, e momentos de lazer. Dom Eduardo Zielski participou durante todo o curso e se mostrou muito feliz pela participação dos jovens de sua diocese e pelos trabalhos realizados em grupo que foram apresentados de maneira dinâmica e proveitosa.
Diocese de Rio Branco realiza seminário sobre a 5ª Semana Social Brasileira
Com o objetivo de garantir a articulação do trabalho social desenvolvido pela diocese de Rio Branco (AC), realizou-se em Rio Branco, Acre, o seminário da 5ª Semana Social Brasileira. Os participantes do seminário partilharam sobre a importância das quatro semanas sociais anteriormente realizadas, no despertar da consciência das lideranças cristãs e dos povos das florestas, na defesa do bioma amazônico e no processo de construção de um novo estado democrático.
Lançando um olhar crítico sobre a realidade atual, os participantes puderam perceber que há muitas conquistas alcançadas, a partir de tantas boas sementes lançadas no terreno acreano. Por outro lado, no estado do Acre, fazem-se presentes todos os desafios e contradições da sociedade brasileira.
Considerando a complexidade da fronteira e as consequências das crises vividas pela humanidade, seja na dimensão dos valores, da civilização, da economia e no meio ambiente, influenciando as relações sociais atingem a maneira de viver a fé e a ação evangelizadora da Igreja na região. Diante desse quadro social, foram feitos questionamentos de como ser igreja na pluralidade cultural e no acolhimento dos estrangeiros, sobretudo, dos haitianos? Como formar as pessoas na base para a participação democrática e a florestania? Como cuidar da biodiversidade, denunciar a biopirataria e o pseudo manejo florestal? Como garantir o futuro da sociedade e da igreja, considerando que este passa pela juventude, cujo presente está comprometido?
Essas e outras questões levantadas pelos participantes acompanharão os debates nas bases sobre o estado que temos e o estado que queremos e serão apresentadas no seminário do regional noroeste, em novembro próximo, afirmou o padre Nelito Dornelas, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que assessorou o evento.
Caminhada da Juventude reúne mais de 2 mil jovens na Diocese de Castanhal (PA)
O tema "Sejas como Jesus" inspirou a 7ª Caminhada da Juventude, evento promovido pela Diocese de Castanhal no Cocal do Atalaia (PA). Entre os dias 25 e 29 de julho, a caminhada reuniu mais de 2 mil jovens, que liderados pelo bispo dom Carlos Verzeletti, fizeram uma profunda experiência de encontro com Deus, especialmente a partir da leitura orante da Palavra. Os jovens foram organizados no acampamento em foranias, com camisetas de diferentes cores. Na noite do dia 25, os participantes fizeram a pé um percurso de 30 quilômetros até o acampamento. Para dom Carlos, que lidera a coordenação do evento, o local escolhido para o evento favorece o recolhimento, e para que os jovens vivenciem momentos fortes de oração, reflexão, celebrações penitenciais e eucarísticas.A assessora da Comissão Bíblio-Catequética da CNBB, Maria Cecília Rover, foi convidada a participar do evento, apresentando o projeto Lectionautas um reforço para algo que os jovens já fazem semanalmente em todas as comunidades da Diocese de Castanhal: a Leitura Orante da Palavra de Deus. "Fiquei impressionada com a 'Tenda da Presença': todos os dias do acampamento, 24 horas por dia, houve adoração ao Santíssimo Sacramento: oração silenciosa, com breves e suaves canções, que marcaram a presença dos jovens que se revezavam na tenda, divididos por grupos", relata Cecília.A seguir, confira as impressões de Cecília Rover sobre a Caminhada da Juventude:"Simplesmente fantástica e quase inexprimível foi a experiência vivida nos dias 25 a 29 de julho, na 7ª Caminhada da Juventude da Diocese de Castanhal. Fui convidada por dom Carlos Verzeletti para apresentar aos jovens o Projeto Lectionautas e com eles fazer o exercício da Leitura Orante. Não imaginava a profundidade e a qualidade do acontecimento.Mais de 2 mil jovens reuniram-se para iniciar a caminhada, às 9 da noite do dia 25, quarta feira. Após uma celebração em que se fez a memória das caminhadas anteriores, inicia-se a caminhada com cantos, orações e momentos de profundo silêncio rumo ao Cocal do Atalaia lugar do acampamento. Antes, porém, de chegar ao local do acampamento, no trevo da cidade de Salinas, às 6h30 da manhã do dia 26, houve uma celebração Eucarística de onde seguiu-se com o Santíssimo Sacramento até a chamada 'Tenda da Presença', onde ficou exposto e foi adorado pelos jovens durante os 4 dias do encontro. Nenhum grupo precisava ser lembrado deste compromisso: cada qual sabia seu horário, conforme orientações em livreto próprio para esta caminhada.Orações, cantos, celebrações muito bem preparadas e vivenciadas foram os ingredientes experimentados por estes jovens e todos os que lá se encontravam colaborando para o bem desempenho deste significativo acontecimento na vida de cada um.Agora, imaginem uma Leitura Orante com 2 mil jovens, em que no 4º passo a contemplação se ouve apenas o barulho do vento. Impressionante! Alegria, comprometimento, participação, corresponsabilidade, seriedade foram outras características que marcaram esses dias que tinha como objetivo aproximar-se de Jesus para conhecê-lo e 'Ser como Ele'.Mas, além de tudo isso, houve a gravação de um filme: os jovens experienciaram o que refletiram e rezaram na manhã de sexta feira: o texto de Lc 5,1-11. De calça arregaçada, no meio do lago, dom Carlo Verzeletti, com vibração e voz firme e forte, dirigia o filme cujo texto também foi elaborado por ele. Diziam alguns que lá estavam e que o conhecem muito bem: 'não há jovem que acompanhe o ritmo de Dom Carlos'. Outros diziam: 'deve ser por que ele reza muito e ama a juventude mais do que ninguém!' E outros o definiam como 'pastor e pescador (de gente)'! Eu constatei isso: era sempre o último a descansar e o primeiro a levantar-se... para rezar! Nenhum detalhe lhe passava despercebido: cuidava de tudo e de todos com um carinho próprio de quem é de Deus e do povo!" Fotos: Cecília Rover
Bispo emérito de Barretos celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral
Na última sexta-feira, dia 27 de julho, centenas de fiéis, Dom Edmilson Caetano, padres do clero diocesano, seminaristas, religiosas e religiosos, o administrador diocesano de São José do Rio Preto, padre Jarbas Brandini Dutra, participaram da missa presidida por Dom Antonio Gaspar, na Catedral do Divino Espírito Santo, em ação de graças pelos seus 50 anos de vida sacerdotal. Durante a homilia o segundo bispo emérito da diocese lembrou momentos de seus anos de formação no seminário e início do ministério presbiteral em São Paulo. Revelou que tremeu dos pés à cabeça quando recebeu, em 1983, a correspondência da Nunciatura Apostólica dizendo que havia sido escolhido para o episcopado. "Chorei muito e deveria responder à Nunciatura com um telegrama dizendo: Aceito sua comunicação", disse.O emérito recordou que foi nomeado para ser o quarto bispo da Igreja Particular de Barretos aos 69 anos e que só teria seis anos como bispo deste bispado. Disse ainda que veio cheio de sonhos e projetos, mas que muita coisa ficou apenas na cabeça e no coração. A mensagem que deixou para os diocesanos foi a de que todos se esforcem para amar a diocese e a Igreja. Lembrou ainda que tudo começa pela diocese e que ela caminha sob a luz do Espírito Santo. "Foram sete anos muito abençoados. Tudo é graça de Deus", finalizou. Foi pastor da diocese de 2001 a 2008.Dom Edmilson Caetano, atual bispo diocesano, disse que nesses 40 anos de criação da Diocese de Barretos é um dom celebrar os 50 anos de Ordenação Presbiteral de Dom Gaspar, e engrandece ainda mais o Jubileu Diocesano.BiografiaO segundo bispo emérito de Barretos nasceu em São Paulo no dia 11 de novembro de 1931. É filho de Júlio Eugênio Gaspar e Luzia Midéia Gaspar. Sua caminhada vocacional começou no Seminário Menor na cidade de São Roque (SP). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu na capela do seminário do Ipiranga, no dia 8 de Julho de 1962.Seu trabalho pastoral começou como vigário cooperador na Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro Bela Vista, na capital. De lá foi transferido para a Paróquia Santíssima Trindade, em Casa Verde Alta. Segundo o bispo, esta paróquia ficava na periferia da cidade e a maioria do povo era muito pobre. A missão seguinte foi na Paróquia Santa Joana D'Arc, no Jardim França, bairro de classe média. Nesse tempo, o então padre Antonio Gaspar exerceu outros ministérios como Coordenador Setorial de Pastoral e Coordenador Regional de Pastoral da Região Episcopal Santana.Em 15 de dezembro de 1982, recebeu a nomeação de Bispo Auxiliar de Dom Paulo Evaristo Arns para a Arquidiocese de São Paulo. A Ordenação Episcopal aconteceu na Catedral da Sé, no dia 6 de fevereiro de 1983. O Ministério Episcopal começou na Regional de Santo Amaro, hoje diocese. Nesse período exerceu o ministério da Coordenação Missionária Regional do Sul I da CNBB COMIRE. Com a criação da Diocese de Santo Amaro, Dom Gaspar foi transferido para a Região Episcopal Sé. No mesmo período foi nomeado também Procurador Geral da Mitra Arquidiocesana de São Paulo.Em 20 de dezembro de 2000, o Papa João Paulo II nomeou Dom Gaspar como quarto bispo diocesano de Barretos. Sua missão nesta Igreja Particular começou no dia 3 de março de 2001.Quando completou 75 anos de idade, Dom Gaspar apresentou ao Papa Bento XVI a sua renúncia. O pedido foi aceito no dia 9 de janeiro de 2008. Dom Antonio Gaspar recebeu, então, o título de bispo emérito e voltou a morar em São Paulo, e lá reside desde o dia 21 de abril de 2008. Fotos: Milton Figueiredo
Marketing vocacional é tema da Assembleia Regional da PV/SAV
Nos dias 28 e 29 de julho aconteceu em Campo Grande (MS), a Assembleia da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) do Regional Oeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro contou com a presença de leigos, representantes de novas comunidades de vida e aliança, seminaristas, religiosos e religiosas, diáconos, padres e os três bispos da arquidiocese de Campo Grande: dom Dimas Lara Barbosa, dom Eduardo Pinheiro da Silva e dom Vitório Pavanello, totalizando mais de 50 pessoas, provenientes das 06 dioceses que compõem o Oeste 1.
Com o tema: Marketing Vocacional, o assessor padre Tom Viana, religioso paulino, mestre em Direção e Gestão Comercial de Marketing pela URJC / ESIC em Madri, abordou os seguintes temas: história e atuação do marketing no mercado, marketing pessoal, Marketing e a Igreja segundo o Documento de Aparecida e o Estudo 101 da CNBB: A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil, terminando a discussão com a realização de um laboratório vocacional, na qual, cada diocese realizou concretamente uma campanha publicitária, utilizando os recursos do marketing, sendo avaliado pelo assessor e os participantes.
Assim enfatizou o assessor: "Gosto da seguinte definição de marketing: capacidade de identificar, antecipar e satisfazer uma necessidade. Nesta perspectiva, diante de uma sociedade cada vez mais plural, fragmentada e multicultural, nós como agentes de pastorais e lideranças temos que nos questionar se estamos capacitados a pensar nesta nova cultura da comunicação, onde somos chamados a ser cada vez mais críticos, conscientes e exigentes no processo de evangelização. Assessorando esta assembleia, percebi uma participação ativa, animada e aberta para o novo, isto é fundamental para um trabalho mais qualificado da metodologia vocacional de despertar, discernir, cultivar e acompanhar a pessoa no seu processo de adesão ao chamado de Deus."
O coordenador regional da PV/SAV Oeste 1, padre Alex Messias da diocese de Naviraí (MS), disse que "agora segue o desafio para as equipes diocesanas de consolidar as campanhas publicitárias com toda ousadia e criatividade, utilizando os recursos que o marketing oferece para que o nosso trabalho seja mais atraente e eficaz, tendo muito claro a centralidade na pessoa de Jesus Cristo, pois 'sem mim, nada podeis fazer'", disse ao citar Jo 15,5.
Arquidiocese de Feira de Santana lança cartilha para as eleições
No dia 26 de julho de 2012, no encerramento dos festejos à Senhora Santana, padroeira da Arquidiocese de Feira de Santana-BA, o arcebispo metropolitano dom Itamar Vian lançou a cartilha política "MEU VOTO VALE UM MUNICÍPIO MELHOR". Atenta aos sofrimentos e esperanças do povo, a Arquidiocese considera seu dever oferecer critérios e orientações que possam ajudar os cidadãos a exercer seu compromisso eleitoral com consciência e responsabilidade.
Dom Itamar Vian ressalta nesse subsídio que mais de 135 milhões de eleitores brasileiros elegem em outubro diversos líderes em de 5,565 municípios. O que se espera, com esse instrumento que os movimentos sociais sejam os aliados dos cidadãos conscientes. Sejam viveiros permanentes de consciência política do cidadão (...).
"A cartilha pretende ser um intrumento de trabalho, para que nossas paróquias, comunidades, movimentos e pastorais reflitam sobre a presença e a atuação dos cidadão na política.
Estado reconhece Santuário da Padroeira em Minas Gerais
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou nesta terça-feira, dia 31, às 9h, o decreto que declara o Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância. A solenidade de assinatura será no Santuário, que fica na Serra da Piedade, em Caeté (MG), a mais de 1,7 mil metros de altitude. Com uma paisagem privilegiada e emoldurada pela imensidão das montanhas e do verde, o Santuário atrai milhares de peregrinos desde o século 18. O dia 31 de julho marca os 52 anos de consagração do Estado de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade, aclamando-a, assim, como a Padroeira dos mineiros.
Conta a tradição que, entre 1765 e 1767, uma jovem, muda de nascimento, teria sido abençoada com a aparição de Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade. A menina recuperou a fala e o acontecimento atraiu muitas pessoas para a região. Foi nessa época que o ermitão português Antônio da Silva Bracarena construiu uma capela no alto da Serra, dedicada a Nossa Senhora da Piedade. Rapidamente, o local tornou-se um centro de peregrinação.
Dois séculos depois, em 1958, o Papa João 23 proclama Nossa Senhora da Piedade como a Padroeira de Minas Gerais. Para marcar esse momento tão importante, o Santuário recebeu a imagem de Nossa Senhora da Piedade, do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No dia 31 de julho de 1960, foi realizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, a grande festa de consagração do Estado à sua Padroeira, consolidando ainda mais a tradição do Santuário.
A Arquidiocese de Belo Horizonte iniciou, em 2010, um processo de revitalização do Santuário da Padroeira de Minas que, recentemente, foi premiado como hors concours na eleição das Sete Maravilhas da Estrada Real. O local é tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).
Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303