Boletim Diário da CNBB - 31/07/2012
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom José Maria Pinheiro, Bispo Emérito de Bragança Paulista - SP
- Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, Bispo de Salgueiro - PE
Ordenação Presbiteral
- Dom José Carlos Melo, CM, Arcebispo Emérito de Maceió - AL
- Dom Vitório Pavanello, SDB, Arcebispo Emérito de Campo Grande - MS
Ordenação Episcopal
- Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo de Jales - SP
- Papa Bento XVI abençoou os participantes do 12º Encontro de Pastoral Afroamericana
- Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil realiza sua segunda reunião de 2012
- CNLB do Regional Sul 1 vai comemorar jubileu de prata com simpósio sobre Concílio
- Encontro vocacional do Caminho Neocatecumenal reúne mais de 15 mil jovens em Brasília
- Pascom de Barretos (SP) promove Retiro para Jornalistas
- Arquidiocese de Olinda e Recife entregará 'Prêmio Pastoral da Saúde 2012' para destaques em saúde e sustentabilidade
- Diocese de Campo Maior realiza curso em preparação para JMJ Rio2013
- Diocese de Rio Branco realiza seminário sobre a 5ª Semana Social Brasileira
- Caminhada da Juventude reúne mais de 2 mil jovens na Diocese de Castanhal (PA)
- Bispo emérito de Barretos celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral
- Marketing vocacional é tema da Assembleia Regional da PV/SAV
- Arquidiocese de Feira de Santana lança cartilha para as eleições
- Estado reconhece Santuário da Padroeira em Minas Gerais
Papa Bento XVI abençoou os participantes do 12º Encontro de Pastoral Afroamericana
O papa Bento XVI abençoou os participantes do 12º Encontro de Pastoral Afroamericana (12º EPA), realizado na cidade de Guayaquil, Equador, de 16 a 20 de julho, animando os bispos e os participantes "que em suas reflexões aprofundem os valores culturais, a história e as tradições dos afroamericanos, a fim de que a Igreja saiba cada vez mais apresentar Jesus Cristo como resposta autêntica às perguntas mais profundas do ser humano, deixando ser conduzido pelo impulso do Espírito Santo, que veio fecundar todas as culturas, purificando-as e desenvolvendo os numerosos germens e sementes que o Verbo encarnado havia posto nelas, orientando-as assim, pelos caminhos do Evangelho" (Discurso Inaugural em Aparecida, 13-5-2007).
O tema do encontro foi "A Pastoral Afroamericana, Caribenha e o Documento de Aparecida: desafios e esperanças na Igreja e na Sociedade". Eram 250 participantes do Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, México, Argentina, Panamá, Bolívia, Haiti, República Dominicana, Paraguai, Chile, Nicarágua, Costa Rica, Honduras, Guatemala e Trinidad e Tobago.
Os objetivos, segundo o assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo, foram: revitalizar os processos de participação do povo afroamericano na Igreja e na sociedade; fomentar a unidade e o desenvolvimento humano, social e religioso dos povos da América Latina e do Caribe, continuar o processo de construção de comunidades cristãs negras com rosto próprio.
Antes do 12º EPA, no mesmo local, aconteceu o 3º Encontro de Bispos com Populações Afroamericanas. Neste encontro participaram dom Gílio Felício, bispo de Bagé (RS), o assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo e mais sete agentes de Pastoral Afro-brasileira.
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil realiza sua segunda reunião de 2012
Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, o Conselho Nacional de Igrejas do Brasil (CONIC) realiza sua segunda reunião ordinária, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O presidente do CONIC e bispo da diocese de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco está à frente dos trabalhos. Na pauta, assuntos como a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, os 30 anos do CONIC, a Assembleia Geral do CONIC, dentre outros.
O CONIC é uma associação de Igrejas cristãs que visa fortalecer o ecumenismo e o diálogo, e promover a justiça e a paz. Cinco igrejas fazem parte dessa organização, são elas: Igreja Católica Romana; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Presbiteriana Unida; Igreja Sirian Ortodoxa Antioquina.
Na segunda reunião ordinária do CONIC, estiveram presentes todos os representantes das igrejas-membro da organização. Os diretores trataram de questões internas, como tesouraria, e a contratação de uma nova secretária executiva. Outro assunto discutido foi a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, organizada pelo CONIC e que teve a participação de todas as paróquias das cinco igrejas que fazem parte da organização. "Foi uma semana bem articulada e movimentada. Montamos um blog para divulgar as ações do evento e tivemos a participação envolvente em todo Brasil", disse dom Manoel.
A reunião também tratou da preparação dos 30 anos do CONIC. Na ocasião, além de uma celebração, será expedido um texto sobre 'Intolerância Religiosa' que será repassado para todos os regionais do Brasil. "Nossa comissão teológica está preparando um texto para estudo nos regionais. Lá eles darão sua contribuição na elaboração do texto oficial", explicou o presidente do CONIC.
Sobre o tema 'Intolerância Religiosa', dom Manoel lembrou que "no oriente os cristãos estão sendo mortos, e estão ocorrendo muitas mortes em torno da questão religiosa. E no Brasil, as vítimas mais evidentes dessa intolerância são os fiéis das religiões afro-brasileiras", exemplificou.
O CONIC é uma associação atuante em questões sociais. Teve participação em diversos movimentos como a aprovação da 'Lei da Ficha Limpa', o 'Brasil Nunca Mais', a 'Comissão da Verdade', dentre outros. Outro êxito da organização é o reconhecimento mútuo da validade do batismo em todas as igrejas-membro. "O estudo e a proposta foi feita pelo CONIC. Os presidentes, de cada igreja, assinaram e oficializaram o documento", recordou dom Manoel.
CNLB do Regional Sul 1 vai comemorar jubileu de prata com simpósio sobre Concílio
Encontro vocacional do Caminho Neocatecumenal reúne mais de 15 mil jovens em Brasília
Pascom de Barretos (SP) promove Retiro para Jornalistas
A Pastoral da Comunicação da Diocese de Barretos (SP) irá promover nos dias 20 e 21 de outubro, o Retiro para Jornalistas Católicos. O tema da reflexão será "Silêncio e Palavra: caminho de evangelização", que foi tratado pelo papa Bento XVI na mensagem para a reflexão do 26º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
O retiro será pregado pelo padre Samuel de Carvalho (foto), da Congregação Oblatos de Cristo Sacerdote, da Cidade de Maria. As inscrições devem ser feitas pelo fone (17) 3322-3565, com Milton Figueiredo, até o dia 11 de outubro com a contribuição de R$ 15,00. São apenas 30 vagas para o retiro e podem participar jornalistas de toda a diocese.
Diocese de Campo Maior realiza curso em preparação para JMJ Rio2013
Em contagem regressiva para Jornada Mundial da Juventude em 2013, no Rio de Janeiro (RJ), a diocese de Campo Maior (PI) realizou, nos dia 23 a 28 de julho, o 3º Curso de Lideranças Juvenis com a participação de 100 jovens das paróquias da diocese.
No primeiro dia do Curso, foi trabalhado e apresentado como a diocese e o Regional Nordeste 4 (Piauí) estão se organizando para a JMJ. As conferencias foram realizadas pelo bispo referencial da juventude no Regional, dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Oeiras (PI), que apresentou aos jovens como está sendo a preparação para a jornada, bem como realizou trabalhos em grupos com os jovens, sobre o que eles esperam e desejam da JMJ 2013.
À tarde a equipe diocesana do Setor Juventude apresentou como a diocese de Campo Maior está organizando as caravanas para a ida ao Rio de Janeiro. Nos demais dias, o bispo diocesano, dom Eduardo Zielski, juntamente com a equipe do setor da juventude realizou conferencias, como "As tendências juvenis na pós-modernidade".
Durante todo o curso teve missas, Vigílias, Via-Sacra, e momentos de lazer. Dom Eduardo Zielski participou durante todo o curso e se mostrou muito feliz pela participação dos jovens de sua diocese e pelos trabalhos realizados em grupo que foram apresentados de maneira dinâmica e proveitosa.
Diocese de Rio Branco realiza seminário sobre a 5ª Semana Social Brasileira
Com o objetivo de garantir a articulação do trabalho social desenvolvido pela diocese de Rio Branco (AC), realizou-se em Rio Branco, Acre, o seminário da 5ª Semana Social Brasileira. Os participantes do seminário partilharam sobre a importância das quatro semanas sociais anteriormente realizadas, no despertar da consciência das lideranças cristãs e dos povos das florestas, na defesa do bioma amazônico e no processo de construção de um novo estado democrático.
Lançando um olhar crítico sobre a realidade atual, os participantes puderam perceber que há muitas conquistas alcançadas, a partir de tantas boas sementes lançadas no terreno acreano. Por outro lado, no estado do Acre, fazem-se presentes todos os desafios e contradições da sociedade brasileira.
Considerando a complexidade da fronteira e as consequências das crises vividas pela humanidade, seja na dimensão dos valores, da civilização, da economia e no meio ambiente, influenciando as relações sociais atingem a maneira de viver a fé e a ação evangelizadora da Igreja na região. Diante desse quadro social, foram feitos questionamentos de como ser igreja na pluralidade cultural e no acolhimento dos estrangeiros, sobretudo, dos haitianos? Como formar as pessoas na base para a participação democrática e a florestania? Como cuidar da biodiversidade, denunciar a biopirataria e o pseudo manejo florestal? Como garantir o futuro da sociedade e da igreja, considerando que este passa pela juventude, cujo presente está comprometido?
Essas e outras questões levantadas pelos participantes acompanharão os debates nas bases sobre o estado que temos e o estado que queremos e serão apresentadas no seminário do regional noroeste, em novembro próximo, afirmou o padre Nelito Dornelas, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que assessorou o evento.
Caminhada da Juventude reúne mais de 2 mil jovens na Diocese de Castanhal (PA)
Bispo emérito de Barretos celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral
Marketing vocacional é tema da Assembleia Regional da PV/SAV
Nos dias 28 e 29 de julho aconteceu em Campo Grande (MS), a Assembleia da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) do Regional Oeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro contou com a presença de leigos, representantes de novas comunidades de vida e aliança, seminaristas, religiosos e religiosas, diáconos, padres e os três bispos da arquidiocese de Campo Grande: dom Dimas Lara Barbosa, dom Eduardo Pinheiro da Silva e dom Vitório Pavanello, totalizando mais de 50 pessoas, provenientes das 06 dioceses que compõem o Oeste 1.
Com o tema: Marketing Vocacional, o assessor padre Tom Viana, religioso paulino, mestre em Direção e Gestão Comercial de Marketing pela URJC / ESIC em Madri, abordou os seguintes temas: história e atuação do marketing no mercado, marketing pessoal, Marketing e a Igreja segundo o Documento de Aparecida e o Estudo 101 da CNBB: A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil, terminando a discussão com a realização de um laboratório vocacional, na qual, cada diocese realizou concretamente uma campanha publicitária, utilizando os recursos do marketing, sendo avaliado pelo assessor e os participantes.
Assim enfatizou o assessor: "Gosto da seguinte definição de marketing: capacidade de identificar, antecipar e satisfazer uma necessidade. Nesta perspectiva, diante de uma sociedade cada vez mais plural, fragmentada e multicultural, nós como agentes de pastorais e lideranças temos que nos questionar se estamos capacitados a pensar nesta nova cultura da comunicação, onde somos chamados a ser cada vez mais críticos, conscientes e exigentes no processo de evangelização. Assessorando esta assembleia, percebi uma participação ativa, animada e aberta para o novo, isto é fundamental para um trabalho mais qualificado da metodologia vocacional de despertar, discernir, cultivar e acompanhar a pessoa no seu processo de adesão ao chamado de Deus."
O coordenador regional da PV/SAV Oeste 1, padre Alex Messias da diocese de Naviraí (MS), disse que "agora segue o desafio para as equipes diocesanas de consolidar as campanhas publicitárias com toda ousadia e criatividade, utilizando os recursos que o marketing oferece para que o nosso trabalho seja mais atraente e eficaz, tendo muito claro a centralidade na pessoa de Jesus Cristo, pois 'sem mim, nada podeis fazer'", disse ao citar Jo 15,5.
Arquidiocese de Feira de Santana lança cartilha para as eleições
No dia 26 de julho de 2012, no encerramento dos festejos à Senhora Santana, padroeira da Arquidiocese de Feira de Santana-BA, o arcebispo metropolitano dom Itamar Vian lançou a cartilha política "MEU VOTO VALE UM MUNICÍPIO MELHOR". Atenta aos sofrimentos e esperanças do povo, a Arquidiocese considera seu dever oferecer critérios e orientações que possam ajudar os cidadãos a exercer seu compromisso eleitoral com consciência e responsabilidade.
Dom Itamar Vian ressalta nesse subsídio que mais de 135 milhões de eleitores brasileiros elegem em outubro diversos líderes em de 5,565 municípios. O que se espera, com esse instrumento que os movimentos sociais sejam os aliados dos cidadãos conscientes. Sejam viveiros permanentes de consciência política do cidadão (...).
"A cartilha pretende ser um intrumento de trabalho, para que nossas paróquias, comunidades, movimentos e pastorais reflitam sobre a presença e a atuação dos cidadão na política.
Estado reconhece Santuário da Padroeira em Minas Gerais
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou nesta terça-feira, dia 31, às 9h, o decreto que declara o Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância. A solenidade de assinatura será no Santuário, que fica na Serra da Piedade, em Caeté (MG), a mais de 1,7 mil metros de altitude. Com uma paisagem privilegiada e emoldurada pela imensidão das montanhas e do verde, o Santuário atrai milhares de peregrinos desde o século 18. O dia 31 de julho marca os 52 anos de consagração do Estado de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade, aclamando-a, assim, como a Padroeira dos mineiros.
Conta a tradição que, entre 1765 e 1767, uma jovem, muda de nascimento, teria sido abençoada com a aparição de Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade. A menina recuperou a fala e o acontecimento atraiu muitas pessoas para a região. Foi nessa época que o ermitão português Antônio da Silva Bracarena construiu uma capela no alto da Serra, dedicada a Nossa Senhora da Piedade. Rapidamente, o local tornou-se um centro de peregrinação.
Dois séculos depois, em 1958, o Papa João 23 proclama Nossa Senhora da Piedade como a Padroeira de Minas Gerais. Para marcar esse momento tão importante, o Santuário recebeu a imagem de Nossa Senhora da Piedade, do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No dia 31 de julho de 1960, foi realizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, a grande festa de consagração do Estado à sua Padroeira, consolidando ainda mais a tradição do Santuário.
A Arquidiocese de Belo Horizonte iniciou, em 2010, um processo de revitalização do Santuário da Padroeira de Minas que, recentemente, foi premiado como hors concours na eleição das Sete Maravilhas da Estrada Real. O local é tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário