REFLEXÃO
A nossa vida de fé é um processo de maturação espiritual que encontra seu início nas águas do Batismo e deve crescer durante toda nossa vida apesar de todas as dificuldades que marcam a existência humana. Este crescimento deve acontecer constantemente. Deve ser uma busca cada vez maior da perfeição, conforme nos diz o próprio Jesus: ?Sede perfeitos como vosso Pai que está nos céus é perfeito?. O modelo para nós de perfeição é o próprio Jesus, e é por isso que São Paulo nos exorta ao crescimento até atingirmos a estatura de Cristo. O amor nos leva ao crescimento, já que a caridade é o vínculo da perfeição e quem ama permanece em Deus.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Caetano Ferrari, OFM, Bispo de Bauru - SP
Ordenação Presbiteral
- Dom Philip Dickmans, Bispo de Miracema do Tocantins - TO
Ordenação Episcopal
- Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo de Botucatu - SP
NOTÍCIAS
Encontro dos Secretários-executivos dos Regionais atinge objetivos propostos
Por unanimidade, o encontro dos secretários e secretárias executivos dos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Mosteiro de São Bento, em São Paulo (SP), atingiu os objetivos propostos. O encontro que ocorreu entre os dias 23 e 27, foi encerrado com uma missa presidida pelo secretário geral do Regional Sul 1 da CNBB, dom Tarcísio Scaramussa. Na missa, o bispo salientou a importância do trabalho dos secretários dos Regionais da CNBB.
Em entrevista concedida a equipe do Regional Sul 1 da CNBB, ao final da missa a secretária Executiva do Regional Norte 2, que compreende os estados do Amapá e Pará, Orlanda Rodrigues Alves, afirmou que o encontro atingiu seus objetivos. "Foi unânime a opinião entre os secretários presentes de que o encontro atingiu os objetivos. Foi muito interessante ver os secretários vindos de várias regiões do nosso país aprendendo e compartilhando", acrescenta. Ainda segundo a secretária "o encontro que tivemos com o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, nos possibilitou conhecer um pouco da realidade do Regional Sul 1".
Foram cinco dias de formação, reflexão e partilha, além de momentos de convivência e lazer entre os secretários vindos dos diversos estados do Brasil. Durante o encontro, os participantes visitaram ainda a cidade turística de Campos do Jordão, a 160 km da cidade de São Paulo. No penúltimo dia do encontro (26), os participantes, fizeram um City Tour pelos principais Pontos Turísticos de São Paulo os museus da Língua Portuguesa e de Arte Sacra. À noite, participaram de uma visita na Basílica do Mosteiro de São Bento, onde foram recepcionados por dom Mathias Tolentino Braga, abade do Mosteiro São Bento.
O Encontro reuniu secretários provenientes dos Regionais da CNBB: Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima); Norte 2 (Amapá e Pará); Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); Nordeste 3 (Bahia e Sergipe); Nordeste 4 (Piauí); Nordeste 5 (Maranhão); Leste 2 (Espirito Santo e Minas Gerais); Regional Sul 1 (São Paulo); Sul 2 (Paraná); Sul 3 (Rio Grande do Sul); Sul 4 (Santa Catarina); Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantis); Oeste 1 (Mato Grosso do Sul); Oeste 2 (Mato Grosso) e Noroeste (Acre, sul do Amazonas e Rondônia). Além dos Secretários Regionais participou do encontro o subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Francisco Julho de Souza.
Comissão Episcopal disponibiliza subsídio para a celebração do mês vocacional
O mês de agosto é tradicionalmente dedicado na Igreja para a promoção e oração pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Por este motivo, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada preparou um subsídio com sugestões para as celebrações deste período, com o apoio do Instituto de Pastoral Vocacional e da Rogate - revista de animação vocacional. O tema que deve iluminar a reflexão do mês vocacional será "Chamados à vida plena em Cristo", com o lema "Eis que faço novas todas as coisas!" (Ap 21,5). São quatro celebrações, dedicadas a uma reflexão eclesiológica da vocação, da seguinte maneira: no primeiro domingo, a vocação dos Ministros Ordenados (bispos, padres e diáconos); no segundo, a vocação da Vida em Família (em sintonia com a Semana Nacional da Família); no terceiro domingo a vocação da Vida Consagrada (religiosas, religiosos, leigas e leigos consagrados); e no último domingo, a vocação dos ministros não ordenados (todos os cristãos leigos e leigas).O material arte do cartaz e o roteiro das celebrações foi enviado para as dioceses de todo o país, e pode ser baixado no site da CNBB. Basta
clicar aqui.
Bento XVI anuncia contagem regressiva para JMJ Rio 2013
Após a oração mariana do Angelus este domingo, 29 de julho, em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI recordou que daqui um ano, exatamente neste período, se realizará a 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. "Trata-se de uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé. Aguardo com esperança este evento e desejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, especialmente a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo empenho em preparar com diligência a acolhida aos jovens que, de todo o mundo, participarão deste importante encontro eclesial."No Rio de Janeiro, termina neste domingo a pré-Jornada "Preparai o caminho" uma iniciativa de três dias para marcar a contagem regressiva de um ano para o evento de 2013. A programação deste dia inclui as presenças do Monsenhor Jonas Abib e Luzia Santiago, da Comunidade Canção Nova. A pregação será feita pelo padre Reginaldo Manzontti, seguida pela apresentação de Marcos Frota Circo Show. À tarde, segue o show do padre Omar que lança CD em parceria com Diogo Nogueira e a Missa de Encerramento.No sábado, centenas de jovens receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada pelas mãos do Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis. "Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é também a primeira patrona da JMJ Rio 2013. E é com muito prazer que o Santuário Nacional doa a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Arquidiocese do Rio de Janeiro", afirmou Dom Raymundo, ao entregar a imagem ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.O Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Darci Nicioli, falou sobre a importância da Consagração dos jovens à Nossa Senhora e, na ocasião, também e recordou que o título de 'Padroeira do Brasil' foi dado a Nossa Senhora em 1931, na cidade do Rio de Janeiro. "Se estivermos juntos com Maria, estamos juntos com Jesus, pois a missão de Nossa Senhora é nos apresentar Jesus, essa é a missão da Padroeira. Se estivermos perto dela, nós estaremos perto de Jesus. Nós temos fé que a Jornada Mundial da Juventude será um grande sucesso porque a Mãe Aparecida está com a juventude", disse o reitor do Santuário Nacional de Aparecida.
"Preparai o caminho": começa contagem regressiva para a JMJ Rio 2013
Na noite desta sexta-feira, 27 de julho, o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) iniciou a contagem regressiva para o evento que receberá milhões de jovens de todo o mundo, no Rio de Janeiro, em julho de 2013. O show "Preparai o Caminho" reúne neste final de semana os grandes nomes da música católica, momentos de pregações, celebrações e testemunhos no ginásio do Maracanãnzinho, na capital carioca. A abertura do "Preparai o Caminho" contou com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Dom Giovanni d'Aniello, e do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal Raymundo Damasceno Assis, além do presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Para dom Giovanni, que presidiu a missa de abertura do evento, a preparação para a JMJ tem um sentido de descoberta. "Conhecendo o Brasil como já conheço, sei que o que virá no próximo ano será muito maior". Ele também partilhou da satisfação em estar pessoalmente em uma Jornada pela primeira vez. "Sempre acompanhei de longe. Se Deus me permitir, essa será minha primeira Jornada". Após a Missa, dom Orani fez a abertura da campanha de arrecadação de recursos para a JMJ, com a presença da madrinha da campanha, a atriz Myriam Rios. Com o nome de "Compartilhe a sua Fé", a campanha vai recolher doações através de conta bancária (Bradesco: agência 0814 - Conta Corrente 80001-5). "Muita gente tem me falado que quer contribuir. A partir de hoje, contamos com a participação e colaboração daqueles que já podem ajudar a JMJ", afirmou o arcebispo.Para Myriam Rios, é de grande importância a doação das pessoas para que a Jornada aconteça e alertou que todos os recursos irão para a organização da estrutura da JMJ. "Estamos pedindo para fazer também uma doação financeira, dentro da possibilidade de cada um, com o objetivo de ajudar na estrutura física para que se possa ter uma acolhida bastante calorosa e organizada dos milhares de jovens de todo o mundo aqui no Rio", explicou.Neste sábado, o tema das reflexões do "Preparai o caminho" será o compartilhamento, convidando cada jovem para discernir e compartilhar o seu dom e o seu tempo para a JMJ acontecer. As atividades começam com a acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. No domingo, o tema será a acolhida, lembrando que os brasileiros acolherão de norte a sul do país os jovens do mundo inteiro.
Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário