Boletim Diário da CNBB - 01/08/2012
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Ordenação Episcopal
- Dom Aldo Gerna, MCCJ, Bispo Emérito de São Mateus - ES
- Papa nomeia novo bispo para diocese de Duque de Caxias
- Nota de saudação ao novo bispo de Duque de Caxias (RJ)
- Coordenadores da 5ª Semana Social Brasileira se reúnem na CNBB
- Os Papas e os Jogos Olímpicos
- Diocese de Santo Amaro apoia iniciativa do "Dia da Vida"
- JMJ Rio 2013 lança Manual de Inscrições do Peregrino
- "Paróquia Missionária" é o tema do 3º Encontro Nacional da Missão Continental
- Site do 8º Muticom já está no ar
- Santuário da Padroeira de Minas é oficializado como Atrativo Turístico de Especial Relevância
- Regional Leste 1 saúda o novo bispo de Duque de Caxias
- Exposição comemora os 100 anos da arquidiocese da Paraíba
- Diocese de Ji-Paraná é a primeira da Amazônia a receber os símbolos da JMJ
Papa nomeia novo bispo para diocese de Duque de Caxias
Na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, o papa Bento XVI nomeou, para a diocese vacante de Duque de Caxias (RJ), um novo bispo. O nome designado pelo Santo Padre foi o de dom Tarcísio Nascentes dos Santos, transferindo-o da sede episcopal de Divinópolis (MG), onde era bispo diocesano.
Dom Tarcísio Nascentes dos Santos nasceu no dia 27 de fevereiro de 1954, em Niterói (RJ). Sua ordenação episcopal foi no dia 18 de abriu de 2009. Filósofo e doutor em Teologia, o novo bispo, antes do episcopado, atuou como pároco de diversas paróquias, como a de São Domingos, em Niterói (RJ), a de Nossa Senhora de Nazaré (RJ), a de Nossa Senhora da Conceição, dentre outras.
Também exerceu atividades administrativas na Igreja. Foi Sócio da Sociedade Brasileira de Canonistas, e diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José (RJ). E na Faculdade de São Bento, do Mosteiro do Rio de Janeiro, ministrou os cursos de Teologia Fundamental e Teologia Sistemática.
Seu lema é: "Spe salvi" (Salvos na esperança).
Nota de saudação ao novo bispo de Duque de Caxias (RJ)
Coordenadores da 5ª Semana Social Brasileira se reúnem na CNBB
Reuniu-se na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a equipe de coordenação da 5ª SSB. O objetivo do encontro foi preparar o terceiro seminário que será realizado entre os dias 21 a 23 de agosto, no Instituto São Boaventura. Na ocasião, será feira uma avaliação da Conferência Rio + 20 e Cúpula dos Povos e os desafios postos para os movimentos sociais e as igrejas.
Temas como: Estado, governo, poder, sociedade civil, poder local, consulta popular, plebiscito, democracia representativa e participativa serão discutidos com os participantes. De acordo com secretário executivo do Mutirão pela Superação da miséria e da fome da CNBB, padre Nelito Dornelas, a perspectiva principal do evento é colocar o Estado a serviço da sociedade civil e dos cidadãos e não acima destes. "Vamos trabalhar na superação desse Estado que está mais a serviço da 'Casa Grande' do que da 'Senzala', colocando-o em movimento, e em direção contrária", disse.
Como este ano haverá disputas eleitorais, o seminário aposta na construção de um Estado a serviço do bem comum em suas políticas internas e externas. "Queremos colaborar no fortalecimento da democracia e na constituição de instituições jurídicas sólidas, garantindo os direitos econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais para todos, começando pelos pobres e excluídos. Eles são a medida da ordem democrática de uma nação e o critério de fidelidade e comunhão com Deus", afirmou Nelito, citando cf Mt 25, 31-46.
Diocese de Santo Amaro apoia iniciativa do "Dia da Vida"
JMJ Rio 2013 lança Manual de Inscrições do Peregrino
"Paróquia Missionária" é o tema do 3º Encontro Nacional da Missão Continental
Site do 8º Muticom já está no ar
Santuário da Padroeira de Minas é oficializado como Atrativo Turístico de Especial Relevância
O Santuário Nossa Senhora da Piedade agora é, oficialmente, atrativo turístico de especial relevância para o Estado de Minas Gerais. No dia 31 de julho de 2012, quando são celebrados os 52 anos de proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia assinou o decreto de reconhecimento. A solenidade de oficialização foi realizada no Santuário e contou com a presença de autoridades políticas, empresariais, fiéis, religiosos e representantes dos meios de comunicação católicos. O momento especial também foi marcado pela assinatura da ordem de serviço para a implantação da segunda fase do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), rota de peregrinação que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais ao Santuário Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil.
O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, falou aos presentes que o Santuário é um grande dom de Minas Gerais. O arcebispo lembrou que a história desse espaço sagrado remonta o século 18, "uma história marcada pela fé". Dom Walmor sublinhou que deve ser compromisso de governos e de toda a sociedade a tarefa de fazer com que "todos os mineiros coloquem no coração esse lugar especial". Muito contente, o arcebispo agradeceu o governador Anastasia pelo reconhecimento. De modo muito especial, agradeceu também os representantes de TVs católicas que participaram da solenidade, pelo importante trabalho de evangelização.
O governador Antonio Anastasia disse que seu "coração estava em festa por Deus permiti-lo assinar o decreto que declara o Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância". O Governador, referindo se ao Santuário, disse que "dessa arquitetura magnífica de Deus sente-se a força da fé, a manifestação do divino". Antonio Anastasia lembrou que o Crer será um caminho que permitirá, a muitas pessoas, a redescoberta da religiosidade. Foi bastante aplaudido quando anunciou as obras de iluminação da entrada do Santuário, que serão desenvolvidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
A solenidade foi concluída com um momento de oração na Ermida da Padroeira. Antes, o governador Anastasia entregou ao arcebispo dom Walmor a logomarca do Crer, para entusiasmo especial das representantes da Associação de Caminhantes da Estrada Real, que acompanhavam a solenidade.
Encontro de representantes das TVs católicas
Após o evento, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, participou de um momento de confraternização com representantes das TVs católicas que estavam presentes no Santuário Nossa Senhora da Piedade. Eles acompanharam a programação especial, que fez parte das comemorações dos 52 anos de proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais. Estiveram presentes o arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto - membro do conselho da Rede Vida, o padre Evaldo César de Souza - representante da TV Aparecida, Anselmo José - produtor artístico da TV 3º Milênio, José Maria Albiero - diretor da TV Século 21 e Francieli Oliveira - coordenadora da TV Canção Nova. Padre Geovane Marques (diretor), Kátia Castro (coordenadora de jornalismo) e Leandro Maia (coordenador de produção) representaram a TV Horizonte, emissora da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Durante a confraternização, dom Walmor agradeceu as emissoras pelo importante trabalho. "Cada uma com sua característica, mas partilhando o mesmo objetivo de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo", destacou o arcebispo.
Regional Leste 1 saúda o novo bispo de Duque de Caxias
O Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), por meio de nota assinada por seu presidente, dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, parabenizou o novo bispo de Duque de Caxias, dom Tarcísio Nascentes dos Santos, escolhido na manhã de hoje, 1º de agosto, para assumir a diocese fluminense sendo seu terceiro bispo diocesano.
Leia abaixo a nota do Regional.
Duque de Caxias recebe o seu terceiro Bispo Diocesano
Ao iniciar o mês vocacional e no dia do Bispo e Doutor da Igreja Santo Afonso Maria de Ligório cumprimento à Diocese de Duque de Caxias, seu administrador, seu clero, seu povo.
Hoje o Santo Padre Bento XVI nomeou o terceiro bispo da Diocese de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro. D. Tarcísio é fluminense de Niterói, onde nasceu a 27 de Fevereiro de 1954. Foi ordenado padre no dia 8 de Dezembro de 1978 e Bispo no dia 18 de Abril de 2009.
Hoje ao anunciar, junto com o Pe. Renato Gentile, Administrador Diocesano de Duque de Caxias, o novo Bispo pudemos cumprimentá-lo por telefone e dizer da acolhida, tanto da sua Diocese de Duque de Caxias como de nossa Província Eclesiástica, assim como de todo o Regional Leste 1 a este nosso irmão que vem para servir a esta Igreja.
A chegada de um novo Bispo para uma Diocese sempre é um novo momento e uma alegria. Sabemos que sempre se renovam as esperanças e se dá continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos. A nossa região metropolitana do Rio de Janeiro sente-se feliz com essa nomeação e reza para que possamos juntos ter grandes iniciativas para o bem da nossa missão evangelizadora.
Além dos planos da Diocese de Duque de Caixas, D. Tarcísio chega também no momento em que na Igreja estamos iniciando o ano da fé e aqui em nossa região a Jornada Mundial da Juventude.
Rezamos pela nova missão e desejamos boas vindas ao nosso caro irmão em nome do Regional Leste 1 e de nossa Província Eclesiástica.
Que o Senhor lhe dê muitas luzes e muitas alegrias no pastoreio do seu rebanho.
Rio de Janeiro, 1 de agosto de 2012.D. Orani João Tempesta, O. Cist. Presidente do Conselho Episcopal Regional Leste 1 Arcebispo do Rio de Janeiro
Exposição comemora os 100 anos da arquidiocese da Paraíba
A exposição "História do Centenário da Elevação da Diocese da Paraíba à Arquidiocese e Sede Metropolitana (1914 - 2014)" vai ser aberta nesta quarta-feira, dia 1º de agosto de 2012, às 17h, na ala superior do Centro Cultural São Francisco, Centro de João Pessoa (PB). Em cartaz até 2014, a exposição reúne peças, imagens, móveis, documentos e fotos em 4 partes: história do seminário, dioceses, bispos e arte sacra.
O diretor do Centro Cultural São Francisco, Monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos, explicou que "o evento reúne peças que fazem uma retrospectiva histórica da Igreja Católica na Paraíba. É o primeiro passo para se montar o primeiro museu de arte sacra da nossa arquidiocese". O professor de História da Arte e pesquisador, José Augusto de Moraes, é o responsável pela montagem da exposição. Ele destaca entre as peças um cálice de prata dourada usado nas celebrações pelo primeiro bispo e depois primeiro arcebispo da Paraíba, dom Adaucto Aurélio de Miranda Henriques (tomou posse como bispo da Paraíba em 1894. Tornou-se arcebispo no dia 14 de julho de 1914. E morreu no dia 15 de agosto de 1935).
A exposição faz parte da programação do centenário da arquidiocese da Paraíba. É organizada pela Comissão Histórica e Patrimonial do 1º Sínodo Diocesano, composta pelo monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos, José Augusto de Moraes (curador da exposição), Marília Figueiredo de Paiva, Ricardo Grisi Veloso, Rita de Cássia Silva Ramalho e Thiago Fragoso.
No dia 19 de novembro de 2011 foi aberto o 1º Sínodo Diocesano dando início às comemorações dos 100 anos de elevação ao título de arquidiocese da Paraíba e sede da Província Eclesiástica (1914-2014). Sínodo é um ato de governo episcopal e evento eclesial, constituído como uma assembleia consultiva, composta de sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, cristãos fiéis, leigos, leigas, enfim, de lideranças evangelizadoras e pastorais, com o objetivo de "avaliar e celebrar a caminhada dos 100 anos da Arquidiocese, planejando novas etapas do serviço evangelizador e pastoral por uma permanente conversão ao Evangelho e aos valores de seu Reino, contemplando o seu Mistério de Amor e Salvação, revelando-o nas atuais circunstâncias da sociedade", explica o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, que vai estar presente na abertura da exposição.
Diocese de Ji-Paraná é a primeira da Amazônia a receber os símbolos da JMJ
A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegam ao estado de Rondônia (RO) amanhã, 2 de agosto, na cidade de Vilhena e segue depois para Colorado do Oeste; Cacoal, São Miguel do Guaporé, Ji-Paraná e Jaru. A cidade de Vilhena que pertence á diocese de Ji-Paraná será a primeira cidade da Amazônia e do Regional Noroeste da CNBB a receber os símbolos da Jornada.
Uma intensa programação que inclui missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows está sendo preparada para receber a Cruz da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora em cada município do estado, e desta forma, despertar a atenção da sociedade para a juventude.
"Diante da vida de tantos jovens que vão conhecendo a experiência do sofrimento, da solidão, do abandono, queremos ser a voz consoladora de Cristo para eles. Precisamos ser o Cirineu que ajuda a suportar o peso da cruz de cada dia", explica dom Bruno Pedron, bispo da diocese de Ji-Paraná.
A diocese, em consonância com as palavras do papa Bento XVI, busca a reflexão sobre a vivência da fé e do exercício da caridade, pontuando o legado social da JMJ que aponta as pragas que atingem a juventude deste momento histórico, sobretudo o mundo das drogas. "Queremos ser a Igreja que se aproxima e se coloca disponível para ajudar a encontrar o sentido da vida através da prevenção, acolhimento e recuperação para a vida, eis a nossa missão", ressalta dom Bruno Pedron.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário