sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 03/08/2012

REFLEXÃO

Nosso olhar está sempre voltado para as realidades aparentes e, normalmente, estas realidades se sobrepõem diante do que é invisível aos nossos olhos. È o caso do Evangelho de hoje, que nos mostra que as pessoas estavam com os olhos fixos nas aparências de Jesus, na sua origem, na sua família e na sua profissão, não sendo capazes de enxergar além e ver nele aquilo que as suas obras tornavam manifesto que é a sua divindade. O resultado disso tudo é que as pessoas do tempo de Jesus não foram capazes de reconhece-lo na sua totalidade, como verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Tudo isso aconteceu por causa da dureza de seus corações.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom José Moreira de Melo, Bispo de Itapeva - SP
  • Dom Walter Michael Ebejer, OP, Bispo Emérito de União da Vitória - PR

Ordenação Presbiteral

  • Dom Silvestre Luiz Scandian, SVD, Arcebispo Emérito de Vitória do Espírito Santo - ES

Ordenação Episcopal

  • Dom Adalberto Paulo da Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar Emérito de Fortaleza - CE
  • Dom Tito Buss, Bispo Emérito de Rio do Sul - SC
  • Dom José Gislon, OFMCap, Bispo de Erexim - RS
NOTÍCIAS

Ordenação do novo bispo para diocese de Erexim (RS)

Hoje, 3 de agosto, na paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba (PR), haverá a ordenação episcopal do frei José Gislon, da Ordem dos Capuchinhos, como novo bispo da diocese de Erexim (RS). A ordenação está marcada para as 18h. O frei foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI no dia 6 de junho deste ano.

Atualmente, Frei Gislon trabalha em Roma e sucederá o atual bispo de Erexim, dom Girônimo Zanandréa. O novo bispo já trabalhou pastoralmente na paróquia das Mercês de 1999 a 2005 e, em Roma, exercia o cargo de conselheiro geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Frei José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957 no município de Dona Emma, em Rio do Sul (SC). Frequentou o serviço militar de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília. Em 1978, ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos, em Irati (PR).

O novo bispo de Erechim possui uma larga trajetória acadêmica. Cursou Filosofia em Ponta Grossa (PR) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina (PR). Foi ordenado sacerdote em 28 de maio 1988 em Uraí (PR). De 1992 a 1996, fez mestrado em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma. Foi professor de História da Igreja no Studium Teológico de Curitiba e também no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (PR), de 1997 a 2000.

Em 2005, foi eleito Provincial, ou seja, o responsável pela Província São Lourenço de Brindes - Paraná, Santa Catarina e Paraguai - e em 2006 foi eleito conselheiro geral da Ordem dos Capuchinhos, permanecendo até hoje.


Vídeo de dom Petrini abre oficialmente a Semana Nacional da Família

Entre os dias 12 e 18 de agosto será realizada a Semana Nacional da Família do ano de 2012. É um evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as paróquias do Brasil. Para a ocasião foi elaborado um subsídio que apresenta reflexão sobre o tema: "A Família: o trabalho e a festa".

O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. "Vamos trabalhar o mesmo tema que foi aprofundado durante o 7º Encontro Mundial das Famílias, com o papa, em Milão", disse o presidente da Comissão Episcopal Família e Vida da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini.

Para o presidente, "o tema ajudará cada família a viver melhor a relação com o trabalho, sem ser absorvido e estraçalhado, pelas necessidades e exigências do mundo do trabalho", explica o presidente.

A primeira Semana Nacional da Família foi realizada em 1992, e de todos os anos traz um tema que defende os valores familiares e cristãos. "É um evento extraordinário que mobiliza a Pastoral Familiar, e outros movimentos e grupos de família de todo Brasil", afirmou dom João Carlos Petrini.

O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares. "Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família", disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.

Para assistir ao vídeo onde dom João Carlos Petrini, abre oficialmente a Semana Nacional da Família do ano de 201, clique aqui.


PUC-SP oferece curso de pós-graduação em Liturgia

A PUC-SP vai dar início no próximo dia 11 de agosto à primeira turma do curso de pós-graduação em Liturgia, ciência e Cultura. O curso será realizado nas dependências da Unidade Ipiranga (antiga Assunção) e vai acontecer sempre em um final de semana por mês durante o período letivo.

A grande novidade do curso é tentar estabelecer um diálogo mais próximo entre as ciências humanas e a ciência litúrgica. Por isso vai trazer contribuições de outros pesquisadores das áreas que interessam ao fenômeno celebrativo e à ciência litúrgica tais como Antropologia, Psicologia, História e Arte.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 08 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo site do curso: http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/7184


PUC-SP oferece curso de pós-graduação em Liturgia

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) vai dar início no próximo dia 11 de agosto, à primeira turma do curso de pós-graduação em Liturgia, Ciência e Cultura. O curso será realizado nas dependências da Unidade Ipiranga (antiga Assunção) e vai acontecer sempre em um final de semana por mês durante o período letivo.

A grande novidade do curso é tentar estabelecer um diálogo mais próximo entre as ciências humanas e a ciência litúrgica. Por isso vai trazer contribuições de outros pesquisadores das áreas que interessam ao fenômeno celebrativo e à ciência litúrgica tais como Antropologia, Psicologia, História e Arte.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 08 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo site do curso: http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/7184


Diocese de Teixeira de Freitas celebra 50 Anos de Caminhada Pastoral

No dia 22 de julho de 2012, a diocese de Teixeira de Freitas, em Caravelas (BA) viveu um momento único e inesquecível de sua história, a grande celebração dos 50 Anos de Caminhada Pastoral dessa diocese. Com uma grande demonstração de amor para com a diocese, uma multidão de fiéis compareceu ao Clube Jacarandá para a celebração, que contou ainda com a presença de todos os sacerdotes da diocese, e de outras, que fizeram comunhão com religiosos (as), consagrados (as) e autoridades locais.

A Santa Missa foi presidida por dom Carlos Alberto dos Santos, e co-celebrada pelo bispo emérito, dom Antônio Eliseu Zuqueto, e pelo bispo auxiliar da diocese de São Salvador, dom Gilson Andrade da Silva. A celebração de domingo foi o encerramento da Semana Jubilar, iniciada em 15 de julho, com a Santa Missa na Co-Catedral Santo Antônio na cidade de Caravelas (BA), presidida por dom Antônio Eliseu Zuqueto.

Na Semana Jubilar, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, solicitada por dom Carlos para o Santuário Nacional de Aparecida, e assim concedida, peregrinou por toda a nossa diocese, nos cinco setores, começando em Caravelas no setor IV no domingo. Na segunda-feira, 16 de julho, a Santa Missa aconteceu na cidade de Itamaraju, setor II, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Na terça-feira, 17 de julho, a Santa Missa foi na Paróquia São José Operário na cidade de Itabatan, setor V. Na quarta-feira a imagem de Nossa Senhora Aparecida visitou o setor III da nossa diocese, tendo a Celebração Eucarística acontecido na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Medeiros Neto. Na quinta-feira, a imagem foi acolhida com grande carinho pelos fiéis do setor I da nossa diocese, na cidade de Teixeira de Freitas (BA), na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, e depois saindo em procissão para a Catedral São Pedro, onde ocorreu a Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Itamar Vian de Feira de Santana.

Na noite de sexta-feira a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada em carreata para o Clube Jacarandá, junto com a imagem de Santo Antônio, primeiro padroeiro da diocese, e São Pedro, padroeiro da nossa diocese, local onde foi realizado o I Congresso Eucarístico Diocesano. Com a chegada das imagens sendo acompanhadas por uma grande quantidade de fiéis, teve início a Santa Missa que marcou também o início do Congresso Eucarístico.

No sábado durante o dia, tivemos um momento de formação com o padre Samuel, da diocese de Santo Amaro (SP), sobre Eucaristia. A programação da noite ficou a encargo do Setor Juventude Diocesano que promoveu uma belíssima Noite Cultural, que apresentou para todos os presentes as riquezas e os talentos da nossa diocese. Com músicas e apresentações teatrais, a Noite Cultural proporcionou um momento de alegria e cultura para a nossa diocese.

No domingo, a programação foi iniciada com uma grande procissão saindo da Paróquia São Pedro Catedral em direção ao Jacarandá, para acompanhar as imagens de Nossa Senhora Aparecida, São Pedro e Santo Antônio. Após chegada das mesmas, o bispo acompanhado dos nossos sacerdotes iniciou o dia, que teve em seguida uma formação sobre o lema episcopal de dom Carlos: "Por Maria à Eucaristia!".

A tarde iniciou com uma Celebração Eucarística, antes o Setor Juventude falou sobre a preparação da nossa diocese para a Jornada Mundial da Juventude. Em seguida, os coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos, bem como as congregações religiosas existentes na nossa diocese, foram apresentadas para todo o público presente.


Regional Nordeste 1 prepara-se para o Grito dos Excluídos e 5ª SSB

Durante os meses de agosto e setembro, diversas atividades estão previstas nas dioceses do Regional Nordeste 1 da CNBB, em vista da realização de dois importantes momentos: o Grito dos Excluídos e a 5ª Semana Social Brasileira. Neste sábado, 4 de agosto, em Fortaleza (CE), realiza-se a plenária de preparação para a 18ª edição do Grito dos Excluídos, marcado para o próximo dia  7 de setembro, com o tema "Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!". A temática, ligada à 5ª Semana Social Brasiliera (SSB), que coloca em foco a reflexão pelos direitos da população. Neste mês de agosto, na diocese de Iguatú (CE), as atividades do pré-grito irão do dia 1º a 24 de com a realização de rodas de conversas e seminários; no dia 06 haverá reunião ampliada das pastorais sociais na sede do Regional Nordeste I da CNBB; na diocese de Limoeiro do Norte (CE) as mobilizações ocorrerão entre os dias 1º a 6 com o pré-grito culminando com a caminhada dia 7 na localidade de Morada Nova, no grande Vale do Jaguaribe.Em setembro, na diocese de Fortaleza, as pastorais sociais farão também atividades do dia 1º ao dia 6 e a tradicional caminhada no dia 7. No Crato, região do Cariri, as atividades darão início no dia 17 com abertura oficial da 5ª SSB e o encerramento no dia 23 com a Romaria ao Caldeirão de Santa Cruz do Deserto do beato Zé Lourenço.As articulações das atividades da SSB e do Grito dos Excluídos estão sendo organizadas pela Comissão Episcopal Serviço da Caridade Justiça e Paz da CNBB, pastorais sociais, Comunidades Eclesiais de Bases (BEBs), movimentos sociais, e dioceses do Regional Nordeste 1.(Com informações de Jeane Freitas, comunicadora popular da Cáritas no Ceará)

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: