sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 18/11/2011

REFLEXÃO

Existem muitas pessoas que se vangloriam do fato de participar ativamente da Igreja, possuir ministérios ou ter um cargo importante na comunidade eclesial. Mas infelizmente, existem pessoas que usam do fato da pertença na comunidade para substituir as relações de serviço por relações de poder, para dominar, oprimir, buscar promoção pessoal e desvalorizar as outras pessoas que fazem parte da comunidade. A religião para essas pessoas é uma forma não de adorar ao Deus vivo e verdadeiro, mas sim de promover o culto a si próprio e buscar a satisfação dos seus próprios interesses. A esses diz Jesus: "sofrerão a mais rigorosa condenação".

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom João Carlos Petrini, Bispo de Camaçari - BA
  • Dom Luiz Carlos Eccel, Bispo Emérito de Caçador - SC
NOTÍCIAS

CNBB é homenageada com o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será homenageada com o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, tendo em vista a sua atuação na preservação das florestas brasileiras.

A cerimônia de premiação ocorrerá no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), no próximo dia 23 de novembro, às 19h.

O prêmio vai de encontro com a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas. O objetivo da ONU foi chamar a atenção para a importância das florestas para o nosso planeta e "convidar as sociedades humanas a se engajarem em ações de proteção e de uso sustentável de todos os tipos de florestas".

O Prêmio

O Prêmio foi criado em 2002 e restringe-se a laurear anualmente pessoas, projetos e instituições associados à conservação e ao uso sustentável da floresta Amazônica.


Peregrinação dos símbolos da JMJ no Regional Nordeste 3

A peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora começou em São Paulo e neste mês acontece em Minas Gerais. Em dezembro, começa o trajeto na região Nordeste. Até 10 de janeiro de 2012, os dois símbolos máximos da JMJ passarão por todas as dioceses do Regional Nordeste 3 da CNBB, que engloba os estados da Bahia e de Sergipe, e depois seguirão para Alagoas.

No dia 18 de dezembro acontece a maior festa: o Bote Fé Salvador. Todas as outras dioceses e arquidioceses também estão preparando grandes eventos para receber os Símbolos.

A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelo papa João Paulo II à juventude para serem levados ao mundo inteiro como sinal da presença de Jesus e de Maria junto aos jovens. Desde então, já peregrinaram por todos os continentes. Passarão por todos os estados brasileiros até julho de 2013, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Veja, a seguir, o roteiro completo no Regional Nordeste 3, por dioceses.

 

2011

Bahia

1º/12 – Diocese de Caetité03/12 – Diocese de Bom Jesus da Lapa05/12 – Diocese de Barreiras06/12 – Diocese de Barra07/12 – Diocese de Irecê08/12 – Diocese de Livramento09/12 – Diocese de Jequié10/12 – Arquidiocese de Vitória da Conquista13/12 – Diocese de Teixeira de Freitas14/12 – Diocese de Eunápolis15/12 – Diocese de Itabuna16/12 – Diocese de Ilhéus17/12 – Arquidiocese de Salvador20/12 – Diocese de Camaçari21/12 – Diocese de Alagoinhas22/12 – Arquidiocese de Feira de Santana25/12 – Diocese de Amargosa26/12 – Diocese de Rui Barbosa28/12 – Diocese de Serrinha30/12 – Diocese de Bonfim31/12 – Diocese de Juazeiro20121º/01 – Diocese de Paulo Afonso

Sergipe

03/01 – Diocese de Estância05/01 – Arquidiocese de Aracaju08/01 – Diocese de Propriá


Pastoral Carcerária promove em Brasília o 2º Encontro de Advogados

Começa hoje, dia 18, no Centro dos Vicentinos de Brasília (713 norte), o 2º Encontro dos Advogados da Pastoral Carcerária desde ano. As discussões deste evento giram em torno das estratégias para barrar a política de encarceramento em massa que acontece no Brasil. Além disso, outro destaque é o estudo da resolução de assistência religiosa que será implantado nos estados.

Segundo o coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, outros pontos deverão ser abordados nesta reunião, como a elaboração das orientações sobre a atuação de advogados; preparação da visita do representante da Organização das Nações Unidas (ONU) em maio do próximo ano; revista vexatória nos sistema prisional brasileiro; formação de agentes penitenciários, entre outros.

O evento termina no próximo domingo, dia 20. O primeiro encontro deste ano aconteceu em Franco da Rocha (SP).


Pastoral Carcerária promove em Brasília o 2º Encontro de Advogados

Começa hoje, dia 18, no Centro dos Vicentinos de Brasília (713 norte), o 2º Encontro dos Advogados da Pastoral Carcerária desde ano. As discussões deste evento giram em torno das estratégias para barrar a política de encarceramento em massa que acontece no Brasil. Além disso, outro destaque é o estudo da resolução de assistência religiosa que será implantado nos estados.

Segundo o coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, outros pontos deverão ser abordados nesta reunião, como a elaboração das orientações sobre a atuação de advogados; preparação da visita do representante da Organização das Nações Unidas (ONU) em maio do próximo ano; revista vexatória nos sistema prisional brasileiro; formação de agentes penitenciários, entre outros.

O evento termina no próximo domingo, dia 20. O primeiro encontro deste ano aconteceu em Franco da Rocha (SP).


Igreja celebra, no próximo dia 20, o Dia do Cristão Leigo

No próximo domingo, dia 24 de novembro, a Igreja do Brasil celebra a festa de Cristo Rei, e na mesma ocasião é comemorado o Dia do Cristão Leigo. A data fecha o ciclo do ano litúrgico e toda a comunidade é chamada a refletir, antes de começado o tempo do Advento e a preparação para o Natal, sobre a identidade e missão desses homens e mulheres, cristãos leigos, que formam a imensa parcela do Povo de Deus.

Na abertura da V Conferência dos Bispos da América Latina e do Caribe, em Aparecida (SP), em 2007, o papa Bento XVI convocou os leigos a assumirem a sua missão com "audácia e entusiasmo". Segundo o papa, os leigos "devem sentir-se co-responsáveis na construção da sociedade segundo os critérios do Evangelho, em comunhão com os seus pastores". Bento XVI deu ainda um recado para a Igreja: "Promover um laicato amadurecido, responsável com a missão de anunciar e fazer visível o Reino do Senhor".

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Severino Clasen, os leigos são protagonistas da Igreja e são convidados a promover os valores do Evangelho. "Os leigos são convidados a promover a paz, a justiça e a fraternidade, para mobilizar e transformar o mundo num sinal do Reino de Deus".

"Nós, cristãos leigos e leigos somos homens e mulheres do mundo no coração da Igreja, e homens e mulheres da Igreja no coração do mundo", disse o presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Laudelino Augusto Azevedo, que completou afirmando: "Atuamos nas comunidades, nas Pastorais, nos movimentos, nas novas comunidades, nas periferias, nos centros urbanos, no mundo, exercendo nossas vocações e missões. Por isso, em nosso dia, louvo a Deus por tantos e tantas que fazem da Igreja um espaço de comunhão", destacou.

O assessor da Comissão para o Laicato, Geraldo Aguiar, destaca a data como "marcante" e definidora de um momento de reflexão sobre o momento do leigo na Igreja.

A vice-presidente do CNLB, Marilza Lopes Schuina, falou sobre a escolha da data para a comemoração do Dia do Leigo no Brasil. "o Dia Nacional do Leigo e da Leiga é celebrado na festa de Cristo Rei desde a década de 90, com o intuito de recuperar a memória e a importância da Ação Católica para a Igreja e o laicato brasileiro. A data nos faz lembrar a nossa condição de Profeta-Sacerdote-Rei, incorporada a Cristo pelo Batismo, pelo qual somos parte do mistério de amor que é a relação de Deus com sua Igreja. Celebrando o Dia do Leigo, rezamos pela vocação laical, muitas vezes esquecida, pois a tendência que temos é de acreditar que vocacionados são os sacerdotes, as freiras.

Marilza destaca o desafio permanente que o leigo enfrenta no cotidiano "Ser leigo e leiga é um desafio permanente. E como nos diz nosso companheiro Carlos Signorelli, é um desafio de vida e testemunho: como ser do mundo, sem ser do mundo, como nos conclama São Paulo?  Leigos e leigas ocupam importantes ministérios na vida da Igreja e assumem sua vocação particular de constituir família – e aceitar com generosidade a vocação matrimonial que Deus lhes dá.  Assumem a vocação de atuar profissionalmente com ética, dedicação e diferencial positivo no sentido de ser uma pessoa diferente no meio de tantas, onde quer que se viva, trabalhe, reze, divirta-se. Assumem vocação missionária, dedicando-se muitas vezes solitariamente ao outro mais necessitado", completou.


Primeiro encontro de Bispos e formadores sobre a experiência missionária dos seminaristas

Nos dias 10 e 11 de novembro do corrente ano, estiveram reunidos no CCM, em Brasília, alguns bispos e formadores do Brasil para tratarem da experiência missionária dos seminaristas.

O encontro teve início com a saudação de D. Pedro como presidente da Comissão para os Ministérios ordenados. O objetivo do encontro também foi destacado que seria partilhar as diversas iniciativas dentro da formação pastoral-missionária dos futuros sacerdotes do Brasil – tendo como base o doc. 93 -, bem como a constatação dos diversos desafios encontrados. Durante os dois dias foram feitos debates, trabalhos em grupo, orações em comum...

No decorrer do encontro muitas foram as partilhas dos diversos formadores, bem como dos senhores bispos que estavam presentes. Nas diversas apresentações foi destacada a necessidade de se formar padres missionários que estejam disponíveis para atuarem nos diversos campos de missão do nosso contexto social. Outra ênfase em todo o encontro foi que esse trabalho só seria produtivo se partisse da experiência do encontro apaixonado com a Pessoa de Jesus Cristo.

Dentre as diversas experiências apresentadas durante o processo de formação dos futuros sacerdotes foram destacadas algumas:

  • Estágios de finais de semana;
  • Missões durante uma semana ou mais tempo na própria diocese ou em outras;
  • Ano pastoral na própria diocese ou em outra, tendo sido o estudo interrompido;
  • Missão de 40 dias ou menos na Diocese de Santarém;
  • Trabalhos com diversos movimentos e outras realidades eclesiais;

Foi constatado por todos que essas diversas experiências pastorais missionárias preparam, já no tempo da formação inicial, o futuro presbítero para vivenciar aquilo que será o seu futuro ministério. Outro destaque foi dado ao fato de que a vivência missionária desenvolve no candidato algumas características importantes para o sacerdócio: vida de oração; desapego; compaixão; dedicação...

Todos foram unânimes em afirmar que o encontro foi muito produtivo e enriquecedor tanto para os formadores como para os bispos. Foi pensada a possibilidade de se realizar outro, no próximo ano, com mais formadores e os bispos responsáveis de cada regional. Além disso, se enfatizou muito a necessidade de tornar acessível a todos o que tem sido feito nesse campo da formação.

Bendigamos a Deus por mais esse passo dado na condução da formação dos futuros sacerdotes da Igreja no Brasil e esperamos que esse caminho se desenvolva sempre mais conduzindo os nosso formandos a um encontro diário com a Pessoa de Jesus na Eucaristia, nos irmãos, na Palavra e na comunidade. Que esse encontro nos leve a anunciá-LO a todos e em todos os ambientes onde formos chamados a exercermos nosso ministério sacerdotal. Que a Virgem de Guadalupe nos conduza nesse caminho de discipulado!


Arquidiocese de Mariana se prepara para receber os Símbolos da JMJ

A arquidiocese de Mariana (MG) se prepara para receber nos próximos dias 21 e 22 os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora. Desde o dia 30 de outubro eles estão peregrinando pelas dioceses do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), e a Província Eclesiástica de Mariana acolherá a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora no período de 21 a 25 deste mês de novembro.

Barbacena (MG) será a primeira cidade da arquidiocese de Mariana a acolher com grande festa os símbolos da JMJ. Uma extensa programação foi pensada para que toda a comunidade possa presenciar a passagem desses ícones nos municípios. Em seguida, Ouro Preto e Mariana também farão desta ocasião um importante e histórico momento de celebração, oração e muita festa.

Confira a programação completa da passagem da Cruz Peregrina da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora pela arquidiocese de Mariana em preparação para a Jornada 2013 que será realizada no Rio de Janeiro, com a presença do papa Bento XVI.

Programação do Bote Fé

BARBACENA - 21 de novembro

10h – Chegada da Cruz na Matriz de São Pedro11h – Saída da carreata até o Santuário da Piedade12h – Chegada da Cruz e do Ícone no Santuário da Piedade13h às 15 horas – Momentos de Oração15h – Saída da caminhada em direção à Matriz de São Sebastião17h – Chegada na Matriz de São Sebastião17h às 19:30 – Momentos de Oração19h30 às 21h - – Missa Solene com dom Geraldo Lyrio Rocha e padres de Barbacena e Região21h às 23h – Vigília23h – Encerramento

OURO PRETO - 22 de novembro

10h - CHEGADA DA CRUZ (Saramenha – saída para Ouro Branco)10h15 – Concentração da juventude na Rodoviária10h30 – Caminhada para a Praça Tiradentes11h – Atividade na Praça Tiradentes12h - Carreata para  Passagem de Mariana12h20 - Acolhida da Cruz em Passagem de Mariana13h20 – Carreata para a Praça São Pedro em Marina

MARIANA

13h30 – Chegada da Cruz na Praça São Pedro14h às 16h -  Momentos de oração16h – Concentração para caminhada16h30 – Caminhada (Praça São Pedro – Praça da Sé)18h30 – Grande Celebração da Eucarístia presidida por dom Geraldo.20h – Show com a Banda Cristucada (Belo Horizonte)


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 17/11/2011

REFLEXÃO

A cidade de Jerusalém abre as suas portas para Jesus, mas não abre o seu coração. Não aceita as suas palavras e rejeita a sua doutrina, pois os seus olhos estão voltados para outra direção, a direção que a levará até a destruição e a morte. É necessário que abramos o nosso coração e reconheçamos que somos visitados pelo Deus da Vida e que rejeitar essa visita significa para nós trilharmos os caminhos da morte, resultado de uma vida de quem apenas está preocupado em olhar para seus interesses mesquinhos e não para os verdadeiros bens que são destinados a quem acolhe o Senhor e vive segundo os valores do Evangelho.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Presbiteral

  • Dom Jaime Spengler, OFM, Bispo Auxiliar de Porto Alegre - RS
NOTÍCIAS

Morre dom José de Aquino Pereira, bispo emérito de São José do Rio Preto

O bispo emérito de São José do Rio Preto (SP), dom José de Aquino Pereira, 91 anos, faleceu no início da tarde de hoje, 17, no Hospital Beneficência Portuguesa, vítima de uma broncopneumonia bilateral. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde o dia 30 de outubro.

A missa de corpo presente de dom José de Aquino será amanhã, 18, às 16h, na Catedral de São José, presidida pelo bispo de São José do Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto, que este em Brasília numa reunião da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética. O sepultamento acontecerá, às 17h, na cripta dos bispos da catedral.

"É meu desejo que desde já sejam iniciadas as missas em sufrágio da alma de dom Aquino, nas comunidades, desde a presente data", afirmou dom Paulo Mendes Peixoto.

Dom José de Aquino Pereira nasceu no dia 22 de abril de 1920, no Distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), em Portugal; filho de Manuel de Aquino Pereira e Maria do Rosário Pereira.

Ingressou no Seminário Diocesano de Vila Real no dia 3 de outubro de 1931, onde fez o curso ginasial, e veio para o Brasil em 1938, matriculando-se no Seminário Central de Ipiranga, em São Paulo, no mesmo ano.

Fez, no referido Seminário, os cursos de Filosofia e Teologia. Ordenou-se sacerdote no dia 3 de dezembro de 1944, na Catedral de São Carlos (SP), onde, a partir daí, exerceu vários cargos dentro da diocese.

Em 21 de janeiro de 1958, foi nomeado, pelo papa Pio XII, bispo de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Em seu brasão, dom José de Aquino assumiu como lema pastoral "Oportet Illum Regnare"  (É necessário que Ele reine).

Em 25 de março de 1960, o papa João XXIII nomeou dom José de Aquino para a recém criada diocese de Presidente Prudente (SP), da qual tomou posse em julho do mesmo ano. Em maio de 1968 ele foi nomeado bispo da diocese de São José do Rio Preto (SP), pelo papa Paulo VI, e dela tomou posse em 4 de agosto do mesmo ano.

A cidade de São José do Rio Preto, por volta de 1965, tinha aproximadamente 150 mil habitantes e sete paróquias, enquanto a diocese era formada por 44 igrejas matrizes, totalizando 51 paróquias em toda a diocese.

Em 1995, quando Dom José colocou o cargo à disposição da Santa Sé (por motivo de idade: 75 anos), a cidade de São José do Rio Preto contava com 350 mil habitantes e 21 paróquias.

Veja a nota de pesar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo falecimento de dom José de Aquino Pereira.


Dom Leonardo preside Missa dos Parlamentares

A tradicional missa dos parlamentares foi celebrada na manhã desta quinta-feira, 17, pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Leonardo Ulrich Steiner, na capela Nossa Senhora Aparecida, sede da Conferência.

A celebração contou com a presença de cerca de 30 pessoas, entre deputados, senadores, assessores parlamentares, familiares e colaboradores da CNBB e da Comissão Brasileira Justiça e Paz.

A missa antecipou a liturgia de domingo, Festa de Cristo Rei, Dia Nacional dos Leigos e da Consciência Negra. Ao comentar o Evangelho que narra o juízo final, dom Leonardo falou sobre o tempo.

A Missa dos Parlamentares é organizada pela CBJP e pela Assessoria Política da CNBB. É celebrada sempre na terceira quinta-feira de cada mês, às 8h. A última missa deste ano será no dia 15 de dezembro, quando haverá confraternização do grupo.


Reunião da Comissão Bíblico-catequética define ações para 2012

A sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, foi palco da primeira reunião da nova presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além dos bispos, padres e assessores, estiveram reunidos os integrantes do Grupo de Reflexão Catequética (Grecat) e do Grupo de Reflexão Bíblica (Grebin), que integram a Comissão Episcopal.

Dos dias 15 a 19, todos os participantes aprofundarão os estudos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), elaboraram os planos de ações, tanto do Grecat, quanto do Grebin, para os próximos anos, como definiram o tema e o lema do Mês da Bíblia de 2012, que será, respectivamente, "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos", e "Levanta-te e vem, o senhor te chama". Além disso, o padre Luiz Alves de Lima detalhou a Carta Apostólica Porta Fidei, em que o papa Bento XVI proclama o próximo ano como sendo o "Ano da Fé".

Houve ainda um momento, dentro das várias reuniões que aconteciam nas POM, para que a Comissão Bíblico-catequética avaliasse o 1º Congresso de Animação Bíblico de Pastoral, que aconteceu em Goiânia, de 8 a 12 de outubro passados. Segundo o presidente da Comissão, dom Jacinto Bergmann, que é arcebispo de Pelotas (RS), o Congresso foi aprovado, tanto pelos participantes, quanto pela equipe promotora do evento.

Uma das assessoras da Comissão, Cecília Rover, disse que a série de reuniões é muito significativa para o trabalho da Comissão e no bom desempenho das atividades cotidianas.

Já o padre Décio José Walker, também assessor da Comissão, definiu como rica a sua primeira participação como assessor da CNBB. "Esta é minha primeira reunião e estou muito satisfeito pela riqueza de conhecimento que cada participante traz. Aqui podemos sentir um verdadeiro espírito de colaboração com a Igreja no Brasil", disse.

A coordenadora de Catequese do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), Regina Helena Mantovani, integrante do Grecat, também destacou o conhecimento dos participantes, que, segundo ela, faz com que as reunião sejam sempre muito produtivas, com aprofundamento de temas e assuntos que são fundamentais para os catequistas de todo o país.

Lançamento

Convidado especial da reunião, o padre português, José Belinquete, lançou oficialmente no Brasil o seu livro "História da Catequese em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste". O padre fez um trabalho minucioso de pesquisa, ao longo de 15 anos, que abrangeu todas as bibliotecas públicas de Portugal e outras do exterior. O livro conta com 1600 páginas e é dividido em dois volumes.

"História da Catequese pretende revelar os catecismos elaborados em diversas línguas pelos missionários portugueses. Ao longo das páginas do livro, o leitor encontrará temas importantes como a história da catequese desde Jesus e dos Apóstolos, passando pelos primeiros séculos da Igreja e pela parte relativa a Portugal, até à impressão do primeiro catecismo em 1489 e ao concílio de Trento", disse o autor e coordenador do livro, padre José Belinquete.

Além disso, o livro conta ainda a história da catequese junto dos povos que os portugueses foram encontrando nas suas andanças pelo mundo: Índia/Goa, Costa do Malabar, Malaca e Singapura, Ceilão, Japão, China, Camboja, Coréia, Vietnã, Tibete, Etiópia ou Abissínia, Macau, Timor, Cabo Verde, Guiné, Benim, Angola, Moçambique e Brasil.


Comissão Nacional da Pastoral da Juventude conhece estrutura do local do 10º ENPJ

As equipes nacionais de coordenação e assessoria da Pastoral da Juventude (PJ) conheceram na manhã de segunda-feira, 14, o local que vai receber o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). O evento será realizado de 8 a 15 de janeiro de 2012, em Maringá, e vai receber cerca de 600 delegados representando a juventude de todas as dioceses brasileiras.

Toda a estrutura do local, o Centro de Formação Bom Pastor, foi apresentada pelo arcebispo dom Anuar. A visita faz parte da programação da reunião da comissão nacional da Pastoral que está na cidade desde a última sexta-feira. São mais de 20 lideranças de todas as regiões do país, juntamente com assessores que acompanham o trabalho de evangelização da juventude.

O coordenador da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e o representante da PJ no Conselho Nacional de Juventude também participaram da reunião. Além do encontro nacional, Campanha da Fraternidade de 2013 e Jornada Mundial da Juventude no Brasil são temas que estiveram na pauta. A comissão nacional esteve reunida em Maringá até ontem, 15, no Centro de Espiritualidade Rainha da Paz.

Encontro Nacional

Realizado a cada três anos, o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude é um momento em que jovens representando todas as dioceses do país se reúnem para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. É a primeira vez que o encontro será realizado na região sul do país.


Regional Nordeste 1 realiza Assembleia e aprova urgências pastorais

Nos dias 11 a 15 foi realizada a 20ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará), realizado no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente Matos, diocese de Crato (CE).

Com o tema "Igreja no Ceará: Boa Nova em novos tempos" foi o tema da Assembleia. Durante o encontro foi avaliada a caminhada eclesial do Regional e elaborada as Diretrizes de Pastoral do Regional para o quadriênio 2011-2015. Foi assessorada pelo secretário executivo do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), padre José Adalberto Vanzella, pelo padre Manfredo Oliveira e por Mônica Pimentel.

Urgências pastorais aprovadas

1 - Formação integral, articulada e permanente para a consciência missionária numa pastoral orgânica visando uma conversão pastoral que fortaleça a articulação, a animação e a ação missionária para o enfrentamento dos desafios da realidade;

2 - Formação integral e permanente que possibilite o encontro com Jesus, especialmente na Palavra e na Liturgia, no seu seguimento para unir fé e vida e assumir a obra evangelizadora e a opção preferencial pelos pobres;

3 - Estudo, meditação, contemplação e celebração da Palavra de Deus em todas as instâncias valorizando-a como centro da vida e da missão da Igreja, iluminando a realidade cearense;

4 - Promover verdadeira conversão pastoral para estruturar a Paróquia em rede de comunidades como lugar de comunhão, participação, discipulado, missionariedade e enfrente junto os desafios sociais;

5 - Exercitar o profetismo diante das situações da morte à luz da DSI que nos leve a ampliar a ação evangelizadora nos diferentes setores, espaços e contextos, contribuindo para construção de um projeto de desenvolvimento solidário, ético e sustentável.


Diocese de Rondonópolis avalia e programa atividades pastorais em Assembleia

Avaliar o 14º Plano Diocesano de Pastoral e programar as atividades de 2012. Estes foram os objetivos da 41ª Assembleia de Pastoral da diocese de Rondonópolis (MT) realizada nos dias 11 a 13, em Rondonópolis com a presença de 92 delegados entre padres, religiosos e leigos.

O bispo diocesano, dom Juventino Kestering, encaminhou com a Assembleia o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e apontou horizontes que devem ser integrados na elaboração do novo Plano Diocesano de Pastoral especialmente as Missões Populares, a Iniciação à Vida Cristã, a Palavra de Deus, o fortalecimento das comunidades, a Pastoral Social, os subsídios elaborados pela diocese, a promoção das vocações e a animação dos Setores.

Após a apresentação da realidade percebeu-se na linha da evangelização, da celebração, da catequese, da pastoral social, da presença do leigo na Igreja e na sociedade. Ficaram visíveis as lacunas como a dificuldade de renovar lideranças, de caminhar para o novo, de formar cristãos conscientes e inseridos na sociedade; a dificuldade de atingir a juventude, o sentido do casamento, a ação concreta da Igreja junto aos pobres além da constatação da não clareza de uma linha condutora e de certa fragmentação pastoral.

Padre Gunther Lendbrald, em nome da coordenação diocesana de pastoral, fez uma reflexão, aprofundando as questões acima citadas. Insistiu que as ações pastorais e os objetivos não devem ser genéricos e abrangentes, mas concretos, viáveis e realizáveis. Falou sobre a importância de o Plano de Pastoral ter de uma teologia baseada no Concílio Vaticano II, uma Cristologia e eclesiologia de comunhão. Apontou também a importância da comunidade e da presença dos leigos na vida social como testemunhas do Reino e reforçou a necessidade de que o novo Plano seja envolvente e que todas as pastorais, movimentos e organismos o abracem como uma linha orientadora.No plenário sobressaíram as seguintes sugestões: A importância da Igreja que escuta, que incentiva a participação dos cristãos, que acompanha as lideranças. A importância dos subsídios elaborados pela diocese e a incentivação da leitura orante da bíblia. Um olhar especial para a juventude; iniciar o processo de Iniciação à Vida Cristã, a realização de assembleias paroquiais e dos Setores. Incentivar o sentido de pertença e aprofundar a teologia da missão: qual é a missão da Igreja? Por que evangelizamos?

No último dia da Assembleia, as discussões tiveram como foco a organização dos Setores, encaminhamento e discussão sobre o calendário das atividades pastorais para o ano de 2012. Houve insistência para a não multiplicação das atividades e encontros, mas a prioridade pela qualidade dos encontros e que o tempo seja investido na evangelização e na visita às famílias, apresentação do relatório econômica da diocese, das coletas e campanhas, a importância da missão e da formação de leigos, uma atenção especial à iniciação à vida cristã e à juventude.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 16/11/2011

REFLEXÃO

Os dons que temos não nos pertencem, mas sim a Deus, que é o Senhor de tudo, de modo que os dons que recebemos de Deus devem ser ordenados para ele. Sendo assim, não podemos usar os nossos dons, nem mesmo os dons naturais, somente em vista da nossa realização e da nossa promoção pessoal, mas devemos colocá-los a serviço de Deus e dos nossos irmãos e irmãs, pois somente quando o dom se transforma em serviço é que ele é capaz de multiplicar e de produzir frutos em abundância, contribuindo, assim, para que o Reino de Deus cresça cada vez mais no meio dos homens.
NOTÍCIAS

Em viagem ao Benin, Bento XVI levará documento "O compromisso da África"

Na sexta-feira, 18, o papa Bento XVI realizará sua segunda viagem à África ao visitar o Benin, onde vai assinar e publicar a Exortação Apostólica da Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos de 2009.

A África nunca foi tão importante como é hoje para a Igreja Católica. Enquanto o número de católicos praticantes está em declínio nos países industrializados, no continente africano o número de católicos cresce vertiginosamente. Em 1900, eram 2 milhões. Hoje, já somam mais de 140 milhões.

Bento XVI levará consigo o documento 'Africae Munus - O compromisso da África', em uma versão em português. A Exortação Apostólica pós-sinodal, que será assinada sábado, 19, e entregue aos bispos africanos no domingo, é o documento final da 2ª Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos. O encontro se realizou de 4 a 25 de outubro de 2009 no Vaticano e teve como tema 'A Igreja na África a serviço da reconciliação, da justiça e da paz'.

Na cerimônia de entrega, em Cotonou, estarão presentes os 35 presidentes das Conferências Episcopais do continente e os sete responsáveis das Conferências regionais da Igreja Católica na África. No total, mais de 200 bispos e mil sacerdotes devem concelebrar com o pontífice.

O Benin celebra este ano 150 anos do início da evangelização e como afirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, "a presença do papa será um encorajamento para o continente africano".

Durante três dias, o papa encontrará a comunidade civil, política e eclesial do país. Mas o ponto alto da visita será no domingo, 20, no estádio da amizade de Cotonou, para a entrega da Exortação Apostólica pós-Sinodal.

A página oficial da Visita Apostólica ao Benin está em francês e pode ser acessada pelo seguinte endereço: papeaubenin.org


Bispo de Maringá recebe comissão nacional da Pastoral da Juventude

As equipes nacionais de coordenação e assessoria da Pastoral da Juventude (PJ) conheceram na manhã de segunda-feira, 14, o local que vai receber o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). O evento será realizado de 8 a 15 de janeiro de 2012, em Maringá (PR), e vai receber cerca de 600 delegados representando a juventude de todas as dioceses brasileiras.

Toda a estrutura do local, o Centro de Formação Bom Pastor, foi apresentada pelo arcebispo metropolitano, dom Anuar Battisti. A visita faz parte da programação da reunião da comissão nacional da Pastoral que está na cidade desde a última sexta-feira, 11. São mais de 20 lideranças de todas as regiões do país, juntamente com assessores que acompanham o trabalho de evangelização da juventude.

O coordenador da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e o representante da PJ no Conselho Nacional de Juventude também participaram da reunião. Além do encontro nacional, a Campanha da Fraternidade de 2013 e Jornada Mundial da Juventude no Brasil são temas que estiveram na pauta. A comissão nacional esteve reunida em Maringá até ontem, 15, no Centro de Espiritualidade Rainha da Paz.

Encontro Nacional

Realizado a cada três anos, o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude é um momento em que jovens representando todas as dioceses do país se reúnem para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. É a primeira vez que o encontro será realizado na região sul do país.


Finalizado o 1º Congresso de Universitários Cristão na Bahia

O segundo dia do Congresso de Universitários Cristãos foi iniciado com a palestra do professor José  Antônio Saja, da Universidade Federal da Bahia, com o tema "Jesus e o Evangelho na cultura universitária". Contextualizou o momento atual como uma mudança de época que nos empurra a mudar nossa forma de pensar.

"Toda essa mudança revela uma sociedade em transe, sendo uma Boa Noticia, uma velha ordem agoniza e uma nova ordem não acaba de nascer. Nesse contexto nossa missão é sermos 'testemunhas da nossa esperança', disse o professor.

O arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, prestigiou o evento. Ele falou sobre a necessidade que a Igreja tem de se fazer presente no meio universitário, areópago de missão, e relembrando o testemunho de Paulo em Atenas, animou à juventude a assumir seu protagonismo na Universidade. "Quem vai fazer isso são vocês! É dentro da universidade que se precisa de apóstolos. Um congresso como este, é uma nova oportunidade para nos perguntar: O que eu posso fazer? Não se trata de pensarmos em estratégias, mas no campo da missão a gente precisa contar com a graça de Deus que nunca vai nos faltar", ressaltou o Primaz do Brasil.

O Fórum de Novas tecnologias, realizado pelos professores: Elias Bitancourt, da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, David Moisés, da Universidade Estadual de Feira de Santana, especialistas no assunto, abordou o tema central do encontro "Conectando vida na tela do saber".

Os workshops realizados pelos próprios jovens com os temas "O movimento estudantil, cinema e teatro, musica e literatura, e tecnologias sociais", foram um momento de sentir as buscas questionamentos da juventude. Posteriormente, iluminados pela palestra do professor Luciano Costa "Espiritualidade e protagonismo na universidade", ofereceu uma retrospectiva da história da juventude engajada e comprometida.

O ultimo dia do encontro esteve marcado pelos encaminhamentos e propostas para dar continuidade a esta experiência de articulação do Regional e a inserção desta caminhada no Setor Universidades da CNBB, rumo ao EBRUC em Curitiba (PR), de 12 a 14 de outubro e da Pré-Jornada Mundial de Universitários, em Belo Horizonte (MG),de 15 a 21 de julho de 2013.

A proposta de articulação do regional foi: Representante do Recôncavo Baiano - Roberto Bispo (robertoagro1@hotmail.com); Feira de Santana - Jeanderson Leite (jea.semi@ Hotmail.com); Juazeiro e Petrolina - padre Raimundo Jorge (mundicojorge@yahoo.com.br); Jiquié/Itabuna e Vitória da Conquista – Henrique Barreto (riquebarretto@hotmail.com). Este grupo foi nomeado "Jovens-Conexão" que colaborarão junto ao coordenador regional da pastoral universitária, padre Carlos André, na articulação das próximas atividades.

"Foi com muita esperança que fechamos o encontro com a entrega dos botões da pastoral universitária e a benção de envio realizada por dom Gregório Paixão. Esperamos agora que este Espírito que dinamizou nosso encontro se difunda pelas nossas dioceses, visibilizando cada vez mais a busca e sede da juventude universitária", disse a assessora do Setor Universidades da CNBB, irmão Maria Eugênia Lloris Aguado.


Diocese de Campina Grande encerra Assembleia e aprova novo Plano Pastoral

Com a aprovação das propostas para o novo Plano Pastoral (2012-2015), foram encerradas no último sábado, 12, as atividades da 31ª Assembleia Diocesana de Pastoral da diocese de Campina Grande (PB). O encontro teve início na quinta-feira, 10, e contou com a assessoria do teólogo padre Manoel Godoy.

Durante a Assembleia foram realizados estudos, discussões, reflexões e lançamento de propostas. Orações, celebrações e um momento de confraternização completaram a programação.

Para o bispo diocesano, dom Jaime Vieira Rocha, "esta Assembleia nos enche de entusiasmo e esperança no futuro da nossa Igreja Diocesana, pois refletimos, planejamos e avaliamos a nossa caminhada pastoral tendo em vista a coragem e a disposição de vencermos os desafios que se colocam no tempo presente". O bispo ainda se mostrou animado com o resultado das avaliações feitas durante o evento: "Ficamos felizes em perceber as conquistas e superações alcançadas nos últimos anos em todos os aspectos do nosso Plano Pastoral, que são Formação, Missão e Ação Social".

O coordenador diocesano de Pastoral, padre Aparecido Camargo, explicou que a assembleia "foi um forte momento de comunhão eclesial e uma oportunidade de refletir, definir e assumir compromissos pastorais para os próximos anos". O padre ainda ressaltou o "sentimento de esperança nos participantes da assembleia que resulta em uma forte motivação para a realização da nossa ação evangelizadora".

O texto base do novo Plano Pastoral da diocese foi apresentado e aprovado na assembleia e será divulgado posteriormente. O Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que reforça a evangelização a partir de Jesus Cristo, foram os norteadores da elaboração do novo plano. Outras referências foram a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini e o Documento Preparatório do Sínodo sobre a Nova Evangelização para a transmissão da fé Cristã.


CNLB do Regional Sul 1 dá início à celebração do seu Jubileu de Prata

A Assembleia Geral dos Leigos, e o 1º Seminário para Evangelizadores da Juventude, realizados no Centro de Transformação e Vivência (CTV), na cidade de Bauru (SP), nos dias 11 a 13, deram início à celebração do Jubileu de Prata do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 1 da CNBB.

A Assembleia teve por objetivo avaliar, refletir, projetar e encaminhar estratégias para a articulação dos Conselhos Diocesanos de Leigos e Leigas, como espaço da vocação laical, para uma presença mais eficaz como Igreja na vida do povo e da sociedade.

O tema: "À luz da memória, projetando a história do Conselho Diocesano", foi ministrado pelo professor Edson Silva, que é presidente do Conselho de Leigos da arquidiocese de São Paulo. Foi dividido em três painéis: Avanços e Desafios da Caminhada – histórico sócio-eclesial e desafios atuais; As diretrizes do CNLB e Ação Evangelizadora – conjuntura eclesial em mudanças de épocas e diretrizes da Igreja 2011-2015; Planejamento e estratégia – o CNLB que temos e o CNLB que queremos. Após cada painel foram formados os grupos de debates, donde saíram propostas para as plenárias.

Paralelo à Assembleia foi realizado o 1º Seminário para Evangelizadores da Juventude, com o tema: "Vocação e Missão do Jovem Leigo sob a responsabilidade da Comissão de Regional para Juventude do CNLB Sul 1. Também foi dividido em três painéis: Os nossos desafios – o chão que nos instiga para a missão; A nossa identidade e missão – a missão dos batizados e renovação da Igreja; Os nossos compromissos – a CRJ  seus objetivos e projetos. Após cada painel foram formados os grupos de debates, donde saíram as propostas para as plenárias.

Durante os três dias, os trabalhos foram intercalados aos momentos de celebração. Na sexta-feira, 11, houve a Celebração Penitencial – "Do fundo do meu penar, clamo por ti". No sábado aconteceu a oração da Manhã – "Vida e Missão neste Chão" e a noite a Celebração da palavra – "Testemunhas do Reino". No domingo na Oração da Manhã – "Vinde, vede e anunciai" e o encerramento com a Celebração Eucarística de Instalação do Ano Jubilar, presidida pelos presbíteros das dioceses que participaram dos eventos.


Regional Leste 2 define urgências pastorais para o próximo quadriênio

Bispos, coordenadores de pastoral, representantes de presbíteros e agentes de pastorais, movimentos e organismos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais) estiveram reunidos em Assembleia Pastoral,  nos dias 7 a 10 de novembro, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte (MG), para definir as urgências pastorais para o quadriênio 2011-2015 à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

A presidência do Regional Leste 2 explicou que foram escolhidas três urgências para fortalecer a identidade do Regional Leste 2 e seu trabalho missionário: Revitalização das Paróquias e dos Organismos de comunhão; Iniciação à vida Cristã na comunidade e Vida Plena para todos. Além de definir as urgências pastorais para o quadriênio 2011-2015 a Assembleia Regional possibilitou a elaboração de propostas e perspectivas de ação para operacionalização dos caminhos a serem percorridos.

Entre as urgências pastorais, o Regional Leste 2 tomou como meta a ser alcançada a urgência "Igreja: Comunidade de Comunidades em Missão" com duas perspectivas evangelizadoras bem concretas: uma ad intra – iniciação à vida cristã – e outra ad extra – vida plena para todos. Nas Assembleias anuais serão feitas avaliações dos passos dados e possíveis correções de caminho.

A Assembleia Regional Pastoral acontece anualmente e reúne as principais lideranças da Igreja do Regional Leste 2 e agentes de pastoral. Neste ano, com o tema das DGAE, contou com as assessorias do padre Manoel Godoy que destacou a importância da implementação das Diretrizes nos Regionais considerando a realidade política, econômica e social da cada diocese no momento de colocar em prática seu plano pastoral; e da coordenadora de catequese do Regional Leste 2, Lucimara Trevizan, que apresentou aos presentes indicativos e propostas para um projeto de iniciação à vida Cristã.

A Assembleia tratou também da Caminhada do Regional para a Jornada Mundial da Juventude que acolhe os símbolos neste mês de novembro, e em março de 2013. Foi discutida ainda a celebração com toda a Igreja no mundo do Ano da Fé 2012 e a Comemoração do Jubileu da Abertura do Concílio Vaticano II.


Manifestação pela aplicação da Ficha Limpa mobiliza Volta Redonda

O Movimento Fé e Política, da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ) promoveu, ontem, 15, um Ato Público, na Praça Brasil, Centro, Volta Redonda, em defesa do projeto Ficha Limpa, e pela moralidade na política no país. Os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas do centro comercial da Vila Santa Cecília, caracterizados com nariz de palhaço, fazendo grande apitaço, chamando atenção da população, a favor da ética. O ato teve a presença do bispo diocesano, dom Francisco Biasin, e do pró-vigário geral, padre Nobuo Sano, e de lideranças das pastorais sociais e do Movimento Ética na Política.

Um abaixo assinado do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), pedindo a Reforma Política, ajudou no protesto, ganhando adesão do povo.

Segundo Evaldo Pontes, do Movimento Fé e Política, os desvios de verba pública para interesses próprios dos políticos, envergonham a nação, não podemos aceitar de braços cruzados, não devem continuar. "A única maneira é conscientizar a população para defender a Lei da Ficha Limpa, cobrando do legislativo em todo o país", disse Evaldo.

"Foi à primeira manifestação e pretendemos promover outras, com apoio da mídia, igrejas e entidades, certamente fortaleceremos e conseguiremos pressionar as autoridades para que moralizem esta situação e coloquem a Ficha Limpa em aplicação", opinou Francisco Augusto.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 15/11/2011

REFLEXÃO

O Evangelho de hoje nos mostra os passos que todos nós devemos dar no caminho da conversão. Inicialmente, Jesus nos provoca o desejo de conhecê-lo e nós, respondendo a essa provocação, procuramos vê-lo de alguma forma. Então Jesus entra na nossa vida e nós, porque alegremente o acolhemos, fazemos a experiência da sua companhia e da sua amizade através da intimidade da experiência interior, o que nos faz vislumbrar os verdadeiros valores que nos fazem felizes, de modo que procuramos viver o amor fazendo o bem e reparando o mal que praticamos. Assim, Jesus nos encontra quando estamos perdidos e nos possibilita trilhar o caminho da salvação.
NOTÍCIAS
    Assessoria de Imprensa da CNBB
    SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
    E-mail: imprensa@cnbb.org.br
    Site: http://www.cnbb.org.br
    Tel.: (61) 2103-8313
    Fax: (61) 2103-8303

    segunda-feira, 14 de novembro de 2011

    Boletim da CNBB

    Boletim Diário da CNBB - 14/11/2011

    REFLEXÃO

    Jesus passou toda a sua vida fazendo o bem para manifestar o amor de Deus para conosco. Quando Jesus realiza curas, quer mostrar que o amor de Deus pelos homens faz com que as pessoas não fiquem à margem do caminho pedindo esmolas, mas com que cada um tenha condições de seguir o seu próprio caminho. É por isso que ele tem compaixão do cego e o cura. Após o processo de libertação, todos são convidados a seguir o próprio caminho, sendo que alguns, como é o exemplo do cego do Evangelho de hoje, resolvem seguir o caminho de Jesus. Quando Jesus cura, não tira a liberdade da pessoa. Aqueles que depois de curados resolvem seguí-lo, o fazem de livre e espontânea vontade, mas tornam-se um motivo para que todos glorifiquem a Deus.

    COMEMORAÇÕES

    Nascimento

    • Dom Antonio Emídio Vilar, SDB, Bispo de São Luiz de Cáceres - MT
    NOTÍCIAS

    Mensagem final do 1º Encontro de Presbíteros da Amazônia

    Os participantes do 1º Encontro de Presbíteros da Amazônia, o chamado Nortão, aconteceu de 07 a 11 de novembro, em Manaus (AM), no Centro de Treinamento Maromba, com o seguinte tema: "A identidade e a espiritualidade do Presbítero no processo de mudança de época" , e tendo como lema: "Escolhidos entre os homens e constituídos em favor da humanidade".

    Entre os debates, os destaques ficaram por conta as reflexões sobre a dimensão da relação do presbítero com a comunidade, retomando em outro contexto social a compreensão primeira da relação do ministro ordenado com a comunidade.

    No final, os participantes divulgaram a mensagem final do encontro. Leia abaixo a íntegra da carta.

    Aos Irmãos Presbíteros dos Regionais Norte 1, Norte 2 e Noroeste

    "Tendo, pois, um grande Sumo Sacerdote,que atravessou os céus, Jesus, o Filho de Deus,continuemos firmes na profissão da fé" (Hb 4,14)

    Caríssimos Irmãos Presbíteros!

    Com a presença de Dom Luis Soares Vieira, Arcebispo de Manaus; Dom Mário Antônio, Bispo Auxiliar de Manaus; Dom Roque Palosqui, Bispo da Diocese de Roraima e Presidente da CNBB Norte 1; Dom Esmeraldo Barreto, Bispo da Diocese de Santarém e Referencial da CRP Norte 2; Dom Giuliano Frigeni, Bispo da Diocese de Parintins e Dom Elói Róggia, Bispo da Prelazia de Borba e mais 150 Presbíteros, reunimo-nos de 07 a 11 de novembro de 2011, em Manaus (AM), no Centro de Treinamento Maromba, realizando o grande sonho dos nossos Regionais: o I Nortão, com o seguinte tema: "A identidade e a espiritualidade do Presbítero no processo de mudança de época" , e tendo como lema: "Escolhidos entre os homens e constituídos em favor da humanidade"  (cf. Hb 5,1).

    No início do encontro, Dom Luis fez a acolhida e animou-nos primeiramente com o evangelista João: "Manifestei o teu nome aos homens que no mundo me deste. Eles eram teus e tu os deste a mim, e eles guardaram a tua palavra" (Jo 17,6). Desse modo conduziu-nos a pensar nossa espiritualidade diante das mudanças de época e da realidade que nos circunda. Para ajudar em nossa reflexão citou as bem aventuranças – os oito caminhos  para que nosso ministério seja realmente a partir de Jesus.

    Sobretudo, intrigou-nos a frase: "O Presbítero deve ser contemplativo na ação, mas também deve ser contemplativo na relação".Com a assessoria do Padre João Batista Libânio, sj, refletimos sobre a identidade do presbítero. Fez-se um rápido percurso histórico: desde a época em que o presbítero foi entendido em relação à comunidade, escolhido por ela e para ela; passando pela valorização do presbítero na sua pessoa individual, enquanto sacerdote ordenado e sua conseqüente sacralização, até chegarmos ao processo de secularização que nos fez pensar a identidade do presbítero em nova perspectiva.

    Destacou-se nas reflexões a dimensão da relação do presbítero com a comunidade, retomando em outro contexto social a compreensão primeira da relação do ministro ordenado com a comunidade e essa temática foi aprofundada nos dois dias de estudo.

    Quanto à espiritualidade, partimos de uma concepção dentro da unidade da religião cristã, refletindo sobre as mudanças que a modernidade e pós-modernidade trouxeram e que levaram a perceber a distinção entre religião e religiosidade (espiritualidade) e fé. Surgindo assim, espiritualidades independentes da religião e da fé. Diante disso, atento aos apelos do Espírito, manifestado nos sinais dos tempos, e como Igreja unida em Cristo, que somos, cabe a nós, presbíteros, discernir qual o tipo de espiritualidade se faz coerente com a nossa fé, sobretudo, na perspectiva, do seguimento de Jesus Cristo e sua prática narrada nos evangelhos.O I Nortão foi um conjunto de grandes momentos: momentos de intensa oração individual e comunitária, de celebração e vivência da Eucaristia, de partilha de dons e ricas experiências, de descobertas e redescobertas da identidade do presbítero.

    Portanto, irmãos, conscientes de que nossa identidade de presbítero está em constante movimento, permitamos que ela se aperfeiçoe, descubra-se nos desafios da vida, no modelo de identidade que é Jesus. Isto se fará no embate entre a consciência crítica da nossa própria identidade e espiritualidade, diante de tantas tendências que nos interpelam e tentam nos afastar da missão para a qual fomos chamados: evangelizar a partir de Jesus Cristo, como discípulos missionários na Amazônia e fazer brotar riquezas ainda maiores nesta terra que tanto amamos.

    Manaus (AM), 11/11/11


    3º Congresso Missionário Nacional abordará discipulado missionário à luz do Vaticano II

    O encontro anual do Conselho Missionário Nacional (Comina), realizado no fim de semana, dias 11 a 13, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, concentrou a sua atenção na preparação do 3º Congresso Missionário Nacional (CMN). Mas, na tarde, do sábado, 12, o diretor das POM, padre Camilo Pauletti, falou sobre a preparação de outro evento, o 4º Congresso Missionário Americano - Cam4 e o 9º Congresso Missionário Latino-Americano (Comla 9), cuja data foi remarcada para os dias 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013, em Maracaíbo na Venezuela. O 3º CMN a realizar-se em Palmas (TO), servirá como preparação da Igreja no Brasil para o Cam4 - Comla 9.

    O diretor das POM apresentou a estrutura e uma programação do 3º Congresso Missionário Nacional, proposta da Equipe Executiva do Comina. O objetivo geral é "Assumir a dimensão universal da missão, guiados pelo Espírito, a serviço do reino, à luz do Concílio Vaticano II e da caminhada Latino-americana em vista do Cam4 - Comla 9", disse.

    Na discussão sobre o tema do 3º CMN foram feitos alguns ajustes para sintonizar com o mesmo tema do 4º Congresso Missionário Americano da Venezuela. No final das intervenções o tema ficou assim definido: "Discipulado missionário: do Brasil para um Mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II".

    O 3º CMN pretende reunir, em Palmas (TO), cerca de 600 pessoas representantes dos Regionais e organismos missionários. O presidente do Comina e da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, dom Sérgio Braschi, lembrou que os participantes devem ser pessoas que estejam engajadas nas atividades missionárias nos regionais e dioceses. Cada regional terá uma cota de vagas seguindo alguns critérios determinados pela organização.

    Em seguida, o secretário executivo do Comina e assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Altevir da Silva, partilhou a sua participação no I Simpósio Internacional de Missiologia, realizado em Caracas, Venezuela, em janeiro de 2011. O Simpósio teve como tema "Secularização, no presente e futuro, desafio para a Missão". Todos esses eventos estão interconectados na reflexão missiológica do Continente.

    Eden Magalhães, missionário do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), relatou as dificuldades impostas pelos impactos dos grandes projetos na Amazônia, inclusive os financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os movimentos populares e indígenas estão enfrentando dificuldades de se articularem. As comunidades recorrem à Igreja em busca de apoio. Para tal, foi realizado um Seminário com a participação de 700 pessoas que acabou por estabelecer uma aliança entre indígenas e pescadores. Como resultado decidiu-se ocupar o canteiro de obras na construção da Hidrelétrica de Belo Monte, a 50 quilômetros de Altamira (PA). Após uma ordem judicial o movimento resolveu desocupar o local, mas deixou claro que outras ações virão. Segundo Eden, "o movimento se fortaleceu e mesmo contra um gigante há ainda possibilidade de resistir", concluiu o missionário do Cimi. Padre Altevir reforçou a necessidade de acompanhar e apoiar essas ações como a dimensão profética da Missão.

    CNBB/POM com Revista Missões


    Diocese de Roraima lança em português o livro "Roraima – entre profecia e martírio"

    No próximo dia 16, a diocese de Roraima lançará em português o livro "Roraima – entre profecia e martírio", do bispo emérito de Roraima, dom Aldo Mongiano. O livro é o relato da história de dom Aldo como missionário durante o período em que esteve como bispo prelado e, posteriormente, bispo diocesano.

    "Não pretendo fazer a história de Roraima, mas colaborar com quem a escreverá. Escrevi o livro porque sinto certo dever de fazer isso, as não pretendo fazer nem historiografia nem autobiografia. Nossa realidade missionária foi tão original que alguém de longe poderia achá-la estranha ou errada. Neste meu escrito, há só o que eu vi, fiz, falei", diz o trecho da introdução do livro escrita por dom Aldo Mongiano.

    Segundo o bispo de Roraima, dom Roque Palosqui, o livro conta as lembranças do bispo emérito de 1975 a 1996. "O livro não é um fruto de uma pesquisa histórica, mas um relato apaixonado de um homem que viveu a alegria de seu sim missionário plenamente nas palavras da Constituição Pastoral Gaudium et Spes 'as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração" (GS 1).

    Dom Roque afirmou ainda que durante vários anos esteve ao lado de dom Aldo participando direta e indiretamente dos muitos acontecimentos relatados no livro. "Digo que as memórias daquele que um dia ousou viver a opção preferencial pelos pobres, defendendo de maneira intransigente e incansável os direitos dos povos indígenas de Roraima são o retrato fiel do que aconteceu", disse.


    Regional Nordeste 3 define prioridades, metas e ações comuns em Assembleia de Pastoral

    Reunido nos dias 7 a 10 em sua 49ª Assembleia de Pastoral, o Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) definiu zx prioridades, metas e ações comuns para o quadriênio 2011-2015 à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

    Entre uma das urgências, o Regional definiu que é preciso "fortalecer e organizar a ação missionária nas dioceses, paróquias e comunidades e realizar o Congresso Missionário Regional até 2014", além de celebrar junto com toda a Igreja no mundo o Ano da Fé 2012.

    Entre as ações comuns, o Regional definiu também que é preciso "organizar cursos de formação missionária nas regiões pastorais, formar os Conselhos Missionários Diocesanos e os Conselhos Missionários Paroquiais" e "assumir as missões populares e missão jovem".

    A Assembleia tratou também da Campanha da Fraternidade 2012, o tema em pauta foi o sistema de saúde nos estados que compõem o Regional. Foi discutida ainda a 5ª Semana Social e a Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude pelo Regional. O evento reuniu no Centro de Treinamento de Líderes, no bairro de Itapuã, cerca de 100 representantes das dioceses de Bahia e Sergipe.

    Assembleia Regional Pastoral acontece anualmente e reúne as principais lideranças da igreja do Regional e forma os agentes de pastoral. O tema das DGAE foi assessorado pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da CNBB, padre Elias Wolf. "Foi uma Assembléia muito produtiva, com tempo prolongado para estudo das DGAE 2011-2015 e definição das prioridades para as dioceses do NE3. Foi uma experiência de convivência muito enriquecedora, fortalecendo a corresponsabilidade de todos na evangelização",comentou após o encontro.

    Confira as prioridades do Regional Nordeste 3 para o quadriênio. Clique aqui


    Dimensão missionária pauta Assembleia Diocesana de Ilhéus

    Nos dias 11 a 13 a diocese de Ilhéus (BA) realizou sua 34ª Assembleia Diocesana que discutiu o tema "Formamos a Igreja Missionária vivendo em Comunidade" e definiu as linhas de ação pastoral para 2012.

    A diocese prepara a festa do seu centenário com o mesmo tema da Assembleia, em 2012, será o terceiro ano do tríduo de preparação. "Avaliamos também as atividades de 2011, o segundo ano do tríduo em preparação ao Centenário e que o ocupado com oito módulos de estudo desenvolvidos em toda a diocese", destacou Paulo Costa, da comunicação diocesana.

    Assessorou o encontro o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Stêvão Raschietti, que apontou para o conhecimento dos caminhos missionários. "Tomem muito cuidado para que este momento não acabe sendo transformando num evento sem qualquer sentido, mas sim num momento verdadeiro de missão", exortou o assessor aos participantes da Assembleia.

    Padre Estêvão convocou os diocesanos a serem incômodos no sentido  de levar a missão adiante através do anúncio do Evangelho intensificado pelas atividades pastorais da diocese.

    O bispo diocesano, dom Mauro Montagnoli, comunicou que no dia 16 de dezembro próximo a diocese de Ilhéus irá receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a cruz e o Ícone de Nossa Senhora.


    Diocese de Petrópolis promove a 7ª Assembleia do Plano Pastoral de Conjunto

    Nos dias 14 e 15 de novembro, a diocese de Petrópolis (RJ) realiza em Teresópolis (RJ), a 7ª Assembleia do Plano Pastoral de Conjunto, mobilizando mais de seis mil pessoas. O tema deste ano da assembléia é "Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito, com a proteção de Maria", que segundo o bispo diocesano, dom Filippo Santoro, está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Uma das novidades da 7ª Assembleia será a proclamação solene da criação do Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, que será instalado na Igreja de Corrêas.

    Dom Filippo Santoro explicou que o Plano Pastoral de Conjunto é importante porque organiza a vida da diocese, pois é um plano unitário que abraça toda atividade pastoral e toda obra de evangelização. "O Plano é ponto de referência para toda atividade de evangelização, pastoral e de presença na vida da sociedade. O plano dá um rosto unitário, todos, cada um com sua característica, dentro da sua realidade, trabalham em unidade, com  o único objetivo", afirmou o bispo.

    Ele citou como um dos exemplos desta unidade, a tragédia na Região Serrana no inicio deste ano, quando "toda estrutura do plano que tinha como objetivo a evangelização, a missão popular, foi colocada a serviço das vitimas da tragédia, principalmente nas paróquias de Madame Machado e Vale do Cuiabá, em Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Areal". Dom Filippo Santoro disse que como resultado deste trabalho, que utilizou a estrutura do Plano Pastoral, surgiu o projeto Presença Samaritana, cuja atuação está centrada em Teresópolis, onde o número de vitimas é maior, mais com ações nos demais municípios atingidos pela chuva.

    Como fruto também do Plano Pastoral de Conjunto, o bispo disse que hoje, mais do que no passado, a diocese caminha em sintonia com Igreja no Brasil e em toda América Latina, afirmando que, a Conferência de Aparecida, realizada em 2007, confirmou as metas centrais do Plano Pastoral, que são promover o encontro pessoal com Cristo, a formação dos discípulos de Jesus, o testemunho da fé e a missão popular, com a formação de pequenas comunidades, onde se dá o testemunho e comunhão fraterna.

    Dom Filippo Santoro disse que muitos frutos surgiram ao longo destes sete anos do Plano Pastoral de Conjunto e lembra que um dos pontos importantes é o protagonismo dos leigos. "Os leigos são os protagonistas, pois participam da assembléia apontando os erros, com criticas, sugestões, mais em unidade com os padres. Na assembleia fomos um caminho juntos, concretizando a unidade do Plano Pastoral".


    Compositores aprofundam a ritualidade do tempo pascal

    "Os compositores (letristas e músicos), cantores, salmistas, instrumentistas e animadores exercem um verdadeiro ministério litúrgico" (SC 29). Dada a importância deste ministério para a liturgia, o Setor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove mais um Encontro de Compositores e Letristas. O evento acontece na Casa de Encontros das Irmãs Paulinas (SP), de 12 a 15, e conta com a participação de mais de 30 compositores de música litúrgica da Igreja do Brasil. O encontro é anual e esta já é a sexta edição.

    Os conteúdos que estão sendo aprofundados neste ano, são: A música na cultura popular brasileira; Ciclo Pascal: Rito, teologia, espiritualidade e ministerialidade do canto; Oficinas de composição de letra e música.

    Os participantes têm a oportunidade de partilhar suas novas composições, as quais são analisadas pelo grupo a partir de critérios litúrgicos, bíblicos, teológicos e poéticos. "É um momento significativo de formação para os compositores, análise e estudo do atual momento da música litúrgica no Brasil e partilha das experiências, em vista da criação de belas músicas para a liturgia", afirma o padre José Carlos Sala, assessor de música litúrgica da CNBB.

    O bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Edmar Peron, acompanha o encontro representando a Comissão Episcopal para a Liturgia. Após o Encontro de Compositores e Letristas, nos dias 16 e 17, a Equipe de Reflexão de Música da CNBB, formada por músicos e liturgistas, realiza reunião para aprofundar o plano quadrienal da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia e dar continuidade aos projetos do Setor de Música Litúrgica.


    Eleito o novo presidente da Cáritas Brasileira

    O bispo de Abaetetuba (PA), dom Flávio Giovenale, foi eleito com 63% dos votos para ocupar o cargo de presidente da Cáritas Brasileira para o próximo quadriênio. No total, 117 delegados participaram deste processo. Dom Flávio recebeu 74 votos e dom Guilherme Antônio Werlang, da diocese de Ipameri (GO), ficou com 43.

    O processo eleitoral que teve início no dia 10, durante o 4º Congresso e 18ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, realizado em Passo Fundo (RS), seguiu até o dia 11, pois nenhum dos candidatos recebeu 50% mais um dos votos, conforme prevê o estatuto da instituição.

    Anadete Gonçalves Reis foi reeleita para a vice-presidência da entidade com 99% dos votos.

    O bispo de Abaetetuba é originário da cidade de Murello, Itália, nascido no dia 06 de maio de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia em Lorena, São Paulo, entre os anos de 1975 e 1976 e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também em São Paulo, entre 1978 e 1981. Pós graduou-se na Universitá Pontificia Salesiana (Fac. Spiritualitá) em Roma (1984-1985). Foi ordenado Bispo em 8 de dezembro de 1997 assumindo a Diocese de Abaetetuba.

    Antes, dom Flávio Giovenale trabalhou na Pastoral Vocacional no estado do Pará, de 1982 a 1983, foi reitor do Seminário Menor em Manaus (AM) entre os anos de 1986 a 1989, retornando novamente ao cargo de reitor do Seminário Maior em Manaus durante um ano (1990-1991); foi ecônomo da Província de 1992 a 1997 e procurador Missionário para o Brasil nos anos de 1994 a 1997.

    Como bispo exerceu o cargo de Secretário Executivo nos anos de 1999 a 2003 e presidente de 2004 e 2007 do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará). Este ano dom Flávio foi eleito a assumir, pela segunda vez, o cargo de Secretário Executivo do Regional Norte 2.


    Salvador recebe o 1º Congresso Baiano de Universitários Católicos

    Com cerca de 100 jovens de diversos locais da Bahia, teve início no sábado, 12, em Salvador (BA), o 1º Congresso Baiano de Universitários Católicos. Capitaneados pelo assessor do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), padre Carlos André, os congressistas foram levados a refletir sobre a importância da espiritualidade na universidade.

    "Aqui, não temos respostas", disse o padre Carlos ao iniciar o discurso de abertura do evento, mostrando aos jovens que eles se encontram em um espaço aberto de discussão e, além disso, um momento de construção de ideias, conceitos e referenciais.

    O encontro também contou com a presença do bispo auxiliar de Salvador, dom Gilson Andrade da Silva, da vice-reitora da Universidade Católica de Salvador, Liliane Mercury, e da assessora do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Maria Eugenia Lloris Aguado.

    Dom Gilson falou sobre a importância de um congresso católico para o meio universitário. Liliane Mercury agradeceu a oportunidade de poder receber "um evento com tal importância" nas instalações da universidade que atua. Por sua vez, a irmã Maria Eugenia contextualizou a Pastoral Universitária no Brasil para que os participantes entendessem um pouco mais do que se trata o Setor Universidades da CNBB.

    Dentre as atividades que se estenderam durante o dia, a formação dos grupos de partilha foi uma das mais importantes. Neles, os jovens discutiram os temas abordados no congresso, dividiram experiências, conheceram a realidade alheia e fortaleceram a fé. Como gesto concreto, esses grupos ainda ajudam na arrumação e ordenação do plenário, salas, refeitório e dormitório do congresso.

    Com muita espontaneidade aconteceu à última atividade do dia, a tão esperada noite cultural. Muitos jovens participaram, e com o seu talento ajudaram a fazer do momento, o mais bonito do dia. Eles cantaram, dançaram e louvaram.

    O 1º Congresso Baiano de Universitários Católicos é promovido pela Pastoral Universitária da Bahia e acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro na Universidade Católica.

    Para conhecer mais sobre a Pastoral Universitária acesse o site www.pubahia.com.


    Semana da Consciência Negra em Maringá

    Nesta terça-feira, 15, a Pastoral Afro-Brasileira da arquidiocese de Maringá (PR) dá início à Semana da Consciência Negra no dia 15 de novembro às 19h30 na Capela São Bendito, ao lado da Praça Zumbi dos Palmares, em Maringá. Esse é segundo ano que a missa é celebrada para abrir as atividades da Semana. Já no dia 20, domingo, será lembrado o dia da morte de Zumbi dos Palmares.

    "Para a Pastoral Afro é um momento de criar maior consciência no povo negro da sua especial contribuição para a riqueza cultural de nosso país. É uma forma de celebrar nossa história e resgatar tantos outros heróis negros que infelizmente a historiografia oficial negou ou velou suas contribuições. E também, é um momento em que a negritude eleva sua autoestima mostrando sua beleza e sua criatividade" declara o padre Ivaldir Camaroti dos Reis, assessor arquidiocesano da Pastoral Afro-Brasileira.


    Sínodo arquidiocesano da Paraíba será aberto no próximo sábado

    No próximo sábado, 19, às 16h, será aberto o Sínodo Arquidiocesano da Paraíba com uma missa e show cultural no Adro de São Francisco, no Centro de João Pessoa.

    "Jesus Cristo recebeu do Pai a missão salvífica, no dom do Espírito, para evangelizar os pobres e contritos de coração (Lc 4, 16 s), participando-nos: 'toda autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Ide, pois, a todas as nações fazei discípulos meus, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a guardar tudo o que eu vos ordenei' (Mt. 28, 18-20). Acolhendo a urgência da missão evangelizadora, abrindo nossos corações ao Espírito que fala à nossa Igreja, convoco o Povo de Deus para a celebração do Sínodo da arquidiocese da Paraíba em memória dos 100 anos de sua elevação e sede da Província Eclesiástica (1914- 2014)", convidou o arcebispo, dom Aldo Pagotto.

    Dom Aldo Pagotto explica que o objetivo do Sínodo expressa-se na sua temática: 'A Identidade, a Vida e a Missão da Igreja na Paraíba' e no seu lema: 'Temos um longo caminho a percorrer'. Sínodo significa 'caminhar juntos, no mesmo rumo'. "Assumindo a missão evangelizadora na mudança de época, nós, cristãos, enfrentamos grandes desafios. Qual é a nossa identidade cristã? O que a Igreja faz para evangelizar? Como a Igreja conseguirá contribuir para a construção da sociedade pacífica e desenvolvida? Para assumir a nova evangelização, precisamos de uma formação adequada 'dando as razões da nossa fé e de nossa esperança'. Esse é o objetivo do Sínodo: formar lideranças cristãs, num processo inicial e permanente para a militância cristã, assumida na Igreja e na sociedade, tendo em vista a construção do Reino de Deus em nossa história", explicou dom Aldo.


    Assessoria de Imprensa da CNBB
    SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
    E-mail: imprensa@cnbb.org.br
    Site: http://www.cnbb.org.br
    Tel.: (61) 2103-8313
    Fax: (61) 2103-8303