sexta-feira, 27 de julho de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 27/07/2012

REFLEXÃO

Todos nós falamos muito em felicidade e todas as pessoas desejam ser felizes. Em nome da felicidade as pessoas fazem as maiores proezas e correm os maiores riscos. A felicidade está sempre naquilo que nós mais valorizamos na nossa vida. É justamente aqui que nós encontramos o elemento de análise principal para encontrarmos a causa de tanto sofrimento e tanta dor que estão presentes no mundo de hoje. Deus é o valor absoluto e somente a partir dele pode haver felicidade verdadeira. Qualquer felicidade que encontre o seu fundamento fora de Deus, coloca o seu fundamento em um falso valor, de modo que é na verdade uma falsa felicidade, que só pode trazer dor e sofrimento.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Presbiteral

  • Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Bispo de Imperatriz - MA
  • Dom Irineu Gassen, OFM, Bispo de Vacaria - RS

Ordenação Episcopal

  • Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispo de Alagoinhas - BA
  • Dom Walter Ivan de Azevedo, SDB, Bispo Emérito de São Gabriel da Cachoeira - AM
  • Dom Irineu Gassen, OFM, Bispo de Vacaria - RS
NOTÍCIAS

Brasília acolherá o encontro vocacional dos jovens do Caminho Neocatecumenal em preparação à JMJ

A Arquidiocese de Brasília acolherá, no domingo dia 29 de julho, um encontro vocacional dos jovens do Caminho Neocatecumenal no Brasil, que será presidido pelo Arcebispo, Dom Sergio da Rocha. Até agora são 15 mil os inscritos que vão participar do evento que começa às duas e meia da tarde, no anfiteatro do Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul.

Jovens de dezessete estados do país vão ser acolhidos a partir da sexta-feira, 27 de julho, em diversas paróquias da Arquidiocese de Brasília. No sábado, durante todo o dia, os jovens evangelizarão pelas ruas e praças das principais cidades do Distrito Federal, e à noite vão celebrar a eucaristia nas paróquias onde forem acolhidos.

No domingo de manhã, os peregrinos rezarão as laudes com a comunidade paroquial e, em seguida, irão ao Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul, onde acontecerá o encontro vocacional. Além de Dom Sergio, também confirmaram presença Dom Valério Breda, bispo da diocese de Penedo (AL) e Mons. Piergiorgio Bertoldi, conselheiro do Núncio Apostólico no Brasil.

O encontro vocacional na capital federal sob a responsabilidade do Caminho Neocatecumenal no Brasil se insere nos eventos de preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

No Brasil, o Caminho Neocatecumenal está presente em 72 dioceses com 1.500 comunidades espalhadas em quase todos os estados contando com aproximadamente 50 mil fieis. A vida cristã em pequenas comunidades, própria da iniciação cristã neocatecumenal, tem produzido numerosos frutos para o bem de toda a Igreja, dentre eles os seminários Redemptoris Mater (três no Brasil), além de numerosas vocações à vida contemplativa e a formação de muitas famílias abertas à vida que auxiliam à edificação da Igreja e ao florescimento de novas vocações.

SERVIÇO Data: Domingo 29 de julho – Hora: 14:30h. Local: Área do anfiteatro do Parque Ecológico Dom Bosco, Lago Sul, Brasília. Mais informações: Pe. Marcos Sabater (61 9313 0470      ).


Bispos da América Latina e do Caribe se preparam para próximo Sínodo

Tem início esta sexta-feira, 27 de julho, na sede da Conferência Episcopal da Colômbia, em Bogotá, o encontro preparatório dos Bispos e Delegados das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe que participarão da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

O Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), Dom Carlos Aguiar Retes, explicou que esta reunião será uma oportunidade prévia para conhecer-se, intercambiar ideias e adentrar-se na metodologia do próximo Sínodo.

O Sínodo se realizará em Roma de 7 a 28 de outubro. O tema proposto pelo Santo Padre Bento XVI é "A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã".

"Nós nos atualizaremos com as reflexões mais importantes que o Celam tem feito sobre a Nova Evangelização, com a finalidade de ajudar a visão dos bispos que participarão deste Sínodo", indicou Dom Aguiar Retes. Além disso, haverá um intercâmbio de experiências sobre o que cada bispo sabe, conhece ou realizou em seu trabalho pastoral.

O Celam estudou previamente um relatório apresentado por cada uma das Conferências Episcopais da América Latina e a partir deles dará uma iluminação aos padres sinodais como conhecimento da realidade que se vive.

Por sua vez, o Secretario do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Octavio Ruiz Arenas, que estará presente nesta reunião, declarou que "ter uma análise prévia da realidade da América Latina permitirá que a presença na sala sinodal seja uma presença onde se leve em consideração a realidade latino-americana e a grande experiência de mais de 30 anos neste campo".

Também participará do encontro, que se realiza até terça-feira, 30 de julho, o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic.


Vatileaks: Papa recebe relatório dos Cardeais

Bento XVI recebeu na quinta-feira, 26 de julho, o parecer da Comissão Cardinalícia que investigou a fuga de documentos reservados do Papa. O Santo Padre foi informado sobre as conclusões da Comissão e sobre o andamento do procedimento penal. A investigação criminal tem como único suspeito, até o momento, o ex-mordomo de Bento XVI, acusado de "furto agravado" de documentos pertencentes ao Papa, que atualmente se encontra em liberdade condicional, com prisão domiciliar.Paolo Gabriele foi detido em 23 de maio, na sequência do caso de fugas de informação no Vaticano, conhecido por Vatileaks, que deram origem à divulgação pública de dados reservados. À margem da investigação judicial, o Papa nomeou uma Comissão composta pelos Cardeais Julián Herranz, Joseph Tomko e Salvatore De Giorgi, que instaurou um "inquérito administrativo".

Maracanãzinho recebe evento "Preparai o Caminho", da JMJ Rio2013

A cidade do Rio de Janeiro está em festa. Mobilizada para acolher os mais de 50 mil jovens que devem passar pelo Maracanãzinho neste final de semana (entre os dias 27 e 29 de julho), num evento que vai reunir grandes nomes da música católica e popular, além de apresentações culturais, pregações missionárias e celebrações. "Preparai o Caminho" é uma prévia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai acontecer no Rio em julho de 2013. Com este evento, o Comitê Organizador Local (COL) marca a contagem regressiva de um ano para a realização da JMJ. A programação terá a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello e será a ocasião para o lançamento da campanha de doações para a JMJ Rio2013. Entre os nomes que deverão se apresentar, está o padre Antônio Maria, que deve animar os jovens com músicas já conhecidas de seu repertório. "O 'Preparai o Caminho' é um convite evangelizador para esta juventude", contou o padre, que fará uma pregação no evento. "Minha participação será em louvor. Vou rezar das 9h até às 10h e levar amor ao coração de toda a sociedade".O evento será transmitido na íntegra pela internet, por meio do portal oficial da JMJ Rio2013. A TV Canção Nova fará a transmissão ao vivo de todo o evento, que também terá a cobertura da Rede Vida, Século XXI e TV Aparecida.No primeiro dia de evento, dia 27, sexta-feira, o evento será das 19h às 22h30; no sábado, das 8h às 21h30; e, no domingo, das 8h às 16h30.

Regional Sul 1 realiza 17ª Assembleia de Catequese

O Centro Pastoral Santa Fé, em São Paulo, acolheu nos dias 17 a 19 de julho, os participantes que se aprofundaram no tema "Formação nas Escolas Diocesanas de Catequese". A ocasião, contou com vários assessores, dentre estes, padre Eugenio Pessato (Campinas), padre Fabio Ernesto (Taubaté), padre Paulo Gil (Santana), padre Geraldo Raimundo Pereira (Lapa) e dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira e Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, e nos dias 20 a 22 de julho aconteceu a 27ª Assembleia da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 com o tema: "Caminho para o discipulado missionário", tendo como lema: "Fala Senhor na nossa voz".

Os participantes foram recepcionados às 18h com um jantar, e às 20h se dirigiram ao auditório onde foram acolhidos pelo padre Pelegrino de Rosa Neto (diocese de Guarulhos). Em seguida, os sub-regionais apresentaram um breve resumo sobre os trabalhos desenvolvidos no Estado em relação às catequeses: junto à pessoa com deficiência; com estilo catecumenal e familiar.

No sábado pela manhã, padre Paulo Cesar Gil, coordenador do regional nos levou a vivenciar o tema: "A mística para a caminhada catequética no Regional Sul 1" com base no livro dos Atos dos Apóstolos  8, 26-40. No período da tarde, padre Marcelo Delcin, da arquidiocese de São Paulo, conversou conosco à propósito do Ano da Fé, que terá início no próximo mês de outubro, convocado pelo Papa Bento XVI. Em seguida, reunidos por sub-regional, elaboramos algumas propostas de ações concretas para serem realizadas nos mesmos, e sugestões para o regional durante o Ano da Fé. Os participantes tiveram a oportunidade também de participar de uma animada confraternização repleta de doces e apresentações musicais.

O domingo iniciou-se com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo de Limeira e referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética no Regional Sul 1, dom Vilson Dias de Oliveira, em seguida a catequista-blogueira, Imaculada Cintra, da diocese de Franca, apresentou informações sobre o projeto "Rede de Blogs" (desenvolvido pela CNBB), lançando aos presentes o desafio de que todas as dioceses de nosso regional, possuam um blog ligado ao blog do Regional, que por sua vez, está ligado ao da Comissão de Animação Bíblico-Catequética Nacional (CNBB).

Os presentes receberam também mais informações sobre o que será o Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica, e o Ano da Fé que será realizado em Curitiba (PR), de 07 a 09 de setembro, e o Simpósio de Animação Bíblica da Pastoral – Regional Sul I que acontecerá nos dias 28, 29 e 30, do mesmo mês, no Centro Pastoral Santa Fé (SP). O encerramento da 27ª Assembleia da Comissão de Animação Bíblico-Catequética, se deu por meio de uma celebração de envio conduzida pela equipe da Diocese de Limeira, que presenteou a todos com uma cruz dourada.

 


Paróquias da Arquidiocese de Salvador se organizam para participar da JMJ 2013

Ainda falta um ano, mas os jovens soteropolitanos já estão mobilizados para marcar presença na Jornada Mundial da Juventude, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. Além das ações promovidas pela Comissão Arquidiocesana para os Assuntos da JMJ, como a distribuição dos cofrinhos para estimular a economia de dinheiro, bem como o apadrinhamento dos jovens, por parte dos adultos, uma verdadeira maratona de ideias tomam conta das paróquias da Arquidiocese de Salvador para garantir a participação do maior número possível de meninos e meninas no maior evento da juventude católica.

Um exemplo é a Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Rua da Esperança, 290 – STIEP) que realiza, no próximo sábado, dia 28 de julho, a Festa da Amizade, com o intuito de divulgar e estimular os jovens a participarem da JMJ. O evento acontece no salão paroquial, a partir das 20h. Já a Forania 8 promove uma tarde de louvor no dia 29, a partir das 14h, na Paróquia São Paulo Missionário (Estrada do Coqueiro Grande, 1210, Fazenda Grande II, Cajazeiras). Na ocasião, além de apresentações, os jovens participam de uma caminhada (Igreja – Rótula da Feirinha – Igreja), às 16h30. A missa de encerramento acontece às 17h30. A Paróquia São Francisco de Assis (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, s/n, Boca do Rio), também lança a proposta da JMJ no dia 29, durante uma Missa festiva, às 8h.

Na Arquidiocese, a JMJ 2013 foi lançada durante a Jornada de Espiritualidade Jovem, realizada no dia 15 de julho, na Universidade Católica de Salvador. Motivados pela carta do Papa Bento XVI, por ocasião do Dia Mundial da Juventude, os participantes refletiram o tema "Alegrai-vos sempre no Senhor" (FL 4, 4).  Na ocasião, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, falou aos jovens sobre a participação da Arquidiocese na Semana Missionária e na Jornada Mundial da Juventude, além de explicar a importância deste evento para a Igreja Católica. Mais informações pelo telefone (71) 4009-6689.


Jequié sedia o 5º Congresso Regional NE3 da Pastoral Familiar

Com o tema: "A Família: o trabalho e a festa" e o lema "Bendita a família que valoriza a vida", teve início o 5º Congresso Regional Ne3 da Pastoral Familiar na diocese de Jequié (BA).

Entre os dias 20 a 22 de julho, mais de mil participantes oriundos de diversas cidades e dioceses da Bahia e Sergipe, se fizeram presentes lotando o Centro de Evangelização e Unidade (CEU). Ao longo de todo o congresso, foram realizadas conferências, apresentações artísticas, e momentos orantes que enriqueceram o desenvolvimento dos trabalhos.

A mesa de abertura foi composta pelo administrador apostólico e bispo emérito da diocese de Jequié (BA), dom Cristiano Jacob Krapf; por dom Petrini; padre Vítor Menezes, diretor espiritual diocesano e pároco da Catedral de Jequié; Vilson e Tereza, casal Regional NE3; Zé e Vane, casal diocesano; Valmir e Laura, casal coordenador do congresso; Evandro Lopes, representante do prefeito municipal de Jequié.

Na noite de sexta feira (20/07), dom João Carlos Petrini, bispo diocesano de Camaçari (BA) e presidente da comissão episcopal Vida e Família da CNBB, proferiu a primeira conferência sobre "A família: geradora de uma sociedade justa e fraterna".

No sábado (21/07) foram realizadas três conferências com temáticas diversas. "A família e a superação das dificuldades", ministrada por Gerson e Celina (psicólogos e escritores da editora Paulus). "O trabalho na família", ministrada pelo monsenhor Luiz Rodrigues (Pároco da Paróquia Senhor dos Passos e Diretor da Pastoral Familiar em Feira de Santana-BA). "A família e a Festa", ministrada pelo padre Adilton Pinto Lopes (Pároco e Reitor da Basílica da Conceição da Praia em Salvador-BA). Ainda foram realizados vários painéis temáticos no período da tarde, como: "O impacto das drogas nas Famílias"(Flávio de Jesus Morais – coordenador da Fazenda da Esperança do km 100 – Brejões-Ba). "Família Missionária" (Laércio Oliveira – Diocese de Lorena- SP). "Masculino, feminino e Gênero" (Pe. Flávio Ferreira de Souza – Pároco da Paróquia de Brejões-Ba).

O bispo de Itabuna (BA) e referencial da Pastoral familiar do NE3 também, dom Ceslau, esteve presente dirigindo aos congressistas uma belíssima mensagem de incentivo à família.

Um grande show católico com Laércio Oliveira e outros músicos da cidade de Jequié realizado no espaço cultural Dom Cristiano, abrilhantou ainda mais a noite do sábado. A Última conferência do congresso foi ministrada no domingo (22/07) pelo padre Antônio Tourinho Neto, Pároco da Paróquia de Santo Antônio – Km 100, com o seguinte tema: "Pastoral familiar: instrumento para ajudar a família a viver o trabalho e a festa".

Foram três dias de muita alegria, formação, e engajamento das várias dioceses que formam o Regional Nordeste 3. Ao término da Santa Missa, realizada no domingo e presidida por dom Cristiano, fora anunciado pelo casal regional (Vilson e Tereza) que a próxima diocese a sediar o 6º Congresso da Pastoral Familiar será a Diocese de Bonfim (BA).


3ª Experiência Missionária da Sub-Região Botucatu em Guaraçaí

Entre os dias 22 a 29 de julho, a diocese de Araçatuba (SP) estará sediando a 3ª Experiência Missionária da Província Eclesiástica de Botucatu. A cidade anfitriã é a cidade de Guaraçaí, conhecida como capital do abacaxi no Estado de São Paulo e localizada a aproximadamente 100 km de Araçatuba. A paróquia deste município paulista, com aproximadamente 9 mil habitantes, é dedicada a Nossa Senhora Aparecida.

Participam destas Santas Missões Populares, 75 missionários, entre seminaristas, leigos e padres, das dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Ourinhos e Presidente Prudente.No domingo (22), os missionários foram recebidos na cidade de Mirandópolis, município vizinho de Guaraçaí, para formação antes do início das Santas Missões.

Ao final da tarde, viajaram para Guaraçaí, onde foram acolhidos na entrada principal da cidade pela comunidade local. De lá, percorreram em procissão louvando e orando diante da imagem de Santa Teresinha, padroeira das Missões, até a Igreja matriz.

No Barracão paroquial, deu-se início a Santa Missa de envio dos missionários tendo como presidente da celebração o padre Ewerton Aparecida da Silva, assessor do Regional Sul 1 do Comire e como concelebrantes o padre Edson Barbosa, assessor da diocese de Araçatuba do Comidi e padre Fernando Stanincheschi, coordenador diocesano de pastoral e pároco local.

De segunda-feira (23) a sábado (28), dividida em 5 setores, a estrutura das atividades será oração da manhã, visitas às casas o dia todo e celebrações a noite. Em ambas as celebrações, matutina e noturna, a comunidade participa juntamente com os missionários.

Nas celebrações da noite, foram realizadas e estão agendadas celebrações eucarísticas, adorações ao Santíssimo Sacramento, Missa dos Enfermos, Caminhada da penitência e celebração de reconciliação (com confissões individuais o dia todo) e Noite Cultural no penúltimo dia.

No domingo será realizada Santa Missa de encerramento. Presidindo a celebração eucarística, o bispo da diocese de Araçatuba dom Sergio Krzywy.


Experiência Missionária na Província Eclesiástica de Botucatu (SP)

Termina neste domingo, 29 de julho, a 3ª Experiência Missionária da Província Eclesiástica de Botucatu, que se realiza na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guaraçaí (SP), diocese de Araçatuba. Participam das Santas Missões Populares 75 missionários, entre seminaristas, leigos e padres, das dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Ourinhos e Presidente Prudente. No último domingo, 22, os missionários foram recebidos na cidade de Mirandópolis para formação antes do início dos trabalhos. Em seguida, foram para Guaraçaí, onde foram acolhidos na entrada principal da cidade pela comunidade local. De lá, realizaram procissão com a imagem de Santa Teresinha, padroeira das Missões, até a Igreja matriz, onde participaram da missa de envio.Entre segunda-feira e sábado, dividida em 5 setores, a estrutura das atividades dos missionários incluía oração da manhã, visitas às casas o dia todo e celebrações a noite. Neste domingo, 29, haverá a missa de encerramento, presidida pelo bispo de Araçatuba, dom Sergio Krzywy. Com informações da Diocese de Araçatuba/SP

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: