terça-feira, 21 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 21/08/2012

REFLEXÃO

A nossa vida é condicionada por muitos fatores que marcam a natureza humana decaída por causa do pecado. Esses fatores, em geral, nos afastam de Deus e nos impedem de viver plenamente a proposta do Evangelho. A maior dificuldade para superarmos esses fatores se encontra no fato de que nós somos seres naturais, portanto submissos às leis da natureza decaída de modo que para nós isso é impossível. Mas Jesus nos diz no Evangelho de hoje: 'Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível'. Somente confiando plenamente na graça divina e procurando corresponder a ela é que poderemos viver o Evangelho apesar das nossas fraquezas e dos desafios que a vida nos impõe.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom João Mamede Filho, OFMConv, Bispo de Umuarama - PR
  • Dom Eduardo Koaik, Bispo Emérito de Piracicaba - SP

Ordenação Episcopal

  • Dom José Valdeci Santos Mendes, Bispo de Brejo - MA
NOTÍCIAS

Infância e Adolescência Missionária prepara celebração dos seus 170 anos

Em 2013, A Infância e Adolescência Missionária (IAM), uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebra 170 anos de fundação.  Presente em todo o mundo, a Obra nasceu em 1843 e deve seu nome à vontade de confiá-la à proteção do Menino Jesus. "Com a convicção de que as crianças podem ser uma força espiritual e social para uma real transformação do mundo, a IAM pretende suscitar um movimento de crianças cristãs dedicadas a ajudar outras crianças".

Com base nesses princípios, presentes no Estatuto das Pontifícias Obras Missionárias, o Ano da IAM será comemorado entre maio de 2013 e maio de 2014 para dar continuidade ao crescimento da Obra no Brasil. A celebração será aberta com a Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária. Trata-se de um evento permanente que deve fazer parte da agenda anual da Obra a partir de 2013.

"A Jornada Nacional da IAM será um evento anual que acontecerá sempre no terceiro domingo de maio, com o objetivo de consagrar as crianças de todo o Brasil aos cinco continentes. No próximo ano as consagraremos ao continente americano e, na Assembleia Nacional da IAM (dezembro), nós escolhemos o tema e o lema e o continente que será consagrado no ano seguinte", explicou o secretário nacional da Obra, padre André Luiz de Negreiros.

Durante a celebração do Ano da IAM, as crianças e adolescentes, a exemplo da Campanha Missionária, receberão em seus grupos, hoje em torno de 30 mil, espalhados em todo o Brasil, os materiais e subsídios de apoio como cartaz, logomarca, tema e lema, roteiros de celebração e, como compromisso, juntamente com os assessores, o lenço e escudo (símbolos da Obra) e os novos materiais que estão em fase de reformulação.

Segundo padre André, a Jornada Nacional da IAM possibilitará também a organização do envio dos cofrinhos missionários que hoje acontece ao longo de todo o ano. "Maio seria dedicado ao envio dos cofrinhos missionários com data fixa para a arrecadação, como é feito hoje com a Campanha Missionária. Assim a prestação de contas seria acompanhada com mais proximidade", disse o secretário.

Atividades no Ano da IAM

A proposta das Pontifícias Obras Missionárias é que os regionais façam, durante a celebração do Ano da IAM, minicongressos diocesanos ou com o agrupamento de dioceses vizinhas. A temática deve estar em sintonia com o Congresso Americano da IAM que acontecerá em 2014, em Aparecida (SP), evento para assessores da IAM, que será o desfecho das celebrações dos 170 anos da Obra. "Sugerimos que os minicongressos sejam celebrados nas dioceses numa manhã ou tarde, ou no dia inteiro; as POM enviarão o material para que os estaduais acompanhem os congressos. Cada regional tem liberdade para fazer ao seu modo, mas em sintonia com todo o Brasil".

No estado de São Paulo a equipe executiva da IAM começa a se organizar para preparar as celebrações. No próximo mês de setembro haverá uma reunião para definir a programação, mas a coordenadora estadual, Nádia Maria Fusinato, antecipa que as dioceses irão comemorar cada uma a seu modo. "Com missas, caminhadas, eventos de animação, gincanas, visitas, terços missionários".

O Paraná, por sua vez, já deu início às celebrações, conforme nos relatou a coordenadora estadual, Elaine Machado. "Em nosso regional já estão acontecendo muitas atividades como minicongressos, congressos provinciais, Encontros de Formação da IAM, encontros diocesanos, preparação de materiais, terços missionários, conscientização das famílias e visitas nas escolas".

O secretário vê nos eventos uma fórmula eficaz para dar visibilidade à Infância e Adolescência Missionária. É o que ele chama de "reforço para a catequese", e explica por que. "A IAM deve ser reconhecida pela Igreja como o agir da catequese. Se na catequese a criança começa a conhecer e a amar a Igreja, na IAM ela faz a missão e a coloca em prática. Ela começa a entender e aprende o que é a missão permanente, o compromisso que ensinamos através da Infância e Adolescência Missionária".


Estudos missionários em Alagoinhas

Nos dias 17 e 18 de agosto de 2012, missionários,  envolvidos  com grupos Missionários, Conselhos Paróquias Missionários (COMIPA) Conselho Missionários Diocesano  (COMIDI),   lideranças das comunidades, Coordenadores de Pastorais e diversas religiosas de  18 Paróquias, da Diocese de Alagoinha – Bahia se encontraram no Centro Diocesano de formação,  com o objetivo de capacitar e qualificar para a ação missionária na comunidade, Paróquia e Diocese.

O encontro contou com  a assessoria  da  Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclersial  Ir. Dirce Gomes da Silva, Icp. Que de forma interativa, através da palavra de Deus, DAp, DGAE e Livro Paróquias Missionárias favoreceu aos participante um aprofundamento do tema, provocando-os   ao compromisso co-resposnsavel de tornar a Paróquia onde residem  redes de comunidades, incentivo as CEBs, formação e grupos missionários,   maior participação aos diversos conselhos tanto Diocesano, paroquial e comunitários.

Além disso, a assessora abriu também espaço pra apresentar o material  e motivar a campanha missionária  de 2012, Brasil partilha tua fé, realizado pela Pontifícias Obras missionárias .

O Bispo Diocesano Dom Paulo, também se fez presente presidindo  em dois momentos a Eucaristia e ouvindo as propostas dos participantes para a Diocese de Alagoinha a partir do tema estudado. Também foi gratificante os momentos de estudo em grupo, plenárias  e convivência fraterna.


Roraima prepara Bote Fé na Juventude

Depois de percorrer vários estados do país, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegam a Diocese de Roraima no dia 1º e 2 de setembro. O evento "Bote Fé na Juventude" deve reunir mais de 10 mil fiéis na capital, Boa Vista. A programação começa com uma carreata que percorrerá diversos bairros da capital. A concentração será na Catedral Cristo Redentor no início da tarde. A ideia é parar em pontos estratégicos, como o Hospital Geral de Roraima, o Centro Sócio Educativo e praças esportivas. Ainda no sábado, a partir das 8 da noite, os participantes serão convidados a fazerem vigília de oração na igreja São João Batista, no Caranã, até 4h da manhã de domingo. No segundo dia, os símbolos partem rumo a Catedral Cristo Redentor para uma missa dedicada aos doentes e idosos. Os símbolos da JMJ permanecem no recinto para visitação e oração até as o início da tarde. A partir das 3 da tarde, a multidão se reúne na igreja São Bento, para a Via-Sacra que seguirá rumo ao palco Velia Coutinho. Durante o trajeto, os jovens levarão a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria até o local da missa. A celebração será presidida pelo bispo de Roraima, dom Roque Palosqui. No final da missa, uma réplica da cruz peregrina será abençoada e entregue aos fiéis de Caracaraí, primeira paróquia a levar a réplica e iniciar a peregrinação pelo Estado. A cópia da Cruz passará por todas as paróquias da Diocese de Roraima. Em seguida, a cantora católica Adriana Arydes apresentará as suas músicas ao público. Para dom Roque, será um momento de congregar, fortalecer a fé e de festejar com a juventude católica, sob a iluminação bíblica: "Ide e fazei discípulos meus todos os povos" (Mt 28,19). Segundo ele, a cruz, quer "entusiasmar a juventude pelo seguimento de Jesus". Acompanhando a Cruz está o Ícone de Maria, que segundo o bispo recorda que a Mãe sempre esteve ao lado de seu Filho. "Portanto, abraçar a cruz junto com Jesus significa para o discípulo, estar voltado para o Pai e para os irmãos. Sempre acompanhado pela Mãe", explicou Palosqui.

"Precisamos voar juntos, na direção da primavera que a juventude está vivendo", diz dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas (TO), em carta dirigida aos jovens

Dirigida, inicialmente, aos jovens da arquidioces de Palmas (TO), mas também a toda a juventude pela força do tema e da proximidade da realização da Jornada Mundial da Juventude, uma carta foi escrita pelo arcebispo dom Pedro Brito Guimarães.O documento foi enviado à assessoria de imprensa da CNBB no último domingo, dia 19 de agosto.

Leia a Carta na íntegra.

 

 

CARTA AO JOVEM DA ARQUIDIOCESE DE PALMAS

 

Amado, amada de Deus, jovem da Arquidiocese de Palmas,

 

Tenho Sede!

 

Querido jovem, sou ainda do tempo em que a carta era o meio mais popular de comunicação entre as pessoas. Hoje, com o advento da internet, ela deixa de ter esta função, que passa a ser exercida pelas redes sociais. Palavras como "internauta", "facebook", "conectar", "navegar", "twittar", "teclar", "download", "interatividade" etc, fazem parte do vocabulário do jovem de hoje. Penso exatamente como pensa o poeta: "os jovens são como os pássaros: voam sempre em direção da primavera" (Giorgio La Pira). Precisamos voar juntos, na direção da primavera que a juventude está vivendo. Temos muitas coisas boas e bonitas para conversar, para dizer e para ouvir: notícias, sonhos, projetos e eventos, programados em função da evangelização da juventude. Por isto convido você para arrastar as cadeiras, sentar em círculo, formar uma roda de conversa e bater um papo legal.

Quero dizer inicialmente que sou igual a um pai que cuida mais do filho pequeno até que ele cresça; que cuida mais do filho doente até que ele fique bom; e que cuida mais do filho ausente até que ele volte. E como um pai, caro filho, cara filha, me alegro com suas lutas, seus sonhos e as suas vitórias; ao mesmo tempo, me entristeço e sofro com os seus problemas, seus desafios e, sobretudo, com a falta de políticas públicas para a juventude. "Não temos em nossas mãos a solução de todos os problemas do mundo, mas diante dos problemas do mundo temos nossas mãos" (Friedrich von Schiller).

Estamos em compasso de contagem regressiva para um dos maiores eventos juvenis, em escala mundial, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. O "ide e fazei discípulos em todas as nações" (Mt 28,19), lema da referida JMJ Rio2013, se constitui um verdadeiro programa de vida, um mandato e um convite de Jesus para você. O santo padre, o papa Bento XVI, disse que "a JMJ é uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz". É missão nossa conduzi-lo a este encontro com Jesus vivo, irmão e amigo, mestre e pastor misericordioso, luz e pão, caminho, verdade, vida e esperança do jovem cristão. Que Jesus missionário, de braços abertos, habite neste seu coração verde, amarelo, azul e branco.

O convívio com o Senhor desperta e demonstra o que o jovem deve ter de melhor: a fé. O "ide e fazei discípulos entre todas as nações", é um anúncio para a vida toda e para toda a vida. É urgente a missão do jovem que se encontrou com Jesus comunicar aos outros mais afastados a luz e a beleza da fé e a alegria de ser discípulo missionário de Jesus Cristo. Abra o seu coração a Deus. Deixe Cristo o surpreender com seu amor. Não tenha medo de Jesus. Ele não tira nada de ninguém, ao contrário, dá tudo, inclusive sua vida em nosso resgate. Quem deixa Jesus entrar na sua vida não perde nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande.

Faz parte da nossa missão estimulá-lo ao estudo, à participação, à preparação e à missão para a JMJ Rio2013, aqui na arquidiocese de Palmas. Posso imaginar que você dirá o que um dia disse o jovem Jeremias: "ah, Senhor Deus! Não sei falar, porque ainda sou um menino!" (Jr 1,7). Ele o quer assim mesmo, do jeito que você é e da forma como você está vivendo. Deus não quer simplesmente o perfeito. Ele quer o imperfeito para aperfeiçoá-lo com seu amor. É nesta hora que começa a missão da Igreja, Mãe e Mestra.

Querido jovem, exorto-o a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que ela lhe seja como uma bússola que indica o caminho a seguir. Ele quer você como quis São João Diego: com a bíblia nas mãos, Jesus no coração e os pés na missão. Deixe que Deus o ilumine com a sua luz a sua mente e toque com a sua graça o seu coração.

Preocupam-nos a fragilidade da educação religiosa, na catequese familiar e paroquial, a perda progressiva dos valores cristãos, a fragilidade dos grupos e das pastorais das juventudes. Vivemos num mundo onde há muitos desperdícios de talentos e perdas de vidas humanas. A cultura de morte, a violência, o assassínio de tantos jovens, sobretudo dos negros e dos pobres, a avidez do mercado, através da massiva publicidade, leva os jovens ao mundo ilusório e maravilhoso do consumismo, do prazer das drogas, do sexo e, portanto, a falta do sentido da vida.

No inicio desta contagem regressiva para o maior evento de jovens católicos do mundo, temos muitas coisas para conversar sobre a preparação dos jovens para proporcionar e assegurar uma participação ativa, consciente e frutuosa neste evento. Temos que investir muito nesta preparação espiritual e missionária de todas as expressões da juventude existentes no arco da arquidiocese de Palmas. Nossa missão é ajudar a você, amado, amada de Deus, a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para você.

Permita-nos apontar três caminhos que se fazem necessários seguir nesta preparação para a JMJ Rio2013:

1) Fortalecer o SETOR DA JUVENTUDE: funcionar como um guarda-chuva; contar com a participação de todas as expressões da juventude existentes na arquidiocese, para o seu pleno funcionamento: coordenar os trabalhos; dividir os serviços; adquirir instrumentos de trabalho; informatizar o Setor; escolher de um local e definir o horário de atendimento; escolher voluntários; coordenar o envio dos jovens à JMJ Rio2013, a CF-2013 e a Semana Missionária. Pedimos aos grupos de jovens aguardem o calendário do Setor da Juventude para 2013 para depois elaborarem os seus calendários. Para quaisquer outras informações, favor dirigir-se ao coordenador, Padre Camilo (63 81142106) e com o assessor de Comunicação, Heraldo (63 84456086).

2) Participar de três eventos, inicialmente chamados de "PREPARAI OS CAMINHOS DO Rio2013";

1.      7 a 8 de setembro: - ADORAI JOVEM;

2.      28 de outubro: - DNJ - PALMAS 2012;

3.      8 a 9 de dezembro: - Encontro de preparação dos delegados à JMJ - Rio2103.

3) Convidar também para a II CARAVANA MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESANA, a realizar-se em Lagoa do Tocantins e Santa Teresa, nos dias 16 a 23 de dezembro deste ano em curso.

Invoquemos juntos a proteção dos santos e das santas patronos e intercessores da JMJ Rio 2013. A Igreja necessita de santos. Todos nós somos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. A Igreja necessita também de autênticos testemunhos para a nova evangelização: jovem, cuja vida seja transformada pelo encontro com Jesus; jovem capaz de comunicar esta experiência aos outros. Quem descobriu Cristo deve levar os outros para Ele. Um grande presente como este e uma grande alegria como esta não podem ser guardadas para si mesmo. É necessário transmiti-lo aos outros.

E, para concluir, façamos nossas as palavras do papa dos jovens, o beato João Paulo II: "precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

Caro jovem, fé firme, esperança jubilosa e amor ardente são os nossos desejos para este tempo de preparação dos caminhos, rumo à JMJ Rio2013.

 

Um abraço cordial deste pai, irmão e amigo, com minha bênção.

 

"Eu amo você em Jesus Cristo" (1Cor 16,24).

 

Dom Pedro Brito Guimarães,

Arcebispo de Palmas.

 


Monsenhor Sérgio de Deus Borges é ordenado Bispo

O monsenhor Sérgio de Deus Borges foi ordenado Bispo na tarde do dia 18 de agosto, em rito celebrado no Ginásio do Colégio Nossa Senhora do Rosário, em Cornélio Procópio (PR). Natural de Alfredo Wagner (SC), o monsenhor, passa a ser bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. A nomeação, realizada pelo papa Bento XVI, aconteceu no dia 27 de junho de 2012.

Com o Ginásio lotado, o Bispo de Cornélio Procópio, Dom Getúlio Teixeira Guimarães foi o ordenante principal. Acompanharam o rito de ordenação, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo e o Bispo auxiliar de São Paulo, Dom Edmar Peron. Dezenas de outros Bispos estavam presentes na cerimônia, juntamente com dezenas de Padres, Religiosos, Seminaristas e uma multidão de fiéis de várias localidades.

Dom Sérgio de Deus será apresentado à Arquidiocese de São Paulo no dia 02 de setembro às 11 horas na Catedral da Sé. No mesmo dia tomará posse na Região Episcopal Santana.


2º Seminário Igreja e Bens Culturais

Refletir sobre a as técnicas de conservação e salvaguarda do patrimônio cultural da Igreja e sua importância na evangelização, é um dos objetivos do 2º Seminário Igreja e Bens Culturais – Evangelização e Preservação, que será realizado nos dias 22 a 25 de outubro, na Casa de Retiros São José (Av.Itaú, 475, Dom Bosco), em Belo Horizonte (MG).

Organizado pela Comissão Regional Bens Culturais da Igreja da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e o Ministério Público Estadual (MPE), o evento pretende motivar arquidioceses, dioceses e paróquias quanto aos cuidados e regulamento para a preservação dos Bens Culturais, Arte Sacra e Obras.

O 2º Seminário Igreja e Bens Culturais pretende reunir bispos, padres, religiosos, arquitetos, arquivistas, bibliotecários, restauradores, pesquisadores e estudantes em um espaço para debates, palestras, exposições de temas como legislação civil, técnicas de conservação de bens moveis e integrados, elaboração de projetos para captação de recursos e medidas de segurança, inventariação e catalogação.

Informações e inscrições no site do Regional Leste 2. Acesse www.cnbbleste2.org.br.

Comissão Regional Bens Culturais da Igreja

A Comissão Regional Bens Culturais da Igreja da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) é uma instância anexa à Comissão de Educação e Cultura. A Comissão foi criada em 2009, tendo como responsável o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira.

Dom Gil constituiu uma comissão responsável por ações efetivas para a preservação dos bens culturais da Igreja dentro do Regional Leste 2. Além disso, foi o arcebispo que convocou para a realização do 1º Seminário Igreja e Bens Culturais – Evangelização e Preservação, em outubro de 2010.


Arquidiocese de Salvador se organiza para a Jornada Mundial da Juventude

A Arquidiocese de Salvador continua se mobilizando em função dos preparativos da Semana Missionária , evento que ocorrerá de 17 a 23 de julho de 2013, e a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. No último sábado, dia 18 de agosto, a Comissão Organizadora se reuniu com cerca de 120 jovens de todas as paróquias, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, para incentivar a mobilização dos jovens e traçar novas estratégias de estímulo à participação.

"Demos a conhecer o subsídio que a CNBB elaborou para a preparação da Jornada Mundial da Juventude. São dois modelos: um para o jovem e outro para o adulto. Demos um exemplar a cada forania para que elas refletissem", afirma o coordenador da Semana Missionária na Arquidiocese de Salvador, o Bispo Auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva.

Os participantes discutiram, entre outros assuntos, as inscrições da JMJ, a hospedagem, a preparação da chegada dos jovens que participarão da Semana Missionária e a mobilização para os Momentos de Jovens Adoradores promovidos pela Jornada. Para Dom Gilson, os participantes estão estimulados com os trabalhos desenvolvidos. "Existe um entusiasmo crescente no meio da juventude. Nessa reunião, houve depoimentos individuais que nos mostraram a mobilização das paróquias e a sua organização para levar as pessoas para a JMJ", pondera.

Outro tema abordado foi a articulação para a presença da Jornada Mundial da Juventude na Feira de Comunicação Solidária, evento promovido pelo Jornal São Salvador através da Pastoral Arquidiocesana de Comunicação. De acordo com Dom Gilson, essa é uma boa oportunidade para incentivar mais jovens a participarem da JMJ.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: