sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 05/10/2012

REFLEXÃO

Existem pessoas que vivem profundamente uma religião, mas na verdade essas pessoas não possuem fé. Fazem da religião um ritualismo e um cumprimento de preceitos e conhecem todos os seus dogmas e suas normativas morais, porém não possuem fé, porque não se sentem interpelados por Deus para a mudança de vida tanto em nível pessoal como comunitário. São pessoas que como diz o profeta Isaías, louvam a Deus com os lábios, mas seus corações estão longe dele, porque na verdade, não compreenderam que Deus é amor. O coração que se aproxima de Deus é o coração que é capaz de amar, não com romantismo, mas com compromisso de solidariedade, de busca de libertação, de luta contra a exclusão. Este sim, é o verdadeiro amor, e esta é a verdadeira conversão.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom João Maria Messi, OSM, Bispo Emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda - RJ

Ordenação Presbiteral

  • Dom Joaquim Rufino do Rêgo, Bispo Emérito de Parnaíba - PI

Ordenação Episcopal

  • Dom Aldo Mongiano, IMC, Bispo Emérito de Roraima - RR
NOTÍCIAS

Divulgada mensagem sobre o Dia Nacional de Valorização da Família

O secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, João Carlos Petrini, divulgaram hoje, 05 de outubro, uma mensagem sobre o Dia Nacional da Valorização da Família.

No texto, é sugerido que a data, celebrada no dia 21 de outubro, possa proporcionar uma reflexão em favor da evangelização e da valorização da família brasileira.

Leia a mensagem:

Estimado irmão no Episcopado,

Paz!

No CONSEP celebrado no final de setembro do corrente ano abordamos a publicação do Diário Oficial da União de 17 de maio de 2012 a Lei nº 12.647, que institui o Dia Nacional de Valorização da Família. A data será comemorada, anualmente, no dia 21 de outubro, em todo o território nacional.

A reflexão nos levou a sugerir que os Irmãos Bispos, nas Dioceses onde servem, possam aproveitar este dia em favor da evangelização da família brasileira, promovendo atividades e eventos que sinalizem nossa adesão católica. Este dia pode tornar-se um precioso recurso para promover a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos. (cf. Carta às Família,10) no exercício da família cidadã.

Como o tempo urge, faltando apenas 18 dias, sugerimos aos estimados irmãos que valorizem este dia através de instrumentos publicitários de propaganda com as insígnias católicas da Diocese e/ou Pastoral Familiar e/ou da CNBB (placa de out door, ou faixas, cartazes, ou algo semelhante). E ainda, vale a pena divulgarmos este dia na perspectiva católica através dos meios de comunicação.

Enviamos, em anexo, um lay-out (modelo publicitário) preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) para uma proposta entre tantas que cada Diocese poderá construir.

Esperamos que essa iniciativa suscite em todo o Brasil a valorização da família.

Em Cristo,

Dom João Carlos Petrini                          Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo de Camaçari-BA                             Bispo Auxiliar de Brasília-DF Presidente da CEPVF-CNBB                       Secretário Geral da CNBB

Arte Sacra na Faculdade dom Luciano

Nesta sexta-feira, 5 de outubro, dom Luciano Mendes de Almeida, falecido em 2006, completaria 82 anos de idade. A Faculdade que leva o seu nome, na Arquidiocese de Mariana (MG), oferece curso de pós-graduação em História da Arte Sacra. O último curso ministrado contou com a participação de alunos de 8 estados.

 

 

 

"Aprimorar os conhecimentos relativos à arquitetura religiosa cristã e seu patrimônio móvel e integrado". Este é o objetivo do novo curso de pós-graduação lançado pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (MG) Dom Luciano Mendes sobre História da Arte Sacra. O curso terá a coordenação geral da doutora em Arqueologia e História da Arte pela Universidade Católica de Louvaina, na Bélgica, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira.

O curso objetiva, ainda, oferecer capacitação profissional aos que atuam nas áreas de ensino e pesquisa, órgãos do patrimônio e gestão dos monumentos e seu acervo.  As inscrições vão até 15 de novembro.

A arquidiocese de Mariana possui um rico acervo de arte sacra. Cidades históricas como Ouro Preto e Congonhas, além de Mariana, pertencem à arquidiocese. O curso, com 360 horas/aula, prevê visitas às igrejas destas cidades e também de São João del Rei e Tiradentes.

Mais informações: http://famariana.edu.br/


O Brasil no Sínodo dos Bispos

Começa neste domingo, 7 de outubro, a 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Os participantes do Brasil são: cardeal dom Odilo Scherer, dom Geraldo Lyrio, dom Sergio da Rocha, dom Leonardo Steiner eleitos pela assembleia da CNBB e dom Benedito Beni dos Santos, nomeado pelo Papa. Dedicado ao tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã", o Sínodo vai reunir centenas de bispos, majoritariamente designados pelas conferências episcopais, a que se juntam peritos e outros convidados, incluindo representantes de outras Igrejas cristãs. Segundo informações da agencia Ecclesia, o Sínodo tem como presidentes delegados os cardeais John Tong Hon (bispo de Hong Kong, China), Francisco Robles Ortega (arcebispo de Guadalajara, México) e Laurent Monsengwo Pasinya (arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo). O cardeal Donald William Wuerl, arcebispo de Washington (Estados Unidos da América), vai assumir a função de relator geral e D. Pierre-Marie Carré, arcebispo de Montpellier (França), será o secretário especial. O Papa Bento XVI nomeou 12 cardeais, 20 bispos e quatro padres para participarem no Sínodo e aprovou a escolha de 45 peritos ('adiutores secretarii specialis'), entre os quais 7 religiosas e 3 leigas, e 49 ouvintes ('auditores'), incluindo 19 mulheres. Entre os participantes estarão, por exemplo, Kiko Arguello, iniciador do Caminho Neocatecumenal; a irmã Mary Prema Pierick, superiora geral das Missionárias da Caridade, fundadas por Madre Teresa de Calcutá; Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares, e o padre Julián Carrón, do Movimento Comunhão e Libertação. O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa, pode ser definido em termos gerais como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo. O Sínodo vai ser inaugurado pelo Papa na Praça de São Pedro numa missa com início marcado para as 9h30 (hora local) de domingo, prolongando-se até ao próximo dia 28.

Semana Nacional da Vida: "Cuidar da vida é cuidar do desenvolvimento da criança, no ventre da mãe".

Em entrevista, o gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança (PR) e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Clóvis Boufler, trata da Semana Nacional da Vida. Como representante da Igreja Católica, e dos cristãos de modo geral, Clóvis afirma que os Conselhos de Saúde possuem uma base de trabalho que tem por alicerce: o valor da vida, a defesa dos mais pobres, e a atuação por princípios éticos.

"O esforço feito no ambiente dos Conselhos de Saúde, é para garantir que o foco das ações seja realmente a vida", afirmou o gestor. Clóvis lembra que durante a última Conferência Nacional de Saúde, foi reafirmado o valor da vida, e, na ocasião, os conselheiros criaram uma proposta em defesa da vida:

"A vida é sagrada e deve ser protegida desde o seu início, na concepção. A vida do outro é o limite de nossa liberdade. Se a mulher tem direitos e deveres, eles não podem interferir ou impedir o direito à vida de outro ser humano. Somos a favor da vida em abundância.", descreve um trecho do documento.

Clóvis esclarece que o acesso à educação e informação de qualidade, pode ser decisivo na qualidade da saúde de um indivíduo, logo, na qualidade de vida. "São necessárias medidas educativas e preventivas, pois não adianta ficarmos apenas na discussão teórica", enfatiza.

Para exemplificar, o gestor afirma que os 1000 dias – que incluiu a gestação e os dois primeiros anos de vida da criança – podem influenciar no estado de saúde da pessoa, na vida adulta. "Hoje está provado que pressão alta, diabetes, osteoporose, e doenças cardíacas, são doenças que podem ter relação com o período de gestação. Cuidar da vida é também ter uma gestação com uma alimentação, nutritiva, com acompanhamento de pré-natal", elucida. "Cuidar da vida é cuidar do desenvolvimento da criança, no ventre da mãe, e depois quando nasce, principalmente, da amamentação", completa.

A moção feita durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, descreve que Diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos, – doenças crônicas com significativa prevalência na população adulta em todo o mundo – podem ser prevenidas. De acordo com recentes estudos científicos, nos primeiros mil dias – 280 dias na fase da gestação mais 720 dias dos dois primeiros anos de vida da criança.  Avanços importantes como esses na área da prevenção são, no entanto, recebidos com impressionante lentidão pelos serviços de saúde.

"Na Semana Nacional da Vida é preciso cuidar do desenvolvimento do ser humano, além de defender os princípios que previnem a morte precoce", disse Clóvis. A prática de abortos, como cita a moção, como solução para a gravidez indesejada, é um retrocesso da saúde pública, pois ao invés de investir na qualidade de vida da população, reproduz uma cultura de incentivo à morte, à violência. Admitir esta prática é uma derrota do poder público em relação ao que é realmente importante: a oferta educação de qualidade, nas famílias, nas escolas, na sociedade.


Curso de Formação Litúrgico-Musical tem inscrições abertas

Continuam abertas as inscrições para mais uma etapa do Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (CELMU), que acontece em Agudos (SP), entre os dias 07 a 17 de janeiro de 2013. O curso completo é de três etapas, onze dias em cada etapa, sempre no mês de janeiro. É promovido por nove entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O CELMU tem mais de 20 anos de atividades ininterruptas. Durante este tempo, inúmeros agentes de música litúrgica do Brasil buscaram formação e aprofundamento e tornaram-se referência para a música litúrgica em suas comunidades. O curso visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico.

O curso é oferecido para: compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados no ministério litúgico-musical, e que garantam o efeito multiplicador no processo de formação. As disciplinas oferecidas no decorrer do curso são: canto coral, canto gregoriano, ecumenismo, educação musical, harmonia e contraponto, história da música na liturgia cristã, iniciação musical (metodologia para o ensino), liturgia e pastoral da música litúrgica, percepção musical, prática instrumental, prosódia, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal e teoria musical.

A prática comprova que grande parte da participação da assembleia nas ações litúrgicas é assegurada pela música. "A música litúrgica facilita a compreensão e acolhida da palavra de Deus, atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério", explica o assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala. Contudo, deve ser "boa música" e que seja bem executada, tanto aquelas partes próprias de toda a assembléia litúrgica, quanto as partes que podem ser assumidas por solistas, ou grupo de cantores.

Assim, naquelas Igrejas onde, por um motivo ou outro houve um enfraquecimento ou descuido na formação musical, certamente, são percebidas muitas lacunas e dificuldades durante as celebrações litúrgicas. Todos sentem a urgência desta formação litúrgico-musical, não só dos ministros da música (cantores, instrumentistas, compositores) como também de todo o povo celebrante.

Informações e inscrições, pelo site www.celmu.com.br. Ou pelo telefone (11) 3885-5025, em horário comercial. E-mail: secretaria@celmu.com.br


Palestras, celebrações, animação e emoção marcam passagem dos símbolos da JMJ por Santarém (PA)

A programação de encerramento da passagem da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, por Santarém, começou bem cedo nesta quinta, 04, dia de São Francisco. Eram 07h30 quando os símbolos seguiram no carro do Exército acompanhados de dezenas de outros veículos, da Catedral de Santarém para a Penitenciária Agrícola de Cucurunã e para a Fasepa (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará).  O clima era de muita emoção e depoimentos. Num dado momento, um jovem pediu que a Cruz ficasse na Fasepa, pois reconheceu que o Cristo sempre esteve ao seu lado. Depois retornaram ao parque da Cidade. No final da manhã, os participantes do "Bote Fé" apresentaram sugestões de uma carta, na qual colocam o que o jovem espera da Igreja, e esta do jovem. A carta será elaborada depois pela coordenação do evento.A temperatura marcava 33ºC, a hora: meio dia, quando a juventude  seguiu em caminhada até à igreja de São Francisco de Assis, local da celebração de encerramento. No percurso, muita animação, "gritos de guerra", cantos e orações. A chegada à igreja foi marcada por festa, fogos, emoção e lágrimas. A recepção contou com a presença da Banda Musical da Polícia Militar que tocou três hinos. Durante a missa, o sentimento era de que o "Bote Fé" estimulou a espiritualidade de quem participou, pois se percebeu que Cristo continua chamando a todos, sobretudo a juventude, para anunciar e construir o Reino do Pai. Muitos ainda tiveram a oportunidade de escrever seus nomes nas fitas que ornamentam o ícone de Nossa Senhora e agradecer por graças alcançadas.No final da celebração, o assessor do Setor Juventude da Diocese de Santarém, Padre Ademar Ribeiro, fez os agradecimentos. Em seguida, o administrador diocesano, padre Luis Pinto entregou os símbolos da JMJ e os documentos à comitiva da prelazia de Itaituba. Também entregou uma réplica dos símbolos aos representantes da paróquia N. Sra. da Conceição do município de Almeirim. Esses símbolos irão percorrer todas as regiões pastorais até junho de 2013, e irá começar por aquele município. A ideia é contemplar quem não teve a oportunidade de participar do Bote Fé.Passava das 14h20 quando os símbolos foram conduzidos até uma embarcação com destino à Itaituba. Lá, será a vez da juventude daquela prelazia viver a experiência do encontro com Jesus e com Nossa Senhora. Depois de Itaituba, será a vez da prelazia do Xingu receber os símbolos.

18ª Assembleia Eclesial do Regional Centro-Oeste

As igrejas do Regional Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) estão unidas em oração, se preparando para a 18ª Assembleia Eclesial (Assembleia do Povo de Deus) que será realizada durante os dias 16, 17 e 18 de novembro de 2012, na diocese de Uruaçu (GO).

Nesta Assembleia estarão reunidos os bispos, os coordenadores diocesanos de Pastoral e as lideranças leigas (de Pastoral, dos Movimentos e Organismos) das Comunidades Diocesanas que compõem o Regional.

Durante o evento será celebrado os "50 anos de ação evangelizadora no coração do Brasil", fazendo memória a caminhada do Regional, bem como discutindo e propondo ações de evangelização para o futuro.

Visando o êxito da Assembleia, os fieis de todas as paróquias das comunidades diocesanas do Regional Centro-Oeste podem rezar a oração da Assembleia.


Arquidiocese de Campinas lança revista para tablets e dispositivos digitais

A revista Lumen, da Arquidiocese de Campinas, é agora a primeira publicação católica exclusivamente digital, disponível nas plataformas web online, aplicativo para tablets, smartphones e download para computadores. A Arquidiocese de Campinas já contava com a centenária "A Tribuna", que nasceu como "Jornal O Mensageiro", em 1909. As publicações passaram por transformações ao longo dos anos e, agora, em 2012, dá origem a dois novos veículos: o boletim "A Tribuna", que tem como grande inovação encerrar o sistema de recebimento via assinatura, sendo entregue diretamente às paróquias, em grande tiragem, gratuitamente e, ainda, também disponível para download no portal da Arquidiocese de Campinas; e a revista Lumen, em sua edição inaugural, concebida como um veículo exclusivamente digital, para o povo de Deus da Arquidiocese de Campinas e também todo o Brasil.A maneira como estes dois veículos irrompem em 2012 tem como claros objetivos ser gestos concretos do que nos propôs a Campanha da Fraternidade do ano passado, que teve como tema "Fraternidade e a Vida no Planeta". Com foco em sustentabilidade, o impresso é publicado em maior tiragem, mas com número menor de páginas e menor periodicidade, enquanto para o meio digital fica reservada a revista Lumen, com maior número de páginas."Hoje, as pessoas estão conectadas, sobretudo os jovens, através da Internet. Por meio das mídias digitais está se fazendo um bem imenso, algo que não vemos com os nossos olhos, mas que sabemos que é um trabalho efetivo, real e que produz muitos frutos", afirmou o cardeal Dom Raymundo Damasceno, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Aparecida, em mensagem sobre a importância dos novos meios de comunicação social por ocasião do lançamento da revista Lumen.O surgimento de uma revista digital, produto ainda pouco desenvolvido pela Igreja no Brasil, além de estar atento à tendência dos usos tecnológicos com destaque aos smartphones e tablets (segundo a IDC Brasil, a previsão é de que até o fim de 2012 o número de tablets chegue à marca de 2,6 milhões de aparelhos e de que até 2013 sejam 5,4 milhões no país), também se dá em atenção ao Documento de Aparecida, quando aponta a preocupação de que, na evangelização, na catequese e, em geral, na pastoral, persistam ainda linguagens pouco significativas para a cultura atual e, em particular, para os jovens, diante do fato de que as mudanças culturais dificultam a transmissão da Fé por parte da família e da sociedadeÉ do Santo Padre Bento XVI que vem a inspiração para a Revista Lumen. Assim nos diz, em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, "Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital", em 2011: "Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano". Esta é nossa missão.Mais informações: http://www.arquidiocesecampinas.com/lumen/

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: