Boletim Diário da CNBB - 05/10/2012
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom João Maria Messi, OSM, Bispo Emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda - RJ
Ordenação Presbiteral
- Dom Joaquim Rufino do Rêgo, Bispo Emérito de Parnaíba - PI
Ordenação Episcopal
- Dom Aldo Mongiano, IMC, Bispo Emérito de Roraima - RR
- Divulgada mensagem sobre o Dia Nacional de Valorização da Família
- Arte Sacra na Faculdade dom Luciano
- O Brasil no Sínodo dos Bispos
- Semana Nacional da Vida: "Cuidar da vida é cuidar do desenvolvimento da criança, no ventre da mãe".
- Curso de Formação Litúrgico-Musical tem inscrições abertas
- Palestras, celebrações, animação e emoção marcam passagem dos símbolos da JMJ por Santarém (PA)
- 18ª Assembleia Eclesial do Regional Centro-Oeste
- Arquidiocese de Campinas lança revista para tablets e dispositivos digitais
Divulgada mensagem sobre o Dia Nacional de Valorização da Família
O secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, João Carlos Petrini, divulgaram hoje, 05 de outubro, uma mensagem sobre o Dia Nacional da Valorização da Família.
No texto, é sugerido que a data, celebrada no dia 21 de outubro, possa proporcionar uma reflexão em favor da evangelização e da valorização da família brasileira.
Leia a mensagem:
Estimado irmão no Episcopado,
Paz!
No CONSEP celebrado no final de setembro do corrente ano abordamos a publicação do Diário Oficial da União de 17 de maio de 2012 a Lei nº 12.647, que institui o Dia Nacional de Valorização da Família. A data será comemorada, anualmente, no dia 21 de outubro, em todo o território nacional.
A reflexão nos levou a sugerir que os Irmãos Bispos, nas Dioceses onde servem, possam aproveitar este dia em favor da evangelização da família brasileira, promovendo atividades e eventos que sinalizem nossa adesão católica. Este dia pode tornar-se um precioso recurso para promover a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos. (cf. Carta às Família,10) no exercício da família cidadã.
Como o tempo urge, faltando apenas 18 dias, sugerimos aos estimados irmãos que valorizem este dia através de instrumentos publicitários de propaganda com as insígnias católicas da Diocese e/ou Pastoral Familiar e/ou da CNBB (placa de out door, ou faixas, cartazes, ou algo semelhante). E ainda, vale a pena divulgarmos este dia na perspectiva católica através dos meios de comunicação.
Enviamos, em anexo, um lay-out (modelo publicitário) preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) para uma proposta entre tantas que cada Diocese poderá construir.
Esperamos que essa iniciativa suscite em todo o Brasil a valorização da família.
Em Cristo,
Dom João Carlos Petrini Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo de Camaçari-BA Bispo Auxiliar de Brasília-DF Presidente da CEPVF-CNBB Secretário Geral da CNBBArte Sacra na Faculdade dom Luciano
Nesta sexta-feira, 5 de outubro, dom Luciano Mendes de Almeida, falecido em 2006, completaria 82 anos de idade. A Faculdade que leva o seu nome, na Arquidiocese de Mariana (MG), oferece curso de pós-graduação em História da Arte Sacra. O último curso ministrado contou com a participação de alunos de 8 estados.
"Aprimorar os conhecimentos relativos à arquitetura religiosa cristã e seu patrimônio móvel e integrado". Este é o objetivo do novo curso de pós-graduação lançado pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (MG) Dom Luciano Mendes sobre História da Arte Sacra. O curso terá a coordenação geral da doutora em Arqueologia e História da Arte pela Universidade Católica de Louvaina, na Bélgica, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira.
O curso objetiva, ainda, oferecer capacitação profissional aos que atuam nas áreas de ensino e pesquisa, órgãos do patrimônio e gestão dos monumentos e seu acervo. As inscrições vão até 15 de novembro.
A arquidiocese de Mariana possui um rico acervo de arte sacra. Cidades históricas como Ouro Preto e Congonhas, além de Mariana, pertencem à arquidiocese. O curso, com 360 horas/aula, prevê visitas às igrejas destas cidades e também de São João del Rei e Tiradentes.
Mais informações: http://famariana.edu.br/
Semana Nacional da Vida: "Cuidar da vida é cuidar do desenvolvimento da criança, no ventre da mãe".
Em entrevista, o gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança (PR) e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Clóvis Boufler, trata da Semana Nacional da Vida. Como representante da Igreja Católica, e dos cristãos de modo geral, Clóvis afirma que os Conselhos de Saúde possuem uma base de trabalho que tem por alicerce: o valor da vida, a defesa dos mais pobres, e a atuação por princípios éticos.
"O esforço feito no ambiente dos Conselhos de Saúde, é para garantir que o foco das ações seja realmente a vida", afirmou o gestor. Clóvis lembra que durante a última Conferência Nacional de Saúde, foi reafirmado o valor da vida, e, na ocasião, os conselheiros criaram uma proposta em defesa da vida:
"A vida é sagrada e deve ser protegida desde o seu início, na concepção. A vida do outro é o limite de nossa liberdade. Se a mulher tem direitos e deveres, eles não podem interferir ou impedir o direito à vida de outro ser humano. Somos a favor da vida em abundância.", descreve um trecho do documento.
Clóvis esclarece que o acesso à educação e informação de qualidade, pode ser decisivo na qualidade da saúde de um indivíduo, logo, na qualidade de vida. "São necessárias medidas educativas e preventivas, pois não adianta ficarmos apenas na discussão teórica", enfatiza.
Para exemplificar, o gestor afirma que os 1000 dias que incluiu a gestação e os dois primeiros anos de vida da criança podem influenciar no estado de saúde da pessoa, na vida adulta. "Hoje está provado que pressão alta, diabetes, osteoporose, e doenças cardíacas, são doenças que podem ter relação com o período de gestação. Cuidar da vida é também ter uma gestação com uma alimentação, nutritiva, com acompanhamento de pré-natal", elucida. "Cuidar da vida é cuidar do desenvolvimento da criança, no ventre da mãe, e depois quando nasce, principalmente, da amamentação", completa.
A moção feita durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, descreve que Diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos, doenças crônicas com significativa prevalência na população adulta em todo o mundo podem ser prevenidas. De acordo com recentes estudos científicos, nos primeiros mil dias 280 dias na fase da gestação mais 720 dias dos dois primeiros anos de vida da criança. Avanços importantes como esses na área da prevenção são, no entanto, recebidos com impressionante lentidão pelos serviços de saúde.
"Na Semana Nacional da Vida é preciso cuidar do desenvolvimento do ser humano, além de defender os princípios que previnem a morte precoce", disse Clóvis. A prática de abortos, como cita a moção, como solução para a gravidez indesejada, é um retrocesso da saúde pública, pois ao invés de investir na qualidade de vida da população, reproduz uma cultura de incentivo à morte, à violência. Admitir esta prática é uma derrota do poder público em relação ao que é realmente importante: a oferta educação de qualidade, nas famílias, nas escolas, na sociedade.
Curso de Formação Litúrgico-Musical tem inscrições abertas
Continuam abertas as inscrições para mais uma etapa do Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (CELMU), que acontece em Agudos (SP), entre os dias 07 a 17 de janeiro de 2013. O curso completo é de três etapas, onze dias em cada etapa, sempre no mês de janeiro. É promovido por nove entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O CELMU tem mais de 20 anos de atividades ininterruptas. Durante este tempo, inúmeros agentes de música litúrgica do Brasil buscaram formação e aprofundamento e tornaram-se referência para a música litúrgica em suas comunidades. O curso visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico.
O curso é oferecido para: compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados no ministério litúgico-musical, e que garantam o efeito multiplicador no processo de formação. As disciplinas oferecidas no decorrer do curso são: canto coral, canto gregoriano, ecumenismo, educação musical, harmonia e contraponto, história da música na liturgia cristã, iniciação musical (metodologia para o ensino), liturgia e pastoral da música litúrgica, percepção musical, prática instrumental, prosódia, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal e teoria musical.
A prática comprova que grande parte da participação da assembleia nas ações litúrgicas é assegurada pela música. "A música litúrgica facilita a compreensão e acolhida da palavra de Deus, atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério", explica o assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala. Contudo, deve ser "boa música" e que seja bem executada, tanto aquelas partes próprias de toda a assembléia litúrgica, quanto as partes que podem ser assumidas por solistas, ou grupo de cantores.
Assim, naquelas Igrejas onde, por um motivo ou outro houve um enfraquecimento ou descuido na formação musical, certamente, são percebidas muitas lacunas e dificuldades durante as celebrações litúrgicas. Todos sentem a urgência desta formação litúrgico-musical, não só dos ministros da música (cantores, instrumentistas, compositores) como também de todo o povo celebrante.
Informações e inscrições, pelo site www.celmu.com.br. Ou pelo telefone (11) 3885-5025, em horário comercial. E-mail: secretaria@celmu.com.br
Palestras, celebrações, animação e emoção marcam passagem dos símbolos da JMJ por Santarém (PA)
18ª Assembleia Eclesial do Regional Centro-Oeste
As igrejas do Regional Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) estão unidas em oração, se preparando para a 18ª Assembleia Eclesial (Assembleia do Povo de Deus) que será realizada durante os dias 16, 17 e 18 de novembro de 2012, na diocese de Uruaçu (GO).
Nesta Assembleia estarão reunidos os bispos, os coordenadores diocesanos de Pastoral e as lideranças leigas (de Pastoral, dos Movimentos e Organismos) das Comunidades Diocesanas que compõem o Regional.
Durante o evento será celebrado os "50 anos de ação evangelizadora no coração do Brasil", fazendo memória a caminhada do Regional, bem como discutindo e propondo ações de evangelização para o futuro.
Visando o êxito da Assembleia, os fieis de todas as paróquias das comunidades diocesanas do Regional Centro-Oeste podem rezar a oração da Assembleia.
Arquidiocese de Campinas lança revista para tablets e dispositivos digitais
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário