Boletim Diário da CNBB - 03/10/2012
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Manuel Edmilson da Cruz, Bispo Emérito de Limoeiro do Norte - CE
- Dom Irineu Sílvio Wilges, OFM, Bispo Emérito de Cachoeira do Sul - RS
Ordenação Episcopal
- Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo de Santa Maria - RS
- Papa transfere dom Francisco Carlos Bach para a diocese de São José dos Pinhais
- Saudação ao novo bispo de São José dos Pinhais
- Aparecida se prepara para festa da Padroeira do Brasil
- Dom Petrini divulga mensagem pela Semana Nacional da Vida
- Alagoinhas (BA) realiza 1º Seminário Diocesano de Liturgia
- Concluí-se a 33ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul
- Começa em Aparecida (SP) a Novena e Festa da Rainha e Padroeira do Brasil
Papa transfere dom Francisco Carlos Bach para a diocese de São José dos Pinhais
O papa Bento XVI transferiu na manhã de hoje, 3 de outubro, para a diocese vacante de São José dos Pinhais (PR), o bispo de Toledo (PR), dom Francisco Carlos Bach.
Dom Francisco Bach será o segundo bispo de São José dos Pinhais, sucedendo a dom Ladislau Biernaski, falecido em fevereiro deste ano.
Dom Francisco nasceu em Ponta Grossa (PR), em 4 de maio de 1954. Foi ordenado presbítero em 1977 e bispo em 2005. Estudou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e Teologia no Studium Theologicum, também na capital paranaense. O bispo tem mestrado em Direito Canônico, pela Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália.
Como bispo, dom Francisco foi membro da Presidência do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), representante episcopal para a Pastoral da Saúde do Regional.
Seu lema episcopal é "In manus tuas" - Nas Suas Mãos (LC 24,47).
Saudação ao novo bispo de São José dos Pinhais
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Santo Padre, o papa Bento XVI, nomeou para a diocese vacante de São José dos Pinhais (PR), dom Francisco Carlos Bach, que até o momento servia à Igreja como bispo de Toledo (PR).
Dom Francisco sucede, agora, a dom Ladislau Biernaski, falecido em fevereiro deste ano. É enviado a um povo que, com carinho, aguarda sua chegada. Dom Francisco leva consigo para esse novo pastoreio o tempo forte que esteve à frente do rebanho na diocese de Toledo, onde esteve por 6 anos. Atualmente, faz parte da presidência do regional Sul 2 da CNBB no qual também é o representante da Pastoral da Saúde.
Seu inspirador lema episcopal foi retirado do momento solene e redentor do calvário contado por São Lucas quando Jesus realiza sua entrega total e confiante nas mãos do Pai (Lc 23,46): "In manus tuas" (em tuas mãos). Um compromisso! Uma atitude de constante renovação. Uma extraordinária expressão de obediência e de fidelidade. Desejamos que sua nova missão receba os reflexos desse propósito santo e seu ministério seja frutuoso.
Saudamos, com alegria, a dom Francisco e ao povo de Deus que vive na diocese de São José de Pinhais ao mesmo tempo em que agradecemos a esse nosso Irmão pelo trabalho pastoral feito em favor da Igreja Particular de Toledo, à qual dirigimos nosso abraço fraterno.
Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo auxiliar de BrasíliaSecretário geral da CNBB
Aparecida se prepara para festa da Padroeira do Brasil
O Santuário Nacional de Aparecida divulgou oficialmente terça-feira, 2, a programação da Festa da Padroeira 2012. Em coletiva de imprensa, o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis e o reitor do Santuário, padre Darci Nicioli, informaram que no fim de semana da festa, cerca de 300 mil pessoas são esperadas na Basílica.
"Com a mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria" é o tema escolhido pela Igreja Católica para a celebração da festa deste ano. "O tema fala da proximidade de Deus conosco e por meio dele, queremos aproximar as pessoas, evangelizar as pessoas. Nosso Deus é um Deus próximo e que se fez ainda mais presente por meio de Jesus", disse dom Damasceno.
No dia 12 de outubro são esperados 150 mil fieis e além do feriado da Padroeira a Igreja, a data marcará também o início do Ano da Fé: "No mundo inteiro, a celebração de abertura é no dia 11, mas para nós, no Brasil, o início será no feriado da Padroeira. Por meio desse evento, a Igreja busca fortalecer o espírito missionário, evangelizador. Vamos buscar aqueles que precisam renovar sua fé", ressaltou o cardeal.
A programação da festa começa nesta quarta-feira e terá vários eventos, como cicletaço, carreata, charretaço e procissões. Os destaques são os shows de Renato Teixeira e Sérgio Reis, no dia 12 de outubro. A festa se encerra no dia 14 de outubro.
Além das atrações da festa, o Santuário Nacional divulgou também a construção de um teleférico na cidade de Aparecida, que ligará o pátio da Basílica com o Morro do Cruzeiro.
De acordo com o padre Darci Nicioli, reitor do Santuário, o objetivo é incrementar a visitação do público à Aparecida. "Isso será mais um atrativo para a cidade e para as famílias que nos visitam. Nós queremos criar uma grande estrutura para que essas pessoas se sintam à vontade na casa da mãe".
Dom Petrini divulga mensagem pela Semana Nacional da Vida
Com o tema "Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos", a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, entre os dias 1º e 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. Neste período, os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dioceses de todo país, desenvolvem atividades em torno do tema, focando sempre na defesa e promoção da vida.
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e a Família da CNBB, e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, divulgou uma mensagem sobre a Semana Nacional da Vida, onde expressa o valor imensurável da vida humana. "[...] a vida humana é o dom mais precioso que temos entre as mãos, mais precioso do que todas as pérolas do mundo, do que todos os metais preciosos do planeta, do que todas as galáxias. Um dom de inestimável valor, feito de amor e ternura infinita, porque a vida humana é relação com o Mistério Infinito, Eterno e Criador que a quer e a ama."
Leia a íntegra da mensagem de dom Petrini:
Semana Nacional da Vida Outubro 2012
A semana da vida, proclamada pela CNBB, é uma oportunidade preciosa para recuperar a postura justa diante da vida humana. Diante do rosto suave de uma mulher grávida, ou diante do sorriso satisfeito de uma criança que mama no colo da mãe, ou diante de um homem idoso e enrugado, com os sinais nas mãos e no rosto de anos de trabalho e de sofrimentos, a postura plenamente humana é uma admiração cheia de maravilha e de surpresa.
É um grande mistério a vida humana! Mistério de beleza, de inquietação que busca respostas, de lutas e de esperanças. Que dramas se desenrolaram nos anos, frutos da liberdade, da faculdade de escolher e decidir, ora orientada para o bem, próprio e de outros, numa positividade capaz de construir, gerar, acolher, amar, doar-se até o sacrifício; ora orientada para ferir e destruir.
Como é grande o Mistério que está na origem da vida humana! O mesmo que está na origem das estrelas e das flores, dos sorrisos e dos ventos. Mistério de compaixão e de misericórdia, Mistério redentor, que acolhe e perdoa, que cura e salva a quem O reconhece e acolhe.
Por isso, a vida humana é o dom mais precioso que temos entre as mãos, mais precioso do que todas as pérolas do mundo, do que todos os metais preciosos do planeta, do que todas as galáxias . Um dom de inestimável valor, feito de amor e ternura infinita, porque a vida humana é relação com o Mistério Infinito, Eterno e Criador que a quer e a ama. Trata-se de um dom inegociável tanto no mercado quanto nos Parlamentos.
Diante desse dom, cabe abertura da inteligência para acolher e do coração para cuidar, da inteligência para fazer crescer e do coração para amar. Cabe deixar-se comover e provocar, mover a própria humanidade inteira em direção a esse dom, sendo chamado a dar um passo adiante na profundidade do Ser.
Cabe responder, podemos dizer como Maria: Sim, faça-se em mim segundo a tua vontade. Como Simão Pedro: Sim Senhor, tu sabes que eu te amo! Como Madre Teresa e Irmã Dulce dos pobres: sim Senhor, eis que venho para fazer a tua vontade: amar e servir a vida humana, acolher e cuidar da vida humana ferida, oferecendo a própria para que o abraço do Mistério alcance os que não são abraçados, os não-amados. Sim Senhor, podes contar comigo.
Que Semana esta em que reconhecemos a vida humana no seu esplendor e a acolhemos em sua verdade! "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância": é a explosão da beleza e da alegria, da felicidade e da paz, do significado. Tu Senhor estás aqui, contigo abraço essa vida humana para a qual estendeste teu abraço redentor.
+João Carlos Petrini Bispo de Camaçari Presidente da CEPVF da CNBB
Alagoinhas (BA) realiza 1º Seminário Diocesano de Liturgia
Nos dias 28 e 29 de setembro, a diocese de Alagoinhas (BA) realizou o 1º Seminário Diocesano de Liturgia. Na ocasião, o tema trabalhado foi 'A Celebração Eucarística a partir da Sacrosanctum Concilium'. O seminário contou com a assessoria da Comissão Episcopal Pastoral Liturgia, representada pelo padre Hernaldo de Farias. No evento estiveram presentes mais de 70 participantes das mais diversas paróquias da diocese de Alagoinhas.
No dia 28, o bispo de Alagoinhas, dom Paulo Romeu, presidiu a eucaristia, onde abordou a importância deste primeiro Seminário para a vida litúrgica da diocese. Na homilia, recordava do alto índice de assassinatos de jovens na diocese, e que as celebrações devem ser mais voltadas aos Jovens.
"Nossas comunidades podem ser tão bem preparadas e celebradas, que se tornem referências para os jovens, divulgando valores cristãos como o perdão, o amor, a vida que vence a morte", disse o bispo.
Para o padre Hernaldo de Farias, o seminário foi "uma oportunidade para conhecer a vida litúrgica da diocese e contribuir neste caminho tanto de comemorações dos cinquenta anos da Constituição Sacrosanctum Concilium, quanto de contribuição na formação litúrgica dos agentes de pastoral litúrgica e do clero que esteve durante o evento".
Concluí-se a 33ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul
A Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba (PR), recebeu cerca de 140 pessoas, de 28 a 30 de setembro, para a 33ª Assembleia do Povo de Deus.
Estiveram presentes os bispos e arcebispos das 18 dioceses do Paraná, mais a Eparquia Ucraniana - que compõe o Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), coordenadores da Ação Evangelizadora nas dioceses e coordenadores regionais das pastorais, movimentos e organismos. Também participaram três representantes por diocese envolvidos nas coordenações diocesanas ligadas à Renovação Paroquial. O tema da Assembleia deste ano foi: "Renovação paroquial para a transmissão da fé".
Na manhã da sexta-feira, 28, no mesmo local da Assembleia, aconteceu a reunião dos bispos do Regional. Na ocasião foram tratados assuntos pastorais e administrativos gerais dos trabalhos do regional.
No período da tarde aconteceu o acolhimento aos participantes da Assembleia e em seguida foi dado início aos trabalhos. Os bispos dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa, dom Geremias Steinmetz, bispo de Paranavaí, dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas/Francisco Beltrão e dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina desenvolveram temas ligados à Renovação Paroquial: "Igreja em estado permanente de missão, Igreja casa de iniciação à vida cristã, Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, Igreja comunidade de comunidades".
No período da noite foi celebrada a Eucarística por dom Antônio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava e, finalizando os trabalhos da sexta-feira, houve a reunião com os coordenadores da Ação Evangelizadora nas dioceses, e das pastorais, movimentos e organismos em âmbito do Regional Sul 2, quando foram discutidas ações para o Ano da Fé e o Calendário 2013 do Regional.
No sábado pela manhã, dom João Alves, bispo de Paranaguá, falou sobre "Igreja a serviço da vida plena para todos". Na sequencia os participantes da Assembleia reuniram-se em 11 grupos para responderem e refletirem a seguinte questão "A paróquia, nas cinco urgências, está propiciando a transmissão da fé?", cujas conclusões foram apresentadas ao grande grupo. O horário da tarde foi destinado à partilha. As pastorais, movimentos e organismos fizeram uma breve exposição das atividades desenvolvidas, momento este que foi concluído na manhã do domingo. Ao final dos trabalhos aconteceu, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, a celebração pelos 40 anos de sacerdócio do arcebispo de Curitiba, dom Moacir José Vitti. Após a Santa Missa aconteceu um jantar em homenagem à dom Moacir.
No dia 30, domingo, último dia da Assembleia, iniciou com a Celebração Eucarística presidida pelo presidente do Regional, dom João Bosco, bispo de União da Vitória. O seguimento dos trabalhos se deu com a conclusão da partilha das atividades das pastorais, movimentos e organismos e, fechando os trabalhos da Assembleia, aconteceu o relato, por parte dos Coordenadores da Ação Evangelizadora, das experiências das dioceses em âmbito da renovação paroquial, avaliação e comunicações gerais. A Assembleia do próximo ano será realizada na cidade de Maringá, no último final de semana do mês de setembro.
Começa em Aparecida (SP) a Novena e Festa da Rainha e Padroeira do Brasil
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário