quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 09/08/2012

REFLEXÃO

O Evangelho de hoje pode sugerir duas perguntas para a nossa vida pessoal.A primeira é: em que fundamentamos o nosso conhecimento no que diz respeito à nossa fé? A segunda pergunta é: quais são as conseqüências da nossa fé para a nossa vida? Quanto à primeira pergunta, podemos fundamentar o nosso conhecimento sobre as coisas da fé a partir da Palavra e do Magistério da Igreja, que nos garantem a verdade, mas podemos fundamentar este conhecimento na opinião de muita gente que fala muita coisa a respeito de Deus sem entender nada de nada ou até mesmo termos uma fé sem fundamento nenhum. Quanto à segunda pergunta, podemos fazer da nossa fé o motor da nossa vida ou podemos ter apenas uma fé discursiva ou indiferente, que não representa nada para a nossa vida concreta.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom José Luiz Bertanha, SVD, Bispo de Registro - SP

Ordenação Presbiteral

  • Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Franca - SP
  • Dom Antonio Emídio Vilar, SDB, Bispo de São Luiz de Cáceres - MT

Ordenação Episcopal

  • Dom Leonardo de Miranda Pereira, Bispo de Paracatu - MG
  • Dom Sérgio Eduardo Castriani, CSSp, Bispo Prelado de Tefé - AM
NOTÍCIAS

Comire se prepara para o 32º Encontro Missionário Estadual

Na segunda-feira, 6 de agosto, ocorreu mais uma reunião do Conselho Missionário Regional em preparação do 32º Encontro Missionário Estadual, que acontecerá em Jundiaí nos dias 24, 25 e 26 de agosto deste ano. A reunião, realizada na Sede da Obra dos Cenáculos Missionários, no Alto da Lapa, em São Paulo, contou com a participação do bispo referencial do Comire, dom Vicente Costa; da coordenadora estadual Maria de Fátima da Silva; do assessor eclesiástico, padre Éverton Aparecido da Silva; das irmãs Carolyn Moritz do Cimi e da sub-região pastoral SP 1; Imelda Moreno Loera, responsável pela Liturgia do Comire; Maria Filomena Mecabo da CRB-SP e dos padres Joaquim Gonçalves (Consolata); Domingos Francisco Forte de Oliveira (Consalata); Alcides Costa (Comboniano) e dos leigos Antonio Belchior; Aparecida Severo da Silva, secretária; Nádia Maria da Silva Fusinato, da Infância e Adolescência Missionária; Tiago Scalco representante da Juventude missionário Estadual; Francisca Margarida da Silva da diocese de Jundiaí; Maria Aparecida Gomes da Silva da diocese de Lorena.

Durante a reunião foi avaliado o 3º Congresso Missionário Nacional, realizado em Palmas, TO, no mês passado.  O assessor eclesiástico, padre Éverton Aparecido da Silva, da diocese de Presidente Prudente, que participou do 3º CMN, avaliou como positivos os trabalhos do Congresso Missionário Nacional e informou  que o Encontro Estadual vai reforçar os encaminhamentos e compromissos assumidos em Palmas com os agentes missionários da região do Estado de São Paulo e aplicá-los em nosso Regional, informa.

O tema do encontro será "A Dimensão Missionária do Regional Sul 1 à luz do 3º CMN: Compromissos e encaminhamentos" .Serão convidados os padres José Altevir da Silva, ex-assessor do Comina e provincial da Congregação do Espírito Santo (Província do Brasil) e Sidnei Marco Dornelas, da CNBB, para assessorarem o encontro. O objetivo é que os agentes se encontrem também para trocar experiências missionárias. Irão participar deste encontro cerca de 150 pessoas.

Sobre a avaliação do 3º. CMN, a coordenadora salientou a importância dos temas debatidos em torno da Missão. No geral, a avaliação foi positiva, ela citou a relevância do tema do congresso Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II. "A partir das reflexões em torno do tema do congresso, é que o trabalho missionário que exercemos em nossas dioceses, se torna tão necessário e fundamental para que Jesus seja anunciado nesta sociedade secularizada e pluricultural da qual fazemos parte". Ela explica também que "o encontro estadual será de grande importância para todos nós repassarmos as conclusões finais do 3º CMN e ainda sentir como as pessoas estão trabalhando a Dimensão Missionária em nossas dioceses e paróquias".

Na reunião, foram discutidos outros assuntos de pauta, como a formação missionária através da realização do Curso de Extensão Universitária em Missiologia e Animação Pastoral, visando formar animadores missionários. O primeiro módulo começa em setembro próximo com o tema "Fundamentos Bíblicos da Missão".

Projeto Missionário

Além da reunião do Comire, dom Vicente também se reuniu separadamente com o secretário adjunto do Regional Sul 1 (São Paulo), padre Nelson Rosselli Filho e Maria Aparecida Gomes da Silva, da diocese de Lorena para falar sobre o Projeto Missionário mantido pelo Regional Sul 1 da CNBB. A próxima reunião do projeto está programada para o mês de novembro.


Tem início vigília de oração em prepraração para a Semana Nacional da Família

As comunidades paroquiais animadas pela Pastoral Familiar em conjunto com os diversos movimentos e serviços em favor da família, realizam Orações e Vigílias pelo bom êxodo da Semana Nacional da Família 2012.

Em todo o Brasil os grupos de família se preparam para o precioso momento nacional da Família, através de horas santas, momento de adoração, vigílias noturnas, jejuns, sacrifícios, intenções de missas, preces dos fiéis nas missas de comunidade.

O Brasil se une nessa semana que antecede o grande evento da Família para suplicar a Sagrada Família que a Semana Nacional da Família seja um espaço na vida da Igreja para celebrar a vida familiar, proporcionando e motivando as famílias católicas, ou não, e as Comunidades Paroquiais, em comum unidade, a terem um olhar especial para a vida familiar, com o propósito de garantir e promover o valor da família como um bem para a pessoa humana e para toda a sociedade", explicou padre Wladimir, assessor da Comissão Vida e Família.

Esse ano registramos vários monges e monjas enclausurados nos mosteiros do Brasil e exterior que estão rezando dia e noite pela Semana Nacional da Família 2012.

Em várias regiões do Brasil, como é comum todos os anos, a vigília de oração em favor da Semana Nacional da Família, tornou-se um momento privilegiado para os membros das famílias rezarem e cultivarem a espiritualidade familiar.

Que  a Sagrada Família abençoe, proteja e guarde todos os organizadores e participantes da Semana Nacional da Família nas diversas comunidades eclesiais.


Tomam posse os novos integrantes do Conselho de Comunicação Social

Tomaram posse nesta quarta-feira, 8 de agosto, em solenidade na Presidência do Senado, em Brasília (DF), os 13 novos integrantes do Conselho de Comunicação Social. Na cerimônia, também foi escolhido dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, como presidente do colegiado. O diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) do Senado, Fernando César Mesquita, foi eleito vice-presidente.

As duas escolhas se deram por aclamação, entre os membros representantes da sociedade civil, como previsto no regimento interno do conselho.

Dom Orani, que foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assumiu o cargo pregando união e agradecendo a confiança dos outros membros do conselho. Dom Orani ressaltou a importância da comunicação no mundo atual, como fator de transformação social, e disse que a primeira reunião do conselho vai tratar de projetos relacionados à comunicação em tramitação no Congresso Nacional.

"Tenho certeza de que vamos fazer o melhor, com o objetivo de contribuir para o bem do nosso país", afirmou.

Democracia

Na cerimônia, o presidente do Senado, José Sarney, disse que, como jornalista, conhece as dificuldades da profissão. Para Sarney, o Conselho de Comunicação tem uma responsabilidade muito grande. Ele explicou que o conselho é um órgão auxiliar do Congresso Nacional e se destina a acompanhar as atividades de comunicação de interesse do país. Estudos, pareceres e recomendações estão entre os trabalhos do conselho, que deve atuar em defesa da pessoa e da família, e em assuntos que tratam de concessões, monopólios, propaganda, promoção da cultura e da produção regional, entre outros. O presidente também elogiou os integrantes do conselho.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), o conselho representa um avanço significativo no aparato da comunicação do Brasil. Na visão de Maia, a comunicação deve ser voltada para os interesses da sociedade brasileira. Ele disse que o conselho é uma ferramenta de apoio ao Congresso que pode dar uma contribuição decisiva em assuntos complexos, como a regulamentação da propaganda e as concessões públicas.

Marco Maia ainda elogiou a diversidade na composição dos membros do conselho. Segundo ele, o colegiado também é importante por reafirmar a importância da liberdade de expressão e por contribuir com o fortalecimento da democracia da comunicação no Brasil.

"O Parlamento e a liberdade de imprensa são essenciais para a democracia", afirmou.

A cerimônia de posse foi acompanhada por senadores, deputados, representantes de órgãos de imprensa e jornalistas.O conselho

Composto por 13 titulares e 13 suplentes, o Conselho de Comunicação Social atua como órgão auxiliar do Congresso Nacional, conforme determina o artigo 224 da Constituição Federal. Sua atribuição é elaborar estudos, pareceres e recomendações, entre outras solicitações dos parlamentares, sobre temas relacionados à comunicação e liberdade de expressão.

Quando consultado, o conselho opina, por exemplo, sobre a propaganda de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias, além de diversões e espetáculos públicos. Também pode avaliar a programação das emissoras de rádio e televisão, a fim de assegurar suas finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, assim como a defesa da pessoa e da família.

O conselho atua ainda de forma a promover a cultura nacional e regional e estimular a produção independente e a regionalização da produção cultural, artística e jornalística.

Outros assuntos que passam pela observação do Conselho de Comunicação Social são a propriedade, monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação social e a outorga e a renovação de concessão, permissão e autorização de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

Os integrantes do conselho são escolhidos entre representantes das empresas de comunicação (rádio, TV e imprensa escrita); um engenheiro com conhecimento de comunicação social; representantes de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo; e cinco representantes da sociedade civil. Os nomes são sugeridos pelas entidades representativas de cada setor à Mesa do Congresso Nacional.

Cada conselheiro tem mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por uma vez. A atuação no conselho não é remunerada. Durante o mandato, porém, os integrantes ganham estabilidade em seus empregos. De acordo com o Regimento Comum do Congresso Nacional, o conselho deve se reunir, de forma ordinária, na primeira segunda-feira de cada mês. As despesas para seu funcionamento são custeadas pelo Senado Federal.


Atleta espanhol vai entrar para o seminário após os Jogos Olímpicos de Londres

Um atleta da delegação olímpica espanhola decidiu consagrar a sua vida a Deus e vai entrar para o seminário assim que terminar sua participação nos Jogos de Londres. De acordo com a Catholic New Agency, Carlos Ballve, jogador de hóquei em campo, participa pela primeira vez das Olimpíadas e espera aproveitar esta "experiência incrível e preciosa" para "ganhar" mas também "para crescer na vivência da fé e na partilha de Deus com pessoas vindas de todas as partes do mundo".

O final da prova olímpica vai marcar o início da sua caminhada para o sacerdócio, num seminário na Bélgica, depois de um período de discernimento iniciado em 2005. No Verão desse ano, a sua vida mudou radicalmente, enquanto estava num campeonato do mundo na categoria de sub-21.A sua equipe "começou muito mal" a competição e Carlos decidiu "assumir um compromisso com Deus".

O jovem disse a Deus que "se ajudasse a equipe a melhorar a sua prestação" ele iria até Medjugore (pequena região da Bósnia Herzegovina onde alegadamente ocorreram aparições de Nossa Senhora) em peregrinação com o pai.A sua seleção "fez história", conquistou uma inédita "medalha de bronze" e o atleta cumpriu a sua promessa.

No entanto, apesar do reforço que aquele episódio trouxe à sua fé, "alguma coisa dentro de si dizia-lhe" que faltava algo mais à sua vida, "era livre mas não era feliz". E foi assim que, mesmo no auge da sua carreira, Carlos Ballve decidiu parar e partir em busca de Deus.

A organização dos Jogos de Londres, que se concluem a 12 de agosto, reservou espaços inter-religiosos de oração e silêncio para os 16 mil atletas de mais de 200 países, incluindo Portugal. O centro interconfessional da aldeia olímpica inclui mais de 50 clérigos cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e hinduístas, entre outros, para "oferecer apoio, cuidado pastoral e ajuda espiritual", bem como vários momentos de celebração e encontros de grupo, refere o site do evento.

Momento de Espiritualidade

No pátio da igreja Católica de São Francisco de Assis, perto da Vila Olímpica, em Londres, alguns voluntários da Finlândia, membros da organização evangélica "Youth with a mission", fazem perguntas aos frades sobre a vocação católica. O espírito das Olimpíadas é também este, um novo diálogo entre as religiões cristãs e a vontade de alcançar juntos quem se afastou de Cristo. Nesta paróquia, frequentada por mais de mil pessoas todos os domingos, o grupo de jovens vindos da Finlândia, colabora com os frades vindos de Portugal, Argentina, Singapura, Ilhas Maurício, França, Colômbia e também da comunidade de Palestrina, perto de Roma.

Saem juntos pelas ruas ao redor da Vila Olímpica, os jovens vestindo uma camiseta com a frase "More than gold" (mais do que ouro), a organização ecumênica que organizou as atividades de evangelização em todo o Reino Unido, e os frades com sua veste marrom.

"Não fazemos proselitismo, impondo o cristianismo", explica Alice Lamula, voluntária finlandesa, que está na capital inglesa junto com seu marido, "procuramos fazer perceber aos presentes que os amamos e que nosso afeto vem de Jesus". Depois os convidamos para as celebrações ou a tomar alguma coisa no espaço aberto pela paróquia, organizado para receber os visitantes que chegam a Stratford para ver as competições.

"No metrô as pessoas ficam curiosas ao ver nossa roupa e fazem perguntas. Isto é também uma maneira de testemunhar Cristo", explica padre Anthony Cho. "Por ocasião da cerimônia de abertura dos jogos organizamos uma festa: as pessoas de várias comunidades trouxeram comida e fizemos torcida uns pelos times dos outros, olhando as Olimpíadas num telão". Para Padre Cho, os Jogos Olímpicos são uma ótima oportunidade para melhorar as relações dentro dessa comunidade multicultural em que os paroquianos vivem, com origens em diferentes países do mundo: Europa do Leste, Malásia, Singapura, Caribe.

"Até o dia 10 de agosto, ficará exposto o Santíssimo Sacramento das 9h da manhã até às 18h, locais, e haverá quatro noites dedicadas às orações de Taizé. No último dia das Olimpíadas, 12 de agosto, o bispo de Brentwood, dom Thomas McMahon, celebrará a missa de ação de graças", diz o padre Anthony Cho.


Arquidiocese de Salvador ganha novos padres

Novos sacerdotes fortalecerão a ação evangelizadora do clero de Salvador. No dia 11 de agosto, os diáconos Adilson Silva, Danilo Sales, Josuel Jesus, Jânio Reis e Hermano Conceição recebem – por meio do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger –, a Ordenação Presbiteral, sacramento de total entrega e serviço a Deus. A cerimônia ocorre, às 9h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira – Garcia).

Foram oito anos de estudo e dedicação ao Seminário São João Maria Vianney, onde houve uma preparação intelectual, comunitária, pastoral e missionária. Para o diácono Jânio Reis, a cerimônia é a concretização de um sonho. "Depois de ter passado por uma grande experiência de aprendizagem no seminário, espero viver e comemorar esse dia como o dia mais importante da minha vida, junto com a minha família e todos que de maneira especial fizeram parte dessa conquista", destaca.

Da mesma forma, o diácono Adilson Silva revela que se sente mais amadurecido e preparado para dedicar sua vida ao sacerdócio. Segundo ele, esse é apenas o começo de uma longa jornada. "Sinto que estou prestes a ser derramado em libação, como sacrifício agradável a Deus. Deste modo, a Ordenação não é um ponto de chegada, mas sim, um ponto de partida, pois, ao recebermos o ministério, uma grande missão espera a ser por nós realizada", afirma.

A cerimônia conta com a presença dos bispos auxiliares e de presbíteros do clero arquidiocesano, além de familiares, amigos e pessoas que acompanharam a trajetória dos diáconos. A poucos dias da Ordenação, Danilo Sales se mostra ansioso para se dedicar à sua vocação. "As minhas expectativas são as de testemunhar a vida de Cristo na vida dos homens e mulheres que anseiam por esse Deus tão grandioso e tão humilde que, através da minha pequenez, se fará presente na Eucaristia todas as vezes que eu presidir a Santa Missa", conta.

Vocação Sacerdotal

Um chamado para que os escolhidos se dediquem a continuar a ação de Cristo e semear a Palavra de Deus. Essa é a missão para a qual os diáconos serão enviados. De acordo com o diácono Adilson Silva, a sua vocação foi despertada dentro de sua comunidade, para a qual ele prestou serviços em algumas pastorais. "A partir dessa experiência senti que Deus me chamava para um compromisso ainda maior em sua Igreja, ou seja, a seguir Jesus mais de perto através de uma doação total a Ele.", lembra.

De maneira semelhante, o diácono Danilo Sales diz que a vontade de ser um sacerdote se revelou desde cedo e que o chamado veio através de uma missão de seminaristas em sua paróquia de origem.

"O seminarista Jurandir, hoje Pe. Juradir Paz, me falou muito de Deus e também sobre a vocação sacerdotal, isso foi o essencial para eu poder seguir o chamado de Deus e da Igreja, que ainda hoje continua necessitando de operários para a messe", revela.


Congresso Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar será realizado em Itaici (SP)

O Mosteiro de Itaici, em Idaiatuba (SP), vai sediar, de 23 a 25 de outubro, o XIII Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar, promovido pela Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil (ACAEB) e apoio da Arquidiocese de Campinas e Centro Universitário São Camilo. O encontro terá como tema: "Assistência Espiritual em Hospital hoje". Serão debatidos assuntos como Bioética, novos paradigmas para a saúde, Bioética e espiritualidade na saúde, hospital público e o serviço de capelania hospitalar, o 'SUS', propostas e desafios hoje, entre outros temas.Para os integrantes da associação, a assistência espiritual e religiosa é um direito do doente internado, indispensável para um conceito de saúde integral. O respeito à liberdade de consciência e de religião e o direito a ser assistido nesta dimensão quando internado em estabelecimentos de saúde não significa apenas consentir essa assistência, mas antes implica promovê-la e proporcionar as condições para que seja realizada.A ideia de fundar uma associação de capelães hospitalares surgiu em Curitiba por volta de 1990. Desde o início estava claro que diante da pluralidade religiosa nos hospitais, tanto dos pacientes como dos profissionais de saúde, a entidade deveria ter caráter interconfessional ou ecumênico. Surgiu então, em 27 de maio de 1996, a Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares de Curitiba e Arredores – ACAEHC, como pessoa jurídica por aprovação dos estatutos em assembleia fundadora. Mais adiante passou a ser Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil – ACAHEB, que desde então vem realizando um congresso nacional anual e implantando núcleos de atuação em diversas regiões. O último congresso, em 2011, ocorreu em Florianópolis e contou com a participação de cerca de 200 capelães de todo o Brasil.Para realizar as inscrições e obter mais informações acessar o site do evento: www.congressocampinas.com.br A seguir, a programação do evento:TERÇA-FEIRA (23/10/2012)11h - Sessão de Abertura12h - Almoço14h30 - BIOÉTICA, NOVOS PARADIGMAS PARA A SAÚDE16h00 - Cafezinho16h30 - BIOÉTICA E ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE19h – Jantar20h30 - Bate papo (troca de experiências – partilha)QUARTA-FEIRA (24/10/2012)08h30 - O HOSPITAL PÚBLICO E O SERVIÇO DE CAPELANIAA visão do gestor10h - Cafezinho10h30 - Trabalho em Grupos12h - Almoço14h30 - O SUS – PROPOSTA E DESAFIOS HOJE – Conceitos, objetivos e ações.16h - Cafezinho16h20 - Trabalho em Grupos17h15 - ASSEMBLÉIA DA ACAEHB19h - Jantar20h30 - Apresentação Cultural (Coro da Arquidiocese de Campinas)QUINTA-FEIRA (25/10/2012)08h30 - ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL EM HOSPITAL HOJEModelos e propostas de Capelania.09h30 - Cafezinho10h00 - COMO FORMAR UMA CAPELANIA HOSPITALARObjetivos e ações.11h30 - Sessão de Encerramento12h - Almoço

Arquidiocese de Salvador celebra festa para Bem-Aventurada Dulce dos Pobres

No dia 13 de agosto, a Bem-Aventurada Beata Dulce dos Pobres recebe homenagens da Igreja Católica. Com o tema "A exemplo da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres queremos reavivar nossa fé em Cristo", o santuário que leva seu nome promove um novenário até o dia 12 de agosto, com celebrações às 19h30. A alvorada do dia festivo acontece às 5h e a Missa solene ocorre às 10h, presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger. Às 14h, o padre Lázaro Muniz anima a Ciranda da Fé, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento. Já a Capelania das Obras Sociais Irmã Dulce iniciou sua programação no dia 1º de agosto e, até o dia 13, oferece visitas às relíquias do memorial e Celebrações Eucarísticas.

Para o padre Alberto Montealegre, responsável pela Igreja da imaculada Conceição da Mãe de Deus, a ocasião é uma oportunidade para que as pessoas reflitam sobre o exemplo de vida cristã da beata.

"Celebrar a festa da Bem-Aventurada Dulce é lembrar o seu testemunho de fé, que nos questiona e nos convida a uma conversão para melhor seguirmos Jesus Cristo, nosso Salvador, e vivermos a nossa vocação de batizados à santidade", afirma o padre Alberto.

Ainda de acordo com o sacerdote, a comunidade espera receber um número de participantes superior ao de 2011. "Por ser a segunda festa da Beata Dulce depois da beatificação, esta celebração já está virando uma tradição no coração religioso dos baianos. Creio que a festa deste ano servirá para sedimentarmos mais a devoção a irmã Dulce no coração dos católicos, fazendo deste modo o seu exemplo de fé e amor mais conhecido pelos fiéis", destaca.


Arquidiocese de Porto Velho prepara primeira experiência missionária

Uma ação missionária para uma região de 250 quilômetros de extensão, onde estão 64 comunidades na divisa de Rondônia com os estados do Acre, Amazonas e a Bolívia. É o convite feito por dom Esmeraldo Farias, arcebispo de Porto Velho (RO) aos seminaristas de sua arquidiocese e de todo o país, interessados em conhecer a prática pastoral na região da Amazônia. O projeto deve receber os missionários entre os dias 28 de dezembro deste ano e 21 de janeiro de 2013. "A programação básica consta de uma preparação mais imediata de dois dias com todos os missionários, para aprofundarmos e rezarmos o sentido da Missão em nossa vida e da nossa vida a serviço da Missão", afirma dom Esmeraldo. A base do trabalho será a Palavra de Deus, inspirado no segundo capítulo da Carta aos Efésios, enfatizando a misericórdia de Deus. Por isso, o lema da missão será "Jesus é a nossa Paz". "Na preparação, contaremos também com a participação de representantes das comunidades a fim de que possam situar-nos na história e realidade sócio-eclesial em que vivem. Em seguida, em equipe, estaremos vários dias em cada comunidade para as visitas de casa em casa, encontros com lideranças, com pastorais, com crianças, jovens, famílias, celebrações com o povo, caminhadas", relata o bispo. A Experiência Missionária é uma etapa importante da formação dos seminaristas da Arquidiocese, e será retomada em outros períodos do ano. Dom Esmeraldo recorda que a dimensão pastoral-missionária é o eixo articulador da formação de presbíteros missionários. Por este motivo, ao final da missão, "o grupo fará uma avaliação e um dia de retiro a fim de recolhermos o que Deus nos fez ver, ouvir e sentir". O projeto da Arquidiocese de Porto Velho é aberto à participação de seminaristas de outras dioceses brasileiras. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (69) 3221-2270 ou 3224-1590.

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: