Boletim Diário da CNBB - 07/08/2012
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Mário Clemente Neto, CSSp, Bispo Prelado Emérito de Tefé - AM
Ordenação Presbiteral
- Dom Guilherme Porto, Bispo de Sete Lagoas - MG
- Informações do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos
- Encontro dos Assessores da CNBB avalia atividades do plano quadrienal
- Mensagem aos Diáconos Permanentes do Brasil
- Novo site do Regional Nordeste 3
- Realizado Mutirão da Comunicação na Paraíba
- Diocese de Paracatu completa 50 anos
- Projeto propõe criação da "Semana da Família" e do "Dia da Vida"
Informações do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos
As inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc) estão abertas e já podem ser feitas no site www.ebruc.setoruniversidades.org.br até o dia 19 de setembro de 2012. O evento, que ocorre de 12 a 14 de outubro em Curitiba, no Paraná, é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). O Ebruc também conta com o apoio do Grupo Marista, Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), arquidiocese de Curitiba e Pastoral Juvenil Marista.
A proposta do encontro é reunir jovens de todo o Brasil que atuam no meio universitário para refletir, partilhar e articular a ação evangelizadora nesse meio que constitui um dos "novos areópagos" da Igreja. É referência para a realização do Ebruc, o destaque feito nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para a importância da formação de pensadores e pessoas que estejam em níveis de decisão, evangelizando, com especial atenção e empenho, os novos areópagos, pois um dos primeiros é o mundo universitário.
Tema e lema
O bispo referencial do Setor Universidades, dom Tarcísio Scaramussa, anunciou que o tema escolhido é Educação e Cultura: areópagos da missão e o lema "Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos", expressão baseada no Evangelho segundo São João. "O tema do 2º Ebruc ressalta, portanto, que a Igreja, por meio de seus membros individualmente, e de seus grupos e instituições organizadas, também se faz presente no campo da educação e da cultura, como areópagos do nosso tempo, concretizando neles sua missão evangelizadora", explicou.
Ainda segundo o bispo, o lema do evento destaca o valor do saber e do testemunho do cristão. "A participação no diálogo, fé e cultura exige saber fundamentado, assimilado, consciente. Exige, ao mesmo tempo, convicção e coerência para testemunhar o que se vivenciou, o que se interiorizou como experiência de fé, de encontro com o Senhor", avaliou.
Motivações e expectativa
A segunda edição do Ebruc também quer motivar a juventude cristã universitária brasileira para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro em 2013, e para o Congresso Mundial de Universidades em Belo Horizonte (MG) durante a Pré-Jornada. A expectativa para o 2º Ebruc é reunir aproximadamente 500 jovens vindos de todo o Brasil. Segundo a assessora nacional do Setor Universidades, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, o encontro quer abrir um espaço onde possam ser colocados, com liberdade, os testemunhos, temas e questões que habitualmente permeiam a vida do universitário. Além de fóruns abertos para assuntos propostos pelos participantes, o encontro será marcado por areópagos culturais com mostras de arte, apresentações de música e dança e rodas de conversa que ajudem a compreender o mundo da arte como espaço de reflexão e de educação crítica.
Inscrições
As inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos custa R$ 75,00, incluso hospedagem coletiva no Colégio Marista Santa Maria e alimentação durante os dias de evento. No ato da inscrição, o participante poderá informar se deseja colaborar com o Fundo de Solidariedade, valor adicional à taxa de inscrição que será revertido para o custeio de passagens de universitários que tenham dificuldades de arcar com o custo da viagem até Curitiba.
Os participantes do Ebruc poderão ficar hospedados no Colégio Marista Santa Maria que sediará o encontro. O colégio dispõe de completa infraestrutura com salas de aula amplas e modernas que serão utilizadas como dormitórios.
Encontro dos Assessores da CNBB avalia atividades do plano quadrienal
Nesta terça e quarta-feira, 7 e 8 de agosto, o grupo dos assessores da CNBB está reunido na sede da entidade para a sua reunião mensal de trabalho, sob a coordenação do subsecretário adjunto de pastoral, padre Francisco de Assis Wloch. O encontro possui uma extensa pauta, que inclui a avaliação dos projetos do plano quadrienal (2011 2015) da entidade, bem como ajustes no orçamento e planejamento das atividades de cada Comissão Episcopal para 2013.
A pauta do encontro prevê uma sessão de estudos sobre as diretrizes de comunicação da entidade, coordenados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social e pelo setor de Assessoria de Imprensa. Também haverá o planejamento das celebrações dos 60 anos da CNBB, a celebração do mês vocacional, e ainda a partilha das atividades realizadas pelos diversos assessores.
Em sua mensagem de acolhida, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, destacou a importância do encontro. "Um trabalho que fazemos em vista da Igreja no Brasil. Somos um instrumento para que tenhamos uma Igreja viva, que testemunha o Reino de Deus".
Mensagem aos Diáconos Permanentes do Brasil
Em agosto, mês das vocações, deparamo-nos com a vocação diaconal e a presbiteral. No dia 10 de agosto, é celebrado o "dia do diácono", na festa de São Lourenço, diácono e mártir e patrono dos diáconos. Em celebração a essa importante data, o Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Pedro Brito Guimarães, saúda aos diáconos permanentes do Brasil e lembra que "quem aceita seguir Jesus, como seu discípulo, assume a condição de servo, com a vocação de servir."
Leia a mensagem na íntegra:
Brasília-DF, 7 de agosto de 2012
Mensagem aos Diáconos Permanentes do Brasil
Amados irmãos diáconos,
Tenho Sede!
A diaconia da Igreja decorre da sua íntima união à missão do próprio Cristo, que disse de si mesmo: "Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos" (Mc 10,45). Jesus definiu a sua missão como um serviço que, no fundo, era a realização da vontade do Pai e do seu desígnio de salvação. É assim que Ele se apresenta como Servo que deseja ser reconhecido, seguido e imitado: "eu estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22,27); "Dei-vos o exemplo para que vós possais agir como Eu agi em relação a vós" (Jo 13,15). A atitude do servo supõe a obediência. Servir é obedecer e pôr a vida a serviço da vontade e do projeto do Pai que O enviou. "É preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai me mandou" (Jo 14,31). Portanto, quem aceita seguir Jesus, como seu discípulo, assume a condição de servo, com a vocação de servir.
A diaconia na Igreja católica tem a sua origem na diaconia de Jesus. O diaconato é sacramento da caridade aos pobres e excluídos. Vocês, caros diáconos, "são ordenados para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia, especialmente para os sacramentos do batismo e do matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja" (DAp 205). Isto quer dizer que vocês, diáconos, não são ordenados para vocês mesmos, nem para se colocar acima dos demais leigos, nem para desempenhar funções diferentes da dos presbíteros e dos bispos, mas para a missão, além do mundo que nos rodeia, para além das fronteiras da fé. Pelo testemunho de vida doada à missão, incorporados a Jesus Cristo, servo e servidor, vocês, por meio do sacramento da ordem, devem revelar a dimensão especial da diaconia do ministério ordenado, ajudando a construir um mundo mais de acordo com o projeto de Deus.
O Concílio Vaticano II, no texto da restauração do diaconado, lembra: "dedicados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos do conselho do bem-aventurado Policarpo: 'Misericordiosos e diligentes, procedam em harmonia com a verdade do Senhor, que se fez servidor de todos'" (LG 29).
Por causa da dupla sacramentalidade, é de particular importância para vocês, diáconos, chamados a serem homens de comunhão e de serviço, a capacidade de inter-relações com todos. Vocês são diáconos na família, na Igreja, na sociedade e nos locais de convivência e de trabalho. Isto exige que vocês sejam, a exemplo de Abraão, obedientes, acolhedores, diligentes, caridosos (Gn 22,1ss;18,1ss), afáveis, hospitaleiros, sinceros nas palavras e no coração, prudentes e discretos, generosos e disponíveis no serviço, capazes de se oferecer pessoalmente e de suscitar, em todos, relações genuínas e fraternas, prontos a compreender, perdoar e consolar.
Os elementos que mais caracterizam a espiritualidade diaconal são a opção pelo serviço, missão e partilha de vida, a exemplo do amor de Jesus Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir. Vocês, diáconos, devem, por isso, ser formados para adquirir, cotidiana e progressivamente as atitudes, que, embora não sejam exclusivamente do diácono, são sinais deste ministério: a simplicidade de coração, o dom total e desinteressado de si, o amor humilde e serviço aos irmãos, sobretudo aos mais pobres, sofredores e necessitados, e a escolha de um estilo de vida baseada na partilha, na pobreza e na missão.
O ministério que vocês recebem tem como missão ajudar a abrir os olhos da Igreja e da sociedade para enxergar a realidade dos pobres, excluídos, marginalizados, desamparados. Ao mesmo tempo suscitar ações, não apenas momentâneas e circunstanciais, mas permanentes, que conduzam à recuperação completa do bem estar e da cidadania cristã dos assaltados pelo capitalismo desumano. O diácono é construtor da solidariedade, na medida em que, pelo seu ministério da caridade, anima e suscita a solidariedade e o serviço em toda a Igreja.
Por ocasião da festa do mártir São Lourenço, patrono dos diáconos, celebrada no dia 10 de agosto, manifestamos nossa cordial saudação a todos vocês, diáconos permanentes do Brasil, com suas famílias - esposas, filhos e filhas -, bem como aos candidatos das Escolas Diaconais, às Diaconias e à Comissão Nacional dos Diáconos. Lembrando, por fim, o que diz o Documento de Aparecida: "A V Conferência espera dos diáconos um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão" (DAp 208).
Esperamos que as Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil passem a ser o manual de instrução, a fim de que o diaconado seja implantado em todas as dioceses do Brasil.
Que Maria, serva e mãe do Belo Amor, que guardou e meditou radicalmente a Palavra de Deus em seu coração, sirva de modelo para o serviço que vocês exercem na Igreja e na sociedade.
"Amo a todos vocês no Cristo Jesus" (1Cor 16,24).
Com minha bênção,
Dom Pedro Brito Guimarães,Arcebispo de Palmas e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Novo site do Regional Nordeste 3
Conseguimos, em fim, finalizar a construção e publicação do novo site da CNBB no Regional Nordeste 3 (NE3). Esse site, (http://cnbbne3.org.br/) que com o tempo vai se adequar aos anseios da maioria, servirá como um canal de comunicação entre a presidência, e o secretariado, e as dioceses, organismos, pastorais e movimentos nos estados da Bahia e Sergipe.
Ele foi fruto de uma feliz aliança entre a Pascom Regional e o secretariado executivo.
Leia abaixo a mensagem do bispo referencial da Comunicação do Regional, dom Itamar Vian, sobre a criação do site.
Nasce o site do Regional Nordeste 3 da CNBB
Com este novo modo de difundir informações e conhecimentos, temos novas maneiras de aprender, com oportunidades preciosas de estabelecer relações e melhorar nossa comunicação e comunhão.
Tudo ou quase tudo, atualmente, que ganha expressividade coletiva, passa pelo suporte midiático. Tal situação leva-nos a ter um site, que deverá tornar-se um meio importante para a dinâmica do nosso Regional, de nossas Dioceses, Paróquias, Comunidades e Famílias.
Que Deus Abençoe mais essa iniciativa do nosso Regional NE3.
Dom Itamar VianBispo Referencial da Pastora da Comunicação do Regional Nordeste 3
Realizado Mutirão da Comunicação na Paraíba
A diocese de Campina Grande (PB) promoveu, no último final de semana, o 2. Mutirão diocesano de Comunicação. O tema refletido foi: "A Igreja na Cultura da Comunicação Desafios para a Nova Evangelização". O eventou promoveu oficinas, minicursos, palestra e uma mesa-redonda, e contou com a participação de assessores nacionais da CNBB.
Na manhã do sábado, a irmã Joana Puntel proferiu palestra abordando o tema central do Mutirão. Na noite daquele dia, ela lançou seu mais recente livro, "A comunicação nos passos de João Paulo II". No sábado ainda foram oferecidas oficinas de Fotografia, Cerimonial e Organização de Eventos, Oratória, Produção e Apresentação de Programas de Rádio e Multimídia no Trabalho Pastoral. Também foram ministrados dois minicursos: o de Media Training, direcionado ao clero, com a Irmã Élide Fogolari, assessora da CNBB. O outro minicurso tratou da assessoria de imprensa, voltado para jornalistas, comunicadores e estudantes de comunicação, ministrado pelo assessor de imprensa da CNBB, o jornalista Padre Rafael Vieira.No domingo, foi celebrada a Eucaristia presidida pelo administrador diocesano, padre Márcio Henrique, e, em seguida, realizada uma mesa redonda com o tema "Novos sujeitos na Cultura da Comunicação". Na mesa estiveram a irmã Élide Fogolari, padre Adeildo Ferreira, coordenador diocesano da Pascom, irmã Joana Puntel e o publicitário Helder, da Agência Criare, de Campina Grande.
Diocese de Paracatu completa 50 anos
Este ano a diocese de Paracatu (MG) completa seu Jubileu Áureo. Dom Leonardo de Miranda Pereira e o presbitério diocesano, juntamente com religiosas e fiéis, celebram a importante data histórica, nos dias 25 e 26 de agosto, com uma vasta programação.
A comemoração se iniciará no dia 25 às 20h, com uma seção solene no Teatro Santo Antônio, com palestra do núncio apostólico do Brasil, dom Giovanni D'Aniello, sobre o cinquentenário do início do Vaticano 2º. No dia 26, às 09h30, haverá Seção Solene Eucarística presidida, também, por dom Giovanni D'Aniello, no Centro Pastoral Rainha da Paz.
Leonardo de Miranda Pereira, bispo diocesano fez oficialmente o anúncio do Jubileu Áureo da Diocese de Paracatu, "convoco todos os diocesanos e diocesanas, os Agentes de pastoral, de forma especial os sacerdotes do Presbitério religiosos e diocesanos para entrarmos nesse clima festivo do jubileu, preparando-nos desde já para a solene celebração dessa data singular. Permito-me uma observação quase desnecessária: que a celebração do Jubileu Áureo da Diocese seja, sobretudo, um momento de estímulo à fé, de maior empenho nas atividades pastorais, visando ao crescimento do Reino de Deus, para o louvor e glória da SS. Trindade."
Sobre a diocese
Em 1º de Março de 1929 foi erigida a prelazia de Paracatu, com o desmembramento da arquidiocese de Diamantina. Em 14 de Abril de 1962, a prelazia foi elevada à categoria de diocese. A diocese de Paracatu possui uma extensão de 57.000 km2 aproximadamente, incluindo a paróquia de Riachinho.
A diocese é constituída de 15 municípios, 24 paróquias. A região possui baixa densidade demográfica, sua população, de acordo com o Censo de 2010, perfaz um total de 327.300 habitantes.
Projeto propõe criação da "Semana da Família" e do "Dia da Vida"
No último dia 26 de julho, dia de São Joaquim e Santana, foi apresentada à Câmara Municipal de São Paulo duas propostas feitas pela Pastoral Familiar da diocese de Santo Amaro (SP) para a inclusão no calendário municipal da cidade da "Semana da Família" e do "Dia da Vida".
Dom Fernando Antonio Figueiredo e o assessor diocesano padre Douglas de Freitas Ferreira encaminharam as propostas ao vereador Arselino Tatto, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo.
O texto conta com diversas considerações culturais, jurídicas, sociológicas, interreligiosas, ecumênicas e sobretudo da magnitude e importância com a qual é celebrada a semana da família pela Igreja do Brasil nas diversas dioceses.
A Cidade de São Paulo é a maior e mais populosa cidade da América Latina, são mais de 11.200.000 habitantes, destes, mais de 6.500.000 pessoas declaram ser católicas, de acordo com o censo 2010.
Na cidade há quatro dioceses: Campo Limpo, Santo Amaro, São Miguel e Arquidiocese de São Paulo.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário