segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 03/09/2012

REFLEXÃO

Jesus é o ungido do Pai que veio ate nós com a missão de evangelizar os pobres, ou seja, de tornar membro do Reino dos Céus todos os que colocam a sua esperança no Senhor. A sua vida terrena não foi outra coisa senão o pleno cumprimento dessa missão.Ele anunciou a liberdade dos filhos de Deus e a libertação dos cativos do pecado e da morte, curou os cegos, de modo que todos podem enxergar além do mero horizonte da realidade natural, lutou contra todo tipo de injustiça que é causa de opressão e anunciou a presença do Reino da graça e da verdade. Assim, Jesus também nos mostra o que é necessário para que a Igreja, o seu Corpo Místico, seja fiel à sua missão de continuadora da sua obra.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Joércio Gonçalves Pereira, CSSR, Bispo Prelado Emérito de Coari - AM

Ordenação Episcopal

  • Dom Xavier Gilles de Maupeou d'Ableiges, Bispo Emérito de Viana - MA
NOTÍCIAS

Cardeal Martini será sepultado nesta segunda-feira

O cardeal Carlo Maria Martini, falecido na tarde da sexta-feira na casa dos jesuítas em Gallarate, na província de Varese – norte da Itália –, aos 85 anos será sepultado hoje, 3 de setembro, na Catedral de Milão.  O Papa definiu-o "caro irmão" e "insigne pastor".

Desde o meio-dia deste sábado, o corpo do purpurado está sendo velado na Catedral de Milão. Acolhido com caloroso e prolongado aplauso, o corpo do Cardeal Martini permanecerá exposto para a última saudação dos fiéis, até esta segunda-feira, com a catedral milanesa permanecendo aberta também durante a noite numa longa vigília de oração e cantos. O corpo estará exposto ao público até o meio-dia desta segunda-feira. A missa exequial será celebrada às 16h locais.

Ao término das exéquias – da qual participará também o premier italiano Mario Monte –, o purpurado será sepultado na catedral milanesa, num túmulo colocado aos pés do altar da Cruz de São Carlos Borromeu.

O Cardeal Martini nasceu em Turim – noroeste da Itália – em 15 de fevereiro de 1927. Entrou na Companhia de Jesus com apenas 17 anos, tornou-se sacerdote aos 25 – em 13 de julho passado celebrou 60 anos de ordenação sacerdotal. Foi o primeiro reitor do Pontifício Instituto Bíblico e, depois, foi reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana.

João Paulo II nomeou-o arcebispo de Milão em 1979, estando à frente da arquidiocese até 2002. Insigne biblista, dentre as iniciativas mais importantes recordamos a criação, na arquidiocese, da "Escola da Palavra" para, com o método da Lectio divina,

aproximar os leigos das Sagradas Escrituras

Equipe Executiva do Conselho Missionário Nacional se reúne em Brasília

A sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), acolheu nos dias 30 e 31 de agosto, mais uma reunião da Equipe Executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA). A pauta contemplou uma avaliação das principais atividades coordenadas pelos organismos envolvidos da animação e reflexão missionária.

Ao abrir a reunião, dom Sérgio Braschi, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e do COMINA, citou o Documento de Aparecida: "A renovação das paróquias no início do terceiro milênio exige a reformulação de suas estruturas, para que seja um a rede de comunidades e grupos, capazes de se articular conseguindo que seus membros se sintam realmente discípulos e missionários de Jesus Cristo em comunhão" (172). Dom Sérgio justificou a escolha dessa citação ao anunciar o tema central da próxima Assembleia Geral da CNBB em 2013: "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia". Recordou ainda que o trabalho do COMINA deverá ajudar a não deixar de lado a dimensão missionária das paróquias.

O assessor do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), padre Paulo Suess fez uma reflexão sobre a relação entre o Estado secular e as religiões. "Até onde o Estado pode intervir na religião?", indagou o teólogo citando como exemplo a recente decisão do Tribunal Regional de Colônia na Alemanha de considerar crime de lesão corporal a circuncisão de menores. Ele se referia ao caso de um garoto muçulmano de quatro anos de idade que em 2010, fora submetido à uma intervenção cirúrgico-ritual de circuncisão. Diante da complexidade do tema padre Suess questionou: "Onde se situa a circuncisão: entre o direito à integridade física da criança e o dever dos pais de introduzi-la na cultura religiosa que lhe confere identidade, pertença, passado e futuro?" Na opinião do teólogo, "tais proibições não contribuiriam para salvar direitos individuais de crianças ou adolescentes, mas seria o início do fim da identidade do respectivo povo". Para ele, "o Estado secular não só tolera as diferentes religiões, mas as reconhece como sujeitos coletivos de direitos humanos. Ele as necessita porque o mundo religioso mantém viva a consciência daquilo, que falta ao Estado secular", concluiu.

Avaliação do 3º Congresso Missionário Nacional

O evento realizado em Palmas (TO) no mês de julho reuniu mais de 600 pessoas e foi avaliado positivamente. Padre Fábio Gleiser, da Arquidiocese de Palmas, secretário executivo do Congresso relatou a avaliação da equipe local. "Realizar um congresso desse porte em Palmas, diante das dificuldades, já foi muito positivo. Houve um entrosamento entre as 12 equipes de trabalho e a disponibilidades das 280 famílias na hospedagem dos participantes foi louvável", destacou padre Fábio.

A maioria dos presentes achou que os problemas pontuais foram consideradas normais para um evento de grande porte. Para o diretor Nacional das POM, padre Camilo Pauleti, "o importante foi fazer uma reflexão sobre a missão da Igreja e a necessidade de intensificar a participação do Brasil na missão universal".

JMJ - Rio 2013

Por ocasião da JMJ-Rio 2013, as Pontifícias Obras Missionárias de vários países do mundo promoverão uma Semana Missionária em São Gonçalo (RJ), no mesmo período em que se realiza a Semana Missionária em todas as dioceses do Brasil (dias 16 a 20 de julho 2013). Segundo padre Marcelo Gualberto Monteiro, secretário da Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, o objetivo é reunir jovens que virão para a JMJ e desejam refletir sobre a Missão. No dia 23 de julho acontecerá o Encontro Internacional da Juventude Missionária. Durante a JMJ as POM terão sua sede Missionária na paróquia São Domingos em Niterói (RJ) e um espaço na Expo católica do Rio.

Missão na Amazônia e Povos Indígenas

Irmã Irene Lopes dos Santos, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB falou sobre o Encontro realizado em julho para marcar os 40 anos do Documento de Santarém (PA). Relatou ainda, aspectos da viagem que fez a Macapá e ao Oiapoque, na fronteira com a Guiana. "Passando pelas comunidades da região percebe-se a realidade triste do tráfico de meninas para fins de exploração sexual, a prostituição, o consumo elevado de bebidas alcoólicas e drogas, inclusive em comunidades indígenas", lamentou a religiosa. "Diante desses desafios, acredito muito na Igreja missionária da Amazônia", disse Irmã Irene.

O representante do CIMI, Cleber Buzatto, informou sobre a situação dos Povos Indígenas em diversas regiões do Brasil, de maneira particular com relação à saúde e questões fundiárias. Explicou que Advocacia Geral da União (AGU) publicou uma orientação (Portaria 203), na qual pede que os advogados da União utilizem como parâmetro as atenuantes propostas no caso da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, para todas as Terras Indígenas no Brasil. "O que mais preocupa é a questão fundiária e especificamente alguns instrumentos que vem sendo usado nas diferentes instâncias do Estado (Congresso e Senado) para atacar os direitos dos povos indígenas", afirmou Buzatto.

Solidariedade com o Haiti

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) foi representada pela irmã Antônia Mendes. Sobre o Projeto de Solidariedade com o Haiti, realizado numa parceria entre a CRB e a CNBB, com a ajuda da Cáritas brasileira, irmã Antônia comunicou o envio de mais uma religiosa. Trata-se da irmã Goreth Ribeiro dos Santos, missionária teresiana que em breve vai reforçar a equipe de seis religiosas atuando pelo Projeto naquele país. O trabalho contempla ação evangelizadora, humana e social. Irmã Antônia comunicou também a realização do "Fórum de atuação profético-missionário", promovido pelas CRB e marcado para os dias 06 a 09 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

Sob a coordenação da irmã Dirce Gomes da Silva, assessora da Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e Secretária Executiva do COMINA, a Equipe tratou também de assuntos referentes à Missão Continental, cursos realizados no Centro Cultural Missionário (CCM), Seminário "Juventude e Missão", site "Além-fronteiras" e publicação das memórias do 3º Congresso Missionário Nacional.

O COMINA é um organismo da Igreja católica no Brasil que tem como finalidade a animação, a formação, a organização e a cooperação missionária além-fronteiras das igrejas locais através de um serviço qualificado de assessoria, de coordenação e de projeto. É formado pelos bispos responsáveis e assessores da Dimensão Missionária da CNBB, pelo diretor e secretários das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e do Centro Cultural Missionário (CCM), presidente da Conferências dos Religiosos do Brasil (CRB), do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs) e pelos representantes de institutos, organismos e imprensa missionária.


Gravação de clipe prepara lançamento do hino da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Está cada vez mais perto o lançamento do hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.  Mais de 200 jovens cariocas viveram na manhã do dia 23 de agosto, a emoção de serem os primeiros a cantar a música tão esperada por todos ao lado de grandes nomes como Eliana Ribeiro, Olívia Ferreira, Adriana Arydes, Walmir Alencar, e dos vocalistas Leandro, da banda Frutos de Medjugorje, e Guilherme, da Rosa de Saron. Eles subiram ao Cristo Redentor para a gravação do clipe que lançará o hino.

O clipe será exibido durante a "Festa da Aventura da Cruz" no próximo dia 14 de setembro, na paróquia Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz, a partir de 20h. A data comemora o aniversário do bairro, que completa 446 anos e apresenta a música que deve marcar a JMJ no Brasil.

Outra alegria foi a revelação do vencedor do concurso do hino: padre José Cândido. O hino se soma a logomarca e oração oficiais da JMJ para formar a identidade do evento em sua versão brasileira. Um dos critérios para a seleção exigia que a letra refletisse o rosto da juventude do Brasil e do mundo. "Jovens animados que têm o sentido de sua existência em Jesus Cristo, que descobrem neste amor o que os faz sentirem-se plenamente realizados e felizes. Esta relação de amizade e intimidade com o Senhor convida-nos a um autêntico testemunho da fé, com coragem e criatividade", destacava o edital do concurso.

Segundo o diretor do Setor de Preparação Pastoral da JMJ Rio 2013, padre Arnaldo Rodrigues, o vídeo mostrará ainda imagens de outros locais simbólicos do Rio, ressaltando a mensagem do hino. "É uma música que expressa a jovialidade do brasileiro", define.

Padre Arnaldo Rodrigues destacou também a relação entre o hino e o lema da JMJ Rio 2013. "'Ide e fazei discípulos entre todas as nações' é a base do hino", acrescenta. O hino e a logomarca são os dois pontos principais que formam a identidade, "dão a cara" do evento. Na JMJ Rio 2013, decidiu-se que estas escolhas seriam feitas através de concurso, possibilitando que qualquer pessoa possa contribuir de maneira direta com a construção da Jornada.


Regional Nordeste 5 realiza I Encontro do Setor Família

No dia 25 de agosto a diocese de Viana (MA), sediou o I Encontro do Setor Família. O encontro de formação foi promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com os agentes diocesanos da Pastoral Familiar.

No primeiro momento do encontro, o assessor do Regional, padre Marcelo Pepin, juntamente com o casal coordenador estadual da Pastoral Familiar, Arcelino Nascimento Filho e Vera Lúcia Marvão, acolheram os diocesanos presente. O padre Marcelo deu ênfase ao "Espírito de Deus na Igreja e na Família".

Após as saudações, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, padre Wladimir Porreca, falou sobre acolhimento para casais em segunda união, chamando a atenção para a prioridade da primeira união. "Para a igreja, o modelo de família é a Sagrada Família de Nazaré, sendo assim, a primeira união sempre será o nosso modelo de família, mas não devemos deixar de olhar para os casais que não foram bem sucedidos em seu matrimônio."

O assessor também falou sobre a misericórdia em acolhermos os casais em segunda união para o trabalho missionário. "Eles podem comungar da palavra de Deus que liberta e conforta a todos, entretanto, respeitando as orientações da igreja, como a comunhão do Corpo de Cristo", disse.

Padre Wladimir ainda advertiu para o anúncio da beleza do matrimonio, "do ser família, do ter filhos, e quando se for trabalhar a segunda união, nunca falar do que não pode, e sim daquilo que pode contribuir no processo da evangelização", afirmou. "Misericórdia, verdade, salvífico, batismo e eclesial", citou o padre como os princípios que devem nortear a vida do cristão.

O casal coordenador da Pastoral Familiar Tico e Vera apresentou um trabalho que pode ser aplicado aos casais de segunda união. Na oportunidade, as dioceses apresentaram seus trabalhos realizados, posteriormente, houve um momento para troca de experiência entre os diocesanos. Os movimentos que estavam presentes também falaram um pouco de suas linhas de atuações.

Em outro momento, padre Wladimir falou a todos os diocesanos e movimentos presentes, sobre o trabalho em conjunto. "Há a necessidade de nos organizarmos para atingirmos com mais eficácia os objetivos em beneficio da família, constituindo as associações de família civilmente reconhecida com CNPJ, fomentando projetos com objetivo de agregação para mudar a realidade da família melhorando a qualidade de vida".

Como sugestão para aprimorar o trabalho em prol da família, o assessor pediu que a pastoral se empenhasse em "anunciar a boa nova". "Vamos nos organizar para criar associações de família, comissão da vida, Pastoral de Família, site, Hora da Família, e oração em favor dos Padres".


Congresso em Curitiba (PR) marca celebração dos 20 anos do Catecismo e o Ano da Fé

Três comissões episcopais da CNBB estão unidas na organização do Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé. O evento será realizado esta semana, de 7 a 9 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba (PR). A programação do encontro terá palestras com teólogos renomados, além de seminários temáticos. Entre os conferencistas, está o arcebispo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, dom Luis Francisco Ladaria (foto). Junto ao Vaticano, dom Ladaria também é consultor de dois importantes dicastérios: a Congregação para os Bispos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.A seguir, a programação completa do Congresso. Dia 07 – sexta-feira08h - Recepção e Acolhida08h30 - Celebração das Laudes08h50 - Abertura09h30 - Conferência geral: Dom Luís Francisco Ladaria: O Catecismo da Igreja Católica: história, atualidade e perspectivas10h40 - Intervalo11h - Conferência geral: Pe. Fr. Dr. Carlos Josaphat, OP - A Estrutura do Catecismo da Igreja Católica e a vida cristã12h - Almoço14h - Conferência nos grupos temáticosGrupo I: Os Padres da Igreja no Catecismo da Igreja Católica – Pe. Ms. Ulysses Roberto Lio Tropia – PUC-MGGrupo II: A Revelação no Catecismo da Igreja Católica –  Dra. Maria Clara Bingemer – PUC/RioGrupo III: A tradução brasileira do Catecismo da Igreja Católica: memórias  – Dom Albano B. Cavalin – Arcebispo Emérito de LondrinaGrupo IV: A noção de fé no Catecismo da Igreja Católica – Pe. Dr Geraldo Luiz B. Hackman – PUC/RS e Comissão Teológica Internacional15h - Intervalo15h30 - 2ª conferência nos grupos temáticosGrupo I: A liturgia no Catecismo da Igreja Católica – Pe. Dr. Gregório Lutz – PUC/SPGrupo II: A eclesiologia no Catecismo da Igreja Católica –  Pe. Dr. Antonio J. Almeida – PUC/PRGrupo III: A recepção do Catecismo da Igreja Católica na América Latina – especialmente no Brasil – Pe. Dr. Luiz Alves de Lima, SDB – UNISAL - SPGrupo IV: A fé como fundamento da espiritualidade Cristã – Dr. D. Bernardo Bonowitz, OCSO – Abade Trapista16h30 - Interação com os participantes18h - Celebração da Eucaristia com Vésperas - Dom Moacyr José VittiDia 08 – sábado08h30 - Celebração da Eucaristia com Laudes - Dom Jacinto Bergmann09h30 - Conferência geral: Dom Luís Francisco Ladaria: Ano da Fé: motivações, proposta e perspectiva10h40 - Intervalo11h00 - Conferência geral: Pe. Dr. Mário de França Miranda, SJ -  A Fé Cristã: dimensões pessoal e eclesial12h - Almoço14h - Conferência nos grupos temáticosGrupo I: A Sagrada Escritura no Catecismo da Igreja Católica –  Pe. Fr. Dr. Vicente  – PUCPRGrupo II: A Cristologia no Catecismo da Igreja Católica – Pe. Dr. Domingos Barbosa Filho – ICESPIGrupo III: A concepção de catequese subjacente ao Catecismo da Igreja Católica – Profª Dra Elza Helena Soares – UNISAL-SPGrupo IV: A Celebração do Mistério Cristão: ambiente natural da fé cristã - D. Edmar Peron – Bispo Auxiliar de São Paulo15h -  Intervalo15h30 - Conferência nos grupos temáticosGrupo I: O Magistério e o Catecismo da Igreja Católica –  Pe. Dr. Antonio Luiz Catelan FerreiraGrupo II: A Moral Cristã no Catecismo da Igreja Católica – D. Sérgio da RochaGrupo III: A Iniciação cristã no Catecismo da Igreja Católica – Pe. Dr. Janison de SáGrupo IV: A Eucaristia no Catecismo da Igreja Católica: "pelas palavras de Cristo e pela invocação do Espírito Santo" – Pe. Dr. Francisco Taborda, SJ16h30 - Interação com os participantes18h - VésperasDia 09 – Domingo08h30 - Celebração da Eucaristia com Laudes: Dom Luís Francisco Ladaria09h30 - Apresentação de tópicos dos Grupos Temáticos10h15 - Intervalo10h40 - Conferência final: Dom Luís Francisco Ladaria - considerações finais11h40 - Celebração conclusiva e encerramento

4º SECOM: por uma comunicação em rede e integrada

No último domingo, 2 de setembro, o Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), promoveu no Auditório do Edifício João Paulo II, no Rio de Janeiro, o 4º Seminário de Comunicação (SECOM-Rio) do estado do Rio de Janeiro. Além de agentes da Pastoral da Comunicação, o Seminário contou também com a participação de membros das diversas pastorais.

Com o tema "Comunicação e Igreja: comunicando pela rede e em rede", que define o processo de formação pelo qual passa o Regional, o evento visou à unidade entre as equipes e agentes de Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Leste 1 e a formação de uma rede de comunicação eficiente, para que as ações da Igreja possam ser melhor comunicadas aos fiéis e à sociedade.

O encontro, que reuniu mais de 160 agentes de 10 dioceses do Rio de Janeiro, teve como palestrantes o Técnico em Informação, Alexandre Rangel, que durante a manhã falou sobre as diferenças de "Comunicar em rede e Comunicar pela Rede", e do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clóvis Melo, que falou um pouco mais sobre a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA).

De acordo com a coordenadora da Pascom do Regional Leste 1, Andréia Gripp, a proposta desta vez foi trabalhar a formação de redes de comunicação, tendo em vista a formação e a estruturação da pastoral nas dioceses como um passo que já foi organizado pelo Regional.

"Até o momento tínhamos como preocupação a formação e estruturação da Pastoral da Comunicação nas 10 dioceses do Regional Leste 1. Atingido esse objetivo, vimos a necessidade de articularmos o trabalho das dioceses e trabalharmos numa grande rede de informação e comunicação, respondermos aos desafios hoje lançados pela sociedade midiática à ação evangelizadora", disse Andréia.

A Pascom se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: ela é o suporte para as outras pastorais. Segundo Andréia Gripp, na última reunião realizada com as Comissões Pastorais do Regional, foi lançada a proposta de que o 4º SECOM-Rio não ficasse restrito só aos agentes da Pascom, confirmando assim a motivação do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que incentivou todas as pastorais a que enviassem seus representantes para a criação de um trabalho comum em rede, através de uma transversalidade que atinja todas as pastorais.

Além de agentes da Pastoral da Comunicação, o Seminário contou também com a participação de alguns membros da equipe de Comunicação da Pastoral da Juventude (COMPJ).

"Cremos que o trabalho em conjunto entre os agentes da Pascom e da Pastoral da Juventude só vem a reforçar a máxima da união entre as diversas pastorais no trabalho de evangelização. Se podemos beber desta fonte de conhecimento que a Pastoral da Comunicação nos traz, porque não fazê-lo? A Pastoral da Juventude busca, através da participação no SECOM-Rio, aprimorar conhecimentos e profissionalizar a atuação de seus membros envolvidos na COMPJ, que é a equipe de serviço voltado para a comunicação da pastoral", afirmou a Coordenadora da COMPJ, Anna Bayer.


Arquidiocese de Pelotas promove o 1º Encontro dos Coordenadores dos Grupos Bíblicos

A arquidiocese de Pelotas (RS) realizou ontem, 2 de setembro, o 1º Encontro Arquidiocesano dos Coordenadores dos Grupos Bíblicos. O evento reuniu 600 pessoas no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.

De acordo com o arcebispo de Pelotas e assessor do encontro, dom Jacinto Bergmann, houve uma intensa reflexão e oração sobre a importância dos Grupos Bíblicos na vida e ação evangelizadora em vista de uma verdadeira animação bíblica da vida e da pastoral, que é a grande prioridade evangelizadora assumida no Plano de Pastoral", disse.

A frase bíblica que inspirou este Encontro foi "Cada dia, pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar que Jesus é o Cristo!" (At 5,42). O grande compromisso assumido por todos os coordenadores a partir do encontro vai reforçar o trabalho evangelizador em torno da Palavra de Deus nas 26 paróquias da arquidiocese. "Consolidar e ampliar os Grupos Bíblicos em toda a arquidiocese de Pelotas realizando a Leitura Orante permanente das Sagradas Escrituras", é o desejo de dom Jacinto Bergmann.


Pascom Sul 1 realiza Encontro Regional de Comunicação

Durante reunião realizada na sede do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), no dia 27 de agosto, foram divulgados o cartaz, a programação e outros detalhes sobre a 18ª edição do Encontro Regional de Comunicação. Destinado aos agentes de comunicação e profissionais da mídia católica das arquidioceses e dioceses do estado de São Paulo, o encontro terá como tema "Mídias Digitais: desafios e possibilidades para a evangelização". Os assessores serão a professora Polyana Ferrari da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em mídias digitais e o padre Gildásio Mendes dos Santos, salesiano, de Campo Grande, com especialização no uso das mídias digitais na evangelização.

Para esta edição do Encontro de Comunicação, padre Gildásio propôs uma dinâmica diferente. Ele irá trabalhar com "cases" nos diversos segmentos pastorais, que representem o uso e o impacto nas mídias digitais e nas redes sociais. Segundo padre Gildásio, a metodologia de trabalho será uma oportunidade de mostrar o que está sendo feito nas comunidades e lançar um olhar sobre cada um para relevar os desafios e apresentar propostas práticas. Participantes irão apresentar cases com temas como Pastoral Vocacional, Catequese, formação de lideranças, Liturgia, Juventude, entre outros, que serão analisados e servirão de exemplos concretos de utilização dos meios para a evangelização.

Outro atrativo será a Noite Cultural, na qual os participantes irão conhecer o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Mosteiro de São Bento, que ficarão abertos, exclusivamente, para receber o grupo.

De acordo com a coordenadora regional, irmã Maria Celeste Ghislandi, o objetivo do encontro é mostrar o fenômeno das mídias digitais e seu impacto na sociedade e na evangelização. "Além disso, o evento se propõe em reunir agentes da pastoral da Comunicação e profissionais da área da comunicação em geral". A coordenadora destaca ainda que o encontro pretende não só informar, mas "oferecer pistas e apoio para que as novas tecnologias virtuais sejam utilizadas na pastoral como forças integradoras para a formação, comunhão e comunicação da vida e ação da Igreja", concluiu irmã Maria Celeste.


Após Seminário, Regional Oeste 2 cria nova Comissão Litúrgica

A sede do Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso) recebeu mais uma etapa do Seminário Anual de Liturgia, promovido pelo Regional , nos dia 31 de agosto e 2 de setembro.

O evento contou com a presença de 30 pessoas, representantes de dioceses e de paróquias do Regional e o bispo referencial para a Liturgia do Regional, dom Antônio Emídio Vilar, bispo de São Luiz de Cáceres (MT).

O assessor da Comissao Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre Hernaldo Pinto Farias, foi um dos convidados a participar do seminário. Segundo o padre Hernaldo, o assunto trabalhado por ele foi Pastoral Litúrgica (PL), contando com a colaboração das discussões e partilhas dos participantes que, no primeiro dia, relatou a realidade de cada diocese no que se refere a uma organização da PL.

"Pude apresentar uma proposta de Projeto de PL e suscitar dos participantes que começassem a preparar esboços de projetos para a sua paróquia ou diocese. O Seminário foi uma oportunidade para que eu pudesse conhecer o Regional em sua realidade litúrgica e, o principal objetivo foi ter recomposto a Comissão Litúrgica do Regional, com a presença de leigos representantes de algumas dioceses. Essa pequena Comissão será de grande ajuda para o bispo referencial, dom Vilar, que, após reunião e preparação do Projeto da PL para o Regional, apresentará o mesmo aos bispos, para darem continuidade ao trabalho", concluiu o assessor da CNBB.


Símbolos da JMJ passam por Roraima e milhares de pessoas participam de carreata

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram a Roraima na madrugada deste sábado, 1º de setembro. A primeira atividade da programação do Bote Fé na Juventude - a carreata - reuniu milhares de fiéis para anunciar a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em nosso meio. Segundo a Polícia Militar, mais de 4 mil jovens, adultos e crianças percorreram as principais ruas da capital do estado, Boa Vista. A carreata saiu da Catedral Cristo Redentor, passou pelo Hospital Geral de Roraima, Centro Sócio Educativo, Asa Branca e Praça Germano Sampaio de São José. Cada uma das paradas ocorreu uma dramatização para tratar dos problemas juvenis e da fé. Antes do início da carreata, choveu forte na cidade. Mas ela não afastou a multidão aglomerada na Catedral, para o momento de oração e louvor. Para o padre Zenildo Lima, secretário do Regional Norte 1, a cruz lembra a igreja em comunhão. "Olhando para a cruz lembramos os amigos crucificados, dos indígenas, quilombolas, ribeirinhos. Esses dias são de alegria, mas não de euforia. São dias de esperança", enfatizou. Um dos jovem presentes no evento, Andersom Lima, avalia que o evento superou as expectativas. "Foi um sucesso de público e louvor, lindo de ver a juventude católica, famílias participando desse primeiro momento", comemorou. Ele afirma que o encerramento da peregrinação no estado, neste domingo 2 de setembro, será inesquecível. "sem dúvida, será mais um marco na história de Roraima". Na noite de sábado, teve início a vigília na igreja São João Batista, no bairro de Caranã. Neste domingo, pela manhã, os símbolos retornaram para a Catedral, onde ocorreu uma missa dedicada aos doentes e idosos. Também foi realizada uma Via Sacra, da Igreja São Bento, em frente da escola Camilo Dias, rumo ao palco Velia Coutinho, onde foi celebrada a missa solene e em seguida realizado um show com cantores religiosos.

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: