Boletim Diário da CNBB - 05/09/2012
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Manoel João Francisco, Bispo de Chapecó - SC
Ordenação Presbiteral
- Dom Agenor Girardi, MSC, Bispo Auxiliar de Porto Alegre - RS
- Dom Alessio Saccardo, SJ, Bispo de Ponta de Pedras - PA
- Dom Milton Kenan Júnior, Bispo Auxiliar de São Paulo - SP
Ordenação Episcopal
- Dom Mariano Manzana, Bispo de Mossoró - RN
- JMJ RIO2013: Festival da Juventude abre inscrições
- Representante do Conselho Federal de Medicina visita a CNBB
JMJ RIO2013: Festival da Juventude abre inscrições
Já pensou em fazer parte da programação oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013? É possível se apresentar em palcos e teatros do Rio de Janeiro. Para isso, os grupos devem se inscrever para participar do Festival da Juventude, que acontecerá de 22 a 28 de julho de 2013.
As inscrições vão até o dia 15 de dezembro 2012 e estarão sob a responsabilidade do Setor de Atos Religiosos e Culturais do Comitê Organizador Local (COL).
As categorias do Festival da Juventude são Música, Artes Cênicas (teatro e dança) e Exposição. Podem ser feitas inscrições nas três categorias. E o grupo pode se inscrever com mais de uma apresentação. Por exemplo: se o grupo tem mais de uma exposição, ou mais de uma apresentação artística, pode ser feita a inscrição de cada uma dessas apresentações.
Para ser selecionado, o grupo deve atender, como critérios principais, a coerência com o Magistério da Igreja e ter qualidade técnica. Para apresentações musicais, somente serão aceitas as católicas, atendendo ao requisito de coerência com o Magistério da Igreja, em qualquer ritmo.
As bandas, grupos e exposições irão se apresentar nos diversos teatros já existentes na cidade e palcos distribuídos em vários bairros. Os participantes de banda, que for aprovada para participar do Festival da Juventude, não necessariamente precisam ser peregrinos. O resultado dos selecionados será divulgado em março de 2013, com a indicação do local da apresentação.
A programação do Festival da Juventude não coincide com os horários das catequeses, que ocorrem sempre pela manhã, nem com os Atos Centrais, que acontecem sempre a noite.
O objetivo do Festival da Juventude é estabelecer um diálogo entre fé e cultura e promover o intercâmbio de cultura entre brasileiros das diversas regiões e entre os estrangeiros.
O Festival teve início em 1997, em Paris, com o intuito de integrar as diversas culturas por meio da arte. Os jovens a partir de então poderiam apresentar-se mesmo sem necessariamente serem profissionais. A cada edição, o Festival foi crescendo e gerando um setor específico da JMJ, que são os Atos Culturais.
Hoje, o Setor de Atos Religiosos e Culturais organiza trilhas, visitas guiadas, grandes festivais de música católica, programação de cinema, entre outras atividades.
O formulário deve ser adquirido no site www.rio2013.com/pt/festival-da-juventude
Representante do Conselho Federal de Medicina visita a CNBB
Na manhã desta quarta-feira, 5 de setembro, dom Leonardo Steiner, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu a visita do doutor Desiré Carlos Callegari, primeiro secretário do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ele entregou uma cópia da Resolução 1995/2012 que trata da Diretiva Antecipada de Vontade na qual o paciente pode manifestar sua posição acerca de tratamentos extraordinários em caso de doença terminal.
A publicação da Resolução foi marcada por dificuldades de compreensão do seu conteúdo. O representante do CFM reconheceu esse primeiro impacto e disse que o Conselho está se mobilizando para esclarecer o conteúdo do documento. Na página oficial do CFM, por exemplo, há um esclarecimento breve no qual de destaca que "O CFM ressalta que instrumento não tem qualquer relação com a eutanásia, prática condenada pelos médicos brasileiros e pelo Conselho Federal de Medicina e que constitui crime e como tal deve ser combatido e punido".
Doutor Callegari afirma que a Resolução "resguarda o médico do ponto de vista ético" e não se trata de uma novidade, propriamente dita. O esclarecimento do CFM já assegura que as "as diretivas antecipadas de vontade são estabelecidas na relação médico-paciente observando pressupostos previstos no Código de Ética Médica e na Resolução 1.805/2006".
Dom Leonardo apresentou ao representante do CFM a posição da Igreja a respeito do tema, amplamente esclarecido, pelo presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno. O secretário também acrescentou o compromisso histórico da Igreja no Brasil com a promoção e defesa da vida e da saúde, especialmente dos mais pobres.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário