quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 06/12/2012

REFLEXÃO

Somente quem faz a vontade do Pai que está nos céus irá participar plenamente do seu Reino. Jesus veio até nós para nos revelar quem é o Pai, assim como a sua vontade, para que, a partir do seu conhecimento, pudéssemos praticá-la e participar conscientemente do Reino. Por isso, todos os que desejam a vida eterna devem fundamentar a sua existência na palavra de Jesus e procurar viver segundo os valores que ele pregou no Evangelho, colocando em prática a vontade do Pai, que Jesus, ao se fazer homem e vir ao mundo, revelou para todos nós.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Presbiteral

  • Dom Moacir Silva, Bispo de São José dos Campos - SP
  • Dom Antônio Agostinho Marochi, Bispo Emérito de Presidente Prudente - SP
  • Dom Volodemer Koubetch, OSBM, Eparca de São João Batista em Curitiba dos Ucranianos
  • Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, Arcebispo Emérito de Curitiba - PR
  • Dom Albano Bortoletto Cavallin, Arcebispo Emérito de Londrina - PR
  • Dom Jayme Henrique Chemello, Bispo Emérito de Pelotas - RS
  • Dom Otacílio Luziano da Silva, Bispo de Catanduva - SP

Ordenação Episcopal

  • Dom Antônio Agostinho Marochi, Bispo Emérito de Presidente Prudente - SP
NOTÍCIAS

Coordenadora da Pastoral da Criança visita comunidades no Nordeste

A coordenadora da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé, cumpre neste final de ano uma extensa agenda de visitas às comunidades dos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em Natal (RN), irmã Vera visitou na terça-feira, dia 4, o arcebispo dom Jaime Vieira Rocha. No domingo, em Pernambuco, estará nas comemorações pelos 25 anos da Pastoral da Criança em Afogados da Ingazeira.

Um convite e um pedido estiveram na pauta do encontro da coordenadora nacional com o arcebispo de Natal. Acompanhada pela coordenadora estadual, Marlúzia Pessoa, e do coordenador arquidiocesano, Milton Dantas, irmã Vera convidou dom Jaime a participar da celebração pelos 30 anos da Pastoral da Criança, dia 29 de julho de 2013. O evento acontece durante o Congresso Nacional da Pastoral da Criança (27 de julho a 2 de agosto de 2013), em Aparecida (SP).

Irmã Vera também falou com o arcebispo sobre a parceria entre a Pastoral e as companhias de energia elétrica em diversos estados do país. "Já efetuamos esta parceria em 15 estados. Cada pessoa doa, mensalmente, através da conta de energia, dois reais, no mínimo. O dinheiro é revertido para as ações da entidade", explicou a coordenadora nacional. Dom Jaime manifestou apoio à iniciativa da Pastoral da Criança em estabelecer parceria com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN).

No Rio Grande do Norte, a coordenadora participou de celebrações e encontros com lideranças em Natal, Mossoró, São Rafael e em Caicó – que comemorou os 25 anos de Pastoral da Criança na diocese. Em Pernambuco estará em Petrolina, Salgueiro e em Custódia para as comemorações dos 20 anos de Pastoral da Criança na diocese de Floresta. Entre outras visitas, irmã Vera vai participar domingo (dia 9) da celebração pelos 25 anos de Pastoral da Criança em Afogados da Ingazeira.

25 anos em Curitiba

O arcebispo de Curitiba (PR), dom Moacyr José Vitti, preside hoje, 6 de dezembro, a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 25 anos de ações da Pastoral da Criança na capital paranaense. A missa na Igreja Bom Jesus (Praça Rui Barbosa), às 15 horas, deverá reunir grande público entre coordenadores, líderes voluntários, convidados e famílias das comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança da arquidiocese.

A celebração homenageia especialmente todas as mulheres que nestes 25 anos dedicaram-se ao serviço, à doação em favor da vida das crianças e levaram apoio e esperança para as famílias nas comunidades mais carentes. Coordenada por Maria José Martins Fabiano, a Pastoral da Criança de Curitiba - pela ação solidária de 1.228 voluntários - acompanha nos quatro setores um total de 7.372 crianças de zero a seis anos de idade, 401 gestantes, 6.254 famílias em 195 comunidades.


Começa a 17ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária

Tem início nesta quinta-feira, 6, a partir das 19h, a 17ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Trata-se do momento que os coordenadores estaduais da Obra se encontram para avaliar as atividades realizadas durante o ano e planejar os trabalhos e ações de 2013.

Dois eventos significativos norteiam a Assembleia deste ano: os 170 anos de fundação da Infância e Adolescência Missionária no mundo (1843-2013), e a Jornada Nacional da Obra que terá início na abertura das celebrações dos 170, em maio do próximo ano, e deverá integrar o calendário de atividades da IAM no Brasil, conforme explica o secretário nacional da Obra, padre André Luiz de Negreiros.

"Vamos celebrar os 170 anos da IAM. Para isso já pensamos uma série de atividades e materiais. A abertura das celebrações acontecerá com a Jornada Nacional da Infância no último domingo de maio de 2013 e a partir daí todos os anos celebraremos esse evento", disse o secretário.

De acordo com padre André, a celebração dos 170 anos da IAM será realizada de maneira descentralizada, ou seja, pelos grupos espalhados por todo o Brasil. Os materiais e subsídios de apoio como cartaz, logomarca, tema e lema, roteiros de celebração e, o lenço e escudo (símbolos da Obra) começarão a ser enviados assim que alguns detalhes forem definidos na Assembleia Nacional. A proposta das Pontifícias Obras Missionárias é que os regionais façam, durante a celebração do Ano da IAM, minicongressos diocesanos ou com o agrupamento de dioceses vizinhas.

A Jornada, por sua vez, o segundo ponto de destaque nesta edição da Assembleia Nacional da IAM, terá o objetivo de consagrar as crianças de todo o Brasil aos cinco continentes. "No próximo ano as consagraremos ao continente americano e, nesta Assembleia Nacional da IAM, nós escolhemos o tema e o lema e o continente que será consagrado no ano seguinte", explicou padre André. O Congresso Americano da IAM que acontecerá em 2014, em Aparecida (SP), evento para assessores da IAM, será o desfecho das celebrações dos 170 anos da Obra.

Experiência da IAM da Argentina

A secretária nacional da IAM da Argentina, irmã Marcela Davies, também participa da Assembleia que começa hoje. No sábado ela irá partilhar as experiências da Obra em seu país. "Irei partilhar com os coordenadores estaduais do Brasil as experiências da IAM da Argentina através da nossa caminhada missionária", disse. A secretária destacou ainda que irá dar ênfase à caminhada conjunta da IAM no Cone-Sul: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. "Nosso trabalho tem dado certo e a união dos países do Cone-Sul tem sido fundamental às nossas ações. Assim também deve ser no país com o trabalho desenvolvido pelos estados".

Programação

Nesta quinta-feira acontece a abertura e as boas-vindas aos coordenadores estaduais. Logo após serão distribuídos os trabalhos. Amanhã, 7, o bispo de Campo Maior (PI) e referencial para a dimensão missionária no estado do Piauí, dom Eduardo Zielski, celebra a eucaristia e faz um momento de espiritualidade. O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, apresenta em seguida os novos materiais missionários e os demais secretários falam da caminhada das Obras Missionárias que acompanham. Padre André fecha o primeiro dia com uma avaliação dos encontros realizados durante 2012, nos regionais.

No sábado, 8, o primeiro momento de trabalhos é desenvolvido pela irmã Marcela, da Argentina, que partilha os trabalhos desenvolvidos pela IAM em seu país e relata as experiências das Jornadas Nacionais da Obra que já acontecem lá. Após o almoço os coordenadores visitam o Centro Cultural Missionário (CCM). No primeiro momento da tarde serão definidos o tema, lema e materiais para o Ano da IAM no Brasil. No fim da tarde acontece um momento de espiritualidade: Novena de Natal e à noite uma confraternização com os missionários brasileiros e estrangeiros do CCM.

A Assembleia encerra no domingo com o planejamento das atividades de 2013 (definição de calendário); encontro com coordenadores diocesanos e avaliação.


Dom Orani presidirá lançamento do livro do Papa Bento XVI no Rio

Neste dia 6 de dezembro, às 19h, no auditório do Edifício João Paulo II, no Rio de Janeiro (RJ), o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, presidirá o lançamento da edição portuguesa do último livro da trilogia "Jesus de Nazaré", escrita pelo papa Bento XVI sobre a vida de Cristo. Esta será a primeira atividade da Cátedra Ratzinger, da PUC-Rio.No lançamento, os livros serão vendidos pela Editora Planeta, que tem os direitos para o Brasil.

O livro "A Infância de Jesus" — publicação lançada primeiramente no dia 20 de novembro, no Vaticano — está sendo traduzido em 20 idiomas, incluindo português para o Brasil, e publicado em 72 países, saindo simultaneamente em 50 desses, com uma tiragem inicial de um milhão de cópias.

De acordo com informações da assessoria de imprensa desta arquidiocese, no lançamento aqui no Brasil, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Paulo Cezar, será o coordenador da mesa de expositores, composta pelo padre Mário França de Miranda (coordenador da Cátedra Ratzinger, PUC-Rio), pelo padre Leonardo Agostini (professor da PUC-Rio), por Luiz Paulo Horta (presidente do Centro Dom Vital) e por Maria Clara Bingemer (teóloga e professora da PUC-Rio).

"Ressalto, em primeiro lugar, o estilo do livro, que une rigor intelectual, profundidade e erudição com uma espiritualidade, afetividade espiritual muito grandes. Isto é fundamental. O livro é mais para ser rezado, meditado, do que estudado... Embora possa ser estudado também, pois o Papa fornece uma vasta bibliografia, cita fontes, e tudo. Creio que este tom de espiritualidade é fundamental para servir como preparação para o Natal também", comentou a teóloga e professora da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer, por ocasião do lançamento no Vaticano.

O livro

Com 176 páginas, o livro, aborda a infância de Jesus, sendo dividido em quatro capítulos, nos quais o arco histórico começa na sua genealogia e termina na separação e reencontro com os pais, em Jerusalém.

"Espero que o pequeno livro, não obstante os seus limites, possa ajudar muitas pessoas no seu caminho rumo a e com Jesus", sublinha Bento XVI.

O primeiro capítulo da obra é dedicado à ascendência de Jesus, narrada nos evangelhos de Mateus e Lucas, diferentes entre si mas com o mesmo significado teológico: o aparecimento na História e a sua origem verdadeira, que marcam um novo início na história do mundo.

O anúncio do nascimento de João Batista e de Jesus ocupa a segunda parte, na qual Bento XVI sublinha que Deus, "de certa maneira, fez-se dependente" da humanidade porque se sujeitou ao "'sim', não forçado, de uma pessoa humana", Maria, que aceitou ser mãe.

O contexto histórico do nascimento de Jesus, sob o Império Romano, e o estudo dos elementos que compõem as suas narrativas nos Evangelhos, como a pobreza e o presépio, constituem temas abordados na terceira parte.

No quarto e último capítulo, Bento XVI apresenta a perspetiva sobre os sábios que viram a estrela e a seguiram até ao local do nascimento de Jesus, a que a tradição cristã dá o nome de reis magos, e a fuga de Jesus, Maria e José para o Egito, devido à perseguição da autoridade judaica.

O epílogo acompanha o relato do último episódio da infância, narrado no evangelho segundo São Lucas, quando na peregrinação pascal a Jerusalém, Jesus, então com 12 anos, se afasta de Maria e de José para entrar no templo, onde discutiu com os doutores.

O Edifício João Paulo II fica na Rua Benjamin Constant, 23, na Glória, Rio de Janeiro.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: