quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 05/12/2012

REFLEXÃO

Todas as promessas que foram feitas no Antigo Testamento a respeito de Jesus começam a ser realizadas. Jesus cura todas as deficiências, de modo que as pessoas, além de não serem mais escravas do mal que possuíam, também podem ser novamente inseridas na vida social, deixando de ser excluídas e dependentes do auxílio dos demais. Jesus também multiplica os pães mostrando que Deus quer a saciedade de todos e que não quer entre os homens a fome e a miséria, pois o Reino de Deus é o reino da abundância de bens e de dons.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Antônio Carlos Félix, Bispo de Luz - MG

Ordenação Presbiteral

  • Dom Manuel Edmilson da Cruz, Bispo Emérito de Limoeiro do Norte - CE
  • Dom José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago, Bispo Emérito de Iguatu - CE
  • Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap, Bispo de Jequié - BA
  • Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ

Ordenação Episcopal

  • Dom Claudio Nori Sturm, OFMCap, Bispo de Patos de Minas - MG
NOTÍCIAS

Pastoral da Pessoa Idosa realiza 10ª Assembleia Geral em Curitiba

Representantes estaduais da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) de todo o Brasil estão reunidos em Curitiba para participar da 10ª Assembleia Geral da entidade. O encontro será na Casa da Medalha Milagrosa, até a próxima sexta-feira, 7 de dezembro.

A Pastoral da Pessoa Idosa tem como presidente dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas/Francisco Beltrão (PR) e como coordenadora nacional a irmã Terezinha Tortelli.

Entre os temas abordados na Assembleia, uma retrospectiva 2012; o envelhecimento no Brasil; e o perfil de fragilidade das pessoas idosas acompanhadas pela Pastoral.

Esta Pastoral foi fundada em 5 de novembro de 2004, com a 1ª Assembleia Nacional e a aprovação de seu Estatuto.

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político; para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização.


Toma posse nova secretária geral do Conic

Ao tomar posse na função de secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), a pastora luterana, Romi Márcia Bencke, deu andamento ao seu primeiro ato oficial: convidou os 18 representantes regionais do organismo ecumênico a refletirem sobre o diálogo inter-religioso para que a Comissão Teológica possa emitir documento a respeito do tema até abril de 2013.

Pastora Romi foi empossada na celebração ecumênica oficiada na sexta-feira, 30 de novembro, na Paróquia São José Operário, em Brasília, e que contou com a participação de autoridades religiosas, civis, representantes de entidades sociais, amigos e convidados.

Na homilia, o presidente do Conic, dom Manoel João Francisco, frisou a importância de se cultivar uma fé sólida, mas baseada na compreensão e na aceitação do outro, no amor ao próximo e na valorização das diferenças. "A diferença é uma fonte de riqueza na busca da verdade", disse, destacando que a entidade que preside quer ampliar a participação de Igrejas no quadro de membros.

Participaram da celebração ecumênica, além da diretoria, presidentes e bispos das igrejas membro do Conic, a assessora da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Marga Ströher; o secretário executivo do Conselho Latino-Americano de Igrejas, Darli Alves; a vice-presidente nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) Mulher, Regina Perondi; a assessora do Centro de Estudos Bíblicos, Mônica de Souza; o assessor da Secretaria Geral da Presidência, do Departamento de Diálogos Sociais, Alexandre Brasil, que na oportunidade representou o ministro Gilberto Carvalho; a coordenadora do Servindo aos Pastores e Líderes (SEPAL), Ilaene Schüler, o secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário, Cleber Buzatto; o facilitador da Rede Ecumênica da Juventude, Lucas Correa, e o coordenador do Movimento de Educação de Base, padre Gabriele Cipriani.


Dom Tarcísio Scaramussa é nomeado vigário geral da arquidiocese de São Paulo

O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, nomeou como vigário geral "ad ínterim" para a arquidiocese de São Paulo, dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da arquidiocese e vigário da Região Episcopal Sé.

De acordo com o ato de nomeação, dom Tarcísio assume como vigário geral da arquidiocese sem prejuízo a outras funções que realize, como por exemplo, o fato de ser o bispo referencial do Setor Juventude.

Em entrevista para o site da arquidiocese, o bispo disse que sente "grande proximidade, apoio e fraternidade da parte de dom Odilo, o que me faz sentir sempre sereno e seguro no serviço à arquidiocese de São Paulo.

Leia a íntegra da entrevista:

Site da Arquidiocese -  Como o senhor recebe essa nomeação?

Dom Tarcísio Scaramussa - Recebo-a como um mandato de serviço, ao qual me disponho a acolher com alegria e dedicação, como uma extensão do trabalho que já realizo juntamente com os outros bispos auxiliares da arquidiocese e com dom Cláudio Hummes.

Site da Arquidiocese -  Quais as atribuições deste cargo?

Dom Tarcísio - O Vigário geral é alguém a quem o bispo diocesano delega poder ordinário para ajudá-lo no governo de toda a diocese. De acordo com o Código de Direito Canônico, "compete ao Vigário geral o poder executivo que, por direito, pertence ao Bispo diocesano, para praticar os atos administrativos, exceto aqueles que o Bispo tenha reservado a si, ou que, pelo direito, requeiram mandado especial do Bispo" (Cân. 479). Dom Odilo nomeou-me interinamente, ou seja, por um período provisório.

Site da Arquidiocese -  Como o senhor vê a confiança da Igreja no senhor?

Dom Tarcísio - A Igreja é mediação de Deus, portanto, sinto em cada chamado de serviço que ela faz a vontade de Deus para mim. O Senhor que nos confia uma missão, nos assiste em todos os momentos, também através da própria Igreja. Particularmente, tenho sentido grande proximidade, apoio e fraternidade da parte de dom Odilo, o que me faz sentir sempre sereno e seguro no serviço à arquidiocese de São Paulo.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: