Boletim Diário da CNBB - 09/11/2012
REFLEXÃO
O templo deve nos levar à reflexão sobre a realidade da morada de Deus entre os homens e a importância dessa morada. É claro que reconhecemos a presença de Deus nos nossos templos e sempre nos encontramos com ele, seja na visita ao Santíssimo Sacramento ou na participação nas diversas celebrações litúrgicas. Mas também devemos nos lembrar que o verdadeiro templo de Deus é aquele formado de pedras vivas e que tem como alicerce o próprio Jesus. Portanto, de nada adiante para nós uma religião que valoriza a presença de Deus nos templos materiais construídos por mãos humanas, construção essa muitas vezes marcadas pelo pecado e pela iniqüidade, e não valorizarmos os verdadeiros templos, ou seja, os nossos irmãos e irmãs.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel - PR
Ordenação Episcopal
- Dom Sebastião Roque Rabello Mendes, Bispo Auxiliar Emérito de Belo Horizonte - MG
- Dom João Nilton dos Santos Souza, Bispo de Amargosa - BA
- Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo divulga eventos para 2013
- Dom Odilo Scherer pede que fiéis rezem pela paz em São Paulo
- Joseph Ratzinger: uma inspiração religiosa e intelectual
- Bispo se reúne com os prefeitos e vereadores dos municípios da diocese de Umuarama
Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo divulga eventos para 2013
A Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está divulgando o 16º Encontro de Professores e de Diálogo Inter-religioso e o 4º Simpósio de Formação Ecumênica.
Ambos os eventos acontecerão de 1º a 3 de fevereiro de 2013, na Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo.
O tema a ser trabalhado nos encontros será "A mística do diálogo no contexto do pluralismo religioso brasileiro".
Mais informações acesse entre em contato com a Comissão, no e-mail: ecumenismo@cnbb.org.br ou no telefone (24) 3346-5161.
Dom Odilo Scherer pede que fiéis rezem pela paz em São Paulo
Diante do crescente aumento dos índices de violência e o crescente aumento dos assassinatos, no estado de São Paulo, o arcebispo metropolitano, cardeal Odilo Pedro Scherer, recomendou que os fiéis rezem pela paz.
O cardeal pediu que a oração seja divulgada nos meios de comunicação e nas mídias digitais, e que "as pessoas, famílias, grupos, comunidades e paróquias a rezarem pela paz em nossa cidade", disse.
Joseph Ratzinger: uma inspiração religiosa e intelectual
O 2º Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger, que traz como tema: "Humanização e Sentido da Vida", teve sua cerimônia de abertura realizada na manhã de quinta-feira, 8 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A solenidade contou com a presença do arcebispo do Rio e grão-chanceler da Universidade, dom Orani João Tempesta, do reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, do presidente da Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger Benedetto XVI, monsenhor Giuseppe Scotti, do presidente da Comissão Organizadora do Simpósio e bispo auxiliar da arquidiocese, dom Paulo Cezar Costa, do conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, monsenhor Gian Luca Perici, do vice-reitor comunitário da PUC-Rio, Augusto Sampaio, do decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, Paulo Fernando Carneiro, e do diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, professor Leonardo Agostini Fernandes.
Num espírito cívico mostrando a unidade entre Brasil e Roma, o Hino Nacional e o Hino Pontifício foram executados, seguidos da apresentação de um vídeo com uma saudação especial do Santo Padre aos participantes, marcando, assim, o início dos trabalhos no Simpósio.
"Saúdo os Reitores, Professores, Autoridades e estudantes das diversas Universidades que, no Rio de Janeiro, começam o Simpósio sobre "Humanização e Sentido da Vida". Em um mundo em rápida mudança, é preciso ajudar o homem a descobrir, juntamente com o sentido da vida, a própria arte de viver. Faço votos de que os trabalhos destes dias mostrem como a razão, iluminada pela fé, é capaz de alargar o seu horizonte para enfrentar, com alegria, os grandes desafios da vida", afirmou Bento XVI.
O Simpósio foi realizado pela primeira vez na cidade de Bydgoszcz, na Polônia, em 2011. Para o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, o tema do encontro é fascinante e traz grandes discussões. "Para esta profunda discussão, escolheu-se o pensamento e reflexão de uma das maiores personalidades intelectuais do nosso tempo, apontado pela revista Times, em 2005: Joseph Ratzinger. Além de grande teólogo, grande colaborador do Concílio Vaticano II e atualmente o papa Bento XVI, queremos aprofundar sobre sua reflexão e aprofundar seus escritos nesse viés. Os pensadores de hoje não podem deixar de aprofundar sobre o assunto. A universidade, que é o lugar próprio do diálogo dos saberes, deve se engajar nessa discussão. É um tema necessário e importantíssimo para a vida do homem neste planeta. Nessa sociedade tão cheia de perguntas e de muitas decisões que influenciam a vida humana, uma reflexão como esta poderá lançar luzes sobre a nossa vida e o nosso futuro. Para isso, reitores, alunos, professores de muitas universidades da América Latina e também da Europa estarão nesses dois dias discutindo o assunto. O Simpósio tem como objetivo promover o diálogo com a cultura, a ciência, a educação, a política. Está aberto a todos, indistintamente", ressaltou o arcebispo.
Durante a cerimônia, o padre Josafá Carlos de Siqueira, destacou a alegria de toda a comunidade universitária em poder sediar e promover o evento. Ele desejou ainda que o evento favoreça a reflexão e prepare os participantes também para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).
"Depois do sucesso do 1º Simpósio sobre o pensamento de Joseph Ratzinger, na Polônia, o Brasil, o Rio de Janeiro, e a PUC-Rio se sentem honrados em acolher o 2º Simpósio, cujo objetivo é conhecer, refletir e divulgar a profundidade do pensamento intelectual do atual sucessor do Apóstolo Pedro. Embora saibamos do grande volume de publicações e da profundidade de Bento XVI, muitos cristãos, católicos e irmãos de outras denominações religiosas ainda desconhecem o significado humanístico deste grande intelectual. A PUC-Rio se sente lisonjeada em acolher esse II Simpósio, que contará com a participação de muitos intelectuais da nossa cidade e do nosso Brasil. Que esse encontro possa nos oferecer subsídios de reflexão preparando-nos para o grande encontro do Papa com a Juventude em 2013", disse.
O presidente da Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger, monsenhor Giuseppe Scotti, falou sobre o homem do hoje. "Sabemos que o Papa nos acompanha e o quanto estima este nosso trabalho, do qual tem profundo conhecimento. Estamos convencidos de que, de fato, é possível buscarmos, juntos, a verdade sobre o homem de hoje".
Monsenhor Gian Luca Perici representou o Núncio Apostólico, dom Giovanni d'Aniello, e leu a mensagem enviada por ele aos participantes.
"Sinto muito não poder participar como queria do Simpósio, mas apresento meus votos e felicitações. O tema escolhido é, sem dúvida, de extrema atualidade, como testemunha a importância que o papa Bento XVI vem dando nos seus mais diversos pronunciamentos. Nossa sociedade globalizada encontra-se numa encruzilhada de culturas, nunca antes experimentadas, e o próprio sentido da vida humana está em jogo. Julgo que a coisa mais importante, nesta ocasião, seja reavivar em toda a Igreja aquele desejo ardente de anunciar novamente Cristo ao homem contemporâneo. Estou confiante de que os resultados desse Simpósio marcarão de forma determinante a figura de Bento XVI", escreveu em sua mensagem Dom Giovanni.
"Humanização e Sentido da Vida" e "A Fé Cristã em Joseph Ratzinger"
O presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, dom Paulo Cezar Costa, mediou a mesa da primeira conferência, que trouxe como tema "Humanização e Sentido da Vida" e foi ministrada por dom Orani João Tempesta. Já o padre Mário de França Miranda, que também é professor da PUC-Rio, refletiu sobre "A fé cristã em Joseph Ratzinger".
Inspirado pelo livro "O Sal da Terra", lançado pelo Papa em 1997, dom Orani utilizou alguns pontos para transmitir a compreensão de Joseph Ratzinger sobre a modernidade. Destacando a teologia da fé nos escritos do Papa, padre Mário de França destacou o profundo conhecimento de Bento XVI sobre a história do cristianismo e a tradição da Igreja. Ele observou ainda alguns desafios sobre a vivência da fé nos dias atuais, apontados por Joseph Ratzinger em sua Carta Apostólica Porta Fidei.
A segunda conferência contou com a mediação do professor Miguel Pereira, e revelou aspectos ligados à política, ética, economia e filosofia, tudo sob a ótica de Joseph Ratzinger. O professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), padre José Carlos Aleixo, falou sobre "Igreja e Política". O ex-ministro da Economia, Fazenda e Planejamento do Brasil, Marcílio Marques Moreira, trouxe reflexões sobre "Ética e Economia em Joseph Ratzinger", e o acadêmico da Academia Brasileira de Letras, Luiz Paulo Horta, definiu: "Ratzinger, um pensador atual".
Outras informações acesse o site da arquidiocese do Rio de Janeiro, no endereço www.arquidiocese.org.br.
Bispo se reúne com os prefeitos e vereadores dos municípios da diocese de Umuarama
No dia 30 de outubro das 08h30 às 17h, foi realizado no auditório João Paulo Segundo na Paróquia Catedral Divino Espírito Santo, em Umuarama (PR), o encontro do bispo diocesano dom frei João Mamede Filho OFM Conv., entre prefeitos(as) e vices, vereadores(as) eleitos para o próximo mandato, padres e lideranças, o evento reuniu aproximadamente 170 pessoas.
O evento teve como tema, "Integração regional e sub-regional, através da AMERIOS (Associação dos Municípios de Entre Rios, 32 municípios)", com objetivo de promover a descentralização nas decisões políticas e o fortalecimento também nas pequenas localidades; enfrentando juntos os desafios.
No período da manhã na acolhida, foi realizada a dinâmica dos crachás, onde os participantes escreveram os seus nomes e município e os sonhos compartilhados para os seus mandatos, reuniram-se em grupo e logo em seguida todos se dirigiram para o auditório onde foram iniciadas as atividades do dia. E trabalhado: A Importância e significado do trabalho que cada político se propõe a fazer;Conceito de subsidiariedade; (In)formação; Autoridade e poder; As lições de Alexis Tocqueville e uma reflexão sobre a Importância da vida local e sobre as ações que o município pode fazer e não faz, por quê?.
No período da tarde foram trabalhados: Escola de Cidadania; Gestão Pública; Cooperação Intermunicipal;Como romper barreiras? (sugestões); O encontro foi assessorado por José Mário Brasiliense e Gustavo Santos - Oficina Municipal: Escola de Cidadania e Gestão Pública (SP), ONG que tem parceria com a Fundação Konrad Adenauer da Alemanha.
Ao término dom Mamede fez as suas considerações finais. "A diocese vai incentivar ao máximo esse fortalecimento da região, pois, com isso, todos têm a ganhar. E a Diocese, no atual (15º) Plano da Ação Evangelizadora, através de um dos seus projetos, propõe a vivência concreta da caridade; é preciso ir além dos socorros de urgência; a AMERIOS é um caminho para isso, pois é um espaço nato para a construção do bem comum e, com a colaboração de todos, oferece grande poder de transformação".
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário