segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Boletim Diário da CNBB, 26 de setembro de 2011

Picture (Device Independent Bitmap)       

Brasília, 26 de setembro de 2011 – Nº 2639     
       
REFLEXÃO       
SEGUNDA-FEIRA - Lc 9, 46-50

A lógica que nos é proposta por Jesus nos desafia a entender as relações de autoridade e de poder de uma forma totalmente diferente da proposta pelo mundo: autoridade significa conduzir as outras pessoas para uma vida melhor e poder significa serviço e humildade. Com isso, o Evangelho nos mostra que devemos nos afastar da opressão, da dominação e do autoritarismo do poder pelo poder. O Evangelho de hoje também nos mostra que o fato de sermos a Igreja de Jesus Cristo não nos dá o direito de nos apossarmos da sua pessoa e da sua ação, uma vez que ele chama diferentes pessoas através de modos diferentes para que, de diferentes modos, continue agindo no meio dos homens.     
       
       
COMEMORAÇÕES   
       
Nascimento     
·      
Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo de Botucatu - SP, 1957       
Nomeação Episcopal     
·      
Dom Jacó Roberto Hilgert, Bispo Emérito de Cruz Alta - RS, 1976
·      
Dom Frei Dario Campos, OFM, Bispod e Cachoeiro de Itapemirim - ES, 2000
       
       
NOTÍCIAS       
       
·       Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda é premiada por defender o Rio Paraíba  
·      
Missa lembra 30º dia do falecimento de dom Bruno Gamberini     
·      
Comissão para a Juventude reúne equipe de comunicação para avaliar projetos    
·      
Comunidade Brasileira celebra 30 anos de presença em Roma      
·      
Natal já se prepara para o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação        
·      
Gincana Bíblica reúne mais de 500 casais na diocese de Criciúma        
·      
Papa celebra missa em Friburgo para mais de 100 mil pessoas    
       
ACESSE TAMBÉM:

·       Notícias: www.cnbb.org.br

·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia      
       
ACOMPANHE      
Picture (Device Independent Bitmap)        Picture (Device Independent Bitmap)        Picture (Device Independent Bitmap)        Picture (Device Independent Bitmap)        Picture (Device Independent Bitmap)       
       
Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda é premiada por defender o Rio Paraíba

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA/RJ), premiou no dia 21, na sede da entidade, em Volta Redonda (RJ), a diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, por defender o Rio Paraíba e seus afluentes. O bispo emérito diocesano, dom João Maria Messi, acompanhado de membros da comissão receberam o prêmio. Foi à décima edição da premiação, que reconhece ações e projetos na luta pela preservação, defesa e conservação do meio ambiente.

“Esse mérito não é só nosso, mas uma atitude construtiva de um grupo corajoso que viu a necessidade de cuidar daquilo que o Senhor construiu para todos nós, que é o planeta Terra, e seus benefícios da natureza. Tomar água boa e limpa é um direito de todos nós, mas para garantir esta qualidade é necessário a participação integral e mútua, cobrando das autoridades e apoio da população para que não poluam os rios e o rio Paraíba do Sul que é nosso”, declarou dom João Maria Messi.

“Nosso maior objetivo é construir um projeto com ampla participação das escolas, estudantes que vem fazendo pesquisas e análise da qualidade da água do Rio Brandão, um dos afluentes do Rio Paraíba que nasce em Rio Claro (RJ) e passa por Volta Redonda. Procuramos informar a população e convidá-la a participar das plenárias abertas sobre o assunto em encontro mensal, na cúria diocesana”, explicou o engenheiro e integrante da Comissão Ambiental Sul, João Thomaz.

Ainda foram premiados na sequência, o geógrafo José Carlos Magalhães Castro (Post Mortem); recebendo os méritos a esposa, Ana Maria Castro, que destacou a trajetória do esposo na defesa do meio ambiente como prioridade em sua vida.

O engenheiro eletricista Júlio Domingos Nunes Fortes, agradeceu por sua indicação, elogiando a Comissão Ambiental Sul pela forma de organização em equipe, como exemplo para todos que desejam um mundo melhor e uma sociedade plural e participativa. “Faço tudo pelos outros em minha vida e descobri isto sendo professor. Obrigado Comissão Ambiental pela belíssima forma com que trabalham nos ensinando a sermos mais preocupados com o meio ambiente”, elogiou Júlio.

A cientista Maria do Carmo de Araújo Fernandes foi premiada por suas pesquisas no controle do uso de agrotóxicos e fertilizantes. “Desde 2008 o Brasil é líder no uso de agrotóxicos, meu trabalho é uma opção de vida que jamais vou parar de defender o ser humano”, disse Maria do Carmo.   
       
Missa lembra 30º dia do falecimento de dom Bruno Gamberini

Na próxima quarta-feira, dia 28, a arquidiocese de Campinas (SP) fará uma missa em memória de dom Bruno Gamberini, arcebispo falecido em 28 de agosto, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

A missa será no dia 28 de setembro, às 18h15, na Catedral Metropolitana. Outras informações estão disponíveis no site da arquidiocese no endereço www.arquidiocesecampinas.com.
       
Comissão para a Juventude reúne equipe de comunicação para avaliar projetos

A Equipe Nacional de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, se reuniu em Brasília neste fim de semana, 23 a 25, para avaliar os trabalhos realizados até o momento e planejar os próximos passos. Entre os assuntos discutidos, estava a divulgação e a cobertura da peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo país e a realização do 1º Encontro Nacional de Jovens Comunicadores Católicos, previsto para 2012.

A reunião contou com a participação do presidente da Comissão, dom Eduardo Pinheiro, do assessor da Comissão, padre Carlos Sávio Ribeiro, além dos jovens comunicadores de vários estados do país, integrantes da equipe Jovens Conectados, participou o padre Márcio Queiroz, coordenador de comunicação da arquidiocese do Rio de Janeiro e o padre Sérgio Lúcio, da diocese de Caraguatatuba.

Durante o encontro, dom Eduardo falou sobre “As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2011 - 2015”. “Cada documento elaborado pela CNBB é trabalhado minuciosamente. Todos os detalhes são avaliados, para só depois haver uma publicação”, destacou.

Durante a apresentação, dom Eduardo destacou a importância dos estudos dos documentos e diretrizes publicados pela CNBB, “diretrizes estas que são elementos de unidade da Igreja”, apontou.

Dentro do estudo das Diretrizes, “é preciso ajudar as pessoas a conhecerem Jesus Cristo, fascinarem-se por Ele e optarem por segui-lo. Esta adesão deve ser feita, fortalecida e ratificada tantas vezes quantas o cotidiano exigir” (cf 40-41), disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Para Dom Eduardo, a nova geração dos jovens exige uma compreensão que vai além dos meios utilizados na comunicação, é necessário compreender os pensamentos dos jovens. “Nós podemos no máximo aprender  a mexer com a técnica, mas é preciso entender o processo que acontece no raciocínio e sentimento dos jovens”, disse.

O desafio apontado por Dom Eduardo para a equipe Jovens Conectados é conseguir aplicar os ensinamentos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, especialmente no que diz respeito à comunicação e juventude, no projeto de comunicação da Comissão para Juventude.

Trabalhos

No sábado, depois de avaliar as estatísticas de acesso do site e se reorganizar em quatro sub-equipes (Jornalismo, Redes Sociais, Publicidade e Tecnologia da Informação-TI), o grupo discutiu a parceria entre as equipe de comunicação da Comissão para a Juventude da CNBB, da arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pastoral da Comunicação (Pascom) Nacional, em vista peregrinação da Cruz da Jornada pelo país e da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Parte da reunião foi transmitida ao vivo pela internet.

No domingo, o principal tema debatido foi a organização de um encontro nacional de jovens comunicadores católicos, destinado a debater a evangelização nos diversos meios de comunicação.

Dom Eduardo Pinheiro disse que sai da reunião cheio de esperança. “Fiquei bastante impressionado e muito contente por ver, além da qualidade do trabalho que os Jovens Conectados estão realizando, também a criatividade, a doação, a alegria dessa juventude que não está medindo esforços para que, cada vez mais, a  evangelização possa chegar a todos os cantos. Também percebi a riqueza da partilha - uma riqueza que vem da experiência pessoal, da prática profissional, da vivência cristã comunitária. Vem da preocupação também no engajamento social. Vem de todos esses elementos que, juntos, tornam a equipe de comunicação da Comissão para a Juventude uma equipe de qualidade”, disse.     
       
Comunidade Brasileira celebra 30 anos de presença em Roma

No dia 18 de setembro a Comunidade Brasileira em Roma celebrou 30 anos de presença na cidade eterna. A primeira página do folheto litúrgico deu destaque à história da comunidade. “A missão Latino-Americana está formada por 18 diferentes comunidades de língua espanhola e portuguesa. A comunidade Nossa Senhora Aparecida é uma das mais antigas em Roma. A presença dos brasileiros em Roma tornou-se mais significativa a partir da segunda metade dos anos 70. Um grupo de católicos começou a encontrar-se, a partir de 1981, acompanhados pelos Missionários Scalabrinianos”, diz o texto.

Uma das fundadoras, juntamente com o Scalabriniano padre Claudio Ambrosio é Jonadir Valêncio, conhecida como Dina, colaboradora incansável na construção da comunidade, também presente nos festejos. Outra delas, Maria Ivone Ferreira da Cruz, de Minas Gerais, se casou no Rio de Janeiro com o imigrante italiano Giacomo Alfonso Gupitosa. Em 1975 os dois decidiram retornar à Itália com a filha. “No começo é sempre difícil a língua, o conhecimento do povo, a adaptação”, explica Ivone.  A congregação Camiliana, na pessoa do padre Calisto Vendrame, ofereceu uma sala no edifício da paróquia “La Madalena”. Cada terceiro sábado havia um encontro, a celebração da Eucaristia e uma mesa de comes e bebes para celebrar o encontro.

Dois outros amigos, Alberto Fioravante e a esposa Nair, que já retornam ao Brasil também fizeram parte do primeiro grupo. Ao longo dos anos diferentes congregações religiosas ofereceram seus espaços para os encontros.  Em 1989 a comunidade recebeu como presente dos Missionários Redentoristas de Aparecida, duas imagens da padroeira do Brasil, uma delas circulava semanalmente nas casas para a oração em família. Aos 26 de setembro de 1996, um decreto da diocese de Roma criou a Missão Latino-Americana. Deu-se inicio á tradicional procissão de Nossa Senhora Aparecida, normalmente realizada no domingo posterior ao dia 12 de outubro. Em 2005 a diocese de Roma designou a Igreja Santa Maria Della Luce como sede da missão Latino-Americana.

No último dia 18, os festejos tiveram início com uma feijoada preparada pela comunidade. Uma exposição filatélica da Região da Calábria mostrou as “Viagens Apostólicas de João Paulo II” através de selos cunhados em diferentes países Latino-Americanos, juntamente com uma exposição fotográfica da trajetória da comunidade e os seus principais protagonistas. Às 17h30 houve missa solene presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, o franciscano dom Jaime Spengler e concelebrada por dom Agenor Girardi, também de Porto Alegre, ambos participavam do encontro para novos bispos. Este último auxiliou na comunidade quando estudante em Roma. O evento contou também com dezenas de padres, inúmeros religiosos e centenas de leigos, num total de cerca de 350 pessoas. Os corpos diplomáticos brasileiros junto à Santa Sé também se fizeram representar. O presidente da celebração convidou a todos a “agradecer o dom da vida e da acolhida neste pedaço de chão para viver e conviver”. “Brasileiros e latino-americanos somos conhecidos como acolhedores, simples e alegres... a velha Europa está suspirando por este jeito de viver, o que pede que sejamos missionários em Roma”, ressaltou o bispo. No final da celebração o padre Antonio Gugelmin, capelão da missão Latino-Americana, agradeceu a presença de todos e salientou que o evento marcava a abertura do Ano Pastoral da Missão Latino-Americana, que investirá na formação cristã, litúrgica e missionária.

30anosemromaO padre Sergio Durigon, vice-capelão e responsável pela comunidade Brasileira, mostrou-se visivelmente emocionado ao ouvir a canção da Ave Maria no momento de homenagem à Virgem Maria feita pelos artistas brasileiros em Roma. Ele definiu os 30 anos como “uma obra de Nossa Senhora Aparecida junto aos migrantes brasileiros”. Sergio salientou ainda que a colaboração dos leigos para o êxito do evento foi muito além das expectativas. Para ele, a celebração da memória histórica, o trabalho conjunto com os diversos países Latino-Americanos e os diversos serviços prestados aos migrantes são os grandes frutos destes anos. Para o futuro ele sonha com a implantação de uma Pastoral da Mulher e o crescimento da interação com Corpo Diplomático Brasileiro e Embaixada junto à Santa.

A Irmã Teresa Nunes, das Irmãs de Nossa Senhora Menina, é uma das voluntárias entusiastas do trabalho da comunidade. Além de animar o coral e as liturgias dominicais ela coordena um grupo de oito irmãs de outras congregações que, diariamente prestam assistência espiritual e material aos imigrantes brasileiros que chegam à comunidade. “Os problemas são sempre os mesmos ter o que comer, o que vestir, encontrar um trabalho, a falta de documentos e o conhecimento da língua”, explica Teresa. “Para nós irmãs é um campo de missão e nos ajuda a manter viva a nossa cultura e o senso de fraternidade”, conclui. Um grande bolo com o desenho da bandeira do Brasil foi servido aos presentes após a celebração.
       
Natal já se prepara para o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Faltam ainda dois anos para o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) acontecer, mas os preparativos, em Natal (RN), cidade sede do evento, começaram desde o início deste ano. As comissões que compõem a coordenação local do Encontro já foram formadas e vêm se reunindo, periodicamente.

No último dia 24, aconteceu mais uma dessas reuniões de coordenadores, reunindo mais de 20 pessoas, ligadas à arquidiocese de Natal e à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desta vez a reunião contou com a participação da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Élide Fogolari; de Alessandra Cruz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e de Paulo Lima, da arquidiocese do Rio de Janeiro. Ambos integraram a coordenação do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em julho deste ano.

Durante a reunião, a irmã Élide contextualizou a história dos Mutirões Brasileiros e lembrou que são espaços, através dos quais, a Igreja dialoga com a sociedade, a respeito da comunicação social. Ela também ressaltou a riqueza de conteúdos que são abordados durante o evento. “O debate provocado pelos diferentes painelistas, desde os religiosos aos acadêmicos, dão vida aos Mutirões”, destacou.

Já, a Alessadra Cruz e Paulo Lima expuseram para a equipe de Natal toda a experiência da coordenação do 7º Muticom, como organização da infra-estrutura, gastos financeiros, inscritos de participantes e estratégias de divulgação.

A próxima reunião da equipe de coordenação local está agendada para o dia 22 de outubro.  O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será realizado no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, no campus da UFRN, em Natal.     
       
Gincana Bíblica reúne mais de 500 casais na diocese de Criciúma

O Movimento de Irmãos (MI) da diocese de Criciúma (SC) realizou durante todo este domingo, 25, no Ginásio de Esportes do Colégio Rogacionista, no bairro Pinheirinho, em Criciúma, sua 2ª Gincana Bíblica Diocesana.

O tema deste ano foram os quatro evangelistas: São Lucas, São Marcos, São Mateus e São João. Mais de 500 casais participaram representando as seis áreas onde o MI realiza trabalhos voltados à família.

Até meio-dia foram realizados questionários e, a partir das 13h, iniciaram as provas e brincadeiras, que seguiram até as 16h, com a premiação das equipes.

“O objetivo desta gincana é fazer com que casais se aproximem e se aprofundem ainda mais das Sagradas Escrituras”, explicou o coordenador de liturgia do MI, José Zilli.

O Movimento de Irmãos está 41 anos evangelizando famílias nas paróquias da diocese de Criciúma.
       
Papa celebra missa em Friburgo para mais de 100 mil pessoas

Diante de Deus “não contam as palavras, mas o agir, a ação de conversão e de fé”. Assim, o papa Bento XVI comentou a parábola dos dois filhos convidados pelo pai a trabalhar na vinha, no Evangelho de Mateus. Diante de uma multidão de mais de 100 mil fiéis, com os bispos provenientes de todas as dioceses da Alemanha, o papa presidiu na manhã de ontem, 25, no aeroporto de Friburgo, a missa e a oração do Ângelus no último dia desta 21ª viagem apostólica.

“Não são as palavras que contam, mas o agir, os atos de conversão e de fé”. O perigo é o de uma “religiosidade rotineira”, em que “Deus já não inquieta”. Ora – segundo as palavras de Jesus, traduzidas em linguagem do nosso tempo - “os fiéis rotineiros, que na Igreja já só conseguem ver o aparato, sem que o seu coração seja tocado pela fé” estão mais longe do Reino de Deus do que “agnósticos que se mantêm inquietos por causa da questão de Deus” e do que “pessoas que sofrem por causa dos nossos pecados e sentem desejo de um coração puro”. É importante que a palavra de Jesus nos “abale” a todos, considera o papa. Em última análise, a renovação da Igreja só poderá realizar-se através da disponibilidade à conversão e de uma fé renovada”, disse.

 “A palavra de Jesus deve fazer-nos refletir; antes, deve abalar a todos nós. Isto, porém, não significa de modo algum que todos quantos vivem na Igreja e trabalham para ela se devam considerar distantes de Jesus e do Reino de Deus. Absolutamente, não! Antes, este é o momento bom para dizer uma palavra de profunda gratidão a tantos colaboradores, contratados ou voluntários, sem os quais a vida nas paróquias e na Igreja inteira seria impensável”, ressaltou o papa Bento XVI.

Misteriosamente, por detrás dos dois filhos da parábola do Evangelho deste dia, perfila-se um terceiro filho – observou o papa, referindo a Jesus, “o Filho Unigênito de Deus, que aqui nos reuniu a todos”. Como tão bem exprime a Leitura aos Filipenses, em humildade e obediência, Jesus cumpriu a vontade do Pai, morreu na cruz pelos seus irmãos e irmãs e redimiu-nos da nossa soberba e obstinação. É Jesus o ponto de referência para todos os cristãos, o critério permanente para a Igreja. “A vida cristã deve medir-se continuamente pela de Cristo: Tende entre vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus”.

 “Queridos amigos, com Paulo ouso exortar-vos: Tornai plena a minha alegria, permanecendo firmemente unidos em Cristo! A Igreja na Alemanha vencerá os grandes desafios do presente e do futuro e continuará a ser fermento na sociedade, se os sacerdotes, as pessoas consagradas e os leigos que acreditam em Cristo, na fidelidade à vocação específica de cada um, colaborarem em unidade; se as paróquias, as comunidades e os movimentos se apoiarem e enriquecerem mutuamente; se os batizados e os crismados, em união com o bispo, mantiverem alta a chama de uma fé intacta e, por ela, deixarem iluminar a riqueza dos seus conhecimentos e capacidades”, disse o papa.

O papa concluiu dizendo: “A vida cristã é viver para o outro, um compromisso humilde a favor do próximo e do bem comum. Amados fiéis, a humildade é uma virtude que hoje não goza de grande estima. Mas os discípulos do Senhor sabem que esta virtude é, por assim dizer, o óleo que torna fecundos os processos de diálogo, fácil a colaboração e cordial a unidade. Humilitas, a palavra latina que deriva ‘humildade’, tem a ver com humus, isto é, com a aderência à terra, à realidade. As pessoas humildes vivem com ambos os pés na terra; mas sobretudo escutam Cristo, a Palavra de Deus, que ininterruptamente renova a Igreja e cada um dos seus membros”. 
       
ENDEREÇO       
       
Assessoria de Imprensa da CNBB

E-mail: imprensa@cnbb.org.br

Site: http://www.cnbb.org.br

Tel.: (61) 2103-8313

Fax: (61) 2103-8303    

Nenhum comentário: