Brasília, 23 de setembro de 2011 – Nº 2638
REFLEXÃO
SEXTA-FEIRA - Lc 9, 18-22
Jesus não é simplesmente um personagem histórico ou um mero objeto da razão humana, é uma pessoa viva, e uma pessoa só pode ser verdadeiramente conhecida através do encontro e do relacionamento. Só conhece verdadeiramente Jesus quem realiza na sua própria vida a experiência do Ressuscitado presente e atuante na sua história pessoal e comunitária, quem descobre que Cristo não é o sobrenome de Jesus, mas quem ele é verdadeiramente: o Messias, o Ungido de Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Deus Encarnado, o Redentor de toda a humanidade. Mas é preciso que a descoberta de tudo isso seja de forma existencial, de modo que essas verdades não sejam um conjunto de palavras teóricas e vazias, mas manifestam o que Jesus significa nas nossas vidas.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
· Dom Milton Antonio dos Santos, SDB, Arcebispo de Cuiabá - MT, 1946
· Dom Frei Cândido Lorenzo González, OdasM, Bispo Emérito de São Raimundo Nonato - PI, 1925
Nomeação Episcopal
· Dom Tommaso Cascianelli, CP, Bispo de Irecê - BA, 2000
· Dom Genival Saraiva de França, Bispo de Palmares - PE, 2000
NOTÍCIAS
· Na galeria dos ex-presidentes
· Com base nas DGAE, Regional Sul 4 elabora Plano de Pastoral em Assembleia
· Palestras, apresentações culturais e oração marcam 7ª Arrancada Vocacional da diocese de Araçatuba
· Escolas Católicas celebram o Dia Internacional da Paz em Maringá
· Arquidiocese de Curitiba realiza ato de entrega dos recursos destinados à CF-2011
· Abertas inscrições do 4º Curso de Formação Política para cristãos leigos
· Formada nova equipe da Comissão Bíblico-catequética
· Diretrizes do Regional Sul 2 devem ser aprovadas em Assembleia do Povo de Deus
· Sub-Regional discute urgências pastorais das DGAE em Assembleia
· Temas sociais e JMJ-2013 são destaques da coletiva de imprensa de encerramento do Consep
ACESSE TAMBÉM:
· Notícias: www.cnbb.org.br
· Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia
ACOMPANHE
Na galeria dos ex-presidentes
Um decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 11, inclui o nome do mineiro, Pedro Aleixo, na galeria dos ex-presidentes. “O cidadão Pedro Aleixo, vice-presidente da República impedido de exercer a Presidência em 1969, em desrespeito à Constituição Federal então em vigor, figurará na galeria dos que foram ungidos pela Nação Brasileira para a Suprema Magistratura, para todos os efeitos legais”, diz o decreto.
Em 1969, Pedro Aleixo, que era vice de Costa e Silva mesmo com a doença e morte do presidente, não assumiu o cargo. A Presidência da República passou a ser exercida por uma junta militar até a posse do general Emílio Garrastazu Médici.
Em 11 de abril de 1967, o vice-presidente Pedro Aleixo, no exercício da Presidência da República por causa de uma viagem do presidente Costa e Silva, assinou o decreto 60.581, declarando de utilidade pública a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na época, a CNBB tinha sede no Rio de Janeiro.
Pedro Aleixo, que era pai do padre jesuíta José Carlos Brandi Aleixo, nasceu em Mariana, em 1901, e morreu em 1975, em Belo Horizonte (MG).
Com base nas DGAE, Regional Sul 4 elabora Plano de Pastoral em Assembleia
A 44ª Assembleia Regional de Pastoral (ARP), do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina) iniciou hoje, 23, e uma de suas principais metas será a aprovação do Plano Regional de Pastoral, que deve nortear a ação evangelizadora da Igreja no estado. O plano é uma consequência das orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que foi aprovado na última Assembleia Geral da CNBB, em maio desse ano.
“Nós poderíamos ter feito nossas próprias diretrizes. Mas a leitura das DGAE indica que a partir dela deveríamos buscar um plano pastoral, que depois será desdobrado em programas e em projetos”, explicou o secretário executivo do Regional, padre Ademir Freitas.
A Assembleia analisa hoje o texto elaborado por uma comissão, que incluiu ao texto das DGAE, análises da realidade catarinense e propostas de prioridades de ação.
O subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco de Assis Wloch, que participa da Assembleia, se disse de acordo com os métodos do Regional. “Eu fico muito contente da forma que está sendo discutido o plano de pastoral do Regional. Isso representa o desejo de manter e aprofundar a unidade que se deve aprofundar sempre mais a Igreja no Brasil”, analisou.
Na abertura da Assembleia, o bispo de Tubarão (SC), dom Wilson Tadeu Jönck, lembrou que o Regional não é uma instância superior às dioceses e pastorais, mas é “um espaço para vivificar e partilhar a caminhada”. Para o bispo, a assembleia é um lugar em que se tomam decisões que se quer fazer em conjunto.
“Nesta Assembleia queremos nos colocar a serviço de Cristo. Que a nossa presença aqui, considerada por todos, seja uma resposta ao chamado de Cristo”, disse dom Wilson.
A Assembleia acontece em Lages (SC) até amanhã, 24, quando os 86 delegados das 10 dioceses de Santa Catarina, Pastorais, Organismos e Movimentos regionais, deverão ter definidas as atividades em comum e os critérios para elaboração do orçamento anual.
Palestras, apresentações culturais e oração marcam 7ª Arrancada Vocacional da diocese de Araçatuba
A 7ª edição da Arrancada Vocacional Diocesana de Araçatuba (SP) com o tema "Chamados a Lançar as Redes", foi marcada por palestras, apresentações culturais e momentos de oração. Participaram padres, religiosos, seminaristas e leigos (maioria jovens), vindos das quatro regiões pastorais da diocese Araçatuba.
A programação deu ênfase, principalmente, no despertar para as vocações através do testemunho vivo da fé de cada um. Os jovens da paróquia Imaculado Coração de Maria de Araçatuba (SP), Eduardo Longhini e Cyntia Mazzi, também puderam relatar sua experiência na Jornada Mundial da Juventude de Madri, junto com o papa Bento XVI.
Ao final, todos participaram da missa de encerramento, presidida pelo padre Sidney da Silva Mendonça e concelebrada pelos padres José Manoel Messias e Arnaldo Cavalheiro Neto. Os padres João Fungaro e Lauro Lopes da Silva, também estiveram no encontro.
O encontro aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Fátima, pertencente à paróquia Imaculada Conceição de Birigui (SP).
Escolas Católicas celebram o Dia Internacional da Paz em Maringá
Com o objetivo de contribuir com a construção de uma “cultura de paz”, as escolas católicas de Maringá (PR) promoveram na quarta-feira, 21, a "Manifestação das Escolas Católicas a favor de uma cultura de paz" com uma série de atividades artísticas para marcar o Dia Internacional da Paz.
As atividades aconteceram no Colégio Marista. Cada uma das sete escolas católicas (Marista, Santa Cruz, Regina Mundi, Carlos Démia, Santo Inácio, São Francisco Xavier e Lumen Christi) levaram cerca de 150 alunos. Os grupos apresentaram músicas, teatros, coreografias e danças, com a temática da paz.
Noite de Oração pela Paz
O Grupo de Diálogo Inter-religioso (GDI) de Maringá, por sua vez, promoveu na noite do mesmo dia, a Noite de Oração pela Paz, que reuniu líderes de oito diferentes religiões: Bahá’i; Budismo; Candomblé; Catolicismo; Espiritismo; Evangélicos; Islamismo e Umbanda.
O evento foi realizado no auditório Dona Guilhermina, a partir das 20h. É promovido pela oitava vez em Maringá. No intervalo de cada prece feita pelos líderes religiosos, houve apresentações do Coral Arquidiocesano de Maringá, do grupo de dança do Colégio Estadual João de Faria Pioli e do Balé do Colégio Regina Mundi.
Arquidiocese de Curitiba realiza ato de entrega dos recursos destinados à CF-2011
O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e a arquidiocese de Curitiba fizeram a entrega simbólica dos recursos financeiros disponibilizados pelo fundo às dez entidades católicas que tiveram seus projetos selecionados com as propostas relacionadas ao tema social da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”. No mesmo dia aconteceu ainda o ato de assinatura dos contratos destas entidades com o FDS.
Os recursos são arrecadados na Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos, e se destinam à Rede Arquidiocesana de Curitiba: grupos organizados (institucionalizados), associações, comunidades, paróquias, pastorais arquidiocesanas, organizações sociais, movimentos populares, fóruns, redes e entidades.
o evento contou com as presenças do arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti e do padre e coordenador do Fundo Diocesano, José Aparecido Pinto.
A lista dos projetos aprovados pelo Conselho Gestor do Fundo está disponível nos sites da arquidiocese: www.arquidiocesedecuritiba.com.br e da Ação Social do Paraná: www.asp.org.br.
Fundo Diocesano de Solidariedade
Surgiu em 1998, quando a CNBB decidiu unir a Campanha da Fraternidade à Campanha permanente de Solidariedade e realizar a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos.
Com as normas estabelecidas, 60% dos recursos arrecadados ficam na diocese e constituem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS),administrado por um Conselho Gestor Diocesano; enquanto que 40% são depositados pela diocese em uma conta corrente especifica e constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), administrado pela Cáritas Brasileira, sob a orientação do Conselho Gestor Nacional.
Abertas inscrições do 4º Curso de Formação Política para cristãos leigos
Os interessados em participar do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos, do Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara, tem até o dia 31 de outubro para se inscrever para a turma de 2012 a 2013.
A primeira parte da formação, presencial, acontece nos dias 15 a 28 de janeiro de 2012. Já a segunda será via educação à distância em janeiro de 2013.
O objetivo do curso é formar cristãos leigos para a missão política e aquisição de competência e habilitação para agir como cristãos no complexo campo da política.
Mais informações: www.cefep.org.br
Formada nova equipe da Comissão Bíblico-catequética
A nova equipe da Comissão episcopal de animação bíblico-catequética encontra-se reunida em Brasília. Além do presidente, Dom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas (RS), estão presentes os outros dois membros: Dom José Antonio Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR) e Dom Paulo Mendes Peixoto, bispo de São José do Rio Preto (SP). Com a chegada de Pe. Décio Walker, fica também constituída a dupla de assessores que já contava com Maria Cecília Rover. O principal trabalho do encontro é a elaboração de projetos que serão inseridos no Plano Quadrienal da CNBB.
Recordando: “a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética é um serviço essencial à evangelização inculturada da Igreja no Brasil. Na sua origem, dentro do espírito do plano de Pastoral de Conjunto, promovendo a ação catequética, o aprofundamento doutrinal e a reflexão teológica. Ela propõe um caminho de formação sistemática e progressiva da fé, para que as pessoas, acolhendo a palavra anunciada, vivam uma experiência pessoal e comunitária no Deus de Jesus Cristo e celebrem o Mistério da Redenção no serviço aos irmãos”.
Diretrizes do Regional Sul 2 devem ser aprovadas em Assembleia do Povo de Deus
As Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) deverão ser aprovadas de hoje a domingo, 25, durante a 32ª Assembleia do Povo de Deus, que acontece na Casa de Retiro Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba.
O encontro, cujo tema é “Por uma paróquia renovada à Luz da Verbum Domini e das diretrizes nacionais”, tem a participação do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, que assessora a Assembleia e apresenta as linhas gerais das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), com ênfase nas cinco urgências pastorais.
Participam da reunião o presidente do Regional, dom João Bosco, o vice-presidente, dom Mauro Aparecido dos Santos, o secretário, dom Rafael Biernaski, os bispos das 18 dioceses do Paraná, e a Eparquia de São João Batista para os Ucranianos, com sede em Curitiba, além dos coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, três convidados por diocese, e os coordenadores de pastorais e movimentos em âmbito do Regional.
À tarde do sábado, e a manhã do domingo, são destinadas aos trabalhos em grupos, ao plenário e a aprovação das Diretrizes do Plano de Ação Evangelizadora do Regional.
Após sua definição, o material será entregue às dioceses, pastorais e movimentos como um caminho de comunhão e unidade no trabalho de evangelização no Regional.
A Casa de Retiro Nossa Senhora do Mossunguê fica na Rua Francisco Juglair, 171, Mossunguê, Curitiba. Telefone: (41) 3279-1078.
Sub-Regional discute urgências pastorais das DGAE em Assembleia
O Sub-Regional 5 (arquidiocese de Vitória da Conquista e dioceses de Caetité, Jequié, Livramento de Nossa Senhora) realizou nos dias 16 a 18, no Centro Diocesano de Treinamento Pastoral (CDTP), de Livramento de Nossa Senhora (BA) sua Assembleia. Em pauta, as urgências pastorais das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Além disso, durante o encontro os participantes trocaram experiências de caminhada pastoral, fizeram avaliação acerca das prioridades do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), os bispos discutiram a caminhada pastoral de suas dioceses. O encontro contou com a presença dos bispos de Caetité, dom Ricardo Brusati, e de Livramento de Nossa Senhora, dom Armando Bucciol.
As reflexões sobre as DGAE foram coordenadas por dom Armando que ressaltou o objetivo geral da ação evangelizadora. Após uma reflexão ampla de cada capítulo, fez-se um trabalho em grupos com ênfase nas cinco urgências do documento: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos. Após o estudo cada diocese avaliou a sua caminhada pastoral. Deu-se destaque às ações produzidas a partir das urgências e das propostas assumidas pelo Regional âmbito da missionariedade, sustentabilidade e ação pastoral articulada.
Participaram do encontro padres, diáconos, religiosas e leigos das quatro dioceses, no total de 47 participantes. “Foi um momento bonito de integração das dioceses e de celebração da caminhada com destaque para os momentos de oração e celebração da eucaristia e a animada noite cultural”, avaliaram alguns participantes.
Como compromisso para o Sub-Regional ficou o fortalecimento da Assembleia com maior participação das dioceses, estudo sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, sobre a Iniciação à Vida Cristã e a conjuntura sócio-ambiental local.
Temas sociais e JMJ-2013 são destaques da coletiva de imprensa de encerramento do Consep
Combate à corrupção e Jornada Mundial da Juventude foram os principais temas abordados pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, em coletiva de imprensa que encerrou a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) na tarde desta quinta-feira, 22, na sede nacional da CNBB, em Brasília. Além disso, solicitado pelos jornalistas, dom Leonardo comentou sobre Reforma Política, Comissão Nacional para a Verdade, Código Florestal e Emenda Constitucional 29.
Dom Leonardo comentou a iniciativa da CNBB, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) quando as três entidades apoiaram a Marcha contra a Corrupção realizada nas comemorações de Independência no dia 7 de setembro. O tema também foi amplamente discutido no Consep, inclusive com a aprovação de uma nova nota de solidariedade e apoio às manifestações contra a corrupção.
“Não estamos preocupados apenas com a corrupção, mas com a impunidade. Essa é uma preocupação não só dos bispos, mas da OAB que tem feito manifestações bastante duras, da ABI e dos movimentos de rua; nós temos sentido que existe uma preocupação bastante grande da sociedade com relação a essa temática”.
Sobre o Projeto de Lei 7376/10 do Poder Executivo, que cria a Comissão Nacional para a Verdade, aprovado nesta quarta-feira pelo plenário da Câmara dos Deputados, dom Leonardo reconheceu a importância da Comissão para salvar o passado da nação brasileira. “Trazer a verdade é a possibilidade de salvar nosso passado. É olhar com tranqüilidade para o nosso passado e projetar o nosso futuro. Nós não podemos ignorar o nosso passado”. Sugeriu ainda como a Comissão deveria atuar para obter prestígio da sociedade brasileira. “Esse projeto deveria dar indicações, critérios para a presidente nomear essa Comissão. Não critérios para excluir, mas para que seja de peso, que seja respeitada pela sociedade”. Ao ser questionado se a CNBB estaria disposta a integrar a Comissão, dom Leonardo afirmou: “se a CNBB for chamada como instituição ela não se negará pelo bem do Brasil”.
Chegada dos símbolos da JMJ
“Muito positiva”. Foi assim que dom Leonardo avaliou a chegada dos símbolos da Jornada Mundial a Juventude, no último dia 18 de setembro, no Campo de Marte, em São Paulo. Destacou que a presença da juventude no primeiro ato em preparação à JMJ-2013 superou as expectativas da CNBB. “Não esperávamos uma participação tão grande da nossa juventude que não teve espaço suficiente para estar no Campo de Marte, em São Paulo. Foi um momento de muita vibração no acolhimento dos símbolos que o papa nos enviou para a grande peregrinação que nós queremos desenvolver até 2013”.
Reforma Política e Emenda 29
Na avaliação do secretário geral da CNBB a Reforma Política caminha a passos lentos. “A pergunta que eu me faço, como cidadão é se o Congresso Nacional é legítimo para fazer essa Reforma ou se deveríamos ter uma constituinte para fazê-la de maneira necessária”.
A respeito do Código Florestal (PLC 30/11) aprovado ontem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, dom Leonardo citou alguns pontos que têm preocupado a Conferência dos Bispos: a Amazônia, os pequenos agricultores e as Áreas de Preservação Permanentes (APPs).
Já com relação à Emenda 29, o secretário afirmou: “Considero muito importante na aprovação dessa emenda a definição do que é saúde para que o dinheiro destinado seja realmente usado para esse fim. Essa emenda poderia nos ajudar muito na definição do orçamento para o uso na saúde”, finalizou.
ENDEREÇO
Assessoria de Imprensa da CNBB
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário