Brasília, 27 de setembro de 2011 – Nº 2640
REFLEXÃO
TERÇA-FEIRA - Lc 9, 51-56
A mentalidade dos homens é bem diferente da mentalidade de Deus e o Evangelho de hoje nos mostra muito bem essa verdade. Deus não abandona o homem ao poder do pecado e da morte, mas vem em seu socorro através do seu próprio Filho que, com sua morte, destrói o pecado e a morte, e conquista para todos nós a vida. Os apóstolos agem de maneira completamente diferente. Diante da resistência do povo da Samaria em receber Jesus, querem que caia fogo do céu e devore a todos. Os homens querem punição e morte, enquanto Deus quer misericórdia e vida.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
· Dom Werner Siebenbrock, SVD, Bispo de Governador Valadares - MG, 1937
Nomeação Episcopal
· Dom Antonio Emídio Vilar, SDB, Bispo de São Luiz de Cáceres - MT, 2008
NOTÍCIAS
· Setor Universidades participa do Encontro das Congregações que trabalham com a Juventude
· Regional Nordeste 2 acolhe etapa do Seminário Regional Fé e Política
· Balanço da viagem do papa Bento XVI pela Alemanha
· Dom Osvaldo divulga nota pelo aniversário de falecimento de dom Daniel Tomasella
· Dom Alano Maria Pena celebra 50 anos de ordenação presbiteral
· Jovens de Santa Catarina abrem espaço virtual para estudar o Catecismo Jovem
· Pastoral na Bahia prepara jovens para o Congresso Baiano da Pastoral Universitária
· Encontro da Pastoral da Educação: participantes firmam compromisso pela vida no planeta
· Assembleia do Povo de Deus do Paraná discute DGAE e aprova Diretrizes Regionais
· Curso de dinâmicas para líderes envolve jovens e promove o protagonismo na diocese de Montenegro
· Papa Bento XVI recebe direção do Celam em audiência
ACESSE TAMBÉM:
· Notícias: www.cnbb.org.br
· Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia
ACOMPANHE
Setor Universidades participa do Encontro das Congregações que trabalham com a Juventude
"Reuniram-se em Hidrolandia (GO), de 15 a 18 de setembro, religiosos de todo o Brasil para o Encontro Anual das Congregações que trabalham com a Juventude, encontro este promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Em meio aos temas abordados, os religiosos convidaram representantes do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para apresentar e divulgar como anda a ação evangelizadora nos ambientes acadêmicos de todo o país.
Representado pelos colaboradores Cesar Leandro Ribeiro, Leonardo Cortes Cavalcante (ambos do Setor Universidades) e Eunice, da Paróquia Universitária São João Evangelista da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, foram apresentadas a configuração do ambiente universitário brasileiro e a atuação do Setor Universidades neste meio.
Valorizando a atuação e necessidade dos religiosos na ação evangelizadora do meio universitário, foi apresentada a necessidade da participação mais efetiva e eficaz das congregações que trabalham com juventudes neste campo de missão.
Segundo frei Rubens Nunes da Mota, encarregado na CRB das Juventudes e daqueles que trabalham com juventude, a assessoria do Setor Universitária ajudou no conhecimento da “complexa” realidade juvenil que se encontra no mundo universitário, “bem como provocou a Vida Religiosa presente a pensar sobre esta realidade. Segundo, que a presença e provocações do Setor instigaram a vida religiosa para se aproximar das Juventudes que estão nesta realidade tão desafiadora que é o mundo universitário”, disse.
Regional Nordeste 2 acolhe etapa do Seminário Regional Fé e Política
De 23 a 25 de setembro realizou-se, em Palmeira dos Índios, Alagoas, um encontro-seminário do Regional Nordeste 2 da CNBB (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas) sobre Fé e Política. Estavam presentes mais de 100 leigos das dioceses dos quatro estados que compõem o Regional da CNBB.
Os participantes são alunos provenientes das Escolas diocesanas de Fé e Política (chamados de 1ª. etapa), alunos da Escola Regional Padre Humberto Plummen (2ª. etapa), alunos e alunas do CEFEP (Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara) - 3ª etapa. Dois dos participantes eram da Igreja Batista, integrados numa busca comum.
O encontro-seminário tinha como objetivo aprofundar a relação Fé e Política, após a Assembleia de Aparecida; as perspectivas para as Escolas de Fé e Política, neste período; e repensar a organização da Escola Regional Fé e Política Padre Humberto Plummen - sua matriz curricular e sua sustentabilidade. O encontro também propunha se colocar na perspectiva das comemorações jubilares do Concílio Vaticano II, em comunhão com a mística da opção pelos pobres da América Latina.
O bispo de Palmeira dos Índios, dom Dulcênio Fontes de Matos, fez um acolhimento caloroso e fraterno aos participantes como recepção. Em nome do presidente do Regional, dom Genival Saraiva de França, e com o seu apoio efetivo, o padre Alfredo, responsável pela animação da Pastoral Social do Nordeste 2, fez parte do painel de abertura do Seminário, cujo tema era “Linha do tempo da Escola”.
As reflexões sobre a Conferência de Aparecida e seu desafiante projeto, assim como as perspectivas para as escolas de fé e política, foram introduzidas pelo padre Ernanne Pinheiro, secretário executivo do CEFEP.
“Com uma coordenação firme e responsável, os participantes conseguiram cumprir a pauta planejada, propondo uma nova equipe de coordenação para encaminhar as decisões do encontro”, destacou o padre Ernanne.
Dom Dulcênio fez a cerimônia do envio, dando uma missão a cada uma dos presentes. Os participantes saíram animado, com o propósito de colocar em prática o resultado do trabalho, construído em clima de oração, reflexão e alegria.
Balanço da viagem do papa Bento XVI pela Alemanha
“O papa continua a surpreender. Está ótimo, muito feliz com tudo e todos, de ótimo humor, e, sobretudo, superou bem uma programação tão intensa. Do ponto de vista da saúde, esta viagem foi um verdadeiro sucesso”.
Assim afirmou o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi e o e o presidente da Conferência Episcopal Alemã, dom Robert Zollisch.
Alem de apreciar o apego dos jovens e dos leigos à Igreja, o papa Bento XVI quis também encorajá-los a prosseguir aprofundando sua fé e espiritualidade: “Sim, é esta a mensagem desta visita do papa. Está claro como o tema: ‘Onde estiver Deus há futuro’. Realmente o papa veio para reforçar a fé no amanhã e na fé cristã em uma sociedade secularizada na qual o esquecimento de Deus é cada dia mais comum. A fé em Deus e em Jesus Cristo não é óbvia, e por isso o fulcro em Deus foi central para o que o papa se propôs”, disse o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano.
No almoço de domingo em Friburgo com os bispos da Alemanha, Bento XVI “os incentivou a continuar na renovação espiritual”. Ele bem sabe que existem problemas na Igreja alemã, mas ele confia em nós e nos encoraja a prosseguir no caminho empreendido”, destacou dom Robert Zollisch.
A viagem do papa chegou ao fim com um espírito de “missão cumprida”. O recado foi dado, a Igreja Católica o assimilou e agora deve dar provas de que a fé que o papa quer que chegue em todo lugar leve realmente Deus ao centro de nossa existência. Esta “maratona” de quatro dias, em que os compromissos e escalas se sucediam em um ritmo mais rápido que o tempo, teria colocado à dura prova a resistência de um jovem.
Aos 84 anos, o papa alemão suportou tudo com absoluta naturalidade, encontrando energias até para improvisar, brincar e incluir novos eventos na agenda, uma jornada em que viajou duas vezes de avião e duas de helicóptero.
Dom Osvaldo divulga nota pelo aniversário de falecimento de dom Daniel Tomasella
O bispo diocesano de Marília (SP) dom Osvaldo Giuntini, publicou uma nota sobre o 8º aniversário de falecimento do bispo emérito de Marília, dom Daniel Tomasella. Leia a mensagem de nosso bispo abaixo.
O dia (20/09), foi o aniversário de falecimento de dom frei Daniel Tomasella, OFM, 2º Bispo Diocesano de Marília. Lembremo-nos dele em nossas orações e agradeçamos a Deus que o escolheu para exercer seu ministério episcopal em nossa Diocese.
Guardemos seus ensinamentos e imitemos a fé que ele viveu.
Dom Osvaldo Giuntini
Bispo Diocesano de Marília
Dom Daniel Tomasella nasceu em Conchas (SP) aos 18 de julho de 1923. Foi ordenado presbítero em 22 de junho de 1947. Sua ordenação episcopal deu-se aos 8 de dezembro de 1969, sendo nomeado bispo auxiliar para a diocese de Marília no dia 20 do mesmo mês. Esteve ao lado do primeiro bispo diocesano de Marília, dom Hugo Bressane de Araújo por mais de cinco anos, assumindo, enfim, a diocese aos 23 de abril de 1975.
Por problemas de saúde, pediu a renúncia aos 69 anos. Foi aceita no dia 9 de dezembro de 1992, sendo nomeado dom Osvaldo Giuntini, então bispo coadjutor, para a função de bispo diocesano. Dom Daniel ficou na diocese como bispo emérito, auxiliando nos trabalhos da Cúria. Faleceu em 20 de setembro de 2003 devido a um efisema pulmonar.
Seu lema episcopal era: "Como aquele que serve”.
Dom Alano Maria Pena celebra 50 anos de ordenação presbiteral
No próximo dia 7 de outubro o arcebispo de Niterói (RJ) dom Alano Maria Pena, 75, celebra 50 anos de ordenação presbiteral. A missa solene acontece no Ginásio Salesiano de Niterói, às 19h. No dia 6, às 9h da manhã haverá uma coletiva de imprensa.
Dom Alano, O.P, nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de outubro de 1935. Foi ordenado sacerdote da Ordem dos Pregadores (Dominicanos) em 28 de outubro de 1961, em São Paulo (SP). Foi ordenado bispo em 25 de maio de 1975, em Belém (PA).
Como bispo foi auxiliar de Belém (1975-1976); nomeado coadjutor da prelazia de Marabá (PA) (1976-1985); bispo de Itapeva (SP) (1985-1993); vice-presidente do Regional Norte 2 (1976), responsável pelo Setor Leigos do Regional Sul 1 (1986-1987), vice-presidente do Regional Leste 1 (1997-1999), bispo de Nova Friburgo (RJ) entre 1994 a 2003 e presidente do Regional Leste 1 (1999-2003). É arcebispo de Niterói desde 24 de setembro de 2003.
Seu lema episcopal é “Que sejam um”.
Jovens de Santa Catarina abrem espaço virtual para estudar o Catecismo Jovem
Recentemente foi lançado um livro, chamado de YouCat, abreviação das palavras Youth (Jovem) e Cathecism (Catecismo), na língua portuguesa, o Catecismo Jovem. Trata-se de uma edição do Catecismo da Igreja Católica voltado aos jovens, com uma linguagem apropriada, muitas imagens e textos complementares.
No formato é muito parecido com o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que se dá em perguntas e respostas. Na estrutura e divisão de assuntos segue a divisão do próprio Catecismo: Em que cremos; Como celebramos os mistérios cristãos; A vida em Cristo; Como devemos orar.
Na mochila de todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em agosto deste ano, todos os jovens receberam como presente do próprio papa, um Catecismo Jovem. E no prefácio, Bento XVI fez um convite especial: “Formai grupos de estudo nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet. Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé”.
Atendendo a este pedido, cinco seminaristas da arquidiocese de Florianópolis (SC), estudantes de Filosofia em Brusque, resolveram criar espaços para a partilha e estudo do YouCat, abrindo assim um espaço virtual para o diálogo sobre a fé.
Inicialmente foi criado um twitter (@CatecismoJovem), rede social que está em destaque atualmente entre a juventude. Muitos seguem, twittam, mencionam muitas coisas durante o dia, e com este twitter abriu-se um espaço concreto para o jovem conhecer o que a sua Igreja tem a dizer, de uma forma jovem. Também foi criado um facebook (www.facebook.com/catecismojovem), que traz diariamente imagens, textos e frases do YouCat.
Posteriormente foi criado um blog (www.catecismojovem.blogspot.com), que é atualizado diariamente com assuntos e material retirado do próprio YouCat. Em uma linguagem acessível, leve e curta, o jovem pode ler a opinião da Igreja sobre determinados assuntos.
Os resultados foram rápidos, sendo quem em menos de três meses o twitter já tem mais de 1700 seguidores, 1200 amigos no facebook e mais de 10 mil visitas no blog. Porém, para os seminaristas, os números não é o dado mais importante. “O que mais nos faz felizes é ver a quantidade de jovens interagindo, perguntando e assim conhecendo melhor a sua fé” afirmou Paulo Chaves, seminarista e membro da equipe.
Além disso, em setembro deste ano, o Catecismo Jovem foi tema do Programa Revolução Jesus, na Canção Nova, sendo citados o twitter e blog como grande fonte de difusão do YouCat. “Para nós foi muito gratificante ver a repercussão que teve uma ideia simples como esta que tivemos, respondendo ao pedido do Papa. As redes sociais podem ser nossas aliadas na evangelização”, afirmou Diogo Cesar, membro da equipe.
Esta experiência reforça a importância da nova evangelização, da aproximação pedida pelo Papa, dos jovens em seu próprio espaço, tendo sempre em vista a evangelização e o anúncio de Jesus Cristo, que deverá transformar a vida de cada jovem.
Pastoral na Bahia prepara jovens para o Congresso Baiano da Pastoral Universitária
O bispo de Barreiras (BA), dom Josafá Menezes da Silva, vem atuando muito na Pastoral Universitária. Ele enviou dois jovens para o Encontro Diocesano de Universitários Católicos, em Vitória da Conquista (BA), nos dias 09 e 10 de abril deste ano. Nomeou ainda o diácono Jocleilson, coordenador diocesano, e formou uma comissão juntamente com a Pastoral da Educação e da Juventude para estudarem os documentos publicados pelo Setor Universidade, da CNBB.
Na abertura do encontro de domingo, 25, em Barreiras (BA), dom Josafá fez um relato deste percurso e motivou os participantes a darem mais um passo com a presença do assessor diocesano da PU de Salvador. O tema escolhido pelo grupo em reuniões anteriores foi "Fé e Razão".
Dom Josafá surpreendeu-se com o interesse e entusiasmo com que o assunto foi debatido pelo grupo, apresentando sua atualidade no ambiente acadêmico. Na parte da tarde discutiu-se os próximos passos a serem dados. Um evento de lançamento da Pastoral Universitária convidando representantes das faculdades, professores, funcionários e estudantes será preparado.
Dia 8 de outubro acontecerá uma reunião para preparar os que serão enviados para o Congresso Baiano, em novembro, e continuar a reflexão sobre como organizar a PU na diocese. Durante o encontro estiveram presentes 15 pessoas, entre elas a coordenadora da Pastoral da Educação diocesana), irmã Eninéia e a assessora da Pastoral da Juventude diocesana, irmã Érica, além de estudantes e professores universitários. O encontro terminou com a bênção de dom Josafá.
Saiba mais sobre o Congresso Baiano de Universitários Católicos.
Encontro da Pastoral da Educação: participantes firmam compromisso pela vida no planeta
A Pastoral da Educação da diocese de Colatina (ES) realizou, no último sábado, 24, seu 6º Encontro Diocesano. Mais de 600 pessoas, maioria, educadores e catequistas, foram até Marilândia (ES) prestigiar a iniciativa.
O tema “Educar para a Sustentabilidade” motivou a fala do palestrante Fernando Carraro, professor e escritor de livros infanto-juvenis. Carraro, que é um grande defensor do meio ambiente, firmou um compromisso com os participantes no apoio à 17ª Conferência Climática, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 28 de novembro a 9 de dezembro, em Durban, África da Sul.
Após a palestra, todos saíram em caminhada pelas ruas do centro da cidade pedindo o esforço conjunto da sociedade em prol da vida no planeta.
Este encontro contou com o empenho e a dedicação particular do pároco de Marilândia, padre Luismar Passarelli, e de diversas secretarias municipais de educação, em especial a de Marilândia.
A celebração eucarística que, tradicionalmente, já abre o Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, foi presidida pelo bispo diocesano, dom Décio Sossai Zandonade. O momento também contou com a presença de vários padres da diocese, entre eles o coordenador diocesano de Pastoral, padre Roberto Marcelino de Oliveira, e do assessor diocesano da Pastoral da Educação, padre Paulo Sérgio Ribeiro Barbosa.
Assembleia do Povo de Deus do Paraná discute DGAE e aprova Diretrizes Regionais
Terminou neste domingo, 25, a 33ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), encontro realizado na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba (PR). O evento, que teve o objetivo de auxiliar as dioceses na elaboração de seus planos de pastorais, reuniu 18 dioceses do estado e discutiu o tema “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)”.
“Por uma paróquia renovada à Luz da Verbum Domini e das Diretrizes Nacionais” foi o tema da Assembleia que teve início no último dia 23 e envolveu a presidência do Regional, coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, além de coordenadores de pastorais e movimentos em âmbito de estado.
O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, assessor do evento, explanou sobre o objetivo das novas DGAE, com ênfase nas cinco urgências pastorais. “As novas Diretrizes não são um plano, mas orientações práticas e teóricas acerca da realidade da Igreja do Brasil. As Diretrizes vêm orientar regionais e dioceses na formulação de seus Planos de Ação Evangelizadora (planos pastorais)”, esclareceu.
Em seu discurso, dom Leonardo insistiu para que partamos de Jesus Cristo e não de uma moral humana. “A cristandade está acima de qualquer moral, portanto, não devemos ser anunciadores de uma estrutura, mas de um Deus. Esta é a nossa missão e vocação”, destacou.
Os participantes trocaram experiências de caminhada pastoral e fizeram uma avaliação acerca das Diretrizes Regionais elaboradas por uma comissão da presidência, que incluiu ao texto das DGAE, análises da realidade paranaense e propostas de prioridades de ação. Na tarde do sábado e na manhã do domingo foram destinadas aos trabalhos em grupos, ao plenário e a aprovação das Diretrizes.
Após a conclusão do documento, em meados de outubro, o material será entregue às dioceses, pastorais e movimentos como um caminho de comunhão e unidade no trabalho de evangelização no Regional, afirmou o secretário dom Rafael Biernaski.
Curso de dinâmicas para líderes envolve jovens e promove o protagonismo na diocese de Montenegro
Despertar líderes, motivar o trabalho em equipe e o autoconhecimento. Estimular uma reflexão sobre valores e desvalores da sociedade, desenvolver o comprometimento cristão, a convivência em comunidade e a consciência crítica.
Estes foram os objetivos principais do Curso de Dinâmica para Líderes (CDL), promovido nos dias 24 e 25, na diocese de Montenegro (RS), paróquia Santos Reis, que envolveu 19 jovens das paróquias de Bom Princípio, Feliz, Tupandi e Linha Francesa Alta.
Em dois dias de atividades intensas, os participantes foram motivados a refletir, debater e apontar ações para aplicar nas comunidades de origem. Também foram estimulados a liderar trabalhos para que os jovens sejam mais engajados na Igreja e na sociedade.
De acordo com os facilitadores do CDL, o foco central do curso é o fomento do protagonismo juvenil. Também foi proposta uma aproximação maior com a pessoa de Jesus Cristo e seu projeto de vida. Dentro das propostas apresentadas, o grupo participou de forma ativa, efetiva e animada. Além disso, o grupo se sentiu desafiado a olhar mais fundo a realidade que os cerca, bem como a missão que está reservada para quem quer ser cristão. Os jovens demonstraram a vontade de se comprometer com a causa juvenil na região.
Papa Bento XVI recebe direção do Celam em audiência
No próximo dia 7 de outubro o papa Bento XVI receberá em audiência a direção do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).A direção é composta por cinco prelados, cujo presidente é o mexicano dom Carlos Aguiar Retes. Eles irão a Roma realizar uma visita de trabalho ao Vaticano de 6 a 12 de outubro. Também é membro desta equipe dom Dimas Lara Barbosa, segundo vice-presidente do Celam.
Trata-se da primeira viagem a Roma da atual cúpula do Conselho, que foi eleita em maio passado e permanecerá à frente da instituição até 2015.
Com as autoridades do Vaticano, os bispos analisarão os principais assuntos relacionados à Igreja na América Latina, como por exemplo, a missão continental, e com a sociedade em geral, como o aumento da violência na região.
A agenda da visita inclui encontros nas Congregações para a Doutrina da Fé, para os Bispos, para o Clero, e também nos Pontifícios Conselhos da Justiça e da Paz, para os Leigos e das Comunicações Sociais.
ENDEREÇO
Assessoria de Imprensa da CNBB
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário