31-05-2011 - Igreja no Brasil
PAPA: "CRIATIVIDADE E CONSCIÊNCIA NO USO DA INTERNET"
◊ Cidade do Vaticano, 31 mai (RV) - Com o tema 'Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital', celebra-se domingo, 5 de junho, o 45.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Todas as dioceses do Brasil receberam da Conferência Episcopal um livreto com a Mensagem de Bento XVI para a data; uma reflexão do presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da Conferência dos Bispos, Dom Orani João Tempesta; e uma reflexão da jornalista e doutora em comunicação social, a paulina Irmã Joana Puntel, sobre o tema; além de algumas sugestões para a celebração e a animação do DMC.
Para a assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, Irmã Elide Fogolari, "a Igreja precisa fazer da comunicação um meio para que a boa nova de Jesus Cristo chegue a todas as pessoas. O Papa Paulo VI já dizia que se nós não conseguimos compreender a comunicação, fica difícil chegar a todas as pessoas; e vamos nos sentir culpados se a Igreja não usar dos meios de comunicação para a evangelização".
Em sua mensagem, o papa convida os cristãos a estarem presentes "com criatividade consciente e responsável" na Internet e nas redes sociais, afirmando que estas se tornaram "parte integrante da vida humana".
"Tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais" - assinala Bento XVI.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração do gênero decidida pelo Concílio Vaticano II (Decreto "Inter Mirifica", de 1963), e é celebrado na maioria dos países no domingo que antecede a solenidade de Pentecostes.
DOM EDUARDO E OS DESAFIOS DOS JOVENS BRASILEIROS
◊ Cidade do Vaticano, 31 mai (RV) - OCardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilio Pedro Scherer enviou nesta última semana através do site da arquidiocese uma mensagem aos jovens que se preparam para participar, em agosto próximo, da Jornada Mundial da Juventude em Madri (JMJ).
Dom Odilo destacou que as JMJ são verdadeiras manifestações de fé que servem para promover a mensagem cristã no mundo. Sublinhou ainda que o texto de S. Paulo escolhido pelo Papa Bento XVI para servir de tema a esta jornada é um desafio, pois exorta todos os jovens a "ficarem firmes no que se aprendeu do Evangelho".
O cardeal vai mais longe ao dizer que este tema "Enraizados e edificados em Cristo, Firmes na fé" é um compromisso de que a fé dos jovens deve ser forte para que não sejam levados "por qualquer vento de doutrina, como folhas levadas pelo vento, planta sem raiz, casa construída sobre a areia...".
Neste verão cerca de 10 mil jovens de todo o Brasil preparam-se para ir a Madri para celebrar esta grande festa de fé que é a JMJ.
Mas sobre os nossos jovens brasileiros e os grandes desafios que ele devem superar todos os dias, nós conversamos com Dom Eduardo Pinheiro da Silva, que é bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB. Inicialmente Dom Eduardo nos falou do drama da violência que atinge a juventude brasileira. (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário