Boletim Diário da CNBB - 06/03/2013
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Ordenação Presbiteral
- Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo de Apucarana - PR
Ordenação Episcopal
- Dom Walter Michael Ebejer, OP, Bispo Emérito de União da Vitória - PR
- Estudo confirma relação entre saneamento básico precário e diarreias
- Núncio Apostólico visita CNBB
- Dom Odilo discursa na Congregação Geral. Cardeais se reúnem para oração pela Igreja
- Apresentação do subsídio "Hora da Família"
- Setor Universidades responde perguntas sobreEncontro Latino-Americano das Pastorais Universitárias
- Dia Mundial das Comunicações é tratado na reunião do Conselho Permanente
- Ginetta Calliari: processo de beatificação entra em nova fase
- Copa do Mundo e outros eventos esportivos na pauta do Conselho Permanente
- A renúncia do Papa e a Igreja
- Fazer com que o jovem assuma seu papel é objetivo da CF 2013, diz dom Wilson Tadeu
- Apresentado projeto da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida
Estudo confirma relação entre saneamento básico precário e diarreias
A atualização do estudo "Esgotamento Sanitário Inadequado e Impactos na Saúde da População", divulgado pelo Instituto Trata Brasil (26 de fevereiro) revela que, após dois anos, continua forte a associação entre o saneamento básico precário, pobreza e índices de internação por diarreia. Um dos principais resultados do estudo realizado pela pesquisadora Denise Maria Penna Kronemberger mostra como o saneamento básico inadequado atinge as crianças entre zero a 5 anos.
A pesquisa contemplou os 100 maiores municípios brasileiros em população no período de 2008 a 2011. Ao analisar os índices de atendimento de coleta de esgoto em 2010 (com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento SNIS), o estudo apontou que em 60 das 100 cidades os baixos índices de coleta de esgoto resultaram em altas taxas de internação por diarreias. O dado mais preocupante, porém, diz respeito à participação das crianças menores de 5 anos nesse quadro de internações, que representaram 53% das internações por diarreia nas cidades avaliadas.
"O saneamento básico é fator essencial para a prevenção de doenças e melhoria de qualidade de vida da população", diz o gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur. "Internar pessoas por diarreia nos dias de hoje revela a omissão do poder público e mostra o quanto o país precisa avançar para atingir a meta de universalização do saneamento no país".
Entidade que atua nas comunidades mais carentes em todos os estados do país, a Pastoral da Criança confirma em seus indicadores as consequências da falta de esgotamento sanitário. Dados do 3º trimestre de 2012 registram que das cerca de 1,4 milhão de crianças acompanhadas pelas líderes voluntárias, 5,3% tiveram diarreia. E que 92% dessas crianças tomaram o soro caseiro como medida preventiva.
"Em favelas, a população convive com esgoto a céu aberto, em contato direto com dejetos na porta de suas casas", diz Boufleur. "Em muitos lugares os urubus fazem parte da paisagem". Além das doenças, a falta de saneamento causa outros prejuízos às famílias e principalmente às crianças, observa ele. Doente, o adulto falta ao trabalho. As crianças perdem dias de aulas, ficam privadas do convívio e das brincadeiras com outras crianças.
Nas entidades pastorais da Igreja, "pesquisas como esta do Trata Brasil são proféticas", frisa Boufleur. "Retratam o fracasso do poder público e a inércia da população em relação aos seus direitos de cidadania". Ele defende a mobilização da sociedade na defesa de melhor qualidade de vida. "Organizada, a população tem mais força para cobrar a atenção do poder público sobre as condições do saneamento", diz Boufleur.
Destaques da pesquisa do Trata Brasil
. Em 2011, 396.048 pessoas foram internadas por diarreia no Brasil. Cerca de 14% destas internações, mais especificamente 54.339 pessoas, ocorreram nas 100 maiores cidades.
. Aproximadamente 20 mil internações 35% do número nas 100 cidades e 5% das internações por diarreia do país ocorreram nos 10 municípios que em 2011 apresentaram as piores taxas de internação por diarreia. Foram eles Ananindeua, Belford Roxo, Anápolis, Belém, Várzea Grande, Vitoria da Conquista, Campina Grande, Santarém, João Pessoa e Maceió.
. Desses, Ananindeua, Anápolis, Belém, Belford Roxo, Campina Grande, João Pessoa e Vitória da Conquista se encontram entre os 10 piores no ranking de todos os anos do período analisado. João Pessoa e Santarém têm conseguido reduzir suas taxas.
. Já nas 10 melhores cidades em 2011 foram internadas 1.100 pessoas (2% das 100 cidades e 0,27% no país). Os melhores foram Taubaté, Praia Grande, São Bernardo do Campo, Suzano, Rio de Janeiro, Bauru, Caxias do Sul, Campinas, Montes Claros e Betim, sendo que Caxias do Sul, Rio de Janeiro, Jundiaí e Santos também têm aparecido constantemente entre os melhores no país.
Unicef: diarreia é segunda maior causa de mortes em crianças menores de 5 anos
A Organização Mundial de Saúde (OMS) menciona o saneamento básico precário como uma grave ameaça à saúde humana. Apesar de disseminada no mundo, a falta de saneamento básico ainda é muito associada à pobreza afetando principalmente a população de baixa renda, mais vulnerável devido à subnutrição e muitas vezes pela higiene inadequada. Doenças relacionadas a sistemas de água e esgoto inadequados e as deficiências com a higiene causam a morte de milhões de pessoas todos os anos, com prevalência nos países de baixa renda.
Do total de mortes por diarreias no mundo, 88% têm como causa o saneamento inadequado. Destas mortes, aproximadamente 84% são de crianças (Organização Mundial da Saúde, 2009), sendo, segundo Unicef (2009), a segunda maior causa de mortes em crianças menores de 5 anos de idade. Estima-se que 1,5 milhão de crianças nesta idade morrram a cada ano vítimas de doenças diarreicas, sobretudo em países em desenvolvimento.
Dom Giovanni D'Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, presidiu a celebração da Eucaristia e dirigiu uma palavra no início dos trabalhos da reunião do Conselho Permanente na manhã desta quarta-feira, dia 6 de março.
O Núncio lembrou a preparação para a 51a assembleia geral da CNBB que será realizada de 10 a 19 de abril próximos, destacando duas situações marcantes: será um encontro dentro do "Ano da Fé", instituído pelo Papa emérito Bento XVI, e já, possivelmente, com a presença do novo Pontífice.
Na palavra pronunciada aos bispos no auditório dom Helder Câmara, dom D'Aniello também frisou a importância do enfrentamento dos desafios que se apresentam para a Igreja. "Os desafios não nos são desconhecidos", disse o Núncio. Esses desafios estão diante dos olhos e são assumidos pelos pastores em estreita colaboração com o clero, religiosos e leigos. Entre esses desafios, o Núncio lembrou os jovens que olham para a Igreja procurando encontrar o que o mundo não é capaz de mostrar.
Dom D'Aniello recordou, por fim, a crise espiritual que o mundo todo atravessa nos dias atuais e lembrou que é compromisso da Igreja "ajudar os homens a ver a verdadeira estrela que nos indica o caminho, Jesus".
Dom Odilo discursa na Congregação Geral. Cardeais se reúnem para oração pela Igreja
Terceiro dia de Congregações Gerais para os membros do Colégio Cardinalício, na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano. Assim como na terça, a Congregação desta quarta foi realizada somente pela manhã.
No total, 33 cardeais fizeram pronunciamentos nas Congregações, entre eles o Arcebispo de São Paulo, Card. Odilo Scherer. Vários temas foram tratados, como atividade da Santa Sé e dos diferentes dicastérios e, sobretudo, a exigência da nova evangelização. Os cardeais se interrogam sobre como anunciar o Evangelho de modo positivo e propositivo.
Na tarde desta quarta-feira, às 17h, por iniciativa dos cardeais haverá um momento de oração pela Igreja no Altar da Cátedra da Basílica Vaticana. A celebração terá início com a oração do Terço e dos mistérios gloriosos em latim e italiano; seguirá a exposição do Santíssimo e um breve tempo de adoração, depois as Vésperas. Por fim, a bênção eucarística será concedida pelo Arcipreste da basílica, Card. Angelo Comastri.
De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Sata Sé, padre Federico Lombardi, ainda não há uma data definida para o início do Conclave.
Apresentação do subsídio "Hora da Família"
Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família com a colaboração do assessor padre Waldimir Porreca, apresentou ao Conselho Permanente o livreto que é usado para animar a pastoral família o ano todo e, em particular, a Semana da Família em todo o Brasil.
O tema deste ano é a "transmissão e educação da fé na família cristã" considerando, especialmente, a responsabilidade dos pais. A reflexão também leva em conta o "Ano da Fé", instituído pelo Papa emérito, Bento XVI, a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude a ser realizada no final do mês de julho, no Rio de Janeiro.
O livreto tem sete encontros, sete celebrações, cantos, instruções sobre associação de famílias, a organização da própria comissão da CNBB. Os temas compreendem o papel dos pais; os desafios que se apresentam; os valores que permanecem; educação pela presença; a presença dos pais com fortaleza e docilidade; iniciação cristã, como educação para a felicidade e, por último, a elaboração de projeto de vida pessoal e familiar.
Nas celebrações propostas, há sugestões para: dia das mães, dia dos pais, dia dos avós, ocasião de bodas e ocasiões para lembrar a necessidade da penitência e da reconciliação. No subsídio, a Comissão apresenta o plano de ação de todo o ano de 2013.
A "Hora da Família" é distribuído pela SECREN, secretaria nacional da pastoral familiar, e pode ser encontrado nos regionais da CNBB e nas livrarias católicas. O livreto custa R$ 3,00 ( três reais).
Setor Universidades responde perguntas sobreEncontro Latino-Americano das Pastorais Universitárias
O Setor Universidades (SU) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) responde perguntas frequentes sobre o Encontro Latino-Americano das Pastorais Universitárias e o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC). Os eventos serão realizados em Belo Horizonte, no campus Coração Eucarístico da PUC-Minas, dentro do contexto da Semana Missionária (Pré-JMJ).
O Encontro Latino-Americano das Pastorais Universitárias tem início no dia 17 de julho de 2013 com acolhida e credenciamento dos participantes e continua durante todo o dia 18 com programação especial pautada no tema "Rosto Latino-Americano de um Novo Tempo" cujo objetivo é revelar e refletir sobre a identidade dos universitários da América Latina. As inscrições para o Encontro são gratuitas e podem ser feitas no site da CNBB, mas as vagas são limitadas.
O CMUC começa com um show de abertura na noite do dia 18 e continua nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2013. Serão três dias de debates, oficinas, minicursos, espiritualidade, apresentações de trabalhos, fóruns, conferências, mesas-redondas e eventos culturais. O Congresso tem quatro categorias diferentes para inscrições com valores variáveis:
- Estudantes: R$ 90,00- Membros de Pastorais Universitárias, Religiosos e Correlatos (não Reitores ou Docentes): R$ 90,00- Funcionários de Universidades Católicas: R$ 250,00- Docentes: R$ 250,00- Gestores: R$ 500,00
Os interessandos devem se inscrever no site www.cmuc.pucminas.br. Para o CMUC são esperadas cerca de três mil pessoas de várias partes do mundo.
Com o objetivo de esclarecer os participantes sobre as particularidades de cada um desses eventos, o SU responde!
Confira:
Perguntas e Respostas sobre Semana Missionária e Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC) em Belo Horizonte-MG:
1. Fazer a inscrição do CMUC me permite participar de que atividades da Semana Missionária?
Celebração de abertura da Semana Missionária que será realizada no dia 16 de julho de 2013, uma terça-feira, das 16h até às 21h com apresentação artística sobre as JMJs e missa. Festival das artes de 17 a 19 de julho sempre das 14 às 18h na Praça da Estação com apresentações de teatro e música com grupos nacionais e internacionais. Caminhada da Juventude pela Paz: "A juventude quer viver" no Sábado, dia 20 de julho, às 16h (saindo da praça do Papa até a praça da estação, onde os participantes rezarão o Terço e depois assistirão ao show. Encerramento do Domingo, 21 de julho, às 14h com apresentação artística de Homenagem a Minas e Celebração Eucarística.
Os locais onde acontecerão esses grandes eventos estão acabando de ser fechados com a prefeitura de Belo Horizonte, mas fique atento que em breve divulgaremos. Também está em fase final a confirmação dos nomes de artistas de renome nacional e internacional que foram convocados para os shows.
2. Para participar do Encontro Latino-Americano preciso me inscrever no CMUC?
Não. As inscrições desses dois eventos são independentes. Contudo, é extremamente recomendado que todos os participantes do Encontro Latino-Americano das Pastorais Universitárias participem também do CMUC cuja programação dará continuidade a várias questões e atividades iniciadas no Encontro Latino-Americano das Pastorais Universitárias.
As inscrições para o Encontro Latino-Americano das Pastorais Universitárias, que devem ser feitas no site da CNBB, são gratuitas, mas as vagas são limitadas. O Encontro acontece de 17 a 18 de julho de 2013 também na PUC Minas.
3. A Semana Missionária começa antes do CMUC. Posso chegar antes?
Os participantes podem chegar a partir das 12h do dia 16 de julho.
4. Posso chegar antes do dia 18 de julho?
Para aqueles que chegarem antes do início do CMUC nos dias 16 e 17 de julho já haverá hospedagem pois a Semana Missionária oferece o alojamento a partir das 12h do dia 16 de julho até às 12h do dia 22 de julho. Antes desses dias nem a Semana Missionária nem o CMUC oferecem hospedagem ou alimentação.
5. Para aqueles que desejarem chegar antes do dia 18 e quiserem participara das atividades da Semana Missionária (Pré-Jornada), o que deverá ser feito?
Como ainda não estará como congressista do CMUC, portando sua credencial, aquela que também te dá direito a participar das atividades gerais da Semana Missionária, se quiser participar das atividades da Semana Missionária precisará pagar a taxa de R$ 20,00 reais que te dá direito ao kit do peregrino (com a credencial) e demais itens para as atividades da Semana Missionária.
6. Como pagar a taxa e receber o Kit do Peregrino?
É necessário fazer a encomenda do kit peregrino junto aos coordenadores Encontro Latino-Amerino de Pastorais Universitárias que receberão os nomes dos participantes do Encontro e farão a encomenda aos responsáveis pela Semana Missionária. A partir da encomenda feita, os kits serão entregues no Colégio onde será feita a hospedagem dos participantes do Encontro Latino-Amerino ou para a Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (que fica ao lado do Colégio) onde os participantes poderão pagar a taxa de R$ 20,00 e receber os Kits.
A equipe organizadora do CMUC ainda vai averiguar como o pagamento da taxa e recebimento do Kit deverá ser feito pelos participantes do Congresso que não participarão do Encontro Latino-Amerino de Pastorais Universitárias.
7. Venho para o CMUC, mas chegarei o dia 16, posso participar de que atividades?
Chegando no dia 16 poderá participar das celebrações nas paróquias; nos dias 17 e 18 de julho, quarta e quinta-feira, da vigília; e na sexta feira, dia 19, da benção das famílias, para os que se hospedem nas casas de famílias, que acontecerão na paróquia mais próxima que corresponde ao lugar da sua hospedagem.
Também poderá participar da excursão à Serra da Piedade, prevista para quarta, quinta ou sexta feira. Os dias será distribuídos segundo as regiões episcopais (que esta por definir).Não poderá participar das visitas missionárias, pois supõe envolvimento total na Semana Missionária.
8. Se chegar só no dia 18, preciso fazer a inscrição na Semana Missionária?
Se você chegar só no dia 18 de julho, primeiro dia do CMUC, não precisa fazer a inscrição na Semana Missionária pois a inscrição no CMUC te dá direito a participar dos principais eventos da Semana Missionária que elencamos anteriormente.
Perguntas e Respostas sobre o Encontro Latino-Americano de Pastorais Universitárias:
1. Participar do Encontro Latino -Americano de Pastorais Universitárias inclui um custo adicional?
Não. As inscrições para esse encontro são gratuitas, mas as vagas são limitadas.
2. Ao que tenho direito ao me inscrever no Encontro Latino -Americano de Pastorais Universitárias?
Ao café da manhã e ao lanche da noite que serão oferecidos pela paróquia local na escola onde os participantes ficarão hospedados. Ao almoço do dia 18 de julho que será oferecido na PUC Minas .
3. Os participantes do Encontro Latino -Americano de Pastorais se hospedarão onde?
Os participantes desse Encontro ficarão hospedados próxima à PUC Minas a pedido dos participantes para poder provocar o entrosamento dos participantes de diferentes países.
4. As atividades do dia 18 do Encontro Latino -Americano de Pastorais Universitárias serão onde?
Serão no auditório do prédio 30 na PUC no Coração Eucarístico.
5. Os participantes do Encontro Latino-Americano de Pastorais Universitárias participam também do CMUC?
Não obrigatoriamente. Mas, o Encontro Latino-Americano de Pastorais Universitárias está diretamente ligado ao CMUC. Por isso é muito importante que os participantes do Encontro também participem do Congresso. O Congresso foi preparado especialmente para os universitários, agentes de pastorais, professores e reitores. Para que a comunidade acadêmica tivesse a oportunidade de vivenciar uma Pré-Jornada especialmente desenvolvida para eles. Contudo, as inscrições do Encontro Latino-Americano de Pastorais são gratuitas e feitas no site da CNBB enquanto a inscrição para o CMUC deve ser feita no site do Congresso evento a partir de valores específicos para cada tipo de participante.
6. A partir de que dia os participantes do Encontro Latino-Americano de Pastorais terão hospedagem garantida?
A escola que servirá de dormitório para os participantes do Encontro Latino-Americano de Pastorais Universitárias acolherá os participantes desse encontro a partir do dia 15 de julho com direito a café da manhã para todos e lanche da noite para aqueles que informarem que retornarão a tempo de jantar.
7. Como será o alojamento?
Será na Escola Santa Maria Coração Eucarístico localizada a 10 minutos da universidade. Endereço: Rua Itutinga 240 (ao lado do ISTA).
8. O que cada jovem precisa trazer consigo?
Colchonete ou saco de dormir, agasalho e roupa de cama pois todos serão alojados em salas de aula. Trazer também lanterna para quando sair das salas à noite. Trajes de banho para facilitar as duchas e produtos de higiene pessoal bem como medicamentos necessários.
Dia Mundial das Comunicações é tratado na reunião do Conselho Permanente
Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, fez um breve relato sobre o significado do 47o Dia Mundial das Comunicações, 12 de maio de 2013, que já recebeu do Papa emérito, Bento XVI, uma mensagem especial.
"Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização" é o tema deste ano. Dom Dimas, na apresentação da Mensagem, recorda que Bento XVI considera que "o desenvolvimento das redes sociais estão contribuindo para a aparição de uma nova ágora, de uma praça pública e aberta onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões, e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade".
Dom Dimas também enviou uma carta a todas as dioceses do Brasil para informar e animar a celebração do Dia Mundial das Comunicações. Nesta carta se comunica que cada diocese vai receber um exemplar da Mensagem do Papa para ser enviado às comunidades de modo que se possa dar ênfase ao dia mundial de forma festiva e celebrativa e, desse modo, aprofundar uma verdadeira cultura de comunicação.
A seguir, a íntegra da carta:
Aos SenhoresCardeais, Arcebispos e Bispos da Igreja no BrasilEm suas sedes
Prezados irmãos no episcopado,
A Editora "Paulinas", atendendo às solicitações da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, publicou, como cortesia, o livreto para o Dia Mundial das Comunicações com uma tiragem de 15.000 exemplares. Esses livretos serão encaminhados às diversas (Arqui) Dioceses, em quantidade proporcional ao número de Paróquias de cada uma. Pedimos que eles sejam direcionados aos senhores Párocos ou Administradores Paroquiais, ou às equipes de comunicação ou liturgia das diversas Paróquias ou Comunidades, para que possam, com a mensagem do Santo Padre, organizar a Liturgia do dia, e outras atividades comemorativas ao Dia Mundial das Comunicações.
O livreto contém, além da mensagem do Papa, uma reflexão de Dom Luiz Mancilla Vilela, sugestões de como celebrar o Dia Mundial das Comunicações e uma relação de todos os temas já abordados nessa mesma circunstância ao longo da história. E é desejo do Santo Padre que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa, para que cada vez mais os cristãos desenvolvam uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação.
Muito obrigado por sua atenção. Desejo a todos muita alegria e paz no Senhor.
Fraternalmente,
Dom Dimas Lara BarbosaArcebispo de Campo GrandePresidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação
Pe. Clovis Andrade de MeloAssessor de Comunicação Social
Ir. Élide Maria FogolariAssessora de Comunicação Social
Ginetta Calliari: processo de beatificação entra em nova fase
O bispo de Osasco (SP), dom Ercílio Turco, disse em entrevista à Agência Zenit que no próximo dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, será iniciada uma nova fase no processo de beatificação de Ginetta Calliari, co-fundadora do movimento dos Folocares no Brasil. A cerimônia de encerramento da fase diocesana do processo de beatificação será às 20 horas desta sexta-feira.
"Ela serve de exemplo para toda a sociedade", afirma o bispo. A Igreja está aprofundando a sua vida para propô-la como modelo de vida cristã, através da causa de beatificação que está em andamento. Também Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, atualmente difundido em âmbito mundial, reconheceu em Ginetta a cofundadora da sua Obra no Brasil, "alguém que encarnou com radicalidade o carisma da unidade", típico do Movimento.
Luigia Calliari (Ginetta), nasceu em uma pequena cidade, Lavis, nas proximidades de Trento, no norte da Itália, numa família de origem humilde, profundamente cristã, em 1918. Em 1959, ela chegou ao Brasil na cidade de Recife, com outros sete jovens, entre os primeiros que seguiram Chiara.
Foi fundamental o seu estímulo que custou "sangue da alma", como ela mesma afirma para as primeiras concretizações da Economia de Comunhão, um projeto econômico inovador, que teve a sua gênese em 1991, na Mariápolis Araceli (como era chamada naquele tempo a atual Mariápolis Ginetta), durante uma histórica visita de Chiara Lubich. Ginetta faleceu em 8 de março de 2001.
Copa do Mundo e outros eventos esportivos na pauta do Conselho Permanente
Dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, falou aos bispos que compõem o Conselho Permanente da CNBB sobre o significado da realização dos grandes eventos esportivos no Brasil para a vida do povo. A reflexão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 06 de março.
No debate, a valorização do esporte como atividade de crescimento humano não impediu que sejam vistos graves desafios nesse ambiente dos grandes eventos esportivos: as deslocações de milhares de famílias para a realização das grandes obras e o risco do agravamento de problemas como tráfico de pessoas e o turismo sexual.
O aprofundamento do assunto mostrou que é preciso, na atuação das pastorais em todo o país, que a Igreja apoia e a colhe todos os participantes desses eventos, mas que seja feita sempre uma denúncia sobre a exploração.
O Conselho Permanente decidiu que será produzido um subsídio da CNBB, sob a responsabilidade de uma comissão nomeada pela presidência, para orientar as comunidades e, especialmente, as pastorais a respeito do esporte e dos movimentos em torno dos grandes eventos no Brasil.
Iniciou nesta quarta-feira, 6 de março, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na Gávea, o debate "A Renúncia do Papa e a Igreja". O encontro, promovido pelo Departamento de Teologia da PUC e pela Cátedra Joseph Ratzinger e conta com a presença do arcebispo Dom Orani João Tempesta. Confira a entrevista com o diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, padre Leonardo Agostini sobre o evento.
Testemunho de Fé (TF) Por que o Departamento de Teologia decidiu realizar um debate sobre a renúncia do Papa?Padre Agostini A renúncia de Bento XVI foi uma surpresa, comoveu e causou um forte impacto dentro e fora da Igreja Católica. Este fato suscitou muitas interrogações, especulações e tem gerado muitas dúvidas. A cobertura massiva da mídia nacional e internacional comprova a importância do ato realizado pelo nosso querido Papa Bento XVI. A sua renúncia atraiu, também, a atenção para a nossa arquidiocese, que se prepara para a Jornada Mundial da Juventude, a se realizar em julho deste ano.
TF Qual a sua análise sobre os erros noticiados na imprensa?Padre Agostini A mídia, de um modo geral, continua buscando especular, a fim de que a notícia continue "quente", criando e rendendo polêmicas. Se, por um lado, o Santo Padre afirmou os motivos que o levaram a tomar tão difícil decisão, por outro lado, parece que a mídia não se contentou com tais motivos, e precisa 'cavucar', a fim de oferecer as suas diferentes versões do fato.De uma hora para outra, muitos se tornaram especialistas no que diz respeito à pessoa do Papa e ao futuro da Igreja Católica. É curioso, mas quando o Papa ou um bispo se pronunciam sobre questões de fé e de moral, muitos cerram os ouvidos. Neste momento, porém, muitos querem dar palpites sobre o Papa e a Igreja Católica.
TF Qual a importância de uma reflexão profunda sobre esse momento único?Padre Agostini É um momento histórico da Igreja Católica! É um momento que clama por uma profunda comunhão eclesial, mais do que pelos apelos de renovação eclesial! Esta virá, com certeza, como fruto dessa comunhão! As profundas implicações do gesto do Papa Bento XVI exigirão que a reflexão não seja feita somente no calor da declaração e das especulações midiáticas, mas será preciso acompanhar, sem temor e com renovada confiança, os fatos que se sucederão, isto é, continuar a acompanhar o sopro restaurador do Espírito Santo.Acredito que, no mundo todo, os católicos estão sendo chamados a uma revisão de vida no que diz respeito à sua identidade cristã católica e missão evangelizadora no mundo, que vive uma profunda mudança de época. Enquanto a Boa Nova de Jesus não for, de fato, a regra da vida cristã católica, continuaremos a expor a Igreja, Corpo Místico de Cristo, ao escândalo e ao vitupério de oportunistas dentro e fora dela. Consola-nos, enfim, uma certeza: " tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela" (Mt 16,18).
Fazer com que o jovem assuma seu papel é objetivo da CF 2013, diz dom Wilson Tadeu
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite do dia 04 de março, no Plenário, sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2013.
Em seu pronunciamento, o presidente do Regional Sul 4 (Santa Catarina), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo dom Wilson Tadeu Jönck explicou que "a Igreja quer refletir sobre a importância do jovem. O jovem tem um lugar especial e é também sujeito de uma preocupação especial. Fazer com que assuma seu papel na igreja e na sociedade é o objetivo da campanha".
O arcebispo explicou que a campanha está ligada à Jornada Mundial da Juventude deste ano, que acontece no Rio de Janeiro. Algumas atividades já acontecem nas dioceses, como a preparação para a Semana Missionária, em julho, em que jovens de outros países serão acolhidos pelas dioceses, dias antes do evento.
Para dom Wilson, a preparação do jovem para atuar na sociedade e atingir suas metas pessoas é muito importante, e para isso a Igreja propõe o Evangelho como ajuda substancial para o seu desenvolvimento pessoal. "Não tenhamos medo de apresentar aquilo que o Evangelho nos ensina, para que o jovem possa incorporar isso na sua personalidade", recomendou.
Ele pediu que cada jovem colocasse "seu coração nas suas metas". Como umas das opções de atuação na sociedade, ele apontou atuação juvenil no parlamento que pode ser "um grande instrumento de transformação da sociedade".
Dom Wilson garantiu que o mundo pode ser melhor se os jovens usarem seu poder de análise e de transformação, cuja oportunidade de reflexão é oportunizada pela Campanha da Fraternidade, este ano.
Mais cedo, o coordenador do Setor Juventude da arquidiocese de Florianópolis, Felipe Candin, apresentou, através de uma carta, a demanda da juventude para a o poder público crie o Conselho Estadual de Juventude, previsto em lei. Para Candim, apenas com políticas públicas de qualidade os jovens poderão ter seus direitos sociais garantidos.
Jovens da Pastoral da Juventude de Santa Catarina denunciaram, por meio de encenação, os problemas pelos quais passam os jovens e anunciaram de coisas positivas, como inclusão, paz, saúde, educação e preservação da vida, buscadas por eles.
Durante a solenidade, o arcebispo da arquidiocese metropolitana de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, recebeu homenagem do Poder Legislativo pela evangelização em prol da juventude.
Apresentado projeto da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida
Durante a reunião do Conselho Permanente, na tarde desta quarta-feira, 06 de março, o bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli, apresentou aos bispos o projeto da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A proposta foi elaborada em conjunto pela Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional, a pedido do cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida.
A programação, que já começou e deverá se estender até o ano de 2017, busca promover a evangelização e reavivar o sentimento de corpo eclesial no país, pela devoção à Nossa Senhora Aparecida, a partir do Santuário e das Igrejas Particulares. "Nosso povo tem grande devoção à Mãe de Deus. A oportunidade deste jubileu deve favorecer o agir missionário, o kerigma e o aprofundamento da fé", afirmou dom Darci.
A temática das novenas oficiais da Padroeira do Brasil, entre 2012 e 2015, são os mistérios do rosário. Em 2016, a proposta é de que seja refletido "Os rostos do Brasil O Brasil se encontra em Aparecida". No ano de 2017, em sintonia com o Santuário de Fátima que celebra os 100 anos das aparições de Maria as cerimônias ganharão caráter internacional.
Também há o desejo de se realizar uma peregrinação com a imagem da padroeira do Brasil pelas capitais do país, e uma conferência teológica sobre Nossa Senhora em Aparecida, no ano de 2017. "300 anos de bênçãos: esse será o lema das comemorações!", afirmou dom Darci. O projeto está aberto a sugestões e será oficialmente apresentado ao episcopado brasileiro na próxima Assembleia Geral dos Bispos, em abril.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário