Boletim Diário da CNBB - 23/11/2012
REFLEXÃO
Existem muitas pessoas que se vangloriam do fato de participar ativamente da Igreja, possuir ministérios ou ter um cargo importante na comunidade eclesial. Mas infelizmente, existem pessoas que usam do fato da pertença na comunidade para substituir as relações de serviço por relações de poder, para dominar, oprimir, buscar promoção pessoal e desvalorizar as outras pessoas que fazem parte da comunidade. A religião para essas pessoas é uma forma não de adorar ao Deus vivo e verdadeiro, mas sim de promover o culto a si próprio e buscar a satisfação dos seus próprios interesses. A esses diz Jesus: "sofrerão a mais rigorosa condenação".
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Mário Marquez, OFMCap, Bispo de Joaçaba - SC
- Dom Luís Herbst, CSSp, Bispo Emérito de Cruzeiro do Sul - AC
Ordenação Episcopal
- Dom José Antônio Peruzzo, Bispo de Palmas-Francisco Beltrão - PR
- Cimi comemora 40 anos com Congresso em Luziânia
- Bispos e formadores de seminário discutem ênfase na formação missionária dos futuros padres
- Papa preside Consistório neste sábado
- Comissão para Vida e família e Pastoral Familiar propõem 'Vigília pela Vida Nascente'
- Equipe de reflexão da Comissão para a Liturgia se reúne em São Paulo
- Seminaristas do RS exortam a renovação missionária
- 2º Interdiocesano da Pastoral da Sobriedade realizado no Regional Nordeste 1 da CNBB
- Arquidiocese de Salvador realiza Assembleia sobre Nova Evangelização
- Terreno da Catedral Cristo Rei recebe presépio de Natal pela primeira vez
- Bispos do Regional Nordeste 4 realizam visita ao Santuário de Fátima no Ceará
- Solidariedade será marca da 6ª Caminhada pela Paz
- Seminário Estadual das Pastorais Sociais em Porto Alegre (RS)
Cimi comemora 40 anos com Congresso em Luziânia
"A identidade do Cimi é a aliança com os povos indígenas para que não percam sua identidade". A afirmação é do presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e bispo da prelazia do Xingu (PA), dom Erwin Krautler, durante a missa de abertura do Congresso que comemora os 40 anos da entidade, em Luziânia (GO).
Aberto na manhã desta terça-feira, 20, o Congresso reúne 250 pessoas de todo o país e debate o tema "Raiz, Identidade, Missão", recordando a história do Cimi, que é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Segundo dom Erwin, a pior coisa que pode acontecer com um povo é perder a sua identidade e que, em seus 40 anos de existência, o Cimi tem ajudado os povos indígenas a preservarem sua identidade. Disse que, nesse período, o Cimi aprendeu muito com os indígenas. "Foi-se o tempo em que trabalhávamos em favor dos povos indígenas, sem inclui-los na caminhada. Eles não são objeto de nossa caridade, mas sujeito de sua história e somos seus aliado", observou.
Dom Erwin referiu-se também às críticas de quem combate o Cimi. "Nunca nos aliamos a qualquer facção político-partidária. Nossa bandeira é a vida dos povos indígenas. Por isso temos coragem de enfrentar uma política anti-indígena, que continua em vigor nesse país", afirmou.
A programação do Congresso foi retomada à tarde com a memória dos 40 anos do Cimi. Hoje 21, os congressistas recebema visita do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner. Já na quinta-feira, 22, o bispo emérito de Goiás (GO), dom Tomás Balduíno, um dos fundadores do Cimi, será homenageado pelos 90 anos que completará no próximo dia 31 de dezembro.
O encerramento do evento é na sexta-feira, 23, quando deve ser aprovado o "Manifesto dos 40 anos do Cimi".
Bispos e formadores de seminário discutem ênfase na formação missionária dos futuros padres
Um grupo de bispos e formadores de seminário reflete a seguinte situação: não dá mais para formar padres que não sejam missionários. O encontro, que teve início no dia 19 e encerra nesta quinta-feira, 22, acontece no Instituto São Boaventura, em Brasília. É Organizado pelas Comissões Episcopais Pastorais para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e para Ação Missionária com o apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Centro Cultural Missionário (CCM) e Comissão para a Amazônia da CNBB.
O ponto de partida da reflexão é o documento 93 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil que exorta os futuros presbíteros a serem exímios pastores, ou seja, devem saber cuidar do Povo de Deus. Outra questão em destaque é o cuidado quanto ao equilíbrio das cinco áreas integradas da formação sacerdotal.
Dom Pedro Brito Guimarães, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e arcebispo de Palmas (TO), explica o teor da reunião. "Tão importante quanto as dimensões intelectual, espiritual, humano-afetiva e comunitária, na formação dos futuros padres, é a pastoral missionária. Porém, esta sempre sofre um desequilíbrio com relação às outras. Acontece de ficar para os fins de semana e para as férias, quando acontecem. Nós aqui reunidos insistimos para que exista um equilíbrio entre as cinco dimensões formativas para que tenhamos bons pastores missionários", enfatizou o arcebispo, que completou. "Fundamentalmente a dimensão pastoral missionária é a alma do apostolado. Ela puxa e disciplina as outras dimensões".
Durante o encontro, o seminarista arquidiocesano de Ponta Grossa (PR) Wilson Santos Morais, que cursa o terceiro ano de teologia, relatou a sua experiência em missão na diocese de Santarém (PA). "Participei da Experiência Missionária de Santarém entre 2009 e 2010 e foi um momento marcante para a minha formação. Percebo que hoje temos uma mudança de mentalidade quanto ao ser padre. Esse encontro para refletir sobre a formação missionária dos futuros sacerdotes é positiva porque estamos fazendo isso a partir da base, dialogando com os seminaristas".
O arcebispo de Porto Velho (RO) dom Esmeraldo Barreto de Farias, que também participou do encontro disse que a reflexão "fundamenta toda a necessidade da experiência missionária na formação dos futuros presbíteros, para que desde já, eles possam dizer: nós somos preparados para a missão e estamos conscientes de que não existe outro modo de exercer a Palavra de Deus senão pelo modo missionário". De acordo com o arcebispo, as redes devem ser lançadas hoje na "realidade urbana, rural, dos jovens, das famílias, e em todos os ambientes que nos desafiam".
A Missão na Prática
Padre Alaelson Sousa de Lima, formador do Seminário São Pio X (Filosofia e Teologia) na diocese de Santarém (PA) e coordenador dos trabalhos da Experiência Missionária que vai para sua sexta edição, a partir do próximo mês de dezembro, aposta neste modelo de formação para seminaristas. "É um modo envolvente que colabora na formação missionária dos futuros padres. Na Experiência eles mergulham na realidade das comunidades, sentem como é a vida do nosso povo e isso ajuda bastante. Para este ano as pessoas já estão na expectativa em Santarém. Vamos receber muitos missionários de fora", contou.
O bispo de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, já participou da Experiência Missionária de Santarém e concorda com o modelo formativo de missão feito na prática. "É no contato que os seminaristas fazem uma experiência mais profunda em Jesus Cristo e entendem melhor a Palavra de Deus. O contato com a realidade também ajuda nos estudos e dá sentido à vocação".
Critérios de ordenação
Segundo dom Pedro Brito, as discussões feitas na reunião dos bispos e formadores de seminário não devem se esgotar hoje, quando termina o encontro. Ele disse que a Comissão para os Ministérios Ordenados sempre tem pautado a CNBB quanto à importância da questão. "Na Assembleia Geral da CNBB sempre tocamos no assunto 'critérios de ordenação presbiteral'. Não podemos deixar de insistir que só devem ser ordenadas pessoas que não pairam dúvida nenhuma quanto à sua idoneidade em todos os campos formativos, inclusive no campo da pastoral e da missionariedade".
Ainda nesta quinta-feira, a reunião acolhe representantes da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) para tratar de um seminário que deve acontecer em 2014 sobre a formação presbiteral no Brasil. Na próxima Assembleia Geral da CNBB, antecipou dom Pedro, "vamos passar ao episcopado brasileiro nossa preocupação sobre os critérios de ordenação e queremos anunciar o seminário que deve pautar a formação dos padres no conjunto das cinco dimensões formativas".
Papa preside Consistório neste sábado
O Vaticano divulgou o esquema de celebração, em latim, do Consistório para a criação de seis cardeais neste sábado, 24; esse será o quinto Consistório no Pontificado de Bento XVI. O rito de entrega do barrete e do anel vai ocorrer na Basílica de São Pedro, a partir das 11h, refere o Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.
Os novos cardeais são o patriarca libanês Béchara Boutros Raï, de 72 anos; o estadunidense Dom James Michael Harvey, de 63 anos, até agora Prefeito da Casa Pontifícia; Dom John Olorunfemi Onaiyekan, de 68 anos, Arcebispo de Abuja (Nigéria); Dom Rubén Salazar Gómez, com 70 anos, Arcebispo de Bogotá (Colômbia); Dom Luis Antonio Tagle, de 55 anos, Arcebispo de Manila (Filipinas); e o Arcebispo indiano Dom Baselios Cleemis Thottunkal, de 53 anos, que se vai tornar o mais jovem membro do colégio cardinalício.
Após a proclamação das leituras e da alocução do Papa, Bento XVI vai ler a fórmula de criação e proclamará solenemente os nomes dos seis cardeais, para os unir com "um vínculo mais estreito à Sé de Pedro". Depois terá lugar a profissão de fé e o juramento dos novos cardeais, de fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores, "agora e para sempre". Cada um ajoelha-se, para receber o barrete cardinalício, que Bento XVI impõe "como sinal da dignidade do cardinalato", significando que todos devem estar prontos a comportar-se "com fortaleza, até à efusão do sangue".
O Papa oferece ainda um anel aos novos cardeais para que se "reforce o amor pela Igreja", seguindo-se a atribuição a cada cardeal uma igreja de Roma (título ou diaconia) que simboliza a "participação na solicitude pastoral do Papa" na cidade -, bem como a entrega da bula de criação cardinalícia, momento selado por um abraço de paz. Ainda no sábado, vão ter lugar as visitas de cortesia aos novos cardeais, no Vaticano.
No domingo, solenidade litúrgica de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o Papa vai presidir à missa com os novos cardeais, a partir das 09h30, na Basílica de São Pedro.
Comissão para Vida e família e Pastoral Familiar propõem 'Vigília pela Vida Nascente'
No ano de 2010, para as vésperas do 1º Domingo do Advento, o papa Bento XVI propôs uma "Vigília pela Vida Nascente" a toda Igreja católica. Esta proposta foi acolhida por várias dioceses e paróquias no Brasil. E neste ano por sugestão de algumas dioceses, paróquias e comissões de defesa de vida , a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família (CEPVF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), sugerem que a proposta seja retomada.
De acordo com as comissões, para se realizar um ato em favor da vida, "não há necessidade de muita organização". No site da CNBB, na seção da Comissão Vida e Família, encontram-se a carta de motivação enviada pelos presidentes da Congregação do Culto Divino e do Pontifício Conselho para a Família, bem como um roteiro para preparar uma vigília e sugestões de cantos.
O Papa havia também falado da possibilidade de se realizar uma adoração ao Santíssimo Sacramento. Segundo as comissões, pode-se também estender a oração por "uma cultura de vida e de amor", dentro do contexto litúrgico do Advento, na celebração eucarística, cuja intenção seja a acolhida da vida, sua proteção e sua promoção, em todas as fases.
Nesta ocasião, é oportuno lembrar que a coleta de assinatura para o Estatuto do Nascituro continua sendo feita no site da Pastoral Familiar. O projeto de lei do Estatuto do Nascituro se encontra agora na Comissão de Finanças e Tributação. "É de suma importância que haja favorável manifestação popular junto aos deputados desta Comissão. Também rezamos pela proteção da vida em nossas grandes cidades, perturbadas pela violência, e para que haja paz para os países em guerra", divulgou a Pastoral Familiar, em seu site.
Equipe de reflexão da Comissão para a Liturgia se reúne em São Paulo
Nos dias 20 e 21 de novembro, foi realizado no Mosteiro da Transfiguração - Monges Camaldolenses, em São Paulo, e equipe de reflexão da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia - Setor Pastoral Litúrgica. A reunião teve como principal objetivo, estudar e fazer emendas ao Diretório da Comunicação, que posteriormente será submetido à aprovação na 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em 2013.
A reunião contou com a presença do bispo auxiliar de São Paulo e membro da comissão, dom Edmar. O bispo afirmou que a cada encontro, os membros da equipe, ficam mais cientes da importância de seus trabalhos junto à comissão. E também afirmou que a oportunidade propicia que os laços fraternos e de amizade, entre os membros, cada vez mais, sejam fortalecidos.
"Reunião após reunião, crescem na amizade e na compreensão de sua missão. Vejo que todos estão bem empenhados com essa causa eclesial: a liturgia. Deus recompense a dedicação de cada um(a) dos membros, colaborando sempre mais eficazmente na promoção da liturgia na Igreja no Brasil", disse.
O assessor da comissão, padre Hernaldo pinto de farias, esclareceu que além do estudo e da construção de emendas para o Diretório da Comunicação, também foram realizadas outras atividades. "Fizemos uma avaliação de alguns projetos da comissão, e programamos o ano de 2013", revelou.
Seminaristas do RS exortam a renovação missionária
2º Interdiocesano da Pastoral da Sobriedade realizado no Regional Nordeste 1 da CNBB
Aconteceu nos dias 16 a 18 de novembro, no Centro de Expansão de Formação Dom Vicente Matos, em Crato (CE), o 2º Interdiocesano, que este ano teve como tema "Professar a Fé e Projeto Prevenir".
Cerca de 70 agentes, de seis dioceses do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará) estiveram presentes. Nos três dias de evento aconteceram palestras, pregações, grupo de autoajuda para dependentes químicos e familiares, partilhas e momentos de espiritualidades, como Terço da Sobriedade, novena, adoração ao Santíssimo Sacramento e a missa de envio, celebrada por dom Fernando Panico, bispo de Crato.
"A Pastoral da Sobriedade é a resposta da Igreja ao fenômeno da toxico-dependência. É uma mensagem de esperança e um serviço que vai além do fato em si, pois chega ao núcleo central da pessoa humana. Não se limita a eliminar somente o mal, mas propõe também a redescoberta do verdadeiro sentido da vida. É um serviço da escola evangélica e realizado por meio de formas concretas de acolhida, que, na prática, traduzem uma proposta de vida e uma mensagem de amor", disse dom Fernando, na homilia na missa de envio dos agentes da pastoral.
Arquidiocese de Salvador realiza Assembleia sobre Nova Evangelização
A arquidiocese de Salvador (BA) realiza uma Assembleia, neste sábado, dia 24 de novembro, com o objetivo de avaliar a caminhada pastoral de 2012 e planejar as ações de evangelização a serem desenvolvidas entre 2013 e 2015. A reunião acontece no Colégio Nossa Senhora da Salette.
O evento tem como base a reflexão sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e contará com a presença do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, e dos bispos auxiliares, dom Gilson Andrade da Silva e dom Giovanni Crippa. Além desses, também participam padres (particularmente, os párocos e vigários paroquiais), diáconos, seminaristas, representantes dos religiosos e um representante de cada movimento eclesial existente na arquidiocese.
De acordo com dom Murilo Krieger, em entrevista concedida ao Jornal São Salvador, dentre as prioridades da ação evangelizadora para a arquidiocese destacam-se três desafios: atingir um maior número de pessoas; intensificar a Pastoral Vocacional; e tornar ainda mais conhecida a Palavra de Deus e o Catecismo da Igreja Católica. "Os desafios pastorais que temos são muitos e exigentes. Precisamos, pois, nos multiplicar para ter respostas para os problemas e as necessidades pastorais diante de nós", diz.
Este ano o trabalho pastoral da arquidiocese tem passado por uma reestruturação, com o propósito de estabelecer novos rumos para a evangelização nos grandes centros urbanos. O estudo das DGAE foi o ponto de partida para que paróquias, pastorais e movimentos desenvolvessem as atividades.
"A leitura do documento nos motivou. Nele encontramos elementos que dão força para a nossa caminhada pastoral, nossa identidade. Ele nos mostra que nosso serviço se enquadra nas propostas da Igreja. Portanto, nosso grande desejo é que a proposta das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil possa se efetivar, e que o serviço que desempenhamos ganhe visibilidade enquanto Igreja Católica", afirmo a coordenadora da Pastoral do Menor, Maria Glacia Bastos.
Terreno da Catedral Cristo Rei recebe presépio de Natal pela primeira vez
A arquidiocese de Belo Horizonte começa a montar, nesta sexta-feira, dia 23, o presépio de Natal que ficará no terreno da Catedral Cristo Rei. A inauguração será no próximo domingo, 25 de novembro, Festa de Cristo Rei, a partir das 16h. A solenidade contará com apresentação de um coral, composto por 140 crianças assistidas pelas obras sociais da Paróquia São Marcos, do bairro Maria Goretti (Região Nordeste de Belo Horizonte). Será a primeira vez que o terreno da Catedral Cristo Rei, localizado na Av. Cristiano Machado, em frente à Estação Vilarinho, no bairro Juliana, receberá um presépio.
Nesta sexta-feira, será construída a estrutura de madeira e bambu que abrigará as imagens. Também será preparado o caminho a ser percorrido pelos fiéis para chegarem ao presépio. O percurso terá imagens de anjos. A singela estrutura objetiva reviver no terreno da Catedral Cristo Rei a antiga tradição dos presépios, instituída por São Francisco de Assis, em 1223. Naquele ano, na cidade de Greccio (Itália), São Francisco decidiu celebrar a Missa de Natal entre o boi e o jumento. São Francisco queria ver, com os olhos do corpo, como o menino Jesus, escolhendo a humilhação, foi deitado na manjedoura. Esse acontecimento foi a inspiração para, mais tarde, o Natal ser representado por meio do presépio.O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, ao convidar os fiéis a celebrarem o Natal, revivendo a tradição do presépio, lembra que as imagens irradiam uma força educativa. "Os presépios mostram que o Natal é muito mais do que uma época para o consumo, caracterizado por lojas cheias, vitrines decoradas e pessoas ansiosas por presentes caros. Na verdade, o Natal ensina a lição da oferta e do desapego. É tempo de alegria e confraternização, festa que conclama todos para o exercício da caridade".
Após a inauguração do presépio, no próximo domingo, grupos vão realizar uma Novena de Natal no terreno. Na oportunidade, serão arrecadados alimentos e outros donativos para a Casa de Apoio Nossa Senhora da Conceição, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte que acolhe pessoas com HIV.
Programação
16h Recitação do Terço16h30 Apresentação das Crianças Sonoro Despertar17h15 Reflexão sobre tema da Novena e sobre a Festa de Cristo Rei18h Oração do Ângelus
Bispos do Regional Nordeste 4 realizam visita ao Santuário de Fátima no Ceará
Membros do Episcopado do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí), estão reunidos desde segunda-feira, dia 19 de novembro, durante a tradicional viagem dos bispos, realizadas todos os anos no mês de novembro. A viagem teve início pela Serra do Ibiapaba, Ceará, visitando o Santuário de Fátima na Paróquia São Benedito, onde foram acolhidos por dom Francisco Javier Hernández Arnedo, bispo de Tianguá, e pelo padre Antônio Irineu, Reitor do Santuário.
Na terça-feira, dia 20, os bispos participaram da Santa Missa no Santuário, que foi presidida por dom Juarez Silva, bispo de Oeiras, se dirigiu aos presentes e a todos os fiéis do estado do Piauí, que na oportunidade assistiam à Celebração Eucarística através da Web TV Maria Mãe de Deus.
Ainda na cidade de São Benedito, os bispos visitaram uma empresa produtora de rosas, em seguida foram ao Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe (Monjas Contemplativas Agostinianas Recoletas) em Guaraciaba. E finalizaram a visita na Pousada de Inhuçu, onde dom Javier ofereceu o almoço de confraternização.
Dom Alfredo Schaffler, bispo de Parnaíba e presidente do Regional Nordeste 4, agradeceu pela calorosa acolhida em nome de todos os bispos do Piauí. "Queremos agradecer a acolhida que nos foi dispensada neste belíssimo Santuário, lugar que convida a contemplação, a oração, para louvar a Deus por tantos benefícios que todos nós recebemos ao longo de nossa vida. Agradecemos ao padre Antônio e a dom Javier pela acolhida", disse.
Do Ceará os bispos seguiram viagem para Parnaíba (PI), onde permanecerão reunidos até hoje, sexta-feira, dia 23 de novembro, avaliando a caminhada pastoral do Regional ao longo do ano e planejando as atividades para 2013.
Bispos celebram a abertura do Ano da Fé na Paróquia de Fátima em Parnaíba
Reunidos na cidade de Parnaíba, o bispos do Regional celebram na última quarta-feira, dia 22 de novembro, a abertura do Ano da Fé, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no Conjunto Habitacional Joaz Souza.
Entre as atividades apresentadas estão às ações realizadas pelas dioceses Piauí para ajudar a população que sofre com a seca, como os seminários, fóruns, caminhadas e manifestos, além de doações e projetos de convivência com o semiárido.
Solidariedade será marca da 6ª Caminhada pela Paz
"Juazeiro vai viver um grande abraço coletivo e provar que as pessoas valem mais que as coisas materiais". É o que prevê o padre José Filipe Pulpahyil, organizador da sexta edição da Caminhada pela Paz, evento que acontecerá neste sábado, 24 de novembro, em Juazeiro (BA). A concentração se dará no Parque Lagoa de Calú a partir das 18h. O ideal do evento é promover a cultura da paz entre os cidadãos do Vale do São Francisco além de apoiar projetos sociais.
Neste ano, a organização prepara uma coleta de alimentos como gesto concreto da Caminhada. "Nossos abraços devem chegar também aos irmãos mais necessitados. Por isso as ofertas da caminhada serão convertidas em cestas básicas para o projeto Natal Sem Fome", detalha o padre José Filipe. "Os alimentos ainda poderão ser entregues na igreja do Cosminho, no bairro Alagadiço, até 20 de dezembro".
Além disso, os caminhantes terão um desafio: "Teremos quatro momentos em que o trio elétrico vai parar durante o percurso, e aí os participantes serão convidados a abraçar outras pessoas, até completar mil abraços. O importante é a mensagem que isso traz", explica o padre. "A cultura competitiva que nós vivemos faz com que as pessoas esqueçam que o ser humano tem valor".
O encerramento da Caminhada será na Orla, quando serão premiados os três ganhadores do concurso de redação promovido em preparação à festa. Das centenas de textos enviados à organização, 15 foram selecionados. Os autores classificados irão desfilar no minitrio durante o evento. O ápice do movimento será a Benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Josemar Mota, pároco da Catedral.
Edições anteriores e projetos sociais
No ano passado a Caminhada pela Paz reuniu 50 mil pessoas na Orla Nova, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. O evento começou em 2007, com um público de 10 mil participantes. De lá para cá a iniciativa já possibilitou a concretização de vários projetos sociais como a Fábrica de Sabão ecológico Jubileu, que recolhe óleo de cozinha usado, uma Escola de Música para jovens e adultos, e um curso de computação para idosos. Os projetos funcionam na Paróquia do Cosminho.
Seminário Estadual das Pastorais Sociais em Porto Alegre (RS)
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário