COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Mons. Benedito Araújo, Bispo Coadjutor de Guajará-Mirim - RO
- Dom Benedito Araújo, Bispo de Guajará-Mirim - RO
Ordenação Presbiteral
- Mons. Benedito Araújo, Bispo Coadjutor de Guajará-Mirim - RO
NOTÍCIAS
CNBB realiza encontro entre Bispos, Formadores e Seminaristas
A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, e a Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, com o apoio da Comissão Especial para a Amazônia, das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e CCM, está realizando entre os dias 19 e 22 de novembro, no Instituto São Boaventura, em Brasília, o segundo Encontro entre Bispos, Formadores e Seminaristas. O objetivo do encontro é tratar do projeto Experiências Missionárias com seminaristas.
O encontro contou com a presença do secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, e tem por objetivo dar continuidade à reflexão e partilha de experiências missionárias com seminaristas e trabalhar a sistematização delas, aprofundando o seu significado para o processo formativo.
O encontro com Jesus Cristo é o início do processo formativo do seminarista e a correspondência amorosa é pressuposto da formação presbiteral (cf. DFPIB 300, 93, 46). Esta iniciativa visa ajudar na superação da falta de espírito missionário (cf. DAP 100c).
Participam do encontro bispos e formadores que estejam interessados em aprofundar as experiências missionárias com seminaristas e também Seminaristas que tenham vivido uma experiência missionária durante o período de formação.
"À Virgem Maria, primeira missionária, confiamos o nosso segundo encontro", disse o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada padre Deusmar Jesus da Silva.
3º Encontro Nacional da Missão Continental aborda a Paróquia Missionária
"Por uma paróquia em estado permanente de missão: reestruturação e dinamização dos serviços paroquiais, a continuidade da missão popular e a sua vocação para a missão além-fronteiras". Este é o tema do 3º Encontro Nacional da Missão Continental, organizado pelo Centro Cultural Missionário (CCM) em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM). O evento reúne 60 pessoas de todos os regionais da CNBB desde a última segunda-feira, 19 de novembro, e termina no dia 23. O bispo da prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e presidente da Comissão para a Missão Continental da CNBB, dom Adriano Ciocca Vasino, manifestou o desejo de que a Missão aconteça nas bases onde a verdadeira ação pastoral se desenvolve. Já o padre Sidnei Ferreira, assessor da CNBB para a Missão Continental, explicou que a fase de divulgação do Projeto já passou. "Estamos agora no período de aprofundamento para passar de uma pastoral de manutenção para uma pastoral decididamente missionária". Segundo padre Sidnei, em alguns países da América do Sul o Projeto da Missão Continental se transformou nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja local. No Brasil, criou-se uma comissão para coordenar o Projeto, mas as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2011-2015) estão em plena sintonia com a Conferência de Aparecida que lançou a Missão Continental. Maria Juciene Barreto veio de uma das mais novas dioceses brasileiras, a de Salgueiro (PE), mas que já é um exemplo concreto da necessidade de trabalhar a dimensão missionária a partir das comunidades. "Com o desmembramento da diocese de Salgueiro, das dioceses de Petrolina e Floresta, tudo se tornou muito novo para nós. Por isso uma formação como essa nos dá muitas expectativas para trabalhar o processo da paróquia missionária que é o futuro da Igreja. Sem esse olhar não conseguimos atingir as pessoas". O encontro tem como motivação maior, segundo o bispo de Osório (RS) e um dos três bispos referenciais para Comissão para a Missão Continental, dom Jaime Pedro Kohl, as orientações do DAp quanto à dimensão missionária enquanto modelo de evangelização. "Nosso desejo é criar a consciência da necessidade das dioceses e paróquias levarem a sério os desafios de Aparecida, de fazer de cada cristão discípulo-missionário, de cada comunidade cristã, comunidade missionária, a partir do despertar dessa consciência missionária que Aparecida nos interpela.", disse.
Coordenação disponibiliza instrumental de registro da 5ª SSB
A Coordenação da 5ª Semana Social Brasileira (SSB) disponibiliza para os movimentos sociais, comunidades, sindicatos, associações, ONGs, paróquias, dioceses e Regionais, um instrumental de registro e sistematização dos trabalhos realizados no processo da 5ª SSB. A expectativa dos organizadores é que a coleta do instrumental possa ajudar no levantamento geral das atividades realizadas em todo o Brasil. O material pode ser solicitado por e-mail nos endereços ssbcomunicacao@cnbb.org.br ou psocial@cnbb.org.br, como também para o endereço: CNBB - SES, Quadra 801, conjunto "B", Asa Sul - CEP: 70401-900 Brasília, DF. O material também está na página da 5ª SSB:
www.semanasocialbrasileira.org.br
Bispos do Regional Centro-Oeste divulgam nota contra violência
Após uma reunião que ocorreu nos dias 15 e 16 de novembro, em Uruaçu (GO), os bispos do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de uma mensagem, expressaram preocupação com o atual crescimento da violência.
Na mensagem, os bispo manifestam indignação pelo aumento na quantidade de assassinatos, entre outras situações como "desigualdades sociais, corrupção, impunidade, políticas públicas de saúde deficitárias, atentados contra a vida nascente, tráfico e desaparecimento de pessoas, imprudência no trânsito, precárias condições das estradas, insegurança dos moradores das cidades e do campo, péssima situação das cadeias públicas, atos devastadores contra a natureza."
Os bispos manifestaram solidariedade as vítimas da violência, e fizeram um convite à sociedade organizada para valorizar, defender e promover a vida.
Leia a nota na íntegra:
Nota contra a violência
"Bem-aventurados os que promovem a paz,porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5,9).
Nós, Bispos do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB (Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal), reunidos em Uruaçu - GO, nos dias 15 e 16 de novembro de 2012, manifestamos nossa preocupação com a situação da crescente violência em nossos dias.
Vivemos numa cultura de violência e morte, consequência da perda dos valores, da banalização da vida e da dignidade da pessoa humana, da injustiça social e da impunidade, o que é inaceitável do ponto de vista humanitário e cristão.
Causa-nos indignação o aumento de assassinatos, muitas vezes por vingança, interesses financeiros, pelo narcotráfico, pela falta de respeito ao diferente, higienização social e tantas outras razões. A violência não se combate com mais violência.
Apontamos várias situações e fatores de violência: desigualdades sociais, corrupção, impunidade, políticas públicas de saúde deficitárias, atentados contra a vida nascente, tráfico e desaparecimento de pessoas, imprudência no trânsito, precárias condições das estradas, insegurança dos moradores das cidades e do campo, péssima situação das cadeias públicas, atos devastadores contra a natureza.
Somos solidários com a dor das vítimas e de suas famílias. É preciso que os crimes sejam apurados, os transgressores punidos e as vítimas e/ou suas famílias indenizadas.
A vida é dom de Deus. Ninguém tem o direito de tirá-la. Cabe a toda pessoa e à sociedade organizada valorizar a vida, defendê-la e promovê-la. Aos que se comprometem com esse objetivo manifestamos o nosso apreço e incentivo.
Em Jesus Cristo, Príncipe da Paz, somos todos chamados a construir a cultura da vida, da justiça e da paz.
Assembleia marca celebração dos 50 anos do Regional Centro-Oeste
Discípulos Missionários a Serviço do Reino: este foi o tema da XVIII Assembleia do Povo de Deus do Regional Centro-Oeste da CNBB. O evento foi realizado nos dias 16 a 18 de novembro, em Uruaçu (GO). O objetivo do evento foi promover a reflexão e apontar caminhos para a evangelização na região, além da celebração dos 50 anos do Regional Centro-Oeste e o aniversário de 90 anos de vida de dom Tomás Balduíno, bispo emérito da Diocese de Goiás. Segundo o secretário-executivo do Regional, Pe. Eduardo Luiz Rezende, "todos foram convidados a aprofundar o testemunho na concretização da missão da Igreja no coração do Brasil, respeitando as diferenças e reconhecendo a caminhada já realizada, mas buscando, sobretudo, manter a unidade pastoral e o espírito de comunhão, para que a Igreja no Centro Oeste esteja sempre em permanente de missão". O caminho metodológico do encontro foi o das cinco urgências contidas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE 2011-2015). Na abertura, o anfitrião, dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Uruaçu, disse que "são muitos os filhos de Deus que se deixam ser guiados pelo amor. Alegremo-nos por essa gente santa que encontramos em nossas comunidades. Como é bonito o germinar das sementes do Reino em nosso meio. Cada pessoa que aqui se encontra com certeza tem um zelo muito grande pastoral e deseja vencer todas as seduções para o mal e permanecer fiel ao Pai e o Filho". A análise de conjuntura foi apresentada pelo professor José Mateus. Cada diocese apresentou uma síntese de sua atuação. O assessor do encontro, padre Rafael Vieira, provocou a Assembleia para a necessidade do aprofundamento no mundo da comunicação que gera vida. Divididos em grupos de trabalho, os participantes preparam propostas para cada urgência apresentada nas Diretrizes. Uma celebração eucarística, na noite do dia 17, marcou a comemoração dos 50 anos do Regional Centro-Oeste e 90 anos de vida de dom Tomás Balduino. Na ocasião, o atual bispo de Goiás, dom Eugenio Rixen, destacou que seu antecessor teve uma presença muito positiva na Diocese de Goiás e no Regional. "Ele implementou aqui a ideia da Igreja Povo de Deus, para o qual a hierarquia deve estar a serviço" afirmou. O presidente do Regional Centro Oeste, dom José Luiz Majella Delgado, agradeceu a presença de dom Tomás. "Agradecemos pela sua presença, seu testemunho e sobretudo pelo seu profetismo. Oxalá todos nós, com o nosso testemunho cristão, vivendo nosso batismo, consigamos incomodar o mundo em que vivemos". Como documento final, foi aprovada a Carta Compromisso contendo as propostas votadas e que irão compor os planos diocesanos de pastoral, bem como o planejamento das pastorais, organismos e movimentos.
Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário