terça-feira, 13 de novembro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 13/11/2012

REFLEXÃO

Somos todos servos inúteis. Deus não precisa de nós, uma vez que ele pode, por si só, realizar todas as coisas. Mas Deus quis contar conosco, com a nossa colaboração, e isso não em vista da pessoa dele, mas sim em vista do nosso próprio bem, uma vez que, quando colaboramos com a obra da salvação da humanidade, estamos de fato participando de uma obra que não é humana, mas divina, o que se torna para nós causa de santificação e caminho de perfeição. O amor de Deus por nós é tão grande que faz da nossa inutilidade fonte de santificação e de vida nova, não só para nós mesmos, mas também para toda a Igreja, para todas as pessoas.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom José Maria Liborio Camino Saracho, Bispo Emérito de Presidente Prudente - SP
NOTÍCIAS

Pastoral da Criança promove 18ª Assembleia Nacional

Coordenadores e representantes da Pastoral da Criança de todo o país estão reunidos em Curitiba (PR) durante esta semana (12 a 16 de novembro) para a 18ª Assembleia Nacional da entidade. A necessidade de um novo marco regulatório para o terceiro setor; o desenvolvimento integral das crianças, as ações para prevenção da obesidade infantil; os cuidados nos primeiros mil dias (período de gestação mais os dois primeiros anos de vida) e os desafios para ampliar o número de famílias acompanhadas compõem a agenda da assembleia da Pastoral da Criança, que em 2013 vai comemorar 30 anos de atividades.

Reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil, a Pastoral da Criança defende uma legislação específica para regular as relações entre o Estado e as organizações da sociedade civil (OSCs).

A legislação para as entidades que atuam na área social e de defesa de direitos, que desenvolvem parcerias com governos na construção e implementação de políticas públicas, gera insegurança jurídica, aumento da burocracia e custos adicionais. "No atual estágio de desenvolvimento econômico e social, o país precisa inovar em termos de referencial para as organizações da sociedade civil", diz o médico Nelson Arns Neumann, coordenador nacional da Pastoral da Criança.

Um novo marco regulatório para as OSCs dará oportunidade para que as entidades que prestam importantes serviços à sociedade possam ampliar a sua contribuição no país e mesmo levar a sua experiência para o exterior. Presente em todo o Brasil e em mais 21 países, a Pastoral da Criança precisou recorrer à constituição de uma pessoa jurídica no Uruguai para viabilizar e expandir a sua ação para a América Latina, África e Ásia.

"Não queremos facilidades. Entidades idôneas como a Pastoral da Criança defendem regras claras e tranquilidade para se dedicarem a sua atividade principal", diz Neumann, que pleiteia para as entidades sociais, pelo menos, os mesmos incentivos que o governo oferece à iniciativa privada.


"Jovens: artícifes da paz!" é tema da 4ª Romaria Nacional da Juventude

No dia 24 de novembro, acontecerá, em Juazeiro, a sexta edição da Caminhada pela Paz. Este ano, o evento trará um desafio inusitado aos participantes: o abraço coletivo de 1000 pessoas. O objetivo da iniciativa é "demonstrar que a vida tem valor", é o que revela o idealizador e coordenador Geral do evento, padre José Filipe Pulpayil.

"Quando um cidadão aponta uma arma para você e diz 'passa tudo pra mim' ele demonstra que, para ele, você não vale nada. Cada dia mais, a sociedade valoriza só as coisas materiais que você tem. É isso que gera a violência. Por isso este ano trazemos o desafio dos mil abraços: para mostrar que a pessoa é mais importante, mais valiosa do que as coisas materiais", explica o sacerdote.

Este ano a Caminhada terá quatro paradas, com reflexões e cantos de paz. É neste momento que cada um deverá abraçar pelo menos 250 pessoas para realizar o desafio. O evento será encerrado na Orla, com a Benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Padre Josemar Mota, da Catedral.

A Caminhada será preparada pela Novena pela Paz, que terá início nesta quinta-feira, 15, na Paróquia Santa Teresinha, no bairro Piranga, às 19h30. As celebrações acontecerão durante nove dias até o evento, passando pelas diversas paróquias da cidade. Mais informações sobre o evento os interessados encontram no site da Diocese de Juazeiro, clique aqui.

Serviço:

Evento: 6ª Caminhada pela PazSaída: Parque Lagoa do Calú

Data e Horário: 24 de novembro às 18h Novena pela Paz (início às 19h30):

15/11 – Paróquia Sta. Teresinha – Bairro Piranga16/11 – Comunidade Sant'Ana – Alto do Alencar17/11 – Catedral de Juazeiro – Centro18/11 – Comunidade Santa Rita – Juazeiro IV19/11 – Comunidade São Geraldo – São Geraldo20/11 – Paróquia Santo Antônio – Santo Antônio21/11 – Comunidade São Paulo Apóstolo – Jardim São Paulo22/11 – Comunidade São Pedro – Novo Encontro23/11 – Paróquia São Cosme e São Damião – Alagadiço


Bispos das grandes cidades se reúnem no Rio de Janeiro

O Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, recebeu bispos das principais metrópoles do Brasil em um encontro voltado para a partilha e troca de experiências, em busca de estratégias comuns para a ação pastoral nas grandes cidades.

O evento, realizado na segunda-feira, 12 de novembro, contou com a presença de bispos de cidades como São Paulo, Salvador e Florianópolis. Em pauta, questões voltadas para a nova evangelização, o código penal, a violência nos grandes centros urbanos e a Jornada Mundial da Juventude. Para o arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, o encontro foi uma oportunidade de partilhar experiências entre as dioceses, para que estejam mais preparadas diante dos desafios pastorais aos quais são chamadas: "Estamos descobrindo, cada vez mais, que os nossos problemas são comuns. Problemas que eu ouço falar do Rio de Janeiro, de São Paulo, são também problemas que eu enfrento diariamente em Salvador. Então, de repente, colocarmos em comum as nossas preocupações e iniciativas que foram tomadas pode nos ajudar a caminhar rapidamente, se não em busca de uma solução completa, ao menos de pistas de solução. Então, eu penso que é importante nos aproximarmos e, juntos, enfrentarmos os desafios, que são imensos, e que nenhum de nós, sozinho, vai conseguir enfrentá-los", disse dom Murilo.

Dentro do que foi debatido, o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, ressaltou a partilha sobre questões ligadas à violência. Segundo o cardeal, a violência desafia o trabalho da Igreja, que tem como principal diretriz a dignidade da pessoa humana.

"Nos reunimos para falar de questões que afetam e desafiam a presença da Igreja nas áreas metropolitanas. Uma delas é justamente a questão da violência, que, no momento, está em evidência. A violência desafia muito fortemente o nosso trabalho, porque a Igreja precisa estar do lado dos direitos humanos, da dignidade das pessoas, ao contrário da violência. Só que, muitas vezes, não se vê claramente o problema porque ainda não se tem uma percepção muito clara de como está organizada essa questão da violência. Não podemos ficar simplesmente de braços cruzados", ressaltou o cardeal.

Houve ainda uma missa presidida pelo recém-nomeado bispo da diocese de Duque de Caxias, dom Tarcísio dos Santos. Dom Tarcísio lembrou o Ano da Fé e pediu para que cada um dos presentes seja sinal de Cristo na sociedade, mostrando-se cada vez mais presente junto ao povo. "Que o Senhor nos ajude a sermos cada vez mais pastores presentes junto ao nosso povo, possibilitando aos nossos irmãos e irmãs essa vivência em Cristo".

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, fez um balanço do encontro: "Temos vários e grandes desafios. E, neste dia de hoje, falamos um pouquinho sobre as questões da violência nas grandes cidades um problema que acontece em todas as cidades, hoje, principalmente nas áreas metropolitanas. Falamos também da questão do arcabouço político do país, que está mudando; então, refletimos sobre o Código Penal e todas as nossas preocupações com a maneira de pensar e fazer a nossa sociedade. Também falamos sobre o Sínodo dos Bispos, que trata da grande evangelização. E, por fim, como estamos no Rio de Janeiro, abordamos também os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude", contou.


6ª Caminhada pela Paz em Juazeiro traz desafio dos 1000 abraços

No dia 24 de novembro, acontecerá, em Juazeiro (BA), a sexta edição da Caminhada pela Paz. Este ano, o evento trará um desafio inusitado aos participantes: o abraço coletivo de 1000 pessoas. O objetivo da iniciativa é "demonstrar que a vida tem valor", é o que revela o idealizador e coordenador Geral do evento, padre José Filipe Pulpayil.

"Quando um cidadão aponta uma arma para você e diz 'passa tudo pra mim' ele demonstra que, para ele, você não vale nada. Cada dia mais, a sociedade valoriza só as coisas materiais que você tem. É isso que gera a violência. Por isso este ano trazemos o desafio dos mil abraços: para mostrar que a pessoa é mais importante, mais valiosa do que as coisas materiais", explica o sacerdote.

Este ano a Caminhada terá quatro paradas, com reflexões e cantos de paz. É neste momento que cada um deverá abraçar pelo menos 250 pessoas para realizar o desafio. O evento será encerrado na Orla, com a Benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Padre Josemar Mota, da Catedral.

A Caminhada será preparada pela Novena pela Paz, que terá início nesta quinta-feira, 15, na Paróquia Santa Teresinha, no bairro Piranga, às 19h30. As celebrações acontecerão durante nove dias até o evento, passando pelas diversas paróquias da cidade. Mais informações sobre o evento os interessados encontram no site da Diocese de Juazeiro: www.diocesejuazeiro.org.

Serviço:

Evento: 6ª Caminhada pela PazSaída: Parque Lagoa do CalúData e Horário: 24 de novembro às 18h

Novena pela Paz (início às 19h30): 15/11 – Paróquia Sta. Teresinha – Bairro Piranga16/11 – Comunidade Sant'Ana – Alto do Alencar17/11 – Catedral de Juazeiro – Centro18/11 – Comunidade Santa Rita – Juazeiro IV19/11 – Comunidade São Geraldo – São Geraldo20/11 – Paróquia Santo Antônio – Santo Antônio21/11 – Comunidade São Paulo Apóstolo – Jardim São Paulo22/11 – Comunidade São Pedro – Novo Encontro23/11 – Paróquia São Cosme e São Damião – Alagadiço


Arcebispo de Salvador ministra palestra para os Alcoólicos Anônimos

Às 14h30 desta quarta-feira, 14 de novembro, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, ministra uma palestra sobre "Alcoolismo na visão da Igreja". A exposição integra a programação do encontro em homenagem aos 59 anos dos Alcoólicos Anônimos na Bahia, que acontece às 13h30, no teatro do Irdeb (Rua Pedro Gama, 413, Alto do Sobradinho – Federação).

De acordo com o membro da direção nacional dos Alcoólicos Anônimos (AA), o médico Olney Fontes, o apoio da Igreja Católica na causa é de grande importância. "Existe uma ligação entre a Igreja e os Alcoólicos Anônimos. Isso vem desde a criação do AA nos Estados Unidos. Vários grupos estão localizados nos fundos das igrejas e esse apoio sempre foi muito significativo para nosso trabalho", afirma.

O encontro é aberto para todas as pessoas que se identificam ou desejam saber um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelos Alcoólicos Anônimos da Bahia. Além do arcebispo, participam os Grupos Familiares Al-Anon e a juíza da 1ª Vara de Violência Doméstica de Salvador, Márcia Nunes Lisboa.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: