terça-feira, 23 de outubro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 23/10/2012

REFLEXÃO

O verdadeiro discípulo de Jesus procura viver sempre um dos valores mais importantes que aparecem no Evangelho: o serviço. Ele sempre está pronto para servir o seu senhor que chega, pois vê o próprio Jesus que vem até ele na pessoa do pobre, do nu, do faminto, do injustiçado, do doente, do abandonado, do carente, enfim, de todos os que precisam de amor, de ajuda material, psicológica, afetiva ou espiritual. Esse discípulo não fala muito de amor e de Evangelho, porque sua vida é o grande discurso da vivência do amor evangélico. Este é o que está de rins cingidos e abre a porta do seu coração sempre que o Senhor chega e este é o feliz que será eternamente servido pelo Senhor.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom José Alberto Moura, CSS, Arcebispo de Montes Claros - MG
  • Cardeal José Freire Falcão, Arcebispo Emérito de Brasília - DF
  • Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo Auxiliar de Vitória do Espírito Santo - ES

Ordenação Episcopal

  • Dom Pedro Casaldáliga Pla, CMF, Bispo Prelado Emérito de São Félix - MT
NOTÍCIAS

Dom Geraldo Lyrio fala da perspectiva para a última semana do Sínodo dos Bispos

Em mais uma entrevista à Rádio Vaticano, em Roma, os bispos brasileiros que participam do Sínodo dos Bispos falaram sobre os andamentos dos trabalhos. Desta vez o convidado foi o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha.

Leia abaixo a declaração do arcebispo:

"O balanço do Sínodo dos Bispos, que trata da nova evangelização para a transmissão da fé, é altamente positivo. Primeiro, a perspectiva que se tem de implementar, de verdade, uma nova Evangelização, o que é desafio para toda a Igreja, em todos os Continentes. Cada Continente traz seus traços próprios, suas características distintas, mas todos sentimos igual necessidade de um empenho renovado, com novo ardor, com novos métodos, como dizia o papa João Paulo II. Os conteúdos são os mesmos, porque a Palavra de Deus não muda, mas o modo de transmitir essa Palavra, o ardor que deve estar no coração de todos os evangelizadores e o despertar do espírito missionário para todos nós, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, e aí vem, sem dúvida alguma, um papel muito importante dos leigos. O protagonismo dos leigos e das leigas nesta ação evangelizadora é da máxima importância.

Estamos chegando, então, a reta final do Sínodo. As expectativas são positivas pela demonstração que já tivemos ao ouvir os relatórios dos grupos linguísticos. Esperamos que o Sínodo aponte caminhos novos, traga entusiasmo novo e proponha, de forma nova, a verdade de sempre, o Evangelho de Jesus."


Materiais da Campanha para a Evangelização já estão disponíveis

Com objetivo de despertar o compromisso com a evangelização e com a sustentação das pastorais, foi criada, em 1998, a Campanha para a Evangelização (CE) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o lema "Eu vi e dou o testemunho: Ele é o filho de Deus" (Jo: 1,34), a CE 2012 se inicia no domingo de Cristo Rei e segue até o 3º domingo do advento, associando a Encarnação do Verbo e o nascimento de Jesus com a missão permanente da Igreja, que é Evangelizar.

Na 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que aconteceu em abril deste ano, em Aparecida (SP), foi decidido que os envelopes para coletas não seriam mais distribuídos pela CNBB. Com isso, os envelopes foram disponibilizados para download, no site da CNBB, com os demais subsídios da CE 2012, como cartazes, postais, folhetos explicativos, adesivos, orações e texto referencial.

O slogan escolhido para a CE 2012 é 'Evangeli.Já'. "O termo mostra a urgência, e leva as pessoas a refletirem, fora de um lugar comum", afirma o secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e para Evangelização, padre Luiz Carlos Dias.

O valor angariado pela coleta nacional para a evangelização constitui o Fundo para a Evangelização que é administrado pela Comissão para Assuntos Financeiros da CNBB, e é destinado a apoiar as estruturas da Igreja e a atividade evangelizadora. Do total arrecado com a campanha, 45% é destinado à diocese, 20% para a CNBB regional, e 35% para a CNBB Nacional.

A Campanha para a Evangelização não se resume à coleta de recursos. A Evangelização precisa contar com apoio de muitos para mobilizar a solidariedade na Evangelização para que as necessidades da própria comunidade possam ser percebidas, e um serviço concreto possa ser realizado como: animação litúrgica, catequese, promoção dos pobres, colaboração financeira – o dízimo – para a manutenção da infraestrutura da própria diocese.

"Ao despertar a corresponsabilidade de todos na obra evangelizadora, a Igreja também conscientiza os cristãos sobre a necessidade e a responsabilidade na sustentação das atividades pastorais", descreve o Manual de Animação de Campanhas, 'Evangelizando e Mobilizando a Solidariedade'.

Para ter acesso a todos os materiais da CE 2012, clique aqui.


Delegação vaticana irá à Síria depois do Sínodo

O Sínodo dos Bispos apresentou, nesta terça-feira, a lista única das proposições. Trata-se de um esboço do documento final que será emendado e votado no próximo sábado.

Os padres sinodais fizeram um apelo pela libertação de três sacerdotes católicos seqüestrados na última sexta-feira, na República Democrática do Congo (RDC). Abordado também foi o envio da delegação do Sínodo à Síria. Tempos e modalidades dessa visita serão anunciados em breve. No entanto, dada a gravidade da situação, o envio será adiado para o final da assembleia sinodal e haverá algumas mudanças na composição da delegação, por causa dos compromissos de seus membros. Os padres sinodais manifestaram solidariedade ao povo sírio e incentivaram aqueles que buscam uma solução para o conflito, que respeite os direitos e deveres de todos.

O Sínodo reiterou que a evangelização é a missão da Igreja, sobretudo num mundo secularizado e globalizado que apresenta desafios cruciais, como a perseguição religiosa ou a indiferença da própria religião. Central nesse contexto, a defesa da liberdade religiosa e os direitos humanos fundamentais, porque o Evangelho é uma mensagem de paz que ajuda o ser humano a sair da solidão criada pelo mundo moderno.

Outros temas abordados foram: a importância do uso correto dos meios de comunicação por agentes formados na moral cristã, defesa dos migrantes, educação, catequese para adultos, opção preferencial pelos pobres e doentes, Sacramento da Penitência como núcleo da ação pastoral da Igreja, corresponsabilidade dos leigos e jovens na nova evangelização, reconhecimento do papel das mulheres, e apoio à família, primeiro agente de evangelização. Os sacerdotes e religiosos são chamados a evangelizar com espiritualidade profunda e consciência da modernidade. A salvaguarda da Criação foi outro abordado pela assembleia.

Enfim, o Secretário-Geral do Sínodo, Dom Nikola Eterovi?, leu uma carta de resposta ao Bispo de Fengxiang, na China, que recentemente enviou uma mensagem de saudação aos padres sinodais. O Sínodo agora responde, expressando também o afeto do Santo Padre e desejando que, neste Ano da Fé, a evangelização chegue também ao povo chinês.

Foi anunciado o dom do Papa aos padres sinodais: uma cruz peitoral que retrata a imagem do Bom Pastor.


Próximo dia 31 será o lançamento oficial do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação

O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) será lançado oficialmente no próximo dia 31 de outubro. O lançamento acontece no auditório do Laboratório de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal. Pela manhã, uma programação será desenvolvida.

Haverá ainda uma palestra sobre o tema central do Muticom, que é "Comunicação e participação cidadã: meios e processos", ministrada pelo padre Ermanno Allegri, da Agência de Notícias Adital, de Fortaleza (CE). Durante as atividades, será apresentada a programação completa para os cinco dias do Muticom. Neste mesmo dia, a Rádio Rural de Natal (AM 1090), levará ao ar, das 14h às 15h, um programa especial sobre o Muticom, que também vai ser veiculado em cadeia com outras emissoras de rádio, espalhadas por vários estados do Brasil.

O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será realizado no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, na UFRN, em Natal (RN). O evento é uma organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, arquidiocese de Natal, dentre outras instituições, além de ser um projeto de extensão da UFRN.

Histórico

O Mutirão Brasileiro de Comunicação surgiu em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC), que tiveram início entre os anos de 1970 e final da década de 1990.  Ao todo, já foram realizados sete mutirões, e, em Natal (RN), o evento chega a sua 8ª edição.

A proposta do Muticom é reunir comunicadores, profissionais, pesquisadores, professores, agentes de pastoral, bem como, comunicadores populares, para debaterem e refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação social existentes na atualidade, através de temas variados.

Cada Mutirão trabalha com um tema motivador, por meio de Palestras  e de Painéis que desdobram o tema central, buscando refletir e aprofundar aspectos teóricos e práticos da comunicação.  Além disso, o evento conta com a realização de Grupos de Trabalho (GT'S), que promovem a troca de experiências no âmbito da comunicação. Através desta programação, os Mutirões propõem um espaço de construção coletiva, que pretende inovar as práticas e sinalizar o pensamento da comunicação no ambiente social.

Padre Ermanno Allegri

O padre Ermanno Allegri é italiano, naturalizado brasileiro. Há 34 anos vive no país, onde foi coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Atualmente, é diretor executivo da Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital), que tem sede em Fortaleza (CE). A Adital é uma agência de notícias que, segundo o diretor, nasceu para levar a agenda social latino-americana e caribenha à mídia internacional. O endereço da Agência, na internet, é www.adital.com.br.


Animação missionária e comunicação será tema de curso no CCM

Com o objetivo de promover a formação dos agentes que participam dos conselhos missionários, o Conselho Missionário Nacional promove o 2º Encontro de Formação para COMIDIs (Conselho Missionário Diocesano) e COMIPAs (Conselho Missionário Paroquial). O evento será realizado no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), de 14 a 18 de novembro.

Para o presidente do Conselho Missionário Nacional e da Comissão Episcopal para a Animação Missionária da CNBB, dom Sérgio Braschi, os membros destes conselhos são chamados a assumir um autêntico espírito missionário numa época em que esta dimensão é solicitada por todos os âmbitos eclesiais. "É preciso capacitá-los e qualificá-los para enfocar o debate sobre trilhos evangélicos, apontando pistas de ação que mexam, antes de tudo, com uma renovada identidade eclesial", afirma o bispo na carta-convite enviada às paróquias e dioceses brasileiras.

O encontro é promovido em parceria pelas Pontifícias Obras Missionárias, o CCM e a Comissão Episcopal para a Ação Missionária, e deve contribuir também para fortalecer a articulação dos organismos missionários, bem como fornecer instrumentos básicos para que a animação missionária aconteça em todas as dioceses e paróquias do país.

As inscrições podem ser feitas no site do CCM, e as vagas são limitadas.

A seguir, o conteúdo programático do encontro:

14/11 - quarta-feira - 19h - Acolhida e abertura

15/11 - quinta-feira - VER: O AREOPAGO DA COMUNICAÇÃO E A MISSÃO DA IGREJA HOJE.Âmbito, evolução, desafios e perspectivas – Pe. Geraldo Martins Dias, assessor político do Secretariado Geral da CNBB.

16/11 - sexta-feira - JULGAR: A MISSÃO COMO COMUNICAÇÃO.Teologia e espiritualidade da comunicação para o animador missionário – Pe. Estêvão Raschietti, sx, diretor do CCM.

17/11 – sábado - AGIR: ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E COMUNICAÇÃO.Práticas, caminhos e tarefas – Pe. Jaime Patias, IMC, secretário nacional da Pontifícia União Missionária e assessor de Comunicação das POM.

18/11 – domingo (até 12h) - OS CONSELHOS MISSIONÁRIOS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.Articulação, encaminhamentos e compromissos.


Comissão do Laicato prepara reflexão sobre os frutos do Concílio Vaticano II

Na tarde desta terça-feira, 23 de outubro, a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB reuniu uma equipe de assessores para propor subsídios para que os leigos brasileiros possam celebrar o cinquentenário do Concílio Vaticano II e o Ano da Fé. Também foram levantadas propostas de atividades para o período 2013-2015. Segundo o presidente da Comissão, dom Severino Clasen, fazer memória do Concílio Vaticano II é uma forma de despertar o protagonismo dos leigos na ação evangelizadora da Igreja. "Nós queremos trazer essa discussão e mostrar como o leigo é sujeito da evangelização, como nos mostra os documentos pós conciliares", explica o bispo.Desta quarta, dia 24 de outubro, até a próxima sexta-feira, a reflexão continua, com a realização do quinto Seminário da Comissão do Laicato. Participam do evento todos os Bispos Referenciais dos Leigos e das CEBs dos Regionais da CNBB e representantes do Conselho Nacional dos Leigos, dos Movimentos e Novas Comunidades e da Ampliada das CEBs. O encontro prevê ainda a partilha das atividades e desafios no serviço dos bispos referenciais, além do estudo do documento Apostolicam Actuositatem. A assessoria deste estudo será feita pelo padre Antônio José de Almeida, da diocese de Apucarana (PR). Durante o seminário, será apresentado o projeto da Comissão para a Celebração do Concílio Vaticano II e o Ano do Laicato.

Dom Murilo apresenta segunda edição do Projeto Salvador cidade natal do Brasil

O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, participou de uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 22 de outubro, para falar da segunda edição do projeto "Salvador cidade natal do Brasil". A ocasião contou com a presença do padre Manoel Filho, coordenador da Pastoral de Comunicação.

O Projeto Salvador cidade natal do Brasil ocorre desde 2011 com o objetivo de resgatar o sentido natalino centrado no nascimento do Menino Jesus. As atividades acontecerão durante os meses de novembro e dezembro e já começarão com as inscrições para o concurso de presépios, entre os dias 1º de novembro e 10 de dezembro.

"Nós queremos a multiplicação de presépios nas casas. São Francisco de Assis percebeu, ao fazer o primeiro presépio, que a catequese também vem através dos sentidos. Queremos também que as famílias, ao se reunirem no natal, saibam o que estão celebrando", declarou o arcebispo.

Os interessados devem enviar um e-mail para contato@arquidiocesesalvador.org.br com nome completo, telefone, endereço, foto do presépio e categoria, que serão classificadas em residencial, paroquial e institucional. O resultado será divulgado em 17 de dezembro.

Neste ano, todas as ações serão realizadas no canteiro central da Avenida Paralela, próximo ao Centro Administrativo da Bahia (CAB).  No dia 3 de dezembro, será inaugurado, às 19h, o presépio da arquidiocese de Salvador, que ficará exposto de 3 de dezembro de 2012 a 6 de janeiro de 2013. A semana do Menino Deus ocorrerá de 17 a 22 de dezembro, com missas de segunda a sexta-feira, às 19h, e apresentação cultural das 20h às 21h.

Em 2011, uma série de atividades mobilizou os fiéis da arquidiocese de Salvador. Concurso de presépios, apresentações culturais e o show do padre Zezinho na Igreja Ascensão do Senhor (CAB) foram algumas das ações promovidas pelo projeto.


Terminou o 3º Congresso da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 4

Centenas de pessoas participaram do 3º Congresso da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 4. O Encontro aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no auditório da OAB e teve a participação do padre Wladimir Porreca - assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família que falou sobre o tema "A Família: O Trabalho e a Festa".

O objetivo central do congresso foi contribuir para que a família seja lugar que acolhe e gera vida em plenitude. Lugar de descanso, de chegada, de partida, de paz, de sonho e festa. Proporcionar aos congressistas, momentos de espiritualidade e troca de experiências através de palestras e painéis com diferentes temas ligados à realidade da família.

O Assessor da Comissão Episcopal para a vida e a família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Wladimir Porreca debateu o assunto: Família, o Trabalho e a Festa juntamente com o padre Wellistony Carvalho e com o promotor de justiça – Fernando Santos.

Padre Wladimir Porreca discorreu sobre as três palavras que juntas formam um trinómio que começa a partir da família. O padre explicou  o modo de viver as relações, o modo de habitar o mundo e a forma de humanizar o tempo. "A família é uma comunhão de pessoas. Nós precisamos reforçar os relacionamentos  e para isso os pais tem o dever de educar e transmitir a fé para seus filhos", disse.

O promotor de justiça, Fernando Santos, abordou o tema: Família: o Trabalho e a Festa a partir das mudanças acontecidas na sociedade atual, segundo o promotor, o papel do pai e da mãe de família estão sendo redefinidos. "Não podemos estigmatizar a questão familiar. O desafio que temos hoje é tornar tudo negociável", explicou.

Já o padre Wellistony Carvalho falou que o sentido profundo que tem a família, o trabalho e a festa. Pe. Wellistony sofreu mudanças. "O trabalho foi reduzido ao consumismo. A festa foi reduzida ao prazer. Nós perdemos a dimensão lúdica da festa que para nós é o domingo, o dia de repouso, o dia da eucaristia. Nós temos que voltar aquele sentido profundo de que família é um espaço de resgate, gratuidade e dom".

Ainda no 3º Congresso da Pastoral Familiar foram abordados os temas sobre a Família na mudança de época, ministrada pelo Vigário Geral Arquidiocesano – Pe. Tony Batista, Transmissão da fé na Família, abordado por Dom Jacinto Brito – Arcebispo de Teresina, A Pastoral Familiar no Piauí – Realidades e Perspectivas e o lema do Encontro " Se o senhor  não Construir a sua casa, em vão trabalharão os seus construtores".

Na palestra:  Família na mudança de época, padre Tony Batista explicou que todos nos vivemos uma mudança de época basta um pouco de atenção para percebermos que o nosso mundo não é o mesmo do tempo dos nossos pais. "A família é a primeira catequese. Aquilo que nós aprendemos no colo da mãe e no joelho do pai nós não esquecemos jamais".

Na palestra: Transmissão da fé na Família, Dom Jacinto Brito explicou que nós estamos numa época em que estamos em situações distintas. A fé vive num contexto próprio e que as famílias não tem uma clareza sobre a definição de fé.  "Como é que vai crescer uma relação com Deus se não há um tempo disponível para ele. Se nós não temos tempo para Deus a fé esfria".

Estiveram presentes no evento, Dom Alfredo Schaffler (do Presidente do Regional Nordeste 4, Bispo Diocesano de Parnaíba e Referencial do Setor Familiar), Dom Jacinto Furtado de Brito (Arcebispo de Teresina), Dom Juarez Sousa (Vice –Presidente do Regional Nordeste 4 e Bispo de Oeiras),  Pe. Luiz Eduardo Bastos (do Secretário Executivo do Regional Nordeste 4), Padre Tony Batista (Vigário Geral Arquidiocesano)  e Padres, Religiosos, Diáconos, Casais do ECC, Encontro matrimonial representantes da Pastoral Familiar.

3º Congresso do Regional Nordeste 4 da Pastoral Familiar

Teve início na noite desta sexta-feira, 19, no Auditório da OAB, o 3º Congresso do Regional Nordeste 4 da Pastoral Familiar.  Com o tema "A Família: O Trabalho e a Festa" e Lema "Se o Senhor não construir a sua casa em vão trabalharão os seus construtores", a abertura do encontro teve a presença do Presidente do Regional Nordeste 4, Bispo Diocesano de Parnaíba e Referencial do Setor Familiar , Dom Alfredo Schaffler, do  padre Wladimir Porreca -  assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB e do Secretário Executivo do Regional Nordeste 4, Pe. Luiz Eduardo Bastos.

Centenas de pessoas dentre eles, Bispos, Padres, Religiosos, Diáconos, Casais do ECC, Encontro matrimonial e representantes da Pastoral Familiar prestigiaram a Cerimônia de abertura do Congresso que segue até o dia 21, domingo.

A Cerimônia começou às 19hs, no Auditório Ministro Reis Veloso, no edifício da OAB, oito casais representando as oito dioceses do Piauí apresentaram suas delegações. Logo após, o casal Jailton e Norma deram boas vidas aos participantes. Depois houve um momento Liturgia com o Assessor Espiritual, Padre Jonilson.

Durante a abertura do evento, o casal Celestino e Eva falaram sobre a importância do evento. "Trabalho e Festa são essenciais para a família. Acreditamos que a Pastoral Familiar é essencial. Neste congresso vamos discutir e refletir sobre temas que desafiam a unidade familiar, discutir os mesmos assuntos abordados pelo Papa, no 7º Encontro do Papa com as famílias e também refletido na Semana Nacional da Família", disse Celestino.

O Presidente do Regional Nordeste 4, Bispo Diocesano de Parnaíba e Referencial do Setor Familiar , Dom Alfredo Schaffler esteve presente no evento e falou sobre a importância da Pastoral Familiar para Igreja Católica. "A Pastoral Familiar é a expressão que cada um de vocês tem pela família. Vamos aqui criar laços de amizades para estabelecer contatos, trocas de esperanças. Vamos voltar domingo fortalecidos para que a família seja de novo a Igreja doméstica, para que a Igreja seja sinal de esperança. A Pastoral Familiar tem essa importância não podemos falar de Igreja se não tiver família, a partir dela aprendemos a amar e ser amado", disse dom Alfredo.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, padre Wladimir Porreca falou do o significado família. "Mesmo que apague as luzes da família na sociedade, mesmo que as trevas, a violência invada nosso meio, a luz da Igreja jamais deverá se apagar, pois amamos e acreditamos na família", disse.


Congresso ecumênico reúne assistentes espirituais de hospitais

Começou nesta terça-feira, 23 de outubro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), o 13º Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar, promovido pela Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil (ACAEB), com o apoio da Arquidiocese de Campinas e Centro Universitário São Camilo. O tema do encontro é "Assistência Espiritual em Hospital hoje". A programação, que segue até a próxima sexta-feira, 25/10, prevê debates sobre bioética, novos paradigmas para a saúde; Bioética e espiritualidade na saúde; O hospital público e o serviço de capelania; O 'SUS', propostas e desafios hoje; Assistência espiritual em hospital hoje; e, Como formar uma Capelania Hospitalar.A ACAEB reúne membros de diferentes igrejas cristãs que realizam a assistência espiritual e religiosa aos doentes que estão internados. A entidade defende que tal atendimento é indispensável para um conceito de saúde integral. O evento também recebe o apoio da Pastoral da Saúde do Regional Sul I da CNBB. Representa a Arquidiocese de Campinas no congresso o padre Norberto Tortorelo Bonfim.

Arquidiocese de Curitiba promove Bate-papo com os candidatos que concorrem ao segundo turno das eleições municipais 2012

No dia 19 de outubro o Salão Nobre da Cúria Metropolitana de Curitiba recebeu os candidatos à prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC), para o segundo bate-papo promovido pela arquidiocese e articulado pelo Conselho de Leigos.

O evento teve início às 19h30 e contou com a presença do arcebispo dom Moacyr José Vitti, que acolheu aos candidatos e ao grande público presente. Segundo ele, a Igreja tem suas portas abertas para a discussão política e as eleições municipais são uma ocasião para os cristãos darem a sua contribuição na construção de uma sociedade justa e ética.

A segunda fase do Bate-papo teve uma hora de duração e deu mais espaço à participação dos eleitores, também os indecisos, num espaço de discussão com os candidatos sobre questões referentes aos temas: políticas públicas e sustentabilidade. Os candidatos responderão a 6 questões que foram formuladas pela comunidade presente e sorteadas pela mediadora e coordenadora do Conselho de Leigos, Marcia Cordoni Savi. Cada candidato teve 2 minutos de resposta. Ratinho e Gustavo expuseram suas propostas de governo e prometeram mais investimentos em opções de mobilidade urbana com o uso de tecnologias; mais investimento na saúde pública para garantir e melhorar o acesso da população aos serviços de qualidade; mais investimento na educação, com programas que incentivem a permanência do curitibano na escola; promoção da inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco por meio de planos de governo inclusivos; e, por fim, mais investimento no ser humano com políticas públicas que garantam a resolução de problemas de habitação, saúde, educação, trabalho e segurança pública. O Bate-papo finalizou às 21 horas.


Arquidiocese de Curitiba celebra o Dia Mundial das Missões com Show Missionário

A arquidiocese de Curitiba celebrou neste último domingo, dia 21, o Dia Mundial das Missões com um Show Missionário promovido pela Infância e Adolescência Missionária (IAM). A 14° edição do evento, celebrado desde 1998, foi realizado na Paróquia São José do bairro Capão Raso e reuniu centenas de crianças e adolescentes de 18 paróquias, acompanhados de pais e amigos.

Das 13h30 às 17h30 os grupos paroquiais da IAM realizaram apresentações cênicas, de dança e musicais sobre o tema "Brasil Missionário partilha a tua Fé" - também tema do livro da Novena Missionária 2012, produzido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM). O livreto foi distribuído em todo o Brasil e entregue as nossas paróquias em meados de agosto, com todo o material de apoio para a celebração do Mês Missionário.

A ideia de se fazer um Show Missionário com todas essas apresentações veio do desejo de se plantar a semente da missão em cada criança, desde a mais tenra idade, conforme explica o coordenador do Conselho Missionário Diocesano, Odaril José da Rosa.

Participaram também do evento duas missionárias estrangeiras, uma vinda da África e outra da Ásia, que aproveitaram o momento para testemunhar a experiência de missão aqui no Brasil. Durante o Show Missionário, a alegria no rosto de cada criança e adolescente era visível. A coordenadora da IAM na Arquidiocese, irmã Lourdes Hummes, ficou imensamente encantada com o esforço dos pequenos e muito feliz com o resultado do trabalho organizado pelas assessoras paroquiais da IAM.


Cerca de 3 mil jovens celebraram o Dia Nacional da Juventude 2012 em Curitiba

A 25º edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ0 na arquidiocese, que está sendo celebrado em todo o Brasil, ocorreu nas imediações do Largo da Ordem. Neste ano, o DNJ propôs uma reflexão acerca da  vida da juventude, levando o jovem a se questionar sobre "Qual vida vale a pena ser vivida?". A intenção é levá-lo a pensar em seu próprio projeto de vida, conforme explica o assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Alex Cordeiro.

Este foi o primeiro ano em que o evento foi celebrado no Largo da Ordem. De acordo com o padre, a escolha ocorreu por ser um local frequentado especialmente por jovens provenientes de diversas culturas e crenças.

A programação teve início ao meio dia e incluiu momentos de oração, atividades de esporte e lazer, apresentações culturais, shows, rodas de conversa sobre o jovem e a espiritualidade, cultura e políticas públicas, entre outras.

A Santa Missa foi celebrada às 18h pelo arcebispo dom Moacyr José Vitti. Em sua homilia frisou que a missão de cada jovem é seguir a Cristo por meio do serviço e do auxílio a tantos outros jovens que perderam o  sentido da vida. "Devemos mostrar à juventude a alegria de sermos livres por meio da graça de Nosso Senhor. Que todos os jovens possam encontrar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) o Cristo Jesus".

Durante o DNJ 2012 foram vendidas cerca de 15 camisetas da Semana Missionária, que será celebrada na Arquidiocese, e mais de 150 cruzes da JMJ. O evento encerrou-se às 21h com o show do cantor Cosme.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: