Boletim Diário da CNBB - 17/10/2012
REFLEXÃO
Continuando a reflexão de ontem, uma vez que o Evangelho de hoje é a continuidade do diálogo iniciado ontem, viver os valores do Reino e procurar o cultivo da vida interior também não nos exime das práticas comunitárias de fé e religiosidade, conforme nos diz Jesus: "Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo". A negligência da vivência exterior da fé constitui um ato grave porque a religião tende a tornar-se totalmente subjetiva indo cada vez mais ao encontro dos nossos interesses pessoais e deixando de ser a busca sincera da prática da vontade de Deus e testemunho comunitário de um Deus que é amor e condena o individualismo.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD, Bispo de Cornélio Procópio - PR
- Dom Mário Antônio da Silva, Bispo Auxiliar de Manaus - AM
Ordenação Presbiteral
- Dom Odelir José Magri, MCCJ, Bispo de Sobral - CE
- Papa nomeia novo bispo para diocese de Pinheiro (MA)
- "Toda a humanidade tem que lutar sem cessar contra a pobreza", diz Bento XVI
- Saudação ao novo bispo de Pinheiro (MA)
- Igreja celebra o Dia Mundial das Missões no próximo domingo
- Ordenação e posse do novo bispo de Marabá
- Lançado CD com o Hino da CF 2013
- Apresentado no Sínodo filme sobre o Cristianismo na Europa
- Nota de falecimento do padre Rui Melati
- Semana de Liturgia reúne 230 pessoas em São Paulo
- Conselho Missionário do Regional Sul 4 renova seu ardor missionário
Papa nomeia novo bispo para diocese de Pinheiro (MA)
"Toda a humanidade tem que lutar sem cessar contra a pobreza", diz Bento XVI
Celebra-se esta quarta-feira, 17 de outubro, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Na Audiência Geral desta quarta-feira, o papa Bento XVI saudou os que estavam presentes na Praça São Pedro, encorajando-os em seu compromisso de proteger a dignidade e os direitos dos que são condenados a sofrer a chaga da miséria, "contra a qual toda a Humanidade deve lutar sem cessar".
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), para promover a conscientização sobre o problema e para motivar os esforços de erradicação da pobreza em todas as partes do mundo.
Em 17 de outubro de 1987, em Paris, o padre Joseph Wresinski, fundador do "Movimento Agir Todos pela Dignidade do Quarto Mundo" inaugurou, na presença de 100 mil pessoas, uma placa de pedra em memória das vítimas da pobreza. Nela, estava gravada a seguinte mensagem: "Onde homens e mulheres estão condenados a viver em extrema pobreza, direitos humanos são violados. Unir-se para fazer com que sejam respeitados é um dever sagrado".
Na última década, milhões de pessoas saíram da pobreza, e obtiveram um melhor acesso à saúde e à educação. Todavia, apesar destes avanços importantes, há ainda lacunas críticas a serem preenchidas. O tema para o Dia Internacional de 2012 é "Pôr fim à violência que a extrema pobreza representa: promover a responsabilização e construir a paz".
Isabelle Perrin, diretora-geral do Movimente, em sua mensagem do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, afirmou: "É um dia para recusar o inaceitável. (...) 17 de outubro é uma data para honrar os milhões de pessoas que enfrentam o impossível, aqueles cuja coragem e cuja existência desafiam nossas certezas, nossos modos de pensar e agir".
Nessa mesma data, os salesianos da Região Interamérica estão empenhados na 10ª reunião regional de opção preferencial. Uma semana de conferências sobre o empenho da Congregação no continente americano e a opção preferencial pelos pobres. Responsabilizar quem vive na pobreza, especialmente os jovens, é um dos principais temas discutidos durante este encontro.
Saudação ao novo bispo de Pinheiro (MA)
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 17 de outubro, que o Santo Padre Papa Bento XVI, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por dom Ricardo Pedro Paglia, por motivo de idade, nomeou bispo da diocese de Pinheiro (MA) o padre Elio Rama, atual superior dos Missionários da Consolata da Província do Brasil.
Padre Elio Rama nasceu em Tucunduva (RS), de família numerosa. Em 1967, ingressou no Seminário dos Missionários Consolata, e professou seus primeiros votos em 1978. Em Roma, cursou a Teologia e se especializou em Missiologia na Universidade Urbaniana. Após ser ordenado presbítero, em 1984, foi enviado a Moçambique, onde atuou por quase 18 anos em diversas paróquias. Exerceu também seu ministério como formador e superior provincial, por dois mandatos. De volta ao Brasil, em 2002, atuou na formação e em paróquias do Paraná e de São Paulo.A presença desse missionário bispo certamente vai trazer grande alegria às comunidades da diocese de Pinheiro. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com carinho o Mons. Elio Rama, e pede a Deus que abençoe com muitos frutos seu ministério episcopal em bem dos presbíteros, religiosos e leigos dessa querida diocese.Fazemos chegar também o nosso cumprimento, cheio de gratidão, ao querido bispo emérito, dom Ricardo Pedro Paglia, desejando-lhe saúde e toda paz. Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB
Igreja celebra o Dia Mundial das Missões no próximo domingo
No próximo domingo, 21, a Igreja no Brasil e no mundo celebra o Dia Mundial das Missões. Trata-se de um grande acontecimento e uma oportunidade de fazer sentir a vocação missionária da Igreja. O documento Redemptoris Missio, Encíclica do papa João Paulo II sobre a validade permanente do mandato missionário, exorta, "todas as Igrejas e os pastores, os sacerdotes, os religiosos e os fiéis, a se abrirem à universalidade da Igreja, evitando toda a forma de particularismo, exclusivismo, ou qualquer sentimento de autossuficiência (RM 85)".
Em outras palavras, o documento faz um apelo a toda a Igreja: de se abrir para Missão além-fronteiras, conforme o mandato do próprio Jesus Cristo. A Igreja "foi enviada para manifestar e comunicar a caridade de Deus a todos os homens e povos (Jo 10, 10)", mandato que o Redemptoris Missio também frisa. "Esta Missão é única, sendo a mesma a sua origem e fim; mas, na sua dinâmica de realização, há diversas funções e atividades. Antes de tudo está a ação missionária denominada 'missão ad gentes'".
O Dia Mundial das Missões tem o objetivo de celebrar a unidade da Igreja através da partilha e da fraternidade. Os filhos de Deus, nesse dia, devem festejar a universalidade da Missão em colaboração intensa e espiritual de generosa ajuda. O ato do papa Pio XI na solenidade de Pentecostes de 1922 sintetiza o que deveria ser o Dia Mundial das Missões dali em diante. O pontífice interrompeu sua homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solidéu, fazendo-o passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as Missões.
O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927 e, em 19 de outubro de 1985, o papa João Paulo II lembrou a origem do Dia, falando aos fiéis da Igreja de Sassari, durante sua viagem pastoral à Sardenha. "Nunca venha a faltar o espírito missionário que animou as testemunhas de Cristo nesta cidade. Todo mundo sabe que o Dia Mundial das Missões foi sugerido em uma reunião do Círculo Missionário do seminário provincial de Sassari em 1926, então governado pelos padres vicentinos, entre os quais se destacava pelo zelo apostólico o padre Giovanni Battista Manzella".
No Brasil, o Dia Mundial das Missões foi celebrado pela primeira vez já no começo da década de 1930, pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, implantada por dom Bento Aloisi Masella, então Núncio Apostólico. O próprio dom Bento presidiu a Obra até o dia 10 de Agosto de 1934, data em que passou o cargo de Presidente Nacional da Obra ao padre Dictino de La Parte, da Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria, que vinha desempenhando, com muita proficiência e resultado, o cargo de Diretor Regional da 4ª Região.
Já naquele tempo a Direção Nacional da Obra fornecia subsídios (santinhos, folhetos) e sugeria 'palavras de ordem' para a animação da Campanha Missionária. Em 1934 a Palavra de ordem foi: "Todos os católicos por todos os infiéis!".
Campanha Missionária 2012
Neste ano, a Campanha Missionária aborda o tema "Brasil missionário, partilha a tua fé", em sintonia com o 3º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho, e com o 4º Congresso Americano Missionário e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM4/Comla9). No Dia Mundial das Missões, acontece a Coleta Nacional feita em todas as comunidades e instituições católicas. Este ano será feita no sábado e domingo, dias 20 e 21 de outubro. O valor arrecadado deve ser integralmente enviado ao Fundo Universal de Solidariedade, através das Pontifícias Obras Missionárias. Essa contribuição econômica é destinada a projetos missionários em todo o mundo, por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.
Outras informações acesse o site das Pontifícias Obras Missionárias, no endereço: www.pom.org.br.
Ordenação e posse do novo bispo de Marabá
No último dia 10 de outubro, o papa Bento XVI nomeou o monsenhor Vital Corbellini bispo de Marabá (PA). O monsenhor será ordenado no próximo dia 30 de novembro, no santuário diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS).
A posse do novo bispo está marcada para o dia 21 de dezembro, às 19h, na catedral diocesana de Marabá.
Lançado CD com o Hino da CF 2013
Já está disponível nas livrarias católicas do Brasil o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade de 2013 e os cantos para a quaresma do ano C. Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), o CD traz o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a cada ano.
A Campanha da Fraternidade 2013, que tem por tema "Fraternidade e Juventude", e lema "Eis-me aqui, envia-me!" (Cf, Is 6,8) , teve seu hino escolhido a partir de concurso aberto para todos que desejassem participar. A canção foi composta para servir durante encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão. O CD contém outras faixas inéditas para as celebrações da quaresma do ano C, além de músicas para o trabalho de evangelização com a juventude.
O assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bipos do Brasil (CNBB), padre José Carlos Sala afirma que, de acordo com suas potencialidades, "as equipes de canto e música escolherão o melhor meio para apropriar-se desse rico repertório quaresmal que aparece no CD e no Hinário Litúrgico da CNBB e ajudar os fiéis na assimilação dos cantos próprios deste tempo".
"Que o hino da Campanha da Fraternidade e os cantos próprios para o trabalho de evangelização com os jovens ajudem no processo de reflexão da realidade da juventude no Brasil e sejam sinal de alegria e comunhão eclesial", disse o assessor.
Apresentado no Sínodo filme sobre o Cristianismo na Europa
Na segunda-feira à noite, 15, após a última sessão do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, foi apresentado a vários padres Sinodais o filme "Sinos da Europa", sobre o tema das relações entre Cristianismo, a cultura europeia e o futuro do continente.
O filme apresenta trechos de uma série de entrevistas originais e excepcionais com grandes personalidades religiosas como o Papa Bento XVI, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, o Patriarca de Moscou, Cirilo, o Arcebispo anglicano de Cantuária, Dr. Rowan Williams.
A ideia unificadora do filme é dada pelo som dos sinos de diferentes lugares do continente e da fusão de um sino na antiga fundição de Agnone. A trilha sonora é feita com músicas do compositor estoniano Arvo Pärt. Também ele foi entrevistado, e explicou como se inspirou para produzir os sons metálicos dos sinos.
Realizado pelo Centro Televisivo do Vaticano, e baseado em uma idéia de Padre Germanos Marani, com o apoio de diversas instituições, incluindo a Fundação Gregoriana, o filme está agora à disposição de RAI Cinema, que detém os direitos para a sua difusão.
Um arquivo com os textos completos de entrevistas realizadas durante o filme, em italiano e inglês, foi distribuído a todos os participantes do Sínodo.
Destaca-se em primeiro lugar a entrevista feita com o Santo Padre Bento XVI, que explicou as razões da sua esperança? "A primeira razão da esperança disse - reside no fato de que o desejo de Deus, a busca de Deus é profundamente escrita em cada alma humana e não pode desaparecer. A segunda razão da minha esperança continuou Bento XVI - está no fato de que o Evangelho de Jesus Cristo, a fé em Cristo é simplesmente verdadeira."
Nota de falecimento do padre Rui Melati
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e os liturgistas do Brasil, com pesar, mas confiantes na bondade e misericórdia divina, anunciam a páscoa do padre Rui Melati Alexandrino da Silva, falecido ontem, dia 16 de outubro, às 22:35h, no Hospital Santa Paula, em São Paulo.
Padre Rui nasceu em São Vicente (SP), no dia 13 de agosto de 1952, com 29 anos de presbiterato e 60 anos de idade. Foi membro da Companhia de Jesus por muitos anos. Atualmente, servia na arquidiocese de São Paulo, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, na capital do estado.
Seu senso pastoral o levou a uma ação evangélica como verdadeiro pastor do seu rebanho, numa atenção constante a todos os que o procuravam. Possuía uma atenção muito especial ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso, na promoção da unidade das Igrejas cristãs.
Liturgista, estudou na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, revelando profundo conhecimento da liturgia das Igrejas orientais.
Por muitos anos, padre Rui foi um exímio colaborador na elaboração e revisão do Diretório Litúrgico da CNBB para o Brasil.
Confiamos à bondade do Senhor a vida desse nosso irmão, que após longo sofrimento, fez sua páscoa definitiva. Junto com todas as pessoas que foram solidárias em sua difícil passagem, cantamos cheios de esperança: "Bem aventurado entre os mortos quem adormeceu no Senhor. Repousar de suas fadigas, vai, quem por Deus viveu no labor".
Dom Edmar PeronBispo Auxiliar de São Paulo (SP)Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia
Semana de Liturgia reúne 230 pessoas em São Paulo
Promovida pelo Centro de Liturgia "Dom Clemente Isnard", em parceria com o Centro Unisal Pio XI e a Rede Celebra de Animação Litúrgica, a 26ª Semana de Liturgia, acontece em São Paulo (SP) com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia.
Representando a Comissão da CNBB e participando de toda a Semana está dom Edmar Peron, bispo auxiliar de São Paulo e membro da Comissão.
A Semana é um grande mutirão de debates e práticas litúrgicas. Este ano a discussão gira em torno da "Participação do Povo de Deus como sujeito da liturgia na perspectiva dos pobres à luz da Sacrosanctum Concilium", em comemoração aos 50 anos desta Constituição Conciliar sobre a Sagrada Liturgia.
O evento acontece no Centro de Pastoral Santa Fé, e estão presentes 230 pessoas, de vários lugares do Brasil, como Maranhão e Roraima.
"O objetivo da Semana é, sob a inspiração da Sacrosanctum Concilium, capacitar-nos para ajudar nossas comunidades a serem sujeitos da liturgia, na qual celebram na páscoa de Cristo, a páscoa do povo, para tornar sempre mais presente o Reino de Deus no meio de nós", disse o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, padre Hernaldo Pinto Farias, que participa do encontro.
A Semana integra teoria e prática no campo litúrgico, assumindo uma metodologia participativa, com o uso da técnica do "Laboratório Litúrgico".
Conselho Missionário do Regional Sul 4 renova seu ardor missionário
Teve início, na manhã de terça-feira, 16 de outubro, no Seminário Mãe de Jesus, em Blumenau (SC), a reunião do Conselho Missionário do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina). Aproximadamente 26 pessoas, representantes das dioceses catarinenses, estão reunidos ali, com a presença do bispo referencial, dom José Negri, na oração, estudo, revisão, planejamento e convivência fraterna, animando a dimensão missionária na Igreja em Santa Catarina.
A missão no Concilio Vaticano II foi o tema de estudo naquela manhã, que contou ainda com reflexões sobre a coordenação do Conselho Missionário Regional (COMIRE), o calendário de 2013 (com destaque para o CAM4/COMLA9), partilha dos cronogramas das dioceses para 2013, a recuperação e/ou fortalecimento do projeto Igrejas-Irmãs e outros projetos missionários (Cf. Carta da Comissão Especial para a Missão Continental), avaliação da caminhada de 2012 e outros assuntos.
No dia de hoje, 17 de outubro, será dedicada à finalização da agenda do COMIRE-SC para 2013, escolha de um substituto para a coordenação regional e avisos importantes sobre: o encontro Nacional da Missão Continental, de 19 a 23 de novembro, em Brasília; a Assembleia do COMINA, de 1º a 03 de março de 2013, da qual participarão todos os representantes de COMIRE, em Brasília; ano da Infância e Adolescência Missionária, de maio de 2013 a maio de 2014.
O término do encontro está previsto para o meio dia deste dia 17 e terá uma celebração de envio dos membros do COMIRE, que retornam para as suas dioceses certamente com ardor missionário renovado.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário