sexta-feira, 13 de julho de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 13/07/2012

REFLEXÃO

Todo aquele que quer ser discípulo de Jesus deve estar pronto para enfrentar os problemas decorrentes do discipulado. Ser discípulo de Jesus significa não aceitar os contravalores que estão presentes no mundo e que não permitem que haja vida e vida em abundância, mas denunciar esses contravalores como causa de sofrimento e, ao mesmo tempo, anunciar os valores do Evangelho. Ser discípulos de Jesus significa ser profeta da Nova Aliança e arcar com todas as conseqüências do agir profético, ou seja, a perseguição, o sofrimento e até mesmo a morte. A história da Igreja está repleta de mártires, profetas da Nova Aliança que, por acreditarem nos valores do Evangelho, foram perseguidos e derramaram seu sangue como o Cristo.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Liro Vendelino Meurer, Bispo Auxiliar de Passo Fundo - RS

Ordenação Presbiteral

  • Dom Gentil Delazari, Bispo de Sinop - MT
  • Dom Paulo Antônio De Conto, Bispo de Montenegro - RS
NOTÍCIAS

Pastoral nipo-brasileira celebra seu 50º congresso nacional

Ocorre, de 12 a 15 deste mês de julho, o 50º Congresso dos missionários e missionárias da Pastoral Nipo-Brasileira – PANIB, no Brasil. A PANIB é uma associação cívico-religiosa, sem fins lucrativos, fundada em l967, em Londrina-PR, durante uma assembleia nacional e hoje tem sua sede em São Paulo, no bairro Aclimação. O evento está sendo realizado no Centro Pastoral Santa Fé, na capital paulista.

A pastoral nipo-brasileira Integra o Setor Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, congregamdo todos os missionários/as católicos (padres, religiosas e leigos/as) que se dedicam, direta ou indiretamente, à evangelização e catequese junto aos japoneses e seus descendentes ou outros, radicados no Brasil. Anunciar-lhes a Boa Nova, levando-os à comunhão eclesial e à solidariedade humana, é seu grande objetivo.

Para alcançar este objetivo a Panib procura: estimular os missionários/as a integrarem-se no plano pastoral das respectivas dioceses e paróquias; fornecer oportunidades para aprofundarem o conhecimento sócio-político-econômico-cultural e religioso do Brasil; favorecer a vivência espiritual, através de retiros, encontros, reuniões, romarias e outros eventos; e animar a convivência fraterna.

"Como missionários (as) da Pastoral Nipo-Brasileira, seguindo os passos do nosso venerável fundador Mons. Domingos Chohati Nakamura, chegamos ao histórico marco do Congresso Jubilar Nacional da PANIB, evento no qual os missionários se encontram a cada ano para celebrar a alegria da caminhada com o povo, partilhar as muitas e ricas experiências, lutas e vitórias, para matar a saudades e reabastecer-se da força de Jesus no encontro com os irmãos e irmãs", escreve Pe. Antonio Isao Yamamoto, presidente da Associação.

Os principais temas de reflexão durante o Congresso são Comunidade e Juventude, tendo como base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Estes temas são aprofundados são aprofundados com a reflexão de Dom Júlio Endi Akamine.

O encerramento do Congresso, no domingo, dia 15, ocorrerá com uma Celebração Eucarística de ação de graças pelos 50 anos de caminhada.

A Equipe do Setor Mobilidade Humana da CNBB, parabeniza a Pastoral Nipo-Brasileira em seu 50º Congresso. Receba nossas orações e votos de muitas alegrias em seu apostolado. Que o Espírito de Deus acompanhe e continue abençoando a todos os missionários e missionárias que atuam na PANIB, e que a Mãe Aparecida interceda junto a seu Filho, Jesus, pela grande família japonesa em nosso meio.

 


Começa Seminário Nacional de Juventude e Bioética

Tem início nesta sexta-feira, 13 de julho, as 15 horas, em Brasília o Seminário Nacional de Juventude e Bioética promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB. Participam do evento, dom Eduardo Pinheiro e dom João Carlos Petrini, respectivamente presidentes das comissões e dom Fernando Chomali,  membro da Pontifícia Academia para a Vida e arcebispo de Concepcion, no Chile.

Confira a programação do encontro:

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO NACIONAL DE JUVENTUDE E BIOÉTICA

 

SEXTA-FEIRA 13/07/2012

15h00 - Missa - Pe Sávio

16h30 - Missa - Pe Rafael

16h00 - Credenciamento

18h00 - Jantar

19h30 - Abertura Oficial (composição da Mesa –

Dom Petrini, Dom Eduardo, Dom Chomali, Dom

Antonio Augusto, Padre Sávio, Dra Lenise)

20h00 - 1ª Palestra – O sentido do humano na

contemporaneidade (Dom Chomali)

21h00 - Intervalo

21h15 - Perguntas, moderador Dom Antônio

Augusto

22h00 - Apresentação Teatral "O Canto das Irias" –

Comunidade Shalom

22h40 - Encerramento

 

SÁBADO 14/07/2012

08h15 - Animação

08h25 - Introdução à mesa.

08h30 - 2ª palestra - Transmissão da vida e

manipulação genética – F. Moser, Drª. Cláudia e

Dr. Paulo de Tarso Ribeiro, Moderador Márcio

Rojas.

10h00 - Intervalo

10h30 - Perguntas, moderador Márcio Rojas

11h00 - Partilha de experiência – Promotores da

Vida I

11h25 - Intervalo

11h30 - Missa Dom Antônio Augusto

12h30 - Almoço

14h00 - Partilha em grupo por regiões

14h50 - Introdução à mesa.

15h00 - 3ª palestra - Abraçar a Vida e as situações

de sofrimento - Dra. Lenise e Dom Petrini,

moderador Pedro Spinetti

16h00 - Intervalo

16h30 - Perguntas, moderador Pedro Spinetti

17h00 - Partilha de experiência – Promotores da

Vida II

17h30 - Fechamento do dia – Pe Sávio

18h00 - Jantar

19h30 - Atividade cultural– Filme BELLA

 

DOMINGO 15/07/2012

08h15 - Animação

08h30 - Palestra "Pistas de ação" - Pe Rafael

09h00 - Perguntas e Respostas: Dom Chomali, Dom

Antonio Augusto, Dra Lenise Dom Petrini, Pe

Rafael moderador

10h00 - Intervalo

10h30 - Comissões episcopais Juventude – Dom

Eduardo, Vida e Família – Dom Petrini / Pe Rafael

e JMJ – Pe Sávio.

11h30 - Avaliação Final – Dra Milena e Dr Cássio –

CBAm

12h00 - Missa final – Dom Eduardo Pinheiro da

Silva

13h15 - Almoço e despedida.

* programação sujeita a alteração sem aviso prévio


Enviado da Santa Sé fala sobre 3. Congresso Missionário Nacional

O secretário geral da Pontifícia União Missionária, padre Vito Del Prete, participa do 3º Congresso Missionário Nacional que acontece em Palmas (TO) neste fim de semana, desde ontem, 12 de julho, até domingo, dia 15. Acompanhe tudo o que acontece no Congresso clicando no banner que está à direita no site da CNBB.

"Irei deixar a mensagem do prefeito e falarei alguns minutos sobre a missão ad gentes", antecipou. Ele destacou também suas expectativas para o Congresso. "Espero que esse Congresso Missionário dê forte ênfase à Missão Continental, porém, creio que deve-se colocar em relevo a Missão Ad Gentes, fora da América Latina. É importante que as Pontifícias Obras Missionárias se empenhem nesse desejo juntamente com a Comissão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), senão, jamais a Missão Continental irá acontecer", exortou.

Sobre o tema do 3º Congresso Missionário Nacional, "Discipulado missionário: do Brasil para um Mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II", padre Vito aponta que trata-se de um tema atual, um "belo tema", que abrange bem os problemas enfrentados não só pela evangelização na América Latina, mas também na América do Norte e Europa, que são: secularização, indiferença religiosa, oferta de muitas igrejas evangélicas, como também do budismo, hinduísmo, islamismo, a relativização da religião e do cristianismo. "É necessária uma nova evangelização, não somente para os cristãos, mas também para os não-cristãos", ressaltou.

O secretário também lembrou a figura do beato papa João Paulo II que, em seu pontificado, reafirmou a importância da Igreja na América Latina para o mundo. "Movemos a América Latina e conquistaremos o mundo". Após afirmar as proféticas palavras do então pontífice, padre Vito destacou os frutos que a Igreja Católica na América Latina e no mundo espera da Igreja no Brasil.

"Maior abertura da dimensão missionária para o exterior, mais vocações missionárias e, precisamos de um salto de qualidade porque senão só falamos e não acontece nada. Precisamos sair das palavras". No entanto, advertiu que a "responsabilidade de trabalhar a dimensão missionária ad gentes é da CNBB e das dioceses", e que cabe às Pontifícias Obras Missionárias, que é apenas um organismo do Vaticano, o papel de apoiar as iniciativas.

União Missionária

Uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias, a União Missionária, tem o propósito de despertar o zelo apostólico entre os seus membros e, através deles, em todo o povo cristão, incrementando as vocações missionárias e uma melhor distribuição do Clero, valorizando a cooperação entre as Igrejas. Segundo del Prete, esta Obra nasceu também com foco na missão além-fronteiras. "A União Missionária nasceu para que cresça a missão ad gentes no mundo através dos pastores, padres, bispos e leigos", isso porque, "se não formarmos pastores, leigos e religiosos, o povo jamais será missionário", frisou.

Além de secretário geral da Pontifícia União Missionária, padre Vito Del Prete é o editor da Revista Omnis Terra (Toda a Terra) publicação que tem 17 anos e fala sobre missões em cinco idiomas (italiano, inglês, francês, espanhol e português). Aborda temas relacionados à formação, evangelização, à Igreja que sofre em diversos países, metodologia de evangelização, teologia e prática missionária. Del Prete é ainda diretor do Centro Nacional de Animação Missionária da Itália, que também pertencente à União Missionária; desenvolve trabalhos de formação para bispos, formadores de seminário, padres, religiosos, leigos, com o objetivo de formar a personalidade apostólica.


Arquidiocese de Fortaleza lança 5ª. Semana Social Brasileira

Começa nesta sexta-feira, 13 de julho, o seminário de lançamento da 5ª. Semana Social Brasileira (SSB) na Arquidiocese de Fortaleza. O evento é realizado pela CNBB em parceria com os movimentos sociais do Brasil, e debate o tema da SSB "Estado para que e para quem". A democratização do estado é um dos elementos de debate que aglutinará os eixos: Saúde Pública, Educação Pública, Sustentabilidade; Megaprojetos e Convivência com o Semiárido.  O evento contará com a presença do assessor nacional da 5ª. SSB, Cesar Sanson.A realização da 5ª SSB atende a proposta contida nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que se refere às consequências sociais, no sentido de trabalhar para a vida plena do povo. O Seminário em Fortaleza marca a abertura dos trabalhos da 5ª. SSB, num processo que deve culminar com a realização do evento nacional, em maio do ano que vem. Com informações de Jocasta Pimentel (FM Dom Bosco - Fortaleza/CE)

Tudo pronto para o 3º Encontro Nacional da Pascom

Com o tema "Identidade e Missão", a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB promove entre os dias 19 e 22 de julho o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM). O evento será realizado nas dependências do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). "A todos os que se inscreveram, sejam bem vindos para este momento especial em que vamos desenvolver uma intensa programação, que quer e deseja criar a cultura da comunicação na Igreja no Brasil", declara a Irmã Élide Fogolari, assessora da Comissão e uma das organizadoras do evento. Recordando o beato João Paulo II, Élide lembra a necessidade de levar a mensagem do Evangelho nesta nova cultura gerada pelos Meios de Comunicação Social. "Eles constituem parte central do grande 'areópago' no qual se partilham ideias e se formam os valores e comportamentos". A Comissão Organizadora recebeu um grande número de inscrições, e lembra que àqueles que não a fizeram antecipadamente, poderão fazê-la antes do início do evento em Aparecida, efetuando o pagamento da taxa no valor de 30 reais. Neste caso, no entanto, a hospedagem fica por conta de cada participante.Confira a programação:Dia 19 de julho - Quinta feira16h Credenciamento19h - Cerimônia de aberturaLançamento do Hino e da Logo da Pascom20h - Conferencia de aberturaComunicação e informação: Igreja e sociedadeCarlos Alberto DI Franco – Prof. Jornalista e diretor Internacional de Ciências Sociais da Universidade de NavarraDia 20 de julho - Sexta feira07h30 - Celebração EucarísticaDom Dimas Lara Barbosa, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB8h45 - Mesa Redonda – PASCOM: Identidade e Missão10h30 - Intervalo11h - Plenária12h - AlmoçoDas 14h às 18h - Seminário por interesse 20h - Programação Cultural (TV Aparecida)Dia 21 de julho - Sábado07h30 - Leitura Orante da Bíblia na ótica da comunicação08h30 - Mesa Redonda - PASCOM e a pessoa digital: Possibilidades e contradições10h30 - Plenária12h - AlmoçoDas 14h às 18h - Seminário por interesse20h - Noite JulhinaDia 22 de julho - Domingo08h - Celebração Eucarística no Santuário de AparecidaPreside – Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Presidente da CNBB09h30 - 5 grupos por Regiões.10h30 Plenário11h30 - Solenidade de encerramento com envio dos discípulos missionários da comunicação

Pastoral dos Nômades publica carta em que exige direitos dos ciganos

De 10 a 13 de julho a cidade de Olinda (PE) recebeu os agentes de pastoral, ciganos e não ciganos, vindos de diversos estados brasileiros, para a Assembleia da Pastoral dos Nômades. O objetivo do encontro foi a partilha das experiências, oração e planejamento de atividades. De acordo com o diretor executivo da Pastoral, padre Wallace do Carmo Zenon, foi firmada uma parceria com a Comunidade Obra de Maria para um trabalho de evangelização juntos aos circenses e ciganos, a partir do estado de Pernambuco."Este momento da Assembleia é muito rico para nossa caminhada de agentes da Pastoral, que nos anima e nos dá força para continuarmos nossa missão de ser presença de Igreja junto ao povo cigano, circense e parquistas", afirma padre Wallace. Também esteve presente no evento o bispo referencial da Pastoral dos Nômades, dom José Edson Santana Oliveira. É ele quem assina a chamada "Carta de Olinda", fruto do encontro, e que reproduzimos na íntegra a seguir: CARTA DE OLINDA – PE Por ocasião da 25ª Assembleia Nacional da Pastoral dos nômades, Pastoral ligada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada em Olinda, PE, seus membros, ciganos e não-ciganos, reunidos decidiram encaminhar a Carta de Olinda aos diversos setores da sociedade brasileira no intuito de dar visibilidade à Pastoral e à causa dos ciganos.Entendemos que é dever do Estado Brasileiro cuidar do bem estar de todos os cidadãos, sem distinção de cor, sexo, credo ou etnia, o que inclui os ciganos, que aqui chegaram desde o início da colonização portuguesa.É fato que os ciganos são excluídos da sociedade como um todo e, assim sendo, não tiveram oportunidade de se desenvolver como grupo humano, como etnia, menos ainda como seres portadores de direitos individuais. Como sanção pelo simples fato de terem nascido ciganos, lhes foram cerceados direitos básicos universais como o acesso à educação, saúde, cultura, moradia, segurança e até mesmo direito de ir e vir.Devido à omissão das autoridades competentes, a Pastoral dos Nômades, entidade da Igreja Católica, vem em socorro deste Povo mostrando à sociedade os valores, costumes e tradições da família cigana, valores estes que na sociedade não-cigana, declinam a passos largos.A Pastoral dos Nômades espera que os gestores públicos, levando-se em consideração os costumes e tradições ciganas, cumpram suas funções no que rege a:1.    Direito à Moradia;2.    Direito à Educação;3.    Direito à Saúde;4.    Direito à Segurança;5.    Reconhecimento de sua cidadania.Por fim, nunca é demais lembrar que os ciganos estão resguardados no que rege o Artigo 5º da carta Magna deste país, o que torna o direito destes um dever do Estado.Como Pastoral da Igreja Católica, assumimos o compromisso de continuarmos sendo os primeiros a levar adiante a bandeira da defesa incansável do povo cigano, defendendo sua unidade familiar, seus valores e sua cultura como um todo. Convidamos aos homens e mulheres de boa vontade a caminhar conosco nesta estrada cigana! Que o Beato Zeferino, Mártir Cigano, nos inspire, anime e interceda por esta nossa jornada. Olinda (PE), 13 de julho de 2012. DOM JOSÉ EDSON SANTANA OLIVEIRABispo referencial da Pastoral dos Nômades do Brasil

10 anos de ordenação episcopal de dom Jacinto

Dom Jacinto Bergmann, presidente da Comisssão Episcopal Pastoral Bíblico-catequética da CNBB celebra o d~ecimo ano do seu episcopado. A Arquidiocese de Pelotas (RS) está em clima de festa e se prepara para  essa celebração. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 14 de julho, na Catedral São Francisco de Paula, pelas mãos de Dom Jayme Henrique Chemello.

Para comemorar essa data, a arquidiocese está preparando uma celebração eucarística de Ação de Graças para esta sexta-feira, 13 de julho, a partir das 18h30min. Após a cerimônia haverá um momento de confraternização na frente da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula (havendo tempo bom) ou nas dependências da catedral (havendo tempo ruim). Por ocasião da data, dom Jacinto declarou que ao longo desses dez anos de trabalho episcopal procurou viver o lema que assumiu ao ser ordenado bispo: "In Nomine Trinitatis" ("Em nome da Trindade"). Para o arcebispo, cada dia dessa experiência foi possível perceber que a missão episcopal praticamente se resume na construção da unidade à luz da Trindade. "Por isso, a convicção que possuo hoje é total: fazer juntos é divino! Louvo a Deus pelos 10 Anos de Ordenação Episcopal. Agradeço a todos que me ajudaram a viver o In Nomine Trinitatis. Renovo novamente o meu Eis-me aqui, Senhor!".

(lema presbiteral) para ser um simples operário da vinha do Senhor". Episcopado Foi ordenado bispo na Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas, por Dom Jayme Henrique Chemello, no dia 14 de julho de 2002. No dia 15 de junho de 2004, o Papa João Paulo II, nomeia, Dom Jacinto como bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina. De 2002 a 2004 foi o bispo responsável pelas Comunicações Sociais do regional Sul 3 da CNBB. Desde 2004 foi o coordenador da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética e Missionária do regional Sul-4 da CNBB. Em âmbito nacional, de 2007 até 2011 foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Dom Jacinto Bergmann, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, para bispo da Diocese de Pelotas no dia 1º de julho de 2009, sucedendo a Dom Jayme Henrique Chemello, ex-presidente da CNBB. Tomou posse da diocese no dia 27 de setembro de 2009. No dia 13 de abril de 2011 o Papa Bento XVI o elevou a dignidade de arcebispo, data da criação da Província Eclesiástica de Pelotas. No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, período a concluir-se em 2015. Dom Jacinto Bergmann, sexto filho de Antônio e Regina Bergmann, nasceu em Alto Feliz, Rio Grande do Sul, no dia 29 de outubro de 1951. Após seus estudos primários em sua terra natal, de 1957 a 1963, ingressou no Seminário Menor São José, da Arquidiocese de Porto Alegre, em Gravataí. Foi ordenado sacerdote no dia 30 de outubro de 1976, na capela Bom Jesus do Carmelo de São Leopoldo.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: