quinta-feira, 12 de julho de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 12/07/2012

REFLEXÃO

A vida de quem é discípulo de Jesus consiste em fazer as obras do reino de Deus para manifestar a sua presença no meio dos homens. É deixar de lado as suas próprias obras para que, como enviado por Jesus, realize as obras de Deus. Para que isso seja possível, o discípulo de Jesus não deve colocar a sua confiança nos bens materiais, mas em Deus, que tudo proverá para que a sua obra seja coroada de êxito. Com essa confiança em Deus, o discípulo de Jesus deve procurar estar atento a tudo o que acontece ao seu redor, para que não perca nenhuma chance de fazer o bem aos que necessitam dele e possa ser, também, um promotor da paz.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom José González Alonso, Bispo de Cajazeiras - PB
  • Dom Erwin Kräutler, CPPS, Bispo Prelado de Xingu - PA

Ordenação Presbiteral

  • Dom Célio de Oliveira Goulart, OFM, Bispo de São João del Rei - MG
  • Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito de Blumenau - SC
  • Dom Friedrich Heimler, SDB, Bispo de Cruz Alta - RS
  • Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, Bispo de Óbidos - PA

Ordenação Episcopal

  • Dom Serafim Faustino Spreafico, OFMCap, Bispo Emérito de Grajaú - MA
NOTÍCIAS

O adeus ao Cardeal Eugênio de Araújo Sales

Cardeais, bispos, religiosos, autoridades políticas, civis e militares deram, nesta quarta-feira, adeus ao Cardeal dom Eugênio de Araújo Sales. A Missa de exéquias foi realizada na Catedral Metropolitana. A celebração foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni d'Aniello, e também pelos Cardeais: dom Raymundo Damasceno Assis, dom Odilo Pedro Scherer, dom Cláudio Hummes, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Eusébio Scheid e dom José Freire Falcão, além de dezenas de bispos e sacerdotes, muitos dos quais ordenados por dom Eugênio. Também estavam presentes os familiares do cardeal.

Na homilia, dom Orani destacou aquilo que foi verdadeiramente a coroa de glória de dom Eugênio como batizado, como sacerdote e como bispo: sua conformidade com Nosso Senhor Jesus Cristo."É este o ideal que todos nós, leigos ou clérigos, em qualquer função que sejamos chamados a desempenhar, devemos ter continuamente diante dos olhos e que somos chamados a buscar sem cessar. (...) Foi esse o segredo de todas as suas atividades sociais, culturais, religiosas e de sua incansável fidelidade à Igreja e à sua doutrina."

Ao final da celebração, o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, expressou seu pesar pelo falecimento de dom Eugenio Sales."Ele desempenhou um papel relevante na vida da Igreja no Brasil e no mundo. Numa palavra, Dom Eugênio realizou plenamente o seu lema episcopal, inspirado no texto da Segunda Carta de Paulo aos Coríntios: 'Gastarei e desgastarei toda a minha vida por vós' (II Cor 12,15)."

Sob aplausos, após a Missa, o corpo de dom Eugenio de Araújo Sales foi conduzido à cripta da própria Catedral, onde foi sepultado. Cardeais, bispos e familiares de dom Eugênio permaneceram diante do túmulo e, com grande emoção, entoaram o cântico Salve Rainha. Após o sepultamento, o espaço permaneceu aberto ao público, para orações.


Bispos brasileiros recordam Dom Eugênio

Vários Bispos de todo o Brasil manifestaram pesar pela morte do Cardeal Eugênio de Araújo Sales.O Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP), anunciou que participa nesta quarta-feira do velório e sepultamento do Cardeal Eugênio. O velório foi realizado nesta quarta-feira, 12 de julho, na Catedral do Rio de Janeiro, com missa de corpo presente às 15h, e em seguida, o sepultamento.

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, recorda dom Eugênio como "um Pastor que amou profundamente a Cristo e sua Igreja e, por ela, se dedicou inteiramente. Seu testemunho de homem da Igreja também marcou profundamente a Igreja no Brasil".

O arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, pede a todos os fiéis que elevem preces a Deus pelo seu descanso eterno, afirmando que o arcebispado rende seu tributo de gratidão àquele "que aqui trabalhou e que tanto amou esta terra e esta gente".

O arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, ressalta o legado inesgotável de dom Eugênio, "servidor da Justiça, comprometido com a promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, especialmente, dos mais necessitados e excluídos".

A presidente Dilma Rousseff emitiu, nesta terça-feira, 10 de julho, uma nota de pesar pelo falecimento de Dom Eugênio. Ela afirma que o Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro "deixa seu nome inscrito na história da Igreja Católica pelo relevante papel que desempenhou em toda a sua vida".

Leia a nota:

"O cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, deixa seu nome inscrito na história da Igreja Católica pelo relevante papel que desempenhou em toda a sua vida. Em sua trajetória, a preocupação social sempre esteve associada ao trabalho eclesiástico, como bem sintetizam as Campanhas da Fraternidade, uma de suas iniciativas, que marcam a ação da igreja em todo o Brasil. Neste momento de pesar, levo minha solidariedade ao povo do Rio de Janeiro e a todos os admiradores, familiares e amigos de D. Eugenio."


JMJ Rio 2013: abertas inscrições para a Feira Vocacional

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para que congregações, movimentos e comunidades religiosas possam ter um espaço na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A Feira, que será montada ao lado de um dos mais conhecidos pontos turísticos cariocas - o Pão de Açúcar – vai abrigar 80 estandes individuais e 20 balcões para exposição conjunta. Os organizadores explicam que a escolha dos inscritos obedecerá alguns critérios, como  presença ativa no Brasil e em outros países e classificação da instituição dentro do Código de Direito Canônico. Os movimentos que não possuem reconhecimento pontifício ou diocesano também poderão se inscrever, mas só serão selecionados após a escolha das entidades canonicamente regularizadas.Além dos estandes da Feira Vocacional, os arredores da praça General Tibúrcio, na Urca, abrigará também uma praça de alimentação, um palco e quatro tendas para celebrações de missas. "Essas tendas poderão ser usadas pelos padres que não tiverem tido a oportunidade de celebrar a eucaristia com seus grupos", informou padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral. Ele também explicou que os palcos serão destinados a shows católicos e pregações.Ao centro da praça, o projeto da Feira Vocacional prevê uma tenda para adoração ao Santíssimo. Além disso, 20 confessionários estarão à disposição dos sacerdotes. A Feira Vocacional é uma iniciativa que, segundo padre Arnaldo, tem como objetivo "proporcionar ao jovem um encontro com o Senhor, talvez em uma vocação mais específica". Para padre Leonardo Lopes, que é o responsável direto pela organização da Feira, esse "é um momento muito importante, porque é uma oportunidade especial para os jovens se perguntarem o que Deus espera da vida de cada um deles".As congregações, movimentos e comunidades religiosas que se interessarem em expor o seu carisma aos futuros visitantes, seja em um dos estandes, seja nos balcões de exposição conjunta, podem se inscrever através do e-mail feiravocacional@rio2013.com ou através da ficha de inscrição que está disponível no portal oficial da JMJ Rio2013.

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: