Boletim Diário da CNBB - 11/04/2012
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Ricardo Guerrino Brusati, Bispo de Caetité - BA
- Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Auxiliar de Aracaju - SE
Ordenação Presbiteral
- Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo de Botucatu - SP
- Manifestação pela internet mobiliza milhares de pessoas a favor da vida no caso dos anencéfalos
- São Paulo sediará encontro mundial de universidades católicas
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo faz parceria para implantar curso em Portugal
- Reunião debate Decreto 4887/03 que trata da questão dos povos quilombolas no país
- Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional promovem Missa e Vigília pela Vida
Manifestação pela internet mobiliza milhares de pessoas a favor da vida no caso dos anencéfalos
Está acontecendo nas Redes Sociais, principalmente no micro blog Twitter, uma manifestação online a favor da vida, por causa da votação hoje, 11, no Supremo Tribunal Federal (STF), do julgamento da ação para o aborto de fetos anencéfalos. O "twitaço", que tem como hashtag #afavordavida, começou na noite desta terça-feira, dia 10 de abril, com a proposta de mostrar o desejo de defender a vida de crianças com anencefalia.
A manifestação faz parte das inúmeras iniciativas que estão sendo realizadas pela sociedade civil para manifestar a opinião de grande parte da população brasileira que é contrária ao aborto, em vista do julgamento que será feito em sessão extraordinária, nesta quarta-feira, a partir das 9h. A hashtag chegou a ficar em primeiro lugar nos Trending Topics do Brasil e entre os dez assuntos mais comentados do mundo.
No mesmo caminho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou a população a manifestar-se contra o aborto, especialmente através de vigílias de oração em capelas e paróquias.
Vigília em Brasília
"Estou aqui pela necessidade de defender a vida humana desde a concepção até a sua morte natural; porque defendendo os verdadeiros direitos humanos, será possível assegurar às futuras gerações uma sociedade justa e igualitária". Assim o jovem Ari Andrade Filho explicou sua participação na Vigília pela Vida, realizada na noite desta terça-feira, 10 de abril, diante do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Além dele, aproximadamente mais 150 pessoas estavam diante da corte manifestando sua posição e rezando para que hoje os onze ministros não decidam legalizar o aborto de crianças com anencefalia no Brasil.
"A decisão que pode ser tomada nesta quarta-feira pelo Supremo, de permitir o aborto de anencéfalos, simboliza uma sociedade egoísta, uma sociedade que se torna incapaz de lidar com o sofrimento humano. Isso poderá abrir o precedente para que possamos, no futuro, nos tornar, cada vez mais, uma sociedade eugênica", completou Ari Filho.
A cantora Elba Ramalho é uma firme defensora da vida, também participou da vigília diante do Supremo. Ela animou os jovens que se manifestaram, tanto na Praça dos Três Poderes, quanto na internet, a se manterem firmes.
O bispo emérito de Guarulhos (SP), dom Luiz Bergonzini, também participou da vigília e incentivou a participação dos jovens, lembrando que o aborto é uma usurpação do poder de Deus. "Digo aos jovens que continuem confiantes na ajuda de Deus. Continuem nessa luta, que é a luta para o bem, é a luta a favor da vida. Quem está a favor da vida, está a favor de Jesus. Jovens, coragem, vamos em frente, vamos lutar a favor da vida!", destacou dom Luiz.
A Vigília pela Vida, diante do STF, prossegue até as 14h desta quarta-feira.
São Paulo sediará encontro mundial de universidades católicas
O Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) sediará a 24ª Assembleia Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC). O encontro será realizado de 23 a 27 de julho de 2012, no campus São Bernardo (SP), e reunirá reitores de mais de 200 universidades dos cinco continentes, que discutirão "O Ensino e o Aprendizado nas Universidades Católicas do Século 21". Reconhecida pela Unesco, Organização das Nações Unidas, no âmbito da educação, ciência e cultura, e pelo papa Pio XII, a FIUC é a mais antiga e importante associação de universidades católicas do mundo.
Realizada a cada três anos em diferentes partes do mundo (a última edição ocorreu em novembro de 2009, em Roma, Itália), a FIUC acontecerá pela terceira vez no Brasil (em 1960, na PUC-RJ, e em 1978, na PUC-RS). Para ser sede do encontro, a FEI concorreu com países como Líbano, Austrália e Chile. A infraestrutura da cidade de São Paulo e a boa relação diplomática do Brasil com todas as nações contribuíram na escolha do país. Outro item que ajudou foi o fato de o Brasil ter origem católica.
Para a FEI, organizar a reunião mundial de reitores é muito importante. "Vamos tratar do aprendizado neste século e como o foco da universidade católica é a pesquisa, a busca será pela autonomia da razão humana para que desenvolva o bem-estar das pessoas plenamente articulado com sua fé" afirma o padre Theodoro Paulo Severino Peters, presidente do Centro Universitário da FEI.
De acordo com padre Theodoro Peters, a Assembleia tratará de temas universitários de interesse de todos os continentes.
Caberá a cada país concretizar ou não as condições argumentadas. "A universidade transcende os interesses locais, porque tem abertura para tudo que é humano e envolve a sociedade, como diplomacia universitária e paz", destaca o presidente da FEI.
Programa
Durante encontro haverá diversas atividades, como plenárias, dinâmicas de grupos temáticos e regionais e até visitas a cidades, como a Aparecida (SP).
A Federação das Universidades Católicas é composta de cerca de 200 universidades e instituições católicas de ensino superior de todo o mundo, que têm à disposição um secretariado permanente encarregado de executar as orientações e políticas, tal como estabelecido pela Assembleia Geral e os órgãos administrativos. Além das funções administrativas e de gestão exercidas nas atividades da Federação, o secretário-geral também atua como um facilitador, melhorando a coordenação e promovendo um livre fluxo de informações entre as organizações e as instituições parceiras da FIUC. No Brasil existem 81 instituições católicas de ensino superior.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo faz parceria para implantar curso em Portugal
Um curso voltado à família, ao Direito e à Igreja será lançado em Lisboa, Portugal, no dia 17 deste mês, resultado da parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade de Lisboa, a Pontifícia Universidade Gregoriana e a Universidade Maria Santíssima Assunta (as duas últimas de Roma). O curso será ministrado em Lisboa e transmitido para Brasil e Roma por videoconferência, tendo a participação de quatro professores de cada uma das universidades, que falarão sobre "Dignidade do ser humano", "Direito e família", "Direito e Igreja" e "Sociedade e família", tendo como princípio o Magistério da Igreja. O curso é resultado, sobretudo, do esforço dos diretores das faculdades de Direito da PUC-SP, e de Lisboa, professores Marco Antônio Marques da Silva e Eduardo Vera-Cruz Pinto, respectivamente.
De acordo com o , chefe de gabinete da Reitoria da PUC-SP, o curso disponibilizará 15 vagas para cada uma das quatro universidades, totalizando 60 vagas. Ele adiantou também que as aulas deverão começar ainda este ano, possivelmente no segundo semestre. "Destacamos a importância do curso, porque a PUC-SP participará de igual para igual com as demais universidades, o que nos dá um salto de reconhecimento no cenário mundial entre as pontifícias universidades; vamos fazer o resgate de nossa própria imagem junto ao Vaticano, confirmando que temos razão de ser e estamos justificando nosso título e nossa bênção papal", completou.
O lançamento do curso acontece num momento especial em que a Exortação Apostólica Familiaris Consortio completa 30 anos. Pensando nisso e para aproveitar a ocasião, a Universidade de Lisboa e a PUC-SP por meio de seu Núcleo de Fé e Cultura se juntaram à Confederação Nacional das Associações de Família de Portugal (CNAF) e à Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa para prover uma série de palestras sobre a Familiaris Consortio.
A abertura do encontro será feita pelos cardeais dom Ennio Antonelli, presidente do Pontifício Conselho para a Família; dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP; por dom José da Cruz Policarpo, arcebispo de Lisboa; e pelo núncio apostólico de Lisboa, dom Rino Passigato.
A mesa será composta também pelos reitores da Universidade de Lisboa, professor Sampaio da Nóvoa; da PUC-SP, professor Dirceu de Mello; pela consultora do Pontifício Conselho para a Família e presidente do CNAF, Maria Teresa Costa Macedo; pelo representante do Ministério da Justiça, Fernando Santo; e pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, professor Eduardo Vera-Cruz Pinto. Entre as palestras, destaque para "A família no século 21", que terá fala do cardeal Scherer, e "A família portuguesa e o seu Direito", proferida pelo professor Langróiva. O professor Marco Antonio Marques da Silva será o moderador do debate sobre "A família e a Lei".
Reunião debate Decreto 4887/03 que trata da questão dos povos quilombolas no país
Será realizada na próxima quinta-feira, 12, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma reunião com os requerentes que se manifestam a favor da constitucionalidade do Decreto 4887/2003 que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes de quilombos de que trata o artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
Organizado pela CNBB, com a participação da Fundação Cultural Palmares (FCP), da Secretaria de Políticas de Promoção para Igualdade Racial (Seppir) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o encontro terá por objetivo apresentar os fundamentos defendidos pelo governo federal contra ação que questiona os critérios para a certificação e a titulação das terras ocupadas por comunidades remanescentes de quilombos.
Entre os participantes estarão os admitidos na condição de amici curiae "amigos da corte" e entidades de movimentos sociais em defesa dos direitos quilombolas, que debaterão questões relacionadas ao julgamento do Decreto 4887/2003 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo dia 18.
O Decreto 4887/2003 é a base para que pelo menos 130 mil famílias tenham acesso a direitos como moradia, emprego, saúde e educação de qualidade.
Sancionado em 2003, o Decreto 4887 revogou o Decreto 3.912/2001 que estabelecia como comunidades quilombolas apenas os territórios ocupados por remanescentes negros no período de 1888 a 1988. Na nova definição quilombos são todos os "grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida".
Em discordância com o conteúdo do documento atual, o Partido da Frente Liberal, hoje Democratas (DEM), impetrou em 2004 uma ação questionando sua constitucionalidade com base nos critérios para a regulamentação das terras sem o amparo de uma lei. O julgamento do Decreto acontecerá no dia 18 de abril no Supremo Tribunal Federal.
Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional promovem Missa e Vigília pela Vida
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar hoje, 11, a descriminalização do aborto de anencéfalos, casos em que o feto tem má formação no cérebro. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta a todos os bispos do país, convocando para uma Vigília de Oração pela Vida.
Em Aparecida (SP), a missa e Vigília pela Vida acontecem nesta quinta-feira, 12, no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, a partir das 9h.
A missa será presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis.
Os bispos das dioceses que compõem a sub-região de Aparecida (Lorena, Taubaté, São José dos Campos e Caraguatatuba) também foram convidados a participar desse ato em favor da vida.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário