No período pascal costuma-se subistituir a oração do Ângelus pelo “Regina Cheli” (como se lê), Regina Coeli, Regina Caeli ou Rainha do Céu. Esta oração tem como principio homenagear Maria Santíssima que entendeu e acreditou no projeto de Amor de Deus, e através do seu Sim contribuiu para a salvação do mundo.
"Regina Coeli" / Rainha do Céu (oração do meio dia no Tempo Pascal) as 6:00 e as 18:00
V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia!
V. Ressuscitou como disse, Aleluia!
R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!
V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!
Oremos.
Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela protecção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amen.
Em latim
V.: Regina caeli, laetare! Alleluia!
R.: Quia quem meruisti portare! Alleluia!
V.: Resurrexit, sicut dixit! Alleluia!
R.: Ora pro nobis Deum! Alleluia!
Em algumas formas, acrescenta-se:
V.: Gaude et laetare, Virgo Maria! Alleluia!
R.: Quia surrexit Dominus vere! Alleluia!
Conclui-se com a seguinte oração:
V.: Oremus:
Deus, qui per resurrectionem Filii tui, Domini nostri Iesu Christi,
mundum laetificare dignatus es:
praesta, quaesumus; ut per eius Genetricem Virginem Mariam,
perpetuae capiamus gaudia vitae.
Per eundem Christum Dominum nostrum.
R.: Amen!
Oração do Ângelus
V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco...
V. Eis aqui a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria…
V. E o Verbo se fez carne ou então E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou entre nós.
Ave Maria…
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas para que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de vosso Filho bem-amado, cheguemos por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Glória ao Pai...
Por que se reza o Ângelus as 06:00, as 12:00 e as 18:00
O culto não se reduz à mera celebração dos ritos litúrgicos, mas se nutre e se expressa também através de ações cultuais que não são propriamente litúrgicas. Trata-se dos “exercícios de piedade”. Diz a Sacrosanctum Concilium: “Importa... que tais exercícios de piedade, tendo em conta os tempos litúrgicos, sejam ordenados de tal maneira que estejam em sintonia com a sagrada liturgia, nela de alguma maneira se inspirem e para ela, cuja natureza lhes é de muito superior, conduzam o povo cristão” (nº 13).
O “Ângelus Domini” (Anjo do Senhor) é a oração tradicional com a qual os fiéis celebram o anúncio do Anjo a Maria e a Encarnação do Verbo de Deus, em três momentos do dia: de manhã, ao meio-dia e ao pôr-do-sol.
O Ângelus não tem data e lugar de nascimento, nem é obra de uma pessoa ou de um grupo determinado. De origem popular, sua difusão foi obra principalmente dos Frades Menores e de Outras Ordens Mendicantes, entre as quais a nossa. Sabe-se, por exemplo, que a nossa Ordem, desde o século XIII, prescreveu a reza da Ave Maria entre as “homenagens” diárias a Nossa Senhora.
Na Ordem dos Servos de Maria, o amor à oração do Angelus não se pode separar da devoção ao mistério da Anunciação, da qual a basílica de Florença, com seu célebre afresco da Santíssima Anunciada, constitui uma sublime expressão.
A influência exercida pela imagem da Santíssima Anunciada, pelo que ela representa na história e na espiritualidade dos Servos de Maria, foi muito grande na Ordem. “Desde a segunda metade do século XIV a Ordem teve como ponto de referência este Santuário de Florença. Pode-se dizer até que boa parte da nossa história está ligada direta ou indiretamente a essa imagem milagrosa: Nossa Senhora, Santa Maria, Mãe das Graças”.
Veja a integra em:
A hora do ângelus, também conhecida como a hora das Ave- Marias é rezada as 06:00, as 12:00 e as 18:00 horas. O objetivo dessa oração é relembrar o momento da anunciação do anjo Gabriel a Maria, trazendo as boas novas de que o salvador iria nascer de uma virgem sem pecado.
Esse costume nasceu da piedade Católica durante a Idade Média. No inicio se rezava apenas ao nascer do dia, depois passou a ser rezada também ao meio dia e com o passar do tempo as Orações passaram a ocorrer durante o entardecer. Ao tocar os sinos das Igrejas durante essas horas a população se reunia para rezar. No período de guerra contra os Turcos o Papa Calisto III relacionou as Orações Católicas com o chamado das Orações mulçumanas e incentivou a prática para pedir a proteção da Virgem Maria na luta contra os que ameaçavam a Fé Cristã. A orientação do Papa foi de total importância para que o costume se firmasse de uma vez por todas entre os Católicos. São Pedro Canísio, doutor da Igreja, também incentivou a realização das orações para a Virgem Santíssima durante as três horas do dia. Os últimos Papas mantiveram a prática, todos os dias as orações acontecem no vaticano e durante o meio dia uma multidão se reúne para rezar, tendo frequentemente a presença do Papa.
Veja a integra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário