Boletim Diário da CNBB - 06/02/2013
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Ordenação Presbiteral
- Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo de Jales - SP
- Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo Auxiliar de São Paulo - SP
Ordenação Episcopal
- Dom Antônio Gaspar, Bispo Emérito de Barretos - SP
- Bento XVI nomeia novo bispo auxiliar para Brasília
- Saudação da CNBB ao novo bispo auxiliar de Brasília
- Papa e Cardeais votam causas de canonização
- Santo Padre erigiu em diocese a prelazia territorial de Cametá (PA)
- Consep se ocupa com temas importantes para pastoral no Brasil
- Formação para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso
- Aprovado documento de estudos para a Pastoral Universitária
- Bispos debatem questão da elaboração do marco regulatório da mineração
- Dom Damasceno recebe texto base do 13º Intereclesial
- Material de divulgação da CF 2013 está disponível para emissoras de rádio e TV
- Material de divulgação da CF 2013 está disponível para emissoras de rádio e TV
- Diocese de Criciúma promove estudo da Campanha da Fraternidade 2013
Bento XVI nomeia novo bispo auxiliar para Brasília
A Nunciatura Apostólica comunicou na manhã desta quarta-feira, 6 de fevereiro, a nomeação do Monsenhor Valdir Mamede como novo bispo auxiliar de Brasília (DF). O Santo Padre acolheu solicitação do arcebispo Dom Sérgio da Rocha que pediu um novo colaborador.
Monsenhor Valdir Mamede foi até agora, pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Maria, no Park Way, em Brasília. Mineiro de Silvianópolis, nasceu em 21 de julho de 1961. Entrou para o Seminário dos Claretianos em Pouso Alegre (MG), em 1979, e professou seus votos religiosos em 1981. Foi ordenado padre por dom João Bosco Óliver de Faria, em maio de 1988. Aceito no clero de Brasília pelo Cardeal dom José Freire Falcão, em 2003, foi incardinado por ato do cardeal dom João Braz de Aviz, em 2006.
Licenciado em Direito Canônico pelo Angelicum, de Roma, na Itália, Monsehor Mamede obteve título acadêmico de Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Principais atividades pastorais como missionário claretiano:- 1988: Vigário paroquial na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre (MG);- 1989-1992: Vigário paroquial e pároco (1992-1995) da Paróquia Imaculado Coração de Maria na cidade do Rio de Janeiro (RJ);- 1992-2000 Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga (DF).
Atividades como membro do Clero da Arquidiocese de Brasília:2003 2007: Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Gama (DF);2007 2013: Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria no Park Way.O novo bispo também foi Vigário Judicial Adjunto do tribunal Eclesiástico de Brasília entre 2004 e 2007. Desde 2004 também, ele é professor de Direito Canônico no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima de Brasília. Monsenhor Mamede também leciona no Curso Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília.
Outras funções que exerce atualmente:- Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília;- Membro do Conselho Presbiteral Arquidiocesano;- Membro do Conselho Episcopal.
Saudação da CNBB ao novo bispo auxiliar de Brasília
Dom Leonardo Steiner, também bispo auxiliar de Brasília (DF), secretário geral da CNBB assina saudação da Conferência ao Monsenhor Valdir Mamede, nomeado bispo auxiliar de Brasília na manhã desta quarta-feira, 6 de fevereiro.
Leia a Nota:
Saudação ao novo bispo auxiliar de Brasília
A Nunciatura Apostólica nos deu, na manhã desta quarta-feira, 6 de fevereiro, a notícia de que o Papa Bento XVI nomeou Monsenhor Valdir Mamede como novo bispo auxiliar de Brasília (DF). Esta nomeação traz alegria à Igreja Particular de Brasília. Manifestamos gratidão ao Santo Padre que atendeu a solicitação do arcebispo, dom Sergio da Rocha, de ter um novo colaborador.
Monsenhor Mamede é membro efetivo do clero de Brasília desde 2006 e tem realizado um excelente trabalho pastoral na arquidiocese. Sua competência em Direito Canônico constitui um extraordinário instrumento de serviço ao Povo de Deus. A dedicação como professor no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima e no Curso Superior de Teologia da Arquidiocese é bem conhecida, estimada pelos estudantes e reconhecida pelos colegas.
Para mim, particularmente, que recebi do Santo Padre missão semelhante na arquidiocese de Brasília, este momento é de grande significado porque participo do acolhimento desse nosso Irmão com especial contentamento junto às nossas comunidades. Posso compartilhar, com ele, a satisfação de participar da caminhada de fé de um povo bom e generoso de Brasília.
Em nome da Conferência, saudamos a chegada desse novo membro do espiscopado no Brasil e rezamos para que sua ação evangelizadora como colaborador do arcebispo de Brasília seja plena de frutos. Enviamos nosso abraço fraterno a dom Sergio da Rocha e estamos em sintonia fraterna com todas as comunidades da arquidiocese nesse momento em que acolhem o novo bispo auxiliar.
Leonardo Ulrich Steiner Bispo auxiliar de Brasília Secretário geral da CNBB
Papa e Cardeais votam causas de canonização
Bento XVI vai presidir na próxima segunda-feira, 11 de feevreiro, em Roma, um consistório ordinário público para votar as causas de canonização de três novos santos da Igreja Católica: um mártir e duas fundadoras de institutos religiosos.
De acordo com o Escritório de Celebrações Litúrgicas do Vaticano, os candidatos são Maria Guadalupe, Laura de Santa Catarina de Sena e Antônio Primaldo. Maria Guadalupe (1878-1963), mexicana, foi uma das fundadoras da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres.
A colombiana Laura de Santa Catarina de Sena (1874-1949) fundou a Congregação das Irmãs Missionárias da Beata Virgem Maria Imaculada e de Santa Catarina de Sena. Já o mártir italiano Antonio Primaldo, foi assassinado com cerca de 800 companheiros leigos "por ódio à fé" em agosto de 1480, na cidade de Otranto, (sul) durante uma invasão de tropas turcas.
No consistório, os cardeais se unem ao Pontífice para decidir sobre temas importantes ou participar de atos solenes.
Santo Padre erigiu em diocese a prelazia territorial de Cametá (PA)
Nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, o Santo Padre erigiu em diocese a prelazia territorial de Cametá (PA) e nomeou como primeiro Bispo Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, O.A.R, até então Bispo Prelado.
A Prelazia de Cametá foi criada em 29 de novembro de 1952 pelo Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese de Belém do Pará. Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Congregação para a Evangelização dos Povos.
O Bispo Cizaurre Berdonces, agostiano recoleto, nasceu em 1952 em Navarra, na Espanha.
Consep se ocupa com temas importantes para pastoral no Brasil
Formação para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso
Nos dias 01 a 03 de fevereiro, a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, da CNBB, realizou o IV Simpósio de Ecumenismo e XVI Encontro de Professores de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. O evento contou com 35 participantes, professores e agentes de pastoral oriundos diferentes regiões do país.
O Simpósio e Encontro de Professores refletiu dois temas: o censo do IBGE, 2010, sobre o pluralismo religioso no Brasil, com a assessoria da Professora Brenda Carranza, da PUC de Campinas. A Assessora apresentou os dados do censo e propôs linhas de leitura dos mesmos, destacando o fato de que a pluralidade religiosa no Brasil se intensifica a cada ano e que essa realidade apresenta uma complexidade nada simples para ser compreendida. Entre outros elementos, os dados do censo mostram que o Brasil é religiosamente plural e que é sobretudo o cristianismo pentecostal que mais cresce. Nesse contexto existem tensões entre igrejas e religiões que manifestam tendências de concorrência, atitudes fundamentalistas e não poucas vezes agressividade.
O segundo tema estudado foi "A mística do diálogo", assessorado por Dom Francisco Biasin, Presidente da Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB. Dom Francisco apresentou o significado da palavra "mística", em seu sentido etimológico, bíblico e teológico, destacando que trata-se de um horizonte mistérico no qual situa-se a existência da humanidade, de todos os povos e, consequentemente, todas as religiões. Apresentou a sintonia do termo com a palavra "espiritualidade" e as diferentes compreensões ou correntes de mística/espiritualidade na atualidade. Depois tratou da importância do diálogo, como o modo mais coerente de ser crente em Deus, desenvolvendo atitudes de tolerância e acolhida da alteridade.
Dom Francisco apresentou também a compreensão de mística/espiritualidade do diálogo nos documentos da Igreja Católica, sobretudo no Concílio Vaticano II. Em seguida, houve uma partilha dos participantes sobre as formas como as diferentes dioceses e regionais da CNBB está orientando o diálogo ecumênico e inter-religioso.
De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, padre Elias Wolff, "o evento atingiu o seu objetivo, que era possibilitar a formação para o diálogo ecumênico e inter-religioso. O que se espera agora é que os participantes do Simpósio/Encontro de Professores possam colaborar na construção desse diálogo nos diferentes espaços sociais e eclesiais onde atuam", destacou.
Aprovado documento de estudos para a Pastoral Universitária
Bispos debatem questão da elaboração do marco regulatório da mineração
Dom Damasceno recebe texto base do 13º Intereclesial
Material de divulgação da CF 2013 está disponível para emissoras de rádio e TV
Material de divulgação da CF 2013 está disponível para emissoras de rádio e TV
Diocese de Criciúma promove estudo da Campanha da Fraternidade 2013
Nesta quinta-feira, 07 de fevereiro, a diocese de Criciúma promove o segundo Estudo da Campanha da Fraternidade 2013, no Auditório do Colégio Murialdo, no centro de Araranguá (SC). As atividades serão conduzidas pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado. São esperadas cerca de 150 pessoas das paróquias de toda a região.
O tema da CF 2013 é "Fraternidade e Juventude" e o lema "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8). Conforme o coordenador diocesano de pastoral, padre Joel Sávio, o estudo terá início às 08h30 e finalizará às 16h, sendo que o período da manhã será dedicado à reflexão das propostas oferecidas pelo texto-base da CNBB e, à tarde, haverá uma mesa redonda contando com a participação de profissionais de educação e gestores públicos.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário