quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 12/09/2012

REFLEXÃO

O mundo nos prega valores que não são do Reino de Deus. Se formos viver de acordo com os valores do mundo, seremos egoístas e buscaremos unicamente a nossa própria satisfação. Porém, se quisermos viver de acordo com os valores do Reino de Deus, deveremos ser capazes de amar e, em nome do amor, buscar a felicidade, a satisfação e o bem estar de todos, e denunciar com coragem profética todos os que vivem e pregam os valores que não são do Reino de Deus. As conseqüências dessas posturas são que os que vivem de acordo com os valores do mundo, terão a consolação do mundo, e os que vivem de acordo com os valores do Reino, terão a consolação do Reino.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Cristiano Jakob Krapf, Bispo Emérito de Jequié - BA
  • Dom José Valdeci Santos Mendes, Bispo de Brejo - MA

Ordenação Presbiteral

  • Dom Armando Bucciol, Bispo de Livramento de Nossa Senhora - BA

Ordenação Episcopal

  • Dom Osvaldo Giuntini, Bispo de Marília - SP
NOTÍCIAS

Intercâmbio Nacional da Cáritas Brasileira reunirá mais de 200 pessoas no Maranhão

O Maranhão sedia, a partir de hoje, 12 de setembro, o Intercâmbio Nacional da Cáritas Brasileira. O objetivo é conhecer experiências produtivas de norte a sul. No evento estarão agentes Cáritas de todo o país, técnicos e membros de grupos acompanhados filiados à Rede. "Para nós é sempre bom receber pessoas que compartilham dos mesmos ideais, princípios e lutas através da ação libertadora da nossa rede", dá boas vindas a Carta de Acolhida do Encontro, assinada pela Equipe Cáritas do Maranhão.

O Hotel Pousada Italiana, no Centro de São Luís, sediará dois painéis, uma plenária e um seminário, momentos formativos do evento, que terá visitas in loco a três regiões do estado. O objetivo é conhecer realidades distintas de grupos filiados à Rede Mandioca, um dos grandes projetos apresentados, e a trocar experiências. "É claro que teremos muito a dizer, a expectativa por esta atividade é grande, assim como também teremos muito para aprender com quem nos visita. Intercâmbio é justamente isso, essa troca de saberes", afirmou o secretário executivo da Cáritas Brasileira, Regional Maranhão, Ricarte Almeida Santos, em uma reunião preparatória ao Intercâmbio.

Os municípios a serem visitados durante o intercâmbio são Codó, Lago da Pedra e Vargem Grande. No primeiro serão conhecidas as comunidades de São Benedito dos Colocados, Mirindiba e Passagem Grande; em Lago da Pedra a experiência emblemática do povoado Nova Unha de Gato, completamente reconstruído após as cheias que arrasaram-no por completo em 2008; no último, visitas às comunidades Piqui da Rampa, Canto dos Bois e Riacho do Mel, além de reunião com a Coopervarg, de pequenos agricultores do município. Vargem Grande é o marco zero da Rede Mandioca.

Mais de 200 pessoas participarão do Intercâmbio, que se estende até o sábado, dia 15, e gerará um documentário curta-metragem, com diversos aspectos do fazer cotidiano da Rede Mandioca, articulada no Maranhão pela Cáritas, com apoio do Banco do Nordeste.


Vaticano no cambate à lavagem de dinheiro

Prossegue o compromisso da Santa Sé na luta contra a lavagem de dinheiro com a ajuda de um novo especialista. Depois da Assembleia e do Relatório Moneyval sobre o Vaticano e a Santa Sé, não é o momento de afrouxar o compromisso, mas é necessário trabalhar para responder às recomendações e continuar de maneira eficaz no caminho da transparência e da confiabilidade financeira, da eficiência das medidas de combate à lavagem de dinheiro.

"Um grande passo nessa direção é o fato de a Santa Sé ter decidido fazer uso da colaboração sistemática de um especialista internacional nas atividades de luta contra a lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo" – informou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.

O especialista é Rene Bruelhart, advogado nascido em Friburgo, na Suíça, que foi por oito anos o Diretor da Financial Intelligence Unit (Fiu) de Lichtenstein.

Bruelhart começou neste mês seu serviço como consultor da Santa Sé. A sua tarefa é ajudar a Santa Sé a reforçar seus instrumentos de combate aos crimes financeiros.


Regional Nordeste 1 realiza 4º Congresso Regional da Pastoral Familiar

Entre os dias 7 e 9 de setembro, aconteceu em Fortaleza (CE), o IV Congresso Regional da Pastoral Familiar. O evento aconteceu no Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e reuniu mais de 300 participantes, no Colégio Santo Tomás de Aquino, anexo ao Santuário Nossa Senhora de Fátima. O conteúdo de estudo, reflexão e formação foi fundamentado no tema 'Família: Pessoa e Sociedade' e no lema 'Família: fonte de Vida e porta da Fé'. No dia 07, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques fez a abertura solene do congresso.

Além dos representantes das dioceses de Fortaleza, Quixadá, Itapipoca, Tianguá, Crateús, Iguatu, Sobral, Limoeiro do Norte e Crato, estiveram ainda presentes, durante todo o Evento, o casal Tico e Vera, coordenador nacional da Pastoral Familiar (Salvador-BA), o casal Amorim e Ritinha, coordenador regional, dom Ângelo Pignoli da diocese de Quixadá e bispo referencial NE-1 da Pastoral e o padre Rafael Fornasier, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (Brasília-DF).

O evento contou com palestras, painéis, espaço para debates, e outras atividades. A conferência inaugural foi proferida pelo padre Rafael e abordava o tema do congresso 'Família: Pessoa e Sociedade'. Ao desenvolver o tema, o assessor forneceu várias pistas que serão fundamentais para o trabalho com a Família, no âmbito das dioceses do regional e respectivas paróquias. O assessor afirmou que "A família vem sendo apontada por políticos, sociólogos, acadêmicos e pela própria experiência familiar, mesmo se em meio a vários desafios atuais, como recurso para a pessoa e para toda a sociedade."

'Família: fonte de Vida e porta da Fé' foi o lema do Congresso e da palestra ministrada por dom Ângelo Pignoli, que fundamentou sua reflexão na Sagrada Escritura e na doutrina e documentos da Igreja.  Segundo o bispo referencial, o assunto será desdobrado ao longo dos próximos anos, sob a forma de estudos, debates, reflexões, nas dioceses e paróquias do regional.

Outros importantes temas foram apresentados e discutidos, por meio de outras palestras e painéis, os quais contaram com a participação dos coordenadores nacional e Regional da Pastoral Familiar. Entre as questões apresentadas destacam-se os Compromissos cristãos da Família com a Vida, a Igreja e a Sociedade. Os jovens casais também tiveram atenção especial com estudos voltados para as Famílias, sobretudo para a educação dos filhos. A situação dos casais em segundas uniões foi abordada pelo frei Paulo Amâncio, da arquidiocese de Olinda e Recife durante o evento.

De acordo com o coordenador do congresso José Moreira de Andrade e Oscarina, a tônica do congresso foi a espiritualidade. "A Oração esteve como guia para os participantes, em todos os níveis e com a exposição do Santíssimo Sacramento, em adoração permanente, durante todo o desenrolar das atividades", descreveu.


Oficinas temáticas marcarão o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

Com o tema "Educação e Cultura: areópagos da missão", e o lema "Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos" (Jo 3, 11), o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), que acontece de 12 a 14 de outubro, em Curitiba (PR), será marcado pela realização de oficinas interativas que possibilitem a construção de novos saberes. Pautadas pelo tema e lema, todas as oficinas serão espaços de cocriação onde a vivência pessoal de cada indivíduo será valorizada para a construção de um projeto coletivo.

Os participantes poderão escolher entre 12 oficinas de temáticas diferentes: Ecumenismo e Diálogo das Religiões na universidade, A Missão Continental vivida na atualidade universitária: Experiências de sucesso na Argentina e no Chile, Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente e Amazônia, Culturas Africanas, Movimento Estudantil na contemporaneidade, Núcleo Estudantes Internacionais e Encontro de Culturas, Oficina de Mídia Digital e Evangelização, Juventude e Afetividade, O que o mercado de trabalho espera do Jovem Universitário?, Políticas Públicas para a Juventude, Oficina de Criação Cênica, Juventude e participação.

Mais informações sobre cada uma das oficinas e a programação completa do 2º EBRUC já estão disponíveis no site www.ebruc.setoruniversidades.org.br. As inscrições para o 2º EBRUC estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de setembro. O investimento é de R$ 75,00.

Espaço para cocriação e construção de novos saberes

Segundo colaborador do Setor Universidades, Leonardo Cortes Cavalcante, o objetivo da realização de oficinas no EBRUC é valorizar cada um dos participantes, e possibilitar que todos interajam uns com os outros e com tudo o que for resultado das atividades, evidenciando que algo novo realmente pode ser feito durante o encontro. "Afinal, serão centenas de universitários cristãos de todas as regiões do país reunidos em um ambiente propício para intercâmbio de experiências e nascimento de novos saberes", pondera o estudante de Engenharia, vislumbrando as possibilidades da segunda edição do encontro nacional.

"Todos os participantes terão, sem dúvida, muito a agregar. Em virtude disso, as oficinas abrirão espaço para que os jovens realmente possam se expressar e atuar como cocriadores da atividade", ressalta Leonardo. "Precisamos falar com os outros universitários e pensar com eles sobre o contexto em que vivemos, onde os deveres de progredir na carreira e ser destaque na universidade muitas vezes nos afastam das oportunidades de colaborar com a Igreja. Ter bons amigos com quem se possa partilhar a mesma fé, e ter formação, é uma oportunidade preciosa que deve ser aproveitada ao máximo durante o EBRUC para ser consolidada e repetida quando voltamos para casa e onde quer que estejamos", declara o jovem paulistano.

O 2º EBRUC é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação Cultura, e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), tem o apoio do Grupo Marista, Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), arquidiocese de Curitiba e Pastoral Juvenil Marista.


GT sobre Tráfico de Pessoas e Pastorais do Setor da Mobilidade Humana refletem sobre CF/2014

O Grupo de Trabalho sobre o Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (GT), e o Setor da Mobilidade Humana (SMH) da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB estão reunidos em Brasília, de 11 a 13 de setembro. O objetivo é aprofundar a temática da Campanha da Fraternidade (CF), que em 2014 terá como tema "Fraternidade e o Tráfico humano". Durante o encontro, ocorre a coleta de informações e subsídios para a preparação da CF/2014, além da articulação de ações conjuntas entre o SMH e GT, no enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo. Entre os participantes do encontro, estão dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira (PE), e dom Enemésio Angelo Lazzaris, bispo de Balsas (MA). Os participantes já compartilharam no evento o andamento dos trabalhos realizados. Willian Cesar Andrade e frei Xavier, ambos membros do GT, fizeram uma exposição sobre as configurações do Tráfico de Pessoas e do Trabalho Escravo.  Houve também um painel sobre a realidade do Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo no Brasil. Fazem parte do SMH os seguintes grupos: Apostolado do Mar, Pastoral Rodoviária, Pastoral dos Nômades, Pastoral do Turismo, Pastoral dos Refugiados, Núcleo dos Estudantes Internacionais, Pastorais das Migrações, Serviço Pastoral dos Migrantes, Pastoral Nipo-Brasileira e Missão Católica Polonesa.

Signis Brasil promove mais um encontro com mídia católica

A articulação da chamada "mídia católica" é a missão da Signis/Brasil, em vista do fortalecimento dos projetos comuns dos meios de comunicação e da Igreja no Brasil. Com o apoio da Rede Católica de Rádio (RCR), haverá nestes dias 14 a 16 de setembro, mais uma importante iniciativa em prol deste objetivo, na Casa de Retiro das Irmãs Paulinas, em São Paulo (SP). Participam os associados e representantes de comunicação de impressos, rádios, TVs, cinema e vídeo e Portais católicos. Segundo a presidente da Signis/Brasil, Ir. Helena Corazza, "sentimos que os representantes das mídias querem se unir em projetos conjuntos e isso é muito bom". Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social e a Ir. Élide Fogolari, assessora de Comunicação Social da CNBB, estarão presentes ao evento. Dom Dimas vai ministrar a palestra central do evento, com o tema "Articulação e Comunhão". Durante o evento serão realizados grupos de trabalhos por setores com os representantes das mídias católicas, em vista especialmente dos projetos nacionais: Jornada Mundial da Juventude Rio2013, 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, 50 anos do Concílio Vaticano II.

Secretário Geral da CNBB conduz o retiro do clero de Criciúma

Desde segunda-feira, 10 de setembro, mais de 50 padres diocesanos e alguns religiosos da diocese de Criciúma (SC) encontram-se em retiro, na Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, Criciúma. O retiro acontece durante toda a semana, e finda na próxima sexta-feira, 14, ao meio-dia.

Com o tema "Conquistados por Cristo", o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, conduz o retiro.

Segundo dom Leonardo, documentos como as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE), as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil e o Documento de Aparecida voltam-se, sempre, à uma questão de fundo da experiência do Evangelho, que é o encontro.

"São Paulo foi o grande apóstolo que se deu conta de ter sido 'conquistado', amado ou como alguns traduzem os textos do Evangelho, 'alcançado' por Cristo. Cada um de nós exerce o seu ministério, cada um de nós vive a sua vida e a sua missão a partir de ter sido atingido por Cristo, ter sido 'conquistado por Cristo'. Quando nos damos conta dessa grandeza, desperta dentro de nós uma alegria, um entusiasmo, um desejo que estabelecem uma relação nova com a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Isso é fundamental para a vida, a missão e o ministério do padre", disse o secretário geral da CNBB.

Para o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Daniel Pagani o retiro é um momento valioso que os padres têm para meditar. "Um momento de encontro, de alimentar o espírito através da espiritualidade e da vivência da fé. Nós, como sacerdotes, também precisamos nos reabastecer da graça e da força de Deus, para que possamos exercer bem nosso ministério", destacou.


Coari recebe símbolos da JMJ

As dioceses do Regional Norte 1 da CNBB, que compreende o território dos estados de Rondônia, Acre e o Sul do Amazonas, estão recebendo, neste mês de setembro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a cruz e o ícone de Nossa Senhora. Desde o início do mês, os símbolos já passaram pelas Dioceses de Roraima, em Romaria; e as dioceses de São Gabriel da Cachoeira e Alto Solimões, e a Prelazia de Tefé, no Amazonas. Nesta quinta-feira, 13 de setembro, até o próximo domingo, será a vez da Prelazia de Coari. A preparação para a passagem dos símbolos foi precedida por uma outra peregrinação: durante as 10 semanas, uma Réplica da Cruz e do ícone de N. S. Mãe do Povo Amazônico passou por quase todas as paróquias da Prelazia. Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegarão a Coari na tarde desta quinta-feira, e em seguida serão levados para a Catedral da cidade. Amanhã, sexta-feira, a Cruz e o Ícone serão levados pelos jovens por diversas escolas da cidade. À noite, após a missa na Catedral da cidade, terá início a vigília com a participação dos grupos de jovens de toda a prelazia.No sábado, toda a parte da manhã está destinada a um seminário para a juventude, com caráter ecumênico. A noite, haverá um show musical. No domingo, os símbolos serão levados, de barco, para a Prelazia de Borba. Ainda este mês, passarão pela Arquidiocese de Manaus, a Prelazia de Itacoatiara e a Diocese de Parintins.

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: