Boletim Diário da CNBB - 15/06/2012
COMEMORAÇÕES
Ordenação Episcopal
- Dom Miguel Maria Giambelli, CRSP, Bispo Emérito de Bragança do Pará - PA
- Pastoral do Turismo marca presença no Festival das Cataratas
- Papa recebe presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas
- Encontro latino-americano e caribenho de articulação de CEBs
- Migrantes brasileiros na Bélgica contam com o trabalho da Comunidade Jesus Trabalhador
- Semana do Migrante discute o direito à saúde conforme CF2012
- Participantes do Curso de Formação Missionária visitam sede da CNBB
- Encerrada a 75ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1
Pastoral do Turismo marca presença no Festival das Cataratas
Presença evangelizadora da Igreja no mundo do turismo, a Pastoral do Turismo, Setor da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), marca presença no maior evento da área do MERCOSUL, o Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), que acontece de 13 a 15 de junho.
A presença da pastoral no evento é justificada pelo seu objetivo central, que é dar um rosto humano ao turismo. Participam do festival, agentes de viagem, operadores de turismo, hoteleiros e guias, estudantes e pesquisadores de temas ligados ao turismo. Conta também com a participação de representantes governamentais e da iniciativa privada, além de ser aberto à comunidade local.O impacto da presença da Igreja nesse evento é muito grande, gerando surpresas positivas aos visitantes que elogiam tal iniciativa.
Recentemente, em Cancun, México, em maio último, aconteceu o 7º Encontro Mundial da Pastoral do Turismo. Em um de seus eixos temáticos o congresso destacou a importância de a Igreja acompanhar esse complexo universo, dos agentes, operadores, guias, hoteleiros e todos os prestadores de serviço.
Um dos destaques do estante da Pastoral foi o Turismo Religioso. "Percebe-se o grande interesse de todos, tanto no Brasil quanto no exterior, em divulgar seus atrativos e atrair peregrinos e turistas. Tanto os destinos conhecidos quanto os novos estão investindo nesse setor. A Pastoral do Turismo aproveita a oportunidade para divulgar sua atuação e apresentar sua dimensão evangelizadora", concluiu o coordenador nacional da Pastoral do Turismo, padre Carlos Chuquim.
Papa recebe presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas
Na manhã desta sexta-feira, 15 de junho, o Santo Padre, o papa Bento XVI, recebeu em audiência o presidente da 66ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), Nassir Abdulaziz Al-Nasser. Em seguida, Nasser Abdulaziz encontrou o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, juntamente com o secretário para as Relações com os Estados, dom Dominique Mamberti.
O tema central debatido foi o papel das Organizações das Nações Unidas, em particular da Assembleia Geral, na resolução dos conflitos, sobretudo na África e no Oriente Médio, e às graves situações de emergência humanitária que se seguiram.
Falou-se também sobre a contribuição da Igreja Católica para a paz e o desenvolvimento, bem como sobre a relevância da cooperação entre as religiões e culturas.
Encontro latino-americano e caribenho de articulação de CEBs
Um grupo de pessoas está reunido na cidade de San Pedro, Honduras, participando do 9º Encontro latino-americano e caribenho das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que acontece de 14 a 21 de junho.
"Refletimos sobre a inculturação de um novo paradigma de evangelização na América. Civilização e cultura são campos de conflito na sociedade continental. Fica claro que precisamos superar um culturalismo romântico e defender a inculturação, mostrando que existem alternativas e caminhos como resposta as demandas do tempo presente", afirmou o padre Vileci B. Vidal, um dos coordenadores 13º Intereclesial.
O padre Vileci afirmou que o 9º Encontro está servindo de novas bases de articulação das CEBs no Continente Americano. "Neste dia de encontro, estamos tratando do relançamento das CEBs no continente dada nestes quatros anos de caminhada. Vimos que o 12º Intereclesial no Brasil foi o marco deste relançamento para revitalizar as CEBs, tendo como fruto o Documento 92 da CNBB. Além disso, o 13º Intereclesial nos fez ver que precisamos discutir mais a relação CEBs e Religiosidade Popular na América".
O religioso continuou explicando: "Neste sentido, a missão é pela conquista da América como lugar do diálogo e relação intercultural no campo da evangelização numa atitude ecumênica. Pois, não podemos aceitar a mudança do mundo sem a nossa participação. Percebe-se que na América Latina se dá uma reconfiguração religiosa, cultural e social. Mais que adesão, se firma um cristianismo na busca da justiça, da paz e do amor. E isso está vinculado ao fenômeno da migração que reconfigura as identidades e as relações étnicas internacionais e no interior dos países. Na América Latina se trata de uma realidade com a qual convivemos sempre como espaço multicultural e muito étnico (DA 56 e 57). A inculturação não é só uma questão de justiça frente aos povos, mas necessária para não sucumbir a verdade cultural frente aos novos neocolonizadores da globalização neoliberal. Na América Latina cresce o grito contra a desigualdade, dada as demandas dos grupos indígenas e afro-americanos que resistem a entregar suas tradições milenares a globalização neocolonizadora e avassaladora", destacou.
Migrantes brasileiros na Bélgica contam com o trabalho da Comunidade Jesus Trabalhador
Cerca de 40 casais, líderes da Comunidade Brasileira "Jesus Trabalhador", de Bruxelas, Bélgica, participaram do Curso de formação da Pastoral Familiar, coordenado pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, da CNBB, padre Wladimir Porreca. O curso proporcionou estruturação e dinâmica da Pastoral Familiar na realidade dos católicos migrantes que deixaram o Brasil em busca de melhores condições de vida.
Mais de 30 mil brasileiros migraram para Bélgica em busca de trabalho e melhor qualidade de vida. "A realidade da mobilidade humana é muito concreta e desafiante, principalmente, para aqueles que tinham práticas religiosas no país de origem. Na realidade da migração, muitos brasileiros católicos buscam em terra estrangeira lugares com que possam exercer suas atividades religiosas em sua própria língua, e quando não encontram, acabam frequentando outras denominações religiosas", explicou o padre Wladimir.
Graças ao trabalho de missionários brasileiros, há em Bruxelas a Comunidade de Brasileiros "Jesus Trabalhador", da arquidiocese de Malinas, em Bruxelas. A Comunidade é animada e coordenada pelo padre José Mário Ribeiro, brasileiro da diocese de São João da Boa Vista (SP), assessorado pelas Irmãs Scalabrinianas. "Esta é uma comunidade alegre, viva e participativa, que atualmente têm cerca de duas mil pessoas engajadas: com catequese de crianças e adultos; missas durante a semana e duas dominicais; grupo de oração, pastoral litúrgica e ministros extraordinários da Palavra e da Comunhão; pastoral do dízimo e tantas outras atividades que proporcionam aos brasileiros, que estão em Bruxelas, expressarem sua religião", completou o assessor da CNBB.
Semana do Migrante discute o direito à saúde conforme CF2012
O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) está lançando entre os dias 17 e 24 de junho, a 27ª Semana do Migrante, com o tema "Migração e Saúde", e o lema "Conquistar Direitos é defender a Saúde". Inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano, a Semana do Migrante quer motivar as comunidades cristãs e amplos setores da sociedade civil a refletirem, celebrarem e se mobilizarem sobre o direito à saúde de diferentes categorias de milhares de migrantes.
Frequentemente ignorados e vivendo com frequência nos espaços segregados das nossas cidades, trabalhando e morando em condições insalubres, os migrantes são vítimas potenciais de várias doenças. Nas periferias das cidades são atingidos pelos problemas de saneamento básico, e convivem com a precariedade do atendimento público à saúde. Os trabalhadores rurais temporários, no isolamento das fazendas, sob um trabalho estafante, sofrem com o descaso dos seus empregadores, que em vários casos os leva à morte ou à invalidez precoce.
Os imigrantes hispano-americanos, nas grandes metrópoles, clandestinos em sua maioria, são vítimas de doenças respiratórias como a tuberculose. Mais grave é a situação em que se encontram os membros mais frágeis das famílias migrantes, as mulheres, os idosos e as crianças.
O presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes e bispo de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Salles, destaca que para viver com intensidade a temática proposta pela Semana do Migrante, temos que ter "diante dos olhos e do coração a atitude do Bom Samaritano que nos mostra a importância de cuidar da vida mais frágil, em situação de vulnerabilidade, machucada, abandonada à beira do caminho, e sermos agraciados com a alegre descoberta de que Cristo está presente neles e nos diz: 'Fui estrangeiro e me acolheste' (Mt 25, 35)".
"Frente a essa realidade é que surge o clamor pelo respeito dos direitos fundamentais de toda pessoa humana, também dos migrantes, deslocados e estrangeiros, que vivem e trabalham precariamente em nosso país. O atendimento da saúde do migrante é uma expressão de fraternidade para com aqueles que são diferentes de nós, mas gozam da mesma dignidade de filhos de Deus", destacou a assessora do Setor de Mobilidade Humana da CNBB, irmã Claudina Scapini.
Participantes do Curso de Formação Missionária visitam sede da CNBB
Os 24 participantes do Curso de Extensão para missionários que atuam no Brasil, com enfoque na Amazônia, visitaram a sede da CNBB na última quarta-feira, 13/06. O curso é promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, desde o último dia 3, e segue até o próximo dia 28. O objetivo é qualificar e capacitar nas dimensões humana, espiritual, intelectual e prática dos missionários.
A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Amazônia, Ir. Irene dos Santos, esteve no curso apresentando a realidade social e política da Amazônia, bem como os projetos da comissão até 2015. Na visita à sede da CNBB, apresentou a organização e trabalhos da entidade. Também a Ir. Fátima Morais, da Congregação Apóstolas do Coração de Jesus, apresentou ao grupo a dimensão humano-afetiva que, segundo ela, consiste no desenvolvimento harmônico do grupo, para cada um se integrar e se conhecer, em vista da dimensão missionária.Um dos participantes, o padre José Joses Glufka, da diocese de Guarapuava (PR), diz ser importante a temática da dimensão humana para o trabalho missionário e a vida pessoal. "A questão humana vem nos instigar sobre quem realmente somos. Assim, nós descobrimos como a gente consegue lidar com nossas questões pessoais e, trabalhando a partir de si, poder desenvolver mais nossos trabalhos com as pessoas que iremos encontrar nas várias realidades missionárias".A programação do curso ainda prevê o estudo da dimensão bíblica da missão. No dia 28 de junho, o Secretário-Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, deverá presidir a celebração eucarística de encerramento.Encerrada a 75ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1
Terminou nesta quinta-feira, 14 de junho, em Aparecida (SP), a 75ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), que reuniu os bispos, subsecretários das sub-regiões pastorais, padres coordenadores diocesanos de pastoral e os representantes dos organismos ligados ao Regional.
Durante os três dias de evento foram discutidos temas sobre o Ano da Fé e os 50 anos do Concílio Vaticano II, assim como a Jornada Mundial da Juventude.
Os participantes também sugeriram temas para a Assembleia das Igrejas 2012 que deve ser definido até outubro próximo quando acontecerá esse encontro.
Para encerrar o evento, o arcebispo de São Paulo (SP) e presidente do Regional Sul 1, cardeal Odilo Pedro Scherer, agradeceu a participação expressiva dos bispos, padres e representantes dos Organismos, bem como os que ajudaram na preparação e realização deste evento.
Balanço
O secretário geral do Regional Sul 1 da CNBB, dom Tarcísio Scaramussa, avaliou positivamente o evento. Ele destacou que a assembleia aconteceu num clima de muita participação e fraternidade. "Foi um momento forte de comunhão das Igrejas, tanto na reflexão sobre os desafios para a missão da Igreja no momento atual, quanto na partilha das realizações das várias Comissões Episcopais e Organismos", sublinhou o secretário.
Na avaliação de dom Tarcísio, o tema da Jornada Mundial da Juventude no Brasil superou as expectativas. "A perspectiva da Jornada Mundial da Juventude no Brasil fez com que o tema da evangelização da Juventude recebesse uma atenção especial, como também o processo de animação e organização para a participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, e na Semana Missionária nas dioceses", avaliou.
A assembleia também contou com a participação do secretário executivo do Regional, padre Nelson Rosselli Filho, que elogiou a assembleia. O padre destacou a importância dos temas discutidos durante a assembleia. "Foi uma assembleia marcada pela riqueza do conteúdo abordado, especialmente sobre a Jornada Mundial da Juventude, onde pudemos saber como estamos se organizando para difundi-la em nossas dioceses", avaliou.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário