Boletim Diário da CNBB - 12/06/2012
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo, OPraem, Bispo Emérito de Mogi das Cruzes - SP
Ordenação Presbiteral
- Dom Carlos Verzeletti, Bispo de Castanhal do Pará - PA
- Dom Pedro José Conti, Bispo de Macapá - AP
Ordenação Episcopal
- Dom Carlo Ellena, Bispo de Zé Doca - MA
- Inscrições abertas para o 2º Encontro da Pastoral Afro-brasileira
- Comitê Gestor discute ações prévias à 5ª Semana Social Brasileira
- Campanha colhe assinaturas pela aprovação do Estatuto do Nascituro
- Hino do Mutirão de Comunicação será escolhido em concurso
- Criada a Sociedade Brasileira de Catequetas
- Novo bispo de Guanhães escreve mensagem aos presbíteros e fieis
- Arquidiocese de Salvador celebra o centenário de dom Avelar Brandão Vilela
- Diocese de Balsas celebra 60 anos dos Missionários Combonianos
- Falece antigo coordenador da Pastoral Familiar da CNBB Sul 2
Inscrições abertas para o 2º Encontro da Pastoral Afro-brasileira
Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro da Pastoral Afro-brasileira que será realizado em Maringá (PR), no dia 8 de julho, e abordará o tema "A missão da Pastoral Afro-Brasileira à Luz do Concílio Vaticano II".
Os organizadores afirmam que o encontro deve propiciar uma reflexão acerca do papel e da atuação da pastoral na Igreja após o Concílio Ecumênico.
O evento acontecerá no colégio Santa Cruz em Maringá, com início às 8h e término às 17h. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho e custam R$10. Outras informações pelo telefone: (44) 9884-7678 ou pelo e-mail pab_diocesemga@hotmail.com.
Comitê Gestor discute ações prévias à 5ª Semana Social Brasileira
Para organizar as equipes de trabalho da 5ª Semana Social Brasileira (SSB), reuniu-se na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante o dia 11 de junho, o Comitê Gestor do evento. Estiveram presentes na reunião grupos de assessores, articulações dos movimentos sociais, como por exemplo, a assembleia popular, além da assessoria de imprensa e coordenação geral da 5ª Semana Social Brasileira.
A frente do comitê está o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Werlang. O presidente explicou que o objetivo da reuniu e ajustar as ações para a 5ª SSB, iniciadas há um ano. "Precisávamos analisar os passos que já foram dados durante esse ano de caminhada, ver onde estão os 'nós' de estrangulamento para traçar novos encaminhamentos", disse.
O comitê analisou a atuação das equipes de trabalho, da organização do evento, e de acordo com dom Guilherme, alguns ajustes serão realizados. "Nós vimos que há a necessidade de uma reorganização de toda equipe. Alguns membros, por transferência, ou por questão de saúde, tiveram que deixar a participação na coordenação", explicou.
A Semana Social terá como tema "A participação da sociedade no processo de democratização do Estado Estado para quê e para quem?", e trará o debate sobre o Estado brasileiro e sua democratização. Como o trabalho de preparação está ocorrendo de forma simultânea por todo Brasil em paróquias, pastorais, organismos, e em movimentos sociais da sociedade civil organizada , os membros do comitê reuniram-se para trocar experiências sobre a organização do evento.
"Muitos movimentos e pastorais sociais estão trabalhando o tema da semana social, diversas dioceses, sindicatos, já estão envolvidos. Nossos assessores estão andando pelo Brasil inteiro para assessorar a todos esses organismos, regionais da CNBB, por isso a importância de dialogar sobre o trabalho que vem sendo feito", afirma dom Guilherme.
O objetivo da Semana Social Brasileira é debater temas extremante relevantes para os trabalhos realizados em pastorais sociais, e Organismos. Dentro da temática proposta para esse ano, que trazem a discussão de problemas da cidade, do estado e da nação, o encontro visa contribuir com Igreja no Brasil, e com o processo de democratização do Estado.
"Na semana social vamos falar sobre a situação política que nós estamos vivendo e como isso está afetando a sociedade. Também vamos tratar de outros eventos que estão por vir como a 'Cúpula dos Povos', a participação na 'Rio+20'. Mas o principal é o que vamos esperar, e como vamos agir, após esses eventos", esclarece dom Guilherme.
5a. Semana Social Brasileira conectada
A 5a. SSB está com um site www.semanasocialbrasileira.org.br com o objetivo de comunicar as atividades realizadas durante o processo da 5a. SSB. Com frequência são publicados artigos, notícias, vídeos e depoimentos sobre a articulação para o encontro. A página será mais um instrumento em torno das lutas sociais e ações das pastorais sociais, como também de diálogo com as redes sociais, como facebook, twitter e youtube. O material publicado com conteúdo de preparação da 5a. Também será publicado. Acesse a fan page Semana Social Brasileira no facebook. O twitter é @semanasocialbr.
Campanha colhe assinaturas pela aprovação do Estatuto do Nascituro
O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto - intensifica a coleta de assinaturas para a aprovação do Estatuto do Nascituro. As entidades que integram o movimento, como a Pastoral da Família, estão engajadas na mobilização que visa a defesa da vida humana, desde a concepção.
A campanha pretende entregar ao presidente da Câmara Federal as assinaturas que exigem a aprovação do Estatuto do Nascituro. "A aprovação desta lei que é muito importante para garantir os direitos do bebê em gestação, desde o primeiro instante de vida, ou seja, desde a concepção", explica Jaime Ferreira Lopes, vice-presidente do Movimento. A iniciativa tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Atualmente, o projeto do Estatuto do Nascituro segue tramitando nas comissões internas da Câmara. A coleta de assinaturas está sendo realizada no site do Movimento (www.brasilsemaborto.com.br), mas também pode ser baixada no mesmo endereço a lista impressa para ser preenchida pelas pessoas que não tem acesso à internet. Esta lista deve ser devolvida via Correio para a sede do Movimento, em Brasília.
Hino do Mutirão de Comunicação será escolhido em concurso
A equipe coordenadora do 8° Mutirão Brasileiro de Comunicação publicou o regulamento do concurso que escolherá o hino do evento. Pelo regulamento, as composições devem ser enviadas à Coordenação do Mutirão, na arquidiocese de Natal (RN), até o dia 30 de agosto deste ano.
O concurso é destinado a compositores e intérpretes, residentes nos estados do Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE) e Alagoas (AL), que compreendem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Cada concorrente poderá inscrever, no máximo, três músicas. A letra deve ter como base o tema do Mutirão, que é: "Comunicação e participação cidadã: meios e processos".
O resultado será divulgado dia 30 de outubro. O regulamento se encontra disponível no site: www.arquidiocesedenatal.org.br. Os interessados podem obter mais informações com a coordenação do 8° Muticom, através do e-mail: contato@muticom.com.br.
O 8° Mutirão Brasileiro de Comunicação, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em parceria com outras instituições, será sediado em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013.
Criada a Sociedade Brasileira de Catequetas
Reuniram-se em São Paulo (SP), nos dias 8 a 10 de junho, um grupo de catequetas, acompanhados pelo arcebispo de Uberaba (MG) e integrante da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, dom Paulo Mendes Peixoto, e o assessor desta Comissão, padre Décio José Walker, a fim de fundar a Sociedade Brasileira de Catequetas.
Muitos temas foram tratados e, no dia 9, houve o momento para fundar a Sociedade Brasileira de Catequetas, "sonho alimentado há muito tempo por muitas pessoas", destacou o padre Décio.
Foi eleito como presidente desta nova organização o padre Luiz Alves de Lima. O padre Luís Gonzaga Bolinelli foi escolhido como secretário. Estes coordenarão o processo de constituição da Sociedade com seus estatutos próprios.
Novo bispo de Guanhães escreve mensagem aos presbíteros e fieis
O novo bispo da diocese de Guanhães (MG), monsenhor Jeremias Antônio de Jesus, escreveu uma carta aos presbíteros e fiéis da diocese. Intitulada "Fiat Voluntas Tua", ou seja, "Que assim seja a sua vontade", monsenhor Jeremias afirma ter recebido com alegria e temor a nomeação para a diocese de Guanhães.
"Sinto alegria porque é uma missão confiada por Deus, porque é um pedido de Sua Santidade, o papa Bento XVI e, porque é um pedido da Santa Mãe Igreja. O temor se justifica, porque ultrapassa todos os limites de meu ser humano, pequeno e frágil, e os desafios da Messe do Senhor são sempre muito grandes. Sei que ser Bispo não é uma honra, mas um serviço e, foi por isso, que respondi SIM ao chamado para assumir o pastoreio desta Diocese, que mesmo sem conhecê-la, já posso dizer que a amo", disse o novo bispo.
Leia agora a íntegra da mensagem de dom Jeremias Antônio de Jesus:
"Fiat Voluntas Tua"
CARTA AOS IRMÃOS PRESBÍTEROS E A TODOS OS FIÉIS DA DIOCESE DE GUANHÃES,
Paz e bênçãos no Senhor!
Foi com alegria e temor que recebi, através de S. Exª Revª Dom Giovanni d'Aniello, Núncio Apostólico, a nomeação como Bispo da Diocese de Guanhães, no Estado de Minas Gerais. Sinto alegria porque é uma missão confiada por Deus, porque é um pedido de Sua Santidade, o Papa Bento XVI e, porque é um pedido da Santa Mãe Igreja. O temor se justifica, porque ultrapassa todos os limites de meu ser humano, pequeno e frágil, e os desafios da Messe do Senhor são sempre muito grandes. Sei que ser Bispo não é uma honra, mas um serviço e, foi por isso, que respondi SIM ao chamado para assumir o pastoreio desta Diocese, que mesmo sem conhecê-la, já posso dizer que a amo.
No bairro onde nasci e cresci, chamado Bairro do Portão, onde também meus pais vivem até hoje, há muitos mineiros. Aliás, há uma vila que se chama "Vila dos Mineiros". Por ocasião de minha nomeação, muitos já vieram felizes me cumprimentar. Fiquei sabendo que há muitos mineiros da região de Guanhães espalhados pelo bairro. Todos falam coisas muito bonitas, o que aumenta ainda mais as minhas expectativas. Por este motivo, sempre tive muita afeição pelo povo mineiro, pelo jeito simples de ser e de modo especial, pelo jeito de acolher.
Tenho consciência que muitos estão ansiosos e se perguntando a respeito de minha linha de ação e que tipo de orientação darei à Diocese. Para mim isso é normal. Eu também estou cheio de ansiedade e curiosidade. Não existe outro jeito de saber, a não ser conhecendo-nos mutuamente. O tempo, certamente, vai nos ajudar muito neste processo. O importante é que estejamos abertos e desprovidos de qualquer preconceito. Neste sentido quero iniciar o meu ministério acolhendo carinhosamente a todos. Desejo caminhar junto com todos os que aí já trabalham e sempre em comunhão com a Igreja, com o Santo Padre, o Papa, com os Bispos, com o Clero, com os agentes de pastoral e movimentos, com as equipes de trabalho, ministérios, associações religiosas, irmandades e com todo o povo desta Diocese. Quero, com paciência e caridade, conhecer, ouvir, refletir, esperar e acolher sempre. Que o Bom Deus nos ajude e nos oriente.
Com reverência, desejo saudar os Excelentíssimos Senhores Bispos da Província Eclesiástica de Diamantina, e com respeito e admiração, os Eméritos. Conto com a oração e amizade de todos.
Quero, com muito carinho e respeito, saudar paternalmente os Sacerdotes, os Diáconos, os Seminaristas, os Religiosos, as Religiosas e todos os consagrados presentes na Diocese. Conto com a amizade e a motivação de todos para que a nossa ação seja impregnada do Espírito de Cristo e atinja mais eficazmente o seu fim, na caridade e na paz.
Quero saudar os cristãos leigos e leigas, que na diversidade de dons desempenham o seu trabalho no amor a Deus e à Igreja; os irmãos e irmãs de outras Igrejas Cristãs e confissões religiosas, as autoridades constituídas e todos os que na Diocese desempenham ações e assumem encargos e serviços em prol da população. Que possamos juntos e na mesma convicção trabalhar para que a vida humana seja cada vez mais digna.
Convido a todos, mediante o nosso agir pelo Reino, e com os frutos da nossa atividade, a realizarmos a Comunhão Fraterna. Que todos juntos, alimentando-nos da Palavra e da Eucaristia, consigamos realizar aquilo que o Espírito Santo nos inspirar e fazermos sempre a vontade do Pai. A messe é grande. Os desafios são muitos. A família, a juventude, os pobres e marginalizados, os que sofrem preconceitos e discriminação, os enfermos, os idosos, os que sofrem na solidão, os pequeninos que o Pai tanto ama, esperam de nós, particularmente do Bispo, uma palavra de fé e de esperança para que possam vislumbrar uma saída e encontrar caminhos novos.
Que a Mãe Imaculada interceda por todos. Confio-me inteiramente a ela para que eu consiga corresponder às expectativas e sempre exercer o Ministério Episcopal com alegria e solicitude. Que o Arcanjo São Miguel esteja sempre a nos defender. Peço a oração de todos para que, através de mim e de todos os meus colaboradores, na Diocese de Guanhães, seja feita a Vontade de Deus.
Abençoando a todos,
Monsenhor Jeremias Antônio de Jesus Bispo da diocese de Guanhães
Arquidiocese de Salvador celebra o centenário de dom Avelar Brandão Vilela
Amanhã, quarta-feira, 13 de junho, a arquidiocese de Salvador (BA) celebra o centenário de nascimento de dom Avelar Brandão Vilela, cardeal arcebispo de Salvador falecido em 1986. Uma missa, às 18h, na Catedral Basílica marca a data e reúne padres e religiosos que trabalharam junto com o arcebispo no pastoreio de Salvador. A celebração será presidida pelo atual arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.
Dom Avelar Brandão Vilela foi responsável por importantes fatos na história da arquidiocese de Salvador. Foi durante o seu pastoreio, em 1980, que o Vaticano concedeu o título de Sé Primacial à arquidiocese de Salvador, e o título de Primaz a seu arcebispo. Também é resultado da sua gestão, a vinda para a Bahia e para o Brasil das Missionárias da Caridade, congregação de Madre Tereza de Calcutá.
A proclamação de Nossa Senhora da Conceição da Praia como padroeira principal do estado da Bahia foi uma conquista de dom Avelar. Ele inclusive fez a proclamação em nome do papa Paulo VI. Dom Avelar participou dos conclaves que elegeram os papas João Paulo I e João Paulo II e em 1980, recepcionou o João Paulo II, em Salvador.
A Rádio Excelsior da Bahia, instituição hoje com 70 anos de história foi adquirida pela Arquidiocese, em 1984, através da ação de dom Avelar. Ele não mediu esforços para que a emissora, que nasceu sob a liderança católica de frei Hildebrando pudesse continuar a serviço da Igreja local.Natural de Viçosa das Alagoas, dom Avelar nasceu em 13 de junho de 1912 e foi ordenado padre em Sergipe em 1935, onde ficou por 11 anos. Em 1946 recebeu a nomeação de bispo de Petrolina (PE) e exerceu a função por 10 anos até ser transferido para a arquidiocese de Teresinha (PI), permanecendo lá por 15 anos. Exerceu o cargo de arcebispo de Salvador de 1971 a 1986, quando faleceu.
Diocese de Balsas celebra 60 anos dos Missionários Combonianos
No dia 12 de junho de 1952 chegava a diocese de Balsas (MA) o primeiro grupo de Missionários Combonianos que ajudaria o povo sertanejo a redescobrir a presença de Deus em suas vidas à luz do Evangelho de Jesus Cristo e que ajudaria, ao mesmo tempo, a trazer desenvolvimento a esta região maranhense através da promoção humana, sobretudo nos campos profissionalizante, educação e saúde.
No dia 20 de dezembro de 1954 foi criada a Prelazia de Santo Antônio de Balsas pela Bula Papal Quo modo sollemne, do papa Pio XII, desmembrada da diocese de Caxias (MA) e foi confiada pela Santa Sé aos cuidados dos missionários combonianos do Coração de Jesus. Dia 03 de outubro de 1981 pela Bula Institutionis finis, do papa João Paulo II, foi elevada a diocese, passando a denominar-se diocese de Balsas, administrada pelo padre Diogo Parodi, que em 1959 foi ordenado como primeiro bispo prelado de Balsas.
A diocese de Balsas está situada no sul do maranhão. Sua superfície é de 66.026,1 km². Seis décadas se passaram. Muitos missionários chegaram, viveram e morreram. Muitos partiram e alguns ainda se fazem presentes nesta terra de missão.
Falece antigo coordenador da Pastoral Familiar da CNBB Sul 2
Faleceu na manhã desta terça-feira, 12, no Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR), o antigo coordenador da Pastoral Familiar do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), Rodolfo Paschenda.
Rodolfo sofria de câncer e estava internado há uma semana. Ele e sua esposa, Eli Paschenda, foram coordenadores da Pastoral por 10 anos, de 1997 a 2007, e também da Comissão Família e Vida da arquidiocese, de 2007 a 2011.
"Rodolfo foi um verdadeiro servo de Deus que evangelizou as famílias", disse em nota de pesar, o coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora, padre Rivael de Jesus Nascimento.
Seu corpo será velado hoje, 12, a partir das 18 horas, no Cemitério Jardim da Saudade, em Pinhais - Região Metropolitana de Curitiba. O sepultamento está previsto para às 16 horas de quarta-feira, 13.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário