sexta-feira, 18 de maio de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 18/05/2012

REFLEXÃO

Nós hoje sentimos uma série de tristezas, que são causadas por causa dos acontecimentos do nosso tempo que se constituem em negação dos valores do Reino de Deus e que, além de trazer muito sofrimento para a humanidade, principalmente para os mais pobres e desvalidos, exigem de nós um testemunho corajoso de Jesus e do seu Evangelho, o que nem sempre é fácil porque na verdade somos fracos na fé. Mas devemos nos consolar e encontrar forças para esse testemunho a partir da promessa que nos é feita por Jesus no Evangelho de hoje, pois veremos Jesus e isso nos encherá de uma alegria que não nos pode ser tirada e nos levará ao pleno conhecimento da verdade.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Hélio Gonçalves Heleno, Bispo Emérito de Caratinga - MG
  • Dom Geraldo Nascimento, OFMCap, Bispo Auxiliar Emérito de Fortaleza - CE
  • Dom José Jovêncio Balestieri, SDB, Bispo Emérito de Rio do Sul - SC

Ordenação Presbiteral

  • Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispo de Alagoinhas - BA
NOTÍCIAS

Começa hoje Seminário de Jovens Comunicadores

Cerca de 300 jovens de todo o país devem participar do Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, promovido pelas Comissões Episcopais de Comunicação e Juventude da CNBB. O evento será aberto na noite de hoje em Brasília, no colégio Maria Auxiliadora. Até o próximo domingo (20/05) vai debater a evangelização, juventude e novas mídias. O tema do seminário é "Jovens católicos: comunicação que transforma vidas". A programação prevê, para este sábado, a participação do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli. Por meio de videoconferência, ele vai falar sobre Comunicação e Evangelização. Também estarão participando o padre Antonio Spadaro, especialista em ciberteologia; a professora de jornalismo digital Elizabeth Saad, da Universidade de São Paulo; o padre Gildásio dos Santos, coordenador da Rede Salesiana de Comunicação; a irmã Rosana Pulga, especialista em Comunicação Social e co-fundadora do Centro de Estudos e Pastoral Bíblica da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe (Cebipal-Celam).Na solenidade de abertura esta noite, estarão presentes o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner; o presidente da Comissão para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro; o presidente da Comissão para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa.A seguir a programação do Seminário (sujeita a alterações):18 DE MAIO - SEXTA-FEIRA18h - Credenciamento, acolhida e jantar20h – Solenidade de Abertura 20h30 - Apresentação cultural: teatro Canto das Írias19 DE MAIO - SÁBADO7h30 - Chegada8h - Leitura Orante na ótica da comunicação (Jo 4, 1-30) - Ir. Rosana Pulga8h45 - Comunicação e Evangelização - videoconferência com o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações, Dom Claudio Maria Celli - Jovens católicos: comunicação que transforma vidas - Profº Dr. Pe. Antonio Spadaro10h50 - Intervalo11h10 - Debate - perguntas ao Padre Antonio Spadaro12h00 - Almoço14h00 - Geração Y: atrair, enquadrar, reter ou só entender? - Profª Drª Elisabeth Saad   - Igreja: antenada e conectada - Prof. Dr. Pe. Gildásio Mendes dos Santos   - Jovem Católico: mística do comunicador - Profº Dr. Pe. Antonio Spadaro, SJ15h50 - Intervalo16h15 - Grupos de interatividade17h15 - Plenário18h30 - Celebração Eucarística presidida por Dom Dimas Lara Barbosa20h00 - Jantar21h00 - Apresentação de dança20 DE MAIO - DOMINGO8h - Chegada8h30 - Grupos de interatividade9h30 - Partilha: Como comunicar a vida cristã no exercício de sua profissão?10h30 - Intervalo10h40 - Jovens Conectados e Plano Nacional de Evangelização - Dom Eduardo Pinheiro da Silva e Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro12h00 - Celebração Eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro da Silva13h30 - Almoço e encerramento

Projetos da PU em Vitória são renovados depois de encontro com assessora do Setor Universidades

A nova equipe da Pastoral Universitária (PU) da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, liderada pelo professor Paulo Cezar Delboni e composta por alunos de diversos cursos, reuniu-se, na última quinta-feira, 17, no campus na cidade de Vitória (ES), para planejar ações com intuito de dinamizar e facilitar diferentes iniciativas cristãs no meio acadêmico.

Segundo o seminarista da diocese de São Mateus (ES), Franklin Machado, a renovação da equipe e dos projetos da PU é resultado do trabalho de articulação iniciado depois do 1º Encontro dos Representantes das Pastorais Universitárias das dioceses do sub-regional do Espírito Santo, realizado no mês de março deste ano com a participação da assessora do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Maria Eugenia Lloris Aguago.

"Estávamos desarticulados, mas depois do encontro com a irmã Eugenia começamos a nos reorganizar e agora voltamos mais estruturados", afirma Franklin. "Os frutos daquele encontro estão sendo vistos por todo o estado com a renovação e criação de outros grupos", destacou o seminarista que também integra a nova equipe da PU.

O trabalho da Pastoral Universitária da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo já se faz presente em meio aos estudantes por meio do Grupo de Oração Universitário (GOU) com encontros todas às quartas-feiras no intervalo das aulas do turno matutino. Ainda segundo Franklin, outras atividades também serão propostas como "o retorno dos Grupos de Partilhas e de Estudo da Palavra, GOU no período noturno, 'Momentos de Paz', e atividades fora do campus como 'Dia de Espiritualidade' e Romarias."


Dom Orani participa de Encontro de Comunicadores neste sábado

Neste sábado, 19/05, profissionais de comunicação do Rio de Janeiro terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre "Silêncio e Palavra", com o objetivo de avaliar a importância de ambos para um bom discernimento da comunicação. Promovido pelo Vicariato para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio, o Encontro de Comunicadores deve reunir cerca de 190 profissionais com o intuito de proporcionar à imprensa carioca uma oportunidade para confraternização, diálogo e reflexão sobre a mensagem escrita pelo Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, que é celebrado anualmente pela Igreja na Solenidade da Ascensão do Senhor. A expectativa é promover um diálogo baseado no respeito visando a construção de uma sociedade melhor, como explica o Arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta. "Esperamos que esse diálogo que vamos estabelecer, construído com respeito e com preocupações de unidade para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, traga benefícios para a nossa sociedade". Ele explica que o grande desafio proposto pelo Papa Bento XVI na mensagem deste ano recorda aos profissionais de comunicação que o silêncio favorece a reflexão para que os temas abordados nas notícias apresentem as palavras mais indicadas para uma comunicação ética e verdadeira. "Num tempo de tanto barulho e rumor, as pessoas sentem necessidade desses momentos de silêncio, seja na vida pessoal ou na vida social. Um profissional de comunicação, em meio a tanta produção de conteúdos e a pressões para produzir mais, necessita muito mais dessas ocasiões de silêncio", pondera o arcebispo.O encontro será aberto com Celebração Eucarística, presidida por Dom Orani na Igreja da Glória, às 9h – com transmissão ao vivo pela WebTV Redentor e Rede Vida de Televisão. Logo em seguida haverá uma mesa de debates, com a participação da chefe de redação dos telejornais locais da Rede Globo, jornalista Denise Sobrinho, do publicitário Carlos Pedrosa e do crítico de cinema e coordenador de pós graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Pereira. No local, os participantes também poderão admirar uma exposição fotográfica sobre fé, silêncio e palavra, com trabalhos dos fotógrafos Gustavo de Oliveira e Guilherme Silva, que atuam na Arquidiocese do Rio há vários anos.

Reunião do Setor Juventude da Sub-Região de Botucatu

Aconteceu, nesta quinta-feira, 17 de maio, a primeira reunião da Comissão para a Juventude da Sub-Região de Botucatu. A reunião aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral de Marília. Estiveram presentes os assessores do setor juventude das dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Marília, Presidente Prudente e assessores da PJ das dioceses de Marília e Presidente Prudente.

A reunião, que teve início às 10h, foi coordenada pelo Sub-secretário executivo da Sub-Região, Pe. Carlos Roberto dos Santos, e teve o objetivo de refletir sobre a  Jornada Mundial da Juventude 2013 e o Setor Juventude nas dioceses.

 

Com relação à JMJ Rio foram apresentadas diversas orientações para ajudar as dioceses a se prepararem, seja na recepção dos jovens estrangeiros que virão na semana missionária nos dias 17 a 20 de julho nas dioceses, seja na organização diocesana para enviar os jovens para a JMJ Rio. Cada diocese apresentou a maneira como está se organizando e as dificuldades enfrentadas.

 

Num segundo momento, o Pe. Carlos propôs a leitura e discussão do texto "Setor Juventude Diocesano: o quê, para quê, como?, de Eder D'Artagnan, assessor da Pastoral da Juventude e do Centro Marista de Pastoral de Montes Claros/MG. O texto apresentava os seguintes pontos: 1. O que é exatamente o Setor Juventude Diocesano? 2. O que querem os bispos com o Setor Juventude Diocesano? 3. Que "nós" têm amarrado e emperrado a organização do Setor Juventude Diocesano? 4. O Setor Juventude como suporte para a evangelização juvenil na diocese. 5. Sugestão de alguns passos a seguir. 6. Princípios fundamentais para a organização do Setor Juventude Diocesano. 7. Orientações para que o Setor Juventude funcione na diocese. Este momento teve o objetivo de ajudar os assessores diocesanos a refletirem e partilharem suas experiências, as dificuldades comuns e também as propostas para a organização e articulação do setor juventude na prática, em suas dioceses.

 

Em seguida, houve partilha e troca de ajuda com relação às diversas experiências para que todos possam melhorar a articulação do Setor Juventude diocesano. Foi assumido o compromisso de levar esta discussão em para as dioceses e encaminhar alguns pontos. Os participantes se comprometeram, também, a elaborar algumas orientações que servirão de rumo para todos o Setores Juventude de cada uma das dioceses na província, e que garantirá, ao mesmo tempo, a liberdade de cada diocese para se organizar de acordo com sua própria realidade.

Após a oração final, foi definida a data da próxima reunião para o dia 21 de agosto e a reunião foi encerrada com o almoço.


Campanha SOS Ribeirinhos arrecada 16 toneladas de produtos para desabrigados em Manaus

A Campanha S.O.S Ribeirinhos, realizada pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus, teve início há três semanas e conta com a participação direta das paróquias e áreas missionárias da arquidiocese de Manaus (AM) e outras instituições sensíveis à causa, além da sociedade cível que muito tem contribuído no recolhimento de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, filtros de barros, redes, produtos de higiene e limpeza, brinquedos e outros.

Até o momento, a campanha já arrecadou aproximadamente 16 toneladas de produtos dos quais foram despachados nove toneladas e meia aos seguintes municípios: Iranduba – Distrito Cacau Pirera: uma tonelada e meia; Barreirinha: duas toneladas; Careiro da Várzea: três toneladas; Anamã: três toneladas, o que atende diretamente mil famílias, o que corresponde a mais de cinco mil pessoas.

Segundo os coordenadores, a campanha visa, através desta ação, amenizar a situação dos "irmãos e irmãs ribeirinhos que estão sofrendo com esta enchente que, segundo os especialistas, é a maior dos últimos 110 anos, e que tem causado grandes prejuízos".

A campanha a cada dia ganha adesão dos mais diversos setores da sociedade, o que demonstra grande sensibilidade e solidariedade. Várias comunidades ribeirinhas simplesmente desapareceram por conta da cheia do rio, e seus moradores obrigados a procurar abrigos em ginásios de esporte e espaços da Igreja Católica localizadas nessas áreas próximas. A campanha também atenderá o pós-enchente, onde tem a preocupação particular com a saúde.

Para doações em material diverso:

Todas as Paróquias da Arquidiocese de Manaus

Cáritas Arquidiocesana de Manaus (Av. Joaquim Nabuco, 1023 – Centro)

Para doações em dinheiro:

Banco do Brasil - Agência 1862-7 / Conta Corrente 7570-1

Banco Bradesco -  Agência 3739 / Conta Corrente 15.956-5


Pastoral Vocacional do Regional Oeste 1 visita seminário diocesano

A coordenação regional da Pastoral Vocacional do Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul), que tem como composição um coordenador regional, seis coordenadores diocesanos e um leigo, além do bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e referencial das vocações no Regional, dom Eduardo Pinheiro da Silva, visitaram, na última quarta-feira, 16, o Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, na capital sul-matogrossense.

O objetivo da visita foi ser uma presença da coordenação regional da Pastoral Vocacional junto aos formadores e seminaristas que já estão respondendo ao chamado Deus, como candidatos ao ministério ordenado, bem como, sensibilizá-los quanto à relevância do Serviço de Animação Vocacional Paroquial na promoção vocacional. Para tanto, foi abordado o Guia do Serviço de Animação Vocacional Paroquial. Trata-se de um livreto prático, com a metodologia de perguntas, respostas e figuras ilustrativas.

Também, no ultimo final de semana de julho, a coordenação regional promoverá um encontro com o tema "Marketing Vocacional", sob assessoria do padre Tom Viana, de São Paulo (SP), para agentes vocacionais e interessados no assunto.

"Nesta alegria do tempo pascal, estamos entusiastas com trabalho vocacional, agradecendo por aqueles que já estão respondendo o seu sim à uma vocação especifica, bem como, confiamos decididamente que o Senhor da messe, continuará enviando discípulos missionários para sua messe", disse o coordenador regional da Pastoral Vocacional, padre Alex Messias.


Nota de esclarecimento da arquidiocese de Niterói

O Setor de Comunicação da arquidiocese de Niterói (RJ) esclarece que não tem qualquer participação na organização do evento "O Espírito Sobra Onde Quer", da Comunidade Canção Nova.

O Setor foi solicitado para fornecer a foto do arcebispo metropolitano de Niterói, dom José Francisco Rezende Dias e auxiliar na divulgação em nossos meios de comunicação.

O Setor ressalta que só divulgou o cartaz fornecido e limita-se na participação da transmissão da Santa Missa que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Niterói. O restante do evento e a divulgação são de responsabilidade dos organizadores, não cabendo à comunicação da arquidiocese maiores informações.

Quanto à exigência de ingressos é uma determinação do Ginásio do Caio Martins, já que o mesmo limita-se a receber 5.000 pessoas.


Regional Oeste 2 prepara Seminário sobre 5ª Semana Social

Entre os dias 8 e 10 de junho, no Centro Nova Evangelização em Cuiabá (MT), o Regional Oeste 2 da CNBB promove o Seminário das Pastorais Sociais. A convocação aos responsáveis será entregue na reunião do Conselho Regional de Pastoral, que se realiza neste final de semana na capital matogrossense. O seminário vai tratar da temática da 5ª Semana Social Brasileira – Estado para quê e para quem? – e a reflexão será conduzida pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, padre Ari Antonio dos Reis. O bispo referencial da pastoral, dom Protógenes José Luft, de Barra do Garças (MT), também estará presente.De acordo com o Secretário-Executivo do Regional, padre Antenor Petini, serão destinadas 5 vagas por diocese, com o critério de que a pessoa enviada esteja engajada e atuante numa das pastorais sociais ou organismos afins. "Pretendemos reunir um número expressivo de participantes de todas as Pastorais Sociais", declarou.

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: