quinta-feira, 17 de maio de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 17/05/2012

REFLEXÃO

Um pouco de tempo e os discípulos não verão mais Jesus, porque o mistério da cruz está próximo, e com ele, a morte e a separação. E mais um pouco e me vereis de novo, ou seja, todos os que acreditam farão a experiência do Ressuscitado, viverão sempre na sua presença, de modo que a tristeza da separação dará aos que têm fé lugar a uma alegria que jamais poderá ser tirada. Porém, por causa dos que não acreditam e por causa também dos nossos pecados, deveremos passar por diversas tribulações, mas, por piores que sejam, elas não podem vencer quem crê verdadeiramente.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo Auxiliar de São Paulo - SP

Ordenação Episcopal

  • Dom Guido Zendron, Bispo de Paulo Afonso - BA
  • Dom Juarez Sousa da Silva, Bispo de Oeiras - PI
  • Dom Adair José Guimarães, Bispo de Rubiataba-Mozarlândia - GO
NOTÍCIAS

Papa envia mensagem aos católicos alemães: "a nova evangelização é irrenunciável"

"A contribuição de todos os batizados à nova evangelização é irrenunciável". Foi o que afirmou Bento XVI em uma mensagem ao 98º Dia do Católico Alemão (Kahtolikentag), endereçada ao arcebispo de Friburgo, Alemanha, dom Robert Zollitsch, aos bispos, aos sacerdotes e a todos os presentes. De fato, numerosos católicos alemães estão reunidos desde a última quarta-feira, 16, até o dia 20 de maio, em Mannheim para refletir sobre o tema: "Ousar começar novamente".

A renovação, o início, dado por Deus deve sempre ser uma partida pessoal que leva a Deus. Desse modo inicia a mensagem de Bento XVI ao Khatolikentag. Aos católicos alemães o papa recorda que o início de cada batizado é ao mesmo tempo de início na Igreja e com ela. E precisamente o testemunho de fé dos santos e do grande número de cristãos que anunciaram o Evangelho pode encorajar a um novo início: o verdadeiro início consiste, como nos demonstram, na obediência e na confiança para com as indicações e o chamado de Deus.

Bento XVI recorda em seguida o jesuíta alemão mártir, Alfred Delp, filho de Mannheim, uma cidade onde se encontram multiplicidades de ideias e de religiões. A aventura de um novo início neste âmbito significa reconhecer as oportunidades e os perigos e criar os espaços para uma convivência autêntica. Somente uma humanidade na qual reina "a civilização do amor" poderá gozar de uma paz verdadeira e duradoura.

O papa prossegue sublinhando que como Igreja "temos a tarefa de anunciar o Evangelho de modo aberto e claro. Coração de sua mensagem é, portanto, a evangelização: a contribuição de todos os batizados à nova evangelização é irrenunciável. Também o nosso país tem necessidade de um novo início missionário, apostólico", escreveu o papa.

Também aos jovens, Bento XVI dirige o convite a anunciar o Evangelho e recorda que o 98º Khatolikentag constitui, de certo modo, um prelúdio para o Ano da Fé que iniciaremos em breve, por ocasião dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II.


Cardeal Marc Ouellet fala do lançamento do novo site da CAL

O cardeal Marc Ouellet, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), publicou sua carta de boas-vindas aos usuários do novo site da instituição. O site www.americalatina.va foi aberto para "reforçar as relações com toda a América, criando pontes de comunicação cada vez mais efetivas e ao mesmo tempo, recolher o palpitar da Igreja que peregrina na terra de santos como Juan Diego, Frei Galvão ou Rosa de Lima".

A finalidade do novo site, explica o cardeal, é levar os ensinamentos do Santo Padre diretamente ao "Continente da Esperança".

A respeito do novo site, o cardeal adianta que deseja que a página seja um meio de comunicação com todos e cada um dos bispos da América Latina, com organismos, comunidades e movimentos, com quem se interessa pela missão da Igreja no continente da esperança: "Que seja de utilidade para os dicastérios e organismos da Cúria Romana, como fonte de informações, reflexões e programas, além de difusão das próprias orientações e atividades".

Na mensagem, o cardeal Marc Ouellet faz uma análise da recente visita de Bento XVI a Cuba e México: "dias inesquecíveis de alegria e esperança nos quais o papa abraçou idealmente todos os povos latino-americanos. Aquela viagem apostólica pode ser considerada também como a apresentação do Ano da Fé na América Latina. "A Igreja vive para fazer os demais partícipes de Jesus Cristo, esperança e glória, anúncio que foi o enfoque de toda a viagem. E é esta a prioridade da Igreja", disse.

Em sua reflexão, o cardeal ressalta que isso não significa ignorar as dramáticas circunstâncias dos países visitados, como a violência gerada pelo narcotráfico e o consumo de drogas, as situações de pobreza, os sofrimentos provocados pela imigração, as limitações à liberdade, inclusive de religião, os encarcerados, as famílias desintegradas e os jovens sem esperança.

"Bento XVI enfrentou tais problemáticas com realismo e valentia, assumindo os sofrimentos e as esperanças que comportam. E o serviço que a Igreja pode prestar na vida das pessoas, famílias e povos é fundamental, precioso e insubstituível", afirma o cardeal Ouellet.


CNBB promove missa para parlamentares

Nesta quinta feira, 17, foi celebrada na capela de Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, a missa dos parlamentares. A celebração eucarística contou com a presença de Deputados e Senadores de diversos partidos. A missa foi presidida por um dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral a Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, padre Nelito Nonato Dornelas.

A celebração da eucaristia com a participação dos parlamentares é tradicional na CNBB. Organizada pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e pela assessoria de política, é celebrada sempre na terceira quinta-feira de cada mês, às 8h.

Deputados, senadores, assessores parlamentares e familiares sempre participam da missa, e de uma pequena confraternização que ocorre após a celebração.


Igreja do Brasil se prepara para um profundo debate nacional sobre a Missão

A Igreja no Brasil prepara o seu 3º Congresso Missionário Nacional (3º CMN), marcado para os dias 12 a 15 de julho em Palmas (TO). A iniciativa é das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Conselho Missionário Nacional, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Em pauta estarão temas como a missão diante de um mundo secularizado; a relevância do Vaticano II e o compromisso com a missão aqui e além-fronteiras. O Congresso de Palmas reunirá cerca de 600 pessoas representantes dos Regionais e Organismos missionários, e servirá como preparação do Brasil para o 4º Congresso Missionário Americano - CAM 4 - Comla 9, marcado para 2013, em Maracaibo, na Venezuela.

O objetivo geral do encontro é "assumir a dimensão universal da missão, guiados pelo Espírito, a serviço do reino, à luz do Concílio Vaticano II e da caminhada latino-americana em vista do Cam4 - Comla 9".

Para dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, sediar um Congresso Missionário Nacional será um privilégio e uma bênção: "Este Congresso é uma chuva de bênçãos para Palmas e para o Tocantins", disse.

Em entrevista ao programa brasileiro da Rádio Vaticano, o diretor nacional das POM no Brasil, padre Camilo Pauletti, falou especificamente sobre as dificuldades missionárias na Amazônia. Para ele, as dificuldades econômicas e políticas, ao lado do descaso dos poderes públicos, da cobiça dos madeireiros e da invasão das terras indígenas são desafios que requerem a presença missionária e profética da Igreja.

"A Amazônia do Brasil tem um conjunto que soma 57 dioceses. As distâncias, as dificuldades econômicas, um povo que vive um pouco mais afastado e abandonado pelo poder público, tudo isso requer uma atenção maior. Além disso, é uma região cobiçada por pessoas que são gananciosas em relação à natureza, a retirada da madeira, a exploração dos rios e minérios, da invasão das terras indígenas. Diante disso, a presença da Igreja tem que ser profética e que venha a defender as pessoas, atender esse povo mais simples e mais pobre", destacou o diretor das POM.

Segundo o padre Pauletti, "o nosso trabalho missionário enfrenta diversos desafios, mas estão firmes com as obras missionárias, com as animações missionárias e com a formação missionária. Realmente, a Amazônia, também é um desafio no sentido dos recursos humanos e materiais. Pouco a pouco as regiões sul e sudeste do Brasil estão manifestando solidariedade com a Amazônia, mas precisamos crescer mais".

A CNBB, por sua vez, também se volta para a Amazônia, e vários motivos se colocam ao redor desta preocupação. O interesse pela Amazônia assumiu tanto significado e urgência que na 41ª Assembleia Geral, em 2003, por unanimidade, tomou-se a decisão de formar uma Comissão Episcopal da Amazônia.

Em junho de 2011, a CNBB nomeou como presidente desta Comissão o cardeal Cláudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero. Dom Jaime Vieira Rocha, bispo de Campina Grande (PB) também compõe a Comissão Episcopal, que tem como membros: dom Erwin Krautler, bispo da Prelazia do Xingu (PA), dom Moacyr Grechi, arcebispo emérito de Porto Velho (RO) e dom Sérgio Castriani, bispo de Tefé (AM).

Dom Cláudio Hummes diz que a Comissão tem duas grandes finalidades: uma é manter a Igreja, ou seja, os bispos espalhados pelo Brasil, interessados na Amazônia, que não se esqueçam da Amazônia, "e com eles, ver o que se pode fazer para que a Igreja na Amazônia seja bem sustentada e assistida por nós como irmãos no Episcopado. A segunda é a própria Igreja na Amazônia, com tudo o que são seus grandes projetos, seu crescimento, suas alegrias e tristezas; digamos, suas aspirações e suas carências. Além disso, é claro, é preciso acompanhar, estar ali junto, como um irmão que quer estar a serviço".


Setor Universidades conta com jovens colaboradores para promover articulação nacional

O grupo de colaboradores do Setor Universidades (SU) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é formado predominantemente por jovens universitários e recém-graduados que colocam seus conhecimentos a serviço da missão da Igreja. O Setor tem como bispo referencial dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo (SP), e como assessora nacional, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado. O setor conta também com a energia dos jovens colaboradores para atuar em vários os estados brasileiros.

Alexssandro Domingues de Lima, que é um dos primeiros colaboradores do Setor Universidades, lembra como tudo começou e conta como atua hoje nas universidades da sua região levando a outros jovens a missão do Setor que nasceu para promover a integração e o diálogo entre diferentes experiências e iniciativas cristãs atuantes nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. "Recentemente, recebi o convite da Pastoral Universitária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para realizar uma oficina sobre Juventude e Comunicação durante a primeira edição dos Fóruns da Juventude. Durante a oficina partilhei minhas experiências dentro do Setor Universidades e pude compartilhar a dimensão que isso tomou em minha vida", conta o jovem formado em Redes de Computadores na própria PUCPR.

O jovem continuou sua palestra afirmando que atualmente faz parte do grupo de colaboradores "facilitando o contato do Setor com os universitários e com as diferentes instituições por meio de experiências formativas, projetos concretos e mídias digitais que incentivam a promoção do Reino de Cristo nos ambientes de Ensino".

Assim como Alexssandro, vários jovens colaboram com o trabalho de articulação do Setor Universidades nos Regionais da CNBB. Entre os colaboradores estão jovens de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (RS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Manaus (AM), Pará de Minas (MG), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

De acordo com os jovens colaboradores, uma das coisas mais marcantes no projeto do Setor é a possibilidade de se construir uma grande rede de contatos formada com estudantes de todas as partes do país. "A experiência de partilhar a fé e a comunhão entre pessoas de diferentes culturas regionais é fundamental para o sucesso dessa experiência", afirma Alexssandro.

EBRUC 2012

Com a proximidade do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC 2012), todos os colaboradores do Setor Universidades estão ainda mais envolvidos e animados não só com a possibilidade de reencontro entre eles, mas, sobretudo, pela oportunidade de construção de novos contatos para enriquecer ainda mais a grande rede nacional que é o Setor Universidades.

Na última reunião dos coordenadores do 2º EBRUC, foi definido que as inscrições para o encontro deverão ser feitas a partir de 1º de junho no site da CNBB. O valor da inscrição será de R$ 70,00. O 2º EBRUC é organizado pelo Setor Universidades da CNBB e será realizado em Curitiba, entre nos dias 12, 13 e 14 de outubro. São esperadas aproximadamente 500 pessoas vindas de várias partes do Brasil.


Seminário debate propostas para a Saúde Pública

Inspirada na reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, a CNBB promove nesta quinta-feira e sexta (17 e 18/05) em Brasília o Seminário sobre Saúde Pública. O evento é fruto de uma parceria das entidades que participam do grupo de trabalho sobre este tema que está vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. O bispo referencial para a Pastoral da Saúde, dom Antônio Fernando Brochini, participa do evento. Na abertura do seminário o Secretário-Geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, recordou a precariedade do sistema de saúde pública no Brasil, especialmente para quem vive em locais distantes do país, como as comunidades quilombolas e indígenas. "Por isso, a ação dos cristãos nos conselhos de saúde é um serviço muito importante, na fiscalização e na luta por soluções", enfatizou.Colaboram com o evento a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, Versunianos do Rio de Janeiro, Centro Brasileiro de Estudos em Saúde, a CAFOD (Agência Católica para o Desenvolvimento), e o programa Justiça Econômica. O encontro deve abordar as questões do acesso à saúde, o serviço prestado, o financiamento público, a gestão, a educação e o controle social do sistema. "A luta por direitos é longa e precisa do engajamento de todos, especialmente em vista dos desafios a serem assumidos", afirmou Cecília Torto, da CAFOD - entidade que é mantida pelos católicos da Inglaterra e que financia projetos sociais no Brasil. O seminário deverá produzir uma carta que será levada ao ministro da Saúde com propostas para a melhoria do sistema público. "No lançamento da CF, o próprio ministro Alexandre Padilha insistiu que levássemos até a ele sugestões. Ele espera da nossa parte esta contribuição e é o que vamos fazer", explicou dom Leonardo.O Secretário Geral recordou também aos participantes do seminário que durante a última Assembleia Geral ficou definido o apoio da CNBB para a coleta de assinaturas do projeto de lei de iniciativa popular que deseja destinar 10% do orçamento para o Sistema Único de Saúde. "Nós, como Igreja, precisamos ter a certeza de que a saúde pública é uma questão de serviço".

Setor Leigos promove seminário para os responsáveis pela formação nos movimentos eclesiais

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato promove entre os dias 1º e 3 de junho um Seminário para os responsáveis pela formação desenvolvida nos movimentos, associações e serviços eclesiais. O objetivo do evento é promover a partilha e o diálogo sobre o projeto formativo dos movimentos eclesiais. O evento será em Vargem Grande Paulista (SP), na casa Mariápolis Ginetta. O convite é para que participem dois representantes de cada movimento. Os organizadores enfatizam que tal representante deve ser membro da coordenação ou seja docente nos projetos formativos da entidade. Cada movimento deverá trazer para o encontro uma apresentação, de no máximo dez minutos de duração, sobre o seu projeto de formação. "Esperamos contar com a presença dos Movimentos, das Associações Laicais e dos Serviços Eclesiais para fortalecer o diálogo e a comunhão", afirma o presidente da Comissão para o Laicato, dom Severino Clasen, que enviou carta convite para todas as comunidades. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio pelo site www.cmginetta.org.br, usando a senha cnbbleigos. O valor das diárias é de R$ 130,00 (Centro e trinta reais), mais a taxa de inscrição de R$ 30,00 (Trinta reais), com o pagamento sendo realizado no local do evento.

Encontro das Pastorais Sociais em Maringá vai discutir função do Estado e Rio+20

Cerca de 150 lideranças da Igreja Católica no Paraná estarão em Maringá no próximo fim de semana, dias 18, 19 e 20 de maio, para participar do Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná). O evento será realizado no Centro de Formação Bom Pastor, anexo ao seminário Nossa Senhora da Glória. Na sexta-feira, logo após a abertura, haverá um momento de diálogo sobre a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).

No sábado, 19, será feita uma análise da conjuntura político-social sobre a realidade do Brasil; análise da conjuntura das Pastorais Sociais no Regional Sul 2; reflexão sobre a identidade e a missão das Pastorais Sociais na Igreja do Brasil e por fim a discussão sobre a proposta da 5ª Semana Social Brasileira, que propõe um amplo debate nacional para refletir qual o papel do Estado com o tema "Um novo Estado, caminho para uma sociedade do bem viver" e o lema "Estado para que e para quem?".

Às 19h30 os participantes vão celebrar a missa na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.  No domingo, 20, serão feitos os encaminhamentos do encontro e sobre a Semana Social Brasileira.


Diocese de Cachoeiro do Itapemirim promove o 1º Fórum de Comunicação

A cada ano, por ocasião da solenidade da Ascensão do Senhor, comemora-se o Dia Mundial das Comunicações. Em 2012, essa ocasião será o domingo 20 de maio. Para comemorar a data, a Equipe Diocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM), juntamente com o Departamento Diocesano de Comunicação da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), planejou para o dia 19 de maio, sábado, véspera do Dia Mundial das Comunicações, o 1º Fórum de Comunicação de Cachoeiro.

Além de comemorar o Dia Mundial das Comunicações, o evento tem como objetivo oferecer formação teórica e técnica a comunicadores das Comunidades Eclesiais de Base (CEB's), e oferecer um espaço de reflexão para profissionais comunicadores cristãos (jornalistas, radialistas, professores da área) e alunos dos cursos de Comunicação Social da região.

O Evento terá a participação do professor doutor em Comunicação, Carlos Alberto Di Franco, que também é colunista do jornal "O Estado de São Paulo", "O Globo", "Estado de Minas", "A Gazeta", entre outros, que falará sobre o tema "A comunicação na sociedade e na Igreja. A missão de comunicar a verdade e a fé". Também participará do evento a Jornalista Andréia Lopes, editora de Política do jornal "A Gazeta", que falará sobre o tema "Jornalismo e política: a ética a serviço da verdade".

Alem das palestras, também serão ministradas oficinas de internet, rádio, vídeo e impresso.


Arquidiocese de Curitiba e Câmara Municipal realizam audiência pública sobre Saúde Pública nesta quinta-feira

A Arquidiocese de Curitiba, em conjunto com a Câmara Municipal de Curitiba e apoio do vereador Pedro Paulo, realiza na nesta quinta-feira (17), às 14 horas, no auditório do anexo II (quarto andar), uma audiência pública para debater sobre o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2012: "Fraternidade e Saúde Pública".

O tema da Saúde Pública é de interesse de toda a população que mora no Município, principalmente dos usuários do Sistema Municipal de Saúde Pública.

"Todos os dias acompanhamos relatos de problemas nesta área. Faltam vagas, materiais de todos os tipos e profissionais. Mas, acima de tudo, falta respeito com o cidadão. A saúde é um direito de todos e precisa ser tratada com a seriedade que merece", afirma o coordenador da CF 2012,Odaril José da Rosa.

A coordenação da CF2012 espera contar com a participação de representantes da: secretaria de Saúde, dos hospitais de Curitiba, membros do Conselho Municipal de Saúde, além de profissionais da área e também dos que atuam com assistência social.  São esperados também os usuários dos postos de saúde e representações das igrejas que têm sido parceiras nas CFs anteriores.


Encontro das Pastorais Sociais em Maringá vai discutir função do Estado e Rio+20

Cerca de 150 lideranças da Igreja Católica no Paraná estarão em Maringá no próximo fim de semana, dias 18, 19 e 20 de maio, para participar do Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 da conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento será realizado no Centro de Formação Bom Pastor, anexo ao seminário Nossa Senhora da Glória. Na sexta-feira à noite, logo após a abertura, haverá um momento de diálogo sobre a RIO +20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de e 13 a 2 2 de junho no Rio de Janeiro.

No sábado (19) será feita uma análise da conjuntura político-social sobre a realidade do Brasil; análise da conjuntura das Pastorais Sociais no Regional Sul 2; reflexão sobre a identidade e a missão das Pastorais Sociais na Igreja do Brasil e por fim a discussão sobre a proposta da Semana Social Brasileira, que propõe um amplo debate nacional para refletir qual o papel do Estado com o tema "Um novo Estado, caminho para uma sociedade do bem viver" e o lema "Estado para que e para quem?".

Às 19h30 todos os participantes vão celebrar a santa missa na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.  No domingo (20) serão feitos os encaminhamentos do encontro e sobre a 5ª Semana Social Brasileira.


5ª Semana Social Brasileira é lançada no Ceará

O lançamento oficial da 5ª Semana Social Brasileira (SSB) no Ceará acontecerá amanhã, dia 18 de maio, das 8h às 16 horas, na Faculdade Católica de Fortaleza, na Rua Tenente Benévolo, 201, Centro, Fortaleza. Deverão participar as pessoas de diversas comunidades atingidas por grandes projetos sociais, dando continuidade ao Seminário ocorrido em Setembro do ano passado, onde foi iniciado um processo de levantamento sobre os Impactos desses Projetos de "desenvolvimento".

A Semana Social Brasileira tem como objetivo realizar um processo amplo de debate em torno da democratização do Estado. A 5ª Semana é uma atividade que quer aglutinar forças organizadas da sociedade, reunir sujeitos sociais para dar curso as lutas e conquistas do povo. De acordo com Regilvânia Mateus, da Cáritas Regional Ceará "a semana é acima de tudo um momento de articulação das forças sociais, como pastorais e movimentos sociais, um momento de parar pra pensar, retomar a construção de um projeto popular para o Brasil".

A 5ª SSB pretende reunir organizações sociais e a Igreja para partilhar suas experiências do "Bem Viver". Mais do que discutir o Estado pretende-se discutir a sociedade. A aposta é que a sociedade tenha organização e força política para propor o Estado que quer – para quê e para quem.

A 5ª Semana tem como tema "A participação da sociedade no processo de democratização do Estado – Estado para quê e para quem?".  A mesma é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: