Boletim Diário da CNBB - 20/03/2012
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Ordenação Episcopal
- Dom José Haring, OFM, Bispo de Limoeiro do Norte - CE
Congresso Mariológico em Aparecida
O 6º Congresso Mariológico será realizado pela Academia Marial, do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), entre os dias 23 e 25 de março. O tema deste ano é "Rogai por Nós", e o evento promete oferecer reflexões e questionamentos úteis e atuais que direcionam os fundamentos teológicos e pastorais da Intercessão de Maria.
Segundo o padre Antônio Clayton Sant'Anna, diretor da Academia Marial e Missionário Redentorista, "este será um momento rico de comunhão na fé em Jesus Cristo sob o olhar carinhoso da Mãe Aparecida no ambiente acolhedor do maior santuário mariano do mundo".
A Academia Marial do Santuário Nacional de Aparecida organiza o evento em parceria com a Faculdade Dehoniania de Taubaté (SP). A participação no evento será considerada como curso de extensão universitária.
As inscrições para o Congresso encerram-se nesta quarta-feira, 21, e podem ser feitas pela internet através do site: www.a12.com/blog/academiamarial.
Grupo de Reflexão Educadoras Negras se reúne na CNBB
Do dia 20 ao dia 22, a Pastoral Afro-brasileira se reúne com Ministério da Educação (MEC), e a Pastoral da Educação para discutir, dentre outros temas, a implementação da Lei 10.639/03. O dispositivo estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação do Ensino Fundamental e Médio. A reunião visa refletir sobre a educação, com o recorte étnico racial, para subsidiar as ações da pastoral afro-brasileira.
"É uma conquista da luta de vários movimentos, queremos que cada município implemente a Lei 10.639, no sistema de educação", afirmou o coordenador da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo. A reunião do grupo vai debater a realidade da Lei 10.639/03 no Brasil, as conquistas, e os desafios, para que as escolas incluam as referidas disciplinas no currículo escolar.
Historicamente, os negros foram tratados de forma tão violenta no passado, que ainda hoje, marcam o presente de gerações inteiras de crianças, jovens e adultos que estão nas escolas, principalmente as públicas. A inclusão das matérias nos currículos, contribuirá significamente para que essas gerações se fortaleçam, aumentando a sua auto-estima.
Além de discutir a respeita da execução da lei, o grupo abordará outros temas. Na pauta das reuniões também está a contextualização dos diálogos interculturais sobre o Projeto "Percurso dos quilombos: da África ao Brasil e sua volta às origens". Este tema tem por finalidade traçar diretrizes curriculares para a educação escolar Quilombola. Outro assunto que o grupo também irá tratar é sobre as mortes dos jovens negros por todo país.
"Vamos concluir o texto, e aprimorá-lo. Em seguida, vamos trabalhá-lo em movimentos sociais, nas escolas entre educadores e educandos, e nas direções", explicou padre Jurandyr. A ideia é também conduzir às propostas até as comunidades negras, por meio de cursos. "Vamos levar a consciência da diversidade, o valor do negro na sociedade, no trabalho, até às comunidades negras, como quilombolas, por exemplo", finalizou.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário