terça-feira, 20 de março de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 20/03/2012

REFLEXÃO

Muitas vezes, as pessoas que sofrem diferentes formas de males possuem uma fé muito grande no poder de Deus, mas de algumas formas são impedidas de chegar até ele e receber as suas graças, condição indispensável para a superação de seus males e sofrimentos. É o caso do paralítico, que acreditava no poder de Deus e na cura que viria pela ação do anjo ao agitar a água, mas era impedido pelos outros que entravam primeiro na piscina. Assim também acontece hoje quando criamos uma série de regras e preceitos humanos que dificultam a participação de muitos na vida divina e um relacionamento pessoal com ele, que é a fonte de todas as graças que nos dão vida em abundância.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Episcopal

  • Dom José Haring, OFM, Bispo de Limoeiro do Norte - CE
NOTÍCIAS

Congresso Mariológico em Aparecida

O 6º Congresso Mariológico será realizado pela Academia Marial, do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), entre os dias 23 e 25 de março. O tema deste ano é "Rogai por Nós", e o evento promete oferecer reflexões e questionamentos úteis e atuais que direcionam os fundamentos teológicos e pastorais da Intercessão de Maria.

Segundo o padre Antônio Clayton Sant'Anna, diretor da Academia Marial e Missionário Redentorista, "este será um momento rico de comunhão na fé em Jesus Cristo sob o olhar carinhoso da Mãe Aparecida no ambiente acolhedor do maior santuário mariano do mundo".

A Academia Marial do Santuário Nacional de Aparecida organiza o evento em parceria com a Faculdade Dehoniania de Taubaté (SP). A participação no evento será considerada como curso de extensão universitária.

As inscrições para o Congresso encerram-se nesta quarta-feira, 21, e podem ser feitas pela internet através do site: www.a12.com/blog/academiamarial.


Grupo de Reflexão Educadoras Negras se reúne na CNBB

Do dia 20 ao dia 22, a Pastoral Afro-brasileira se reúne com Ministério da Educação (MEC), e a Pastoral da Educação para discutir, dentre outros temas, a implementação da Lei 10.639/03. O dispositivo estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação do Ensino Fundamental e Médio. A reunião visa refletir sobre a educação, com o recorte étnico racial, para subsidiar as ações da pastoral afro-brasileira.

"É uma conquista da luta de vários movimentos, queremos que cada município implemente a Lei 10.639, no sistema de educação", afirmou o coordenador da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo. A reunião do grupo vai debater a realidade da Lei 10.639/03 no Brasil, as conquistas, e os desafios, para que as escolas incluam as referidas disciplinas no currículo escolar.

Historicamente, os negros foram tratados de forma tão violenta no passado, que ainda hoje, marcam o presente de gerações inteiras de crianças, jovens e adultos que estão nas escolas, principalmente as públicas. A inclusão das matérias nos currículos, contribuirá significamente para que essas gerações se fortaleçam, aumentando a sua auto-estima.

Além de discutir a respeita da execução da lei, o grupo abordará outros temas. Na pauta das reuniões também está a contextualização dos diálogos interculturais sobre o Projeto "Percurso dos quilombos: da África ao Brasil e sua volta às origens". Este tema tem por finalidade traçar diretrizes curriculares para a educação escolar Quilombola. Outro assunto que o grupo também irá tratar é sobre as mortes dos jovens negros por todo país.

"Vamos concluir o texto, e aprimorá-lo. Em seguida, vamos trabalhá-lo em movimentos sociais, nas escolas entre educadores e educandos, e nas direções", explicou padre Jurandyr. A ideia é também conduzir às propostas até as comunidades negras, por meio de cursos. "Vamos levar a consciência da diversidade, o valor do negro na sociedade, no trabalho, até às comunidades negras, como quilombolas, por exemplo", finalizou.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: