Boletim Diário da CNBB - 09/12/2011
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom João Alves dos Santos, OFMCap, Bispo de Paranaguá - PR
Ordenação Presbiteral
- Dom Sérgio Eduardo Castriani, CSSp, Bispo Prelado de Tefé - AM
- Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB, Bispo de Bom Jesus da Lapa - BA
- DGAE são destacadas na XVII Assembleia Nacional da Pastoral da Criança
- Comissão para a Vida e Família se reúne na sede da CNBB
- Pastoral Universitária traça linhas de ação para trabalhar com universitários estrangeiros
- Novo site da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG)
DGAE são destacadas na XVII Assembleia Nacional da Pastoral da Criança
Com a presença de Dom Aldo Pagotto, arcebispo da Paraíba, e à luz das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a Pastoral da Criança se reuniu nos dias 21 a 25 de novembro de 2011, para sua XVII Assembleia Nacional, na Casa de Retiros Mossunguê em Curitiba (PR), com o objetivo de avaliar as ações do ano de 2011 e planejar a continuidade da caminhada com as forças renovadas no ardor missionário junto às crianças, gestantes e famílias pobres de todo o país.
A celebração de abertura levou aos 85 participantes fazer a experiência do movimento dinâmico espelhado em Maria, Mãe de Jesus e na Dr. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança que estiveram sempre em movimento no dar a vida em permanente estado de missão.
Destaque fundamental foi dado à Nova Evangelização com o novo ardor missionário, abordado por Dom Pagotto, representante da Pastoral da Criança na CNBB, destacou a importância da assembleia ser propositiva, missionária e revigorada à luz do amor de Deus no convívio agradável sem jamais perder o foco de salvar vidas. Ele apresentou o contexto histórico e teológico pastoral desde João XXIII, com o Concílio Vaticano II, ao apresentar a Nova Evangelização num processo de avaliação e planejamento ante a modernidade.
Documentos iluminadores como Conferências Episcopais de Medellin, Puebla, Santo Domingo, Aparecida foram recordados como confirmação da Igreja na intimidade de pertença a Jesus de Nazaré no testemunho da vitalidade como "Plano Emergencial". Segundo o bispo a Pastoral da Criança está em permanente estado de comunhão com a Igreja na caridade e no amor efetivo a partir do testemunho concreto de milhares de voluntários com as ações básicas de saúde e cidadania, alimentada pela Palavra e da Eucaristia dentro da Ação Evangelizadora, prioritariamente à luz preferencial pelos pobres.
"O verdadeiro mestre é aquele que acompanha as potencialidades e capacidades de seus alunos", disse Dom Pagotto ao ressaltar a importância da Palavra de Deus ocupar lugar central na Igreja, na leitura orante e na liturgia celebrada no acompanhamento formativo do progresso na fé para uma conversão pastoral em mudança de época. Dom Pagotto frisou o grande ganho da Igreja católica no Concilio Vaticano II e a Doutrina Social da Igreja como princípios e valores indicativos para grandes conflitos sociais. "Evangelização é compromisso de todos", destacou as Diretrizes Gerais da Igreja como Boa Nova para todos os povos viver com a força e com o coração no amor a Deus.
Organizar, planejar e executar as ações básicas foram pontos chaves da assembleia que necessita de parada para se calar diante de Jesus, em estado de leitura orante, contemplativa e fraterna para se deixar convocar pelo Senhor da História. Busca pelo crescimento, mesmo em tempos de perdas, frustrações, desencontros, amarguras, abandonos, desistências, fraquezas, infidelidades, foram aspectos abordados como parte do conjunto do crescimento que será superado na ressurreição. "Não existe este itinenário sem cruz e sem Ressurreição", ressaltou Dom Pagotto.
A certeza que animou aos participantes foi reconhecer a Igreja em estado permanente de missão, na alegria dos "somos chamados a dar razões as nossas esperanças". A igreja está pedindo a iniciação bíblica em todas as capacitações, experiência já existente na Pastoral da Criança: animação bíblica e pastoral no Itinerário de reflexão esclarecida para se organizar da melhor forma possível o testemunhando.
A assembleia não fugiu das ações práticas, das ações básicas e de dar o cunho na participação dos conselhos, que exige preparo de lideranças, para dar resposta propositiva às novas diretrizes da Igreja, como por exemplo, o Dia de Oração e Ação pela Criança com outras Igrejas, religiões e credos religiosos foi o ato concreto realizado e vivenciado por todas as capitais do Brasil.
No desejo de construir a civilização do amor e da paz a Assembleia contou, também, com a presença do assessor da CNBB nas Pastorais Sociais Pe. Ari Antonio dos Reis que falou do objetivo da V Semana Social Brasileira como espaço de debate na procura de um projeto popular para o Brasil nas mudanças políticas e sociais para o engajamento e mobilização da sociedade no cuidado com os sofredores.
Curiosa reflexão sob a luz da Ação Evangelizadora foi feita pelo Pe. Alfredinho Gonçalves que trouxe presente as janelas principais a se abrir em tempo de crise: parar e silenciar em momento de encruzilhada para perceber os limites e descobrir os caminhos e dar novos passos. A vocação, a missão, a mudança e a semeadura no tripé montanha, casa/mesa e caminho para mostrar Jesus como o profeta itinerante.
Os trabalhos prosseguiram em oficinas temáticas de Formação Continua Integrada e Indicadores, Processamentos Gerais sobre Prestação de Contas, Aplicação da Reunião para Reflexão e Avaliação (RRA) e Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) e Comunicação e Campanha da Fraternidade 2012: "A Fraternidade e Saúde Pública".
A coordenadora Nacional Ir. Vera Lúcia Altoé incentivou a todos para o novo tempo da manifestação de Deus - o Kairós. Agradeceu o empenho dos voluntários e deixou o desafio para buscar, juntos, novas alternativas de viver a missão na Pastoral da Criança junto aos pobres da sociedade.
Comissão para a Vida e Família se reúne na sede da CNBB
A nova gestão da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio (2011-2015) faz sua primeira reunião nesta sexta-feira, 9, na sede da Conferência em Brasília.
Participam o presidente da Comissão, dom João Carlos Petrini e os bispos-membros, dom Antônio Augusto Dias Duarte (bispo auxiliar do Rio de Janeiro) e dom Joaquim Justino Carreira (auxiliar de São Paulo) além dos assessores, os padres Rafael Fornasier e Wladimir Porreca e um casal da coordenação nacional da Pastoral Familiar.
Em pauta, as linhas de ação para o plano quadrienal e como operacionalizar os trabalhos nos regionais e dioceses a partir de três pontos fundamentais: eclesial, social e formativa. "Estamos estudando os projetos para encaixá-los de forma que possam ser oferecidos sob a ótica desses três pontos fundamentais à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)", disse padre Rafael.
Ainda é tema de discussão nesta tarde o 7º Encontro Mundial das Famílias com o papa que acontece no fim de maio e início de junho de 2012, em Milão, Itália, cujo tema é"Família: o trabalho e a festa" e o subsídio Hora da Família, para a Semana da Família do próximo ano, que tem o mesmo tema do Encontro com o papa.
Pastoral Universitária traça linhas de ação para trabalhar com universitários estrangeiros
O Congresso Mundial de Pastoral para Estudantes Estrangeiros, realizado em Roma, Itália, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro levantou várias linhas de ação para atuação com os jovens em âmbito internacional. O evento reuniu 250 participantes, entre bispos, padres, religiosos, professores, coordenadores, assessores de Pastoral Universitária e jovens representantes dos cinco continentes.
Entre as linhas de ação levantadas durante o Congresso, destacam-se: a criação de uma rede entre os estudantes e as instituições que trabalham com estudantes internacionais para a socialização, ajuda mútua, solidariedade e intercâmbio; convidar os bispos para que favoreçam esta pastoral, liberando padres e recursos para que todas as universidades tenham uma boa pastoral universitária na qual se insira este setor e dedicação aos estudantes internacionais; animar agentes de pastoral para exercer este serviço, preparando-os para a integração inter-cultural e interreligiosa.
Os desafios para trabalhar com os jovens universitários são inúmeros, segundo a assessora do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irmã Eugênia Lloris. "Precisamos denunciar as situações de injustiça provocadas por todos aqueles que se aproveitam da vulnerabilidade dos estudantes estrangeiros", sublinhou. Ainda segundo ela, o primeiro trabalho a ser feito é "ajudar esses jovens a sair da situação na qual estão, mas também denunciar e ajudar que se faça justiça com relação às instituições de ensino que visam o lucro e não oferecem qualidade no ensino".
Protagonismo dos jovens
Este foi outro momento pontuado durante o Congresso de Roma. O grupo que participou dos países da América Latina resumiu as experiências de migração presentes em seus países. De acordo com eles, o primeiro trabalho que deve ser prestado pela Pastoral Universitária para com os jovens universitários está no âmbito da gratuidade. "Nosso desafio é tratar os estudantes como sujeitos e não como objetos; que sejam pessoas, de direito, cidadãos. Sujeitos de evangelização e não objetos da nossa evangelização. Hoje em dia o binômio custo-benefício entrou em tudo. Também na educação e nas nossas relações. Devemos romper com essa dinâmica na pastoral sendo gratuitos".
Articulação no Brasil
O bispo de referencial do Setor Mobilidade Humana, dom José Luis Sales, a irmã Eugênia Lloris e Vladimir Lima da Silva, estudante de Fortaleza que trabalha com os estudantes de Guiné-Bissau, discutiram como pode ser dado atenção aos emigrantes estudantes estrangeiros:
De acordo irmã Eugênia, é a pastoral universitária local e nacional que pode articular este serviço aos estudantes com o Setor Mobilidade, através de infraestrutura, ajuda financeira e os contatos nas embaixadas. "Para tal articulação nacional, deve-se garantir a presença dos Setores Universidades e Mobilidade Humana, nos seus encontros nacionais e de articulação, com a presença de um jovem e do bispo de referência do Setor Universidades e não só a assessora nacional", explicou. O próximo encontro nacional está marcado para os dias 12 e 13 de março de 2012 em Brasília.O Vladimir participará do encontro dos jovens do Setor Universidades em janeiro do próximo ano onde explicará sobre este serviço que começará a ser oferecido. A divulgação e atenção aos estudantes estrangeiros serão feitos através do Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) em Curitiba, de 12 a 14 de outubro de 2012, e dos sites da CNBB, do Setor juventude e do Setor Universidades.O Brasil foi representado no Congresso pelo bispo auxiliar de Fortaleza (CE), dom José Luiz Ferreira Salles; pela irmã Maria Eugenia Lloris; e pelo jovem Francisco Wladimir Lima da Silva.
Santa Sé integra OIM
Na segunda-feira, 5, a Santa Sé tornou-se membro da Organização Internacional para as Migrações (OIM), cuja sede está em Genebra, Suíça, após ter sido admitida pela assembleia plenária do organismo. Agora, o objetivo da Santa junto à organização é "sublinhar a sua participação neste fenômeno de enorme relevo e que, apesar da crise econômica, se prevê que continue a crescer". Na ocasião da integração da Santa Sé à OIM, o papa Bento XVI salientou a solidariedade da Igreja nos trabalhos com os migrantes em todo o mundo. "Confio ao Senhor quantos, muitas vezes forçadamente, têm de deixar o seu próprio país ou não têm nacionalidade. Ao encorajar a solidariedade para com eles, rezo por todos os que se esforçam para proteger e assistir estes irmãos em situação de emergência, expondo-se também a grandes fadigas e perigos", disse o pontífice.
Novo site da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG)
A diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG) já tem um novo site no ar. A nova página é mais funcional e tem um visual moderno. A home foi remodelada para permitir navegação mais rápida e prática, para trazer mais notícias, informações e programações aos usuários.
O sistema de banner permite manter em destaque as notícias e eventos que ainda estão sendo realizados. Em todas as páginas, o usuário tem a opção de aumentar o tamanho da fonte, permitindo pessoas com dificuldade de leitura aumentar a letra dos textos. O novo site convida o internauta a mergulhar nas redes sociais com links diretos para o Orkut, Facebook e Twitter da diocese.
Confira:
www.dioceseitabira.org.br
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário